terça-feira, 5 de março de 2013

Tite confirma laterais e fala sobre partida contra Tijuana

05/03/2013 21:00:00

Ygor e Ednílson voltam para o banco de reserva

O Corinthians entra em campo nesta quarta-feira, dia 06, para a terceira rodada da Copa Libertadores. O adversário será o Tijuana, do México. E o treinador Tite já confirmou que Alessandro e Fábio Santos voltam ao time titular.

"Já passei o vídeo para eles, vai ser o mesmo time sim, com Alessandro e Fábio retornando", disse Tite, após o último treinamento antes da partida contra o Tijuana.

O que tem preocupado o treinador do Timão é a grama sintética, que os jogadores não estão acostumados. "Agora temos outro desafio, que é jogar em campo de grama sintética. Não precisa ser professor, nem técnico, para dizer que é diferente. A bola trava mais, quica mais, não dá nem para fazer a cavadinha. Temos de nos adaptar a isso."

A escalação titular do Corinthians vai ser com Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Renato Augusto; Alexandre Pato e Guerrero. O meia Jorge Henrique, que retorna de lesão, fica no banco de reserva.



Vélez é punido com portões fechados por um jogo e sem torcida de visitante

Não é só o Corinthians que vai jogar sem torcida no estádio na Libertadores. O Vélez Sarsfield, da Argentina, vai enfrentar o Peñarol, do Uruguai, na próxima terça-feira com portões fechados no estádio José Amalfitani. Além disso, está impedido de levar sua torcida para jogos fora de casa até a fase semifinal da competição. O clube foi punido em julgamento na noite desta terça-feira pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol, presidido pelo brasileiro Caio Rocha, após as cenas de violência entre os torcedores argentinos e uruguaios, durante a vitória por 1 a 0 dos hermanos no Centenário, no dia 26 de fevereiro. Nas arquibancadas, separados por poucos metros, eles arremessaram objetos e até mesmo cadeiras do estádio uns contra os outros.



Confira os resultados desta terça pela Taça Libertadores e em dois estaduais

05/03/2013 23h37 - Atualizado em 05/03/2013 23h37

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2013 (FASE DE GRUPOS - 3ª e 4ª rodadas)
Olimpia 2 x 2 Deportivo Lara CRÔNICA
Newell's Old Boys 1 x 2 Universidad de Chile CRÔNICA
Millonários 2 x 1 San José-BOL CRÔNICA
Grêmio 4 x 1 Caracas-VEN CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A2 2013 (primeira fase - 13ª rodada)
Comercial-SP 1 x 0 RB Brasil CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato paraense 2013 (TAÇA ESTADO DO PARÁ - 1ª rodada)
Tuna Luso 4 x 1 Águia de Marabá CRÔNICA / VÍDEO
Paragominas 2 x 0 Cametá CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário

  • Manoel Junior Tue, 05 Mar 2013 23:47:03

    Man.United 1 x 2 Real Madri

    Responder

    Facebook

    Denunciar

    Imagem do usuário



Millonarios vence o San José e se recupera no grupo do Timão

O Millonarios, da Colômbia, venceu o San José, da Bolívia, por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no estádio El Campín, em Bogotá. Os donos da casa sofreram com a retranca adversária, mas com um gol de Wason Rentería, velho conhecido dos brasileiros, levaram a melhor jogando em seus domínios, chegaram à primeira vitória na Taça Libertadores da América e se recuperaram na tabela de classificação.

Os colombianos, que antes ocupavam a lanterna, agora ocupam a terceira posição do Grupo 5, com três pontos ganhos. Os bolivianos caíram para a última posição, com apenas um. O líder é o Tijuana, do México, com seis pontos, seguido de perto pelo Corinthians, com quatro - os donos da ponta da chave se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília).

A partida em Bogotá começou de acordo com o que se esperava após duas rodadas da competição continental: completamente recuado em sua defesa, o time boliviano passou a ser bombardeado pelas finalizações dos donos da casa desde o primeiro minuto. O goleiro Carlos Lampe foi o destaque da primeira metade da etapa inicial – fez milagre em um chute de Fredy Montero, aos 16 - mas não conseguiu evitar que o Millonarios abrisse o placar.

