terça-feira, 27 de novembro de 2012

FIFA nega pedido do Timão e Guilherme está fora do Mundial

O Corinthians já tem a primeira baixa para a disputa do Mundial de Clubes. O volante Guilherme, que chegou da Portuguesa em agosto, foi vetado pela FIFA. Segundo a entidade, a contratação do atleta aconteceu fora do prazo, que é 20 de junho até 20 de julho.

A situação já era conhecida pelos diretores da equipe, por isso, um pedido especial foi realizado. Porém, nesta terça-feira, a entidade organizadora do torneio confirmou que o jogador não poderá ser inscrito pelo Corinthians.


Guilherme até deu uma declaração no twitter cofirmando e lamentando a situação. "Infelizmente uma noticia ruim. Não vou poder ser inscrito no Mundial, mas agradeço a todos aqueles que torceram por mim!"

Quem recebeu uma boa notícia foi Willian Arão. O jovem volante será o substituto de Guilherme e estará entre os 23 escolhidos que disputarão o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.



Corinthians: Os 23 jogadores que disputarão o Mundial de Clubes

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

O Corinthians anunciou nesta segunda-feira a lista dos 23 jogadores que disputarão o Mundial de Clubes de Fifa, no Japão. O Timão estreia no torneio intercontinental no dia 12 de dezembro contra o Auckland City (NZL), Al Ahly (EGI) ou o Sanfrecce Hiroshima (JAP).

A principal surpresa da relação é ausência do meia peruano Cachito Ramirez, que deve deixar o time alvinegro na próxima temporada. Confira a lista de jogadores que tentarão o bi mundial para o Timão:



Cássio

Apresentado como reforço do Corinthians em fevereiro deste ano, Cássio assumiu a meta alvinegra após as falhas do até então titular Júlio César e não deixou mais a equipe. Tranquilo e seguro, o goleiro foi um dos destaques da invicta campanha corintiana na Copa Libertadores da América.



Julio Cesar

Revelado nas categorias de base do Corinthians, Julio Cesar foi um dos destaques da equipe na conquista do pentacampeonato brasileiro de 2011. Nesta temporada, o goleiro acabou falhando em momentos decisivos e acabou perdendo a posição de titular durante a Libertadores. Só deve jogar em caso de lesão ou suspensão de Cássio.



Danilo Fernandes

Também formado nas categorias de base do Timão, Danilo Fernandes já disputou 11 partidas com a camisa alvinegra. No Campeonato Brasileiro, o camisa 22 tem revezado com Julio Cesar um lugar no banco de reservas.




Alessandro

No Corinthians desde 2008, Alessandro é titular absoluto da lateral-direita. Depois de ter levantado a taça de campeão da Copa Libertadores da América, o camisa 2 espera ter a oportunidade de repetir o que fez o colombiano Freddy Rincón na conquista do Mundial em 2000.



Fábio Santos

Dono da lateral-esquerda do Corinthians, Fábio Santos vive o melhor momento da sua carreira. Com a saída de Roberto Carlos para o Anzhi-RUS, o camisa 6 conseguiu se firmar no time alvinegro graças as boas atuações no Paulistão e nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores.



Guilherme Andrade

Contratado por empréstimo depois de ter feito um bom Campeonato Paulista pela Ponte Preta, Guilherme Andrade se destaca por ser um jogador polivalente: joga nas duas laterais e também como 1º ou 2º volante. A diretoria do Corinthians deve pagar R$ 1 milhão para garantir o jogador em definitivo.




Chicão

Segundo maior zagueiro artilheiro do Corinthians com 42 gols, Chicão chegou ao Corinthians em 2008 e, desde então, conquistou diversos títulos com a camisa alvinegra. O camisa 3, que passou um período no banco de reservas em 2011, voltou ao time titular no início do ano e tem presença garantida nos onze principais para o Mundial.



