quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Presença de torcedores no treino volta a empolgar jogadores do Timão

Não foi nada parecido com a festa de cerca de 15 mil pessoas no embarque, mas o treinamento do Corinthians em Dubai foi acompanhado pela Fiel. Por volta de 50 torcedores foram ao CT do Al Nassr e deram força ao Timão em sua parada nos Emirados Árabes Unidos rumo ao Mundial.

"Surpreende, mas isso é Corinthians, tem corintiano em todo lugar. Você encontra aonde vai. Eles estavam na aeroporto, e agora ficamos felizes por encontrá-los aqui novamente", disse o zagueiro Chicão, exibindo o uniforme de treinos confeccionado pelo Alvinegro para a viagem.

De roupa nova, os jogadores participaram de uma atividade técnica. O principal intuito do treino leve era movimentar os atletas e dar sequência ao processo de adaptação ao fuso horário. Na madrugada do horário local, eles partirão rumo ao Japão, com chegada a Nagoya prevista para a noite de quinta."Foi bastante produtivo", comentou Chicão, dando sinais de cansaço no final de um longo dia, que começou com visita ao maior shopping center do mundo. "O objetivo era adaptar mesmo. Eu estou com um pouco de sono, vou procurar descansar para chegar bem ao Japão."



Após provocação de Léo, Sheik explode em palavrões na internet

O lateral esquerdo Léo provocou os corintianos, em entrevista à rádio Estadão/ESPN, dizendo que os danos causados a Cumbica no embarque do Timão para o Mundial aconteceram porque "quem está acostumado com rodoviária não pode ir a aeroporto". Pouco depois, no Twitter, Emerson explodiu em palavrões.

Léo ironiza torcida do Corinthians

"P..., só pode estar de sacanagem! Quem é você? Cala a boca, seu m...! Só é lembrado quando abre a boca suja para falar besteira", escreveu o Sheik, sem citar nomes, mas contribuindo bastante com a sede de atenção do veterano jogador do Santos.

O camisa 11 foi um dos que demonstraram admiração pela festa feita pelos alvinegros em Guarulhos. Cerca de 15 mil torcedores foram ao aeroporto, literalmente abraçaram o ônibus da delegação e, posteriormente, tomaram o saguão com faixas, bandeiras, rojões e alguma bagunça.

De acordo com estimativa da Infraero, havia pelo menos três vezes mais corintianos na última segunda-feira em Cumbica do que santistas, há um ano, quando o Peixe embarcou para o Mundial. A administração do aeroporto minimizou os transtornos e informou que tudo voltou à normalidade ainda na madrugada de terça.



Guerrero treina com bola e deixa comissão técnica animada

Paolo Guerrero deu um passo importante na luta para participar da estreia do Corinthians no Mundial, daqui a uma semana. O peruano treinou com bola em Dubai, nesta quarta-feira, e animou a comissão técnica, que já apostava em sua presença na partida contra Auckland City, Sanfrecce Hiroshima ou Al Ahly.

O centroavante trabalhou separadamente dos companheiros, com atenção especial do fisioterapeuta Bruno Mazziotti. Depois de uma corrida pelo gramado do centro de treinamento do Al Nassr, ele fez exercícios com bola e testou o joelho direito, machucado último final de semana.



Corintianos passeiam por Dubai antes do primeiro treino

Os jogadores do Corinthians cumpriram a programação estabelecida pela comissão técnica e acordaram cedo nesta quarta-feira. Por adaptação ao fuso horário, eles despertaram às 8h locais e fizeram um passeio por Dubai, primeira parada da delegação rumo ao Mundial.

Foi visitado o Dubai Mall, maior shopping center do mundo. Os artigos tecnológicos foram os que mais chamaram a atenção dos atletas, embora alguns preços tenham assustado os representantes da equipe alvinegra.

Na sequência, o grupo conheceu a torre Burj Khalifa, maior prédio do mundo. Guerrero, que preocupa por conta da lesão no joelho direito, mostrou-se descontraído apesar do problema físico e conversou bastante com Martínez.De volta do passeio, os jogadores almoçaram no hotel e foram para o centro de treinamento do Al Nassr para sua primeira atividade realmente ligada ao futebol na viagem para o Mundial. Os corintianos passarão a noite em Dubai e seguirão para o Japão nesta quinta.



