quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Sheik já avisa a Pato que o Corinthians não tem estrela no elenco

Na condição de autor dos gols que sacramentaram a conquista da última Copa Libertadores da América, o atacante Emerson já começou a dar recados para um provável futuro companheiro de Corinthians. O Sheik não quer que Alexandre Pato, próximo de deixar o Milan e reforçar o campeão mundial, seja o astro maior do seu time - como está sendo alardeado.

"É difícil falar sobre o Pato porque não individualizamos as coisas no Corinthians. A marca do time é justamente a de não ter nenhuma estrela. Isso também vai valer para o Pato", adiantou o Sheik, que nega até vaga cativa no time titular para o colega. "Quem estiver no melhor momento vai ser escalado. Para jogar, o Pato tem que estar bem, mostrando comprometimento com o grupo e com a instituição. O nosso treinador é muito justo", avisou.

De fato, o técnico Tite sempre estimulou a concorrência entre seus jogadores. Só definiu Emerson e Guerrero como titulares do ataque corintiano às vésperas do Mundial de Clubes. Jorge Henrique, Romarinho e o argentino Martínez -repreendido por ameaçar deixar o clube caso permanecesse na reserva em 2013 - continuam em alta em um setor que poderá contar também com Pato em 2013."O Pato é um jogador diferenciado, sem dúvida. Todos os times gostariam de tê-lo. Mas o fato de vestir a camisa do Corinthians é maior do que tudo isso. É fundamental saber que essa camisa é mais importante do que um jogador", continuou a pregar o Sheik.

De qualquer forma, Emerson acredita que a contratação de Alexandre Pato é mais uma prova da força do Corinthians. "Diante de tudo o que vivemos, é importante trazer um atleta como ele, com nível de Seleção Brasileira, que dispensa comentários. Isso mostra o crescimento do clube. A nossa responsabilidade é grande", disse, evitando se entusiasmar demais. "Qualquer time pode ser batido, inclusive o Corinthians, que trabalha para ter bons resultados."

Com ou sem Pato, no entanto, Sheik quer manter o Corinthians em alta. "Em 2013, pretendemos dar muito mais alegrias aos nossos torcedores. Estamos marcando época realmente, colaborando com o crescimento de uma nação, com títulos. Não vamos pensar que o que fizemos em 2012 já foi suficiente", discursou.

Alexandre Pato deverá ser justamente a primeira conquista do Corinthians no próximo ano. O novo concorrente de Emerson Sheik tem tudo para ser anunciado como reforço do clube nos primeiros dias de janeiro, quando ocorrerá uma nova reunião entre o diretor adjunto de futebol Duílio Monteiro Alves e Adriano Galliani, vice-presidente do Milan.



Amoroso diminui festa corintiana, e Vampeta dá resposta atravessada

Os convidados de Zico para o Jogo das Estrelas, partida beneficente disputada nesta quinta-feira, no Morumbi, não trocaram apenas abraços antes do evento. Ao chegar ao estádio do São Paulo, muitos deles também reviveram a rivalidade paulista dos tempos de jogador. Amoroso e Vampeta foram dois dos que não dispensaram as provocações.

Para o atacante, campeão mundial pelo São Paulo em 2005, o Corinthians não fez uma festa tão grandiosa pelo título recém-conquistado no Japão ao desembarcar no Brasil. "A nossa recepção foi muito maior em 2005. É como falei para os meus amigos: o Corinthians tem uma grande massa, mas só duas coisas pararam esta cidade - a morte do Ayrton Senna, infelizmente, e o tricampeonato mundial do São Paulo", sorriu Amoroso.

"Isso foi há sete anos. É passado. Vamos viver o presente. E o presente é o seguinte: o Corinthians é o atual campeão mundial. Está lá escrito na Fifa", respondeu Vampeta, antes de lembrar a passagem apagada do colega pelo Parque São Jorge. "O Márcio (nome de Amoroso) sentiu um pouquinho do gosto de defender o Corinthians, mas ele não jogou nada lá e está falando um monte de besteira."

Mas Márcio também foi elogioso ao Corinthians. "Eles foram com mais torcedores para o Japão do que o São Paulo em 2005. Não tenho como negar isso. Alguns brincam e dizem que a festa no desembarque deles não foi tão grande porque a maioria da torcida estava no Japão e não conseguiu voltar a tempo", disse Amoroso.

Vampeta era um dos milhares de corintianos que foi ao Japão para torcer no Mundial de Clubes. "Estávamos em 40.000 torcedores lá. A emoção já foi sentida no aeroporto. O Amoroso foi jogador de Seleção Brasileira e nunca saiu do País com tantas pessoas indo se despedir. Havia 15.000 corintianos em Guarulhos. E levamos 40.000 para o Japão, não para Minas Gerais ou para o Rio de Janeiro", bradou, orgulhoso.

Tentando encerrar a polêmica, Amoroso lembrou que tem amigos no elenco atual do Corinthians. "Joguei com Danilo, Fábio Santos e Cássio e ganhei títulos com eles. Fiquei feliz por eles terem conquistado o Mundial", garantiu, antes de reavivar a provocação. "Só que a repercussão da conquista do São Paulo de 2005 foi muito maior. A nossa festa foi bem mais demorada."

Amoroso não restringiu suas comparações às torcidas de São Paulo e Corinthians. O ex-atacante também prefere o seu time de 2005 ao do clube rival da atualidade. "São dois timaços, com jogadores diferenciados, que enfrentaram adversários ingleses no Mundial e venceram. Mas aquele São Paulo era mais completo, mais experiente, com atletas acostumados a disputas internacionais", enalteceu.



Perto do Corinthians, Pato não aparece em partida de Zico no Morumbi

Ainda não será nesta quinta-feira que Alexandre Pato falará sobre a proximidade de seu acerto com o Corinthians. O atacante recusou convite de Zico para participar do Jogo das Estrelas promovido pelo ídolo flamenguista no Morumbi, preferindo ficar em Pato Branco (PR) enquanto não é oficializada sua saída do Milan para o atual campeão do Mundial de Clubes.

"Conversei ontem (quarta-feira) com ele, fiz o convite e gostaria muito que ele viesse. Mas ele está lá com a família na cidade dele e não tinha como se deslocar", comentou Zico, procurando não julgar a opção do jogador em se manter afastado dos holofotes em meio à negociação.

"Isso não me diz respeito. Ele é um jogador de Seleção que, assim como outros, convidei e não puderam vir. E meu filho também foi padrinho de casamento dele, temos um relacionamento já antigo", relatou o ex-jogador do Flamengo.

A expectativa é de que o Timão anuncie nos próximos dias a chegada de Pato, em transação que custaria 15 milhões de euros (mais de R$ 41 milhões) aos cofres corintianos. A transferência gera aplausos até de adversários.

"Quem ganha é o futebol, que fica mais bonito com grandes craques no nosso País. Fico feliz", comemorou Lucas, meia-atacante que acaba de trocar o São Paulo pelo Paris Saint-Germain, da França, e foi companheiro de Pato na Seleção Brasileira na Copa América de 2011, na Argentina, e nas Olimpíadas de 2012, em Londres, na Inglaterra.



Médico do Corinthians acredita na recuperação de Pato no Brasil

Joaquim Grava tem convicção de que Alexandre Pato poderá atuar em alto nível pelo Corinthians, caso as negociações com o Milan se concretizem e o atacante acerte o retorno ao Brasil. Responsável pelo departamento médico do clube paulista, o médico suspeita que as seguidas lesões musculares de Pato sejam consequência de tratamentos inadequados realizados pelos profissionais do time italiano.

"Provavelmente esse menino não apresentava contusões antes de ir para Itália. E na seleção ele fez vários jogos. Alguma coisa pode estar errada onde está ele jogando. A lesão muscular volta a se tornar problema quando é mal curada", disse Grava à Rádio Jovem Pan.

Desde que estreou pelo Milan, em 2008, Pato sofreu 16 lesões. Joaquim Grava tentou tranquilizar a torcida, assegurando que, se integrado ao elenco do Corinthians em 2013, o jogador receberá o tratamento adequado.A sequência de lesões musculares de Pato é, para Grava, um grande mistério. O médico afirma ser comum a liberação de jogadores pelo departamento médico quando não há mais queixa de dor, o que pode induzir ao erro.

