segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Corinthians divulga lista de jogadores para o Mundial de Clubes

No fim da tarde desta segunda-feira, o Corinthians anunciou a lista de jogadores para o Mundial de Clubes.

Entretanto, o Timão tem apenas uma dúvida para o torneio no mês de dezembro, no Japão. A Fifa questiona a inscrição de Guilherme. O volante chegou ao clube paulista no dia 15 de agosto, depois do fechamento janela de transferências internacionais, o que, de acordo com a entidade, inviabiliza a participação dele no Mundial.


Caso o jogador não consiga participar do Mundial, Willian Arão entrará no seu lugar. A surpresa foi a ausência do peruano, Ramirez.

Confira a lista:

Goleiros: Cássio, Julio Cesar e Danilo Fernandes
Laterais: Alessandro, Fábio Santos e Guilherme Andrade
Zagueiros: Chicão, Paulo André, Wallace, Anderson Polga e Felipe
Volantes: Ralf, Paulinho, Guilherme* (ou Willian Arão) e Edenílson
Meias: Douglas, Danilo e Giovanni
Atacantes: Emerson, Paolo Guerrero, Jorge Henrique, Martinez e Romarinho

A delegação brasileira embarca para a Ásia na madrugada do dia 04 de dezembro, com uma escala de 24h em Dubai, nos Emirados Árabes. A estreia está marcada para o dia 12 com adversário ainda desconhecido.


Campeão do Mundo em 2000, Marcos Senna torce pelo bi do Timão

O pênalti de Edmundo batido para fora, na final do Mundial de Clubes da Fifa, em 2000, fez com que o volante Marcos Senna, à época com 24 anos, conquistasse junto com o Corinthians o título do torneio realizado no Brasil. Hoje com 36 anos, o experiente volante atua pelo Villarreal, da Espanha, e não esconde a sua torcida pelo Timão na busca do bicampeonato mundial, em dezembro, no Japão.

"Essa conquista com certeza marcou minha carreira e sempre que me lembro desse momento fico emocionado. Agora o Corinthians terá novamente a chance de levantar essa taça e, com certeza, poderá contar com minha torcida", disse o jogador, ídolo dos torcedores no Submarino Amarelo.

Após ser rebaixado para a segunda divisão espanhola na última temporada, Marcos Senna permaneceu no Villarreal para levar o clube de volta à elite do campeonato nacional. Enquanto acompanha pela televisão a preparação do Timão no Brasil, o volante aproveita para ouvir as manifestações dos torcedores corintianos e se diz emocionado com a energia transmitida pelos alvinegros nas arquibancadas.

"Uma invasão como essa só poderia ser feita pela torcida do Corinthians mesmo. Sou mais um do bando de loucos e sei que essa energia vai ajudar muito o time a buscar o título", destacou o atleta, confiante na conquista do bicampeonato. "Com certeza vou acompanhar a caminhada da equipe nessa competição. Sei que o time está bem entrosado e tem condições de conquistar essa taça tão importante."

O Corinthians tem sua estreia marcada no Mundial de Clubes para 12 de dezembro, contra o vencedor de Al Ahly, do Egito, e o classificado do duelo entre Sanfrecce Hiroshima, do Japão, e Auckland City, da Nova Zelândia. O último compromisso da equipe no Campeonato Brasileiro será disputado no próximo domingo, ante o rival São Paulo, no Pacaembu.

Já Marcos Senna seguirá a sua caminhada na Espanha e voltará aos gramados em 2 de dezembro, contra o Elche CF, pela 16ª rodada da segunda divisão do Campeonato Espanhol. O jogador mantém o futuro de sua carreira em sigilo e ainda não definiu se pendurará as suas chuteiras após o término desta temporada europeia.



Felipe ganha briga e entra na lista do Timão para o Mundial

O Corinthians enviou à Fifa, nesta segunda-feira, a lista de 23 jogadores que defenderão o clube no Mundial. Tite esperou até o último momento do prazo para definir o grupo, e o zagueiro Felipe ficou com a última vaga, deixando fora da relação o volante Willian Arão e o meia peruano Luis Ramírez.

