domingo, 6 de janeiro de 2013

Boca Juniors espera tirar Martínez do Corinthians até terça feira

Os dirigentes do Boca Juniors estão confiantes com a possibilidade de tirar o atacante Juan Martínez do Corinthians. Segundo o técnico Carlos Bianchi, a transação deverá ser concretizada até terça-feira.

"Espero que não demore mais de 48 horas para chegarmos a um acerto", comentou o experiente treinador, neste domingo, contando com a ajuda do empresário Adrián Ruocco (o mesmo que levou Tevez ao Corinthians) na negociação.

Segundo o jornal argentino Olé, a diretoria do Boca se reuniu neste fim de semana e resolveu aumentar a oferta inicial (que era US$ 3 milhões por 50% dos direitos econômicos) pela contratação de Martínez. O rival San Lorenzo se dispôs a desembolsar US$ 2,5 milhões pelos 75% que pertencem ao Corinthians.

Cobiçado em seu país, Martínez já se mostrou disposto a deixar o Parque São Jorge se não fosse titular em 2013 - o que dificilmente ocorrerá, ainda mais após a chegada do astro Alexandre Pato. O objetivo do argentino é estar em evidência para ser convocado para a Copa do Mundo de 2014.Curiosamente, Martínez torcia em sua infância pelo River Plate, maior rival do Boca Juniors, seu possível destino nesta temporada. O jogador chamou a atenção do Corinthians depois de boas atuações pelo Vélez Sarsfield.



Timãozinho sofre com o seu próprio goleiro e só empata com o XV

A estreia do Corinthians na Copa São Paulo de Futebol Júnior mostrou que o técnico Rodrigo Leitão terá muito trabalho neste ano. O goleiro Caique França complicou a vida do Timãozinho diante do XV de Piracicaba e influenciou negativamente no resultado deste domingo. Beneficiado pela insegurança do arqueiro, o clube do interior do Estado empatou por 2 a 2 no Hermínio Ometto, em Araras, e saiu de campo com um precioso ponto.

O primeiro gol do XV de Piracicaba saiu aos três minutos, após erro de Caique França na hora de espalmar a bola. O Corinthians empatou com Leandro, aos 24, mas sofreu um novo revés no início do segundo tempo. O camisa 1 do Timãozinho saiu em falso e permitiu a cabeçada de Gustavo. A nova igualdade veio aos 10, com gol irregular de Léo.

A próxima partida do Corinthians será nesta quarta-feira, contra o Americano-MA. O XV de Piracicaba também jogará no mesmo dia com o União São João. O clube de Araras se tornou o líder do Grupo G da Copinha ao bater os maranhenses por 3 a 1, neste domingo, no mesmo estádio Hermínio Ometto.

O Jogo - O favoritismo era todo do Corinthians, mas a primeira grande emoção da partida foi do XV de Piracicaba. A equipe do interior começou melhor em campo e aproveitou a desatenção adversária para balançar as redes com apenas três minutos de jogo. Após cruzamento da esquerda, o goleiro Caique França falhou ao espalmar para frente e foi encoberto pela cabeçada do meia Nikolas.

A vantagem era tudo que o time do interior de São Paulo precisava para administrar a partida. Mesmo com as dificuldades de tocar a bola com a grama alta do estádio Hermínio Ometto, o XV continuava superior e quase ampliou aos seis minutos. O atacante Celinho recebeu no meio da zaga e chutou por cima do gol de Caique França.

Se a defesa corintiana não se encaixava em Araras, o ataque comandado por Leandro e Paulinho mostrou o seu cartão de visitas na Copinha. Entrosados no setor ofensivo do Timãozinho, os jogadores iniciaram a reação aos 24 minutos. Ao notar o cruzamento de Ayrton vindo da esquerda, o artilheiro Leandro se desvencilhou da marcação e cabeceou sem chances de defesa para o goleiro Ramon.

Paulinho também teve a oportunidade de virar o jogo com um chute cruzado, aos 38 minutos. Desta vez, porém, Ramon se esticou todo e praticou grande defesa. O saldo negativo para o Corinthians ficou por conta da lesão sentida por Ivan. O zagueiro sofreu uma fisgada no músculo adutor da coxa e dificilmente voltará a jogar a edição deste ano da Copinha.

Assim como no primeiro tempo, a volta do intervalo foi eletrizante. Logo aos três minutos de jogo, o meia Nikolas bateu escanteio da esquerda e Gustavo contou com a ajuda do goleiro Caique França para anotar o segundo do XV de Piracicaba. O arqueiro errou o tempo da bola e deixou fácil para o zagueiro adversário concluir de cabeça.

O novo revés na partida não abateu os atacantes do Corinthians. Aos dez minutos da etapa complementar, Léo recebeu bom passe dentro da área e aplicou belo drible antes de chutar no canto de Ramon. Mesmo em posição irregular, o jogador teve o seu gol validado pela arbitragem e ainda furou a rede com o tiro colocado.

O único empecilho encontrado pelo Timãozinho era o seu próprio goleiro. Caique França não estava em um bom dia e quase sofreu o terceiro aos 13 minutos. Após cruzamento fácil para a área, o arqueiro espalmou fraco para trás e foi salvo pela cobertura precisa da zaga alvinegra. Já aos 24, Leandro girou por cima da marcação do XV e quase bateu Ramon com uma bomba à esquerda do gol.

Antes de o árbitro apontar o término da partida, o Corinthians perdeu o zagueiro Rafael para uma nova lesão. Sem jogadores da posição no banco, o técnico Rodrigo Leitão precisou improvisar Paulo César no setor. O XV também teve o seu rendimento prejudicado pelas constantes câimbras de seus atletas e só não marcou o terceiro no último lance da partida porque o goleiro Caique França caiu bem para defender.