"A lesão muscular é o grande desafio de um médico no esporte. Quando se tem uma fratura, você sabe que terá de consolidar um tempo para recuperação e, portanto, se afasta para tratar. Na lesão muscular não se sabe o tempo exato. Existe uma ideia errada de que quando não se tem mais a dor na lesão muscular é sinal de recuperação. Não deve se olhar se ele está bem, se o sintoma passou, mas sim se suas funções estão sendo feitas em dia. Não é simples", completou o médico.

Pato esteve na capital paulista no primeiro semestre deste ano para ser avaliado por Turíbio Leite, ex-fisiologista do São Paulo. O diagnóstico concluiu que o jogador não tem problema crônico na musculatura da perna.



Alvo do Timão, Gil diz que presidente do Valenciennes vai ceder

Faz tempo que o Corinthians tem interesse na contratação de Gil. O zagueiro chegou a entrar em acordo com o clube no início do ano, mas o presidente do Valenciennes, Jean-Raymond Legrand, fez jogo duro e não o liberou para o Parque São Jorge.

Agora, o jogador de 25 anos está confiante em um desfecho positivo na negociação. "O presidente ficou em cima do muro. Mas, se conversar, ele vai ceder. Eu conversei com ele, expliquei minha situação", comentou, em entrevista à rádio Bradesco Esportes.

A julgar pelas entrevistas concedidas por Legrand na França, o esforço de Gil para jogar no Timão não tem sido bem recebido. O dirigente lembrou que o atleta tem contrato até 2015 e disse julgar "complicado" que ele tenha "saudade do Brasil a cada seis meses".

Empresariado por Carlos Leite, que tem boa relação com a diretoria do Corinthians, o beque não liga para as críticas do dirigente. De férias em Minas Gerais, ele espera uma resposta na primeira semana do próximo ano.

"Eu já queria voltar ao Brasil antes. Agora, com o título, o Corinthians mostra que tem um grupo forte, isso motiva ainda mais a insistir. É muito bom saber que o Corinthians está interessado, é um clube excelente", concluiu.



Diretor do Corinthians nega acordo com o Milan por Alexandre Pato

O diretor adjunto de futebol do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, negou que o Corinthians tenha acertado a contratação de Alexandre Pato. Na edição desta quinta-feira, o jornal italiano Gazzetta dello Sport garante que Milan e Corinthians já entraram em acordo pela transferência de Pato, e que o jogador assinaria contrato com o time de Parque São Jorge no dia 1 de janeiro.

"Tive uma reunião hoje com o vice-presidente do Milan (Adriano Galliani). Ainda foi uma primeira conversa. A negociação é complicada, pois os valores são altos e porque ele é um jogador de 23 anos, que tem mercado em todo o mundo. Vamos conversar para ver o que o Corinthians vai fazer e, na semana que vem, sentamos de novo com o vice-presidente do Milan para conversar", disse o dirigente em entrevista à Rádio Bradesco Esportes.

Pato não estará presente no Jogo das Estrelas, organizado por Zico, que será realizado na noite desta quinta-feira, no estádio do Morumbi. O jogador, que se recupera de lesão, era esperado para o jogo festivo, mas teve sua ausência confirmada pelo Galinho em entrevista ao programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes.

O eterno ídolo do Flamengo disse que Pato preferiu ficar em Pato Branco (PR), sua cidade natal, onde passa férias com a família. O forte assédio que sofreria da imprensa paulista também pode ter pesado na decisão do jogador.



Jogo das Estrelas: Zico luta muito, mas passa em branco no empate

Em sua penúltima participação no Jogo das Estrelas, que organiza desde 2004, Zico tentou de tudo para balançar a rede no Morumbi. Acertou a trave, parou em defesas do goleiro Ricardo Berna, desperdiçou oportunidades que não perderia em seu tempo de Flamengo. Mas não saiu derrotado de campo. Na partida beneficente realizada na noite desta quinta-feira, os Amigos do Zico empataram por 4 a 4 com as Estrelas do Brasil.

- Vai perder gol assim lá... Errei muito. O gol estava pequeninho - brincou o Galinho.

A 9ª edição do jogo beneficente, criado pelo Galinho, serviu também como a despedida de Lucas do Morumbi. Na noite do próximo domingo, o meia viaja para a França, onde vai se apresentar ao Paris Saint-Germain.

Foi o segundo Jogo das Estrelas consecutivo no estádio do São Paulo. O ídolo eterno da torcida do Fla antecipou que somente disputará a partida mais uma vez, em 2013, no Maracanã, quando completará 60 anos.

- Os joelhos já não estão aguentando mais (...) Vou ter que ficar no joelho o dia inteiro no gelo.

Zico partida Jogo das Estrelas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Zico lutou bastante, mas não conseguir balançar a rede no Jogo das Estrelas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Convidado especial do Galinho, Gustavo Kuerten não participou da partida, mas foi a campo e deu a pontapé inicial. Guga voltou a sentir dores no quadril, problema que o fez se aposentar do tênis em 2008. E confirmou que vai se submeter a uma cirurgia no local no início de 2013.

De olho na vitória no jogo que organiza, Zico escalou em seu time um meio-campo e ataque formados exclusivamente por jogadores em atividade: Lucas, Ganso, Conca, Marcos Assunção e Emerson Sheik. E bastaram dois minutos para o time do organizador abriu o placar. Zico acionou Gabriel pela direita. O lateral cruzou para Sheik, que chutou sem defesa para Zetti.

O eterno camisa 10 do Fla demonstrou que, aos 59 anos, enquanto o fôlego permite, mantém a velha categoria. Aos 19 minutos, o Galinho fez ótimo lançamento para Lucas. O agora ex-são paulino cabeceou rente à trave. Em seguida, Lucas retribuiu o presente para o Zico, deixando-o livre diante do Zetti. Mas o Galinho acabou chutando para fora. E se penitenciou, dando cascudos na própria cabeça. Antes, o dono da festa já havia acertado a trave direita da meta adversária.

Lucas no jogo das Estrelas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Lucas se despediu do Morumbi antes da viagem
para a França (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte)

Coube ao lateral-direito Gabriel ampliar o marcador, após receber um ótimo passe de Ganso, aos 28. Após três gols corretamente anulados, o time das Estrelas do Brasil descontou aos 34, com Amoroso, após driblar dois marcadores. E empatou antes do intervalo, com uma cabeçada de Viola. O campeão mundial 1994 virou o marcador aos três minutos do segundo tempo.

No segundo tempo, Zico se esforçou para deixar o seu gol. Mas sentiu o cansaço no segundo tempo. Em uma das melhores chances,  completou para fora um belo passe do filho Thiago Coimbra. E parou três vezes em Ricardo Berna, que defendeu bombas do Galinho.

Quem conseguiu empatar o jogo foi um outro camisa 10: Paulo Henrique Ganso, acertando um chute rasteiro de fora da área aos 22.

Ibson recolocou as Estrelas do Brasil na frente, aos 35. E Zico ainda teve três ótimas chances de deixar o seu. Em duas, concluiu para fora, frente a frente com Berna. E parou no goleiro do Flu, que defendeu a conclusão do ex-jogador aos 43.

Coube ao argentino Conca evitar que o anfitrião deixasse o campo derrotado, empatando o jogo com um belo chute aos 45.

Amigos do Zico 4 x 4 Estrelas do Brasil

Amigos do Zico: Victor (Tadeu), Gabriel, Fábio Luciano, André Cruz e Wladimir (Milton Cruz); Marcos Assunção, Conca, Paulo Henrique Ganso e Zico; Lucas e Emerson Sheik.

Estrelas do Brasil: Zetti (Ricardo Berna), Correa, Juninho (Sérgio Soares) (Wellington), Fernando e Rubens Júnior (Caio Soares); Vampeta, Ibson e Amoroso (Dinei); Dinei (Amaral) (Rodrigo), Cláudio Adão e Viola.