O beque, inclusive, esteve perto de ser liberado pelo Timão. Sem mostrar serviço nos treinamentos, só não foi para o Flamengo porque a equipe carioca desistiu de sua contratação. Aí ele foi para o banco contra o Bahia, há um mês, entrou ainda no início do jogo graças à contusão de Wallace e agradou ao chefe.

Com Felipe, Tite fechou uma lista que, entre os últimos garantidos, tem também o garoto Giovanni. O meia abriu mão das férias para ficar à disposição do treinador no Japão e prometeu se apresentar na sequência à Seleção Brasileira sub-20, que disputará o Sul-americano da categoria em janeiro.

Ramírez, fora da lista, não voltará a defender o Corinthians. O meia peruano, que ficou marcado pela expulsão diante do Tolima na pré-Libertadores de 2011 e pelo gol decisivo marcado contra o Ceará no Brasileiro do mesmo ano, já avisou que pretende sair porque não vem sendo aproveitado e deverá voltar a seu país.

Como já era esperado, Zizao não foi convocado. O atacante chinês, contratado pelo departamento de marketing do clube, terá a chance de mostrar seu futebol no início do Campeonato Paulista, quando os titulares terão acabado de voltar de férias e estarão em pré-temporada.

Confira a lista do Timão para o Mundial:

Goleiros: Cássio, Julio Cesar e Danilo Fernandes
Laterais: Alessandro, Fábio Santos e Guilherme Andrade
Zagueiros: Chicão, Paulo André, Wallace, Anderson Polga e Felipe
Volantes: Ralf, Paulinho, Guilherme e Edenílson
Meias: Danilo, Douglas e Giovanni
Atacantes: Emerson, Guerrero, Jorge Henrique, Romarinho e Martínez



Cássio deixa preocupação com rival para depois: É árabe, né?

A palavra "ansioso" foi usada incontáveis vezes por Cássio em uma entrevista na qual o principal assunto foi o Mundial de Clubes. Mas o goleiro ainda não está preocupado com os adversários que o Corinthians enfrentará em dezembro, no Japão.

"Para falar a verdade, não estou acompanhando muito os nossos possíveis rivais. É árabe, né?", disse o camisa 12, confundindo o chaveamento da competição. Não há árabes na disputa pelo título, já que o sul-coreano Ulsan Hyundai foi o campeão asiático e enfrentará o mexicano Monterrey na tentativa de encarar o Chelsea nas semifinais.

Na parte do Timão da tabela, o neozelandês Auckland City vai encarar o japonês Sanffrece Hiroshima. Quem vencer medirá forças com o egípcio Al Ahly, confronto do qual sairá o adversário do Alvinegro no jogo do dia 12.

Seja qual for o rival, o goleiro quer terminar de maneira apropriada uma temporada marcante. Ele tinha pouco mais de 20 jogos como profissional em janeiro e, de lá para cá, ganhou a posição de titular, foi decisivo na conquista da Copa Libertadores e chegou à Seleção.

"A expectativa é terminar um grande ano. Quero fechar com chave de ouro um ano muito importante para mim, o melhor ano da minha carreira", comentou Cássio, que ganhou de vez a Fiel ao fazer uma das defesas mais importantes da história do Corinthians, contra o Vasco, em chute de Diego Souza.

No Japão, o jogador promete manter os hábitos de um 2012 inesquecível. Por isso, sua mala não estará cheio de livros. "O Wallace e o Paulo André que são mais de ler. Vou levar um computador e algum joguinho para passar o tempo."



Alvinegro depende de Fábio Santos para testar time do Mundial

Terminada a escala de folgas daqueles que mais atuaram na temporada, Tite separou as últimas seis rodadas do Campeonato Brasileiro como preparação do Corinthians para o Mundial. Nas cinco já disputadas, apesar do ótimo aproveitamento, ainda não contou com o time titular completo.

A formação pode ser finalmente testada no clássico de domingo, contra o São Paulo. O problema é que Fábio Santos voltou da Seleção Brasileira com uma lesão na coxa direita e provavelmente ficará de fora da partida, marcada para o estádio do Pacaembu.

De acordo com os médicos do Timão, a contusão é leve. A expectativa é que o lateral esquerdo volte a treinar com bola até quinta-feira, mas a comissão técnica não vê motivo para correr riscos em uma partida que não terá efeitos práticos na tabela.

