sexta-feira, 1 de março de 2013

De olho em vaga, Renato Augusto vê 'sabor especial' no clássico

Renato Augusto no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Renato elogia o Santos e espera garantir vaga após
clássico (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Provável titular do Corinthians no clássico contra o Santos, domingo, às 16h, no Morumbi, pelo Paulistão, o meia Renato Augusto está ansioso para mostrar serviço ao técnico Tite e provar que pode seguir na equipe. O jogador atuará no lugar de Jorge Henrique, que ainda se recupera de lesão na coxa direita, e vê na partida contra o time da Vila Belmiro uma oportunidade de crescer ainda mais no conceito do comandante.

O momento de instabilidade do adversário não ilude Renato Augusto. O meia citou o empate por 2 a 2 com o Palmeiras, há duas semanas, para argumentar que ninguém é favorito em clássicos, independentemente da situação vivida. E aproveitou para elogiar o maior destaque do Santos, o atacante Neymar, considerado por ele o ponto forte do rival.

- Nós sabemos que o clássico chama mais atenção. É um jogo mais visto, onde há mais pressão. Se você se sai bem, mostra para o treinador e para o torcedor que está preparado para vestir a camisa do Corinthians - afirmou.

- Temos um belíssimo elenco e vivemos um momento muito bom. O clube não se desfez de jogadores. Cada time tem um ponto forte. No Santos, o Neymar é o craque. Realmente é um jogador acima da média.

Escalado constantemente pelo técnico Tite, mesmo que como “12° jogador”, entrando no segundo tempo, Renato Augusto teve crescimento rápido no elenco corintiano. Na última quarta-feira, foi titular na vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, mostrando-se à vontade na posição de armador - com Alexandre Pato correndo pelos lados do campo e Guerrero centralizado, o meia teve liberdade para criar mais.

A força do Santos, que conquistou diversos títulos nos últimos anos, com destaque para a Libertadores da América, em 2011, despertou em Renato Augusto a vontade de enfrentar o time da Baixada. Mesmo da Alemanha, onde atuava no Bayer Leverkusen, o meia se impressionou com a força do adversário deste fim de semana. Por isso, terá uma motivação extra no estádio do Morumbi.

- Eu quero jogar contra eles. Principalmente pelo que vem acontecendo nos últimos anos com o Santos, me chama muito a atenção. São grandes jogadores e será um jogo diferente pra mim - explicou.

Independentemente do que acontecer no clássico, o Corinthians terá pouco tempo para pensar no resultado. Já na noite de domingo, a delegação embarca para o México, onde o Timão encara o Tijuana, quarta-feira, pela terceira rodada da Taça Libertadores da América. A partida vale a liderança do Grupo 5 - após dois jogos, o time mexicano acumula duas vitórias, contra um empate e uma vitória dos alvinegros.



Com Alexandre Frota, time de futebol americano do Timão visita CT

Corinthians futebol americano (Foto: Rodrigo Faber)Alexandre Frota é um dos destaques do Corinthians
no futebol americano (Foto: Rodrigo Faber)

Jogadores do Corinthians Steamrollers, time de futebol americano do clube do Parque São Jorge, visitaram o CT Joaquim Grava na tarde desta sexta-feira. Liderados pelo ator e apresentador Alexandre Frota, que atuou pela equipe nos últimos dois anos, conquistando três títulos (dois estaduais e um brasileiro), os atletas conversaram com alguns dos principais ídolos do time de futebol, como Alexandre Pato e Paolo Guerrero. Eles posaram para fotos durante o treinamento.

Não é a primeira vez que o Corinthians promove “integração” entre jogadores de sua equipe principal e representantes de outros esportes. No início desta temporada, o time de rúgbi corintiano foi apresentado no CT, bem como o de futsal e o surfista Adriano de Souza, o Mineirinho.

Corinthians futebol americano (Foto: Rodrigo Faber)Time de futebol americano posou para fotos ao lado de Paulinho, Pato e Guerrero (Foto: Rodrigo Faber)



Tite poupa três jogadores em treino, mas faz mistério sobre escalação

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite faz mistério para definir time que pega o Santos
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O técnico Tite fez mistério sobre a escalação que utilizará no clássico contra o Santos, domingo, às 16h, no estádio do Morumbi. Nesta sexta-feira, três jogadores foram poupados do treino: os laterais Alessandro e Fábio Santos, além do zagueiro Paulo André. O meia Renato Augusto e o atacante Alexandre Pato foram mantidos entre os titulares, que fizeram trabalhos leves e correram em volta do gramado na parte final da atividade.