Gols: Emerson, aos dois minutos do primeiro tempo; Gabriel, aos 28; Amoroso, aos 34; Viola, aos 41; Viola, aos três do segundo tempo; Ganso, aos 22; Ibson, aos 35; Conca, aos 45.



Central do Mercado: Vargas é alvo de São Paulo e Grêmio, e Flu leva lateral

Eduardo Vargas comemora gol do Napoli (Foto: Getty Images)Eduardo Vargas deve deixar o Napoli e é disputado
por São Paulo e Grêmio (Foto: Getty Images)

Em dia de pouca movimentação efetiva nos clubes brasileiros, ainda retomando as negociações após o Natal, o principal destaque ficou por conta da disputa pelo chileno Vargas, do Napoli, por São Paulo e Grêmio, que prometem investir pesado para contratar o atacante, que deve sair do time italiano. O Tricolor Gaúcho enviou, inclusive, um dirigente para o Chile, sonhando tomar a frente no caso até a virada do ano.

Outra situação que agita os bastidores da dupla Fla-Flu tem o lateral Wellington Silva como pivô. O atual campeão brasileiro levou a melhor e vai anunciá-lo no início de janeiro. Por ora, sigilo total. Ele pertence ao Resende, que preferiu a proposta das Laranjeiras à do Rubro-Negro. O Inter cogitou tentar, mas desistiu.

Na sessão novelas, Alexandre Pato e Robinho reservaram novos capítulos. Ambos craques do Milan devem retornar ao futebol brasileiro, mas o destino ainda está indefinido. O primeiro pressiona o clube rossonero a sair para o Corinthians, que fez uma oferta em reunião na última quarta-feira. Sem concorrência aparente, o acerto deve sair nos próximos dias. Já Robinho subiu ao palco do show de pagode de Thiaguinho e citou o Santos com carinho. Além do Peixe, que ainda sonha, o Atlético-MG observa de longe e ameaça entrar na briga em breve.

O Vasco deixará o noticiário negativo um pouco de lado para apresentar dois dos reforços que defenderão a camisa cruz-maltina em 2013: o goleiro Michel Alves e o atacante Thiaguinho. Ainda no Rio de Janeiro, o Bota jogou a toalha por Dagoberto, do Inter, mas quer Grafite. E na Gávea, o novo presidente, Eduardo Bandeira de Mello, tomou posse. Horas antes, Zinho confirmou que não continua na direção. Ele perderia poder e teria seu salário reduzido.

Inovação do Cabeção

Fora do mercado, o lateral Ruy Cabeção, de 34 anos, protagonizou um fato inusitado nesta quinta-feira. O ex-lateral de Botafogo e Cruzeiro divulgou seu número de telefone e endereço de e-mail em seu perfil no Twitter, colocando-se à disposição para futuras negociações.



Neymar, Guerrero, Montillo, Guiñazu e R49 figuram na seleção das Américas

O jornal uruguaio “El Pais” publicou nesta quinta-feira a seleção dos melhores jogadores Américas de 2012 de acordo com os internautas. O santista Neymar foi o atleta mais lembrado pelos internautas, com 53.958 votos. Logo atrás, com 43.843 votos e formando a dupla de ataque com o brasileiro, aparece o peruano Guerrero, herói do Corinthians na conquista do Mundial de Clubes.

A eleição é uma prévia do prêmio “Rei da América”, que é concedido pelo diário há 27 anos e cujo atual vencedor é justamente o craque do Peixe.

Além de Neymar e Guerrero, mais três jogadores que atuam em solo brasileiro figuram no onze ideal dos internautas do El Pais: Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), Montillo (Cruzeiro) e Guiñazu(Internacional).

A seleção das Américas de 2012 segundo a enquete realizada pelo jornal uruguaio é a seguinte:

Orión (Boca Jrs); Matías Rodríguez (Universidad de Chile), González (Universidad do Chile), Mosquera (América, México); Mena (Universidad de Chile), Aranguiz (Universidad de Chile), Guiñazú (Internacional), Montillo (Cruzeiro); Ronaldinho (Atlético-MG), Guerrero (Corinthians) e Neymar (Santos).

jornal seleção de 2012 das américas El País (Foto: Reprodução)A seleção ideal das Américas de 2012 (Foto: Reprodução / El Pais)

O argentino José Pekerman, treinador da Colômbia, foi escolhido como melhor técnico, superando nomes como Luis Fernando Tena, técnico que levou o México ao ouro olímpico em Londres, Alejandro Sabella, da Argentina, Óscar Tabárez, do Uruguai, e o brasileiro Tite, do Corinthians.

O vencedor do prêmio "Rei da América", cuja eleição teve a participação de 200 jornalistas de 19 países de continentes americanos, será conhecido no dia 31 de dezembro.



Milhões e pressão: Pato coloca Milan na parede para ser vendido ao Timão

alexandre pato brasil x suecia (Foto: Mowa Press)Com ida para o Timão, Pato volta a sonhar com 
chances na Seleção Brasileira (Foto: Mowa Press)

Mais do que os R$ 40 milhões que desembolsará, o Corinthians tem outro aliado na negociação com o Milan pela contratação de Alexandre Pato. Insatisfeito na Itália e de olho no bom momento vivido pelo Timão após os títulos mundial e da Libertadores, o atacante bateu os pés para ser vendido no início do próximo ano. E tem tudo para conseguir.

Pato externou publicamente o descontentamento no dia 21 de novembro, quando entrou aos 22 minutos do segundo tempo em partida contra o Anderlecht, da Bélgica, pela Liga dos Campeões. Irritado por ter sido praticamente deixado de lado pelo técnico Massimiliano Allegri, o jogador se convenceu de que aquele era o momento de deixar Milão.

O atacante e o agente dele, Gilmar Veloz, usaram o tempo de contrato restante para “encurralar” o vice-presidente Adriano Galliani e toda a direção. Em conversas com a cúpula do clube, Pato pediu para ser negociado imediatamente com o Timão ou então esperaria o término do vínculo, no fim de 2014, para sair gratuitamente – seis meses antes ele poderia assinar um pré-acordo com qualquer outro clube.

Na parede, o Milan aceitou negociar para diminuir o prejuízo e ter dinheiro em caixa para investir em outros jogadores - Drogba é o grande alvo. O clube pagou € 20 milhões (R$ 54 milhões) ao Internacional pelo atacante em 2007, R$ 14 milhões a mais do que deve embolsar agora. A “derrota” é ainda maior se levada em conta a recusa de uma proposta do Chelsea de R$ 64 milhões feita no início do ano.

O desejo de Pato em trocar de clube permitirá que o Corinthians consiga também até um parcelamento na compra dos direitos. O clube tenta dividir o montante em parcelas durante quatro anos para não ter um grande desfalque no caixa imediatamente. Esses termos, mais a porcentagem que será adquirida, será discutida em reunião no próximo dia 3 de janeiro, provavelmente em São Paulo.

A decisão do atacante de voltar ao Brasil passa também diretamente pelo técnico Tite. O treinador conversou com o jogador algumas vezes por telefone para tentar convencê-lo a deixar a Europa. Ambos são agenciados por Veloz. Longe de corresponder à expectativa criada quando foi contratado, Pato acredita que poderá recuperar prestígio e espaço na Seleção Brasileira com a ida para o Timão.

O jogador terá poucos meses para brilhar pelo clube, principalmente na busca pelo bicampeonato da Libertadores, e convencer o técnico Luiz Felipe Scolari de que poderá estar na Copa das Confederações de 2013.

A diretoria do Corinthians evita dar a negociação como certa, mas acredita que o acordo está muito próximo de acontecer. Pato será usado como o novo garoto-propaganda do clube em campanhas publicitárias, condição iniciada por Ronaldo e deixada de lado após a fracassada passagem de Adriano pelo Parque São Jorge.


 



Em três dias, taça do Mundial é vista por quase cinco mil pessoas no clube

Torcida visita taça do mundial (Foto: Divulgação / Corinthians)Torcedore visitam a taça do Mundial no memorial do
Corinthians(Foto: Divulgação / Corinthians)

O memorial de conquistas do Corinthians, localizado na sede social, no Parque São Jorge, virou um ponto de peregrinação de torcedores interessados em ver a taça do Mundial de Clubes, conquistada no último dia 16 de dezembro, no Japão. Em três dias de exposição, quase cinco mil torcedores passaram pelo clube.