Pesa o fato de Fábio Santos não ter reserva no elenco. Quando o camisa 6 não entra em campo, como aconteceu no último final de semana, o destro Guilherme Andrade é acionado e fica longe de mostrar a consistência do titular.



Corinthians segura lista e alimenta expectativa de Arão e Felipe

A lista de 23 jogadores que defenderão o Corinthians no Mundial precisa ser enviada à Fifa ainda nesta segunda-feira, mas o clube não parece ter pressa. A relação ainda não estava pronta ao término do treinamento, e o gerente de futebol Edu disse apenas que ela seria divulgada "até o fim do dia".

Assim, segue a expectativa em relação à última vaga. O zagueiro Felipe e o volante Willian Arão são os candidatos a completar o grupo que brigará pelo bicampeonato do Alvinegro, assunto que foi evitado entre os atletas na reapresentação do elenco no CT do Parque Ecológico.

"Aqui, ninguém demonstrou muita ansiedade. Mas, em casa, com os familiares, se fosse o meu caso, eu estaria bastante ansioso e esperançoso ", disse o goleiro Cássio. "Eu não sei quem são os 23. Geralmente, as listas ficam no mural. Não vi nenhuma lista. E, para falar a verdade, o Tite não é de ficar dando muitas pistas."

Titular desde as oitavas de final da Copa Libertadores, o camisa 12 é nome certo na relação. Até ele, no entanto, aguarda com ansiedade a divulgação dos jogadores que lutarão pelo título no Japão. "É sempre bom conferir o nome lá, né?"



No caminho do Timão, Al Ahly anuncia inscritos para o Mundial

Possível adversário do Corinthians no Mundial de Clubes, o Al Ahly, do Egito, anunciou nesta segunda-feira os 23 jogadores escolhidos pelo técnico Hossam Al Badry para a disputa da competição, em dezembro.

O Al Ahly pode encarar o Corinthians na semifinal do torneio. Para isso, precisará derrotar o vencedor do duelo entre Sanfrecce Hiroshima, do Japão, e Auckland City, da Nova Zelândia.

Mohamed Aboutrika na partida do Ahly (Foto: Getty Images)Abu Trika é o principal jogador do elenco do Al Ahly (Foto: Getty Images)

O time egípcio conquistou a Liga dos Campeões da África, ao vencer o Esperance de Tunis, da Tunísia, na decisão. Esta será a quarta participação da equipe no Mundial. A tendência é que o Al Ahly embarque para o Japão no dia 30 de novembro. Segundo o site “Supersport”, a delegação se vestirá de preto, numa homenagem aos torcedores mortos na tragédia de Port Said, no começo do ano.

A novidade na relação está na presença do meia Mohamed Aboutrika. O veterano, grande ídolo do time, voltou de suspensão na decisão da Liga dos Campeões, após se desentender com a diretoria, e havia ameaçado abandonar a carreira após a competição.

Confira a lista:

Goleiros: Sherif Ekramy, Ahmed Adel e Mahmoud Abu El Saoud

Defensores: Mohammed Nagib, Wael Gomaa, Sherif Abd El Fadil, Sayed Moawad, Ahmed Fathy, Ahmed Sheded, Saad Samir e Ramy Hesham

Meio-campistas: Shehab El Deen Ahmed, Mohamed Aboutrika, Mohammed Barakat, Abd Allah Al Saied, Waleed Soliman, Hossam Ghaly, Hossam Ashour e Mahmoud Hassan

Atacantes: Dominique Da Silva, Al Sayed Hamdi, Emad Moteb e Mohammed Nagy Gedo



Cartola FC: Goleadores dominam seleção, que tem Elano em destaque

Os times do Sul e Sudeste do Brasil fizeram a alegria dos cartoleiros na 37ª rodada. Flamengo, Ponte Preta, Portuguesa, Figueirense, Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro foram os times representados na seleção dos melhores do fim de semana. Dos 11 jogadores, apenas Renato Santos, zagueiro do time carioca, e Edson Bastos, goleiro da Macaca, não fizeram gols. Os outros nove atletas foram responsáveis por balançar as redes adversárias e garantirem altas pontuações no fantasy game.