A proximidade entre o confronto com o time da Baixada e a partida pela terceira rodada da Taça Libertadores da América, contra o Tijuana, do México, marcada para a próxima quarta-feira, preocupam o treinador e o preparador físico Fábio Mahseredjian. Há possibilidade de os três jogadores que não foram a campo nesta sexta serem poupados, mas a confirmação sairá somente no último treino, na manhã de sábado.

Separado do restante do elenco, o meia-atacante Jorge Henrique apenas correu em volta do campo. Vetado da partida no meio de semana, quando o Timão venceu o Millonarios, da Colômbia, ele ainda se recupera de uma lesão no músculo posterior da coxa direita. A tendência é que Renato Augusto, cuja evolução agradou à comissão técnica, seja mantido na formação principal.

No setor ofensivo, Alexandre Pato, autor de três gols em sete partidas, deve continuar entre os titulares. Emerson, que se atrasou a dois treinos consecutivos no início desta semana, segue combatendo dores no joelho direito. Nesta sexta, ele apareceu para a atividade junto dos reservas novamente ao lado do fisioterapeuta Bruno Mazziotti. O conjunto de fatores, aliado à boa fase vivida por Pato, deve manter o Sheik no banco.

A principal dúvida fica para o setor defensivo. Se Paulo André for realmente poupado, a primeira opção de Tite seria Chicão, que acabou de voltar a treinar após recuperar-se de uma artroscopia no joelho esquerdo. Com a baixa probabilidade de ele entrar em campo, Felipe, que ganhou a confiança do técnico alvinegro nas poucas oportunidades que teve entre o fim da temporada passada e início deste ano, seria o escolhido.

A última vitória do Corinthians pelo Campeonato Paulista foi há quase um mês: goleada por 5 a 0 sobre o Oeste de Itápolis, pela quinta rodada da competição. De lá para cá, quatro empates consecutivos – 0 a 0 com Botafogo de Ribeirão e 2 a 2 com São Caetano, Palmeiras e Bragantino. Por outro lado, a única derrota alvinegra no torneio foi pela segunda rodada – 1 a 0 para a Ponte Preta, no estádio do Pacaembu, com o time reserva.



Organizadas marcam protesto pela liberdade de corintianos na Bolívia

corinthians torcedores presos bolivia (Foto: Diego Ribeiro)Torcedores estão presos desde o último dia 20,
dia da morte de Kevin Espada (Foto: Diego Ribeiro)

Seis torcidas organizadas do Corinthians irão fazer um protesto no Consulado da Bolívia em São Paulo, no próximo sábado, às 11h. O objetivo é cobrar a liberdade dos 12 torcedores presos desde a semana passada em Oruro, na Bolívia, acusados da morte de Kevin Espada. O garoto boliviano foi atingido por um sinalizador disparado pela torcida corintiana durante o duelo entre o time paulista e o San José, no último dia 20, pela Taça Libertadores.

O ato de liberdade, como foi denominado, conta com a presença de seis organizadas do Corinthians: Gaviões da Fiel, Camisa 12, Pavilhão 9, Estopim da Fiel, Coringão Chopp e Fiel Macabra.

Segundo comunicado assinado pela Gaviões da Fiel, os 12 torcedores estão presos injustamente. A polícia boliviana indiciou dois deles como autores do disparo e os demais como cúmplices pela morte de Kevin.

Na última segunda-feira, o advogado da Gaviões, Ricardo Cabral, acompanhou o menor H. A. M. até a Vara da Infância e da Juventude, em Guarulhos, onde o adolescente se entregou dizendo ser o autor do disparo do sinalizador marítimo que matou Kevin Espada.

Os 12 corintianos presos preventivamente vivem a expectativa de deixar a Penitenciária de San Pedro na próxima semana. Com a cidade paralisada por causa de uma greve geral local, o advogado Miguel Blancourt não conseguiu entrar com o pedido de apelação na quinta-feira, mas a expectativa é que isso aconteça nesta sexta.

Caso a situação na cidade seja normalizada e o pedido seja encaminhado à Corte de Justiça Superior, a tendência é que a apelação seja julgada entre terça e quarta-feira da próxima semana.

