segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Joinville e Jaraguá vencem em suas estreias na Copa Cataratas de Futsal

Joinville vence Corinthians pela Copa Cataratas (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)O Joinville, de Ricardinho venceu o Corinthians, de
Simi (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)

Joinville e Jaraguá saíram vitoriosos na primeira rodada da Copa Cataratas de Futsal, que está sendo realizada em Foz do Iguaçu (PR). Enquanto o Tricolor Catarinense superou o Corinthians por 4 a 2, o arquirrival de Jaraguá do Sul (SC) passou pelo Foz Futsal com o placar de 2 a 0.

Marcaram para o Joinville: Valença (dois), Leco e Sakai, com Douglas e Paulinho Japonês descontando para os corintianos. No jogo de fundo, os gols do Jaraguá foram anotados por Dian e Daniel.

Disputado em turno único, o torneio prossegue nesta terça-feira com mais dois jogos, ambos no ginásio Costa Cavalcanti. Às 19h30, jogam Jaraguá e Corinthians, e, na sequência, é a vez de Joinville e Foz Futsal se enfrentarem.



Após menor assumir culpa, presos na Bolívia recebem tratamento melhor

Após cinco dias de angústia, sem contato, apenas com informações dos meios de comunicação, Carlos Augusto Barreto finalmente conseguiu conversar por telefone com o irmão, o amazonense Cleuter Barreto Barros, de 24 anos, um dos corintianos indiciados por autoria do disparo que matou o torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, durante o jogo entre San José e Corinthians, na quarta-feira (20), em Oruro.

Irmão de amazonense preso na Bolívia (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Irmão de amazonense preso na Bolívia liga para o presídio (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

A ligação, feita da sede da Rede Amazônica (afiliada da Rede Globo) com autorização dos policiais bolivianos, foi realizada na tarde desta segunda-feira, para o presídio de Oruro. O corintiano conhecido como "Manaus" disse que estava recebendo tratamento melhor depois que o menor H. A. M., de 17 anos, se apresentou em São Paulo como autor do disparo do sinalizador.

- Depois que ficamos sabendo que esse garoto se entregou em São Paulo, a situação da gente melhorou aqui. Os bolivianos não chamam mais a gente de assassinos. Agora eles viram que encontraram o verdadeiro culpado e nós somos inocentes. As pessoas daqui trazem água, refrigerante, bolacha, janta - explicou Cleuter.

Cleuter Barreto Barros corintiano preso (Foto: Reprodução)Cleuter Barreto Barros é um dos corintianos presos na Bolívia (Foto: Reprodução TV Globo)

Segundo ele, quando foi levado para a delegacia, após início do segundo tempo, os policiais deram alguns documentos para eles assinarem e não permitiram que soubesse o que era.

- No intervalo do jogo pegaram três. Depois de uns 15 minutos eu e mais três. Lá na delegacia, queríamos um intérprete para ler o que eles (policiais) deram para a gente assinar, mas eles não permitiram. Aí assinamos porque tinha alguns caras encapuzados e ficamos com medo de morrer - declarou.

Alívio

Para Carlos Barreto, falar com o irmão significa um alívio. Ele explicou que só de ouvir a voz de Cleuter já o traquiliza.

- É uma emoção muito forte ouvir do meu irmão e saber que ele está bem. Fiquei mais tranquilo quando ele disse que o povo boliviano  não os vê mais como assassinos - ressaltou.



PM tem planos para jogo do Timão com portões abertos ou fechados

Fila no Pacaembu (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Polícia se prepara para conter torcida no estádio
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)

Uma reunião na tarde desta segunda-feira definiu planejamentos para o jogo do Corinthians contra o Millonarios, na quarta-feira, no Pacaembu. O 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo se prepara para dois cenários. Na última quinta-feira, a Conmebol, por meio de uma medida cautelar, determinou que todos os jogos do Timão como mandante até o fim da Libertadores tenham portões fechados, em razão da morte do garoto boliviano Kevin Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador naval disparado por um torcedor do Corinthians durante o empate contra o San José, em Oruro.