Por conta das festividades de Natal, o local só funcionou sábado, domingo e quarta-feira. Neste período, o Timão contabilizou a presença de 4.718 pessoas pagantes - sócios, crianças com até cinco anos e idosos com 65 ou mais acessam o memorial gratuitamente com apresentação de documento.

O museu do Timão já havia sido muito procurado por torcedores depois da conquista da Libertadores, eterno sonho de consumo do clube. Entre 13 de julho e 12 de agosto, mais de 30 mil pessoas passaram pelo local, número dez vezes maior que antes da conquista.

Entre 22 de dezembro e 3 de março, o Memorial funciona com uma programação diferente. De terça a sábado, está aberto entre 10h e 20h. Aos domingos, das 10h às 18h. A bilheteria abre às 9h30m e fecha às 18h. Não haverá visitação nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Valores
De terça a sexta-feira: R$ 8 (inteira) / R$ 4 (meia).
Sábados, domingos e feriados: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).



Gil se mostra otimista por transferência para o Corinthians

Após anunciar Renato Augusto e estar muito perto de assinar com Pato, o Corinthians recebeu outra boa notícia nesta quinta-feira. O zagueiro Gil, antigo alvo do clube alvinegro, disse que o Valenciennes deve liberá-lo para jogar no Timão.

“O presidente ficou em cima do muro. Mas, se conversar, ele vai ceder. Eu conversei com ele, expliquei minha situação”, comentou Gol, me entrevista à rádio Bradesco Esportes.


O jogador aproveitou pra elogiar o Timão. “Eu já queria voltar ao Brasil antes. Agora, com o título, o Corinthians mostra que tem um grupo forte, isso motiva ainda mais a insistir. É muito bom saber que o Corinthians está interessado, é um clube excelente.”


Com Pato e Gil, Timão gasta R$ 75 milhões por reforços em seis meses

Felipe Bolguese e Rodrigo Vessoni - 27/12/2012 - 07:00 São Paulo (SP)

Gol do Alexandre Pato - Suécia x Brasil (Foto: Mowa Press)
Alexandre Pato está perto de ser anunciado (Foto: Mowa Press)

Com a contratação de Alexandre Pato por cerca de 15 milhões de euros (R$ 40 milhões), o Corinthians ultrapassa os limites do mercado do futebol nacional. Desde julho de 2012, com as contratações de Guerrero e Martínez, passando por Renato Augusto, já anunciado, e chegando a Pato e Gil, quase confirmados, o clube terá gasto cerca de R$ 75 milhões nestes cinco reforços.

Clubes que fizeram grandes investimentos nos últimos anos, por exemplo, gastaram a metade do valor de Pato com o maior reforço. O São Paulo pagou cerca de R$ 24 milhões ao Santos por Ganso, enquanto o Flamengo investiu 10 milhões de euros (cerca de R$ 23 milhões na época) para trazer Vagner Love.

O Timão se vê em condições de investir em atletas principalmente porque, nos últimos anos, tem sido o líder de arrecadação no Brasil. O departamento de futebol recebe o aval do departamento financeiro, que vê retorno do valor em exposição da marca, marketing e títulos.

A receita de 2012 fechará beirando os R$ 270 milhões, sem considerar o acordo de patrocínio de camisa com a Caixa Econômica Federal, de R$ 30 milhões, que passa a valer a partir de 2013. Para o próximo ano, em projeção feita pelo LNet! no fim de novembro, o clube deve arrecadar cerca de R$ 330 milhões.

A maior parte da renda hoje é obtida com os direitos de transmissão de televisão. Neste ano, foram cerca de R$ 120 milhões da TV Globo, considerando pay-per view.

Para lutar pelo bi da Libertadores, Paulistão, Copa do Brasil, Brasileirão, Recopa e, quem sabe, Mundial em dezembro, o clube não descarta procurar novos jogadores e gastar ainda mais com reforços.

CONTRATAÇÕES DESDE JULHO: R$ 74,5 MILHÕES

Paolo Guerrero - 3.5 milhões de euros (R$ 9,5 milhões)

Centroavante peruano chegou na metade de julho do Hamburgo (ALE). Timão adquiriu 100% dos direitos econômicos.

Juan Martínez - US$ 3 milhões (R$ 6 milhões)

Atacante argentino chegou do Vélez Sarsfield (ARG) logo após Guerrero. Foram adquiridos 75% dos direitos. Os outros 25% pertencem ao pai do jogador, Carlos Martínez.

Renato Augusto - 3,5 milhões de euros (R$ 9,5 milhões)

Meia foi contratado após o Mundial do Bayer Leverkusen (ALE). Timão adquiriu os 100% dos direitos e jogador vai assinar com o clube no início de janeiro.

Gil - 3,5 milhões de euros (R$ 9,5 milhões)

Esse é o valor da proposta ao Valenciennes (FRA). Negócio pelo zagueiro está bem encaminhado e deve ser fechado no início de janeiro.

Alexandre Pato - 15 milhões de euros (R$ 40 milhões)

Atacante do Milan (ITA) tem acordo encaminhado com o Corinthians. Valores e percentual adquirido ainda podem mudar até o início de janeiro.

Grana preta do Timão

120 milhões/reais
é quanto o Timão deve arrecadar de direitos de TV do Paulistão e do Brasileirão. Clube é o que mais ganha, com o Flamengo.

50 milhões/reais
é o valor que a camisa (principal, manga e ombro) deve render em 2013. Acordo com a Caixa (R$ 30 mi) é o maior do país.

30 milhões/reais
é o valor que a Nike, fornecedora de material esportivo do Timão, pagará por ano no novo acordo (até 2022)

36 milhões/reais
é o valor que o Corinthians teve de arrecadação com bilheteria em 2012. Sendo mais de R$ 22 milhões líquidos.



Troféu do bi mundial faz Memorial do Timão ter recorde de visitação

LANCEPRESS! - 27/12/2012 - 15:10 São Paulo (SP)

As duas taças do Mundial de Clubes estão sendo exibidas no Memorial do Parque São Jorge (Foto: Rodrigo Vessoni)
As duas taças do Mundial de Clubes estão sendo exibidas no Memorial do Parque São Jorge (Foto: Rodrigo Vessoni)

O troféu de bicampeão do Mundial de Clubes da Fifa chegou ao Memorial do Corinthians, no Parque São Jorge, na manhã do último sábado. Nos três primeiros dias de visitação, o local já bateu recorde de público pagante.

Fechado nos dias 24 e 25 de dezembro, por conta do Natal, nada menos do que 4.718 pagantes passaram pelo local no sábado, domingo e quarta-feira. Sócios do Corinthians, crianças de até cinco anos e idosos com 65 ou mais anos acessam o Memorial gratuitamente com apresentação de documento de identificação.

Entre os dias 22 de dezembro e 03 de março, o Memorial funciona com programação especial e horário estendido. De terça a sábado, o local está aberto entre 10h e 20h. Aos domingos, das 10h às 18h. A bilheteria abre às 9h30 e fecha às 18h. Por conta do feriado de Ano Novo, o Memorial não abrirá nos dias 31 de dezembro 1º de janeiro.

Valores

De terça a sexta-feira: R$ 8 (inteira) / R$ 4 (meia).
Sábados, domingos e feriados: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Sócios, crianças com até cinco anos e pessoas acima de 65 anos: grátis.
Horário de funcionamento da bilheteria: aos domingos das 9h30 às 16h30, somente de 3ª à sábado das 9h30 às 18h.

Obs: Para sócios, estudantes, crianças até cinco anos e pessoas acima de 65 anos é necessário apresentar documento de identificação.



Fisioterapeuta do Timão tranquiliza Fiel sobre histórico de Alexandre Pato

LANCEPRESS! - 27/12/2012 - 17:45 São Paulo (SP)

Alexandre Pato - Milan (Foto: Olivier Morin/AFP)
Alexandre Pato perto de ser anunciado pelo Corinthians (Foto: Olivier Morin/AFP)

O histórico de lesões musculares de Alexandre Pato no Milan (ITA), que não participará do Jogo das Estrelas, é um dos motivos que preocupam e dão sustentação para aqueles que pensam que os mais de R$ 40 milhões que serão investidos pelo Corinthians não valerão a pena. Para Bruno Mazziotti, o temor é desnecessário.