Um minuto depois, em cobrança de escanteio, o zagueiro Pedro Franco aproveitou o vacilo da defesa adversária e subiu mais que todo mundo para cabecear direto para a rede. O gol abalou os visitantes, que continuaram a ser atacados: Robayo ainda perdeu ótima oportunidade de ampliar a vantagem para os colombianos. Foram 45 minutos de superioridade do Millonarios.

Quando o primeiro tempo estava bem próximo do apito final, nos acréscimos, o San José aproveitou uma brecha para igualar o placar. Diego Cabrera disparou em velocidade pela direita, invadiu a área e cruzou rasteiro. O experiente atacante Saucedo dominou, não se afobou com a chegada dos zagueiros e, com uma cavadinha, deixou toda a zaga dos donos da casa no chão (inclusive o goleiro Delgado), empatando o jogo.

Bem menos afobado que na goleada por 4 a 0 sofrida para o Tijuana na última rodada, o San José soube atuar como visitante. Não se lançou ao ataque e manteve a cautela na etapa complementar. Nas poucas chances que ambas as equipes tiveram, Lampe e Delgado salvaram bolivianos e colombianos, respectivamente.

A entrada de Perlaza deu mais agilidade ao ataque do Millonarios. Suas constantes investidas e finalizações de fora da área assustavam os visitantes, que se seguravam como podiam. Apesar da baixa precisão do setor ofensivo dos mandantes, que, assim como na derrota para o Corinthians, pouco faziam em campo, Asprilla e Rentería pressionavam a defesa boliviana.

A insistência dos colombianos deu certo: aos 35 minutos do segundo tempo, Asprilla escapou da marcação pela esquerda e encontrou espaço para cruzar em meia altura. Os defensores do San José se atrapalharam, e García, que marcava Rentería no lance, escorregou. Sozinho, cara a cara com Lampe, herói da partida até então, o atacante não perdoou: 2 a 1. Seu último gol pela Libertadores havia sido em 2011, pelo Once Caldas, contra o Santos.



Pato dá susto ao sentir dores durante treino em Tijuana, mas vai para o jogo

Alexandre Pato deixou o elenco do Corinthians apreensivo durante o treino desta terça-feira, no estádio Caliente, em Tijuana. Durante a atividade, o atacante começou a se queixar de dores na perna esquerda e precisou ser substituído por Romarinho. No entanto, a medida foi por precaução, e o jogador não preocupa para o duelo com o Tijuana nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), pela Libertadores.

Quando treinava cruzamentos com os titulares, Pato levou a mão à perna e foi logo atendido pelo médico Guilherme Runco. Saiu do campo de grama sintética andando. A constatação inicial foi de uma pequena torção no tornozelo. Assim que deixou o gramado, o atacante já iniciou o tratamento com gelo para estar recuperado nesta quarta.



Danilo minimiza grama sintética e pressão da torcida mexicana

A grama sintética do estádio Caliente, onde o Corinthians enfrentará o Tijuana, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), é a maior preocupação dos jogadores alvinegros para o confronto. O meia Danilo, que já tem experiência com o diferente tipo de gramado, alertou sobre as dificuldades que o Timão encontrará atuando nos domínios mexicanos, mas ponderou: é necessário mostrar a qualidade da equipe, independentemente do fato.

– Já joguei em grama sintética no Japão. É mais difícil, porque a bola quica de forma diferente. Mas tivemos dois dias para nos adaptar, temos de entrar e jogar futebol – resumiu o jogador.

Danilo, meia do Corinthians, em Tijuana (Foto: Diego Ribeiro)Danilo, meia do Corinthians, em Tijuana: preocupação com a grama sintética (Foto: Diego Ribeiro)

Além da grama sintética, os poucos conhecimentos sobre o adversário desta quarta-feira pode ser um problema para o Corinthians. O único contato dos jogadores com o Tijuana foram os dois jogos disputados pelo time mexicano até agora na Taça Libertadores da América: vitórias por 1 a 0 sobre o Millonarios, fora de casa, e 4 a 0, diante do San José, no estádio Caliente. O técnico Tite conversará mais com os jogadores sobre o anfitrião ainda nesta terça.

