terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Gobbi: 'Se Pato fosse uma contratação de risco, não teria trazido"

Mário Gobbi não está preocupado com o histórico recente de lesões de Alexandre Pato. O mandatário corintiano afirmou que não há qualquer risco na contratação de R$40 milhões do ex-Milan.

"Se fosse uma contratação de risco, eu não traria, porque o Corinthians não gastaria esse dinheiro em um risco. Primeiro nós nos cercamos de todas as informações necessárias para avalizar nossa decisão. O Pato é um jovem de 23 anos, que tem um futuro muito grande pela frente e só espero que ele faça o que mais gosto, colocando seu pptencial de jogar bola," disse o presidentem em entrevista coletiva.


Pato avisou que está 100% físicamente, apesar das lesões o terem deixado afastado dos gramados por muito tempo nas últimas temporadas. Os resultados exames realizados no Timão o deixaram ainda mais empolgado. Até mesmo uma biópsia muscular foi realizada para confirmar que não havia riscos de lesões em um curto tempo. Gobbi fez questão de valorizar o interesse do jogador em acertar com o Corinthians, já que até mesmo uma proposta do poderoso PSG foi recusada no processo.

"A contratação do Pato é atípica pelos valores, porque não se acha no mercado um jogador com esta idade, capacidade e currículo à disposição para comprar. Ele veio também porque abriu mão de muita coisa," disse.

Gobbi reforçou a política de contratação do Timão, de investir em atletas mais jovens.

"Todo mundo me cobrava que o Corinthians não iria manter a política de ter jogador ícone no elenco. Eu sempre disse que isso é muito bom, desde que seja um jovem valor. Não posso investir uma cifra em alguém com mais de trinta anos," encerrou.



Guerrero garante que fica no Timão e revela motivos: 'Me sinto em casa'

LANCEPRESS! - 15/01/2013 - 12:01 São Paulo (SP)

Guerrero - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Guerrero garante que está feliz por defender as cores do Timão (Foto: Eduardo Viana)

Guerrero é, literalmente, só alegria no Corinthians. Em uma entrevista bastante animada na manhã desta terça-feira, no CT Joaquim Grava, o herói do Timão no Mundial de Clubes garantiu que não tem a mínima vontade de deixar o clube. Após a conquista no Japão, várias especulações envolvendo seu nome no Velho Continente apareceram.

- O que teve foi especulação da imprensa. Não chegou nada para mim. Vou seguir minha vida no Corinthians - cravou o atacante, que passou as férias no Peu.

Além das especulações, a idolatria também foi assunto na coletiva. Ídolo do clube com os gols na conquista do bimundial? Guerrero preferiu ficar em cima do muro.

- Sinto que foi título muito importante, mas não sinto que sou ídolo. Tenho de seguir jogando, dando satisfação para o clube e a torcida. Depois, quando acabar minha carreira, posso virar ídolo do Corinthians - afirmou.

Guerrero 'abre mão' de artilharias por títulos pelo Timão

Na hora de falar dos motivos que o fazem querer permanecer no clube, o centroavante listou vários, mas também aproveitou para "cornetar" o trânsito de São Paulo. O caminho da casa do jogador (região do Alphaville) até o CT é bastante difícil.

- Gosto do humor que vejo aqui. É a mentalidade sul-americana. Eu saí muito novo para a Alemanha, que tem outro humor, é diferente. Gosto do clima, do sol, da música. Gosto de tudo, menos do trânsito. Ontem (segunda-feira) fiquei uma hora e meia pra chegar aqui. Tem muita gente agradável, sempre com sorriso. Eu me sinto em casa - declarou.

A saída do argentino Martínez também não passou despercebida na entrevista. O hermano era a pessoa mais próxima de Guerrero no Timão. Apesar da amizade com o agora atleta do Boca Juniors (ARG), o peruano revela que tem outros amigos no elenco. E nem sempre "só" para conversar.

- O Fábio Santos costuma brincar muito comigo. O que ele fala? Muita merda! (risos). Mas isso é legal, gosto deste tipo de coisa - disse, arrancando risadas dos jornalistas presentes na coletiva de imprensa.