De acordo com o fisioterapeuta, as informações que foram obtidas, apesar de serem preliminares, dão certeza de que o atacante poderá ter uma sequência de jogos com a camisa do Timão e voltar a brilhar dentro de campo.

- Por todas as informações obtidas, de forma preliminar, não existe essa possibilidade de ele não poder trabalhar normalmente. Sabendo um pouco do histórico dele, essas lesões musculares atrapalham a rotina de um jogador, atrapalham a parte psicológica, que afeta a parte física. Não é milagre pensar numa recuperação desse atleta, é dar continuidade ao trabalho que vinha fazendo - afirmou o fisioterapeuta, em entrevista à rádio Estadão/ESPN.

Bruno Mazzioti, assim como fez a diretoria, negou que Alexandre Pato já esteja contratado pelo Corinthians, apesar do otimismo de ambas as partes. O fisioterapeuta, porém, lembrou que assim que a negociação for confirmada, a ideia é fazê-lo passar pelo procedimento que todos os reforços passam no CT Joaquim Grava.

- A medida que se confirme a contratação, o processo inicial é fazer uma avaliação mais minuciosa para analisar com mais clareza. Depois disso, traçamos um perfil individual de treinamentos do atleta, aí eles passam por ajustes de flexibilidade, mobilidade, um conjunto de valencias do futebol. Esses resultados vão aparecendo, o atleta vai ganhando essa confiança que é necessária para que não há problemas na temporada. Não estou afirmando que ele tenha nada de desiquilíbrio muscular, qualquer atleta que chegar com esse tipo de histórico nós buscamos informações nessa primeira abordagem - lembrou.
 
- Alguns exames clínicos como o organograma, que apontam as anormalidades ou até mesmo o padrão normal. Depois que é diagnosticado, começa a se corrigir com medicamentos e exercícios, se isso não funcionará ai se busca outras maneiras pra requilibrar. Essa elaboração é feita por meio das variáveis - completou.

Por fim, o fisioterapeuta do Corinthians lembrou que a medicina brasileira está evoluída em relação ao que os clubes europeus oferecem aos jogadores brasileiros que lá estão. Para Mazziotti, Alexandre Pato e qualquer atleta que voltar ao Brasil terá um tratamento especial.

- Eu tive oportunidade de passar alguns anos fora do Brasil, a nossa abordagem é mais individualizada, com um tempo maior para recuperação. Dessa maneira controlamos de forma mais eficaz as variáveis que acontecem durante um processo de recuperação. O jogador brasieiro, queiram ou não, pelo nível que tem, fica com isso na memória. Isso interfere no processo. O que se dá muito tambem é a formação acadêmica que é mais ampla, nós brasleiros temos que lidar com um processo de maior qualidade por não ter tanta estrutura, controlamos essas variações de forma individual e com boa qualificação - finalizou.



Zico avisa que Pato não vai mais participar do Jogo das Estrelas

Alexandre Pato no treino do Milan (Foto: Getty Images)Pato: desfalque no Jogo das Estrelas
(Foto: Getty Images)

Possível reforço do Corinthians para a temporada 2013, o atacante Pato era um dos convidados de Zico para o tradicional Jogo das Estrelas, que será disputado esta noite, às 21h, no Morumbi, em São Paulo - com transmissão ao vivo do SporTV. O atacante chegou a confirmar presença, mas, em entrevista ao programa "Jogo Aberto", da TV Bandeirantes, o Galinho disse que ele vai ficar com seus familiares em Pato Branco (PR), onde passa as férias.

Apesar da ausência de Pato, a festa terá nomes como Ibson, Edmundo, Fabio Luciano, Raí, Amoroso, Athirson, Roger e Edílson. Também haverá espaço para atletas de outras modalidades, como e o jogador de futsal Falcão e o ex-tenista Gustavo Kuerten.

Por iniciativa de Zico, o evento homenageará os atletas paralímpicos, que foram destaque nas Paralimpíadas de Londres esse ano. O Galinho quer relembrar os tempos que ajudou a organizar o jogo de fim de ano da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico) durante mais de 20 anos.

Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 20 - estudantes terão direito à meia-entrada - e estarão à venda nas bilheterias do estádio a partir das 10h.



Ex-braço direito de Mourinho assume time da Segundona de São Paulo

Para a maioria dos torcedores brasileiros, Baltemar Brito, 60 anos, é um ilustre desconhecido. Mas na Europa, o agora técnico do Grêmio Osasco (SP), tem um trabalho sólido, avalizado por um dos melhores treinadores do mundo na atualidade: José Mourinho, de quem foi o principal auxiliar por oito anos.

Após encerrar a carreira como jogador em Portugal, na década de 80, Baltemar trabalhou por cinco anos com o técnico Félix Mourinho, pai do atual treinador do Real Madrid. A solidez da parceria fez com que Mourinho, o filho, o chamasse em 2001 para trabalhar com ele no União Leiria, de Portugal.

- Ele fazia observações para o pai, preparava treinos. Então ele me convidou. Sabendo dos conhecimentos dele, não hesitei e fui trabalhar com ele – recorda Baltemar ao .

Baltemar Brito, ex-auxiliar de José Mourinho, atual técnico do Al Ittihad da Líbia (Foto: Reprodução)Baltemar Brito chegou a substituir Mourinho à
beira do campo no Chelsea (Foto: Reprodução)

No Porto, a carreira de Mourinho explodiu. Tendo o brasileiro a seu lado. Foram oito anos de sucesso. Onde Mourinho ia – Porto, Chelsea, Inter de Milão –, levava Baltemar. E os títulos os acompanharam: duas Ligas dos Campeões (Porto e Internazionale), dois títulos portugueses, dois títulos ingleses e mais dois italianos. 

- Eu era auxiliar direto no campo. Além de auxiliar, era um amigo. Tinha o convívio diário na casa dele. Posso dizer que em um ano, eu jantava 200 dias com a família (do Mourinho) - lembra o brasileiro, que chegou a substituir Mourinho no Chelsea à beira do campo em um período em que o treinador esteve suspenso.

Em 2010, Baltemar interrompeu a parceria ao aceitar o convite para ser treinador do Belenenses. Mas ficou apenas um mês no comando do clube português.

Depois de passar por maus bocados na Líbia, onde treinou o Al Ittihad de Trípoli, ele decidiu retornar ao Brasil e assumiu o comando do Grêmio Osasco, que disputa a Série A-2 do Campeonato Paulista – a segunda divisão do torneio. E está empolgado com a possibilidade de levar a equipe para a elite do futebol de São Paulo. O clube vai fazer a sua estreia na competição no dia 21 de janeiro, contra a Ferroviária.

- Esse projeto aqui está me rejuvenescendo. Posso dizer que será um brinquedo, no sentido do prazer que está me proporcionando - afirmou.

Assista a outros vídeos do “SporTV News”



Fifa 'reconhece' recorde de Lionel Messi em retrospectiva de 2012

A Fifa divulgou nesta quinta-feira uma retrospectiva com os principais acontecimentos de 2012. A entidade máxima escolheu 12 momentos, e a conquista do Mundial de Clubes pelo Corinthians mereceu destaque na lista. A vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea, em Yokohama, no Japão, ganhou elogios por parte do site oficial da Federação Internacional de Futebol.

corinthians TAÇA CAMPEÃO corinthians x chelsea (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Corinthians comemora a conquista do título Mundial (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Além do desempenho do Corinthians, a conquista da Espanha na Eurocopa de 2012, disputada na Polônia e na Ucrânia, e o título da temporada passada do Manchester City na Premier League também foram destacados. No lado individual, o recorde de gols de Lionel Messi numa mesma temporada e a recuperação de Fabrice Muamba, que sofreu uma parada cardíaca em campo, ganharam importância na lista da Fifa.

Confira abaixo os 12 momentos escolhidos pela Fifa:

1) Emoção em Libreville - 12 de fevereiro
Na Copa Africana de Nações, Zâmbia derrotou a Costa do Marfim, em Libreville, no Gabão, e ficou com inédito título da competição.

