quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Recurso do Timão não entra na pauta do STJD e Sheik é baixa contra o Sport

LANCEPRESS! - 27/09/2012 - 12:41 São Paulo (SP)

Emerson Sheik - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Recurso por Emerson não será julgado nesta sexta-feira, e atacante desfalcará equipe diante do Sport(Foto: Eduardo Viana)

O Superior Tribunal de Justiça Desporiva (STJD) divulgou na manhã desta quinta-feira a pauta com os julgamentos que serão apreciados na sexta-feira. A grande surpresa ficou por conta da ausência do recurso interposto pelo Corinthians para contar com Emerson, o que impedirá o atacante corintiano de atuar na partida deste domingo, diante do Sport, no Pacaembu.

Emerson foi expulso na partida diante do Atlético-MG, válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o jogador proferiu diversas ofensas ao árbitro da partida, e acabou suspenso por seis partidas. Contra o Sport, cumprirá o quarto jogo previsto em sua sentença.

A próxima sessão do pleno do STJD acontece no dia 4 de outubro. Caso o recurso do Timão seja incluído na pauta e a pena seja reduzida, o Sheik poderá retornar contra o Náutico, no dia 6, ou contra o Flamengo, no dia 10. Em caso de manutenção da punição, o retorno só aconteceria na partida diante da Portuguesa, no dia 13 de outubro.



Advogado do Timão cita novela para defender Sheik

Felipe Bolguese - 27/09/2012 - 13:39 São Paulo

Emerson Sheik - Corinthians (Foto: Ale Cabral)
Emerson Sheik está fora do confronto com o Sport (Foto: Ale Cabral)

O advogado do Corinthians João Zanforlin usou as telenovelas para defender Emerson Sheik, que pegou seis jogos de suspensão há 15 dias, no STJD, por ter ofendido o árbitro Péricles Bassols, após receber o cartão vermelho – e por chutar uma bola para dentro de campo, atrasando a partida.

O Corinthians recorreu da sentença, pedindo redução da pena. O novo julgamento seria nesta sexta-feira, mas não entrou na pauta. Assim, Sheik está fora do jogo contra o Sport, no próximo domingo, no Pacaembu.

Zanforlin, curiosamente, citou a letra da música “Cachorro Perigoso”, da banda Tchê Garotos, que é um dos hits da novela “Avenida Brasil”, da TV Globo, para isentar Sheik de punição.

– A punição não só foi um exagero, como também um erro. Jogador dá pontapé e pega dois, três jogos. Aí acham que falar ladrão e safado é ofensa? Isso é linguagem de futebol. Até na novela de maior audiência você escuta safado, cachorro, todas essas coisas. Não dá para entender – afirmou o advogado ao LANCENET!.

O primeiro trecho da música em questão é “Cachorro, perigoso, safado, carinhoso e pronto pra te dar amor”.

– O argumento da punição é ofensa à honra, mas falar “safado e ladrão” em um campo de futebol não é ofensa à honra. Houve votos discordantes na comissão. Os rapazes que julgaram, um de Santa Catarina e outro do Distrito Federal, eles são novos, não tem o entendimento de que isso é palavreado comum no mundo do futebol  – disse Zanforlin.

De acordo com a súmula escrita por Bassols, o atacante dfala de música isse as seguintes palavras, por duas vezes: “Você é um ladrão, safado, filho da p...”. Além disso, deixou o banco de reservas somente depois que o técnico Tite o convenceu. E, quando deixava o campo, “atravessou o gramado e chutou uma bola para dentro do campo”.

Em seu julgamento, Sheik respondeu a três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “ato desleal ou hostil” (artigo 250), “assumir conduta contrária à ética ou disciplina desportiva” (artigo 258), e “ofender alguém em sua honra” (artigo 243-F, § 1º).



Diretor do Timão dá apoio a Julio Cesar e ressalta profissionalismo do goleiro

Felipe Bolguese - 27/09/2012 - 08:00 São Paulo (SP)

Ponte Preta x Corinthians - Campeonato Brasileiro - Julio Cesar (Foto: Ari Ferreira)
Julio Cesar tenta recuperar a posição no gol do Corinthians (Foto: Ari Ferreira)

O goleiro Julio Cesar tem dividido seus dias entre treinos no CT Joaquim Grava e plantões no hospital para acompanhar sua esposa, que teve complicações na gravidez - como mostrou o LANCENET! nesta quarta-feira. O Corinthians garante total apoio ao jogador que, há cerca de 20 dias, vive a rotina pesada e sofrida.