Paulo André

Destaque na campanha do título brasileiro do Corinthians em 2011, Paulo André precisou superar uma série de graves lesões até conseguir se firmar no time. Neste ano, acabou sendo cortado da lista de jogadores inscritos da Libertadores por conta de uma artroscopia no joelho.



Wallace

Primeira opção no banco de reservas para a zaga, Wallace chegou ao Corinthians em 2011. No empate com o Santos na penúltima rodada do Brasileirão, o defensor finalmente marcou o seu primeiro gol pelo Corinthians.



Anderson Polga

Pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002, o zagueiro Anderson Polga chegou ao Corinthians no meio do ano para ajudar principalmente com a sua experiência. Caso Tite necessite, o atleta também pode ser utilizado como volante.



Felipe

Pouco utilizado durante toda a temporada, Felipe quase foi para o Flamengo durante o Brasileirão e seria emprestado em 2013 para ganhar experiência. Contra o Bahia, o zagueiro precisou substituir Wallace e agradou o treinador corintiano, que optou por leva-lo ao Mundial.




Ralf

Força física, disposição e forte poder de marcação. Esses e alguns outros fatores fazem de Ralf o melhor marcador do futebol brasileiro. O volante que chegou ao Corinthians em 2010 tem vaga garantida na equipe titular.



Paulinho

Titular absoluto da Seleção Brasileira e do Corinthians, Paulinho é mais um volante que chegou ao Timão como um desconhecido, mas hoje é o jogador mais importante no esquema tático da equipe. É de se destacar também as chegadas do camisa 8 ao ataque.



Edenilson

Assim como Guilherme Andrade, Edenilson também atua em diversas posições: lateral-direito, segundo volante ou meia. O camisa 21 tem entrado no decorrer de quase todas as partidas do Timão no Campeonato Brasileiro.


Willian Arão

Sem poder contar com o volante Guilherme por conta do jogador ter sido contrato pelo clube depois do fechamento janela de transferências internacionais, Willian Arão foi inscrito em seu lugar. O camisa 17 já participou de 10 jogos com a camisa do Timão.




Danilo

Referência no meio de campo do Corinthians, Danilo foi contratado em 2010 a pedido do então técnico Mano Menezes. Depois de passar um longo período no banco, o meia conseguiu dar a volta por cima sob o comando de Tite no início do Brasileirão do ano passado. O camisa 20 foi titular e peça fundamental no esquema tático que levou o Timão ao seu quinto título brasileiro, e à inédita conquista da Libertadores.



Douglas

Após a venda de Alex para o Al-Gharafa (QAT), Douglas voltou a jogar bem, marcar gols decisivos e colaborar com assistências, principalmente nas jogadas de bola parada. Responsável pela armação das jogadas junto com Danilo, o Maestro deverá ser titular no Mundial.



Giovanni

Depois de ter sido um dos principais jogadores do Corinthians na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, o meia Giovanni foi integrado ao elenco profissional da equipe e agradou ao comandante corintiano.




Emerson

Depois de chegar ao Corinthians em maio de 2011, Emerson se tornou o primeiro atleta a vencer o Brasileirão três vezes consecutivas por clubes diferentes e escreveu de vez seu nome na história do Timão ao marcar os dois gols na final da Libertadores, contra o Boca Juniors. Responsável pelas jogadas mais bonitas e as provocações durante as partidas, o Sheik costuma dar bastante trabalho para os adversários.



Guerrero

Contratado após a Copa Libertadores, o peruano Paolo Guerrero conta com a vontade do técnico Tite de montar um esquema de jogo com um centroavante para ser titular. Com experiência internacional, o jogador tem atuado bem nas últimas partidas.



Martínez

Outro estrangeiro que chegou após a Libertadores, o argentino Martínez é um atleta rápido, com bom arranque e que se movimenta bastante dentro de campo. No entanto, a forte concorrência de jogadores que estão a mais tempo no Timão pesam contra o atacante na briga por uma vaga no time titular.