Clique e assista aos vídeos do Corinthians



Andres Sanchez concorda com punição ao Corinthians na Libertadores

01/03/2013 11:53:00

Ex-presidente do Timão aproveitou e criticou José Maria Marin e Marco Polo Del Nero

O ex-presidente do Corinthians, Andres Sanchez, se manifestou em relação aos últimos acontecimentos com o Timão. Ele concordou com a punição imposta ao clube paulista na Libertadores após morte de torcedor boliviano.

"Se valer para todos os clubes, se servir para moralizar a competição, acho perfeito. Se for de mentira, de fachada, é ridículo. O Corinthians tem que pagar, mas os outros também. Quase teve morte entre Peñarol e Vélez [pela Libertadores, após a morte do adolescente na Bolívia] e até agora não saiu nenhuma punição lá", disse Sanchez em entrevista à Folha de S.Paulo.

Perguntado sobre a atitude dos torcedores que entraram no Pacaembu mesmo com a punição imposta pela Conmebol, Andres disse:

"Como corintianos, foram ridículos. Respeito que busquem seus direitos, mas podem prejudicar o clube".

Ainda na entrevista, o ex-mandatário corintiano foi questionado quanto a sua saída da CBF. Sanchez relembrou que se demitiu porque queria Mano como treinador da Seleção, mas segundo ele, o presidente da entidade José Maria Marin e o vice, Marco Polo Del Nero, decidiram por Felipão.

"Saí porque acertaram com o Felipão sem eu saber", relatou.

"Eu pedi um voto de confiança, seis, sete meses. Eles deram. Mas quando o time começou a melhorar, resolveram demitir (Mano)", revelou.

Questionado se era considerado uma ameaça dentro da CBF, Andres Sanchez disparou:

"Não. Mas talvez o Marco Polo se incomode que digam isso. A minha decepção maior não é o com o Marin, a quem eu pouco conhecia antes, mas com o Marco Polo Del Nero, com quem convivi anos aqui em São Paulo", exclamou.

"Deveria ter saído (da CBF) quando eles assumiram. Mas me fizeram um pedido para eu ficar. E eu entendi que podia ajudar na seleção. Mas eu só tinha a perder", disse.



Maradona, menor e advogado estão na disputa Frase da Semana. Vote!

Enquanto um menor e seu advogado alegam culpa, um grande ídolo do futebol se diz inocente. Um dirigente diz que não tem meios para encontrar os culpados e um treinador pede calma à torcida, pois já está de saída. Veja as Frases da Semana, escolhidas pelo e vote na sua preferida. O resultado será divulgado na segunda-feira, às 10h (de Brasília).

Clique aqui e vote na Frase da Semana

A primeira frase é do menor de 17 anos, que assumiu a autoria do disparo do sinalizador que matou o menino boliviano Kevin Beltrán Espada, durante a partida entre San José e Corinthians. Em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, o menor explicou o acidente.

- Eu puxei pela segunda vez e disparou, foi para a torcida boliviana. Não fiz nenhum tipo de mira, só estava apoiado na minha mão. Para mim, só ia acender e pronto. Eu não sabia que ia sair voando ou algo parecido.

A segunda declaração é do advogado Ricardo Cabral, que representa o menor e, ao mesmo tempo, a maior torcida organizada do clube. Surpreendentemente, ele afirma que seu cliente é mesmo o culpado.

- Certamente, após o confronto da fotografia dele com a imagem que eles têm, trabalhada pela televisão, não restará mais nenhuma dúvida de que ele é o autor do disparo do sinalizador.

Maradona em Napolés (Foto: Agência Reuters)Maradona em passagem por Napolés: 'Não tenho R$ 100 milhões' (Foto: Agência Reuters)

Também na disputa está o maior ídolo do futebol argentino, Maradona. O craque da Copa do Mundo de 1986 vive problemas com a Justiça italiana, acusado de sonegar impostos, no total de 40 milhões de euros (cerca de R$ 103 milhões). Maradona nega ter tanto dinheiro.

- Se eu hoje tivesse 40 milhões de euros, não estaríamos aqui.

Já o técnico Rafa Benítez, do Chelsea, está na disputa por pedir paciência à torcida do clube londrino. Perseguido desde que assumiu o clube, em novembro, o treinador espanhol garante que deixará o comando assim que seu contrato terminar, em junho.