- Estamos sempre em contato com os atletas, conversando, não só do trabalho, mas da vida particular também. Temos a preocupação com o problema dele e ele tem nosso apoio. Se precisar de ajuda, vamos dar - garantiu o diretor de futebol alvinegro, Duílio Monteiro Alves.

No dia a dia do Timão, Julio tem procurado se descontrair e não poupa disposição para recuperar a posição perdida para Cássio, antes das oitavas de final da Libertadores. Mesmo que não tenha faltado a treinos ou jogos (ele ficou no banco no empate por 2 a 2 com o Botafogo, no Rio de Janeiro, no último domingo), é possível notar um semblante chateado e preocupado em algumas horas. O camisa 1 é conhecido por ser um dos mais brincalhões e queridos jogadores do grupo corintiano.

- O Julio é um cara nota mil, incrível, correto, trabalhador sério, profissional, é muito querido por todos. Está normal no dia a dia mesmo com este problema - ressaltou Duílio.

O goleiro revelou em evento na noite da última terça-feira que chegou a ser ameaçado após falhar diante da Ponte Preta, na derrota por 3 a 2 no Pacaembu, que eliminou o Timão nas quartas de final do Paulistão deste ano. 

Desde que foi para a reserva, tem recebido sondagens de diversos clubes, mas nem ele nem o Corinthians desejam uma negociação.

- Sempre existe procura de outros clubes, mas ele está feliz no Corinthians e nós estamos felizes com ele. Ele está trabalhando para ganhar a posição novamente - concluiu o diretor alvinegro.



Ramírez e Guerrero são convocados e desfalcam o Timão em três jogos

LANCEPRESS! - 27/09/2012 - 09:24 São Paulo (SP)

Paolo Guerrero - Botafogo x Corinthians (Foto: Paulo Sergio)
Paolo Guerrero é o atual capitão da seleção peruana (Foto: Paulo Sergio)

A seleção peruana anunciou nesta quinta-feira os convocados para a sequência das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Os corintianos Cachito Ramírez e Paolo Guerrero foram chamados para enfrentar a Bolívia, em 12 de outubro, em La Paz, e o Paraguai, em Assunção, quatro dias depois.

Para a primeiro confronto, no entanto, o técnico Sergio Markarián não poderá contar com o volante Ramírez, que está suspenso. Ele deve voltar ao time no duelo seguinte.

Com a convocação, o Corinthians deverá perder a dupla peruana em três jogos no Campeonato Brasileiro: (Flamengo, 10/10; Portuguesa, 13/10; Cruzeiro, 17/10).



Diretoria corintiana não acredita em mudança no elenco até o Mundial

LANCEPRESS! - 27/09/2012 - 08:30 São Paulo (SP)

Corinthians apresenta Anderson Polga (Foto: Eduardo Viana)
Anderson Polga foi o último jogador contratado pelo Corinthians (Foto: Eduardo Viana)

O Corinthians não deve sofrer alteração no elenco antes da disputa do Mundial da Fifa, em dezembro, no Japão. É o que acredita o diretor de futebol do clube, Duílio Monteiro Alves.

O Timão pensava que a Fifa proibia a participação de atletas com menos de três meses de clube antes do torneio, mas só foi avisado que uma pré-lista, com 35 atletas, tem de ser enviada até 26 de outubro - pouco menos de dois meses para a estreia, no dia 12 de dezembro, em Toyota (JAP). 

- Podemos contratar um jogador e inscrevê-lo até o dia 26 de outubro, mas não pensamos em reforçar o elenco. Já estamos com o grupo definido. Só chegaria alguém se fosse o que chamamos de oportunidade de mercado. Nunca se sabe, mas não estamos negociando com ninguém, nem temos ninguém em mente - ressaltou o dirigente.

Hoje, como a janela de transferências internacionais está fechada, o Corinthians poderia contratar apenas jogadores que atuam no Brasil. Vale lembrar que as inscrições para o Brasileirão se encerraram no dia 21 de setembro. Portanto, os jogadores da Série A só estariam aptos a disputar o Mundial, e uma possibilidade seria trazer alguém da Série B, algo quase descartado pela comissão técnica para o momento.

O elenco atual conta com apenas 32 atletas. Como a pré-lista tem de ter 35 nomes, alguns garotos da base que treinavam no grupo principal, como o lateral PC e o atacante Ualefi, podem ser incluídos.