2) O milagre de Muamba - 17 de março
No gramado de White Hart Lane, Fabrice Muamba lutou pela vida após sofrer uma parada cardíaca. Após o incidente, o jogador pendurou as chuteiras e escreveu um livro.

fabrice muamba bolton (Foto: Getty Images)Fabrice Muamba sofreu uma parada cardíaca dentro de campo (Foto: Getty Images)

3) Nos acréscimos - 13 de maio
Na última rodada do Campeonato Inglês, os rivais de Manchester chegaram em condições de levantar o canedo. O City levou a melhor ao vencer o Queens Park Rangers com um gol do argentino Sérgio Agüero já no fim. Os Citzens não venciam o torneio há 44 anos.

4) A consagração de Drogba - 19 de maio
Na final da Liga dos Campeões, Didier Drogba marcou o gol de empate do Chelsea no tempo normal. Na disputa por pênaltis contra o Bayern de Munique, os Blues venceram e conquistaram pela vez o torneio europeu.

pirlo itália x inglaterra (Foto: Reuters)Pirlo supera Joe Hart com uma cavadinha nas quartas de final da Euro (Foto: Reuters)

5) Taiti conquista a Oceania - 10 de junho
Pela primeira vez em sua história, o Taiti conquistou a Copa das Nações da Oceania ao vencer a Nova Caledônia por 1 a 0, com um gol de Steevy Chong Hue. O triunfo garantiu a equipe na próxima edição da Copa das Confederações.

6) Rangers na Quarta Divisão - 14 de junho
Falido, o Rangers foi rebaixado à Quarta Divisão da Escócia. Reestabelecido como uma nova empresa após 140 anos de história e 54 títulos nacionais, o clube vai recomeçou do zero. Após nove rodada, a equipe lidera a competição com um jogo a menos.

7) A cavadinha de Pirlo - 24 de junho
Em jogo válido pelas quartas de final da Eurocopa, a Itália perdia a decisão por pênaltis para Inglaterra por 2 a 1. No lance seguinte, Pirlo foi para a bola e deu uma cavadinha para superar Joe Hart. No fim, vitória da Azzurra por 4 a 2.

sergio ramos camisa espanha especial campeã eurocopa (Foto: Getty Images)Espanha comemora título da Euo (Getty Images)

8) Espanha, a dona da Europa - 1º de julho
Com um passeio sobre a Itália, a Espanha conquistou o bicampeonato da Eurocopa. A goleada por 4 a 0 sobre a Azzurra marcou um novo recorde no torneio: foi a primeira vez que uma equipe venceu a competição com quatro gols de diferença na final.

9) Alex Morgan decide para os Estados Unidos - 6 de agosto
Na semifinal do torneio feminino de futebol dos Jogos de Londres, Estados Unidos e Canadá fizeram um jogo histórico. As americanas levaram a melhor e venceram as rivais por 4 a 3, com um gol de Alex Morgan no último minuto da prorrogação.

10) Ibra quatro vezes - 14 de novembro
Logo na estreia da nova arena de Estocolmo, Ibrahimovic marcou quatro vezes na vitória da Suécia por 4 a 2 sobre a Inglaterra em amistoso internacional. Um deles foi em uma bicicleta de fora da área, quase da linha lateral.

11) Messi ultrapassa Müller - 9 de dezembro
Com dois gols, Messi quebrou o recorde de gols numa mesma temporada do alemão Gerd Müller. O argentino, porém, não parou na marca do ex-jogador. No fim de 2012, o hermano fechou a conta com 91 tentos no ano.

12) Festa corintiana no Japão - 16 de dezembro
Com um gol do peruano Paolo Guerrero, o Corinthians venceu o Chelsea por 1 a 0 e ficou com o título do Mundial de Clubes. Essa foi a segunda conquista do clube.



Palmeirense, Hulk atura 'bando de loucos' corintianos na família

Hulk, atacante paraibano do Zenit (Foto: Phelipe Caldas / Globoesporte.com/pb)Hulk revela sua paixão pelo Palmeiras
(Foto: Phelipe Caldas / Globoesporte.com/pb)

Não deve ser fácil hoje em dia a vida de palmeirense que vem de uma família com sete corintianos. Pois é exatamente o que acontece com o paraibano Hulk, atacante do Zenit e da Seleção. Nesta quinta-feira, ele revelou um pouco mais sobre sua paixão pelo time de Palestra Itália. Na verdade, o jogador é de Campina Grande e torce pelo Treze, mas nunca escondeu sua paixão pelo Verdão, que nesta temporada foi rebaixado para a Série B do Brasileirão.

Aos risos, ele admite que nos últimos tempos vem sendo constantemente motivo de gozação da família, não só por causa do rebaixamento do Verdão, mas principalmente depois que o arquirrival Corinthians foi campeão mundial de clubes.

- Não tem jeito. Estão todos me zoando e sempre soltando piada. Mas fazer o quê? Tenho que aguentar calado – explica em tom de brincadeira.

Apelido vem da força, não do Verdão

O atacante, no entanto, explica que seu apelido nada tem a ver com o fato de ser palmeirense. Ele diz que, desde pequeno, tentava carregar uma ou outra coisa em sua casa e que seu pai percebendo isto o apelidou de Hulk.

- Sempre fui palmeirense. Desde pequeno. Gostava e acompanhava o time. Nunca fui de chorar ou de ficar nervoso, mas sempre gostei do Palmeiras. Talvez para querer ser teimoso, porque meu pai e meus seis irmãos são todos corintianos – declara.

Apesar do amor declarado, nem adianta os palmeirenses se animarem. O atacante diz que está muito bem no Zenit e pretende concluir seu contrato com o clube russo, previsto para durar mais cinco temporadas. Ele explica que não pretende por enquanto voltar a jogar no Brasil.

- Estou muito bem na Europa. Já estou lá há um bom tempo e pretendo continuar – resume.

Sobre o seu outro time, o Treze, ele admite que não tem como acompanhar o futebol paraibano da Rússia e, por isso, está meio afastado. Mas como bom paraibano, está sempre torcendo pelo desenvolvimento do esporte no Estado.

- Sou trezeano, mas hoje eu torço mesmo para que o nosso futebol se desenvolva. Torço por todo o futebol da Paraíba - conclui.

hulk porto comemoração personagem (Foto: agência Reuters)Atacante do Zenit diz que escolha por seu apelido nada tem a ver com o Verdão  (Foto: agência Reuters)



Empolgação de Pato anima Timão, que consulta a CBF sobre lesões

A empolgação de Alexandre Pato em recente conversa com a diretoria do Corinthians foi fundamental para o clube paulista ir adiante nas negociações com o Milan. Perto de anunciar o atacante como reforço para 2012, o Timão caiu nas graças do jogador com as conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes.

Pato, aliás, esteve no Pacaembu na final da Libertadores, na vitória por 2 a 0 sobre o Boca Juniors. E acompanhou as notícias da “invasão” corintiana ao Japão.

- Tive uma primeira conversa com o Pato depois do Mundial. Ele demonstrou total interesse em jogar no Corinthians. Ficou impressionado com a grandeza do clube. O fato de ele ter demonstrado isso nos deixou ainda mais confiantes na negociação – declarou Duílio Monteiro Alves, diretor adjunto de futebol do Corinthians.

Alexandre Pato Milan (Foto: Getty Images)Alexandre Pato está bem perto de ser anunciado como reforços do Corinthians (Foto: Getty Images)

Faltam poucos detalhes para o Timão anunciar Pato como reforço. Uma nova reunião ocorrerá em São Paulo no início de janeiro para bater o martelo. Até lá, Duílio, que participou da reunião com o vice do Milan, Adriano Galliani, vai detalhar o contrato com o presidente Mário Gobbi e o diretor Roberto de Andrade.

Uma das preocupações do Timão, no início do namoro, era com relação às seguidas lesões de Alexandre Pato no Milan. Mas o departamento médico do Corinthians se municiou de informações para chegar à conclusão de que pode recolocá-lo em alto nível. Chegou até mesmo a ouvir os médicos da CBF.