No dia seguinte, o departamento jurídico do clube brasileiro enviou sua defesa, e a Conmebol poderia responder nesta segunda se manteria ou não a punição, o que até agora não ocorreu. Ainda sem a certeza de que a torcida alvinegra poderá ocupar seus lugares dentro do estádio, a polícia esboçou dois planejamentos. O mais trabalhoso será conter o público caso os portões realmente estejam fechados.

- Normalmente há um esquema de prevenção para que não haja aglomeração, principalmente próximos aos portões. É possível que seja feita uma área de segurança, um cinturão, que isole os portões e mantenha as pessoas afastadas. É uma técnica que se usa - explicou o Coronel Marcos Marinho, responsável pela segurança nos estádios da Federação Paulista de Futebol.

Há uma promessa, principalmente das torcidas organizadas, de comparecerem à Praça Charles Miller, em frente ao portão principal do Pacaembu, para apoiarem do lado de fora a equipe contra os colombianos se a decisão não for alterada. Cerca de 30 mil ingressos já haviam sido vendidos por antecipação. O Corinthians promete devolver o dinheiro se os torcedores não puderem assistir à partida, mas confiam que a entidade aceitará sua defesa.

O esforço da polícia será para manter o grande contingente de pessoas longe do estádio. Haverá reforço da cavalaria, tropa de choque, e maior atenção no monitoramento das pessoas nas áreas próximas ao Pacaembu.

Caso a Conmebol permita ao Corinthians receber seus torcedores, o planejamento será o padrão, já utilizado em partidas desse porte. O Coronel Marinho afirmou que jogos da equipe pela Libertadores normalmente já exigem um cuidado maior, mas, em sua opinião, a morte do garoto boliviano não vai alterar nenhum processo feito habitualmente, nem mesmo a revista dos policiais para impedir que artefatos como o sinalizador naval que matou Kevin entrem no local.

- O serviço que fazemos hoje já prevê cuidado com relação a esse negócio de fogos, a não ser um material muito pequeno, sem poder de risco. É o mesmo esquema que usamos. Muda com portões fechados, aí preocupa mais.



Promotora diz que confissão no Brasil não muda acusações na Bolívia

O depoimento do adolescente H. A. M., de 17 anos, na Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, São Paulo,  assumindo a autoria do disparo do sinalizador naval que matou Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, durante a partida entre Corinthians e San José, em Oruro, não altera em nada o processo que corre na Bolívia e que mantém 12 corintianos presos há cinco dias. A promotora boliviana Abigail Saba ainda não foi informada oficialmente sobre a confissão do jovem, mas afirmou que qualquer declaração sobre o caso precisa ser feita no país onde ocorreu o incidente (assista ao vídeo).

- Qualquer pessoa que queira declarar, que tenha conhecimento sobre o acontecido, tem que se apresentar na justiça boliviana. Caso contrário, não podemos fazer nada - disse a promotora.

Confira a cobertura completa do caso

O jovem é associado da torcida organizada Gaviões da Fiel há dois anos e estava na arquibancada destinada aos visitantes no estádio Jesús Bermúdez. Segundo Ricardo Cabral, advogado que representa a Gaviões da Fiel, ele gostaria de ter se entregado na Bolívia depois que corintianos foram presos, mas por estar sob responsabilidade da torcida, foi decidido que ele seria entregue à sua mãe.

Em Oruro, dois torcedores foram indiciados como autores do crime por portarem sinalizadores: Cleuter Barreto Barros e Leandro Silva de Oliveira. Os outros dez estão acusados como cúmplices. A expectativa da Gaviões era de que a confissão amenizasse a situação dos brasileiros detidos e anulasse a punição da Conmebol, que determinou que o Corinthians atue na Libertadores sem direito a torcida nas partidas em que for mandante até que a justiça decida a pena dos acusados.



Reunião na CBF extingue clássicos nas últimas rodadas do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro não terá mais suas últimas rodadas destinadas aos clássicos estaduais. O modelo, utilizado nos últimos dois anos, foi um dos temas de uma reunião na tarde desta segunda-feira entre o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, e os presidentes dos 20 clubes da Série A na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Colocado em votação, a ideia foi desaprovada pela maioria dos votos e não fará mais parte da tabela nacional a partir deste ano.