A lista final, com 23 nomes, deve ser enviada até o dia 26 de novembro. Os jogadores já estão praticamente definidos na cabeça da comissão técnica. O meia-atacante chinês Zizao, no clube desde fevereiro, ainda não estreou e tem remota chance de estar nesta relação de atletas aptos para jogar.



Emerson não entra na pauta do STJD desta sexta e não enfrenta o Sport

O Corinthians já sabe que não poderá contar com Emerson para a partida deste domingo, contra o Sport, no Pacaembu, às 16h. Isso porque o pedido de recurso do clube para tentar a redução de pena do jogador não será julgado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) nesta sexta-feira. O recurso não entrou na pauta, e o jogador segue cumprindo suspensão de seis partidas (já cumpriu três até o momento). As informações são do site "Justiça Desportiva".

Com isso, a expectativa do Corinthians é de que Emerson entre na pauta de julgamentos do próximo dia 4 (quinta-feira da semana que vem), para tentar a redução da pena dele para quatro jogos e liberá-lo para enfrentar o Náutico, no dia 6. 

Emerson foi suspenso por seis partidas ao ser denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: 250 - ato leal ou hostil, 258 - assumir conduta contrária à ética ou disciplina desportiva, e 243 - ofender alguém em sua honra. No duelo com o Atlético-MG, no dia 2 de setembro, Sheik levou o segundo cartão amarelo e xingou o árbitro. Antes de sair de campo, ainda chutou uma bola para dentro do gramado. 

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Fã de Gusttavo Lima, Guerrero usa música para aprender português

Paolo Guerrero Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Paolo Guerrero, esbanjando estilo no Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Há pouco mais de dois meses, o atacante peruano  Paolo Guerrero, do Corinthians, já mostra certa desenvoltura com a língua portuguesa. Nas entrevistas coletivas, o jogador entende praticamente todas as perguntas sem necessitar de repetição e usa o “portunhol” para respondê-las. A fácil adaptação ao novo país tem uma explicação: a convivência diária com os companheiros de Timão e a música presente nos vestiários.

– O curso que estou fazendo é com meus companheiros. Pratico muito o português, escuto muita música brasileira. Tem sertanejo, pagode. Os meninos gostam de funk também. Tem um pouco de tudo. Eu só escuto e aprendo a falar (risos) – disse o peruano, que destaca o sertanejo Gusttavo Lima como um dos preferidos.

O período no Brasil servirá para Guerrero adquirir fluência em mais um idioma. Depois de dez anos morando na Alemanha, onde atuou por Bayern de Munique e Hamburgo, o jogador fala alemão, inglês e, claro, espanhol. Para não se atrapalhar com o português até o momento, pede que as perguntas sejam feitas pausadamente.

Natural de Lima, capital do Peru, o centroavante de 28 anos se identificou com o país pela fácil convivência com as pessoas, bem diferente do que encontrou na Alemanha, quando deixou as categorias de base do Alianza Lima, em 2002. No entanto, sofre com o excesso de carros para cruzar a Marginal Tietê todos os dias.

– Gosto de tudo aqui no Brasil. Estou bem, sentindo-me em casa. As pessoas sempre estão felizes. Na Alemanha, elas são mais frias. Só o trânsito de sexta-feira que é um pouco difícil – ressaltou.

O atacante se surpreendeu com o nível técnico do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, a semelhança entre as equipes dificulta a vida dos grandes clubes, como o Corinthians, atual campeão nacional.

– A liga brasileira é muito competitiva. Aqui não tem time menor que outro. Todos jogam futebol e sempre são jogos de muita pressão e intensidade.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Presidente do TJ-RJ apoia clubes e pede regras contra violência em jogos

Após se reunir com representantes dos clubes cariocas e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) na última quarta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, defendeu a criação de regras mais rigorosas para coibir a violência nos estádios durante as partidas de futebol.

As principais mudanças debatidas no encontro foram o controle do acesso das torcidas organizadas aos jogos, cadastrando seus membros e limitando sua presença a 5% da capacidade total; a proibição da venda de bebidas alcoólicas ao redor dos estádios; o aumento do poder do Juizado Especial Criminal que atua no local onde as partidas são disputadas; e a permissão da quebra de sigilo eletrônico e telefônico dos líderes das facções criminosas.

- Considerando que hoje é muito comum esses grupos combinarem pela internet o que vão fazer, acho que pode ser muito útil para termos uma atitude preventiva. E a polícia só vai poder agir preventivamente se o Poder Judiciário autorizar -  explicou o desembargador.

