quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Seis torcedores do Corinthians conseguem direito de ir ao Pacaembu nesta quarta

27/02/2013 16:25:00

Torcedores entraram na justiça alegando que pena da Conmebol desrespeitava direito depois de terem adquirido entradas antecipadamente

Seis torcedores do Corinthians entraram na justiça pelo direito de assistir ao jogo contra o Millonarios no Pacaembu e tiveram seu desejo atendido. Os torcedores adquiriram antecipadamente seus ingressos par a partida que acontece na noite desta quarta-feira, às 22h.

A decisão da jutiça foi publicada no site fo Tribunal de Justiça de São Paulo. O fato justifica-se pela Conmebol ter permitido a entrada de imprensa e outros convidados ao jogo. Os torcedores que ganharam o moveram a ação foram Armando José Terreri, Rossi Mendonça, Milton Guilherme Rossi Mendonça, Gerson Mendonça Neto, Karina Bellinato Mendonça, Maurício Andreanelli Pimenta e Rodrigo Adura.

A Conmebol obrigou o Corinthians a suspender as vendas de ingressos para jogos da primeira fase da Libertadores e decretou que o clube terá de jogar com portões fechados depois do torcedor Kevin Douglas Espadas ser atingido por um sinalizador lançado pela torcida do Corinthians em Oruro, na Bolívia, no confronto com o San José. Kevin, de 14 anos, faleceu ainda no estádio.



Corinthians já jogou com portões fechados três vezes na sua história

27/02/2013 15:45:00

Situação que será vivida na noite desta quarta-feira, diante do Millonarios, não é novidade para o Timão, mas saldo anterior não é positivo

Nesta quarta-feria, o atual campeão da Libertadores entrará em campo para jogar sua primeira partida em casa nesta edição do torneio diante de um cenário incomum. Acostumado com o apoio incondicional de sua Fiel torcida, o Corinthians irá se deparar com arquibancadas vazias. No lugar dos cantos apaixonados, haverá apenas silêncio. E a única faixa presente deve ser a negra, de luto, nas camisas dos jogadores.

Em punição pela morte do torcedor Kevin Douglas Espadas, em Oruro, na Bolívia, atingido por um sinalizador disparado pela torcida alvinegra, o Corinthians será obrigado a jogar de portões fechados durante toda a primeira fase da Libertadores, ou até que a investigação sobre o caso sejam concluídas. O primeiro dos três melancólicos jogos em São Paulo será diante dos colombianos do Millonarios, no Pacaembu, às 22h.

Como a equipe, que viu seus seguidores indo até do outro lado do mundo e invadindo o Japão durante a conquista do Mundial, irá reagir às polêmicas extra-campo e a ausência do torcedor, só veremos quando a bola rolar. Mas esta não será a primeira vez na história em que o Timão é obrigado a atuar longe dos olhares dos apaixonados - e o saldo não é muito favorável, ainda que, no fim das contas, a equipe tenha terminado com o título.

No ano de 2005, quando foi campeão brasileiro, o Corinthians jogou três vezes com portões fechados - as três diante de equipes cariocas. Depois de sofrer uma goleada de 5 a 1 para o São Paulo, os torcedores invadiram o gramado e agrediram jogadores, o que acarretou em perda de mandos de campo para o clube.

Primeiro, o Alvinegro pegou o Flamengo, em Mogi Mirim, e venceu pelo sólido placar de 4 a 2. Depois foi a vez de receber o Fluminense, e o Tricolor carioca levou a melhor, vencendo por 1 a 0.

Jogando fora de casa, também em 2005, o Corinthians jogou sem torcida contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. O clube carioca teve de manter os portões fechados depois de ser punido por uma confusão que aconteceu em 2004, envolvendo também a torcida do Timão. O Glorioso venceu de virada, por 3 a 1.

Será que os problemas irão afetar os jogadores? Será que a ausência da torcida terá eco nas atuações da equipe? Deixe seu comentário e opine! Não se esqueça de acompanhe a partida em Tempo Real através do exclusivo Live Match Center do Goal.com, hoje, a partir das 22h.



Corinthians x Millonarios: em meio a polêmicas, Timão busca 1ª vitória na Libertadores

  ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

CORINTHIANS

Cássio
Alessandro, Gil, Felipe, F. Santos
Ralf, Paulinho
Danilo, R. Augusto
Pato, Guerrero

MILLONARIOS


 
Delgado
Ochoa, Franco, Ithurralde e Martínez
Robayo, Blanco
Otálvaro e Candelo
Montero e Rentería

Os dois atrasos consecutivos custaram caro para o atacante Emerson Sheik, que acabou preterido pelo técnico Tite em favor de Alexandre Pato, que formará dupla de ataque com o peruano Guerrero. Jorge Henrique, lesionado, também dá lugar a Renato Augusto, o que deve provocar uma leve alteração no esquema tático da equipe.