Na cidade, a animação para enfrentar o atual campeão mundial é grande. Além dos ingressos estarem praticamente esgotados, cartazes espalhados por Tijuana anunciam o jogo contra o Corinthians. Quem vencer, fica com a liderança do Grupo 5, atualmente detida pelos mexicanos, com seis pontos ganhos – o Timão tem quatro.

– De hoje para amanhã vamos saber mais sobre a equipe do Tijuana, mas os caras ganharam os dois primeiros jogos, tem de se preocupar sim. A maior preocupação é com nós mesmos, em fazer nosso melhor e jogar bem para ganhar – analisou Danilo.

Para eles pode ser uma motivação maior, pegar o campeão do mundo. Para nós também é decisivo"

Danilo, meia
do Corinthians

– Para eles pode ser uma motivação maior, de pegar o campeão do mundo, mas para nós também é um jogo decisivo, para definir nossas pretensões no grupo.

Embora os torcedores corintianos estejam proibidos de entrar nos estádios tanto como mandantes quanto como visitantes, devido à punição imposta pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) após a morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, em Oruro, alguns “invasores” estarão infiltrados na torcida do Tijuana, nesta quarta-feira. A capacidade do estádio é de aproximadamente 21 mil pessoas.

Mesmo que a pressão não seja a favor do Corinthians, Danilo disse que prefere ver o estádio Caliente cheio – para o meia, a torcida, ainda que contra, motiva os jogadores. O meia ainda espera contar com a energia de alvinegros escondidos entre os mexicanos.

– Sabemos que os torcedores podem aparecer no meio da torcida deles. Vão nos ajudar muito, mesmo quietos. Só acho que não vão gritar gol, se fizermos algum – apostou Danilo, entre risos.

– O estádio, para mim, tem de estar sempre cheio, mesmo que dessa vez seja só com torcida contra o Corinthians. O estádio vazio dá uma sensação de treinamento, é chato, lotado é bem mais legal. Espero um clima bom para o jogo de amanhã.

Na última quarta-feira, o Corinthians venceu o Millonarios por 2 a 0 com os portões fechados. Apenas quatro torcedores, que conseguiram uma liminar na justiça, assistiram à partida ao vivo. A situação deverá se repetir na semana que vem, quando o Timão recebe o Tijuana no estádio do Pacaembu.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Tite confirma Timão com retorno de laterais e ataque com Pato e Guerrero

Tite Corinthians (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Tite utilizará força máxima contra o Tijuana
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

O técnico Tite confirmou antes do treino desta terça-feira a escalação do Corinthians para o duelo de quarta contra o Tijuana, às 22h (horário de Brasília), no México. Como já era esperado, o Timão terá apenas duas mudanças em relação à equipe que empatou sem gols com o Santos no domingo, pelo Campeonato Paulista: os laterais Alessandro e Fábio Santos retomam suas posições, enquanto Edenílson e Igor deixam a equipe.

Tite vai manter o setor ofensivo com Alexandre Pato e Paolo Guerrero. Jorge Henrique, recuperado de lesão na coxa direita, vai ficar no banco de reservas - Renato Augusto, destaque no clássico contra o Santos, no último domingo, continua na formação principal. O Timão começa o duelo com Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Renato Augusto; Alexandre Pato e Guerrero.

– Já passei o vídeo para eles, vai ser o mesmo time sim, com Alessandro e Fábio retornando – confirmou o técnico, em entrevista na tarde desta terça, em Tijuana.

O treino da noite, no estádio Caliente, vai servir apenas para o reconhecimento do gramado sintético que a equipe vai enfrentar em Tijuana. Tite mostrou preocupação com a condição do campo, que apresenta padrão bem diferente daqueles com grama natural.