Jorge Henrique

No Corinthians desde 2009, o atacante Jorge Henrique tem o carinho da apaixonada torcida corintiana por sua forte marcação e o estilo guerreiro em campo. As diversas lesões musculares no segundo semestre, atrapalharam o motorzinho do time.



Romarinho

Herói do Corinthians no empate contra o Boca Juniors na primeira partida da decisão da Copa Libertadores da América, Romarinho já caiu nas graças da fiel torcida. O jogador que se destacou no Bragantino deverá começar o torneio intercontinental no banco.



Tite agradece foco dos jogadores após ser especulado na Seleção

Um dos nomes cogitados para assumir a vaga deixada por Mano Menezes na Seleção Brasileira, o técnico Tite revelou ter ficado preocupado com a reação do elenco do Corinthians após as especulações. Para o treinador, o Mundial de Clubes e os clássicos das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro poderiam ser atrapalhados.

A demissão de Mano aconteceu na sexta-feira, às vésperas do clássico contra o Santos, no Pacaembu. A atitude de seus comandados, no entanto, deixou Tite aliviado e confiante para iniciar a disputa pelo bicampeonato mundial, que começa no próximo dia 12 de dezembro.

"Está pipocando uma série de notícias, que não tenho nada a ver com isso, estou focado no Mundial. Minha grande atenção era que isso não interferisse no desempenho dos atletas, isso poderia ter sido um tilt na cabeça deles, mas o time foi para dentro de campo e jogou grande primeiro tempo, vi uma partida fantástica. Vi que os atletas compreenderam que o que vem de fora é um reconhecimento e demostraram força", ressaltou.

Apesar do orgulho por ter sido lembrado por torcedores e jornalistas para assumir o comando da Seleção Brasileira, Tite prefere valorizar o que considera o ápice de sua carreira. Lembrando das dificuldades do passado, o treinador garante foco total para trazer o título do Japão.

"Vivo um momento extraordinário no Corinthians, lutei muito. Essas situações paralelas (Seleção), isso é um reconhecimento. Olho para trás e vejo tudo que construí. Vim lá de baixo, galgando momentos importantes. E esse é um momento único, ímpar para o Corinthians. Ficarei voltado para ele", garantiu.



Tite pede bom senso para evitar constrangimentos com Marin

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite quer evitar constrangimentos com Marin
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Cotado para assumir o lugar de Mano Menezes na Seleção Brasileira, Tite não quer passar por nenhuma saia-justa com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, no Japão. O dirigente vai chefiar a delegação do Corinthians no Mundial de Clubes, em dezembro, e conviverá diretamente com o treinador.

- Não (acontecerá) na medida que haja naturalidade e bom senso. Seguramente, ele vai estar com o presidente Mário Gobbi na maioria das vezes. Eu estarei voltado ao trabalho – afirmou.

Tite, porém, terá alguns dias sem especulações no Oriente. Marin não viajará com o grupo corintiano na madrugada do dia 4 de dezembro. Na noite anterior, o dirigente participará da festa de encerramento e entrega de prêmios aos melhores do Campeonato Brasileiro.

Campeão brasileiro no ano passado e da Libertadores em 2012, Tite surgiu como um dos nomes mais fortes para dirigir a Seleção na Copa das Confederações, em 2012, e na Copa do Mundo, em 2014. Luiz Felipe Scolari, sem clube, Muricy Ramalho, do Santos, e Abel Braga, do Fluminense, também estão fortes na corrida pelo lugar.

O técnico do Timão garante que, mesmo com a presença de Marin no Japão, conseguirá manter o foco no Mundial de Clubes, avaliado por ele como a grande chance da carreira.

- Tem uns oito ou dez técnicos (que podem assumir a Seleção). Mas há uma grande diferença entre mim e os outros técnicos. Vou disputar o maior título que um profissional pode almejar. O Abel já conquistou. O “feeling” do presidente vai determinar isso (a escolha).  