Guerrero e Cássio devem ser problema no início da temporada do Timão

Rodrigo Vessoni - 06/01/2013 - 19:43 São Paulo (SP)

Guerrero usou bolsa de gelo no joelho direito após a final contra o Chelsea. Cássio, com problema no ombro esquerdo, é outro que preocupa (crédito: Ari Ferreira)
Guerrero usou bolsa de gelo no joelho direito após a final contra o Chelsea. Cássio, com problema no ombro esquerdo, é outro que preocupa (Crédito: Ari Ferreira)

Os dois principais protagonistas na decisão do Mundial de Clubes, contra o Chelsea, são exatamente os que mais preocupam a comissão técnica do Corinthians para o início deste ano. Cássio e Guerrero, fundamentais na conquista do bicampeonato mundial no Japão, saíram de férias com problemas médicos que devem fazê-los perder o início dos treinamentos físicos, normalmente mais fortes na pré-temporada.

A contusão do centroavante peruano é a que mais causa temor. Tudo porque, depois de se recuperar a tempo de brilhar, Guerrero voltou a sentir problema no joelho direito. A suspeita dos médicos é de que, antes de ser substituído nos minutos finais contra o Chelsea, ele tenha sofrido outro estiramento no ligamento colateral medial.  

Não seria ele quem sairia para a entrada de Martínez aos 40 minutos do segundo tempo. Jorge Henrique era o escolhido do treinador que, ao ver seu camisa 9 mancando em campo, modificou de ideia. Após a partida, o peruano estava com gelo no joelho direito, para tentar minimizar as dores que sentia no local.

Em entrevista concedida no CT Joaquim Grava durante a semana, o fisioterapeuta Bruno Mazzioti minimizou o problema, mas deixou claro que a volta aos treinos deve ocorrer em duas semanas.

A situação de Cássio também causa preocupação porque as dores no ombro esquerdo não cessaram ao longo do segundo semestre. Devido à Bursite (inflamação de uma pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos), o camisa 12 precisou ser poupado de alguns treinos, inclusive, a dois dias da final do Mundial.

A intenção dos médicos é a de fazer um tratamento definitivo no início do ano, o que acarretaria na ausência de alguns treinos e jogos na arrancada do Paulistão – meta seria deixá-lo bom para a Libertadores.

ENTENDA OS DOIS PROBLEMAS

Cássio
Ombro esquerdo Goleiro sente dores crônicas no local, consequência da sequência de treinamentos e jogos. O problema já o persegue desde a época da Copa Libertadores. Devido à falta de tempo para a recuperação plena, optou-se pelo tratamento conservador da Bursite, que dificulta movimentos e causa dores nas articulações do local.

Guerrero
Joelho direito  No clássico contra o São Paulo, último jogo antes da ida para o Japão, o centroavante peruano sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito. O temor pelo corte antes do Mundial virou motivação e, após infiltração, teve condições de treinar e jogar. Na decisão, voltou a sentir dor no local.

ALEXANDRE PATO E RENATO AUGUSTO

Além de recuperar os heróis do título mundial, os médicos do Corinthians iniciarão 2013 em foco também pela condição dos reforços. Mas não só Alexandre Pato, que teve 16 lesões musculares nos últimos dois anos, precisará de atenção especial dos homens de branco – e preto.  Renato Augusto também tem um histórico de lesões que chama a atenção deles.

No último ano, por exemplo, o meia sofreu duas lesões musculares na coxa esquerda, um em cada semestre. O problema, provavelmente, se deu em decorrência da artroscopia feita no joelho esquerdo entre 2011 e 2012, que o deixou por quatro meses afastado dos gramados, quando atuava pelo Bayern de Munique.

Hoje, possivelmente na parte da manhã, passará por exames cardiológicos, ortopédicos e de sangue em São Paulo para, se aprovado, assinar o contrato por quatro temporadas. Ao contrário de Pato, o Timão ainda aguarda esse procedimento para anunciá-lo como seu reforço.

Com consultoria de Joaquim Grava, o corpo médico do Timão conta com Júlio Stancati, Guilherme Runco e Ricardo Galotti. No último ano, eles foram responsáveis pela recuperação da lesão de vários jogadores, além de conseguirem fazer a manutenção de problemas de jogadores mais problemáticos, como Alessandro, Paulo André, Jorge Henrique e de Emerson Sheik.

Ao fechar negócio com o Timão, o próprio Alexandre Pato destacou que confiava mais na medicina esportiva brasileira do que na italiana. Um dos principais responsáveis pela readaptação da dupla ao futebol brasileiro, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti está eufórico:

– O tempo de adaptação é necessário para uma temporada plena. Vamos trabalhar, colher os resultados e deixá-los em condições plenas de jogo – garantiu o profissional.

OUTROS QUE PREOCUPAM

Alessandro
Conviveu com algumas lesões musculares no 1 semestre de 2012. Aos 33 anos, deve se aposentar no fim dessa temporada. Terá tratamento físico especial.

Paulo André
Aos 29 anos, tem muitas cirurgias nos dois joelhos. Por isso, faz tratamento de prevenção todo dia após os treinos. Os médicos sabem que é um caso especial.

Jorge Henrique
A coxa direita deu bastante trabalho em 2012. Por várias vezes, perdeu jogos para fazer tratamento clínico, principalmente no 2 semestre.

Emerson
Teve problemas no joelho e na coxa direitas. Demorou para se recuperar e só ficou apto dias antes do Mundial. Também convive com dores no púbis e faz tratamento.



Segundo pai, futuro de Martínez pode ser definido nesta segunda-feira

Marcelo Braga - 06/01/2013 - 15:07 São Paulo (SP)

Martínez (Foto: Igor Siqueira)
Martínez deve deixar o Corinthians (Foto: Igor Siqueira)

Carlos Martínez, pai do atacante Juan Martínez, acredita que essa segunda-feira será decisiva para o futuro do filho.