Timão garante que seguiu orientações prévias da PM em embarque

Pouco mais de 24 horas depois do tumulto causado no aeroporto de Cumbica por conta do embarque corintiano para o Japão, o clube emitiu um comunicado oficial em que garante ter seguido todas as orientações dadas pela Polícia Militar para a realização do trajeto até o terminal.

Na nota, a assessoria do Timão afirma que o plano de embarque de elenco, comissão técnica e diretoria foi feito há mais de um mês, após reunião entre o próprio clube, a PM, torcidas organizadas e a empresa administradora do aeroporto. "Em nenhum momento a delegação tomou alguma medida sem orientação ou comando do batalhão citado", explica o comunicado.

Estima-se que 15 mil torcedores foram a Cumbica na noite da última segunda-feira para se despedir dos atletas alvinegros. Houve o estouro de rojões, e extintores de incêndio foram disparados dentro do saguão. Uma área reservada para ações promocionais e um dos guichês no qual era pago o estacionamento foram danificados. A multidão só foi dispersada de madrugada, pela própria PM, com o uso de bombas de gás lacrimogêneo.

A administração do aeroporto, no entanto, já havia divulgado um comunicado nessa terça-feira minimizando os danos causados pela torcida corintiana. De acordo com a nota, a manifestação "não impactou a operação de pousos e decolagens no terminal aeroportuário. Não houve dano significativo às instalações do aeroporto, que opera normalmente. Apesar do grande número de torcedores, os poucos incidentes foram resolvidos durante a noite".

Confira abaixo a nota divulgada pelo Corinthians na íntegra:

A direção do Sport Club Corinthians esclarece que seguiu as orientações do 44º BPM e o comando do Coronel Celso durante o trajeto do CT Joaquim Grava até o Aeroporto de Guarulhos, na noite da última segunda-feira.

Em nenhum momento a delegação tomou alguma medida sem orientação ou comando do batalhão citado.

O Corinthians aproveita também para esclarecer que o esquema usado na última segunda foi feito há mais de um mês. Em reunião pedida pelo Corinthians em que participaram a Policia Militar, os gestores da GRU AirPort e as torcidas organizadas.



Olheiro do Corinthians vai direto ao Japão para ver primeiro jogo

O ex-jogador Mauro, que trabalha como olheiro do Corinthians, não foi com o restante da comissão técnica a Dubai. Ele partiu diretamente para o Japão, pois tem uma tarefa a cumprir por lá na quinta-feira, no Estádio Internacional de Yokohama.

O observador assistirá ao confronto entre o neozelandês Auckland City e o japonês Sanfrecce Hiroshima, que abre o Mundial. Quem vencer duelará com o egípcio Al Ahly, no domingo, pelo direito de enfrentar o Timão no dia 12.

Em seu trabalho de "espião", Mauro costuma assistir às partidas das arquibancadas. Sua análise já no contexto da competição tornará mais rico o material de que a comissão técnica dispõe a respeito dos possíveis adversários do Alvinegro.

Se tudo correr como imagina Tite, o Hiroshima sairá vitorioso das oitavas de final. Aí ele já estará no Japão e acompanhará de perto o embate que definirá o primeiro obstáculo do Timão na luta pelo título mundial.



Novidade em Dubai! Corinthians estreia uniforme de treino

Rodrigo Vessoni - 05/12/2012 - 11:31 Enviado especial a Dubai (EAU)

Camisa treino Corinthians Japão (Foto: Rodrigo Vessoni)
Willian Arão aparece com novo uniforme de treino em Dubai (Foto: Rodrigo Vessoni)

O Corinthians irá treinar dentro de alguns minutos no Centro de Treinamento do Al-Nassr, em Dubai, nos Emirados Árabes, com uma novidade. Ainda no saguão do hotel Grand Hyatt Dubai com um novo uniforme de treinamento.

Agora, os jogadore usarão uma camisa com a estampa da Caixa Econômica Federal, patrocinadora máster do clube há pouco mais de duas semanas. Pelas regras da Fifa, apenas um patrocinador pode ser estampado nas camisas. Por conta disso, FISK e TIM, que geralmente estampam as duas marcas nas barras e nos números das camisas, não aparecerão no Mundial do Japão.

