quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Após recusar Seleção pelo Mundial, Giovanni se explica: 'Quem me paga é o Corinthians'

LANCEPRESS! - 29/11/2012 - 19:24 São Paulo (SP)

Um dos 23 inscritos do Corinthians para o Mundial de Clubes, o meia Giovanni explicou o por quê de ter preferido ir para o Japão ao invés de disputar o Sul-Americano sub-20 com a Seleção Brasileira, na Argentina, que acontece entre janeiro e fevereiro. , o jovem de 18 anos não pensou duas vezes na hora de responder os jornalistas.

Questionado se a sua escolha por permanecer com o Timão poderia o prejudicar em um futuro com a camisa amarela, ele disse que se tratava de um sonho a ser realizado. O corintiano teria de se apresentar para a preparação do elenco sub-20 em meio ao torneio intercontinental.

- Na verdade eu entrei em acordo com a Seleção. Queria ir para o Mundial. Trabalhei para isso nos últimos meses, era um sonho meu. Pode prejudicar com a Seleção, mas quem me paga é o Corinthians. Nesse caso tenho de dar preferência ao meu clube - disparou.

Giovanni ainda contou que, quando teve conhecimento do limite de nomes para viajar para Ásia, procurou o gerente de futebol Edu Gaspar para expôr sua vontade, que, após um papo com o técnico Tite, foi confirmada.

- Sei que na Seleção eu tinha mais chances de jogar e no Mundial eu não vou ter. Mas é o que eu queria, queria estar entre os 23. Passei isso para o Edu e ele, em uma reuniaã com o Tite, definiu que eu iria - afirmou.

Campeão da Copa São Paulo deste ano com o Timão, o meia subiu ao time profissional e passou a ganhar mais chances no Brasileirão. Em uma delas, marcou um belo gol na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, no dia 8 de setembro. Sempre presente no banco de reservas, ele passou Ramírez, Zizao e Chiquinho na preferência do técnico Tite.

- Acho que o gol não cravou minha ida, mas me deu mais confiança para eu atuar. Depois daquele gol, o Tite me deu mais oportunidades - concluiu.



Após 'especulações', pai de Kaká diz que filho deve ficar na Europa

Marcelo Braga - 29/11/2012 - 16:56 São Paulo (SP)

TR - Real Madrid - Kaká
Segundo jornal espanhol, Real Madrid poderia se livrar de Kaká; Pai nega

A notícia de que Kaká poderia ser liberado pelo Real Madrid (ESP) para aliviar a folha de pagamento do clube e que seu destino poderia até ser o Corinthians, publicada pelo jornal "Marca", na quarta-feira, pegou Bosco Leite de surpresa. Pai do jogador, ele classificou tudo isso como especulação.

– Não tenho esse conhecimento. Por enquanto, do jeito que está, a ideia dele é permanecer na Europa. Pode ser que mude, mas hoje, não sei. Nunca foi falado de Corinthians. E o próprio Corinthians nunca falou nada também - garantiu ele, em contato telefônico com o LANCE!Net.

Segundo a publicação espanhola, a diretoria merengue quer dar um aumento de salário a Cristiano Ronaldo e, para isso, estaria disposta a liberar o brasileiro até de graça, desde que outro clube assuma a folha de pagamento. Além do Timão, o New York RB, da Major League Soccer, liga dos Estados Unidos, seria outro dos principais concorrentes à contratação do jogador.

O Timão quer uma estrela para o próximo ano, como afirmou o presidente Mário Gobbi Filho ao LANCE!Net, no último dia 22. Livre, Kaká se encaixaria em parte do perfil desenhado pela diretoria. O problema são os cerca de R$ 2 milhões por mês que ele recebe no Real. O departamento de marketing do Corinthians precisaria angariar parceiros suficientes para bancar, pelo menos, R$ 1,5 milhão mensais de salário.



Consulado do Japão em São Paulo: 8,5 mil vistos em apenas dois meses

LANCEPRESS! - 29/11/2012 - 18:01 São Paul (SP)

Yusuke Nakayama, vice-cônsul do Japão, foi ao Parque São Jorge e se encontrou com o presidente Mário Gobbi Filho (crédito: divulgação)
Yusuke Nakayama, vice-cônsul do Japão, foi ao Parque São Jorge e se encontrou com o presidente Mário Gobbi Filho (crédito: divulgação)

A invasão corintiana ao Japão, aos poucos, ganha seus números. Depois de a agência oficial de turismo do clube (CVC) anunciar dois mil pacotes vendidos, foi a vez do Consulado Geral de São Paulo revelar a quantidade de vistos emitidos.

De acordo com a nota oficial, apenas nos meses de outubro e novembro, 8,5 mil emissões ocorreram no escritório localizado na Avenida Paulista. Apesar de deixar claro que não é possível confirmar a quantidade emitida para torcedores do Timão, o Consulado informa que, em 2011, a média de vistos emitidos no ano passado foi de 850/mês.

O departamento de comunicação informou que, devido ao grande interesse por parte da imprensa brasileira sobre o número de emissão de vistos nos últimos meses, o Consulado Geral do Japão em São Paulo pediu para o Ministério dos Negócios Estrangeiros uma autorização especial para divulgação desse dado.

VEJA A NOTA:

Sobre a realização da “Recepção de Boas Vindas ao Japão” ao SC Corinthians

29 de novembro de 2012
Consulado Geral do Japão em São Paulo

1. Em 29 de novembro, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, recebeu, em sua residência oficial, membros do SC Corinthians, time que representa a América Latina na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, para uma “Recepção de Boas Vindas ao Japão”.