- O Vasco votou a favor e houve um consenso de que não haja mais clássicos em sequência no fim do Brasileiro. Pode até acontecer um, mas não achamos produtivo como está. Então, isso acabou - explicou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite.

Um dos motivos para a decisão foi devido ao maior policiamento necessário para cobrir dois jogos simultâneos na mesma cidade. O modelo com clássicos na reta final foi instituído pela CBF em 2011 para evitar que os jogos das últimas duas rodadas percam emoção quando um clube se tornar campeão antecipadamente. Além disso, evitar que uma equipe sem ambições no fim do torneio não leve a sério um jogo contra um postulante ao título ou a uma vaga na Libertadores.



Fiscal questiona confissão de menor e cogita 13º indiciado em inquérito

Os 12 torcedores corintianos que estão presos na Penitenciária de San Pedro, em Oruro, vão continuar lá até que seja julgado o pedido de apelação do decreto de prisão preventiva aos brasileiros. Isso porque a fiscal de investigação (equivalente à promotora) Abigail Saba não pretende mudar sua linha de trabalho depois da confissão, no Brasil, do menor H. A. M., que teria sido o responsável pelo disparo que matou Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, na Bolívia. Pelo contrário: ela cogita reformar o inquérito e colocar um 13º indiciado no documento.

Abigail espera a confirmação da confissão e documentos vindos do Brasil para definir os próximos passos, mas a tendência é que ela não mude a condição dos 12 presos em Oruro – quer mantê-los ao menos como cúmplices da fuga do menor, caso essa versão seja confirmada.

- Todos são cúmplices, pois trouxeram o menino e o deixaram sair de Oruro. Por que fizeram isso? Havia algum interesse por trás. Esperamos que o tragam para responder às acusações na Bolívia, de acordo com as leis bolivianas, e assim será indiciado como todos os outros - afirmou Abigail Saba, em contato com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM.

De acordo com o Ministério Público – informação também confirmada pelo advogado dos corintianos – a maioridade penal na Bolívia é de 16 anos, o que faria o garoto H. A. M. responder como todos os outros presos. O entrave é que ele não pode ser extraditado do Brasil para a Bolívia, já que os brasileiros não são extraditados do próprio país.

Mesmo assim, a justiça boliviana vai solicitar à brasileira que colabore na investigação dos fatos. O acordo entre os dois países permite que o brasileiro que cometeu um crime na Bolívia possa responder às acusações no Brasil - e vice-versa. Abigail, no entanto, quer que o menor seja interrogado em Oruro.

Abigail Saba, Ministério público da Bolívia (Foto: Diego Ribeiro)Fiscal de investigação quer mais provas de que o
menor foi o autor do disparo (Foto: Diego Ribeiro)

- Ele responderia pelas leis bolivianas, já que o crime foi cometido aqui. Os outros 12 facilitaram sua volta para o Brasil. Mesmo assim, a confissão não quer dizer que foi ele mesmo o autor do disparo. Vamos analisar imagens e outras provas - explicou a fiscal de investigação.

Nesta segunda-feira, o advogado Miguel Blancourt apresentou a apelação à decisão da Corte Superior de Justiça de Oruro que confirmou a prisão preventiva dos torcedores do Corinthians. O documento contesta cinco pontos do inquérito assinado por Abigail Saba, que rebateu com veemência à apelação entregue pelo representante da embaixada brasileira.



Menor se entrega por morte de torcedor boliviano

25/02/2013 16:40:00

Com rosto coberto, jovem de 17 anos se entregou às autoridades confessando que foi o autor do disparo do sinalizador que matou Kevin Espada

Na tarde desta segunda-feira, o jovem H.A.M., de 17 anos se entregou à Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos-SP após assumir que foi o autor do disparo do sinalizador que matou o torcedor boliviano, Kevin Espada, de 14 anos, durante a partida entre San Jose e Corinthians pela Libertadores na última quarta-feira, em Oruro.