E MAIS:
Para combater o sono, Timão troca travesseiro por compras em Dubai antes do treino
Paulo André brinca e revela 'projeto' de Julio Cesar em Dubai



Corinthians usará o luxo de Dubai contra o problema de fuso

Rodrigo Vessoni - 05/12/2012 - 07:03 Enviado especial a Dubai (EAU)

Grand Hyatt Dubai - Corinthians (Foto: Ari Ferreira)
Grand Hyatt Dubai é o hotel do Corinthians (Foto: Ari Ferreira)

O Corinthians chegará no Japão, palco do Mundial de Clubes, apenas na noite de quinta-feira. Antes, a delegação alvinegra fará uma parada em Dubai, com objetivo de ajudar a adaptação ao fuso horário de 11 horas para a Terra do Sol Nascente e minimizar a viagem de quase 24h até lá. Uma parada que será luxuosa e cheia de glamour.

A começar pelo hotel cinco estrelas onde ficarão hospedados na cidade, considerada uma das mais turísticas do mundo. Uma mordomia só. Nas janelas dos quartos, vista para um campo de golfe e para o famoso Canal de Dubai. Na parte interna, há saunas seca e a vapor, banheira de hidromassagem, quadras de squash, piscina coberta, além de pista de corrida, quadras de tênis iluminadas e piscinas aquecidas.

Os quartos têm cerca de 39 metros quadrados (do tamanho de alguns dos novos apartamentos de um dormitório construídos em São Paulo, por exemplo) e as diárias variam de R$ 535 a R$ 1.778.

Em relação à alimentação, são nada menos do que oito restaurantes, das mais diferentes culinárias espalhadas pelo mundo. Comida americana, árabe, libanesa, europeia e indiana estão à disposição dos hóspedes. É só escolher.

Em Dubai, a delegação do Corinthians fará um único treinamento, que acontecerá hoje à tarde no CT do Al Nassr, clube da primeira divisão local. A delegação alvinegra deixa a cidade dos Emirados Árabes na sexta-feira, às 2h55 (20h55 de Brasília), chegando em Tóquio às 17h20 do Japão (6h20 de Brasília). Da capital japonesa, o grupo pegará o trem-bala até Nagoya.



Para combater o sono, Timão troca travesseiro por compras em Dubai

Rodrigo Vessoni - 05/12/2012 - 07:13 Enviado especial a Dubai (EAU)

Jogadores passearam pelo Dubai Mall na manhã desta quarta-feira (madrugada do Brasil)
Jogadores passearam pelo Dubai Mall na manhã desta quarta-feira (madrugada do Brasil)

Ao invés da cama, sacolas. Ao invés do travesseiro, cartões de crédito. Foi dessa maneira que a comissão técnica do Corinthians, supervisionada pelo preparador físico Fábio Mahseredjian, decidiu batalhar contra o sono na manhã desta quarta-feira em Dubai (madrugada no Brasil), cidade onde a delegação faz uma parada de cerca de dois dias antes da chegada ao Japão, palco do Mundial.

Para evitar que os jogadores ficassem dormindo em seus quartos, atrapalhando a adaptação ao fuso de 11 horas que haverá em Nagoya e Yokohama, eles foram levados ao principal shopping dos Emirados Árabes Unidos. O Dubai Mall é considerado um dos principais locais de consumo do Oriente Médio, atraindo turistas de todo o mundo.

- Foi bom, viemos para cá para não dormir, faz parte. Agora teremos um treino para intensificar a preparação. Será bom depois de uma viagem tão cansativa - afirmou Julio Cesar.

De acordo com o site oficial, o shopping inaugurado em 2008 custou nada menos do que R$ 40 bilhões. Seus números impressionantes não param por aí. O Dubai Mall possui 1.200 lojas das mais variadas grifes, 120 restaurantes, além de 22 salas de cinema e pista de patinação no gelo. É possível ainda se hospedar no hotel que faz parte do completo do shopping, além de visitar um dos aquários mais famosos do mundo, com mais de 33 mil animais marinhos.

- Foi bom pelo passeio, mas os preços aqui são parecidos com o do Brasil - lembrou Romarinho.