2. Nesse evento privativo de confraternização, o Cônsul Geral Fukushima desejou ao SC Corinthians sucesso nos jogos do Mundial de Clubes e transmitiu mensagem de boas vindas ao Japão. Na ocasião, declarou que o número total de vistos de curta permanência emitidos pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo dentro dos dois últimos meses, isto é, em outubro e novembro, alcançou a marca total de 8.500, o que significa que teremos cinco vezes mais brasileiros visitando o Japão nesta época, se compararmos com a quantidade média usual.

3. Para o Consulado Geral do Japão em São Paulo, é motivo de grande alegria e satisfação que tantos brasileiros possam aproveitar a oportunidade de conhecer o Japão. Com isto, desejamos promover e fortalecer o intercâmbio entre japoneses e brasileiros e os laços de amizade entre ambas as nações.

Observações:

1) Segundo estatísticas relativas a 2011, afere-se que a quantidade média de vistos emitidos mensalmente no ano passado foi de 850.

2) Dentre os 8500 vistos de curta permanência emitidos em outubro e novembro, não é possível averiguar quantos casos tiveram como finalidade assistir a eventos esportivos, como a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, pois o Consulado Geral do Japão não elabora estatísticas referentes a finalidades específicas de viagem.

Consulado Geral do Japão em São Paulo
Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa



Corinthians tem volta de Fábio Santos e define quarteto ofensivo

LANCEPRESS! - 29/11/2012 - 17:25 São Paulo (SP)

HOME Fábio Santos - Corinthians (Foto: Tom Dib)
Fábio Santos foi a novidade da equipe nesta quinta (Foto: Tom Dib)

Em treino técnico na tarde desta quinta-feira, no CT Joaquim Grava, o técnico Tite esboçou o ataque titular no clássico contra o São Paulo, neste domingo, no Pacaembu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O quarteto ofensivo foi o que já era anunciado: Douglas, Danilo, Emerson Sheik e Guerrero.

Tudo indica que os quatro formarão o setor na disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro. A delegação embarca para o Japão na madrugada de segunda para terça-feira, com uma parada de um dia de treino em Dubai (EAU). A estreia na competição intercontinental será no dia 12.

Outra novidade no treino desta quinta foi a volta do lateral-esquerdo Fábio Santos. Ele havia sofrido uma lesão muscular na coxa esquerda, no duelo entre Brasil e Argentina pelo Superclássico das Américas, e foi desfalque no último sábado, contra o Santos.

Em relação à equipe que enfrentará o São Paulo, Tite pode não ter Chicão, que foi poupado e apareceu no campo de chinelos. Paulo André, com dores musculares na panturrilha direita, já está descartado.

O Timão que entrou em campo teve: Cássio, Alessandro, Wallace, Anderson Polga e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Douglas, Danilo e Emerson Sheik; Guerrero.



Após veto da Fifa, Timão levará Guilherme ao Japão como convidado

LANCEPRESS! - 28/11/2012 - 20:30 São Paulo (SP)

Guilherme - Treino do Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Guilherme não jogará, mas vai viajar com o Corinthians (Foto: Eduardo Viana)

Ele não vai ao Japão para jogar, mas vai para torcer. Vetado pela Fifa para a disputa do Mundial de Clubes, o volante Guilherme será levado por Tite como "convidado" na delegação.

"Infelizmente não vou poder ser inscrito, mais vou viajar com o #grupo para o #JAPÃOOOOOOOOO!  (sic)", escreveu ele em seu Twitter, no fim da tarde.

Segundo a assessoria de imprensa do Timão, todos os custos da viagem serão pagos pelo próprio clube. O camisa 35 não pôde ser inscrito porque a entidade contestou a transferência dele, da Portuguesa para o Corinthians, uma vez que foi realizada após a janela de transferências internacionais. O volante foi contratado pelo Timão no dia 14 de agosto, após o fechamento da janela, que ocorreu no dia 20 de julho.

A diretoria alegava que o volante se transferiu por meio de uma negociação entre clubes nacionais, já que o mesmo deixou a Portuguesa para atuar no Parque São Jorge. Em outras palavras, dizia que o período de incrições usado pela Fifa, que é o das transferências internacionais, não se aplicaria a ele. A entidade, porém, não aceitou os argumentos.

- É ruim né? Todo mundo vem esperparando essa viagem faz tempo e no final acontece isso. Ele ficou triste, queria ir, é claro, mas é intelgiente, viu que não dá mesmo. Disse que vai ter paciência - comentou Danilo, pela manhã, em entrevista coletiva.



Danilo quer vitória no clássico para o time viajar embalado ao Japão

LANCEPRESS! - 28/11/2012 - 18:58 São Paulo (SP)

Danilo - Corinthians (Foto: Tom Dib)
Danilo exalta a importância do clássico com o São Paulo (Foto: Tom Dib)

Apesar da nula importância do clássico deste domingo em termos de tabela, Danilo discorda de quem desmerece o jogo entre Corinthians e São Paulo, às 17h, no Pacaembu.

– Não será diferente. É um jogo em que, independente de quem está bem ou mal, sempre é difícil – disse, em entrevista coletiva.

O Timão, invicto há seis jogos (quatro vitórias e dois empates), quer seguir assim até o Mundial. Objetivo traçado pelo técnico Tite e que os jogadores também não abrem mão.

– A gente vem jogando esses últimos jogos já pensando lá. A meta era todo mundo estar bem. Agora teremos um clássico, jogo bom. Esperamos vencer para viajar bem - afirmou.

Após a partida, o elenco se reapresentará no CT na segunda-feira e, à noite, seguirá para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde seguirá para Dubai na madrugada.

- A ficha só vai cair mesmo quando pegarmos o avião. Vamos estar naquela adrenalina da véspera dos jogos. Por enquanto ainda tem Brasileirão. Quando embarcarmos a atenção será toda voltada ao Mundial - finalizou o jogador.



