terça-feira, 4 de setembro de 2012

Atuando mais avançado, Edenilson vai atrás de primeiro gol pelo Timão

Renato Rodrigues - 04/09/2012 - 19:18 São Paulo (SP)

Edenilson (Foto: Ale Cabral)
Edenilson quer correr para o abraço no Timão (Foto: Ale Cabral)

No Timão desde o ano passado, Edenilson, que já atuou como lateral-direito, continua se destacando por sua polivalência. Nesta quarta-feira, no duelo contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, ele atuará mais à frente, como um meia aberto pela direita. Hora de desencantar com a camisa do Corinthians?

A proximidade com o gol o anima bastante o camisa 21, já que, em 55 partidas, ele ainda não foi para as redes nenhuma vez atuando pelo Corinthians. Em Florianópolis, ele fará parte da linha de três meias que Tite costuma usar no Timão.

– Já joguei mais avançado em outras oportunidades. Pelo Caxias (clube que defendia antes de vir para o Corinthians) fiz isso e saíram alguns gols. Espero que eu marque logo aqui, já está na hora – disse o camisa 21.

Recuperado de uma cirurgia na região próxima dos olhos, ele já não precisa de máscara para proteger o rosto. Durante sua recuperação, o volante teve que usar o acessório durante os treinamentos. O fato de jogar "mascarado" não agradou muito ao jogador.

- Era muito ruim usar aquela máscara. Incomodava demais mesmo. Não precisou, mas ia ser complicado jogar com ela - explicou.

Com ou sem máscara, Edenílson que fazer logo seu primeiro gol pelo Corinthians. Se por um lado o camisa 21 já sentiu o sabor de ser campeão da Libertadores e do Brasileirão, por outro ele quer descobrir como é marcar um golzinho com a camisa alvinegra.



Tite relaciona Zizao e mais 19 jogadores para pegar o Figueirense

LANCEPRESS! - 04/09/2012 - 14:31 São Paulo (SP)

Zizao - Corinthians (Foto: Tom Dib)
Zizao ainda não estreou pelo Corinthians (Foto: Tom Dib)

O treinador do Corinthians, Tite, divulgou uma lista com os 20 jogadores relacionados para a partida contra o Figueirense pelo Campeonato Brasileiro, amanhã, às 22h, no Orlando Scarpelli.

Com poucas opções, o técnico relacionou Zizao, que completou seis meses de clube nesta segunda-feira e ainda não entrou em campo. O jogador foi relacionado pela última vez em 19 de agosto, para a partida diante do Santos, mas acabou cortado.

O recém contratado meia Chiquinho também faz parte da lista e pode fazer sua estreia.

Confira os nomes:

Goleiros: Danilo Fernandes e Julio Cesar
Laterais: Fábio Santos, Guilherme Andrade e Welder
Zagueiros: Chicão, Wallace, Felipe e Antonio Carlos
Volantes: Ralf, Guilherme, Edenílson e Willian Arão
Meias: Douglas, Giovanni e Chiquinho
Atacantes: Martínez, Romarinho, Adilson e Zizao 



Para continuar descobrindo novos valores, Timão quer criar 'equipe de olheiros'

LANCEPRESS! - 04/09/2012 - 15:03 São Paulo (SP)

Edu Gaspar - Corinthians (Foto: Jorge Aguiar)
Edu Gaspar quer criar novidades no Timão (Foto: Jorge Aguiar)

O bom olho do Corinthians para contratar "novos e bons" valores tem dado certo. Paulinho, Edenílson, Willian e Elias são alguns dos nomes que já emplacaram. Em comum, todos eles chegaram sem muito prestígio e não sentiram a pressão de vestir a camisa do clube. Segundo o gerente de futebol Edu Gaspar, o trabalho que está dando frutos pode ser ainda melhorado com um "time de olheiros".