Empolgado com Pato, Guerrero afirma: 'Será difícil ganhar da gente'

LANCEPRESS! - 15/01/2013 - 13:48 São Paulo (SP)

Guerrero - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Guerrero deu entrevista no CT do Corinthians (Foto: Eduardo Viana)

A chegada de jogadores de nome para 2013 não empolga apenas a torcida do Corinthians. Para Guerrero, com as peças que chegaram para o técnico Tite, o Timão será uma equipe muito difícil de ser batida. O centroavante, herói da equipe no Mundial de Clubes, também elogiou Alexandre Pato, que será seu concorrente.

Apesar de ressaltar a grande qualificação que o elenco ganhou nas últimas semanas, o camisa 9 pediu atenção na preparação da equipe. Para ele não adianta ter só um bom time no papel e não demonstrar isso dentro de campo.

- Agora, com o que nós temos, vai ser difícil ganhar da gente. Temos um time muito bom, com muita qualidade, vai ser difícil nos derrotar. Mas temos de ter uma boa preparação, só assim a gente vai por um bom caminho. Tem de ter a humildade de seguir jogando da mesma forma - ressaltou.

Sobre o novo astro do Timão, Paolo não deixou de elogiar suas qualidades, mas também lembrou de Renato Augusto, que enfrentou nos tempos em que atuava pelo Hamburgo (ALE) na Bundesliga. O meia, que chegou neste início de ano, jogava pelo Bayer Leverkusen (ALE).

- O Pato é um jogador com muita qualidade. Sempre jogou bem no Milan, esteve lá por muito tempo. Também na Seleção. O Renato Augusto é outro muito bom. Joguei contra o Bayer quando ele estava por lá. Fizeram boas contratações. Seguro que o time vai ficar mais forte - contou.

Questionado se existe algum modo do Corinthians fazer uma temporada ainda melhor do que a de 2012, quando a equipe levou a Libertadores e o Mundial, Guerrero não pensou duas vezes e mostrou muito otimismo.

- Chegaram boas contratações e o time ficou mais forte do que já estava. O Corinthians pode fazer 2013 melhor que 2012. Tenho a segurança de que a gente pode fazer isso - concluiu.



Dinamite admite chance de negociar Dedé: 'Se aparecer uma proposta extraordinária, vamos pensar'

Rodrigo Vessoni - 14/01/2013 - 20:41 São Paulo (SP)

Dedé - Vasco (Foto: Paulo Sérgio)
Dedé foi ovacionado por torcida vascaína em amistoso contra Ajax (HOL) (Foto: Paulo Sérgio)

Ao contrário da posição anterior, quando afirmava que Dedé não estava à venda, a diretoria do Vasco agora adota novo discurso. O presidente Roberto Dinamite afirmou que Dedé deveria cumprir contrato com o Vasco, mas ressaltou que "pode pensar" caso chegue uma proposta extraordinária.

- Se aparecer uma proposta extraordinária para o Vasco e para o Dedé, aí nós vamos pensar o que fazer. Enquanto isso não acontecer, segue tudo na mesma - afirmou o mandatário.

Como revelou o LANCE!Net, no fim do ano passado, o Corinthians demonstrou interesse em contar com o camisa 26 vascaíno e os rumores de uma possível transferência aumentaram após os agentes do zagueiro se reunirem com a cúpula do Timão.

Hoje, os direitos do zagueiros estão divididos em três partes: 45% do Vasco, 45% da Liga Participações & Intermediações, do Rio Grande do Sul, e 10% do Villa Rio, clube-empresa da Ability Sports, do Rio de Janeiro.

- Existe um parceiro e esse parceiro sabe que precisa estar junto com a gente, e que o Dedé tem contrato até 2015. Se ele tem um contrato para mais dois anos, penso que ele tem que cumprir - ressaltou Dinamite.

Recentemente, Roberto Andrade, diretor de futebol do Timão, ressaltou que o clube não vai fazer loucuras para contar com o Mito. Ele chegou a dizer que pelo que vale Dedé no momento, não seria uma boa oportunidade de negócio para o Corinthians.

Destaque nos últimos anos e com convocações para a Seleção Brasileira, Dedé é constantemente alvo de interesse de alguns clubes brasileiros e internacionais. Porém, a grave crise financeira que atinge o Vasco e a saída de inúmeros jogadores nas últimas semanas fez com que a torcida ficasse ainda mais temerosa com as investidas sobre o zagueiro.