A visitação durou cerca de quatro horas. Os jogadores tiveram liberdade para ir onde tinham vontade, mas havia uma programação para retornar ao ponto de encontro, onde voltariam juntos para o hotel onde a delegação está hospedada, o luxuoso Grand Hyaatt. Almoço e um breve período de descanso serão as duas obrigações dos jogadores.

- Pouco tempo, mas faz parte. Estamos podendo evitar o sono, está bem bom - completou o volante Guilherme.

Na sequência, a única atividade em solo árabe. Às 16h (10h de Brasília), os corintianos farão um treino leve no Centro de Treinamento do Al Nassr, um dos principais clubes do país. Após o treinamento, jogadores, comissão técnica e diretoria retornarão ao hotel para descansar. o embarque para o Japão está marcado para às 2h55m (20h55m no Brasília). A chegada no aeroporto de Narita deve acontecer por volta das 17h da quinta-feira.

O Corinthians estreia no Mundial de Clubes no dia 12 de dezembro, na cidade de Toyota, contra um adversário ainda não conhecido.



Paulo André brinca e revela 'projeto' de Julio Cesar em Dubai

Rodrigo Vessoni - 05/12/2012 - 10:27 Enviado especial a Dubai (EAU)

Corinthians Dubai (Foto: Ari Ferreira)
Julio Cesar ficou impressionado com a estrutura do Dubai Mall (Foto: Ari Ferreira)

Para se adaptar ao fuso horário do Japão e combater o sono, o elenco do Corinthians visitou o principal shopping dos Emirados Árabes Unidos, o Dubai Mall, na manhã desta quarta-feira (madrugada no Brasil) em Dubai.

Por meio do seu blog pessoal, o zagueiro Paulo André revelou que o companheiro Julio Cesar ficou impressionado com a estrutura do local. Em busca de uma "renda extra", o goleiro brincou ao dizer pretende obter lucros com o shopping no futuro.

"O passeio no shopping, com direito a guia turístico no traslado, foi muito divertido, especialmente, quando escutei o Julio Cesar dizendo que queria abrir uma loja Poderoso Timão aqui no Dubai Mall pra completar a verba no fim do mês (risos)", escreveu o camisa 13, que comprou um presente para a mãe no Dubai Mall.

Atualmente, Julio Cesar já é o dono de uma franquia da Poderoso Timão - rede oficial de lojas do clube – no Mooca Plaza Shopping, zona leste de São Paulo.



Valcke comemora adoção da tecnologia na linha de gol no Mundial de Clubes

LANCEPRESS! - 05/12/2012 - 08:39 Tóquio (JAP)

Jérôme Valcke (Foto: Nelson Almeida/AFP)
Jérôme Valcke acredita que preço do sistema diminuirá com o passar dos anos (Foto: Nelson Almeida/AFP)

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou nesta quarta-feira em Tóquio que a estreia da tecnologia na linha do gol é uma grande evolução para o futebol. A entidade utilizará o Mundial de clubes para fazer experiências com duas tecnologias diferentes para evitar os chamados "gols fantasmas".

- Será um grande dia. Amanhã será a primeira vez que a tecnologia da linha do gol será oficialmente usada em um jogo de futebol. Os testes terminaram e a introdução gradual da tecnologia foi bem-sucedida - disse Valcke, se referindo ao jogo de abertura do Mundial, entre Sanfrecce Hiroshima e Auckland City.

O secretário-geral revelou que o jogo entre Inglaterra e Alemanha na Copa do Mundo de 2010, onde o árbitro não assinalou um gol legítimo dos ingleses, foi o motivador para ser estudada a adoção pela tecnologia.

- Todos assistimos ao jogo entre Inglaterra e Alemanha na África do Sul, em 2010. Com aquilo, abrimos discussões sobre o sistema que pudéssemos adotar para ajudar o árbitro. A international Board se reuniu, nove empresas se candidataram e duas passaram pelo primeiro teste. Ontem ambas realizaram os testes finais de forma bem-sucedida.

Valcke acredita que o custo para aplicação da nova tecnologia na linha do gol será reduzido gradativamente, a medida que novas empresas se interessarem em fabricar os dispositivos.

- Outras empresas entrarão no mercado. O custo se reduzirá. Hoje é caro, mas não será sempre assim. Pense no valor de uma TV de plasma há alguns anos e veja como seu preço baixou - comparou Valcke.