As duas mexidas do técnico colombiano Hernán Torres devem ocorrer na defesa e no ataque: entram o zagueiro Ignacio Ithurralde e o atacante Fredy Montero, enquanto o então titular Luis Mosquera, que jogou na derrota do último sábado nas mãos do Once Caldas (1 a 0, pelo Colombiano) deve ir para o banco.


Acostumado com o apoio incondicional da Fiel, que empurrou o time até mesmo do outro lado do mundo, para a conquista do Mundial, em dezembro, sobre o poderoso Chelsea, o Corinthians irá se deparar com um cenário bastante incomum na noite desta quarta-feira, e algo que deve se repetir durante toda a primeira fase da Libertadores: estádio vazio.

A morte do menino Kevin Douglas Espada, de 14 anos, depois de ser atingido na cabeça por um sinalizador atirado por um torcedor corintiano em Oruro, na Bolívia, levou a Conmebol a punir o clube, como recomenda o regulamento, que entende que as agremiações são responsáveis pelas ações de seus torcedores nos estádios. Mesmo com a possibilidade de exclusão do torneio, a decisão de jogar de portões fechados na fase de grupos, sem direito a ingressos para partidas fora de casa, foi vista como injusta pela diretoria. Mas o recurso não foi aceito, e a diretoria alvinegra não teve escolha a não ser obrigada a acatar a pena.

Desta forma, quando os atuais campeões da Libertadores entrarem em campo no Pacaembu, na noite desta quarta, não verão o alçapão pulsante e agitado do 'bando de loucos', que preparava uma festa monumental para inaugurar a participação em casa da equipe no torneio que conquistou ano passado. Apenas jornalistas, delegações, membros das federações e funcionários do estádio estarão presentes para acompanhar o Corinthians.

Um cenário incomum e silencioso, que irá recordar a todos da tragédia em Oruro.


Com o Pacaembu fechado, o Goal.com Brasil trará todas as emoções da partida entre Corinthians e Millonarios, a partir das 22h desta quarta-feira. Não perca!


Corinthians divulga nota confirmando presença da imprensa em seus jogos

27/02/2013 13:39:00

O clube divulgou o documento fornecido pela Conmebol na íntegra. Imprensa pode trabalhar normalmente

O Corinthians divulgou na tarde desta quarta-feira uma nota oficial confirmando a presença da imprensa durante seus jogos na Libertadores. Anteriormente, a equipe havia vetado a presença de repórteres por um erro de interpretação à sentença "portas fechadas".

O clube paulista enviou um ofício para a Conmebol pedindo por especificações e divulgou o documento enviado pela instituição, com a lista de pessoas que podem comparecer aos jogos do Corinthians em casa.

Confira a relação:

a) Um máximo de 70 membros da delegação corintiana, incluindo os jogadores, comissão técnica, equipe médica e membros da diretoria do clube.

b) Um máximo de 20 pessoas membros da Federação Paulista de Futebol e/ou da Confederação Brasileira de Futebol.

c) Jornalistas cadastrados, com os detalhes de seu veículo de imprensa e identidade entregues à Conmebol para a aprovação pelo menos quatro horas antes do início da partida. Os jornalistas devem realizar o trabalho na cabine de imprensa.

d) Técnicos encarregados da transmissão televisiva da partida.

e) Polícia e seguranças para a realização segura da partida.

f) Pessoas envolvidas com a infraestrutura do estádio (iluminação, limpeza, etc).

g) A delegação da equipe visitante.



Libertadores: Torcedora recorre à Justiça para ver Corinthians

27/02/2013 08:49:00

Uma torcedora decidiu recorrer à Justiça comum com uma ação cautelar contra a decisão da Conmebol de impedir o acesso do público aos jogos do Corinthians na Libertadores deste ano

A torcedora Lucelita Ferreira de Vasconcelos decidiu recorrer à Justiça comum com uma ação cautelar contra a decisão da Conmebol de impedir o acesso do público aos jogos do Corinthians na Copa Libertadores deste ano.

A punição ao clube ocorreu devido a morte de Kevin Douglas Beltrán Espada, 14 anos, torcedor do San José atingido por um sinalizador na semana passada.