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Técnico Tite indica ataque titular do Timão para o Mundial

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite dá pistas sobre o time do Mundial
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O técnico Tite não crava, mas deu nesta terça-feira muitas pistas sobre o setor ofensivo do Corinthians que estreará no Mundial de Clubes, dia 12 de dezembro, no Japão. Depois de muita análise nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o treinador sinalizou que escalará Danilo e Douglas na armação, com Emerson e Guerrero no ataque.

- A ideia, todos vocês (jornalistas) sabem: dois armadores, um pivô de movimentação... A equipe tem dominada as duas formas de atuar. Se eu responder agora, vou escalar a equipe. Vou esperar até sexta para escalar (risos) – afirmou o comandante.

Fundamental na campanha do título da Libertadores, Danilo era nome certo no time e só um problema mais grave de lesão o tiraria da formação considerada principal. Douglas, porém, precisou literalmente correr para ficar com uma vaga. Fora de forma e reserva no primeiro semestre, o armador perdeu peso, se encaixou no esquema tático de marcação ofensiva e conquistou o treinador.

Quem também teve de ganhar espaço é Guerrero. Único centroavante do grupo, o peruano demorou a embalar após convocações e lesões, mas foi titular em quatro das últimas cinco partidas, fazendo três gols. Sheik, herói do título sul-americano, passou boa parte do semestre no departamento médico, mas, assim como Danilo, tem lugar cativo na formação.

Tite, porém, não quer confirmar o time para não desanimar jogadores que brigam por espaço, principalmente no ataque, como Jorge Henrique, Martinez e Romarinho. A confirmação deve vir apenas na sexta-feira, quando o treinador dará sua última entrevista na semana.

O comandante alvinegro não quer nem garantir que a equipe que enfrentar o São Paulo, domingo, às 17h, no Pacaembu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, começará o Mundial de Clubes.

- Não dá para falar nada. Tem o que o jogo pode mostrar. Ele pode dar algum sinal – desconversou. 

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Após separação, pai corintiano leva filhas ao Japão para fortalecer relação

Roberta, Roberto e Bianca Oglouyan, Corinthians mundial (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Roberta, Roberto e Bianca viajam juntos ao Japão
(Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

Mais que uma invasão corintiana, o Japão presenciará uma invasão de famílias alvinegras em dezembro. Grandes, pequenas, fanáticas, modernas, tradicionais... Todas ansiosas para assistir ao Timão no Mundial de Clubes. Poucas, no entanto, com uma história igual à do pai Roberto e das filhas Bianca e Roberta Oglouyan. A viagem ao outro lado do mundo, para eles, pode render mais que a faixa de bicampeão do mundo, mas também a reafirmação da união da família.

O divórcio no casamento de quase 20 anos afastou o empresário Roberto das filhas. Em processo de reaproximação, a viagem ao Japão será a primeira do trio. A ideia surgiu logo após o título da Libertadores, mas cresceu e se tornou realidade aos poucos. Começou com uma mensagem de texto, vista como brincadeira, mas que evoluiu e se tornou conversa. Só saiu do papel, no entanto, porque Bianca foi atrás: agência, preços, hotéis... Com tudo acertado e ingresso da final em mãos, restava resolver os problemas burocráticos do visto japonês antes de embarcar no início de dezembro.

Espero que vire um marco, que aproveitemos o jogo do Corinthians para fazer disso uma mudança, uma coisa mais forte"

Roberto Oglouyan

- A ideia surgiu naturalmente. Tomamos a decisão em conjunto, mas a Bianca agitou. Eu estava naquela de "vou, não vou" depois da Libertadores. Sou corintiano, já fui até mais roxo do que hoje. Estava afastado das filhas, houve a reaproximação, aproveitei e falei: vamos nós três. Espero que vire um marco, que aproveitemos o jogo do Corinthians para fazer disso uma mudança, uma coisa mais forte. Não vai ser fácil ganhar do Chelsea, mas vamos voltar campeões – explicou Roberto.