Central do Mercado: Robinho, Conca e Renato Augusto podem retornar

Robinho gol Milan (Foto: EFE)Robinho: sonho de consumo do Santos para
a próxima temporada (Foto: EFE)

O Brasileiro só termina no próximo fim de semana, mas os clubes já estão a todo vapor no mercado para a montagem dos elencos para próxima temporada. A aposta de algumas equipes é investir na tentativa de repatriar jogadores que já deram certo no próprio clube. Nesta quinta, o presidente do Santos, Luiz Álvaro Oliveira, disse que tem otimismo sobre a possível volta de Robinho, do Milan. No Fla, Zinho já enviou proposta para tentar contratar Renato Augusto, do Bayer Leverkusen. Depois da renovação de Ronaldinho com o Galo, o Fluminense tem como prioridade o acerto com Conca, do Guangzhou Evergrande, da China.

Se Conca voltar realmente ao Brasil para defender o Tricolor, não será companheiro de Elkeson na China. Nesta quinta, o Botafogo acertou a venda de seu atacante por cerca de R$ 16 milhões. A diretoria, no entanto, ainda não confirma. Caso que promete, mais uma vez, virar novela é o que envolve o cruzeirense Montillo. O empresário do jogador disse que não recebeu propostas, apesar do interesse de Grêmio, Santos e São Paulo.

Apesar das dificuldades financeiras, o Vasco tenta se movimentar para reforçar o elenco. Nesta quinta, o nome do meia Cícero, do São Paulo, surgiu como uma opção. Já o volante Eduardo Costa confirmou que não ficará na Colina em 2013. Quem pode ir de um rival para o outro é o meia Vander, do Bahia. Ele afirmou que recebeu uma proposta do Vitória e não descarta a transferência.

Também nesta quinta dois veteranos renovaram contratos com seus clubes. O lateral-esquerdo Léo, de 37 anos, acertou por mais uma temporada e pode se tornar um dos dez jogadores que mais entraram em campo pelo Peixe. O atacante Fábio Júnior, de 35 anos, também ampliou seu vínculo com o América-MG.

Se alguns atletas tiveram as permanências seladas nesta quinta, muitos do Palmeiras tiveram a confirmação de que não ficam no clube. A diretoria anunciou uma lista de dispensa com o lateral-esquerdo Leandro, o volante João Vitor, o meia Daniel Carvalho e os atacantes Betinho e Obina, todos com contrato no fim. Além destes, outros 11 estão nos planos do técnico Gilson Kleina.

O mercado dos técnicos também teve novidades nesta quinta. Internacional e Dunga estão cada vez mais perto de um acerto. O ex-comandante da Seleção Brasileira afirmou que faltam "detalhes". No Avaí, Renê Simões recebeu proposta para ser o treinador e disse que achou o projeto interessante.


 



'Azarão' na lista do Timão, Felipe destaca pontos fortes do Chelsea

Felipe Corinthians (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Felipe concede entrevistas no CT do Corinthians
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

Ainda restam quase duas semanas para a estreia do Corinthians no Mundial de Clubes, mas o assunto mais comentado com os jogadores segue o mesmo: o Chelsea, possível adversário alvinegro em uma eventual final do torneio intercontinental. Atento ao ataque inglês, o zagueiro Felipe admitiu que o técnico Tite já vem mostrando alguns pontos fortes da equipe de Londres, ainda que de maneira reduzida.

– Não chegamos a ver vídeos ou jogos, mas o Tite mostra algumas imagens mais interessantes, que é para nós tomarmos cuidado desde já. Com o Oscar, o time ficou mais rápido. Quando estiver mais perto, vamos analisar melhor – afirmou o defensor.

A má fase vivida pelo Chelsea, tanto no Campeonato Inglês quanto na Liga dos Campeões, não ilude o elenco do Corinthians. Para evitar qualquer euforia em relação ao favoritismo da equipe para levar o bi mundial no Japão, Tite deixa claro ao elenco que, antes da tão projetada final contra o time inglês, o Timão pegará um adversário desconhecido, de maneira que qualquer vacilo pode ser fatal.

Semifinalista do Mundial de forma direta, o Corinthians aguarda o vencedor do confronto entre o campeão africano, Al Ahly, do Egito, e quem passar do embate envolvendo o Sanfrecce Hiroshima, campeão japonês desta temporada, e o Auckland City, representante da Oceania.

– Procuramos ouvir tudo o que o Tite fala. Às vezes ele faz reuniões e lembra que temos de ter atenção, porque há possibilidade de nem pegar o Chelsea. Mas com a qualidade do time do Corinthians, dá para chegar lá – completou Felipe.

Desconhecido pela maioria dos torcedores, o zagueiro chegou a quase ser emprestado ao Flamengo, após ser pouco aproveitado no plantel. Última opção entre Chicão, Paulo André, Anderson Polga e Wallace, ele vai ao Mundial após ter vestido a camisa do Corinthians em apenas quatro oportunidades. O orgulho, próprio e da família, está em alta.

– Meu pai e minha mãe ficaram emocionados. É gratificante. Procurei trabalhar muito forte todos os dias para mudar a cabeça do Tite. Aquela partida contra o Bahia mudou tudo. Ele viu minha qualidade e consegui ficar aqui – comemorou.

No dia 20 de outubro, contra o time baiano, no Pacaembu, Felipe entrou no lugar de Wallace, que sofreu lesão muscular logo aos 11 minutos de jogo. Seguro, o jogador reconquistou a confiança do técnico, que desistiu de emprestá-lo.