Com participação em três gols na vitória de 4 a 2 do Grêmio sobre o Figueirense, Elano foi o maior pontuador da rodada (16.60). O meia foi responsável pelo primeiro gol da equipe e ainda deu duas assistências. Companheiro de equipe no meio-campo gremista, Zé Roberto foi outro a ter bom desempenho, também com uma bola na rede, além de um passe para gol e duas roubadas de bola, somando 15.40 pontos.

Outro time azul a brilhar na rodada foi o Cruzeiro. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, destaques para Leandro Guerreiro (15.80), autor de um gol, além de ter conseguido quatro roubadas de bola e ter sofrido três faltas. O atacante Wellington Paulista (14.80) foi outro a entrar no rol dos melhores do fim de semana, mandando a bola para rede uma vez, além de ter sofrido cinco faltas e ter três finalizações defendidas.

Elano gol Grêmio x Figueirense (Foto: Petra Mafalda / Futura Press)Elano foi o maior pontuador da rodada no Cartola FC com 16.60 (Foto: Petra Mafalda / Futura Press)

Portuguesa e Flamengo foram os protagonistas da defesa da rodada. A Lusa emplacou os laterais, Luis Ricardo (15.50) e Marcelo Cordeiro (13.40), autores dos gols da equipe sobre o Internacional. Do time carioca, os zagueiros Marcos González (11.80) e Renato Santos (11.40) foram os melhores, sendo que o chileno ainda marcou o único gol da equipe no empate com o Vasco.

Mas nem tudo são flores e houve também quem mandasse mal no último fim de semana. O goleiro do Grêmio, Marcelo Grohe, sofreu dois gols e não praticou uma defesa durante a partida, somando -4.00 pontos. No rival gaúcho, Ygor errou oito passes, cometeu três faltas e recebeu ainda um amarelo, que deram números aos -5.40 pontos do volante colorado.

O Botafogo teve o pior pontuador da rodada. O lateral Lucas recebeu um cartão veremlho, cometeu cinco faltas e errou seis passes para ter -7.10 no fim de semana. O goleiro Jefferson foi outro a ter mau desempenho, com -5.30, graças a 3 gols sofridos, um cartão amarelo e um passe errado. O zagueiro Wellington, do Palmeiras, também não esteve bem e, com um vermelho, três faltas cometidas e três passes errados, somou -5.40 pontos.

Vale lembrar que a seleção do Cartola FC não tem relação com o Troféu Armando Nogueira, no qual comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM elegem a seleção da rodada.

Na Liga Nacional, o maior pontuador da rodada foi "Palha de Coque F.C.", do cartoleiro Danilão. Ele fez 107.58 pontos. O "AVE de RAPINA FN", de Falcão, foi o segundo com 106.73 pontos. O líder da Liga Nacional até a 37ª rodada é o " PAPAI MACHUKA", do cartola Fabian Nogueira, com 2785.02 pontos.

Segue abaixo o quadro da seleção da 36ª rodada do Cartola FC, que custa C$ 137.32 e fez 159.63 pontos:


JOGADOR
PREÇO
PONTUAÇÃO
GOL - Edson Bastos (Ponte Preta) C$ 8.89 10.40
LAT - Luis Ricardo (Portuguesa) C$ 9.73 15.50
LAT - Marcelo Cordeiro (Portuguesa) C$ 8.06 13.40
ZAG - Marcos González (Flamengo) C$ 10.75 11.80
ZAG - Renato Santos (Flamengo) C$ 11.33 11.40
MEI - Elano (Grêmio) C$ 16.03 16.60
MEI - Leandro Guerreiro (Cruzeiro) C$ 10.59 15.80
MEI - Zé Roberto (Grêmio) C$ 14.11 15.40
MEI - Bernard (Atlético-MG) C$ 12.80 14.40
ATA - Wellington Paulista (Cruzeiro) C$ 12.13 14.80
ATA - Aloísio (Figueirense) C$ 13.66 13.90
TEC - Guto Ferreira (Ponte Preta) C$ 9.24 6.23


Timão atrasa divulgação da lista: 'Estamos esperando', diz Cássio

Cassio, Corinthians, bola mundial (Foto: Daniel Vorley / Agência Estado)Cássio diz que não sabe nada sobre a lista de Tite
para o Mundial (Foto: Daniel Vorley / Agência Estado)

A segunda-feira está cercada de expectativa no Corinthians. A previsão de a comissão técnica divulgar pela manhã a lista dos 23 jogadores que serão inscritos no Mundial de Clubes não se confirmou. A diretoria Tite ainda não comunicaram ao elenco a relação e só devem divulgá-la no fim da tarde, já que tem até 16h para enviar o documento à Fifa.