Atualmente a função de observar jogadores pelo Brasil e pelo mundo está nas mãos de cinco pessoas: do próprio Edu e dos auxiliares Cleber Xavier, Fabio Carille, Mauro da Silva e Geraldo Dellamore. Eles se revezam assistindo jogos e analisando nomes, mas também comportam outras atividades no dia a dia. Para atingir ainda mais horizontes, o clube estuda criar uma equipe de profissionais só para fazer este trabalho de scolt.

Conforme explicado por Edu Gaspar, este trabalho de detalhar as performances dos jogadores é muito comum na Europa. O que breca um pouco a ação é o fato dos custos que isso traria. Além dos salários para as pessoas que cuidariam disso, o Corinthians teria de arcar com viagens, hospedagens e afins.

No cargo desde o primeiro semestre de 2011, o gerente tem convencido aos poucos as pessoas no clube a importância de investir mais nestes aspectos e não errar em contratações. Para auxiliar este trabalho, Edu usa um programa mundial de estatísticas, onde acompanha jogadores que se destacam nas suas equipes e campeonatos.

Recentemente o Corinthians contratou nomes como Chiquinho e Guilherme Andrade. A dupla, que vem sido relacionada para as partidas, ainda não deslanchou com a camisa do Timão. É esperar para ver...



Obras da Arena Corinthians já atingem quase 50% de avanço

LANCEPRESS! - 04/09/2012 - 17:22 São Paulo (SP)

Obras do futuro estádio do Corinthians em Itaquera, que tem quase 50% de conclusão - (Foto: Odebrecht/Divulgação)
Obras do futuro estádio do Corinthians em Itaquera, que tem quase 50% de conclusão - (Foto: Odebrecht/Divulgação)

As obras da Arena Corinthians, localizada em Itaquera e escolhida para ser o palco paulistano das partidas realizadas na cidade durante a Copa do Mundo de 2014, demonstraram um avanço significativo no mês de agosto, de acordo com o site oficial do clube. De acordo com a informação, a construção do estádio fechou o mês com um avanço calculado em 48,74%.

As arquibancadas inferior e superior do setor leste já estariam com todos os degraus assentados. As arquibancadas do setor oeste, sul e norte também avançam.

Outra etapa da construção concluída foi a finalização de cravação das estacas pré-moldadas de concreto que suportam as cargas dos pilares e da estrutura que compõe os quatro prédios do projeto. No total, foram cravadas 3.960 estacas, o que corresponde a mais de 64 quilômetros.

Em breve, será iniciado o processo de levantamento e fixação da cobertura do estádio. A obra tem prvisão de conclusão em dexembro de 2013.



Guilherme e Edenilson terão a oportunidade de impressionar Tite contra o Figueira

LANCEPRESS! - 04/09/2012 - 13:36 São Paulo (SP)

Guilherme - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Guilherme tem a díficil missão de substituir Paulinho diante do Figueirense (Foto: Eduardo Viana)

Com o titular absoluto Paulinho servindo a Seleção Brasileira, e com o desgaste de Danilo, os volantes Guilherme e Edenilson inicarão a partida desta quarta-feira, diante do Figueirense, em Florianópolis. Para os jogadores, será a grande oportunidade de mostrarem ao o técnico Tite que estão na briga por um lugar na equipe.

A tarefa dos volantes é ingrata. Os titulares da posição são Ralf e Paulinho, jogadores extremamente bem cotados, em grande fase e que compõe a espinha dorsal da equipe. O meio campista Danilo também é fundamental no esquema de Tite, enquanto Douglas é o único meia de armação tradicional.

De acordo com Guilherme, a única forma de mostrar o mesmo futebol que o levou ao Timão, quando atuava pela Portuguesa, é atuar os 90 minutos em uma partida:

- Para mostrar futebol, você tem que jogar os 90 minutos, no calor do jogo, é sempre melhor - afirmou.