*Colaborou Rodrigo Faber, sob supervisão de Zé Gonzalez 



Marin não será mais o chefe da delegação do Corinthians no Japão

josé maria marin coletiva brasil (Foto: Mowa Press)José Maria Marin, presidente da CBF (Mowa Press)

O presidente da CBF, José Maria Marin, não vai mais ser o chefe da delegação do Corinthians na viagem ao Japão. Nesta quinta-feira, ele enviou um ofício ao Timão comunicando que acompanhará a competição in loco, mas como convidado da Fifa.

Com a ausência de Marin, o presidente do Corinthians, Mário Gobbi Filho, decidiu que ninguém assumirá o cargo de chefe da delegação. 

Inicialmente, o nome cogitado pelo Timão para a função foi o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, por questões de saúde, ele não aceitou o convite. Só depois disso surgiu o nome do presidente da CBF. O ex-presidente do Corinthians Andrés Sanches, que se desligou da CBF esta semana, confirmou que vai ao Japão, mas não nesta função.

O Corinthians inicia sua viagem rumo ao Japão na próxima terça-feira de madrugada. Antes de chegar a Nagoya para a disputa do Mundial de Clubes, a delegação vai parar um dia em Dubai. 



Após 'descartar' Seleção, Giovanni explica: 'Quem me paga é o Timão'

Giovanni é realista quanto ao Mundial: 'Só de estar lá estarei feliz' (Foto: Reprodução SporTV)Giovanni abre mão da Seleção por Mundial
(Foto: Reprodução SporTV)

Nascido em 4 de abril de 1994, o meia Giovanni será o mais jovem atleta do elenco do Corinthians que viajará ao Japão para o Mundial de Clubes. Para integrar o grupo alvinegro, ele abdicou da seleção brasileira sub-20, que disputará o Sul-Americano na Argentina, entre janeiro e fevereiro. Convicto da própria decisão, o jogador deixou claro: entre o Timão e seu país, ele prefere manter a lealdade ao clube.

– Entrei em um acordo com a Seleção, porque eu queria o Mundial. É o clube em que trabalho, e eu sempre sonhei com isso. Isso pode me prejudicar, mas quem me paga é o Corinthians – afirmou, cheio de personalidade, em entrevista no CT Joaquim Grava.

Para vestir a camisa verde e amarela, Giovanni precisaria se apresentar exatamente em dezembro junto da delegação. Como viajará com o Corinthians na madrugada do dia 3 para o dia 4 de dezembro, o meia teve de optar entre uma das duas possibilidades. A “bagagem” que ganhará acompanhando seus parceiros alvinegros foi o principal motivo para o atleta não ter dúvidas de que, atravessar o mundo com o Timão é a melhor opção.

Nem mesmo a reduzida possibilidade de entrar em campo nos dois jogos que a equipe fará em solo japonês desanimam o jovem. Concorrente de Douglas e Danilo, Giovanni acredita que somente observando o desenrolar da competição e a atuação dos seus companheiros já será possível fazer com que a viagem valha a pena, independentemente dos resultados.

– Só de estar lá já vai ser importante. Espero que muitos outros garotos da base um dia consigam ir também. É uma experiência em que você aprende a toda hora, a cada segundo, com todos os atletas – completou.

Revelado na Copa São Paulo de Juniores deste ano, da qual o Corinthians se sagrou campeão, o meia é o único remanescente da base vitoriosa no elenco que será comandado por Tite no Mundial de Clubes. Outros nomes de destaque, como os zagueiros Marquinhos (emprestado ao Roma) e Antonio Carlos (fora da lista), o meia Matheuzinho (emprestado ao Bragantino) e o atacante Douglas (cedido ao Paraná) ficaram para trás.

*Colaborou Rodrigo Faber, sob supervisão de Zé Gonzalez



Willian Arão ameniza polêmica com o São Paulo: 'Não vai ter ferida'

Willian Arão entrevista Corinthians treino (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Willian Arão minimiza polêmica do clássico
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

O clássico entre Corinthians e São Paulo está marcado somente para o próximo domingo, às 17h, no estádio do Pacaembu. Porém, três dias antes, o clima do confronto já começou a esquentar. Do lado tricolor, Wellington disse que pretende deixar os rivais “doloridos” para a disputa do Mundial de Clubes, no Japão. Recém-inscrito na competição, Willian Arão minimizou a polêmica e assegurou que o único pensamento do Timão é vencer.

Revelado pela base são-paulina, assim como Wellington, o jovem volante corintiano ressaltou que o foco, de fato, está dividido entre o clássico e a competição do outro lado do mundo. Nem por isso a equipe comandada por Tite será menos aguerrida.

– Ele tem de defender o dele. É meu amigo, mas assim como eles, vamos entrar para ganhar também. Eu acho que precisamos nos preparar para o Mundial, mas no domingo não vai ter ferida não. Mesmo se perdermos, estaremos divididos – afirmou Arão, em entrevista após o treino desta quinta-feira, no CT Joaquim Grava.

Inscrito para o torneio no Japão no lugar de Guilherme, que acabou vetado pela Fifa por ter sido contratado pelo Corinthians após a janela de transferências, o jogador negou que tenha ficado decepcionado por ganhar a vaga somente com o bloqueio ao companheiro de grupo. Na sua opinião, vestir a camisa alvinegra já é o suficiente para ficar satisfeito.

– Não é demérito nenhum ser 23°, 24° ou 25° inscrito. Eu estou no maior clube do Brasil e vou disputar um Mundial de clubes. Isso não é demérito para ninguém – argumentou, seguro.

Aos 20 anos, Willian Arão fez parte do grupo que conquistou a Taça Libertadores da América, em julho. Inscrito junto de Romarinho, que acabaria fazendo o gol de empate nos últimos minutos do primeiro jogo da final, contra o Boca Juniors, o volante chegou no ano passado e foi utilizado em alguns jogos do Paulistão, já que Tite não contava com um substituto imediato para a dupla Ralf e Paulinho.

