quarta-feira, 27 de junho de 2012

Um manual de instruções para o Corinthians derrotar o Boca Juniors na decisão da Libertadores

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

Chegou a hora! Boca Juniors e Corinthians começam nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio La Bombonera, a disputa pelo título da Copa Libertadores da América de 2012. Goal.com traz um guia de regras para o Timão conquistar pela primeira vez em sua história a competição continental.

Aposta na força do conjunto para não deixar o Boca ditar o ritmo

Com características de jogo muito parecidas com a do rival argentino, o Corinthians aposta na força de todos os jogadores para não deixar o Boca ditar o ritmo de jogo.

A função tática dos atletas, que atacam e defendem com muito empenho, é o grande segredo do Timão. Como já fez em outros confrontos, Tite deverá colocar o time para marcar no campo de defesa do adversário.

O treinador alvinegro manterá a formação com Emerson dando combate pela esquerda e Jorge Henrique pela direita, já que o Boca Juniors conta com atletas fortes no apoio pelos lados do campo.

Homem de confiança debaixo das traves

Para segurar o Boca Juniors, o Corinthians confia não só na sua marcação eficiente, mas também no grandalhão Cássio.

Com seis partidas disputadas na competição continental, todas na fase eliminatória, Cássio foi um dos grandes heróis do Timão até aqui. Tranquilo e seguro, o camisa 24 será muito importante nos dois confrontos contra o time Xeneize.

Defesa eficiente para suportar a pressão da Bombonera

O setor defensivo do Corinthians é a grande arma para suportar a pressão do Boca Juniors no temido estádio La Bombonera. Com apenas três gols sofridos em 12 partidas, o Timão conta com a melhor defesa do torneio.

A principal preocupação do setor deverá ser Riquelme. O meia segue sendo a grande arma Xeneize. El diez, como é chamado, é o grande responsável por levar o Boca a mais uma decisão de Libertadores, a décima da equipe na história.

Um dos destaques da campanha invicta do Corinthians até aqui na competição sul-americana, o volante Ralf deverá ser o principal responsável pela marcação ao argentino.

Chegadas perigosas de Paulinho ao campo de ataque

Paulinho é o jogador mais importante no esquema tático utilizado por Tite. As chegadas do volante ao campo de ataque tem sido determinantes para a equipe em diversas partidas.

Por conta da postura ofensiva que a equipe de Falcioni adotará na Bombonera, Paulinho deverá encontrar alguns espaços no meio de campo para aparecer como homem surpresa na frente. Neste ano, o camisa 8 já marcou seis gols (três no Campeonato Paulista e três na Libertadores).

Velocidade e precisão nos contra-ataques

A saída rápida para os contra-ataques poderá incomodar bastante a defesa do Boca Juniors. Para conseguir marcar gols na casa do adversário, Tite manterá Emerson e Jorge Henrique abertos pelos lados, com Alex e Danilo mais centralizados.

Aproveitar as jogadas de bola parada é outra arma do Corinthians para balançar as redes do goleiro Orion. Seis dos 19 gols marcados pelo Timão na Libertadores nasceram de cobranças de falta ou escanteio.