O Corinthins, que recebeu uma proposta de 3 milhões de dólares (R$ 6 milhões) por 50% dos direitos econômicos do jogador, deverá responder para o Boca Juniors se aceita ou não negociar o atacante, que já perdeu a camisa 7 para Alexandre Pato.

- Estamos aguardando as definições - afirmou Carlos.

De férias em São Paulo, o argentino deve se reapresentar na segunda no CT Joaquim Grava, ainda com o futuro indefinido. Chateado pela demora para conquistar uma vaga entre os titulares, o atleta tem forçado a barra para uma negociação, que deve sair.

Curiosamente, o Burrito recusou o mesmo Boca Juniors na infância por ser torcedor do River Plate, clube que seu pai, tio e avô jogaram na Argentina. Pelo Vélez Sarsfield, se destacou e chamou a atenção do Timão, que o contratou em julho de 2012.



Mais fluente, Zizao se destaca em treino físico no CT do Corinthians

LANCEPRESS! - 05/01/2013 - 11:45 São Paulo (SP)

Zizao - Corinthians (Foto: Tom Dib)
Zizao voltou com um bom preparado físico nesta temporada (Foto: Tom Dib)

A manhã deste sábado foi marcada por mais um trabalho físico para os jogadores do Corinthians que se apresentaram antes daqueles que estiveram no Japão. Zizao, Ygor, Moisés, André Vinícius, Nenê Bonilha, Rodinei, Elias Oliveira, Welder, Elton, Anderson, Yago, além dos goleiros Matheus e Rafael, correram em volta dos campos do CT Joaquim Grava.

O chinês do Timão, um dos que ficaram fora da lista dos 23 inscritos para o Mundial de Clubes, não se importou com o forte calor e demonstrou bom preparo físico mesmo com o período de um mês de férias. Ele era quem 'puxava' as corridas. De acordo com a assessoria de imprensa do clube, Zizao voltou com mais fluência no português, colocando melhor as palavras e formando frases mais bem elaboradas. Não se sabe se o camisa 200 tenha se aperfeiçoado nas férias.

Além de Zizao, outras figuras carimbadas participaram do treino, como o atacante Elton, que subiu com o Vitória para a Série A e Nenê Bonilha, volante que estava emprestado ao Avaí. Ainda sem saber se serão aproveitados por Tite no Paulistão, eles voltaram ao clube dispostos a mudar a imagem deixada na última temporada.

Na próxima segunda-feira, dia 7, a próxima leva de jogadores chega ao CT. Serão aqueles que viajaram ao Japão, mas não jogaram, como os goleiros Julio Cesar e Danilo Fernandes. Só no dia 14 que os titulares da campanha do bicampeonato mundial iniciam as suas atividades. Os jogadores que não chegarem a 30 dias de férias, como determina a lei, serão recompensados durante a disputa da Copa das Confederações, quando o Brasileirão será parado.



Atual campeão, Corinthians estreia com empate na Copinha

LANCEPRESS! - 06/01/2013 - 18:59 Araras (SP)

Corinthians x XV Piracicaba (Foto: Divulgação)
Timão sofreu na estreia e apenas empatou na estreia da Copinha (Foto: GazetaPress)

Na tarde deste domingo, em Araras, o Corinthians estreou na 44ª Copa São Paulo de Futebol Júnior com um empate por 2 a 2. Atual campeão da competição, o Timão parou no XV de Piracicaba, em jogo no estádio Dr Hermínio Ometto, em Araras.

Logo aos 3 minutos de jogo, Nikolas abriu o marcador para a equipe do interior, após saída errada do goleiro Caíque França, que possibilitou o rebote e foi encoberto. Ainda na etapa inicial, porém, Leandro deixou tudo igual.

A cena se repetiu no segundo tempo. Com quatro minutos, após batida de escanteio, Caíque França cometeu outro erro na saída do gol e viu Gustavo cabecear livre e fazer 2 a 1. Poucos minutos depois, porém, Léo recebeu dentro da área, deixou um zagueiro no chão e empatou para o Timão.

No jogo preliminar, o União São João - time da casa - venceu o Americano-RJ por 3 a 1. Assim, lidera o Grupo G. Na próxima rodada, no dia 9, o União enfrenta o XV de Piracicaba, às 19h, e o Timão pega o Americano, às 21h.

ESCALAÇÕES:

CORINTHIANS: Caíque França, Lucas Roncato, Rafael (Paulo César), Ivan (Lucas Balardin) e PC; Alex, Lucas (Jean Theodoro), Ayrton e Léo; Leandro e Paulinho. Técnico: Rodrigo Leitão.

XV DE PIRACICABA: Ramon, Felipe, Gustavo, Peralta e Gabriel; Cunha (Felipe Ballotelli), Juliano, Nikolas e Jhonatan (Robson); Danilo e Celsinho (Bruninho). Técnico: Odair Patriarca.

GOLS: Nikolas, aos 3'/1ºT, Leandro, aos 23'/1ºT, Gustavo, aos 4'/2ºT e Léo, aos 11'/2ºT



Fisioterapeuta do Timão prevê muito trabalho para Pato

Alexandre Pato - Corinthians

Divulgação/Site oficial do Corinthians

Ex-fisioterapeuta pessoal de Ronaldo, Bruno Mazziotti, que hoje trabalha no Corinthians, tem contato com Alexandre Pato desde a época que seu antigo patrão atuava no Milan. Ciente das lesões recorrentes do atleta, Mizzioti garante que há muito trabalho a ser feito, mas projeta bons resultados para o condicionamento de Pato.

"Não é milagre. Ele vai precisar de muito trabalho para ter uma sequência grande de jogos", declarou. "O jogador tem ciência que deve trabalhar com afinco para voltar a apresentar um nível de excelência".

Com experiência em casos complicados como o do próprio Ronaldo e o de Adriano, Mazziotti não se sente pressionado com a tarefa de condicionar o atacante de 23 anos.