O elenco treinou cedo no CT Joaquim Grava. Os atletas reservas e os que não atuaram os 90 minutos contra o Santos participaram de uma atividade com bola no gramado. Já os que estiveram em campo durante toda a partida fizeram apenas um trabalho regenerativo. Em seguida, foram liberados sem a confirmação da lista.

– Eu não sei quem são os 23. Geralmente, a lista fica no mural e não vi nenhuma hoje. Estamos esperando. Mesmo estando jogando, você fica ansioso até a lista não sair. É sempre bom conferir para ver quem está – afirmou o goleiro Cássio.

Após o clássico, o técnico Tite disse ter uma dúvida para fechar o grupo. A confirmação dependia de uma avaliação do rendimento do zagueiro Anderson Polga como volante. O pentacampeão foi colocado na função diante do Peixe, mas não teve um grande desempenho e acabou sendo substituído por Guilherme no segundo tempo.

Caso ele opte por Anderson Polga como reserva imediato de Ralf, abre-se uma vaga de zagueiro. Assim, Felipe seria o escolhido. Caso reprove o veterano, o volante Willian Arão seguiria para o Japão com a delegação no dia 4 de dezembro.

A surpresa deve ser a ausência do meia Ramírez. Além de ter perdido espaço no segundo semestre, o jogador tem uma lesão na coxa esquerda e não sabe se estará recuperado. O peruano, aliás, corre o risco de deixar o clube na temporada 2013. Ele já manifestou o interesse de se transferir para atuar com mais frequência e pode ser emprestado ao Universitario-PER.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians



Dinei e Zé Elias são eternizados na Calçada da Fama do Corinthians

Dinei Zé Elias Corinthians (Foto: Divulgação)Dinei Zé Elias recebem homenagem do Corinthians
no Memorial do Timão (Foto: Divulgação)

A Calçada da Fama do Corinthians, localizada no Memorial do Timão, no Parque São Jorge, ganhou a presença de mais dois ex-jogadores que marcaram época com a camisa alvinegra. No último sábado, a diretoria corintiana prestou homenagem ao ex-volante Zé Elias e ao ex-atacante Dinei, que brilharam no clube na década de 1990.

– O Dinei não existiria sem o Corinthians. Conquistar tudo o que conquistei aqui, após ser um torcedor de arquibancada, é o que me fez, e ainda faz, um homem feliz e realizado – afirmou Dinei, em entrevista ao site oficial do clube. 

– É uma honra muito grande ter sido convidado para a Calçada da Fama. Ser eternizado em um clube como o Corinthians, onde comecei a minha carreira e me identifiquei, é emocionante. Fiquei muito feliz com a homenagem – completou  Zé Elias.

Além da dupla, o local conta também com homenagens aos corintianos Marcelinho Carioca, Vampeta, Edílson, Gamarra, Rincón, Biro-Biro, Geraldão, Palhinha, entre outros ídolos da Fiel torcida.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians



Armandão: Elano, decisivo na vitória do Grêmio, é o craque da 37ª rodada

O Grêmio não perde uma partida no Campeonato Brasileiro desde o dia 8 de setembro. Mais precisamente há 14 rodadas. E a um jogo do fim da competição, o time manteve a segunda posição. Mais do que isso: nos dois últimos fins de semana, dois dos pilares do time mostraram como se consolidou a boa fase na reta final. Zé Roberto recebeu 8,5 pela exibição no jogo contra a Portuguesa, no domingo passado. Elano repetiu a nota do companheiro e foi o craque da rodada no Troféu Armando Nogueira desta vez. Foram duas assistências e um gol na vitória por 4 a 2 sobre o Figueirense, o que garante o prêmio Armandinho ao meia.

Zé Roberto não deixou por menos. Com uma participação destacada, balançando a rede e dando inclusive o passe para o gol de Elano, ele recebeu 7,5 e forma o meio de campo com o colega de equipe. Do outro lado, o autor dos gols do Figueirense também entrou na seleção da 37ª rodada. Aloísio, que chegou a pedir silêncio aos gremistas presentes no Orlando Scarpelli, balançou a rede duas vezes e ficou com 8,0. Dimba e Wellington Paulista formam o trio de ataque.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.