Duilio Monteiro Alves, diretor do Corinthians, em Congonhas (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Duilio esteve em reunião com Galliani, do Milan
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

- Nós temos hoje um departamento médico muito competente, que está acostumado a lidar com grandes jogadores. Nossos profissionais conversaram também com o pessoal da CBF e receberam boas notícias sobre ele. Vamos trabalhar para ele iniciar a pré-temporada conosco – acrescentou Duílio.

As lesões foram os principais problemas de Pato no Milan. Desde 2007 no clube italiano, o atacante não conseguiu ter um bom rendimento nos últimos anos devido a questões principalmente musculares. Neste temporada (2012/2013 para os europeus), ele esteve em apenas sete de 25 jogos.

Em 2011/2012 foram 18 de 53 partidas. Já em 2010/2011, ele esteve em 32 de 50 partidas do Milan, enquanto em 2009/2010 participou de 30 de 48. Em 2008/2009, sua melhor temporada: 41 de 47. Em seu primeiro ano (2007/2008), Alexandre Pato fez 21 jogos em 27 possíveis.



Morumbi recebe Jogo das Estrelas pela 2ª vez, e Zico planeja despedida

Jogo das Estrelas - Raí e Zico (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Em 2011, Zico homenageou Sócrates
(Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Organizado desde 2004 por Zico, o Jogo das Estrelas será disputado pela 9ª vez nesta quinta-feira, no Morumbi, em São Paulo. A partida, que acontece no estádio pelo segundo ano consecutivo, terá em campo estreantes ilustres: Conca, ídolo do Fluminense, hoje no Guanghzou Evergrande, da China, e Paulo Henrique Ganso, que trocou o Santos pelo Tricolor Paulista, confirmaram presença. Para o Galinho, contudo, o duelo beneficente poderá representar sua penúltima participação. Próximo de completar 60 anos, o ex-camisa 10 deseja passar a atuar apenas fora dos gramados, como organizador, após 2013. O SporTV transmite o jogo ao vivo, a partir das 21h (de Brasília).

- Ano que vem, eu completo 60 anos. São dez anos de evento e eu quero meu encerramento no Maracanã. Mas quero continuar organizando – revelou o ídolo do Flamengo, em entrevista ao "SporTV News".

É um marco pra nós. É legal a gente fazer algo que ajude essas instituições"

Zico

Com o costume de chamar pessoalmente cada convidado, Zico estará em campo ao lado de ídolos do passado, como Rivelino e Biro-Biro, e craques da atualidade, como Leandro Damião, do Internacional, Emerson Sheik, do Corinthians, Deco, do Fluminense, Lucas, vendido pelo São Paulo ao PSG, e Falcão, do futsal, além de Ibson, do Flamengo. Figuras trandicionais, como o campeões mundiais Fábio Luciano, Edílson e Raí, além de Roger, Amoroso, Athirson, Roberto Carlos, Vampeta e Edmundo, estarão presentes. O tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten também prestigia a partida.

Toda a arrecadação do jogo, que já contou com craques como Seedorf e Maradona no passado, será destinada a instituições de caridade. O evento idealizado por Zico, que começou em seu centro de treinamento, no Rio de Janeiro, recebeu em 2011 um público de mais de 35 mil pessoas no Morumbi. Naquela ocasião, a equipe do Galinho, que contava com Ronaldo e Neymar, venceu por 7 a 5.

- A gente começou com 2 mil pessoas, e o jogo pegou. Todo mundo pegou e ficou feliz em participar. A cada ano, aumenta o número de instituições que a gente ajuda. No ano passado, fui levar o cheque para 12 lugares. É um marco pra nós, e legal a gente fazer algo que ajude essas instituições – afirma Zico.

Em 2011, Zico homenageou o ex-jogador Sócrates, que faleceu em dezembro daquele ano. Nesta quinta-feira, o ex-jogador pretende prestar homenagem aos atletas paralímpicos do Brasil que foram destaque nos Jogos de Londres 2012. O objetivo do Galinho é relembrar os tempos em que ajudou a organizar o jogo de fim de ano da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico) durante mais 20 anos.

Ingressos:

O torcedor poderá comprar sua entrada para o Jogo das Estrelas pela internet (www.ingressorapido.com.br), na bilheteria do Morumbi ou nos postos de venda da Ingresso Rápido em São Paulo. O preço para assistir ao jogo na arquibancada é R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e as cadeiras custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
 



Milan aceita proposta e vende Pato ao Timão, diz jornal italiano

O atacante Alexandre Pato parece estar mesmo cada vez mais próximo do Corinthians. Embora o Timão e o Milan não confirmem oficialmente, a edição esta quinta-feira do jornal italiano La Gazzetta dello Sport garante que o atleta foi vendido à equipe paulistana, com a qual assinará contrato logo no dia 1 de janeiro de 2013.

"O Galliani julgou como muito positiva a reunião com os dirigentes do clube paulista. Falta apenas o acordo ser assinado, algo previsto para o dia 1 de janeiro", escreve o jornal, se referindo ao encontro realizado nessa quarta entre diretores alvinegros e o dirigente da equipe italiana, no Rio de Janeiro.

Segundo a publicação, o negócio foi selado por 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 41 milhões), valor que o Corinthians pagará ao Milan por 50% dos direitos federativos do atacante. O jornal ainda afirma que tal quantia, somada a uma possível negociação do também atacante Robinho com algum clube do Brasil, será usada pela equipe italiana para contratar o centroavante marfinense Didier Drogba, ex-Chelsea e atualmente no Shanghai Shenhua, da China.

Pato, de 23 anos, está no Milan desde 2007. O atacante surgiu nas categorias de base do Internacional, onde foi logo considerado uma das maiores promessas do futebol brasileiro. Na equipe italiana, sofreu com uma série de lesõs, que o impediram de se firmar como titular absoluto, embora tenha ajudado a equipe a conquistar o Campeonato Italiano da temporada 2010/11. Pela Seleção Brasileira, esteve em nas duas últimas Olimpíadas, conquistando o bronze em 2008 e a prata neste ano. Pato também esteve próximo de disputar a Copa do Mundo de 2010, mas acabou sendo excluído no final da lista de convocados do técnico Dunga,



Elenco maduro é trunfo do Timão para volta atrasada em 2013 apertado

Passando férias na cidade gaúcha de Caxias do Sul após retornar do Japão com a conquista do Mundial de Clubes da Fifa, o técnico Tite já esboçou o planejamento do Corinthians para a temporada 2013. Mesmo com o objetivo principal de faturar o bicampeonato da Libertadores, o treinador também pensa no Campeonato Paulista, que deve ter apenas em reservas em pelo menos parte de sua disputa.

Uma das principais preocupações de Tite é o calendário apertado das competições em 2013 - além do Paulistão e da Libertadores, o Timão terá pela frente, possivelmente, a Copa do Brasil, além da Recopa Sul-americana e do Campeonato Brasileiro. Isso tudo ao mesmo tempo em que a Seleção Brasileira disputa amistosos de preparação e até a Copa das Confederações, último torneio oficial antes da Copa do Mundo de 2014.

"A gente tem que entrar para ganhar tudo em 2013, dar o melhor de nós. No começo é difícil, no Paulistão, mas nosso elenco é maduro. Alguns vão voltar antes, mas a partir da quarta ou quinta rodada voltam os titulares também, pelo que estamos sabendo. O calendário terá mais competições em 2013, a gente está sujeito a isso e tem que se preocupar só em jogar", pontua o volante Ralf, que ganhou férias estendidas da diretoria do Timão, assim como os outros titulares da conquista na Ásia.Jogadores como Ralf, Paulinho, Cássio e Guerrero voltam aos trabalhos no dia 14 de janeiro, a seis dias da estreia do Timão no Campeonato Estadual, contra o Paulista de Jundiaí. Para este confronto e outros do início do torneio, Tite deve apostar apenas em reservas. A tendência é que os titulares entrem em campo pela primeira vez em 2013 contra o São Caetano, no Pacaembu, pela sétima rodada. A estreia na Libertadores será no dia 20 de fevereiro, na Bolívia, contra o San José.