"O Pato não é dor de cabeça para a gente. Todos os grandes jogadores merecem a chance de reabilitação. Quando um jogador tem um histórico de lesões, você deve estar precavido. Já nos aprofundamos um pouco para buscar o que aconteceu com ele. Não encontramos obstáculos, nenhuma condição pré-existente que o impeça de jogar", disse.



Comentaristas: Estadual beneficia mineiros, paulistas têm maratona

Meia Montillo, do Cruzeiro, no clássico com o Atlético-MG (Foto: Denilton Dias/ Vipcomm)Atlético-MG e Cruzeiro só entram em campo em
fevereiro (Foto: Denilton Dias/ Vipcomm)

Com apenas 12 clubes, o Campeonato Mineiro tem apenas 11 partidas em sua primeira fase. Depois, os quatro primeiros fazem semifinais, com ida e volta, e os vencedores jogam a decisão. No total, são apenas 15 partidas para definir o campeão. Do outro lado, o Campeonato Carioca ocupa 21 datas, o Gaúcho pode ter até 22 jogos e o campeão paulista terá, necessariamente, que fazer 23 partidas.

Com isso, enquanto a maioria dos campeonatos se inicia no dia 19 deste mês, em Minas Gerais, a bola só começa a rolar em 2 de fevereiro. Para o comentarista Carlos Eduardo Éboli, da Rádio CBN, a maior pré-temporada beneficia Atlético-MG e Cruzeiro em comparação aos outros grandes do futebol nacional.

- Qualquer tipo de folga no calendário é ótimo. Neste ano, os times da Libertadores jogam a Copa do Brasil e isso gera ainda mais desgaste. Os Estaduais precisam ser repensados. Com essa carga de jogos, a pré-temporada se torna ainda mais importante. O time só fica pronto durante a competição. Apesar de o Estadual não ter o mesmo peso, sempre existe cobrança. Isso atrapalha  O Mineiro é mais enxuto, isso é bom para Atlético e Cruzeiro, mas só isso não basta - afirmou o comentarista.

Na opinião do comentarista do SporTV Telmo Zanini, o calendário ajuda os mineiros. No entanto, os outros clubes podem se preparar tão bem quanto os mineiros, poupando jogadores  neste início de temporada, principalmente nos estaduais.

- O Atlético e o Cruzeiro têm uma pré-temporada maior e não jogam duas vezes por semana sempre neste começo de ano. Isso dá uma certa vantagem, mas não é fundamental. Na verdade, os clubes que fazem mais jogos precisam ter um elenco maior. Os clubes devem utilizar muitos jogadores da base, do time sub-20.

Rogério Ceni e Lucas, São Paulo e Tigre (Foto: Agência AFP)Após 78 jogos em 2012, São Paulo quase fazer quase 90 partidas neste ano (Foto: Agência AFP)

Telmo Zanini conta que, se chegarem à final de todas as competições possíveis, Corinthians e São Paulo podem chegar perto de 90 partidas em 2013, apesar da pausa no calendário para a Copa das Confederações.

- Esses times podem fazer 23 partidas do Paulistão, 38 do Brasileirão, 14 da Libertadores, oito da Copa do Brasil ou da Sul-Americana, mais duas da Recopa Sul-Americana e outras duas do Mundial. Os clubes podem chegar a 87 jogos em 2013, mas os jogadores não vão nem passar perto disso.

Campeonato Cearense: campeão de jogos

Já neste domingo, a bola rola para o Campeonato Cearense. No entanto, Ceará, Fortaleza e Icasa, que disputam a Copa Nordeste, só entram em campo na segunda fase. Mesmo assim, ainda fariam 18 partidas para vencer o Estadual. Somadas com as 12 possíveis rodadas do torneio regional, os times do estado seriam os mais ocupados do primeiro semestre no Brasil. Na opinião de Carlos Eduardo Éboli, o excesso de datas no caso cearense se explica.

- É uma realidade diferente. O carro chefe ainda é o Estadual. As equipes não têm tanto brilho nacional, não disputam Libertadores ou Sul-Americana, por exemplo. O peso é diferente e, por isso, ocupa um peso maior no calendário. Mas, independente do estado, os estaduais poderiam ser repensados. Para mim, poderia se tornar um torneio de verão, como vemos na Europa. Mantém a tradição, o torcedor gosta de brincar com o vizinho, mas não pode passar disso. Os campeonatos perderam muita importância em relação à Libertadores, ao Brasileiro, à Copa do Brasil.

Ceará reapresentação (Foto: Divulgação/Ceará S.C.)Ceará faz pré-temporada: Vozão ser campeão de jogos no primeiro semestre (Foto: Divulgação/Ceará S.C.)



Após lesão pré-Mundial, Guerrero terá tratamento especial em retorno

Guerrero especial (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Atacante Paolo Guerrero está de férias no Peru
(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)

Antes de embarcar para o Japão e marcar dois dos gols mais importantes da história do Corinthians, nas duas vitórias por 1 a 0 no Mundial de Clubes, contra Al Ahly e Chelsea, o atacante Paolo Guerrero gerou preocupação por causa de um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito sofrida dia 2 de dezembro, pouco antes da viagem ao Oriente. A recuperação em tempo recorde e os gols históricos, porém, não diminuíram o cuidado da comissão técnica alvinegra com o peruano.

De férias em seu país natal, Guerrero teve conversas com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, que procurou saber de suas atuais condições físicas. Com reapresentação marcada para o dia 14, o atacante terá tratamento especial nas primeiras semanas de pré-temporada.

– Mantive contato com ele. O Guerrero está bem, sem nenhum tipo de alteração nas férias, e está se sentindo bem. A demanda de treinamento dele é abaixo do normal, mas em uma ou duas semanas ele entrará no ritmo – informou Mazziotti.

A recuperação de Guerrero durou menos do que os 15 dias previstos. Tanto que no dia 12 de dezembro ele já estava em campo para ajudar o Timão a vencer o Al-Ahly, do Egito, no jogo de estreia do Mundial.