Seleção da 37ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

GOLEIRO:

Diego Cavalieri fez jus ao posto de melhor goleiro do Campeonato Brasileiro. Com boas defesas, ajudou a segurar o empate por 1 a 1 com o Sport e deixar o Fluminense mais perto de alcançar o recorde de pontos conquistados desde que o campeonato passou a ser disputado por 20 clubes. Enquanto o Sport pressionava com a missão de virar o jogo e diminuir o desespero na luta contra o rebaixamento, o arqueiro fez parecer impossível a mudança de rumo no placar. Fernando Prass fez boas defesas no empate do Vasco com o Flamengo, recebeu 7,5, mas pecou no fim, com uma falha que resultou no gol do rival. Fábio (Cruzeiro), Dida (Portuguesa) e Saulo (Sport) foram os outros destaques, com 7,0.

LATERAL-DIREITO:

Luis Ricardo abriu o caminho para o que pode ser o alívio da Portuguesa. Pelo menos ajudou a amenizar a agonia com a situação do time, que luta para não cair. No Beira-Rio o lateral-direito fez o primeiro gol no triunfo por 2 a 0 sobre o Internacional. Além disso, ajudou defensivamente com roubadas de bola e ficou com 8,0, a maior média no setor. Patric (Náutico) e Wellington Silva (Flamengo) levaram 6,5 e foram bem.


ZAGUEIROS:

A dupla de zaga é formada por um jogador do Corinthians e outro do Flamengo. Wallace fez o gol do Timão no empate com o Santos e recebeu 7,5. Já Marcos González deixou o seu no clássico com o Vasco e ficou com a mesma nota. Vale destacar ainda Leandro Guerreiro (Cruzeiro), Titi (Bahia), Gustavo (Portuguesa), Renato Santos (Flamengo), Leandro Euzébio (Fluminense) e Alemão (Náutico) que receberam nota 7,0.

LATERAL-ESQUERDO:

Em um bom duelo travado com Patric nas laterais, Jussandro aproveitou os avanços do adversário e deu boas opções pelo lado esquerdo do ataque do Bahia. Também foi responsável pelas roubadas de bola do time baiano. Marcelo Cordeiro recebeu 7,5, fez o gol da Portuguesa contra o Inter, mas foi um dos que mais erraram passes. William Matheus (Vasco), Léo Gago (Grêmio), que jogou improvisado, Douglas Santos (Náutico) e João Paulo (Ponte Preta) também se destacaram com notas 6,5.

VOLANTES

Nilton insistiu. Sendo para fora ou bloqueado, ele finalizou. Além de fechar os espaços no meio de campo do Vasco, arriscou subidas ao ataque. E uma chance de bola parada foi o suficiente para o volante soltar a bomba e marcar. Recebeu nota 7,0 e foi o volante eleito para formar a seleção da rodada. Hélder (Bahia) foi avaliado com a mesma nota e também se destacou no setor.

MEIAS:

O meio de campo ofensivo é tricolor. E tricolor gaúcho. Principais articuladores de jogadas do Grêmio na vitória por 4 a 2 sobre o Figueirense, Zé Roberto e Elano foram bem avaliados. O primeiro, craque da última rodada, ficou com 7,5. Já Elano foi além, com duas assistências e um gol, levou 8,5, sendo o melhor do fim de semana. Felipe Anderson (Santos), Jean Deretti (Figueirense), Edenilson (Corinthians) e Gabriel (Bahia) também jogaram bem.

ATACANTES:

A função principal deles é balançar as redes. E os três cumpriram bem seus papéis. Aloísio fez dois. Levou 8,0. Dimba (Náutico) fez o de empate com o Bahia, ajudou o time pernambucano a espantar de vez o risco de rebaixamento e recebeu 7,5. E Wellington Paulista (Cruzeiro) fez um dos dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba. Eles formam o trio de ataque. Ananias (Portuguesa), Leandro (Grêmio) e Roger (Ponte Preta) também se destacaram.