*Colaborou Rodrigo Faber, sob supervisão de Zé Gonzalez



Chicão e Paulo André não treinam e são dúvidas para o clássico

Torcida e Familiares, treino Corinthians (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Torcida e familiares assistem ao treino do Timão
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

Os zagueiros Chicão e Paulo André não participaram do treino do Corinthians na tarde desta quinta-feira, no CT Joaquim Grava. Ambos apareceram à beira do gramado rapidamente, mas não foram a campo sob o comando do técnico Tite e permaneceram em trabalho de recuperação física. Eles são dúvidas para o clássico contra o São Paulo, no próximo domingo, às 17h, no estádio do Pacaembu, jogo que fecha o Campeonato Brasileiro do Alvinegro.

O comandante escalou Anderson Polga e Wallace nas vagas defensivas do time titular durante a atividade em campo reduzido. Bastante exigente, Tite cobrava intensidade (palavra mais repetida por ele ao longo do treino) de cada jogador, chamando-os pelos respectivos nomes a todo momento. Destaque também para o retorno de Fábio Santos, que trabalhou normalmente com o grupo. O treino teve ainda a presença de familiares e amigos de alguns jogadores. Torcedores organizados estenderam faixas na grade de um dos campos do CT.

Treino Corinthians (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Jogadores dão uma pausa no treino para descansar (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

No último sábado, no empate por 1 a 1 com o Santos, Polga atuou como volante, e não ganhou aprovação da torcida, após errar vários passes e se mostrar sem ritmo de jogo. Wallace, por outro lado, fez o gol que evitou a derrota alvinegra na “despedida” da Fiel como mandante antes da viagem ao Mundial de Clubes, em dezembro.

Herói do Corinthians na Libertadores da América, com dois gols na vitória sobre o Boca Juniors, que deu o título ao clube, Emerson foi um dos destaques no treino desta quinta. Demonstrando agilidade pelo setor esquerdo do campo, ele escapou dos marcadores com facilidade e foi elogiado por Tite e pelos companheiros de elenco pela postura bastante ativa.

Neste que foi o antepenúltimo treino da equipe no Brasil antes da viagem ao outro lado do mundo, a formação ofensiva do Timão foi justamente a que deve ser utilizada na competição internacional: Danilo, Douglas, Guerrero e Emerson. O técnico alvinegro ainda testou Martínez, Jorge Henrique e Romarinho, buscando agilidade, mas por pouco tempo.

Quinto colocado do Campeonato Brasileiro, com 57 pontos ganhos, o Corinthians não pode terminar o torneio em posição superior, já que o São Paulo, adversário deste fim de semana, acumula 63. Abaixo vem Vasco e Botafogo, com 55 e 54, respectivamente. Com título e zona de Libertadores, resta definir o último rebaixado à Série B: Sport, Bahia e Portuguesa lutam contra a degola.

*Colaborou Rodrigo Faber, sob supervisão de Zé Gonzalez



Estrelas de calendário, jogadores do Timão faltam à ação solidária

Esperados pelos membros da Fundação Pró-Sangue, que promoveu um coquetel para celebrar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, três jogadores do Corinthians não apareceram no evento marcado para a noite desta quarta-feira, na sede da Feambra (Federação de Amigos de Museu do Brasil), em São Paulo. Paulo André, que se lesionou durante o treino da equipe, já era baixa certa, mas Emerson Sheik e Paulinho, que também posaram para fotos do calendário oficial da campanha, foram outras ausências sentidas pela organização do evento.

Os atletas estariam ao lado de modelos e atrizes que também posaram para o calendário de 2013 da Pró-Sangue, mas, segundo a assessoria do evento, tiveram compromissos de última hora ligados ao clube e não puderam aparecer, nos casos de Paulinho e Paulo André. O Sheik e sua assessoria desconheciam até mesmo a existência do evento, assim como o próprio Corinthians, que normalmente media aparições públicas de jogadores. Segundo a organização do coquetel, todos haviam confirmado presença.

Recentemente, o atacante do Timão faltou à gravação de um programa da TV Cultura, também na cidade de São Paulo, mesmo confirmando presença com antecedência. Quando teve que cumprir punição imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com visita à sede do Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), em outubro, Emerson chegou com duas horas e meia de atraso. O histórico de enganos do heroi corintiano na Libertadores também conta com alguns atrasos a treinamentos.Apesar da ausência dos jogadores, o evento ocorreu normalmente, recebendo cerca de 250 convidados no local, na Zona Sul da cidade de São Paulo. Com fotografia de Sheik estampada no mês de fevereiro, Paulinho em julho e Paulo André em novembro, o diretor da Fundação Pró-Sangue, Alfredo Mendroni, cobrou maior participação da população em campanhas de doação de sangue, assim como a ‘Sangue Corinthiano’, evento que o clube promove três vezes por ano para aumentar o estoque do Hemocentro de São Paulo.

"Sempre em momentos duros de doação de sangue acontecem campanhas como a ‘Sangue Corinthiano’, além da participação de jogadores como o Sheik, o Paulo André e o Paulinho, que estiveram nas fotos do calendário. O brasileiro não tem o hábito de doar sangue, então chamamos ajuda. Atualmente apenas 2% das pessoas fazem doações, mas estamos mudando esse pensamento", contou Mendroni, este sim presente no evento, ao lado de Milton Oliveira, idealizar do movimento solidário do Timão.



Mesmo sem poder jogar, Guilherme viajará ao Japão com o Corinthians

A decisão da Fifa de não permitir a inscrição do volante Guilherme no Mundial de Clubes da Fifa, no Japão, não impediu o jogador de acompanhar o grupo que tentará o bicampeonato no torneio. Através de seu Twitter, o atleta confirmou que acompanhará a delegação alvinegra durante a disputa da competição, em dezembro.