– Agora temos outro desafio, que é jogar em campo de grama sintética. Não precisa ser professor, nem técnico, para dizer que é diferente. Quem já jogou bola na rua, na areia, em qualquer lugar, sabe que é diferente. A bola trava mais, quica mais, não dá nem para fazer a cavadinha. Temos de nos adaptar a isso – alertou o comandante.

Após o treino no Estádio Caliente, a delegação descansa até horas antes da partida, que ocorre no fim da tarde – pelo horário local. O campo do jogo fica próximo ao hotel do Corinthians, num trajeto que dura menos de dez minutos.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Que novidade você gostaria de ver na lista de Felipão? Vote na enquete

Nesta tarde o técnico Luiz Felipe Scolari fará sua segunda convocação neste retorno à Seleção. Desta vez para os amistosos contra a Itália, em Genebra, na Suíça, no dia 21, e diante da Rússia, em Londres, no dia 25.

Por isso o “Arena” quer saber: Que novidade você gostaria de ver na lista de Felipão?

Depois dos três gols e uma bela atuação diante do Arsenal de Sarandí, pela Libertadores, o nome de Bernard ganhou força.

Bernard comemora gol do Atlético-mg sobre o Arsenal Sarandi (Foto: AP)Bernard comemora gol do Atlético-MG sobre o Arsenal de Sarandí (Foto: AP)

O goleiro Cássio tem um início de 2013 diferente do esperado. Após uma lesão no ombro, voltou e titubeou em alguns lances. Mas seu desempenho em 2012 o credencia para ser chamado.

Além destes jogadores, os nomes de Dedé, Hernanes, Leandro Damião, Kaká, Pato e Robinho podem surpreender.

Por isso vote na enquete do ‘Arena’ e dê a sua opinião.



Corinthians desiste de audiência para tentar ter torcida já na próxima quarta

Pacaembu, Corinthians x Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)Corinthians venceu o Millonarios com Pacaembu
praticamente vazio (Foto: Marcos Ribolli)

O Corinthians está otimista para o julgamento desta quarta-feira, no Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Temendo atrasar o resultado, o clube desistiu de fazer a audiência para apresentar verbalmente seus argumentos e também não enviou nenhum representante à sede da entidade, no Paraguai, já que o julgamento é fechado.

Depois de visitar o Tijuana no México, às 22h (de Brasília) desta quarta-feira, o Timão recebe a equipe mexicana já na quarta seguinte, dia 13 de março, no Pacaembu. E para não correr o risco de esperar mais uma semana, o clube aposta nos documentos já enviados à Conmebol na última quinta-feira.

- A audiência seria fundamental se quisesse ouvir alguma testemunha, mas não é o caso. Se o clube pedisse a audiência, o julgamento não aconteceria antes da próxima quarta-feira. Então, para apressar o processo, não quisemos a audiência - explicou Luiz Felipe Santoro, advogado do Corinthians.

No dia 21 de fevereiro, um dia depois da tragédia que matou o garoto Kevin Espada em Oruro, durante a partida contra o San José, o Corinthians foi punido pelo Comitê Disciplinar por meio de uma medida cautelar e tentou derrubá-la, sem sucesso. Por isso, encarou - e venceu - o Millonarios sem sua torcida no Pacaembu (apenas quatro pessoas entraram com liminares obtidas na Justiça).

Nesta quarta, o mesmo Comitê avaliará todo o caso, incluindo a defesa completa preparada pelo Corinthians. O clube espera atuar novamente diante de sua torcida já contra o Tijuana, no dia 13. Isso acontecerá se o clube for absolvido ou punido por, no máximo, um jogo (já cumprido diante do Millonarios).

- O Corinthians espera ser notificado da decisão com a mesma velocidade que a Conmebol teve para anunciar a medida cautelar (punindo o clube). Tão logo saia a decisão, ela já começa a valer - completou Santoro.