"A gente se reapresenta dia 7, isso para quem não viajou ou jogou o Mundial. Quem jogou só volta dia 14. Então tomara que eu seja titular no Campeonato Paulista, vou trabalhar para isso, assim como todo mundo que não esteve no Mundial. Cada oportunidade é uma final para mim", relata o volante Guilherme, que não pôde ser inscrito no Mundial e deve entrar em campo para substituir Ralf e Paulinho: "É um prazer ter dois craques jogando ao seu lado, é bom que você aprende".



Conmebol pode tirar de Oruro estreia do Corinthians na Libertadores

A Conmebol fará uma visita ao estádio Jesús Bermúdez no dia 15 de janeiro. Representantes da confederação sul-americana vão checar as condições de jogo em Oruro, cidade na qual o Corinthians teoricamente fará a sua estreia na próxima Copa Libertadores, em 20 de fevereiro.

O local, em uma altitude de pouco mais de 3.700 metros, é onde o boliviano San José manda as suas partidas. O problema é a ausência de iluminação artificial da arena, já que a torre foi derrubada por uma tempestade há mais de um ano, sem conserto.

Não há uma previsão estabelecida para os reparos. E, como o regulamento da Libertadores obriga a existência de refletores nos estádios, é provável que o San José tenha que escolher outro palco para os seus três compromissos como mandante no Grupo 5.

Caso essa hipótese se confirme, a equipe de Oruro atuará em La Paz ou em Cochabamba. Cochabamba seria mais interessante para o Timão, pela altitude de 2.105 metros. Na capital, os comandados de Tite teriam situação semelhante à de Oruro, 3.640 metros acima do nível do mar.

Outra dificuldade da cidade para a qual está originalmente marcado o San José x Corinthians é o acesso. O aeroporto não recebe aviões de grande porte, mas os dirigentes locais asseguram que seria possível desembarcar em Cochabamba ou em La Paz e partir a Oruro em um avião menor.



Timão aguarda formalidades para anunciar Pato e Milan diz: 'Foi bom'

Felipe Bolguese, Igor Siqueira e Rodrigo Vessoni - 26/12/2012 - 18:10 São Paulo e Rio de Janeiro

Alexandre Pato - Milan (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)
Alexandre Pato deve deixar o Milan para jogar no Corinthians nos próximos dias (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

Corinthians, Milan e Alexandre Pato ficaram mais perto de um acordo após a reunião que houve nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. O encontro do diretor-adjunto de futebol do Timão, Duílio Monteiro Alves, e do vice-presidente do clube italiano, Adriano Galliani, deixou a negociação que já era dada como certa nos bastidores ainda mais perto de ser concretizada.

O otimismo é geral. E das duas partes. Em entrevista exclusiva ao LNet!, o dirigente milanista falou do encontro que teve com o representante do Corinthians.

- Foi um encontro muito bom. Mas não está fechado, vamos fazer uma nova reunião em São Paulo após a virada do ano - afirmou Adriano Galliani, quando retornava ao seu apartamento após a reunião com o dirigente do Corinthians, que tem como meta rejuvenescer o elenco para 2013.

Em contato telefônico com a reportagem do LNet!, Duílio Monteiro Alves foi no mesmo tom otimista.

- Não fechamos, mas a conversa realmente foi muito boa. Voltaremos a nos reunir no dia 3 de janeiro. A intenção é comprá-lo, mas temos que finalizar a questão de valores, do porcental, da forma de pagamento. A intenção no começo do ano é dar uma boa notícia para o nosso torcedor - afirmou o dirigente alvinegro.

À rádio Globo, o diretor de futebol Roberto de Andrade também demonstrou otimismo pela contratação do ex-atacante do Inter.

- O Corinthians quer comprar e o Milan quer vender. Está bem avançada a negociação, mas não está assinada, por isso não posso dizer que está fechado. Mas está tudo bem encaminhada - afirmou o dirigente.

Vale lembrar que o empresário de Pato, Gilmar Veloz, já tinha demonstrado otimismo quanto ao futuro da negociação.



Diretor do Corinthians confirma otimismo para acerto com Gil

LANCEPRESS! - 26/12/2012 - 21:17 São Paulo (SP)

Gil - Valenciennes (Foto: Reprodução/Facebook)
Gil não espera continuar no Valenciennes (Foto: Reprodução/Facebook)

Como revelou o LANCE!Net na última segunda-feira, o Corinthians negocia com o Valenciennes (FRA) pelo zagueiro Gil e está confiante para um desfecho positivo. Nesta quarta-feira, o  diretor do Corinthians, Roberto de Andrade, confirmou a expectativa.

– Fizemos uma proposta e estamos aguardando a resposta deles (dirigentes do clube). É algo para o início de janeiro. Acredito que dará certo – disse o dirigente alvinegro em entrevista à Rádio Globo.

Como revelou o L!Net na última segunda-feira, o Timão fez uma nova oferta ao clube francês, por 3 milhões de euros (R$ 8 milhões), que foi recusada. Então, os corintianos ofereceram 3,5 milhões de euros (R$ 9,5 milhões) em duas parcelas e agora espera em uma reunião de Gil para fechar o negócio.

O zagueiro passa as festas de fim de ano em Campos dos Goytacazes (RJ) e pretendia não voltar mais para a França. No entanto, deve se reapresentar ao Valenciennes no dia 2 de janeiro para uma reunião com o presidente Jean-Raymond Legrand. Ele insiste em voltar para o Brasil desde janeiro deste ano.

Mesmo com contratação de Gil, o Timão ainda sonha com Dedé, do Vasco. O jogador ainda não garante a permanência em São Januário em 2013, por conta da crise financeira do clube. O Timão já abriu as portas para a sua chegada, caso este seja o desejo do zagueiro.



Corinthians: Conmebol fará inspeção no estádio do San Jose (BOL)

LANCEPRESS! - 26/12/2012 - 15:48 São Paulo (SP)

HOME Estádio Jesús Bermúdez - San José de Oruro (Foto: Reprodução)
Estádio Jesús Bermúdez em San José de Oruro (Foto: Reprodução)

Uma comissão da Confederação Sul-Americana de Futebol visitará no próximo dia 15 de janeiro as instações do estádio Jesús Bermúdez, em Oruro (BOL), cidade com altitude de 3.700 metros acima do mar. O palco que, à princípio deverá receber a estreia do Corinthians na Libertadores 2013, poderá ser impedido pela Conmebol de ser a sede do San José na competição.  

O regulamento obriga que todos os clubes atuem em estádios com iluminação artificial, algo que não acontece no Jesús Bermudez - em novembro de 2011, uma tempestade derrubou uma das torres e, desde então, nunca houve conserto. Os responsáveis pelo fornecimento de energia da cidade não dão garantias de que isso acontecerá até o início de fevereiro.

- Não posso assegurar, não está garantido. Tudo depende da empresa que está encarregada de elaborar o serviço - afirmou Cristian Nava, diretor de Serviços do Departamento de Esportes de Oruro.

A saída para a torre que não funciona, segundo os dirigentes do San José, seria a aquisição de uma máquina que move um gerador elétrico por meio de um motor de combustível.

- Vamos pedir a colaboração do governador Santo Tito para contar com esse equipamento e não ter nenhuma observação por parte da Conmebol. É um momento para nossas autoridades colocarem a camisa do nosso clube e tenho certeza que será assim - afirmou o presidente do San José, Freddy Fernández.
 
Além disso, o regulamento obriga que o estádio onde será a partida tenha um aeroporto com distância máxima de 100km. Em Oruro não desce nem sobe aviões de grande porte mas, de acordo com o presidente Freddy Fernández, algo que seria facilmente resolvido.

- O aeroporto que temos recebe voos comerciais, com isso, as equipes que vierem a Oruro podem ir antes para La Paz ou Cochabamba e alugar um serviço de uma companhia - afirmou o mandatário do San José.

As cidades de La Paz e Cochabamba são alternativas em caso de impedição do estádio de Oruro por parte da Conmebol.

- Vamos correr para cumprir as exigências porque não queremos nem pensar em jogar nessas duas cidades, seria jogar contra a nossa economia - finalizou o mandatário do clube boliviano.