- Eu tenho contrato até o fim da temporada. É isso. Então, a torcida não precisa se preocupar comigo.

Encerrando a lista está o chefe do Comitê Olímpico da Austrália, John Coates. O país vive um escândalo de doping. Para o dirigente, os atuais testes não conseguem flagrar os atletas que usam substâncias ilegais.

- É o caso de reconhecermos que os testes que a Wada propõe e são feitos neste país e ao redor do mundo, são ineficazes para pegar o doping.

Clique aqui e vote na Frase da Semana do "Redação SporTV"

Rafa Benítez Chelsea (Foto: Getty Images)Rafa Benítez diz que torcida do Chelsea só vai aguentá-lo até junho (Foto: Getty Images)



Andrés vê como justa punição ao Timão e critica donos de liminares

Andres Sanches durante entrevista (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Andrés acha que Timão tem de ser punido
(Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)

Andrés Sanches, ex-presidente do Corinthians, concorda com a Conmebol que o clube tem de ser punido pela morte do boliviano Kevin Espada, atingido por um sinalizador disparado da torcida do Timão, em Oruro, no empate por 1 a 1 com o San José, pela Libertadores. Mas desde que valha o mesmo para todos os clubes.

- Se valer para todos os clubes, se servir para moralizar a competição, acho perfeito. Se for de mentira, de fachada, é ridículo. O Corinthians tem que pagar, mas os outros também têm. Quase teve morte entre Peñarol e Vélez (depois da morte de Kevin) e até agora não tem punição – disse Sanches à Folha de S.Paulo.

Proibido de receber torcida na Libertadores por pelo menos 60 dias, o Corinthians viu quatro torcedores, munidos de liminares conquistadas na Justiça, conseguirem entrar no Pacaembu para a vitória por 2 a 0 sobre o colombiano Millonarios, na última quarta-feira. Andrés Sanches não gostou disso.

- Como corintianos, eles foram ridículos. Respeito que busquem seus direitos, mas eles podem prejudicar o clube – falou o ex-presidente, lembrando que a Conmebol pediu um relatório sobre a presença dos quatro torcedores no Pacaembu.

Na entrevista ao jornal, Andrés Sanches criticou também o presidente da CBF, José Maria Marin, e seu vice, Marco Polo Del Nero. Disse que saiu da entidade porque os dois contrataram Felipão sem o seu consentimento, que não pensa em concorrer à presidência da CBF muito menos voltar a ser mandatário do Timão em 2015.



Paulo André cita solidariedade dos companheiros para anular Neymar

Tite orienta Gil Paulo André treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Tite orienta Paulo André. Técnico se irritou com gols
sofridos (Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

O técnico Tite tem cobrado muito os jogadores do Corinthians, não somente os que atuam no setor defensivo, sobre a marcação da equipe. Na vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, na última quarta-feira, pela Taça Libertadores, os atacantes Alexandre Pato e Paolo Guerrero se revezaram no abafa à saída de bola do time colombiano. A estratégia deu certo e rendeu elogios do zagueiro Paulo André, que ficou satisfeito com a solidariedade do elenco.

- Sempre um dos dois voltava para pegar o volante deles (Millonarios) no meio-campo. Isso é bacana. Ambos (Pato e Guerrero) são jogadores de nome, atletas de peso, e mesmo assim pensam no bem da equipe como um todo - comemorou.

A média de gols sofridos pelo Timão nos últimos jogos vinha irritando Tite. Antes da partida contra o Millonarios, a equipe havia tomado exatamente um gol por jogo, em média. Os repetidos erros em cruzamentos, tanto pelo chão quanto na bola aérea, fizeram com que o treinador dedicasse parte dos seus treinos especificamente a corrigir as posições de cada um dos titulares.

Com o alívio da quebra da série de cinco empates consecutivos, o Corinthians agora tenta engatar uma sequência de vitórias para embalar tanto no Paulistão quanto na Libertadores. O último triunfo pelo estadual foi no dia 3 de fevereiro: goleada por 5 a 0 sobre o Oeste de Itápolis, com direito a estreia e gol de Alexandre Pato. No próximo domingo, o adversário será o Santos, no estádio do Morumbi. 

O atacante Neymar já preocupa os defensores do Corinthians. Citado e elogiado por praticamente todos os atletas do Timão que comentaram sobre o clássico do fim de semana, o camisa 11 santista é motivo de atenção especial desde já. Sério ao falar sobre o astro, Paulo André alertou: independentemente da situação, Neymar é um problema em potencial.