"Infelizmente não vou poder ser inscrito, mas vou viajar com o #grupo para o #JAPÃOOOOOOOO!", postou o empolgado volante corintiano.

Guilherme não pôde ser inscrito no Mundial graças à novela que girou em torno de sua contratação. O atleta só acertou oficialmente com o Corinthians depois que a janela de transferências internacionais foi encerrada na Europa. Apesar de ter vindo da Portuguesa, a Fifa não aceitou os argumentos do Timão e vetou a sua participação no campeonato.

O escolhido de Tite para ocupar a vaga deixada por Guilherme foi o jovem Willian Arão. Formado nas categorias de base do São Paulo, o jogador não foi bem aproveitado pela comissão técnica neste ano e terá a missão de ser o substituto direto dos titulares Ralf e Paulinho no Japão.



Corinthians e Guilherme confirmam negativa da Fifa por inscrição

As esperanças do Corinthians em contar com o volante Guilherme na disputa do Mundial de Clubes se encerraram no início da noite desta terça-feira. A Fifa recusou os pedidos do time brasileiro pela inscrição do atleta, informação divulgada pelo próprio jogador em seu perfil oficial no Twitter.

Para a entidade máxima do futebol, o meio campista não pode ser inscrito, pois chegou ao clube de Parque São Jorge após o encerramento da janela de transferências internacionais. O Timão alegou aos organizadores do torneio que Guilherme veio da Portuguesa, o que derrubaria os argumentos utilizados pela Fifa, já que se trata de uma negociação dentro de um mesmo país.

As tentativas foram negadas pela entidade e o próprio jogador resolveu se manifestar via internet. "Infelizmente uma noticia ruim, não vou poder ser escrito no Mundial, mas agradeço todos aqueles que torceram por mim! Abraços", lamentou o volante, que será substituído pelo jovem Willian Arão.

Confira a nota oficial publicada pelo Corinthians para esclarecer o caso:

A FIFA respondeu negativamente ao pedido do Corinthians de inscrever o volante Guilherme Torres no Mundial de Clubes a ser disputado em dezembro, no Japão.

Mesmo amparado no artigo 6o do regulamento do Campeonato Brasileiro 2012 que permite inscrição para disputar a competição até 21 de setembro, o clube de Parque São Jorge não obteve sucesso.

Assim, segundo a decisão da FIFA, só podem disputar competições por ela organizadas atletas registrados até o limite do período de inscrição internacional, que foi de 20 de junho a 20 de julho.



Fifa divulga lista de inscritos para o Mundial

A Fifa divulgou a lista dos jogadores inscritos para o Mundial de Clubes, em dezembro. O Chelsea, que ainda não tinha divulgado a relação de atletas, incluiu John Terry e Frank Lampard, jogadores que vem marcando presença no departamento médico da equipe inglesa nas últimas semanas. Os brasileiros Oscar, Ramires, David Luiz e Lucas Piazon estão entre os 23 escolhidos por Rafa Benítez, que assunmiu o clube há uma semana no lugar do demitido Roberto Di Matteo.

Já na lista dos 23 jogadores que disputarão o Mundial de Clubes pela equipe do Corinthians, a surpresa foi a ausência do peruano Ramírez.

O Mundial começa no dia 6, em duelo pelos playoffs, entre o Sanfrecce Hiroshima, campeão japonês, e o Auckland City, representante da Oceania. O vencedor deste confronto poderá enfrentar o Corinthians na semifinal, desde que passe pelo Al Ahly, do Egito, nas quartas.

O Chelsea está do outro lado da chave e encara o vencedor de Monterrey, do México, e Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul. O Timão estreia em 12 de dezembro, em Yoyota, enquanto o time inglês vai a campo no dia seguinte, em Yokohama.



Felipão/Parreira tem apoio de 54% dos internautas no retorno à Seleção

Felipão já acertou com a CBF e aceitou o desafio de trazer o sexto título mundial para o Brasil. Campeão mundial com a Seleção em 2002, Luiz Felipe Scolari substiturá Mano Menezes no cargo de treinador. Com a demissão de Andrés Sanchez, a entidade extinguiu o cargo de diretor de seleções. A cúpula, porém, decidiu por ter de volta a função de coordenador técnico, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Campeão mundial em 1994, Carlos Alberto Parreira é o preferido para assumir. Assim, a comissão técnica será composta pelos dois comandantes que conquistaram os dois últimos títulos com o Brasil.

“Arena SporTV” perguntou se a dupla será capaz de ganhar o hexa e os internautas ficaram divididos. Dos 9.935 votos que a enquete recebeu, mais da metade, 54,2%, acredita na equipe montada e na vitória do Brasil na Copa de 2014, enquanto os outros 45,8% se manifestaram contra a dupla (confira o resultado da votação).

Desde o título em 2002, no Japão e na Coreia, o Brasil não consegue avançar à semifinal de uma Copa – parou nas quartas de final em 2006 e em 2010. A importância de uma Copa do Mundo disputada no Brasil fez com que a CBF recorresse a quem entende do assunto e, por isso, aos 69 anos, Carlos Alberto Parreira é o preferido para o cargo de coordenador.

Ele foi a todos os mundiais, desde 1970, seja como técnico, preparador físico ou consultor da Fifa. Uma experiência de 11 Copas consecutivas a serviço da Seleção. Neste ciclo que se inicia, Parreira será para Felipão o que Zagallo foi para ele na conquista do tetracampeonato há 18 anos. Um fiel escudeiro, o consultor experiênte, alguém capaz de proteger Felipão nos momentos difíceis.