Em matéria publicada no Globoesporte.com, o menor apareceu no carro do advogado da Gaviões da Fiel, Ricardo Cabral, com rosto coberto e com boné para não ser identificado. Acompanhado da mãe, o jovem prestou depoimento por volta das 15h30 desta segunda e deve ser liberado ainda hoje por volta das 19h.

Depois de ouvir H.A.M., o promotor Gabriel Rodrigues Alves irá confrontar as informações e decidir que rumo tomará o caso daqui pra frente.

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, no último domingo, o menor confessou que foi o responsável pela morte do torcedor boliviano.



Confissão de menor corintiano não basta para encerrar o caso, diz desembargador

25/02/2013 15:42:00

De acordo com o desembargador, o juiz não irá basear sua decisão apenas nas palavras do adolescente

O desembargador Antonio Carlos Malheiros, Coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), afirmou que a confissão do torcedor corintiano menor de idade não será o suficiente para encerrar o caso e reconhecer o jovem como autor do disparo do sinalizador que resultou na morte de Kevin Espada, de 14 anos.

"Com certeza absoluta o juiz não vai aceitar pura e simplesmente a confissão do menino. Trata-se de um menor que, de repente, pode assumir a responsabilidade toda para ele até por proteção a outra pessoa. O juiz vai ouví-lo, mas não vai basear sua decisão só na confissão do menino. Ele vai exigir provas e pode até determinar algumas oitivas para ouvir outras pessoas", disse.

Melheiros também apontou para o fato de que o advogado que representa o jovem é o mesmo da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians. "É uma coisa que pode dar colidência de interesse. Teria sido melhor que fossem dois advogados, um para o menino e outro para os membros da Gaviões presos lá na Bolívia", declarou.

Para Ricardo Cabral, o advogado, a confissão do menor corintiano deve agilizar a liberação dos 12 torcedores presos em Oruro. "O menor admite que aquele sinalizador que atingiu o torcedor boliviano saiu das mãos dele. A polícia apreendeu os sinalizadores na arquibancada e como não conseguiu identificar o autor, acabaram encontrando na prisão daqueles torcedores uma maneira de pressionar para que o verdadeiro autor se entregasse", afirmou.



Adolescente que diz ter disparado sinalizador deve se apresentar hoje

25/02/2013 10:16:00

O adolescente que diz ter disparado o sinalizador, no jogo do Corinthians, na Bolívia, na semana passada, deve se apresentar hoje à Vara da Infância de Guarulhos, São Paulo

O adolescente de 17 anos que diz ter disparado o sinalizador, na partida entre Corinthians e San José, em Oruro (Bolívia), na semana passada, deve se apresentar hoje à Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, em São Paulo. O disparo atingiu no olho de um rapaz de 14 anos, que morreu.

O adolescente afirmou ter utilizado o sinalizador para comemorar o primeiro gol do Corinthians, na partida da Copa Libertadores.

“Quis fazer uma festa para o Corinthians. Eu amo o Corinthians”, disseem entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo.

Após o incidente, doze torcedores do Corinthians foram detidos em Oruro sob acusação de autoria e cumplicidade na morte do menino.
 
O jovem ainda afirmou que foi orientado por integrantes da Gaviões da Fiel a não procurar a polícia na Bolívia.

"O pessoal me recomendou: 'Não, é melhor não se entregar porque nós estamos na Bolívia, você veio com a gente, você é nossa responsabilidade'".

Ele também negou que tenha assumido ter cometido o crime para proteger os colegas de torcida.

“Eu só quero assumir meu erro. Porque não é certo as pessoas pagarem por uma coisa que não fizeram. Se eu tivesse no lugar delas, também não queria pagar com uma coisa que eu não fiz, ficar preso injustamente”, declarou.

O inquérito policial leva em conta os testemunhos colhidos pela polícia boliviana, a análise dos vídeos gravados durante o jogo e os exames para detectar pólvora nas mãos de torcedores corintianos presos em Oruro.