Ainda de acordo com o volante, o principal desafio é repetir o futebol do titular Paulinho:

- Estava esperando, vou ter a chance, cabe a mim aproveitar e pegar a confiança. Tenho que fazer o máximo para fazer o que o Paulinho faz aqui no Corinthians. Tem que superar isso (falta de entrosamento), meu jogo vai ser o primeiro. Tem muita gente que vem jogando junto, mas a gente vai dar conta - garantiu.

Já a situação de Edenilson é diferente. Apresar de ser volante de origem, o jogador teve diversas oportunidades na lateral-direita, onde chegou a ser titular até que uma contusão o tirou da equipe. Contra o Figueirense, atuará mais adiantado, no meio de campo, posição onde afirma não ter problemas:

- Entrei muitas vezes durante as partidas assim. Vai ser a primeira vez começando. o professor optou por mim e vou tentar fazer meu melhor - prometeu.

Sobre a possibilidade de eventualmente reassumir a posição na direita com a saída de Alessandro, o jogador se colocou à disposição para atuar onde for necessário:

- Muita gente já me falou isso. Já falei com o Tite e ele me deixou à vontade, assim como eu deixo ele fazer o que quiser. No treino eu sempre trabalho mais de uma função, isso me dá mais chances de ir pro banco e jogar. Nunca falei o que quero ser, sempre disse que estou à disposição, onde ele precisar eu vou tentar ajudar ao máximo - disse.

Com 28 pontos, o Corinthians ocupa a 9ª posição no Campeonato Brasileiro. A partida contra o lanterna Figueirense acontece no Orlando Scarpelli, às 22h desta quarta-feira.



Árbitro diz que foi chamado de ladrão e safado por Emerson

O árbitro carioca Pericles Bassols Pegado Cortez relatou na súmula de Corinthians e Atlético-MG, no Pacaembu, que foi xingado de "ladrão, safado, filho da puta" pelo corintiano Emerson logo após expulsar o jogador. Aos 31min do segundo tempo, Emerson utilizou o braço para ajeitar a bola e o juiz marcou falta. Como já tinha recebido amarelo, ele foi expulso por soma de cartões.

"Antes de deixar o campo de jogo, por 2 vezes, uma pelas minhas costas e outra de frente para mim, proferiu o seguinte: 'Você é um ladrão, safado, filho da puta!' Após retirar-se do campo de jogo, sentou-se no banco de reservas e negou-se a ir para o vestiário, e só o fez conduzido por seu treinador", escreveu.

Por causa do relato na súmula, Emerson deve ser julgado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e pode ser punido com aplicação de multa e suspensão de jogos (dependendo dos artigos em que for enquadrado).

Utilizando como base casos recentes, Emerson corre o risco de ser enquadrado em dois artigos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva): 243-F §1° (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) e 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva).

Ambos estipulam pena de até seis jogos. O segundo artigo tem o agravante de a ofensa ter sido direcionada ao árbitro, o que eleva a punição mínima para quatro partidas.

Por causa da expulsão, Emerson já vai ficar fora do duelo contra o Figueirense, na quarta-feira, em Florianópolis, pela 22ª rodada do Brasileiro.

O técnico Tite (expulso por reclamação) e o lateral Junior César, do Atlético-MG, que deixou o campo por soma de cartões, também foram mencionados na súmula. As informações são da publicação Folha de São Paulo.



Corinthians fica sem cinco titulares para enfrentar o Figueirense

O lateral Alessandro e o meio-campista Danilo não serão relacionados para a partida desta quarta-feira contra o Figueirense, às 22h, em Florianópolis. Os dois jogadores fizeram exames nesta segunda-feira, no CT Joaquim Grava, e a comissão física do clube concluiu que eles apresentam alto nível de desgaste.

Tite recebeu o relatório da preparação física e poupará os dois jogadores. Com a exclusão de Alessandro e Danilo, o Corinthians terá pelo menos cinco desfalques para o compromisso em Santa Catarina: Cássio, Alessandro, Paulinho, Danilo e Emerson.

Cássio e Paulinho defenderão a seleção brasileira; Emerson cumpre suspensão automática.