Para participar do “Arena”, basta acessar a página do programa.

luiz felipe scolari felipão brasil copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Luiz Felipe Scolari será anunciado como treinador da Seleção nesta quinta-feira (Foto: Agência Getty Images)



Fora do Mundial, Guilherme viajará ao Japão com o elenco corintiano

Um dia após ser cortado da lista de inscritos no Mundial de Clubes, devido a um veto da Fifa, o volante Guilherme, do Corinthians, já tem motivos para comemorar: mesmo fora da competição internacional, ele viajará ao Japão junto do elenco alvinegro. A informação foi divulgada pelo próprio jogador, em sua página pessoal no microblog Twitter.

O substituto escolhido por Tite para o lugar do jogador foi o jovem Willian Arão, pouco aproveitado nesta temporada. A lista enviada pelo clube na última segunda-feira contava com Guilherme, mas com uma ressalva. O jogador chegou ao Corinthians em 15 de agosto, depois do fechamento da janela de transferências internacionais, o que, de acordo com a entidade, inviabilizaria a participação dele no Mundial.

Via Twitter, Guilherme confirmou que viajará ao Japão (Foto: Reprodução)Via Twitter, Guilherme confirmou que viajará ao Japão (Foto: Reprodução)



De cardigan e cachecol, corintianos provam traje de viagem para o Japão

Chicão uniforme Corinthians Mundial (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Polga e Chicão (sem camisa), com novo traje de viagem (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Os jogadores que vão defender o Corinthians no Mundial de Clubes provaram nesta quarta-feira os trajes de viagem para o Japão. Segundo a assessoria de imprensa do Timão, a escolha do vestuário foi do próprio clube e houve personalização de corte e tamanho para todos os integrantes da delegação alvinegra. 

O traje, bem diferente do estilo esportivo, normalmente adotado no Brasil, inclui cardigan e cachecol. Jogadores como Paulo André e Paulinho posaram como modelos para o site oficial do clube. Chicão mostrou que não está acostumado com as novas peças e vestiu o cardigan sem camisa por baixo (veja foto acima).

Paulo André uniforme Corinthians Mundial (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Paulo André mostra para Chicão como se faz (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Também nesta quarta, os jogadores assistiram a uma palestra do ex-árbitro Carlos Eugênio Simon sobre o estilo de arbitragem que deverão encontrar na competição. A palestra foi um pedido do técnico Tite. 

O Corinthians estreia no torneio do Japão no dia 12 de dezembro, em Toyota. Caso passe para a final, o jogo decisivo será realizado no dia 16, em Yokohama.  



Para Fábio Luciano, Corinthians vive momento melhor que o Chelsea

Doze anos depois, o Corinthians espera repetir, desta vez no Japão, a conquista do mundial de clubes. Campeão em 2000, o hoje ex-zagueiro Fábio Luciano acredita que o time comandado por Tite está melhor que o Chelsea e que a instabilidade no time inglês nos últimos dias pode favorecer a equipe brasileira.

- As duas equipes são muito parecidas na forma de jogo, na entrega, na distribuição em campo. Mas o momento do Corinthians é melhor que o do Chelsea, até pelo que está acontecendo lá, com a troca de treinador, a torcida não engoliu a chegada do Rafa Benítez. Cria-se uma instabilidade no dia a dia do clube – afirmou Fábio Luciano no “Arena SporTV”.

O ex-jogador do Corinthians e do Flamengo, também elogia a preparação do time alvinegro visando o torneio.

- Essa preparação do Corinthians foi uma das melhores preparações de qualquer time para o Mundial. Porque chega todo mundo inteiro e com confiança. Todo mundo no Corinthians chega pensando que é o “cara”. É importante nesse momento.

O Corinthians embarca para o Japão na madrugada do dia 4 de dezembro, fazendo uma escala de 24h em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O time estreará dia 12 contra o vencedor de Al Ahly, do Egito, e o ganhador do confronto entre Sanfrecce Hiroshima, do Japão, e Auckland City, da Nova Zelândia.

Fabio Luciano no 'Arena SporTV' (Foto: Thiago Braga/Sportv.com)Fabio Luciano no 'Arena SporTV' (Foto: Thiago Braga/Sportv.com)

Assista a outros vídeos do “Arena”



Craque português Ricardinho entra na mira de Corinthians e Jaraguá

Ricardinho futsal Portugal (Foto: Getty Images/Fifa)Ricardinho tem boas chances de atuar no Brasil na
próxima temporada (Foto: Getty Images/Fifa)

Indicado à Bola de Ouro Fifa da Copa do Mundo da Tailândia, o português Ricardinho pode atuar no futsal brasileiro em 2013. Aos 27 anos, o jogador do Nagoya Oceans, do Japão, está na mira de Corinthians e Jaraguá para a próxima temporada. Mesmo sem confirmarem a negociação, os dois clubes já estão se mexendo para trazer o craque de Portugal, famoso pela habilidade e pela idolatria ao brasileiro Falcão.

Semifinalista da Liga Paulista, o Timão mantém cautela quanto à contratação do jogador. Gerente de futsal do clube, Edson Sesma afirmou que só comentará sobre a negociação quando a equipe encerrar sua participação na temporada. Nesta sexta, o Alvinegro encara o Pindamonhangaba no Parque São Jorge, no segundo confronto da semifinal.

- O Corinthians só vai se pronunciar a respeito de negociações para o próximo ano ao final da Liga Paulista. Entendemos que não é o momento de falar com a imprensa sobre isso para não desconcentrarmos os jogadores que hoje estão aqui - afirmou o gerente.