Sobre a proibição do comércio de bebidas alcoólicas próximo aos estádios, o presidente do TJ-RJ prometeu pedir a anulação do decreto assinado pelo ex-prefeito Cesar Maia que liberava moradores do bairro a venderem alimentos e bebidas em suas casas.

Reuniao de clubes na Ferj, Anibal Rouxinol, Cadu Moura, Rubens Lopes, Mauricio Assumpcao e Patricia Amorim (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Reunião de clubes na Ferj para abordar violência em
estádios (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)

- Eu vou conversar com o prefeito e pedir para ele revogar esse decreto autorizando a venda de bebidas nas imediações do Engenhão - disse Manoel Alberto Rebêlo dos Santos.

No dia 13 de setembro a Ferj divulgou um documento feito com a participação dos presidentes dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro que trazia propostas para solucionar a violência relacionada aos eventos esportivos e seria entregue ao presidente do TJ-RJ.



Recém-aposentado, Lenísio é o novo supervisor técnico do Corinthians

Lenísio futsal Corinthians com Mário Gobbi Filho (Foto: Divulgação)Lenísio é apresentado como novo supervisor
técnico do Corinthians (Foto: Divulgação)

A eliminação do Corinthians na semifinal da Liga Futsal fez com que o técnico PC Oliveira fosse demitido. Para o seu lugar, o clube contratou na quarta-feira Milton Luiz Ziller Júnior, o “Miltinho”. Na manhã desta quinta, foi a vez do anúncio do novo supervisor técnico, o recém-aposentado Lenísio.

Assim como Miltinho, Lenísio assinou contrato com o Timão até o fim de 2013. O ex-jogador deixou as quadras em abril e fez parte da comissão técnica do Petrópolis, do Rio de Janeiro, de maio a agosto. Agora, ele terá um novo desafio pela frente e promete corresponder as espectativas do clube paulista.

- É uma grande oportunidade que abraço com muita garra. Trabalharei com pessoas que conheço, como o Miltinho e alguns jogadores, e isso é um ponto muito favorável. Espero que haja uma troca muito boa de conhecimento e experiência com os atletas. Tenho muito a passar e a aprender também. É um desafio que encaro com entusiasmo e otimismo - disse Lenísio.

Natural de Cuiabá (MT), Lenísio tem cinco títulos da Liga Futsal (1999, 2002, 2007, 2008 e 2009), tendo sido ainda artilheiro da competição em 1997, 2000, 2001, 2002 e 2009. Além disso, tem uma Taça Brasil (2008), uma Super Liga (2010), dois Sul-Americanos (2008 e 2010) e dois Mundiais de Clubes (1998 e 2001) no currículo. Pela seleção brasileira, conquistou o Pan-Americano (2007) e o Mundial (2008).



Jogadores de Corinthians e Coritiba são convocados para as eliminatórias

Ramírez Guerrero Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Ramírez e Guerrero vão defender a seleção
peruana (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Os corintianos Luis Ramírez e Paolo Guerrero e o atacante Raúl Ruidíaz, do Coritiba, são três dos 14 atletas que atuam no exterior convocados pelo técnico Sergio Markarián para os dois próximos jogos da seleção peruana nas eliminatórias para a Copa de 2014.

O Peru é o sétimo colocado da tabela de classificação, com sete pontos, e enfrenta a Bolívia, em 12 de outubro, em La Paz, e o Paraguai, em Assunção, quatro dias depois. Para a primeira partida, Markarián não poderá contar com Ramírez nem com a estrela do time, o atacante Claudio Pizarro, do Bayern de Munique - ambos suspensos.

Os 14 atletas que não disputam o Campeonato Peruano e foram convocados por Sergio Markarián são os seguintes:

Goleiro: Raúl Fernández (Nice/FRA).

Defensores: Carlos Zambrano (Eintracht Frankfurt/ALE), Renzo Revoredo (Barcelona/EQU) e Alberto Rodríguez (Rio Ave/POR).

Meio-campistas: Luis Ramírez (Corinthians), Juan Manuel Vargas (Genoa/ITA), Rinaldo Cruzado (Chievo/ITA), André Carrillo (Sporting/POR) e Paolo Hurtado (Paços de Ferreira/POR).

Atacantes: Claudio Pizarro (Bayern de Munique/ALE), Jefferson Farfán (Schalke 04/ALE), Raúl Ruidíaz (Coritiba), Paolo Guerrero (Corinthians) e Wilmer Aguirre (San Luis/MEX).