Além disso, o time paulista não terá Ramirez e Guerrero, relacionados para a seleção peruana. Jorge Henrique se recupera de lesão na coxa.

Tite disse no domingo que pretende poupar diversos titulares para as próximas partidas do time no Brasileirão. O zagueiro Paulo André defende a posição do treinador e argumenta que é preciso dosar a energia do elenco para que o rendimento físico não seja afetado para o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. A ideia é promover um rodízio de jogadores poupados.

“É melhor pular um jogo e depois jogar 3 ou 4 jogos bem. Émelhor do que perder um jogador para o Mundial. Mas existe um trabalho feito pela comissão física, com exames que indicam quem tem o nível mais alto de cansaço. O Tite recebe esses números e aí analisa se faz mudança. Tem que haver um controle do desgaste. Isso é natural. Ninguém quer se machucar”, explicou o zagueiro.



Corinthians estabelece metas para o Brasileirão

Por mais que evite o tópico, o Corinthians já tem bem certo que dará prioridade para a disputa do Mundial de Clubes em dezembro. Ainda assim, o clube espera evitar surpresas no Brasileirão, e espera manter um certo nível de rendimento para fugir do risco de rebaixamento o quanto antes. É o que revela o diretor de futebol Roberto de Andrade.

Em declarações publicadas pela Placar, o dirigente afirma que a equipe precisa atingir o limiar dos 45 pontos para evitar o Z-4, mas não deve utilizar força total a todo o momento: já no meio de semana, diante do Figueirense, o técnico Tite cogita poupar alguns nomes.

"Queremos chegar rapidamente aos 45 pontos, este é nosso cálculo para não ter mais chance de descenso. Mas vamos manter o alto nível mesmo assim, para a equipe chegar entrosada e motivada ao fim do ano", disse Andrade.

"A ideia é sempre estar bem, mas não posso me preocupar com outros times, tenho de ver o que é melhor ao Corinthians e é isso que estamos fazendo."

Para o cartola, a comissão técnica manterá um equilíbrio na utilização dos jogadores para que eles cheguem em dezembro ainda em condições de render em alto nível.

"Não vamos estourar 11 jogadores. Nós pensamos em nós. Se isso incomodar os outros, não posso fazer nada."

"Estamos pensando no Mundial do fim do ano e não queremos perder ninguém. Não podemos submeter o jogador a um desgaste maior, até porque não temos necessidade extrema. Levamos cada um ao limite em que aguentar. Quando chega a este limite, tiramos e colocamos outro", arrematou Roberto de Andrade.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Tite já admite começo de estudos sobre o Chelsea

Com alguns meses até a disputa do Mundial de Clubes, no Japão, o técnico Tite admitiu que já faz os primeiros estudos sobre o Chelsea, campeão da Champions League e adversário mais forte que o Corinthians pode vir a enfrentar numa possível final da competição. O chefe da comissão técnica alvinegra designou responsável por tecnologia esportiva, Fernando Alves, e o observador Mauro Silva como responsáveis por compilar informações sobre a equipe inglesa.

"O primeiro passo é pensar na nossa equipe, e o Fernando e o Mauro vão acompanhando e filtrando tudo. Não estou observando absolutamente nada agora porque tenho uma comissão competente, que vai enxugar as coisas e me entregar. Eles já começaram a colher informações. A gama de notícias que recebo, desde posse de bola e atletas, é muito grande", explicou o treinador corintiano, em declarações reproduzidas pelo Terra.

Apesar disso, o gaúcho voltou a afirmar que não vai se ocupar do tema no momento, preferindo o foco na remodelação da equipe a partir da chegada das novas peças.

"O primeiro ponto é a construção de uma equipe forte e consolidada, pois chegaram novos jogadores, que precisam de um entrosamento maior. O Paulo (Guerrero) entrou, e o time já aprendeu a jogar de novo com centroavante."