No último domingo, no amistoso contra o Ajax (HOL), Dedé foi ovacionado pelo vascaínos em São Januário e retribuiu o carinho com um beijo na cruz de malta.



Sem Renato Augusto e Pato, Tite esboça o Timão com Zizao como titular

Renato Rodrigues - 15/01/2013 - 11:27 São Paulo (SP)

HOME - Zizao (Foto: Tom Dib)
Zizao poderá ser titular no domingo (Foto: Tom Dib)

A manhã desta terça-feira no CT Joaquim Grava começou a dar cara ao Corinthians que iniciará o Paulistão, no domingo, contra o Paulista, em Jundiaí. Sem Renato Augusto e Alexandre Pato, que ficaram na academia, o treinador alvinegro escalou Zizao como titular. E o chinês foi bem.

Durante a atividade técnica em campo reduzido, o meia-atacante asiático fez tabelas, deu dribles e ainda acertou uma bola na trave. Aberto pela esquerda, foi um dos destaques da atividade que contava com três gols. A ideia era que as defesas fossem mais trabalhadas ao proteger duas metas.

O time que começou a atividade foi: Julio Cesar; Edenilson, Wallace, Felipe e Ygor; Guilherme Andrade, Guilherme, Giovanni, Romarinho e Zizao; Elton. Mais tarde, o comandante promoveu algumas mudanças. Gil entrou no lugar de Felipe, Welder na de Ygor e, bem no final, sacou Zizao para colocar Nenê Bonilha.

Enquanto os reservas estiveram em campo, os titulares fizeram exames oftalmológico e de otorrinolaringologia dentro do CT. Mais tarde, Jorge Henrique, Paulo André, Douglas, Fábio Santos, Danilo e Guerrero correram em volta do campo sob os olhares do preparador físico Fábio Mahseredjian.

O restante dos principais jogadores, que se reapresentaram nesta última segunda-feira, trabalharam na academia. O técnico Tite já deixou avisado que estes só terão condições de atuar a partir de fevereiro, como preparação para a estreia na Libertadores, no dia 20 de fevereiro, contra o San José, na Bolívia.



Com elogios de Tite, Zizao pode ser titular do Corinthians contra o Paulista

LANCEPRESS! - 14/01/2013 - 21:14 São Paulo (SP)

Zizao - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Zizao treina normalmente no Corinthians (Foto: Eduardo Viana)

Treinando com o grupo desde o dia 3, o atacante chinês Zizao também pode aparecer no time titular na estreia da equipe no Paulistão, domingo, contra o Paulista, em Jundiaí. O asiático vem treinando com o grupo de jogadores que estarão à disposição.

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o comandante alvinegro elogiou os trabalhos do jogador durante a pré-temporada e deixou no ar que poderá usá-lo logo de início no próximo domingo.

– Tem a possibilidade. Ele foi preparado para este momento. Hoje está competindo mais, sua técnica melhorou. Ele é merecedor dessa chance – disse o técnico Tite.

Desde que chegou ao clube, Zizao atuou uma única vez. A partida foi contra o Cruzeiro, em Minas Gerais, durante o Brasileirão. Desde o ano passado, o treinador alvinegro vem ressaltando que daria mais chances ao jogador durante esta temporada.



Em boas condições nos treinos, Pato deve estrear no início de fevereiro

LANCEPRESS! - 15/01/2013 - 08:02 São Paulo (SP)

Alexandre Pato - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Alexandre Pato vai firme e forte no Corinthians (Foto: Eduardo Viana)

A estreia de Alexandre Pato com a camisa do Corinthians deve ser no início de fevereiro. A condição física do jogador, que vinha em atividade no Milan (ITA), seu ex-clube, queima etapas para a adaptação. Nos últimos dias, o camisa 7 já tem alternado trabalhos no campo e na academia. Nesta segunda-feira, ele ficou apenas na academia, realizando reforço muscular com a fisioterapia.

Segundo o consultor médico alvinegro, Joaquim Grava, ele não tem nenhum problema físico e deve estrear em três semanas pelo Timão. Dos novos reforços deve ser o último a poder aparecer no Paulistão.

– Ele está bem fisicamente, sem nenhuma lesão. Acho que no prazo de três semanas ele já estará pronto para entrar em campo – disse, à Rádio Bandeirantes.