Clique e assista aos vídeos do Corinthians



Timão leva dois tipos de chuteiras para grama sintética de Tijuana

Corinthians treino Tijuana grama sintética (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Corinthians treina em campo com grama sintética
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Os jogadores do Corinthians terão duas opções de chuteiras à disposição para o duelo desta quarta-feira contra o Tijuana, às 22h (horário de Brasília), no México. Como o Estádio Caliente, palco do jogo, tem um campo com grama sintética, a comissão técnica alvinegra levou na bagagem calçados utilizados na prática do futebol soçaite – além dos tradicionais. As chuteiras deste tipo não possuem travas.

Para a adaptação ser mais rápida, o clube planejou seus dois treinos no México em gramados do tipo. Só na terça, porém, é que os titulares vão ter a oportunidade de testar suas habilidades no sintético – segunda-feira, só treinou quem não começou o clássico de domingo contra o Santos, no Morumbi. Mesmo assim, os profissionais do Corinthians não esperam maiores problemas.

– Cada um se adapta de uma forma ao gramado. Alguns mais acostumados vão utilizar o modelo normal, mas há a opção do soçaite para quem achar que vai se adaptar melhor – afirmou o preparador físico Fábio Mahseredjian.

Para os jogadores de linha, a preocupação é com a mudança de velocidade da bola, que fica mais rápida por causa do gramado mais duro. Acostumado a esse tipo de condição no futebol francês, onde atuou pelo Valenciennes, o zagueiro Gil vai usar o modelo normal.

– Joguei duas partidas em grama sintética na França, se não me engano. Faz um pouco de diferença porque a bola fica um pouco mais rápida, corre mais do que estamos acostumados. Mesmo assim, vou de chuteira com travas mesmo – explicou o defensor.

A bola trava,
o quique é diferente e temos de ter cuidado"

Cássio

No caso dos goleiros, a bola quica mais no gramado sintético e dificulta as possibilidades de defesa. Titular do Timão, Cássio se mostra preparado para o desafio. Ele jogou até um Mundial Sub-20 nesse tipo de campo: foi em 2007, no Canadá.

– Joguei esse Mundial e senti como é jogar na grama sintética. A bola trava, o quique é diferente e temos de ter cuidado. Mas acho que o treino desses dias vai ser suficiente para eu ficar com um bom tempo de bola – analisou Cássio.

O Tijuana não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, no único jogo em casa realizado até agora nesta Libertadores: mostrou desenvoltura no gramado e fez 4 a 0. Não à toa, o time mexicano é considerado pela comissão técnica o mais perigoso da chave, que ainda tem o Millonarios, da Colômbia.

No passado recente, outras equipes brasileiras enfrentaram o mesmo desafio pela Libertadores. Em 2012, por exemplo, Internacional e Santos estavam no mesmo grupo e tiveram de enfrentar o Juan Aurich, do Peru, em um campo de grama sintética na cidade de Chiclayo. O Peixe venceu por 3 a 1, enquanto o Colorado perdeu por 1 a 0.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Tijuana proíbe sinalizador em estádio e anuncia duelo com ‘El Campeón’

Estádio Caliente, em Tijuana, México (Foto: Diego Ribeiro)Cartaz em Tijuana mostra a importância dada ao jogo
desta quarta, contra o Timão (Foto: Diego Ribeiro)

Após o trauma que envolveu a morte de um garoto de 14 anos durante o confronto com o San José, em Oruro, na Bolívia, em sua estreia na atual edição da Taça Libertadores, o Corinthians vai encontrar clima bem mais tranquilo e seguro para o duelo desta quarta-feira contra o Tijuana, às 22h (horário de Brasília), no México. Em seu segundo jogo fora de casa pela competição, o Timão vai encarar um adversário que tomou todas as medidas de segurança necessárias desde a inauguração do Estádio Caliente, em novembro de 2007.

Desde então, placas afixadas em todos os portões de entradas do estádio mostram que sinalizadores, artefatos pirotécnicos e materiais combustíveis são terminantemente proibidos dentro do campo do Tijuana – tudo isso foi encontrado no estádio de Oruro dias após o jogo e a tragédia. No México, a placa não é mero aviso. Em visita ao local nesta segunda-feira, a reportagem do GLOBOESPORTE.COM constatou que a proibição virou uma espécie de “cultura” na cidade.