– Ele fez um sacrifício para se recuperar, mas não jogou no sacrifício. E recomeçou o tratamento logo após o jogo – disse o fisioterapeuta.

Guerrero se reapresenta no dia 14 com outros 13 jogadores que atuaram com frequência na temporada passada. Uma semana antes, no dia 7, dez atletas de um grupo “intermediário” começam a treinar no CT Joaquim Grava – nomes que foram ao Mundial, mas não jogaram. Desde quinta-feira, um elenco inicial faz trabalhos físicos na sede corintiana. Nomes como Zizao, Elton e Welder, que voltam de empréstimo ou não foram relacionados para a viagem ao Japão.



'Maloqueira, sofredora e campeã', Daiane dos Santos vibra com Timão

Daiane dos Santos em Santos (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Daiane dos Santos ainda comemora Mundial do
Timão  (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)

Ginasta "aposentada" desde o final do ano passado, a gaúcha Daiane dos Santos nunca escondeu que, apesar de já ter pendido por Grêmio e Internacional, o coração bate forte mesmo pelo Corinthians. Se em 2012 não veio a esperada medalha olímpica em Londres, a gaúcha de Porto Alegre pode comemorar as históricas conquistas da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Timão. O último, aliás, ainda deixa a atleta eufórica, e cheia de otimismo para 2013.

- Fechamos o último ano como campeões. Enquanto muita gente duvidava, a gente mostrou que era possível. O time venceu por ser unido e por ter colocado a garra acima de tudo. E em 2013 tem mais (risos) - destacou Daiane, que participou de um bate-papo com crianças e adultos, no SESC Santos.

Daiane, inclusive, fez coro aos cânticos que a torcida corintiana está acostumada a entoar nos estádios, "adaptando" a letra ao título obtido no Japão, após a vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea-ING, com gol do peruano Paolo Guerrero.

- Sou corintiana, maloqueira, sofredora, e campeã mundial! - disse a ginasta, primeira brasileira a vencer uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística, em 2003.



Tite perde férias no telefone e pode até voltar antes ao Corinthians

tite corinthians especial (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Técnico Tite curte as férias, com a família 
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O técnico Tite também recebeu férias prolongadas, assim como os titulares na conquista do bicampeonato mundial corintiano no Japão, mas pouca gente no clube acredita que ele não vai voltar antes do dia 14. Sem conseguir ficar longe do trabalho, o treinador já adiantou, antes do fim do ano, que dificilmente cumpriria o período determinado. Nesses primeiros dias de treinos, ele liga com frequência para membros da comissão técnica, dá recomendações aos jogadores e já pensa até nas palestras dos primeiros jogos do Campeonato Paulista.

O auxiliar-técnico Geraldo Delamore e o preparador físico Fábio Mahseredjian são dois que recebem instruções de Tite com frequência. Eles estão comandando a pré-temporada dos atletas que não foram para o Japão, e deverão ser relacionados nas rodadas iniciais do torneio estadual. Na segunda-feira, receberão dez dos campeões mundiais, os reservas. E pessoas do Timão acreditam que durante a próxima semana Tite vai reaparecer no CT Joaquim Grava.

Tite já pediu vídeos para exibir aos atletas em palestras motivacionais no início da temporada, por exemplo. Também quer saber como foram as atividades, quem voltou em forma, quem está com dificuldade. Será um período importante para a montagem do elenco que terá à disposição em 2013.

Com pelo menos cinco competições no ano, o técnico vai precisar de vários jogadores além dos principais destaques. O começo do Paulistão vai servir, por exemplo, para preencher as últimas lacunas na lista de 25 inscritos na Taça Libertadores, em que o Timão lutará pelo bi.

O clube terá até o dia 18 de fevereiro para mandar a relação de jogadores que vão disputar a competição, já que estreia no dia 20, contra o San Jose, em Oruro, cidade da Bolívia a mais de 3.700 metros de altitude. Ainda há uma possibilidade de o jogo ser transferido, embora o governo local se esforce para deixar o estádio em condições de receber o atual campeão.

Se por um lado o número de competições preocupa, por outro será um alívio e um bom motivo para o comandante tentar manter todos satisfeitos, já que com a chegada de Renato Augusto e Alexandre Pato, ele ganha dois reforços importantes para um setor que já conta com Jorge Henrique, Douglas, Danilo, Emerson Sheik, Romarinho e Guerrero, além do insatisfeito Martínez, que deverá ser negociado. “Problemas” para Tite resolver quando voltar das merecidas férias.



Fisioterapeuta prevê muito trabalho para Pato jogar com frequência

As recorrentes lesões de Alexandre Pato não assustam o departamento médico do Corinthians. Para deixar o reforço em condições de atuar com frequência, no entanto, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti conta com bastante dedicação.

"Não é milagre. Ele vai precisar de muito trabalho para ter uma sequência grande de jogos", avisou o profissional do Corinthians, que era fisioterapeuta pessoal de Ronaldo. Quando o ex-atacante estava no italiano Milan, portanto, ele passou a ter contato também com Pato.Segundo Mazziotti, não será necessário doutrinar o reforço corintiano a se preocupar com uma preparação adequada. "O jogador tem ciência de que deve trabalhar com afinco para voltar a apresentar um nível de excelência", comentou.

De qualquer forma, Bruno Mazziotti, com a experiência de quem trabalhou com os pesados Ronaldo e Adriano no Corinthians, não se sente pressionado com a tarefa de condicionar o atacante de 23 anos.

"O Pato não é dor de cabeça para a gente. Todos os grandes jogadores merecem a chance de reabilitação", disse. "Quando o jogador tem um histórico de lesões, você deve estar precavido. Já nos aprofundamos um pouco para buscar o que aconteceu com ele. Não encontramos obstáculos, nenhuma condição pré-existente que o impeça de jogar", garantiu.