Apesar de não querer comentar sobre o caso, Sesma admite que o Corinthians fará um alto investimento para a próxima temporada. Na última semana, o clube já acertou a contratação do fixo Schumacher, campeão mundial em 2008.

- A única coisa que posso garantir nesse momento é que o investimento no futsal vai continuar e viremos com uma equipe forte em 2013. Nosso objetivo maior é ser campeão da Liga Futsal no próximo ano - destacou.

Para contar com Ricardinho para a próxima temporada, o Corinthians enfrenta a concorrência do Jaraguá. Uma das equipes mais vitoriosas do futsal brasileiro, o time catarinense também aumentará os investimentos para 2013.

Portugal Ricardinho futsal (Foto: Getty Images/Fifa)Destaque da seleção de Portugal, Ricardinho marcou sete gols no Mundial (Foto: Getty Images/Fifa)

- Ainda não abrimos negociação com o Ricardinho, mas estamos buscando patrocinadores para fazermos a proposta - admitiu Fábio Leoni, diretor do clube e representante de uma das empresas que administra o futsal da equipe. - Sabemos que a faixa salarial dele é muito alta, entretanto, uma contratação como essa seria excelente para o clube e para a empresa - completou.

Leoni revelou ainda que o Jaraguá já acertou cinco contratações para 2013, as quais serão reveladas após a final do Campeonato Catarinense. O time decide o título contra o arquirrival Joinville na próxima semana.

- Temos jogadores de nível de seleção nesse pacote. Tentamos, inclusive, trazer o Falcão, quando estava o impasse da renovação dele com o Orlândia - revelou.

O inventor da lambreta de ré

Ricardinho futsal Portugal (Foto: Reprodução Twitter)Ricardinho mostra a tatuagem em homenagem ao
amigo Falcão (Foto: Reprodução Twitter)

Criado nas divisões de base do Gramidense, de Portugal, Ricardinho estreou no futsal profissional pelo também português Miramar. Em 2000, o jogador entrou para a história da modalidade ao tornar-se o atleta mais novo a participar de uma Copa do Mundo. Aos 15 anos, o ala participou da campanha de Portugal, que ficou com o bronze no Mundial da Guatemala.

Inventor de um drible chamado "lambreta de ré", Ricardinho tem, na perna esquerda, uma tatuagem em homenagem a Falcão. Os dois craques, inclusive, cultuam uma amizade fora das quadras.

- Alguns fazem tatuagem do Pelé, outros do Maradona. Resolvi fazer do Falcão, que é o idolo da minha modalidade - afirmou Ricardinho, ao encontrar o camisa 12 brasileiro no Mundial da Tailândia.

Apesar do encontro, Ricardinho e Falcão acabaram não se enfrentando nesta Copa do Mundo. Por conta de uma lesão na panturrilha esquerda, o brasileiro ficou de fora do confronto entre Brasil e Portugal pela primeira fase, que terminou com vitória da seleção canarinho - 3 a 1.

*Colaborou André Garcia (TV Globo)



Arena Corinthians fecha novembro com 58% das obras concluídas

arena corinthians itaquerão (Foto: Leandro Canônico/Globoesporte.com)Arena Corinthians: 58% da obra já concluída 
(Foto: Leandro Canônico/Globoesporte.com)

A Odebrecht, responsável pela construção do estádio do Corinthians em Itaquera, zona leste de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira que a obra fechará o mês de novembro com 58% de seu projeto concluído. A previsão foi apresentada ao secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que visitou o estádio nesta quarta, na última parada da série de visitas da Fifa e do COL às arenas em 2012. 

Atualmente, cinco módulos de sustentação da futura cobertura do estádio estão instalados e a previsão é de que o sexto seja montado nesta semana. A estrutura do prédio leste está finalizada e a do lado oeste está com 98% de conclusão. Também estão em andamento as intervenções de alvenaria e acabamento, além da instalação dos sistemas elétrico, hidráulico e de ar condicionado. As rampas de acesso entre a avenida Radial Leste e o estádio estão sendo construídas. 

A entrega das obras da arena está marcada para dezembro de 2013. O estádio receberá, além da abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, outras cinco partidas do Mundial. Na terça-feira, o governo de São Paulo anunciou uma parceria com a Ambev para a instalação das arquibancadas provisórias na arena. A estrutura, de 20 mil lugares temporários, custará R$ 35 milhões e será necessária para o local receber a partida de abertura da Copa. Planejado para comportar 47 mil espectadores, o estádio terá de subir sua capacidade de público para 60 mil lugares, descontando os lugares para a imprensa e convidados, conforme requisitos da FIFA. 

 Comitiva da Fifa e integrantes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 visitam as obras do futuro estádio do Corinthians (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)Comitiva da Fifa visita a obra do futuro estádio do Corinthians (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)

Jérôme Valcke, que visitou a Arena do Corinthians pela primeira vez, afirmou que ficou impressionado com o projeto do estádio e comentou a agilidade que experimentou no acesso ao local. A comitiva foi em um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos da Estação da Luz, na área central da cidade, até a estação Corinthians-Itaquera, no extremo leste. 

- É um projeto espantoso e estará entregue em dezembro de 2013. Vimos os projetos de mobilidade urbana na cidade e chegamos aqui em apenas 19 minutos. Há trens a cada dois minutos na estação. É disso que precisamos para o jogo de abertura e para os outros jogos - disse Valcke.

A comitiva da Fifa chegou ao estádio por volta das 10h e se reuniu em uma sala reservada para assistir à apresentação sobre o andamento dos preparativos da cidade. Após o encontro, os dirigentes desceram ao local onde será o futuro campo de jogo. 

fifa copa do mundo 2014 corinthians itaquerão (Foto: Divulgação)Comitiva da Fifa visita a obra do estádio do Corinthians (Foto: Divulgação)