Polêmicas#37: lances em duelos da parte de baixo da tabela agitam rodada

Pouco ainda está em jogo neste Campeonato Brasileiro, mas a indefinição do último time que cai para a Série B foi o suficiente para deixar algumas partidas da 37ª rodada do Brasileirão mais emocionantes. Atualmente na 17ª posição e sendo rebaixado, o Sport enfrentou o Fluminense no duelo com as maiores polêmicas, incluindo bola tirada em cima da linha. Jogos de Portuguesa, Bahia, Náutico e Coritiba também tiveram lances duvidosos.

Confira as polêmicas da rodada:

Sport 1 x 1 Fluminense

Sport e Fluminense fizeram um jogo emocionante na Ilha do Retiro, que  terminou empatado e manteve o Leão com chances de ainda permanecer na Série A. Mas o duelo também teve momentos polêmicos, todos no segundo tempo. Aos 28 minutos, Fred ficou cara a cara com Saulo e marcou. Porém, o auxiliar Carlos Berkenbrock apontou impedimento do artilheiro do Brasileiro. Para o comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho, o assistente acertou na sua marcação

- O computador mostrou. Eu achei no momento que seria mesma linha, mas o bandeirinha estava certo.

Por centímetros, o Sport não conseguiu o gol da vitória. Aos 36, Henrique recebeu na área e ficou sem ângulo para a finalização por causa da aproximação de Diego Cavalieri. Vendo Felipe Azevedo chegando por trás, ele tocou para o atacante, que chutou de primeira. Em cima da linha, Valencia conseguiu afastar o perigo. A torcida rubro-negra pediu o gol, mas, para Arnaldo, a bola não entrou.

- Não há dúvida, (o corte) foi em cima da linha. E o assistente atrás do gol estava de olho ali.

Três minutos depois, o Fluminense saiu em contra-ataque, mas Carlos Berkenbrock tratou de impedir o avanço tricolor, que poderia decretar o rebaixamento do Sport. O auxiliar levantou a bandeira quando Samuel tocou para Fred,que buscou ficar em posição legal durante o ataque. Desta vez, segundo Arnaldo, a arbitragem errou em parar a jogada.

- Esse não estava não. O outro – o impedimento aos 28 minutos - é que precisava de computador.

Internacional 0 x 2 Portuguesa

Na derrota para a Portuguesa no Beira-Rio, o Internacional teve motivo para reclamar da arbitragem. Aos 7 minutos do segundo tempo, Fred lançou para Cassiano, que entrava na área. A zaga paulista fez mal a linha de impedimento e deu condição para o jogador colorado. Porém, a arbitragem parou a jogada. O narrador Luis Alano achou que não houve impedimento, mas o comentarista Marcio Marcos preferiu não culpar o assistente pela marcação.

- Esse é um lance de impedimento complicado para o auxiliar, porque o zagueiro está saindo e o atacante entrando.

Bahia 1 x 1 Náutico

O gol do Bahia no empate com o Náutico foi fruto de um pênalti que os jogadores pernambucanos reclamaram da arbitragem. Aos 4 minutos do segundo tempo, Rogério se desequilibrou e derrubou Jussandro na área. O árbitro Péricles Bassols marcou a penalidade,e a comentarista Clara Albuquerque se posicionou a favor do juiz.

- O jogador do Náutico toca o Jussandro por trás com o joelho, mas tive a impressão de que o Jussandro já estava desequilibrado na hora em que isso acontece. Não sei se o toque foi suficiente. Como não tem como a gente saber isso, e como houve o toque, eu também marcaria o pênalti.

Cruzeiro 2 x 1 Coritiba

O Cruzeiro obteve a terceira vitória seguida no Brasileiro, dessa vez sobre o Coritiba e o resultado muito se deve ao início de jogo dominante da Raposa. Após abrir a contagem, a equipe chegaria ao segundo gol aos 25 minutos do primeiro tempo, com Tinga, mas o auxiliar levantou a bandeira no lance, vendo o volante cruzeirense à frente do zagueiro e da linha da bola. O comentarista Leonardo Figueiredo aprovou a decisão da arbitragem.

- O Tinga está à frente da bola, à frente do Marcelo no cruzamento, e ele toca. Talvez, se ele não participasse do lance, o Martinuccio chegaria para fazer o gol depois. Mas o passe foi para o Tinga, ele foi em direção à bola e estava um pouco à frente.