Joelho de Guerrero não preocupa fisioterapeuta do Timão

Depois de fazer o gol do título do Mundial, Paolo Guerrero fez a festa mancando. Já com gelo no joelho direito, machucado na última partida do Corinthians no Campeonato Brasileiro, o peruano mostrou ter ido para o sacrifício no Japão.

De acordo com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, no entanto, o centroavante está bem. Haverá um cuidado com ele a partir do dia 14 de janeiro, dia da apresentação dos titulares, mas não há grande preocupação para a temporada.

"Quando se fala em sacrifício, é mais o sacrifício que ele fez para se recuperar. Era uma lesão que levaria 15, 20 dias de recuperação, e o atleta trabalhou para voltar pela importância da competição", disse Mazziotti.Guerrero estirou o ligamento colateral medial do joelho direito no dia 2 de dezembro. No dia 12, o Timão fez 1 a 0 no Al Ahly, gol dele. No dia 16, o Depredador marcou de novo e definiu o 1 a 0 sobre o Chelsea na decisão.

"Se ele tivesse alguma insuficiência clínica, ele não poderia jogar. Ele está bem, a gente manteve contato. É claro que terá uma carga menor no início do trabalho, mas está tudo certo", afirmou o fisioterapeuta alvinegra.



Pré-temporada do Corinthians conta com sósia e conterrâneo de Pato

Rodrigo Vessoni - 06/01/2013 - 09:00 São Paulo (SP)

Mateus - (Foto: Paula Máscara)
É o Alexandre Pato? Não, mas tem alguma relação com o craque - (Foto: Paula Máscara)

– Professor, o Pato foi tomar água. Já vamos recomeçar...

A frase foi dita pelo jovem Rafael ao preparador de goleiros Mauri Lima durante uma parada para descanso durante o treino na manhã de sexta-feira no CT Joaquim Grava.

E Rafael não estava louco. Era mesmo Pato, mas não o Alexandre, que deixou o Milan (ITA) e será do Timão nas próximas quatro temporadas. Tratava-se de Matheus Artuzo da Silva, de 16 anos, que ganhou uma chance de treinar entre os profissionais na pré-temporada que começou no último dia 3.

Nascido na mesma cidade do mais novo ilustre corintiano, Pato Branco, o jovem é chamado pelo mesmo apelido do atacante desde que chegou ao Parque São Jorge em meados do ano passado.

– Quando cheguei tinham vários Matheus e, para diferenciar, o pessoal acabou me chamando de Pato. O apelido pegou – contou o jovem goleiro, em entrevista ao LANCE!Net.

Desde que o Corinthians confirmou a contratação do ex-camisa 9 do Milan, as brincadeiras com Matheus aumentaram. Além de terem nascido na mesma cidade e serem chamados pelo mesmo apelido, a semelhança do rosto virou alvo dos boleiros.

– O pessoal pega no pé mesmo, mas tudo na paz, sempre para descontrair o ambiente – lembrou.

Pato, o Matheus, já esteve com Pato, o Alexandre. O encontro ocorreu quando o goleiro era adolescente na cidade natal. Em visita ao local, o atacante foi ao clube mais badalado da região com a ex-namorada.

– Ele foi lá com a Sthefany Brito e eu peguei autógrafo dele. Me lembro que ele atendeu a todos – contou.

Apesar de seguirem a mesma profissão, Matheus e Alexandre nunca estiveram juntos em campo. Nem mesmo na cidade de Pato Branco. Mas...

– Eu nunca joguei, mas meu irmão que é mais velho, sim. Eles jogaram futsal lá na nossa cidade natal – afirmou Matheus, que ficará no CT Joaquim Grava por pouco tempo.

De acordo com o goleiro, ele estará no local até o fim da pré-temporada dos profissionais. O período de treino foi concedido pelo preparador Mauri Lima que, neste momento, trabalha também com Rafael, outro jovem da base – Danilo Fernandes e Julio Cesar retornam nesta segunda-feira e Cássio, que atuou no Mundial, voltará apenas no próximo dia 14.

A pergunta que fica, é: haverá o encontro dos Patos???

Quem é ele...
Nome:
Matheus Artuzo da Silva

Nascimento:
12/04/1996, em Pato Branco (PR)

Altura:
1,85m

Posição:
Goleiro

Contrato:
Início: 1/10/2012
Término: 30/9/2015

Trajetória:
Depois de se destacar na cidade natal, foi trazido pelo Corinthians. Aos 16 anos, faz parte da base.

Bate-Bola: Matheus
Goleiro da base do Corinthians, em entrevista exclusiva ao LANCE!Net

Desde quando você é chamado de Pato no Corinthians?
Acho que desde o primeiro dia mesmo. Tinha vários garotos com nome Matheus e, até por conta do meu sotaque puxado do Paraná, deram o apelido. E pegou...

Como está sendo essa oportunidade de treinar junto com o pessoal do profissional no CT?
Maravilhoso. Eu estava na base, tenho apenas 16 anos. Lá é sempre difícil, né? Aqui é bem legal, todo mundo dá atenção, não tem preconceito por eu ser da base. Agradeço ao Mauri (Lima, preparador de goleiros) pela chance.

O que pensa do outro Pato? Ele vai se dar bem no Corinthians?
Não tenho dúvida. Ele sempre fez sucesso por onde passou. O Alexandre voltará a ficar em forma e vai arrebentar aqui no Corinthians. Aqui todo mundo é tratado de forma igual e ficará bem, não tenho nenhuma dúvida.

A cidade de Pato Branco parece fadada a ter filhos ilustres, não?
Pois é, o Alexandre, o Rogério Ceni. Espero me dar bem no futebol como eles conseguiram fazer.

Você costuma ir para lá?
Sim, sempre que posso eu viajo. Normalmente vou em julho e no fim do ano. É uma bela cidade...