Quem vê o clima na família hoje nem imagina que houve um período de brigas e separação. Pela diferença de oito anos, Bianca acredita ser uma segunda mãe para Fernanda, estudante. No almoço, os três conversam, brincam e fazem planos. Para evitar novos conflitos, um “código de conduta” bem-humorado foi criado: quem está errado na discussão, pede desculpas. E fim de papo.

Preparados para cerca de 15 dias de convivência 24 horas por dia, Bianca tem certeza de que o trio voltará fortalecido e ainda mais unido do Japão.

- É uma convivência diária que vai fazer diferença depois. Foram quase 20 anos de casados dos meus pais e nesse meio tempo aconteceu muita coisa. Meu pai casou de novo, minha mãe também. É uma família moderna, cada um reconstruiu sua vida nesse sentido. Nesse meio tempo ficamos afastados por briga de pai e mãe. Éramos pequenas, não tínhamos maturidade para entender. Agora nos encontramos como adultos e amigos – afirmou a empresária, formada em gastronomia.

Roberta, Roberto e Bianca Oglouyan, Corinthians mundial (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Pai corintiano teve a ideia e convenceu as filhas da viagem (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

A compra dos ingressos da final foi outra aventura: assim como tantos outros corintianos, Roberto passou noites em claro no congestionado site da Fifa, além de sofrer com as complicações da compra internacional pelo cartão de crédito. Mas, sem nenhum remorso, somente confiança em ver o Timão campeão. E, principalmente, a relação com as filhas mais forte do que nunca.

- Está divertido organizar a viagem, é uma experiência. O Japão é só um meio, foi uma motivação. Poderia ter sido feita outra viagem, para outro lugar. Talvez até sem esse foco. Mas se fizéssemos essa reaproximação sem o Mundial, poderia não ser a mesma coisa. É uma excitação com duas motivações. Pegamos quartos triplos, para ficar juntos mesmo. Brinco que é uma equipe, um time. Já temos nosso código de conduta, e quanto tiver estresss o outro já sabe o que falar (risos). A amizade é o mais importante – completou Roberto.



Confiante na volta de Fábio Santos, Tite revela ansiedade pelo Mundial

O técnico Tite afimou estar confiante na recuperação do lateral-esquerdo Fábio Santos, único jogador do Corinthians machucado na lista para a disputa do Mundial de Clubes, a partir do dia 12 de dezembro. no Japão. Segundo o comandante do Timão, o atleta, que lesionou o músculo posterior da coxa direita durante o Superclássico das Américas, pode estar à disposição antes mesmo da previsão inicial de até três semanas.

- Talvez o prognóstico da volta do Fábio seja melhor que esse. Vamos aguardar, vamos ter calma, pensar de maneira que possamos contar com ele no Mundial. Tenho também o Guilherme Andrade (suplente) por ali - disse o treinador.

Fábio Santos faz tratamento intensivo no CT Joaquim Grava e será reavaliado nos próximos dias. Ele ainda tem chances, inclusive, de enfrentar o São Paulo, no domingo, às 17h, no Pacaembu, dois dias antes do embarque para o Japão, caso receba aval médico.

Apesar do contratempo de última hora, Tite revelou ansiedade para disputar o seu primeiro Mundial.

-Eu estou em paz comigo mesmo, mas ansioso para que chegue a viagem. Há três, quatro jogos já. Lembro que antes do jogo contra o Internacional eu olhei para o Roberto e disse: "Louco para que a viagem fosse amanhã e a gente fosse logo para o Japão" - disse o técnico.

O adversário do Corinthians na estreia no Mundial, em Toyota, ainda não é conhecido. Auckland City, da Nova Zelândia, e Sanfrecce Hiroshima, do Japão, se enfrentam pela primeira fase do torneio. O vencedor encara o Al Ahy, do Egito. Quem avançar, pega o Timão nas semifinais.
 