A Conmebol puniu o Corinthians com a perda do direito de jogar diante da sua torcida na Libertadores, obrigando o clube a atuar com portões fechados e tirando o direito a ingressos para jogos fora de São Paulo. O Alvinegro recorreu da decisão e, no sábado, chegou inclusive cogitar abandonar o torneio caso a entidade não repense a pena.



Mineirinho intensifica treinos visando estreia no World Tour, em Gold Coast

Adriano de Souza Mineirinho surfe treino (Foto: Reprodução / Instagram)Mineirinho intensifica treinos na Austrália
(Foto: Reprodução / Instagram)

O surfista Adriano de Souza, o Mineirinho, está na fase final de treinos visando a estreia no World Tour, em Gold Coast, na Austrália. As disputas se iniciam no próximo sábado, enquanto isso, o brasileiro aprimora a forma física para a primeira bateria da competição.

No Instagram, o atleta do Corinthians postou uma foto onde ele pratica musculação. Mineirinho garante estar se dedicando aos treinos.

- Começa a jornada pra Gold coast, pensamentos longes e o olhar profundo nos treinamentos - escreveu.

Mineirinho está na Austrália desde o início do mês. Ele participou do WQS seis estrelas de Newcastle, também em território australiano. A competição foi vencida pelo campeão mundial Joel Parkinson, que venceu na final o brasileiro Alejo Muniz. Adriano de Souza utilizou o torneio como preparação para a abertura do World Tour.



De rosto coberto, menor se entrega por morte de adolescente boliviano

De rosto coberto pelo boné e pelas próprias mãos, o jovem H. A. M., de 17 anos, se apresentou na tarde desta segunda-feira na Vara da Infância e da Juventude, no centro da cidade de Guarulhos, para assumir a autoria do disparo do sinalizador que atingiu e matou o adolescente boliviano Kevin Beltrán Espada na noite da última quarta-feira, durante a partida entre Corinthians e San José, em Oruro. Repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e curiosos se acumularam no local para esperar a chegada do jovem, que voltou ao Brasil de ônibus no último sábado. Em entrevista ao "Fantástico", no domingo, ele afirmou ser o responsável pela morte de Kevin. O adolescente apareceu na Vara da Infância no carro do advogado da Gaviões da Fiel, Ricardo Cabral, sentado no banco da frente e acompanhado da mãe. 
 

Menor chega acompanhado do advogado (Foto: Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)Menor chega com as mãos cobrindo o rosto (Foto: Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)

O jovem é associado da torcida organizada há dois anos e estava na arquibancada destinada aos visitantes. Segundo Cabral, ele gostaria de ter se entregado na Bolívia depois que 12 corintianos foram presos, mas por estar sob responsabilidade da torcida, foi decidido que ele seria entregue à sua mãe. Havia temor por sua integridade física em caso de confissão no país.

A versão do advogado é que o garoto ficou em choque e muito preocupado após o disparo acidental do sinalizador naval. Cabral diz que o artefato foi comprado num camelô, no centro da cidade de São Paulo, e levado para a Bolívia. Ainda de acordo com o advogado, todos os objetos apreendidos eram de H. A. M..

- Aqueles sinalizadores apreendidos pertenciam ao menor brasileiro. Ele abandonou a mochila porque estava sendo hostilizado por membros da Gaviões, se afastou e depois retornou em outro lugar na arquibancada. Foi quando os policiais vieram e apreenderam mochilas, bandeiras - disse o advogado.

Em Oruro, dois torcedores foram indiciados como autores do crime por portarem sinalizadores: Cleuter Barreto Barros e Leandro Silva de Oliveira. Os outros dez estão acusados como cúmplices. A expectativa da Gaviões é que a confissão amenize a situação dos brasileiros detidos - um deles, Tadeu Macedo Andrade, é diretor da torcida -, mas o embaixador do Brasil na Bolívia afirmou que o cenário, ao menos inicialmente, não deve ser alterado.