"Tenho de fazer fortalecimento da equipe, mas, no momento oportuno, vou começar a observar", concluiu Tite.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



La U desbanca Inter e assume ponta de ranking. Peixe e Timão são top 10

A Conmebol divulgou nesta segunda-feira a atualização de seu ranking de clubes com uma alteração importante no topo da tabela: o Universidad de Chile desbancou o Internacional e assumiu a liderança. Segundo a entidade, isso se deve ao empate do time chileno com o Santos no primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, há duas semanas.

A partida de volta está marcada para o dia 26, no Pacaembu. Se o Peixe for campeão, subirá fatalmente de posição - atualmente, o time de Muricy ocupa a quarta colocação, atrás da LDU, do Equador. Além de Inter e Santos, a outra equipe brasileira entre as 10 melhores da Conmebol é o Corinthians, oitavo colocado. 

Na sequência aparecem Fluminense (11º), Cruzeiro (13º) e São Paulo, que subiu duas posições, da 17ª para a 15ª colocação. Confira abaixo o ranking completo:

ranking da conmebol (Foto: Reprodução / Site oficial da conmebol)



Copa do Brasil sub-20 terá equipes das Séries A e B do Brasileirão 2011

Já estão definidos os 32 clubes que disputarão a primeira edição da Copa do Brasil sub-20. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu que os 20 clubes da Série A de 2011, mais os 12 melhores colocados da Série B do ano passado, iniciam o torneio, que começa no dia 2 de outubro e termina em 15 de dezembro.

Com isso, a competição, que prometia “integrartodo o país”, reunirá equipes de 11 dos 26 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O estado com maior número de participantes será São Paulo, com dez times. Rio de Janeiro e Minas Gerais vêm logo atrás, com quatro representantes cada um.

O regulamento do torneio deve ser divulgado em breve pela CBF, mas o sistema de disputa será igual à competição profissional: fases eliminatórias, com jogos de ida e volta. A tendência é que o campeonato dê vaga para a Taça Libertadores da América sub-20, criada em 2011 pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Confira os clubes participantes:
Corinthians
Säo Paulo
Santos
Palmeiras
Portuguesa
Ponte Preta
Bragantino
Guaratinguetá
Grêmío Barueri
Guarani
Vasco
Fluminense
Flamengo
Botafogo
Atlético-MG
Cruzeiro
América-MG
Boa Esporte
Internacional
Grêmio
Figueirense
Avaí
Coritiba
Atlético-PR
Bahia
Vitória
Náutico
Sport
Atlético-GO
Goiás
Ceará
ABC



Ramires revela: já é 'provocado' por torcedores do Corinthians nas ruas

ramires david luix chelsea final liga dos campeões (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Ramires e David Luiz podem enfrentar o Timão no
Mundial  (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Desde que bateu o Boca Juniors e conquistou, de maneira invicta, a Libertadores, os torcedores do Corinthians sonham com o confronto com o Chelsea na final do Mundial. Pouco importa o rival da semifinal. Na equipe londrina, as coisas não são da mesma maneira. O time iniciou a disputa do Campeonato Inglês e ainda vai começar a Liga dos Campeões, torneio em que defende o título.

 - Em toda parte que eu passo tem corintiano falando que vão ganhar do Chelsea. E torcedores dos outros times falando para não perder para o Corinthians. É bom que vai lembrando o jogo. A concentração aumenta - avaliou o volante Ramires.

A derrota para o Atlético de Madri por 4 a 1 na final da Supercopa da Europa animou ainda mais os corintianos para um possível confronto no fim do ano. Mas o zagueiro David Luiz minimiza o revés.

- Até lá tem muito tempo. Infelizmente não tivemos um bom jogo. Mas o Chelsea vai se preparar da melhor maneira para disputar o Mundial, a semifinal e, quem sabe, pegar o Corinthians na final. Lá a gente pensa em ganhar todos os jogos - afirmou o beque brasileiro.