Em três dias de atividades no CT Joaquim Grava, Pato mostrou-se bem e não relatou nenhum incômodo. Em sua apresentação, na última sexta-feira, ele já havia adiantado que se sentia muito bem fisicamente. A confiança era grande para uma temporada boa, ao contrário dos últimos meses no clube italiano.

– Eu nunca estive tão bem quanto estou agora. Tenho certeza de que vou ser muito feliz. Estou 100%, pelos exames que fiz, não tenho nada (de lesão), então quero só jogar e demonstrar meu valor para todos os corintianos – afirmou o atacante.

Tite desvia sobre ‘duelo’
O técnico do Corinthians foi questionado na entrevista coletiva sobre a brincadeira do são-paulino Paulo Henrique Ganso (veja ao lado). No entanto, ele preferiu ressaltar a qualidade de todos os jogadores.

– Não é só Pato e Ganso. Palmeiras contratou, São Paulo, Santos... O nível de enfrentamentos será alto. Vai ser um grande campeonato, são dois jogadores de grande nível. Mas o Campeonato Paulista em si vai ser de um nível muito alto – afirmou o comandante, que não poupou elogios ao novo camisa 7 do Timão.



Timão: Guerrero relembra título e diz: "Não sinto que sou ídolo"

Após as férias no Peru, Paolo Guerrero se reapresentou ao Corinthians com parte do elenco e relembrou os bons momentos com a camisa do clube alvinegro. Herói do título mundial contra o Chelsea, o jogador preferiu não se vangloriar e disse pensar no futuro.

"Foi um título importante, mas não sinto que sou ídolo. Tenho de continuar jogando e ajudando o clube, e, quem sabe, possa ser ídolo depois que encerrar minha carreira. Sou um jogador a mais que tenta fazer as coisas melhores pelo Corinthians, que se mata pelo Corinthians, isso para mim é muito. Depois da carreira vamos ver o que acontece", disse.


Por enquanto o jogador  não pensa em sair do Corinthians de diz que sua trajetória pelo clube paulista está longe de acabar. Guerrero tem contrato com o Timão até julho de 2015 e não mira um retorno à Europa.

"Para mim não chegou nada. Tenho contrato com o Corinthians, são três anos, estou feliz jogando no Corinthians e nada mais me interessa", afirmou.



Guerrero elogia Pato, não teme concorrência e mira parceria

O atacante Paolo Guerrero ganhou concorrente renomado por uma vaga no setor ofensivo do Corinthians. A chegada de Alexandre Pato traz mais qualidade ao time, mas não deixa Guerrero com receio de perder seu lugar entre os titulares, ainda mais dos dois gols que deram o título mundial ao Timão – nas vitórias sobre Al-Ahly e Chelsea, no Japão. Taticamente, os dois ocupam espaços parecidos em campo, mas a comissão técnica não descarta utilizá-los juntos.

Paolo Guerrero também pensa nessa possibilidade e mira um Corinthians ainda mais forte com os contratados para 2013. Além de Alexandre Pato, chegaram o zagueiro Gil e o meia Renato Augusto.

– Acho que todo jogador que vem para o Corinthians tem seu espaço, é o treinador quem vai falar com quem jogar, como jogar... Mas tudo é melhor para o time, que vai ficar mais forte. A parceria vai ser boa – destacou o atacante peruano.

Guerrero faz exames no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Guerrero faz exames, de olho em vaga no ataque (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Os elogios a Pato comprovam que Guerrero pensa em um Corinthians difícil de ser batido nesta temporada.

– O Pato é um jogador com muita qualidade, jogou no Milan, seleção brasileira... Também tem o Renato Augusto, conheço-o do Bayer Leverkusen, as contratações são muito boas. Seguramente, o time vai ficar mais forte. Vai ser difícil ter uma derrota. Temos de seguir jogando como fazemos, com muita força, todos marcando e jogando... Estamos indo por um bom caminho – afirmou.

A filosofia adotada pelo técnico Tite no ano passado faz Guerrero acreditar que a briga por vaga na equipe será honesta, sem guerra de egos ou atritos entre os jogadores. O comandante do Timão costuma dizer que o momento define quem é titular, sem ligar para nome ou status de cada um.