Apesar da derrota, o Coritiba conseguiu afastar o perigo do rebaixamento. O Coxa não ficou intimidado jogando fora de casa e chegou com perigo diversas vezes à meta mineira, principalmente no segundo tempo. Aos 25 minutos da etapa final, a equipe paranaense teve até um gol anulado que gerou dúvidas. Deivid tentou ao máximo ficar na mesma linha que Thiago Carvalho, recebeu o cruzamento rasteiro de Denis e tocou para o fundo do gol. Porém, o atacante foi flagrado em impedimento. Para Leonardo Figueiredo, a arbitragem foi bem na marcação.

- Pela faixa do campo, quando sai o passe, parece que o Deivid está um pouco à frente, mas muito pouco mesmo. É um lance muito difícil, complicado para o auxiliar.

Figueirense 2 x 4 Grêmio

O Grêmio por pouco não jogou fora a vitória sobre o Figueirense, no Orlando Scarpelli. Tudo começou com um pênalti para os catarinenses aos 18 minutos do segundo tempo. Na primeira participação em campo, Léo Lisboa foi derrubado por Tony na área, e o árbitro Elmo Alves Resende Cunha viu um empurrão do lateral gremista no adversário. De acordo com o comentarista Batista, o juiz foi bem no lance

- O jogador vinha para pegar essa bola que estava caindo no espaço vazio e o jogador do Grêmio estava atrasado. Acho que ele não chegaria a tempo de pegar a bola, mas teve um empurrão nas costas dele antes.

Botafogo 2 x 3 Atlético-MG

O Atlético-MG suou para derrotar o Botafogo, no Engenhão, mas a reação mineira poderia ter vindo bem antes caso o Galo tivesse empatado a partida aos 36 minutos do primeiro tempo, quando perdia por 2 a 1. Guilherme viu a entrada de Escudero por trás da defesa carioca e fez o lançamento. O meia dominou a bola e mandou para a rede, porém o bandeirinha Márcio Luiz Augusto viu impedimento na jogada. O que ele não viu, segundo o comentarista André Loffredo, foi que Dória dava condição para o jogador atleticano no momento do passe.

- Não foi um impedimento difícil (de ser marcado). O Dória está dentro da área e o Escudero, fora. A linha serve como referência. Ficou claro na hora. Foi um erro grave.

Corinthians 1 x 1 Santos

O empate por 1 a 1 no clássico do Pacaembu estava tranquilo para o árbitro Raphael Claus até os 41 minutos do segundo tempo. Foi quando Romarinho recebeu passe de Alessandro, invadiu a área e caiu dentro da área, com uma dividida com o zagueiro Bruno Rodrigo, do Santos. A jogada seguiu normalmente, mas o comentarista Wagner Vilaron, do SporTV, acredita que o juiz errou.

- O Bruno usa o braço direito para ganhar espaço e impedir o avanço do Romarinho. Ele coloca o braço no pescoço do Romarinho. Foi falta e, como aconteceu dentro da área, foi pênalti - afirmou o comentarista.

Vasco 1 x 1 Flamengo

O primeiro lance de polêmica no sábado, no Engenhão, aconteceu aos 12 minutos da etapa inicial. O atacante Marlone, do Vasco, invadiu a grande área e, após disputa com o zagueiro Marcos González, do Flamengo. A torcida do Vasco pediu o pênalti. O árbitro Wagner Nascimento Magalhães nada apitou e, na opinião do comentarista do SporTV Raphael Rezende, acertou.

- O Marlone cortou o Marcos González e depois foi caindo. Eu também não marcaria essa penalidade - disse o comentarista.

No início do segundo tempo, mais um lance complicado para a arbitragem de Wagner Nascimento Magalhães. Aos dois minutos, o lateral Ramon tenta invadir a área pelo lado esquerdo, mas é derrubado por Jonas. O juiz marcou falta fora da grande área, mas o jogador do Flamengo pedia pênalti. Para o comentarista Raphael Rezende, mesmo com o uso de imagens, não dá para afirmar se a jogada aconteceu dentro ou fora da grande área.

- O lance é complicado demais. O toque acontece no alto e o Ramon está com os pés fora do chão. Acho que foi na reta da linha, mas não dá para afirmar com certeza. Para a arbitragem, então, é mais difícil ainda.