Pato foge à regra e volta ainda jovem ao Brasil para atingir auge da carreira

Bruno Andrade - 06/01/2013 - 08:10 São Paulo (SP)

Corinthians anuncia Alexandre Pato (Foto: Divulgação)
Pato fechou contrato de quatro anos com o Corinthians (Foto: Divulgação)

Início meteórico de carreira, sucesso na Europa e retorno ao país de origem para pendurar as chuteiras. Geralmente, é este o caminho de todo grande craque. Mas para Alexandre Pato, principal reforço do Corinthians para 2013, a história não é bem assim.

Revelado pelo Internacional no fim de 2006, o atacante ficou conhecido rapidamente com boas atuações e com o inédito do Mundial de Clubes, contra o Barcelona (ESP).

Valorizado, e ainda com 18 anos, foi negociado com o Milan (ITA) em agosto de 2007 por aproximadamente R$ 58 milhões. Em quase seis temporadas no futebol italiano, Pato tornou-se ídolo da equipe rossonera, conquistou títulos importantes, mas também colecionou lesões.

Foi um dos exemplos do que fez o futebol brasileiro nos últimos 20 anos: revelou, valorizou e negociou seus principais jogadores. Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho foram os principais ícones.

Porém, a grande maioria voltou ao país com idade avançada e a carreira praticamente consagrada (confira o levantamento abaixo). Nessa linha, o Fenômeno deixou o Cruzeiro em 1994, com 18 anos, e só voltou ao Brasil para defender o Corinthians, com 33 – 15 anos depois.

Ronaldo voltou para jogar no Corinthians perto dos 33 anos (Foto: Ari Ferreira)

Alexandre Pato, por sua vez, foge à regra. Apesar da possibilidade de trocar a Itália por outro grande centro europeu, o atacante preferiu o Brasil. Aos 23 anos, ele tem a oportunidade de dar a volta por cima, fortalecer a carreira com a camisa do atual campeão da Libertadores e do Mundial e, consequentemente, se firmar na Seleção Brasileira.

Assim como Pato, Nilmar deixou o Brasil ainda garoto (20) para jogar no Lyon (FRA) e, ao retornar, reconquistou visibilidade. Ao lado de Tevez, e com 22 anos, conquistou o Campeonato Brasileiro de 2005. E após nova passagem vitoriosa pelo Inter, entre 2007 e 2009, foi para o Villarreal (ESP) e defendeu a Seleção na Copa do Mundo da África de 2010.

Aposta ousada do Timão, o novo camisa 7 assinou contrato de quatro anos. Tempo de sobra e chance única para voltar a ser o verdadeiro Alexandre Pato do – e no – Brasil.



Copa SP: segundo dia tem goleada do Palmeiras e tropeço do Flamengo

Se no profissional o Palmeiras enfrenta um período turbulento, na base a estreia do time na Copa São Paulo de futebol júnior não poderia ter sido melhor. O placar de 6 a 0 diante do Confiança-SE deu uma animada. A maior goleada do dia, no entanto, foi de outro paulista. O Audax aplicou 7 a 1 no Botafogo-PB.

Quem não confirmou o favoritismo foi o Flamengo, campeão da Copinha em 2011, que ficou no empate sem gols com o Rondonópolis. Já os rivais começaram com o pé direito. O Vasco bateu o Botafogo-SP por 2 a 1, enquanto o Botafogo derrotou o Santo André por 1 a 0.

Resultados deste sábado, 05/01

Grupo H (Estádio José Silveira Nunes, em Louveira)
Audax São Paulo 7 x 1 Botafogo-PB
Bahia 2 x 0 Criciúma

Grupo K (Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto)
Comercial-SP 2 x 0 Paysandu
Vasco 2 x 1 Botafogo-SP

Grupo B (Estádio Bento de Abreu, em Marília)
Marília 3 x 4 Cruzeiro-DF
Coritiba 2 x 1 Mirassol

Grupo O (Estádio Joaquinzão, em Taubaté)
Taubaté 2 x 2 Gama
Botafogo 1 x 0 Santo André

Grupo Q (Arena Barueri, em Barueri)
Barueri 1 x 4 Sertãozinho
Palmeiras 6 x 0 Confiança

Grupo E (Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto)
América-SP 1 x 0 Santos-AP
Flamengo 0 x 0 Rondonópolis

Jogos deste domingo, 06/01(horários de Brasília)

Grupo N (Estádio José Pereira, em Sumaré)
9h Sumaré x São Raimundo-RR
11h Ceará x Santa Cruz

Grupo W (Estádio José Liberatti, em Osasco)
9h Osasco x Nacional-AM
11h Internacional x Paulista

Grupo A (Estádio Prudentão, em Presidente Prudente)
14h Grêmio Prudente x Espigão
16h Grêmio x Aquidauanense

Grupo C (Estádio Jorge Ismael de Biase, em Novo Horizonte)
14h Novorizontino x Desportiva Ferroviária
16h Figueirense x Ferroviária

Grupo F (Estádio Tenente Carriço, em Penápolis)
14h Penapolense x Náutico
16h Juventude x Portuguesa

Grupo I (Estádio José Lancha Filho, em Franca)
14h Francana x ASA
16h Atlético-PR x Barras

Grupo J (Estádio Otacília Patrícia Arroyo, em Monte Azul)
14h Monte Azul x ABC
16h Vitória x Mogi Mirim

Grupo L (Estádio Vila São João, em Leme)
14h Lemense x Guarany-SE
16h Goiás x Guarani

Grupo P (Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo)
14h São Bernardo x JV Lideral-MA
16h Fortaleza x Caxias

Grupo R (Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz)
14h Desportivo Brasil x América-RN
16h Avaí x Atlético-GO

Grupo S (Estádio Benitão, em Rio Claro)
14h Velo Clube x Itaúna
16h Fluminense x Atlético-AC

Grupo T (Estádio Salvador Russani, em Atibaia)
14h Atibaia x RB Brasil
16h Sport x Guaratinguetá