Ranking da IFFHS coloca Corinthians como oitavo melhor time do mundo

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou o ranking dos melhores clubes do mundo, segundo a própria entidade. O brasileiro que aparece melhor, e já era esperado, é o Corinthians na oitava colocação.

O clube acumula 240 pontos e está logo atrás do Real Madrid e acima do Athletic Bilbao. O segundo melhor brasileiro é o Santos na 15ª posição, com o Fluminense logo atrás, em 16º.


Na ponta do ranking está o Barcelona, com 345 pontos. A segunda posição é do Atlético Madrid, que está logo a frente do Boca Juniors, vice-campeão da Libertadores. O atual campeão europeu, Chelsea é quarto colocado.


Guerrero crê em recuperação até a estreia: 'Estou mais tranquilo'

Paolo Guerrero está confiante de que participará da estreia do Corinthians no Mundial de Clubes, dia 12 de dezembro, no Japão. O jogador se juntou ao restante do elenco na visita a pontos turístico de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos na manhã desta quarta (veja vídeo ao lado). Depois disso, porém, ele fará tratamento para tratar um problema no joelho direito, sofrido no domingo, contra o São Paulo, e deve voltar a treinar com bola no fim de semana.

Para que melhorasse rapidamente, o centroavante peruano foi submetido a uma infiltração de corticoides. Ele ficou sob os cuidados do departamento de fisioterapia do Timão inclusive no voo que levou a delegação de Guarulhos até Dubai.

Paolo Guerrero, em Dubai (Foto: Sergio Gandolphi/Globoesporte.com)Paolo Guerrero visitou o Khalifa Tower, maior prédio
do mundo (Foto:Sergio Gandolphi/Globoesporte.com)

- Depois da infiltração ficou muito bom. Agora eu não tenho mais dores. Fiquei preocupado no domingo, mas tive menos dores. Estou mais tranquilo - afirmou o jogador.

A previsão do corpo clínico do Corinthians é de que Guerrero não treine com o elenco, nesta quarta-feira, em Dubai. Caso ele continue em evolução nos próximos dias, poderá participar das atividades com bola que o grupo fará assim que chegar ao Japão.

Contratado do Hamburgo após a Libertadores, Guerrero se firmou como titular nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro e ganhou a vaga no Mundial para atuar ao lado de Emerson. Se ele não se recuperar, Jorge Henrique, Martinez e Romarinho disputam o lugar.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Torcedor perde mulher e coleciona loucuras pelo amor ao Corinthians

Eles vão deixar a pequena cidade de Monte Alto, de 47 mil habitantes, para apoiar o Corinthians no Japão. Sair do interior de São Paulo para tentar "ganhar o mundo" pode até ser considerada uma loucura, não para torcedores do Timão. Mais ainda quando se trata do empresário Fábio Henrique Di Madeo. Ele até perdeu a mulher, em 2009, depois que resolveu viajar sem ela para torcer pelo clube do coração, apenas uma das muitas histórias que ele coleciona (Assista ao vídeo).

- Eu era casado e teve Corinthians x Flamengo, no Maracanã. Tinha convidado ela (esposa) para ir ao Rio, passar alguns dias, para assistirmos ao jogo. Ela disse que não ia e eu falei: se você não vai, vou sozinho. Ela falou que se eu fosse, voltaria solteiro. A hora que cheguei em casa não tinha mais nada - conta.

E funciona assim desde pequeno. Contrariado ou não, ele sempre deu um jeito de acompanhar o Timão. Até a mãe ele desobedecia quando era mais novo e queria viajar a São Paulo para assistir ao time.

- Desde os 13 anos eu pegava carona na estrada e só de São Paulo ligava para minha mãe para dizer que estava assistindo ao jogo do Corinthians. Chegava em casa e o "pau quebrava", mas sempre fui atrás do Corinthians.

Fábio Henrique di Madeo, torcedor do Corinthians (Foto: Reprodução/SporTV)Fábio Henrique tem o escudo do time tatuado e desde criança acompanha o Timão (Foto: Reprodução/SporTV)

O amor está estampado no braço e ele não é o único a exibir na pele esta paixão. O carpinteiro Daniel Prata tem quatro tatuagens relacionadas ao Timão espalhadas pelo corpo e quer mais. Ele espera voltar do Mundial de Clubes com o título e cumprir a promessa que fez.