'Sumido' após saída do Corinthians, Otacílio Neto quer sequência

O Otacílio Neto, aquele que se destacou no Noroeste e despertou o interesse do Corinthians em 2008, quer voltar a chamar a atenção dos grandes clubes do país. O atacante, que marcou dez gols naquela temporada, acredita que é capaz de resgatar o futebol que o levou à vitrine da bola, e deixar o apagado Otacílio Neto, da Ponte Preta, Goiás e Ituano para trás.

Apresentado oficialmente nesta segunda-feira pelo Botafogo-SP para a disputa do Campeonato Paulista 2013, o jogador comentou sobre sua passagem pelo Timão e espera escrever uma nova página no time de Ribeirão Preto.

Otacílio Neto, atacante do Botafogo-SP (Foto: Cléber Akamine/ Globoesporte.com)Atacante espera voltar a brilhar com a camisa do Tricolor (Foto: Cléber Akamine/ Globoesporte.com)

- A minha chegada no Corinthians foi um pouco conturbada. Eram muitos atacantes e eu fui pouco aproveitado. Espero ter uma sequência nesse Paulistão, vestindo a camisa do Botafogo, para fazer boas partidas. Sem ritmo a gente não consegue render. Vou trabalhar para ter sequência no Botafogo - comentou Otacílio Neto, que foi atleta do técnico Marcelo Veiga, hoje no Botafogo.

Para o atacante, a campanha do Bragantino em 2011, quando a equipe esteve próxima do acesso à Série A, comprova a capacidade do treinador a frente de um time do interior. A convivência com Veiga, por sinal, influenciou de alguma forma no acerto com o Tricolor.

- Estou feliz por representar o Botafogo e espero que a gente possa fazer um grande Paulistão. Vamos trabalhar para chegar entre os oito e, quem sabe, ir ainda mais longe. Por conhecer o trabalho do Marcelo Veiga e também pelo Botafogo, que já tinha me procurado no ano passado, resolvi vir pra cá - comentou.



Famoso quem? Torcida do Chelsea desconhece elenco do Corinthians

Campeões do Brasileirão, da Libertadores e consagrados com a camisa de um dos maiores clubes do Brasil. Muitos deles já passaram até mesmo pela Seleção. Independentemente do que fizerem no Japão, a maioria dos 23 samurais que defenderão o Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa já tem o nome marcado na história do Timão. No caminho para a glória máxima, porém, eles vão se deparar com uma situação diferente no Oriente: passarão por meros desconhecidos. Pelo menos para a torcida do Chelsea, principal candidato a rival na final do dia 16 de dezembro, em Yokohama.

Que a constelação dos Blues, com nomes como Fernando Torres, Lampard, Terry, e até mesmo o trio brasuca David Luiz, Ramires e Oscar já é conhecida e badalada mundo afora, ninguém tem dúvida. Por isso, o GLOBOESPORTE.COM aproveitou um dia de clássico no Stamford Bridge para saber até que ponto a recíproca é verdadeira. Com fotos dos 13 principais jogadores corintianos nas mãos, a reportagem abordou torcedores do Chelsea para conferir se os rivais reconhecem os trunfos do Corinthians. Mas o resultado foi total desconhecimento. Em alguns momentos, até mesmo sobre o Timão.

torcida do Chelsea na festa do título da Liga dos Campeões (Foto: Reuters)Torcida do Chelsea demonstrou desconhecimento dos samurais corintianos (Foto: Reuters)

- Corinthians? Eu não sei muito, para ser sincero. Sei que produziram muitos jogadores ao longo dos anos. Não tenho dúvidas disso, mas não sei quais. E sei também que é um bom time – disse o britânico Alex Riffchen, para emendar um diálogo, no mínimo, inusitado com o irmão Eugene.

- O Oscar veio de lá, não foi?

- Não. Ele veio do Inter alguma coisa – rebateu Alex.

- Então, é o time que o Maradona era o técnico – tentou mais uma vez Eugene, antes de desistir – É, não sei mesmo.