H. A. M. não pode ser extraditado, mas é provável que as autoridades bolivianas queiram participar da investigação, que será feita no Brasil. Ricardo Cabral afirma ter como provar que o menor foi mesmo o autor do disparo e que a confissão não se trata de uma estratégia para tentar que os torcedores sejam soltos em Oruro. O advogado garante que ao comparar a identidade e a foto do jovem em sua ficha cadastral com a imagem ampliada do vídeo feito por uma emissora de televisão boliviana, que mostra de onde teria saído o sinalizador, não restará dúvidas que se trata de seu cliente.



Arena Corinthians recebe escavação, e gramado deve ficar pronto em julho

O processo que culminará com a instalação do gramado da Arena Corinthians já começou: escavadeiras hidráulicas e caminhões iniciaram o processo de escavação da área central do futuro estádio, com o objetivo de rebaixar o atual piso em cerca de 70 centímetros para que a grama possa ser, enfim, plantada. A estimativa é de que 6.000 metros cúbicos de terra sejam escavados no local.

arena corinthians fevereiro 2013 (Foto: Divulgação / Odebrecht)Arena Corinthians recebe escavação (Foto: Divulgação / Odebrecht)

A placa que marcava o local exato do pontapé inicial da Copa do Mundo, cujo primeiro jogo está agendado para 12 de junho de 2014, foi retirada. Toda a terra retirada no rebaixamento do solo será utilizada em outras áreas da obra – principalmente para a montagem do canteiro do estádio.

A próxima etapa é a instalação dos sistemas de drenagem a vácuo e resfriamento da grama. Quando o processo de escavação for encerrado, a Arena Corinthians ganhará todo o aparato para que o gramado sobreviva no verão e esteja em condições ideais no inverno, época em que será realizado o Mundial de 2014.

arena corinthians fevereiro 2013 (Foto: Divulgação / Odebrecht)Semeadura da grama está prevista para o fim de maio (Foto: Divulgação / Odebrecht)

O início da semeadura da grama está previsto para o fim de maio. Com a colocação das camadas de brita e areia, o solo do estádio deve estar pronto já em julho. O processo de maturação dura cerca de 90 dias: nesse período, o gramado receberá todos os tipos de cuidado – poda, adubação, controle de pragas e irrigação. Serão 48 aspersores de água, com controle individual, que poderão ser utilizados nos diferentes pontos do campo, conforme a necessidade.



Advogado diz que confissão pode ajudar Corinthians; clube ignora

Além de libertar os 12 torcedores presos na cidade de Oruro, na Bolívia, outra expectativa do advogado Ricardo Cabral, que atende à Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, com a confissão do menor H. A. M., de 17 anos, é ajudar o clube em sua tentativa de anular a punição da Conmebol. A entidade determinou que a equipe atue até o fim da Libertadores com os portões fechados, enquanto mandante, após a morte do menino Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, durante o jogo do Timão contra o San José, na quarta-feira da semana passada.

O sinalizador naval que atingiu o olho do adolescente foi disparado do setor de arquibancada destinado aos visitantes. A polícia boliviana prendeu e indiciou 12 suspeitos (dois como autores e dez como cúmplices do homicídio), mas, na tarde desta segunda-feira, H. A. M. irá se apresentar à Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, e assumir sua responsabilidade.

- Entendemos que com essa apresentação, pelo código do Brasil, pelo Estatuto do Torcedor, quando é identificado o autor dos fatos, automaticamente a punição perde efeito. Por analogia a esse entendimento, acreditamos que a Conmebol pode levar em conta - afirmou o advogado, sem citar, no entanto, que a partida e a morte ocorreram na Bolívia, onde o Estatuto do Torcedor brasileiro não tem o menor valor.

O Corinthians não vai se utilizar da confissão do adolescente em momento algum para tentar amenizar sua situação perante à Conmebol. O clube considera a punição injusta, e já enviou sua defesa na última sexta-feira, mas quer se manter o mais distante possível da apuração policial sobre a morte de Kevin. A expectativa é que a entidade que comanda o futebol sul-americano dê um parecer ainda nesta segunda. Por enquanto, o clube terá de enfrentar o Millonarios, na quarta-feira, sem torcedores no Pacaembu.