- Se Deus quiser, vamos ganhar essa. Aí vou fazer a taça da Libertadores e do Mundial, está prometido. Também vou tatuar o hino nas costas, se ganhar, porque já falei para minha mulher.

Torcedores do Corinthians de Monte Alto (Foto: Reprodução/SporTV)Torcedores do Monte Alto estão prontos para apoiar
o Corinthians no Japão (Foto: Reprodução/SporTV)

A sede da Fiel em Monte Alto é apenas um dos pontos de encontro dos corintianos da cidade, que também se reúnem em uma chácara. Lá, o Timão está em todas as partes, na geladeira, nas canecas, no relógio e outros objetos pela casa. 

Nos encontros mais recentes do grupo que vai ao Japão, os preparativos para o Mundial dominaram as conversas. A ansiedade é grande.

-  Nem acredito que estou indo ver o Corinthians no Japão. Nem tenho como descrever a emoção. Quem não é corintiano não vai entender. Quem é, sabe aquilo que estou falando - disse o advogado Adriano Abraão.

O Corinthians embarcou para Dubai na madrugada de terça-feira. Após parada nos Emirados Árabes, a delegação segue para o Japão, onde estreia no Mundial dia 12. 

Assista a outros vídeos do "SporTV News"



Na véspera da estreia oficial, Valcke elogia uso da tecnologia: 'Revolução'

Após uma semana no Brasil, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, está em Tóquio, no Japão, para acompanhar o Mundial de Clubes, que começa nesta quinta, com a partida entre Sanfrecce Hiroshima e Aucland City. Além de abrir o torneio, o jogo será o primeiro oficial na história do futebol a contar com tecnologia nas traves, que apontará quando a bola ultrapassar totalmente a linha do gol. O dirigente francês elogiou a iniciativa.

- Será um grande dia. Amanhã (quinta-feira) será a primeira vez que a tecnologia da linha do gol é oficialmente usada em um jogo. Os testes terminaram e a introdução gradual da tecnologia foi bem-sucedida. É uma espécie de revolução – disse Valcke.

Jerome Valcke com a bola com chip tecnologia no gol (Foto: Getty Images)Jérême Valcke com a bola que será testada no Mundial de Clubes (Foto: Getty Images)

Em Yokohama, palco da abertura do Mundial de Clubes, as “traves tecnológicas” já estão no estádio. A novidade consiste na implementação de um material de acrílico por toda trave, na parte de dentro, composta de dispositivos que serão acionados toda vez que a bola cruzar a linha do gol. Nada discretos, os sensores podem ser observados até mesmo à distância.

No mês passado, durante a Soccerex, no Rio de Janeiro, a Fifa apresentou as duas tecnologias que serão testadas. Das 11 empresas que apresentaram seus sistemas, apenas duas foram aprovadas. Em ambos os casos, dispositivos emitirão um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassar a linha do gol. A alemã Fraunhofer, aposta em um campo magnético, enquanto a inglesa Kawk-Eye terá sete câmaras em cada trave. A tecnologia aprovada será usada na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2014.

trave tecnológica estádio Yokohama Mundial Corinthians (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Trave tecnológica no estádio de Yokohama (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)


 



Timão? Campeão japonês quer encarar David Luiz no Mundial

Corinthians e Chelsea são as grandes estrelas do Mundial de Clubes da Fifa, que começa nesta quinta-feira, no Japão. Campeões na América e na Europa, respectivamente, os dois esperam, contudo, não serem parados por uma "zebra" no torneio. Um dos candidatos a "pedra no sapato", inclusive, foi direto à final quando perguntado sobre qual jogador gostaria de enfrentar. O artilheiro do campeão japonês Sanfrecce Hiroshima, Hisato Sato, quer encarar o zagueiro brasileiro David Luiz, que defende o time inglês - fato possível apenas se sua equipe chegar à decisão passando pelo Timão nas semifinais.

- Particularmente, eu espero jogar contra o David Luiz no torneio. O Japão jogou contra o Brasil em outubro ( 4 x 0 para a Seleção), mas, infelizmente, eu não pude jogar. Ele é um grande jogador, por isso eu gostaria de ter a chance de enfrentá-lo depois - disse Sato, que marcou 22 gols em 33 jogos e ajudou o seu time a erguer pela primeira vez a taça da J-League.