- Enfrentar o Neymar com o time bem ou mais ou menos é sempre difícil. Precisamos de atenção redobrada e dessa cumplicidade do elenco para não sermos surpreendidos - avisou.

- Todo mundo conhece o Neymar, é um jogador de muita qualidade. Será complicado, mas, ao mesmo tempo, é um clássico. No final, vai ganhar quem merecer - completou o atacante Paolo Guerrero.

Se não vencer o Santos, o Corinthians completará um mês sem vitórias no Campeonato Paulista. Hoje, a equipe ocupa a oitava colocação, com 14 pontos. Já o time da Baixada é o quarto, com 17. Apesar das reclamações de Tite sobre os gols sofridos, a defesa corintiana ainda é melhor que a santista: em nove jogos, o Timão teve suas redes balançadas em nove oportunidades, contra treze do Peixe.



Corintianos presos esperam ser liberados já na semana que vem

torcedores corinthians presos (Foto: Ricardo Taves)Corintianos presos em Oruro (Foto: Ricardo Taves)

Os doze corintianos presos preventivamente na Bolívia desde o último dia 20, acusados de envolvimento na morte do jovem Kevin Espada, vivem a expectativa de deixar a Penitenciária de San Pedro. Com a cidade paralisada por causa de uma greve geral local, o advogado Miguel Blancourt não conseguiu entrar com o pedido de apelação na quinta-feira, mas a expectativa é que isso aconteça nesta sexta.

Caso a situação na cidade seja normalizada e o pedido seja encaminhado à Corte de Justiça Superior, a tendência é que a apelação seja julgada entre terça e quarta-feira da próxima semana.

Kaiser Araújo, cônsul brasileiro da cidade de La Paz, esteve em Oruro nesta quinta-feira. Ele visitou a fiscal de investigação Abigail Saba e outros dois juízes que poderão analisar o pedido feito pela defesa dos torcedores.

Dependendo da análise das autoridades locais, os doze poderão responder às acusações em prisão domiciliar, aguardar o julgamento em liberdade, mas na Bolívia, ou até retornar ao Brasil, desde que todos se comprometam a retornar ao país sempre que solicitado pela justiça boliviana.

De acordo com inquérito policial boliviano, os torcedores Cleuter Barreto Barros, conhecido como "Manaus", e Leandro Silva de Oliveira, conhecido como "Soldado", foram os responsáveis principais pelo acionamento do artefato que atingiu o menino morto. Os outros respondem como cúmplices.Em São Paulo, o menor H.A.M. se apresentou a Vara da Infância e Juventude na última segunda-feira e prestou depoimento confessando ser o autor do disparo que acabou vitimando o torcedor boliviano.



Guerrero exalta preparo do Timão em 2013: 'Prontos para tudo'

Guerrero no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)O peruano Guerrero, em treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O Corinthians vem respondendo bem em campo à “maratona” de jogos, entre Campeonato Paulista e Taça Libertadores da América. Com partidas praticamente de três em três dias, o Timão demonstrou preparo físico para encarar o desgaste de viagens e confrontos subsequentes. Oruro, Bragança Paulista, São Paulo, Tijuana (na próxima quarta)... Destaque da equipe desde o fim do ano passado, o atacante Paolo Guerrero assegura: os alvinegros estão prontos para mais.

Neste domingo, o Corinthians enfrenta o Santos, em clássico no estádio do Morumbi, já que o time da Baixada foi punido pela Federação Paulista de Futebol e teve a Vila Belmiro vetada para este jogo. O peruano elogiou a qualidade do adversário, citando especialmente os nomes dos atacantes Neymar e André, mas avisou: o Timão pode encarar qualquer um de igual para igual.

Estamos nos recuperando bem para os jogos. Joguei na quarta e estou preparado para domingo. É uma coisa psicológica"

Guerrero

– Estamos nos recuperando bem para os jogos. Joguei na quarta e já estou preparado para domingo. É uma coisa psicológica. Você precisa descansar bem e se cuidar para ficar 100%. O Santos tem um bom time, mas Corinthians é Corinthians. Estamos prontos para tudo – afirmou, em entrevista coletiva.

– Qualquer um que está aqui pode jogar. Eu, o Alexandre Pato, o Sheik, o Romarinho... Todos estão em ótimas condições para se adaptar ao sistema do professor (Tite).