– Em todos os times você tem de trabalhar muito para jogar entre os titulares, tem de ganhar o posto nos treinos. A concorrência cresceu, e agora é trabalhar muito. Mas tudo é melhor para o Corinthians, que fica muito mais forte – disse Guerrero.

Sem Guerrero, nem Pato, o Corinthians estreia no Campeonato Paulista no próximo domingo, contra o Paulista, em Jundiaí. O peruano deve voltar a jogar na quarta rodada do estadual, contra o Mogi Mirim, enquanto o reforço recém-contratado deve levar mais tempo até entrar em condições de jogo. Para a temporada, Tite terá à disposição outros cinco jogadores para o ataque: Emerson Sheik, Jorge Henrique, Romarinho, Élton e Zizao.



Arena Corinthians inicia nova etapa da obra para fixar cobertura

Após fixar o nono módulo da cobertura do prédio leste da Arena Corinthians, o guindaste gigante da obra agora é deslocado para o lado oposto do futuro estádio para dar início à instalação da cobertura oeste. A máquina, que pesa 900 toneladas e tem uma lança de 114m, começou a ser deslocada na última segunda-feira e deve chegar a seu novo posto de trabalho apena nesta quarta.

O caminho do guindaste teve de ser preparado com cuidado para que as sapatas de suas esteiras não afundem no solo umedecido pela chuva. Por isso, cerca de 15 mil toneladas de brita foram colocadas no trajeto de 600m entre um setor e outro.
A programação da obra prevê que a instalação dos 11 módulos da cobertura oeste seja iniciada nos próximos dias e finalizada em cerca de três meses – cada módulo pesa em média 140 toneladas.

Arena Corinthians, Dezembro (Foto: Juvenal Pereira / ME)Guindaste é deslocado do setor leste para o oeste (Foto: Juvenal Pereira / ME)

O futuro estádio do Timão, que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014, ultrapassou a marca de 60% das obras concluídas. A previsão é de que a arena fique pronta em dezembro.

Nos últimos dias, os funcionários da Arena Corinthians trabalham também na montagem da estrutura metálica da parede de vidro do prédio leste - essa etapa tem término previsto para o final de fevereiro. Os operários ainda trabalham em outras frentes, erguendo paredes de lojas, lanchonetes, restaurantes e camarotes, bem como finalizando pisos e sistemas de ar.

Clique e veja vídeos do Corinthians



Equipe de futsal do Corinthians se apresenta e Schumacher é novidade

A equipe de futsal do Corinthians se apresentou nesta terça-feira, 15, no ginásio do Parque São Jorge, e a novidade ficou por conta do fixo Schumacher, que volta a vestir nesta temporada a camisa alvinegra, depois de uma passagem pelo clube no fim dos anos 90. O jogador postou no seu perfil no Facebook uma foto ao lado de outros jogadores do Corinthians: o goleiro Franklin, o pivô Simi e o ala Paulinho Japonês.

Paulinho, Simi, Schumacher e Frankiln, jogadores do time de futsal do Corinthians (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)Paulinho, Simi, Schumacher e Franklin se apresentam no Corinthians (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)

O primeiro compromisso da equipe nesta temporada é a Liga Paulista, com início em fevereiro. Além de Schumacher, o Timão anunciou para 2013 o goleiro Diogo, ex-Botafogo, e os alas Bruno Sousa, ex-Marechal Rondon, e Fernando Oliveira, que estava no Gazprom-Ugra, da Rússia. O clube ainda vai marcar a data da apresentação oficial à imprensa.

A Liga Paulista conta hoje com Corinthians, São Paulo, AABB (atual campeão), Pindamonhangaba, Orlândia, São Caetano, Suzano, São José, São Bernardo, Guarulhos, Itapeva, Rio Preto, Pulo do Gato, Sertãozinho, Indaiatubana e Bauru. O campeonato ainda pode ganhar mais sete equipes, entre elas Santos e Palmeiras.



Titulares do Corinthians e treinador Tite passam por exames. Veja fotos

Os jogadores titulares do Corinthians e o técnico Tite passaram por intensa bateria de testes nos últimos dois dias. Após exames clínicos e físicos na segunda-feira, o grupo fez exames oftalmológicos coordenados por profissionais do CEMA, hospital especializado no assunto. Alguns jogadores também passaram por testes cardiológicos.