- Aqui não podemos nem ouvir falar nesse tipo de coisa. As placas são grandes por isso mesmo. E a revista tem sido eficiente, não temos tido problemas com esses artefatos – afirmou um funcionário do clube, que preferiu não se identificar.

- Isso é bonito em outros lugares, mas no estádio pode causar problemas – concordou um torcedor que comprava ingressos em uma das bilheterias do Estádio Caliente.

Estádio Caliente, em Tijuana, México (Foto: Diego Ribeiro)Placa no Estádio Caliente, em Tijuana, deixa claro o que os torcedores não podem usar  (Foto: Diego Ribeiro)

O enorme aviso diz o seguinte em um de seus tópicos: “Estão proibidos pólvora, sinalizadores, bombas de fumaça, jogos pirotécnicos, fogos de artifício, máquinas de fumaça, fogo quente ou vapor e objetos análogos”. Outro tópico esclarece que tais proibições se estendem a um raio de 125 metros do estádio.

O jogo não terá presença da torcida do Corinthians, como parte da punição imposta pela Conmebol após a morte do torcedor boliviano. Mesmo assim, o Timão é tratado pelo Tijuana como um dos gigantes do futebol – principalmente após o título do Mundial de Clubes, no Japão. Um outdoor próximo ao estádio faz o anúncio: “Vamos por el campeón” (Vamos pelo campeão).

Apesar da proibição, nada impede que um torcedor do Timão compre ingressos para assistir ao confronto na área destinada aos fãs do Tijuana. Os bilhetes mais baratos custam 450 pesos mexicanos (cerca de R$ 70). Quem joga no Corinthians sabe que a possibilidade de ver alvinegros infiltrados é real.

- Sabemos como é a torcida do Corinthians, tem em todo lugar. Então não seria uma surpresa vê-los entre os torcedores do Tijuana –  afirmou o goleiro Cássio.

Na segunda-feira, a entrada para as dependências do estádio não estava permitida, já que o gramado sintético foi preservado para os dois treinos que vão ocorrer nesta terça: do Tijuana, pela manhã, e do Timão, à tarde, em atividade de reconhecimento do campo.

Ampliação para número cabalístico

Apesar da segurança divulgada pelo Tijuana, o Timão vai encontrar pela frente um estádio parcialmente em obras. Com capacidade atual para cerca de 21 mil pessoas, o Caliente está sendo ampliado. A previsão de término dos trabalhos é 2014, e a casa dos Xolos (apelido da equipe mexicana) terá capacidade para 33.333 torcedores. O número cabalístico não tem explicação lógica, nem no site oficial do clube nem por meio de funcionários que trabalham no local.

Mesmo assim, o palco tem aspecto de novo, até porque foi inaugurado há pouco mais de cinco anos. Em uma das alas de arquibancadas, a imponente estátua de um cão se apresenta como mascote do clube. O Xoloitzcuintle (o popular Pelado Mexicano) é uma raça nativa do país e símbolo do Tijuana.

Clique e assista aos vídeos do Corinthians

Estádio Caliente, em Tijuana, México (Foto: Diego Ribeiro)Estádio Caliente tem capacidade para 21 mil pessoas, mas será ampliado (Foto: Diego Ribeiro)



Igor aproveita chance e se firma como opção na lateral do Timão

Igor, lateral do Corinthians: moral com o técnico (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)Igor, lateral do Corinthians: moral com o técnico
(Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

A evolução do lateral-esquerdo Igor no Corinthians é impressionante. Até novembro do ano passado, o jogador estava em condições difíceis no Flamengo de Guarulhos, clube que mantém uma parceria com o Timão. No último domingo, ele disputou o clássico contra o Santos  como titular da posição, no lugar de Fábio Santos, poupado. Foi aprovado pela comissão técnica e provou que o atual dono da vaga tem um substituto que promete.

A primeira partida de Igor com os profissionais alvinegros foi a vitória por 1 a 0 pelo Mirassol, duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Paulista – coincidentemente, a última em que Tite utilizou os reservas, antes do retorno dos principais atletas, até então poupados por conta do desgaste no Mundial de Clubes, disputado em dezembro. A capacidade de movimentação e a precisão nos passes do jogador chamaram a atenção do treinador.