Depois da conquista da Liga dos Campeões, o Chelsea viu uma das suas maiores estrelas, o atacante marfinense Didier Drogba, deixar a equipe. Mas isso não significa que o time chegará enfraquecido no torneio. Até porque se reforçou com o belga Eden Hazard e o brasileiro Oscar, entre outros.

- Estamos passando por uma reformulação. Mas tenho certeza que os que vieram vão dar conta do recado - finalizou Ramires.



Timão procura zagueiros na Série B, mas Tite rejeita primeiras sugestões

Tite, treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite, durante treino do Corinthians, no CT
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O Corinthians ainda tenta reforçar seu elenco para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão, mas vem tendo problemas. A busca por um zagueiro para ocupar a vaga de Marquinhos, emprestado ao Roma por um ano, esbarra na falta de boas opções no mercado. Os primeiros nomes encaminhados ao técnico Tite não agradaram.

Com os principais mercados do mundo fechados, o Timão se vê obrigado a recorrer às observações nas divisões inferiores do Campeonato Brasileiro. Os atletas que estão na Série A e que agradam à cúpula do departamento de futebol já estouraram o limite de seis partidas e não poderão se transferir. Um jogador só chegaria do exterior se estivesse sem vínculo até 31 de agosto, data do encerramento das negociações na Europa.

O principal foco da busca alvinegra é a Série B. O auxiliar Mauro da Silva vem viajando constantemente para observar jogadores no interior de São Paulo e outros estados, reportando as alternativas aos dirigentes. O problema está no perfil. O Timão não quer veteranos e jogadores com idade muito baixa para compor o grupo que viajará ao Japão no dia 4 de dezembro.

Tite gostaria de receber um jogador consagrado, mas terá de se contentar com um reserva para brigar pela vaga no banco com Wallace. Chicão e Paulo André serão os titulares, mas o segundo preocupa o departamento médico por causa de seguidos problemas físicos. Ele ficou cinco meses fora em 2012 em virtude de uma cirurgia no joelho direito e recebe atenção redobrada do corpo clínico.

O treinador, aliás, era contrário ao empréstimo de Marquinhos ao Roma, mas foi voto vencido. O clube utilizou os R$ 3 milhões que recebeu para comprar os direitos do volante Guilherme, da Portuguesa. Com isso, ficou com cinco opções para a zaga. As outras duas são os garotos Antônio Carlos e Felipe, pouco utilizados até o momento.

O Timão precisa correr contra o tempo para fechar alguma negociação. O regulamento do Campeonato Brasileiro prevê a inscrição de jogadores até o último dia útil antes da 26ª rodada, o que equivale até 21 de setembro. O clube terá de enviar uma pré-lista com 30 nomes à Fifa no fim de outubro e a definitiva, com 23 atletas, no encerramento de novembro.   

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Flu e Timão ainda não cometeram pênalti; Cruzeiro lidera ranking a favor

Uma coincidência marca o Cruzeiro versões 2011 e 2012 no Campeonato Brasileiro. Assim como no ano passado, a Raposa aparece como um dos times que mais tiveram pênaltis a favor até a 21ª rodada: seis ao todo. Em 2011, ao fim da competição, os mineiros terminaram no topo do ranking, ao lado de Santos e Grêmio, com nove. A diferença para melhor é que, na atual temporada, os comandados de Celso Roth ocupam o sexto lugar da tabela, enquanto, no ano passado, apareciam na 11ª colocação a esta altura. Este ano, aproveitando as seis cobranças, o time celeste garantiu pontos preciosos, com destaque para Wellington Paulista, que marcou cinco destes gols - Borges converteu a outra cobrança. Nos seis jogos (veja a tabela abaixo), foram cinco vitórias. A única derrota quando o time teve um pênalti a favor foi contra o Grêmio (3 a 1), pela nona rodada.