A dupla continua com respostas inesperadas mesmo diante das imagens dos jogadores. Já no goleiro Cássio, Alex ironizou:

- É aquela marca de relógios?

David Luiz para marcar o Sheik, e Oscar de informante

Ele é o goleador? Hmm... Vamos ver. Temos o David Luiz para cuidar dele."

Torcedor - sobre Emerson Sheik

Entre dez entrevistados nos arredores do estádio, nenhum soube identificar um corintiano sequer. Fábio Santos foi apontado até mesmo como um piloto de automobilismo por Eugene. Nomes como Alessandro e o peruano Paolo Guerrero foram os que tiveram maiores citações no sentido de “já ouvi este nome, mas não sei quem é, nem em qual posição joga”.

Herói do título da Libertadores e uma das principais apostas do Mundial, Emerson Sheik não chamou a atenção dos torcedores. Matty Winter, entretanto, já foi informado sobre o histórico do atacante e designou seu preferido para detê-lo no Japão.

- Ele é o goleador? Hmm... Vamos ver. Temos o David Luiz para cuidar dele.

As respostas divertidas, por sua vez, também deram lugar a palavras de precaução. Peter Winter, pai de Matty, por exemplo, apostou na ajuda de Oscar para que Rafa Benítez não seja surpreendido e lembrou de um brasileiro desconhecido que o impressionou recentemente.

- Oscar acabou de vir (do Brasil) e pode nos ajudar bastante com informações. Vimos os brasileiros do Shakhtar, são incríveis. Fernandinho nos impressionou. Suspeito que o Corinthians é forte, já que é o campeão da América. Será um bom jogo.

Outro que optou pelo respeito ao comentar um possível encontro na decisão do Mundial foi Steve Nash. Homônimo do jogador de basquete da NBA, o inglês confessou não ter o costume de observar o que acontece fora das fronteiras europeias, mas não espera facilidade.

- Eu não conheço a maioria dos jogadores. Para ser realista, não estamos acostumados a acompanhar o futebol sul-americano. Precisamos conhecê-los melhor. Acho que o treinador tem que fazer o dever de casa ou será estranho. Creio que vai ser um jogo equilibrado.

'Ronaldo e Adriano ainda estão lá?'

Do grupo, o mais bem informado foi Henry Dawson. Demonstrando conhecimento até mesmo do apelido “Timão”, o torcedor questionou se Adriano e Ronaldo fazem parte do elenco que viajará ao Oriente. Por outro lado, ele não se mostrou muito preocupado com a competição que começa no próximo dia 6.

- Acho que não podemos tirar o foco da Champions e da Premier League, que são competições-chave. O Mundial não é tão grande, espero que ninguém volte machucado.

Significa menos do que vencer a Champions League. O Mundial é um bônus."

Fã do Chelsea

Peter Winter seguiu a linha de prioridade, mas demonstrou um pouco mais de apreço pela disputa organizada pela Fifa.

- Poder falar que somos campeões mundiais seria fantástico, mas significa menos do que vencer a Champions League, que esperamos por tanto tempo, ou a Premier League, que é tão difícil. O Mundial é um bônus.

Na mistura de reações azul, também houve espaço para confiança, como a de Phill Kief. Completamente desinformado do que acontece em gramados brasileiros, ele disse:

- Não sabemos o nível da liga de vocês. Acho que somos favoritos, mas é difícil falar isso sem saber da qualidade dos brasileiros.

O Chelsea tem estreia marcada no Mundial para o próximo dia 13, contra o vencedor do confronto entre Monterrey, do México, e Ulsan, da Coreia do Sul. Os torcedores ingleses terão a oportunidade de observar os corintianos na semifinal da véspera, dia 12, mas, se quiserem se antecipar, podem conhecer os escolhidos de Tite na série “23 samurais”, do GLOBOESPORTE.COM. Fica a dica.

* Os jogadores apresentados ao torcedor do Chelsea na reportagem foram: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Douglas, Danilo, Emerson, Guerrero, Jorge Henrique e Martinez.