Escalado ao lado de Alexandre Pato na vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, na última quarta-feira, Guerrero marcou mais uma vez – seu segundo gol em dois jogos pela Libertadores e seu 12° nas últimas 14 partidas. Apesar do rendimento, o peruano preferiu voltar as atenções para a torcida, que não pôde entrar no estádio do Pacaembu para assistir ao duelo de quarta-feira devido a um veto da Conmebol.

Apenas quatro torcedores, que conseguiram uma liminar na justiça comum, passaram por cima do veto imposto pela Confederação Sul-Americana de Futebol e assistiram ao triunfo sobre o time colombiano, primeiro em casa nesta Libertadores. Guerrero sentiu falta do apoio da Fiel e já fez o apelo para que os alvinegros compareçam em bom número ao Morumbi.

– Eu espero que domingo esteja lotado de corintianos torcendo por nós. Já estamos com saudades. O Corinthians tem de seguir mostrando que é um time com ambição e que quer continuar ganhando títulos – completou.

O peruano acumula 24 jogos pelo Corinthians, tendo marcado 14 gols. Com média 0,58 por partida, Guerrero, por enquanto, detém a terceira melhor marca neste quesito: está atrás apenas de Luizão (média 0,68 gol/jogo) e Carlitos Tevez (média 0,58 gol/jogo).



Corintiano que viu jogo incentiva torcida: 'Que tenha 30 mil liminares'

Apenas quatro torcedores assistiram à vitória do Corinthians sobre o Millonarios, quarta-feira, pela Taça Libertadores. Após punição da Conmebol, que determinou que a partida acontecesse com os portões fechados, eles conseguiram uma liminar e puderam assistir ao duelo no Pacaembu. O advogado Milton Guilherme Mendonça era um deles. Ele não comprou ingresso para a próxima partida, mas incentiva os corintianos que adquiriram entradas a usar o recurso para assistir ao confronto contra o Tijuana, dia 13 de março, o próximo jogo do Timão em casa (assista ao vídeo)

- Esses 30 mil que compraram (ingresso) têm o direito. Eu espero que tenha 30 mil liminares ou uma que abarque todo mundo porque nós temos que fazer e mostrar que existe lei neste país - disse o torcedor, lembrando que os bilhetes foram vendidos com antecedência, antes da morte de um torcedor boliviano, o que motivou a decisão da Conmebol.

Para entrar com um pedido de liminar no Tribunal de Justiça, em uma situação como esta, o custo gira em torno de R$ 200. Outra alternativa é procurar a defensoria pública. A decisão do juiz pode sair no dia seguinte, dependendo da urgência do caso.

Milton, que foi ao jogo acompanhado do irmão Armando, da cunhada Karina e de um amigo, não teme punições ao clube pela atitude tomada na partida contra o Millonarios. Eles garantem que pensaram em todas as consequências antes de entrar na justiça.

- Em hipótese alguma nós defendemos o Corinthians. Argumentamos que a pena era excessiva (...) Eu, única e exclusivamente, discuti o direito do consumidor - explicou Armando Mendonça, que também é advogado.

Torcida do Corinthians contra o Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)Armando, a esposa, o irmão Milton e um amigo foram ao Pacaembu na quarta-feira (Foto: Marcos Ribolli)

O departamento jurídico do Corinthians também acredita que não haverá represálias, apesar da Conmebol ter reprovado a interferência da justiça no caso.

Medida seria levar próximas partidas para um terceiro país"

Jean Nicolau, advogado

O advogado Jean Nicolau, especialista em direito desportivo, não acredita em mais uma punição ao clube, considerando que o pedido da medida cautelar partiu dos torcedores. Mesmo assim, aponta o que seria uma alternativa, considerando o novo código disciplinar da entidade, para evitar novas situações como a que aconteceu no Pacaembu.

- Qual seria essa medida dentre as que estão previstas pelo regulamento? Seria levar as próximas partidas do Corinthians para um terceiro país até que o caso seja definitivamente julgado - afirmou.

Na próxima rodada, quarta-feira, o Timão joga fora de casa, contra o Tijuana, no México (confira a tabela da Libertadores). A medida cautelar imposta ao Timão também proíbe a entrada de corintianos em jogos fora de casa - não haverá venda de ingresso para torcida visitante.

Assista a outros vídeos do "SporTV News"

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)