Antes de mostrar o bom futebol, o jovem lateral, de 20 anos, havia despertado a curiosidade do elenco por outro motivo: a semelhança física com o cantor de um vídeo que fez sucesso na internet no ano passado. Um garoto pega o violão e, ao lado da mãe e da irmã, passa a cantar uma música que tem o refrão “Para nossa alegria”. O apelido de Igor logo se tornou “Para nossa”, repetido insistentemente nos treinos.

Além do desempenho, o atleta aproveitou uma carência do atual plantel corintiano: com a saída de Welder, que foi negociado com o arquirrival Palmeiras, e a lesão de Denner, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e deve voltar só em maio, Fábio Santos ficou sem reserva imediato. Igor não só aproveitou a chance de demonstrar serviço, como não “tremeu” no clássico, sua segunda oportunidade como titular.

Além de errar poucos passes, o lateral não se intimidou em criar jogadas individuais e conduzir a bola pelo lado esquerdo do campo. A personalidade não arrancou só elogios dos companheiros de elenco, mas também algumas brincadeiras. Em alguns treinamentos, os corintianos já haviam chamado Igor de “fominha”. Após o clássico de domingo, as piadas se repetiram.

Ygor e Zizao, treino Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Ygor e Zizao correm no treino do Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)

– Ele foi muito bem. Teve até uma hora que partiu com a bola e eu disse “Toca, toca, toca!”, mas nada de passar. (risos) No geral, fez um jogo bom – avaliou o zagueiro Paulo André.

Relacionado para a partida contra o Tijuana, nesta quarta-feira, pela terceira rodada da Taça Libertadores da América, Igor viajou para o México com a delegação alvinegra. Agora, ele acumula três partidas pelo Timão e tenta, pela primeira vez, ficar no banco pela competição continental – nos outros dois, contra San José, da Bolívia, e Millonarios, da Colômbia, o lateral não teve oportunidade.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Versão de menor não convence pais de Kevin: 'Para ser sincero, não creio'

Sentados no cemitério onde o filho foi enterrado, os pais de Kevin Douglas Beltrán Espada lembram do menino, de 14 anos, morto após ser atingido por um sinalizador e, enquanto tentam se acostumar com a ausência, alimentam o desejo de justiça. O pai, Limbert Beltrán, não esconde o arrependimento por ter deixado o menino ir ao jogo do San José contra o Corinthians. Sem a chance de ter o filho de volta, ele espera ver os responsáveis punidos e revela não acreditar na versão do corintiano de 17 anos que assumiu ter disparado o artefato (assista ao vídeo). 

- Escutei e vi parte desta entrevista, mas, para ser sincero, não creio. Acho que é simplesmente algo preparado. Inclusive, na confissão que ele faz, se nota que ele decorou o diálogo, sabe o que vai dizer, não está com dúvidas, não está nervoso, nada. Aí me vem a cabeça as duas leis que dizem que se você tem 17 anos não se pode colocar na prisão, não se pode extraditar. E o que se correponderia, se é que é ele, é simplesmente um trabalho de serviço social. Então, tudo isso me leva a pensar que é uma estratégia, algo que eles prepararam para tentar liberar os 12 que aqui são maiores - disse, se referindo aos torcedores indiciados pelo crime e presos na Bolívia desde 20 de fevereiro, data da tragédia.

Pais de Kevin Espada, Carola Beltrán Espada e Limbert Beltrán (Foto: Reprodução SporTV)Pais de Kevin, Carola e Limbert Beltrán, querem justiça pela morte do filho (Foto: Reprodução SporTV)

Cinco dias depois, o menor H. A. M., de 17 anos, se apresentou na Vara da Infância e da Juventude, em Guarulhos, para assumir a autoria do disparo do sinalizador. No dia anterior, ele havia contado sua versão em entrevista ao "Fastástico" e disse não ter assumido tudo na Bolívia por recomendação de outros integrantes da torcida Gaviões da Fiel. As declarações não convenceram o pai de Kevin.