Grupo X (Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos)
14h Flamengo-SP x Juventus-SP
16h América-MG x Vila Nova

Grupo Z (Estádio Comendador Souza, em São Paulo)
14h Nacional-SP x Tocantinópolis
16h Paraná x Ponte Preta

Grupo G (Estádio Hermínio Ometto, em Araras)
15h União São João x Americano-MA
17h Corinthians x XV de Piracicaba

Grupo D (Estádio Gilbertão, em Lins)
17h Linense x Rio Preto
19h Atlético-MG x Noroeste



Timão só vê a bola no domingo, e dez campeões voltam segunda

Treino Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Reservas têm feito apenas treinos físicos no Timão
(Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)

Com três dias de treinos no Corinthians em 2013, os 13 jogadores que se reapresentaram ainda não tocaram na bola. O início da pré-temporada é marcado por atividades físicas, desgastantes, para que eles se recondicionem após um mês parados. A programação estabelecida pela comissão técnica, ainda sem o técnico Tite, de férias, prevê um treino com bola na tarde deste domingo, sem a presença de jornalistas.

Por enquanto, estão no CT Joaquim Grava os goleiros Matheus e Rafael, além de Welder, Rodinei, André Vinícius, Anderson, Ygor, Nenê Bonilha, Moisés, Yago, Elias Oliveira, Elton e o chinês Zizao. Esses jogadores, provavelmente, serão os reservas nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista. Eventualmente, um ou outro mais experiente poderá ganhar chance na equipe titular, formada pelos campeões mundiais que se reapresentarão nesta segunda-feira.

São os jogadores que não participaram da final do Mundial contra o Chelsea: os goleiros Julio Cesar e Danilo Fernandes, além de Edenilson, Felipe, Wallace, Guilherme Andrade, Willian Arão, Guilherme, Giovanni e Romarinho. O zagueiro Anderson Polga já foi comunicado que não faz parte dos planos para 2013. Ele não empolgou a comissão técnica durante sua curta passagem pelo clube, no segundo semestre do ano passado.

Os jogadores vão passar pelo mesmo processo que os mais desconhecidos, com atividades físicas nos primeiros dias, antes de trabalharem com bola. Na estreia do Paulistão, dia 20, contra o Paulista, no estádio Jayme Cintra, formarão a base da equipe. Quem também pode começar a pré-temporada com os campeões do mundo é o meia Renato Augusto, esperado nesta segunda-feira no CT.

O atacante argentino Martínez, como entrou em campo na final contra o Chelsea, foi liberado para só se reapresentar no dia 14. Mas há a possibilidade que ele seja negociado antes mesmo disso. O jogador já manifestou publicamente sua insatisfação com a reserva, pois acredita ter chances de disputar a Copa do Mundo de 2014, e o cenário ficou ainda pior com as chegadas de Renato Augusto e Alexandre Pato. Clubes de seu país, Boca Juniors e San Lorenzo têm interesse em sua contratação.



Artilheiro do Timão na Copinha 2012, Tanque elege Leandro como sucessor

O Corinthians renovou toda sua base para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior 2013. Os principais destaques da equipe que conquistou o torneio em 2012 foram emprestados ou promovidos ao profissional e, agora, apenas assistirão a busca pelo bicampeonato.

Douglas Tanque é um destes jogadores. Artilheiro do Timão com seis gols, ele defenderá o Guaratinguetá na Série A2 do Campeonato Paulista em 2013. Da terra de Frei Galvão, no Vale do Paraíba, Tanque já elegeu seu sucessor para a função de balançar as redes: Leandro, que foi reserva em 2012.

- Conheço todo mundo que vai jogar a Copinha. O Leandro joga muita bola e vai fazer muitos gols. Tem o mesmo estilo que eu. Joga mais na área e finaliza bem. É uma equipe que apesar de diferente do ano passado, vai brigar pelo título com certeza - afirma Tanque.

corinthians x juventus copa são paulo (Foto: Futura Press)Douglas foi o artilheiro do Corinthians na Copa São Paulo 2012 (Foto: Futura Press)

Leandro participou da campanha do título na Copa São Paulo do ano passado, mas foi reserva, justamente, do Douglas Tanque. Nas oportunidades em que entrou em campo, Leandro não decepcionou e balançou as redes cinco vezes.

Futuro

Aos 19 anos, Douglas Tanque tenta garantir como profissional o destaque que obteve nas categorias de base do Corinthians. Após a Copa São Paulo, foi emprestado ao Paraná, onde jogou a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.

Paraná goleia o Júnior Team com Douglas Tanque em destaque (Foto: Divulgação/Site oficial do Paraná Clube)Pelo Paraná, Tanque teve poucas oportunidades
(Foto: Divulgação/Site oficial do Paraná Clube)

Depois disso, passou pelo Ipatinga, onde teve poucas oportunidades. No início deste ano, voltou para o Corinthians e foi emprestado ao Guaratinguetá, que possui vários membros do staff com passagem pelas categorias de base do Timão. No Tricolor do Vale, a meta de Douglas Tanque é fazer gols e ajudar a equipe a voltar para a elite do futebol paulista.

- Meu pensamento é de ajudar o time e fazer um bom campeonato. Se conseguir, volto com moral e quem sabe, não encontro meu espaço no time principal do Corinthians. O elenco do Guará é muito bom e unido. A cidade também é muito tranquila, o que nos ajuda a fazer um bom trabalho e sairmos vitoriosos - afirma.

Com 1,88m de altura, não é à toa que Douglas tem o apelido de Tanque. O jogador tem a força física e os chutes potentes como principais características. Na Garça, ele espera ser o pivô que o técnico Carlos Octávio teve de improvisar na Série B do Campeonato Brasileiro.

- A ansiedade é grande para fazer um belo campeonato. A Série A2 é uma competição forte e pegada. Espero jogar usando a força física e ajudar a equipe a conquistar este acesso.