O Hiroshima estreia contra o Auckland City (Nova Zelândia), nesta quinta-feira, pela fase de playoffs. A caminhada até a final ainda terá o Al Ahly (Egito) nas quartas, além do Timão, que estreia direto nas semifinais, no dia 12 de dezembro.

Já o Chelsea debuta no torneio no dia 13, diante do vencedor de Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) e Monterrey (México). O SporTV transmite todos os jogos da competição ao vivo. Apenas a disputa de quinto lugar não será transmitida.



Cartola FC: Neymar é maior pontuador de 2012, e R49, de uma rodada

Neymar gol Santos (Foto: Ivan Storti / Santos FC)Neymar foi garantia de boa pontuação no Cartola FC
na temporada 2012 (Foto: Ivan Storti / Santos FC)

No último domingo, chegaram ao fim o Brasileirão e a oitava edição do Cartola FC. Foram seis meses de disputa, gozação com os rivais e comemoração para os campeões, tanto no campo quanto no fantasy game do futebol brasileiro. A aposta certa da temporada 2012 foi o craque Neymar, que, em 17 jogos, somou 204,3 pontos aos que resolveram escalá-lo. Na sequência, entre os maiores pontuadores, estão dois volantes. Léo Silva, da Portuguesa, totalizou 201,6 e foi o maior ladrão de bolas do campeonato, enquanto Souza, do Náutico, fez 194,5 por ser um dos maiores finalizadores da Série A. Dois jogadores de times cariocas completam o top 5, o goleiro Diego Cavalieri, do Fluminense, com 193, e o Vagner Love, do Flamengo, com 191,8. O melhor de 2011, o arqueiro vascaíno Fernando Prass, ficou numa honrosa sexta posição ao garantir 187,7 aos cartoleiros, bem inferior aos 222,90 do ano passado.

A seleção dos maiores pontuadores do Cartola, armada no 4-3-3, ficaria assim: Diego Cavalieri (Fluminense); Cicinho (Ponte Preta), Réver (Atlético-MG), Leonardo Silva (Atlético-MG) e Bruno Cortez (São Paulo); Léo Silva (Portuguesa), Souza (Náutico) e Bernard (Atlético-MG); Neymar (Santos), Vagner Love (Flamengo) e Fred (Fluminense), com o técnico Vanderlei Luxemburgo (Grêmio) no comando.

Pelo lado negativo, considerando apenas jogadores com dez ou mais partidas no Brasileirão, a pior pontuação foi para Renan Teixeira, do Sport, que teve o incrível total de 6,4 pontos negativos em dez jogos. Também decepcionaram: Gilson, do Atlético-GO (-6,2 em 12 jogos), Josa, do Náutico (-1,5 em 13 jogos), Eduardo Costa, do Vasco (-0,7 em 11 jogos), Amaral, que passou por Cruzeiro e Botafogo (-0,6 em 11 jogos), Wellington Bruno, do Flamengo (-0,3 em 10 jogos), Junior, do Bahia (4,5 em 11 jogos), e Edcarlos, do Sport (4,9 em 19 jogos). Os citados não tiveram muito tempo para mostar o seu futebol, pois jogaram pouco. Uma desculpa, por exemplo, que o volante Diones, do Bahia, não tem. Ele atuou em 34 partidas e fez apenas 5,2 pontos em todo o campeonato.

Diones Caio Bahia x Figueirense (Foto: Edson Ruiz / Agência Estado)Diones não foi boa opção para os cartoleiros no fantasy game deste ano (Foto: Edson Ruiz / Agência Estado)

Neymar e Atlético-MG dominaram seleção do Cartola

ronaldinho gaucho jo atlético-mg x cruzeiro (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)Ronaldinho teve a terceira maior pontuação de rodada
na história (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)

Além de maior pontuador do Cartola FC em 2012, Neymar também foi o melhor da rodada quatro vezes, um recorde absoluto, já que apenas outros três jogadores repetiram o feito em duas oportunidades: os tricolores Fred e Diego Cavalieri, além do rubro-negro Vagner Love.