Jogos em que o Cruzeiro teve pênalti a favor
Botafogo 2 x 3 Cruzeiro (o gol de Wellington Paulista foi o da virada)
Cruzeiro 1 x 0 Sport (o gol de Wellington Paulista foi o da vitória)
Cruzeiro 1 x 3 Grêmio (Wellington Paulista descontou para a Raposa)
Portuguesa 0 x 2 Cruzeiro (o gol de Wellington Paulista foi o primeiro da vitória)
Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras (o gol de Borges foi o primeiro da vitória)
Atlético-GO 0 x 2 Cruzeiro (o gol de Wellington Paulista foi o segundo da vitória)

Mas os mineiros não foram os únicos a aproveitar bem as penalidades. Wellington Paulista, o líder no quesito gols da marca da cal, é seguido por Fred (Fluminense), Márcio (Atlético-GO) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), todos com três cobranças convertidas. Fred, um dos artilheiros da Série A, com dez gols, se juntou a Deco e Carlinhos no aproveitamento do Fluminense, segundo colocado no ranking dos times com os pênaltis a favor: cinco.

Já o Atlético-GO, apesar dos gols de Márcio, sofreu com seis marcações contra, o maior número até a 21ª rodada. No entanto, somente contra Fluminense (sexta rodada) e Cruzeiro (20ª rodada) foi derrotado. Teve ainda a chance de vencer o Santos depois de abrir dois gols de vantagem, no Pacaembu, mas deixou escapar com o pênalti cobrado por Miralles, aos 38 minutos do segundo tempo, pela 16ª rodada.

Pênaltis contra é outro assunto que remete ao Fluminense. Em 2011, ao lado do Atlético-MG, com 11, foi o time que teve mais marcações de faltas dentro da área. Neste ano, porém, está zerado no quesito (veja o infográfico abaixo). O Corinthians segue o mesmo caminho. E vale destacar que na temporada passada, até a 21ª rodada, os paulistas haviam sofrido três - foram cinco ao todo. O Figueirense foi o único time a ficar a competição de 2011 sem nenhum pênalti contra.

O problema do zero no ranking, no entanto, vem dos pênaltis a favor. No ano passado o Flamengo passou as 38 rodadas sem ter nenhuma oportunidade de cobrança e chegou a ficar aliviado com os três marcados atualmente. Neste ano Internacional, Ponte Preta e Sport são os que estão zerados.

Info Penaltis Brasileirao (Foto: infoesporte)

Os jogadores

Dos 49 pênaltis até então, alguns renderam reclamação, tiveram encenação, como o do atacante Kim (veja no vídeo ao lado), e terminaram com vaias para os árbitros. Polêmicas à parte, alguns jogadores tiveram mais motivos para se preocupar e comemorar. Ibson (Flamengo) e Eron (Atlético-GO), por exemplo, foram os que mais sofreram pênaltis, com três. No caso do meia do time carioca, em todas os seus companheiros converteram. O mesmo não aconteceu com Eron, que viu Márcio desperdiçar a oportunidade na derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, na 20ª rodada.

O jogador do Dragão, aliás, é também o que mais cometeu infrações na área, ao lado de Índio (Inter), João Vitor (Palmeiras), Rafael Toloi (São Paulo) e Titi (Bahia), com duas. Vale destacar que seis foram cometidas por mão na bola, e não por contato físico com outro atleta.

Nove diferentes jogadores foram os responsáveis por causar reações contrárias aos torcedores com o desperdício. Araújo (Náutico), Emerson (Corinthians), Elkeson (Botafogo), Julio Cesar (Figueirense), Léo Gago (Grêmio), Luis Fabiano (São Paulo), Marcelo Moreno (Grêmio), Márcio (Atlético-GO) e Valdivia (Palmeiras) não conseguiram estufar as redes. Destaque para o Grêmio, que foi o único time a perder duas chances.

Destas cobranças, sete foram defendidas, uma na trave (Léo Gago) e uma para fora (Márcio). O goleiro que mais se destacou foi Fernando Prass, que defendeu duas: contra o Figueirense, na oitava rodada, no pênalti cobrado por Julio Cesar, e na primeira rodada, contra o Grêmio, ao segurar a finalização de Marcelo Moreno.