Jorge Henrique treina, mas sente e ainda é dúvida para quarta

Vetado pelo departamento médico para a partida contra o Bragantino, neste domingo, devido a uma lesão no músculo posterior da coxa direita, o atacante Jorge Henrique participou apenas de uma parte do treino do Corinthians nesta segunda-feira, no CT Joaquim Grava. Aparentemente sem dores no início, o jogador deixou o gramado na parte final e ainda não tem presença confirmada no jogo da próxima quarta-feira, contra o Millonarios, da Colômbia, no estádio do Pacaembu.

Na breve atividade comandada pelo técnico Tite, Jorge Henrique se esforçou bastante. Correu para testar a força da coxa, mas acabou sentindo. A intenção do treinador é que o jogador retorne para a segunda rodada da Taça Libertadores da América. Em Bragança Paulista, ele e Danilo (poupado), titulares do meio-campo, foram substituídos por Renato Augusto e Douglas.

Outro que ainda não tem presença assegurada contra o Millonarios é o zagueiro Chicão. Recuperado da artroscopia a que foi submetido no joelho esquerdo, o defensor treina normalmente desde a última semana, mas precisa readquirir o ritmo de jogo para retomar o posto que, no momento, é ocupado por Gil. Embora tenha isentado a dupla de zagueiros de culpa, o técnico Tite reclamou da quantidade de gols que o Corinthians vem tomando, após o empate por 2 a 2 com o Bragantino.

Entre os jogadores que não foram relacionados ou começaram no banco de reservas neste domingo, as únicas ausências na atividade foram Emerson Sheik e Guilherme Andrade. Enquanto o primeiro se atrasou para o treino pela segunda vez consecutiva, o lateral, recuperando-se de um problema na panturrilha direita, apenas correu em volta de um dos campos do centro de treinamento.

A concentração da equipe para o primeiro jogo em casa na Taça Libertadores da América começa já nesta segunda-feira, a partir das 23h. Liberados após o treino da manhã, os atletas devem retornar ao CT Joaquim Grava para se prepararem para o confronto. O Timão vem de cinco empates consecutivos – quatro pelo Paulistão e um pela competição continental.

Clique e assista aos vídeos do Corinthians

Jorge Henrique (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Jorge Henrique desfalcou o Corinthians diante do Bragantino (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)



Fábio Santos garante superação sem a Fiel: 'Emoção de fora vai contagiar'

Apesar do Corinthians tentar revertar a punição da Conmebol, que decretou que o time disputará a Taça Libertadores com portões fechados, o lateral-esquerdo Fábio Santos já se prepara para encarar o Millonarios, nesta quarta-feira, no Pacaembu, sem o apoio da Fiel. Em entrevista ao , o jogador destacou, porém, que os torcedores ajudarão a equipe mesmo fora do estádio.

- Vai ser estranho, complicado, vamos ter que nos adaptar. A princípio vai ser com os portões fechados. Tenho certeza de que o Pacaembu vai estar cheio do lado de fora. Essa emoção que vão passar para a gente do lado de fora vai contagiar a gente - disse.

Fabio Santos (Foto: reprodução)Fabio Santos: 'Vai ser estranho' (Foto: reprodução)

Corinthians e Millonarios (Colômbia) duelam às 22h (de Brasília), pela 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores. A estreia do Timão no torneio foi marcada pela morte do jovem torcedor boliviano Kevin Espada, do San José, durante partida em Oruro, na Bolívia. Ele foi acertado por um sinalizador, cujo autor do disparo, um menor de idade e torcedor corintiano, confessou o crime neste domingo.

Em virtude da morte de Kevin, a Conmebol decidiu que o Corinthians disputará partidas sem torcida tanto no Brasil quanto fora de casa. A punição será mantida até que a polícia boliviana esclareça os fatos que provocaram a confusão no estádio Jesús Bermudez, já que doze corintianos estão presos em Oruro acusados do homicídio. O Timão entrou com recurso e espera reverter a decisão - cerca de 30 mil ingressos já foram vendidos para o jogo contra o Millonarios.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)