O Atlético-MG teve o pontuador máximo sete vezes e curiosamente foram atletas diferentes: Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Jô, Leonardo, Marcos Rocha e os goleiros Victor e Giovanni. No ranking dos times, Fluminense e Santos tiveram o melhor cinco vezes, e Botafogo e São Paulo, quatro. Seis equipes jamais contaram com o maior pontuador: Vasco, Corinthians, Coritiba, Bahia, Sport e Atlético-GO.

R49 ainda alcançou a maior pontuação do ano na 28ª rodada - 35,10 - ao fazer três gols e dar duas assistências na vitória por 6 a 0 diante do Figueirense. Foi, inclusive, a terceira maior da história do fantasy game, perdendo apenas para Neymar (37,2), em 2011, e Jonas (36,4), em 2010. No outro extremo, a pior foi do zagueiro Henrique, do Palmeiras, que fez os cartoleiros perderem 9,90 pontos na 9ª rodada: empate por 1 a 1 frente ao São Paulo.

Se quiser saber em que você deve se espelhar, acompanhe o Papai Machuka, o melhor da Liga Nacional em 2012. Ele fez um total de 2.865,95 pontos, uma média de 75,41 por rodada. A melhor rodada do campeão foi a 18, em que ele somou 130,06 ao seu total.

Neste ano, o game trouxe gráficos de desempenho de cada atleta, facilitando a vida do cartoleiro na hora de pesquisar as melhores opções para o seu time. Também aumentou a interatividade com o assessor de imprensa, uma forma de colocar sua equipe em evidência nas redes sociais. O ano de 2011 terminou com 1.792.207 times e chegou a 2.066.836 em 2012. A fanpage do Cartola no Facebook passou de 330 mil fãs para 880 mil em um ano. O fantasy game volta no Brasileirão 2013 com mais novidades.
 



Em Dubai, Timão visita 'shopping faraônico' e reclama dos preços

Os jogadores do Corinthians trocaram a manhã de descanso nesta quarta-feira pela diversão. Mesmo muito cansados pela viagem de quase 14h até os Emirados Árabes Unidos, os atletas foram levados pela comissão técnica ao maior shopping center do mundo, em Dubai, para darem continuidade ao processo de adaptação ao fuso-horário.

O grupo chegou ao local por volta das 10h (4h de Brasília) e se dividiu rapidamente entre as mais variadas seções. Os andares são segmentados, com destaque para o enorme número de lojas de roupas destinadas às mulheres.

Grifes famosas não faltam, mesclando a moda internacional e a cultura árabe. Os longos corredores são cercados também por diversas marcas de joias. Poucas lojas expõem os preços dos produtos colocados nas vitrines. Na maior parte delas, sempre as mais luxuosas, é necessário entrar e consultar um dos vendedores.

- Vamos aproveitar que não podemos dormir para conhecer. É um lugar muito interessante, bem grande mesmo – afirmou o goleiro Cássio.

Com poucas pessoas no local naquele momento, os jogadores puderam caminhar livremente, sem nenhum assédio. Apenas o volante Paulinho foi reconhecido por um árabe. A curiosidade só aumentava quando algum atleta para conceder entrevistas aos jornalistas brasileiros.

O passeio, aliás, serviu mesmo para enganar o sono no primeiro dia nos Emirados Árabes. Poucos jogadores foram às compras devido ao preço elevado dos produtos. Segundo moradores da cidade, o local é o mais caro de Dubai. A atração dos atletas só aumentou quando se aproximaram de uma famosa marca de jeans.

- As coisas estarão caras. Vou deixar para comprar algo no Japão. Eu só comprei um prato de Dubai que vou dar de presente para minha mãe – disse o zagueiro Paulo André.

Uma das principais atrações do shopping é um enorme aquário. Os visitantes podem vê-lo pelos corredores ou pagar por um passeio em que circularão pela parte interna, protegidos por vidros.

Além do aquário, o complexo possui 1.200 lojas, 22 salas de cinema, praça de alimentação para 160 fastfoods, 120 restaurantes, pista de patinação no gelo, estacionamento para 14 mil veículos e até um hotel. A obra custou R$ 40 bilhões.

Após o passeio, os jogadores voltaram ao hotel. O elenco treinará às 17h (11h de Brasília), no CT do Al Nassr. A viagem para o Japão está marcada para 2h55m de quinta-feira (20h55m de quarta no Brasil).