Após a bateria de exames, os 11 atletas que voltaram de férias na segunda vão iniciar o trabalho de preparação física e técnica para a temporada. O técnico Tite quer todos prontos para a quarta rodada do Campeonato Paulista, dia 30 de janeiro, contra o Mogi Mirim – cinco jogos antes da estreia na Taça Libertadores, dia 20 de fevereiro, contra o San José, da Bolívia.

Participaram da bateria os seguintes jogadores: Alessandro, Fábio Santos, Chicão, Paulo André, Ralf, Paulinho, Danilo, Douglas, Emerson Sheik, Guerrero e Jorge Henrique. Além deles, o atacante Alexandre Pato também participou de parte dos exames. Ele ainda não havia feito a parte cardiológica.

pato corinthians exames (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)Recém-chegado, Alexandre Pato também foi avaliado (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)

paulinho corinthians exame (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)Paulinho voltou aos treinamentos e foi examinado (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)

chicão corinthians exame (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)Chicão é submetido a teste físico (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)

Tite nos exames do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Até o técnico Tite foi examinado nesta terça-feira (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Emerson nos exames do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Emerson Sheik passa por avalaliação oftalmológica (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)



Gobbi é contra mudança no estatuto do Timão para beneficiar presidente

mario gobbi filho corinthians presidente entrevista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Mário Gobbi exibe bandeira do Timão em sua sala
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Há um movimento entre conselheiros do Corinthians para mudar a “quarentena” da reeleição do último presidente de dois para um mandato. Assim, aquele que deixasse o cargo teria de esperar só mais três anos para se candidatar novamente. E não seis, como está previsto no estatuto. Atual mandatário, Mário Gobbi é contra.

Um dos mentores da reforma do estatuto corintiano, Gobbi afirma que foi ele um dos responsáveis pela emenda que prevê a “quarentena” de seis anos. Portanto, ele não vê coerência em mudar de opinião agora que é presidente eleito. O mandato de Gobbi no Corinthians vai até o final de 2014.

- Não posso ser contra agora a desdizer o que disse alguns anos atrás. A emenda da ‘quarentena’ por dois mandatos foi de minha autoria. Não seria coerente eu mudar de ideia agora. Continuo com a minha posição anterior – declarou Gobbi, durante lançamento do “Movimento por um Futebol melhor”, na segunda-feira.

Especula-se internamente no Parque São Jorge que a ação desses conselheiros que gostariam de mudar o estatuto tem como intuito o retorno de Andrés Sanches. Fora da CBF desde o final de novembro, o ex-mandatário está à frente das compras do futuro estádio do Corinthians. E só poderia voltar a concorrer em 2018.

- Quem decide isso é o Conselho Deliberativo e a Assembléia Geral do clube. Eu mantenho a minha posição de antes – acrescentou Mário Gobbi.

O atual presidente iniciou em 2013 seu segundo ano de mandato. No primeiro, sucesso total. O Timão foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes.

Clique e assista vídeos do Corinthians!



Qual o maior problema do futebol brasileiro? Vote na enquete do 'Arena'

O futebol jogado no Brasil vive um período de bonança. Nos últimos dois anos o país fez o campeão da Libertadores em 2011 e 2012, conquistou a Copa Sul-Americana de 2012 e o Mundial de Clubes do mesmo ano. Além disso, os times nacionais têm cada vez mais feito investimentos grandiosos, com algumas transações que antes pareciam impossíveis, como as contratações de Alexandre Pato pelo Corinthians, Paulo Henrique Ganso pelo São Paulo e Montillo no Santos.

Mas alguns analistas acham que o Brasil, em decorrência dos grandes eventos que receberá nos próximos anos – Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 – está vivendo uma bolha.

Por isso o “Arena SporTV”, quer saber: Qual o maior problema do futebol brasileiro?

Alexandre Pato apresentação Corinthians 3 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Alexandre Pato, a grande contratação de 2013 do futebol brasileiro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Entre as opções estão o clubes endividados, estrutura ultrapassada, desigualdade financeira entre os clubes, falta de profissionalismo e falta de bons jogadores.

Então vote e escolha o que está atrasando o desenvolvimento completo do futebol brasileiro.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)