- Me pergunto: se verdadeiramente é ele e está arrependido, por que não vem mostrar  a cara aqui, por que não confessa? Eu penso que se ele confessar a justiça aqui vai ser benevolente com ele, mas que venha aqui, porque o crime foi feito aqui, não no Brasil - afirmou.

Limbert Beltrán e a esposa Carola Beltrás Espada ainda parecem perdidos, tentando recomeçar após a perda do menino. Quando pensam na forma como o filho morreu, além de pedirem justiça, eles esperam que o caso sirva de alerta.

- Sei que é dificil que eu leve uma causa contra 12 pessoas, mas vou tentar. Porque tem que parar. Era um menino que não saía de casa, acabava de começar a dar seus primeiros passos de adolescente, estava começando a ir a festas, ter uma namorada, apenas começava a ter sua vida de jovem. Que tenha ido a um jogo e lhe tiraram a vida não é justo - considerou o pai.

Arrependido de ter permitido ao filho que fosse ao jogo, Limbert revelou que não consegue deixar de se culpar e não apaga a lembrança do dia seguinte à partida, quando se deparou com o corpo do filho.

- Fomos até o necrotério do Hospital Obrero e vimos meu filho ali, deitado, ainda com o maldito artefato em seu olhinho. A verdade é que não desejo isso a ninguém. Ainda não pudemos assimilar. É muito forte (...) não pensava que ao dar um beijo na manhã e lhe dar sua passagem, o dinheiro para a entrada, estava me despedindo, que já não ia voltar a vê-lo - lamentou.

A mãe espera que outras famílias não passem pelo mesmo sofrimento.

Túmulo de Kevin Espada, torcedor boliviano morto ao ser atingido por sinalizador (Foto: Reprodução SporTV)Kevin Espada foi enterrado em Cochabamba, cidade
onde o menino morava (Foto: Reprodução SporTV)

- Espero que mude em nível nacional e internacional para que isso que aconteceu não volte a ocorrer porque machuca. Machuca a família, machuca uma pessoa que é inocente. Espero que, a partir de agora, tomem os cuidados pertinentes para que isso não volte a acontecer.

O pai concorda. Em um depoimento emocionado, ele disse que o desejo é que sirva de lição para todos, mas especialmente os torcedores do Corinthians que levaram sinalizadores ao estádio.

- Como minha esposa disse, não vão me devolver (o filho), mas que aprendam. É o que eu quero. E creio que já estão aprendendo, os que estão presos. Talvez a justiça os vá liberar, mas, nestes dias, sei que estão aprendendo. As familias deles que me desculpem, sei que também estou causando dor nessas famílias, mas que eles se coloquem nesta situação, que nos entendam. Eles pelo menos vão vê-los, eu nunca mais vou ver meu filho - desabafou.

Assista a outros vídeos do "SporTV News"



Corinthians será julgado na quarta-feira

04/03/2013 22:30:00

Julgamento do "Caso Kevin" acontecerá na próxima quarta, segundo o presidente do Comitê Disciplinar da Conmebol

O julgamento do Corinthians pela morte do torcedor boliviano Kevin Spada, de 14 anos, será nessa quarta-feira, às 16h. A informação foi confirmada pelo presidente do Comitê Disciplinar da Conmebol, Caio César Vieira, em entrevista à Rádio Bradesco Esportes FM.

A tragédia aconteceu na estreia do atual campeão da Libertadores contra o San José, em Oruro, na Bolívia, quando menino Kevin morreu após ser atingido no olho por um sinalizador disparado pela torcida do Corinthians. A polícia boliviana prendeu 12 torcedores corinthianos pelo incidente e, posteriormente, um menor de 17 anos assumiu a culpa pelo disparo.

 Em uma medida inicial, o Corinthians foi obrigado mandar seus três jogos em casa pela fase de grupos com os portões fechados. No julgamento, a Conmebol pode estender a punição pelo resto do campeonato e até mesmo decidir pela exclusão do time na competição.