De acordo com o advogado, Paulo Cremonesi, a cliente poderá receber uma liminar para ter acesso as arquibancadas do Pacaembu já na partida contra o colombiano Millonarios, na noite desta quarta.

O representante da torcedora alega que a resolução da Conmebol desrespeitou o Estatuto do Torcedor, o Código de Defesa do Consumidor e o direito de ir e vir.

Mesmo que não obtenha sucesso com a ação,  Lucelita poderá requisitar a devolução do dinheiro gasto para comprar antecipadamente o ingresso para o jogo do Corinthians.



Internautas preferem o Brasileirão com clássicos na última rodada

Em reunião na segunda-feira, dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, 11 votaram pela mudança na tabela do torneio, tirando os clássicos da última rodada. No entanto, os internautas que visitaram o site do reprovaram a medida em massa: 87,39% dos votos foram contra a decisão.

Clique aqui e veja o resultado final da votação

Para o jornalista Sidney Garambone, da TV Globo, com menos clássicos nas rodadas decisivas, aumentam os riscos de partidas "entregadas", ou seja, que uma equipe entre em campo sem buscar a vitória, tentando prejudicar outro clube, na luta por título, vaga na Libertadores ou contra o rebaixamento.

- É ruim, espero que mantenham pelo menos alguns clássicos. O risco de "entrega" aumentou, e o que me assusta é que os dirigentes dos clubes concordaram. Parece que eles gostam da possibilidade de "entregar" o jogo. Você faz uma coisa para evitar um problema e eles revertem, é porque não se incomodam. Parece que só os torcedores se incomodam - disse o jornalista.

marcos junior renato silva fluminense x vasco (Foto: Nelson Perez/Flick Fluminense F.C.)Em 2012, Flu já era campeão e encerrou o Brasileirão contra o Vasco (Foto: Nelson Perez/Flick Fluminense F.C.)

Sidney Garambone não acredita que, mesmo nas cidades que teriam dois clássicos no mesmo dia, as duas partidas deveriam acontecer com segurança, em grandes palcos.

- Isso é falência da sociedade. No fim do ano, no Rio de Janeiro, por exemplo, teremos o Engenhão e o Maracanã. Poderia fazer os dois jogos tranquilamente. Se a sociedade não consegue manter duas partidas de futebol ao mesmo tempo, não é mais uma sociedade, é barbárie. É culpa de todo mundo: polícia, torcedores, dirigentes.

Somente duas edições do Brasileirão tiveram seus clássicos estaduais na sua última rodada. Em 2011, o Corinthians conquistou o título contra o Palmeiras, empatando por 0 a 0. No ano seguinte, o Fluminense já tinha conquistado o Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Irritado com média de gols sofridos, Tite cobra reforço na marcação

O Corinthians terminou a Libertadores da América do ano passado não somente com o título, mas com uma das melhores defesas da história da competição: sofreu apenas quatro gols em 14 jogos. Neste ano, o desempenho do setor não é o mesmo. Em 10 jogos no geral, contando o Paulistão, o Timão teve suas redes balançadas 10 vezes – média de um gol por partida. A estatística não agrada ao técnico Tite, que já alertou: é preciso melhorar o quanto antes.

No último treino antes do confronto com o Millonarios, da Colômbia, nesta quarta-feira, às 22h, no estádio do Pacaembu, o comandante cobrou muito posicionamento certo da equipe quanto está sem a bola. Tite deixou claro que seu descontentamento não é exclusivo com a defesa, mas sim com o time todo, que, em algumas oportunidades, permite ao adversário chegar com facilidade à área alvinegra.

– É preciso acertar o posicionamento. Se eu tenho dois jogadores mais agudos no ataque, um sempre precisa fazer a ligação com os meias mais abertos. Os atacantes também têm que voltar para ajudar – explicou o treinador.

Tite orienta Gil Paulo André treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Tite orienta Gil e Paulo André em treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

A final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea, foi o maior exemplo da tática adotada por Tite. A todo momento, Emerson e Paolo Guerrero revezavam-se nos retornos ao meio-campo, buscando “abafar” os avanços dos ingleses. Com ou sem a posse de bola, o técnico procura orientar todos os seus jogadores, para que cada um tenha uma função, seja nas investidas no setor ofensivo ou na neutralização dos avanços adversários.

O empate por 2 a 2 com o Bragantino, no último domingo, levou à tona algumas das falhas defensivas do Corinthians. Em ambas as vezes em que sofreu o gol, o Timão foi surpreendido pelos flancos e no jogo aéreo. Isso tudo no segundo tempo – após perder claras oportunidades de gol na etapa inicial. Os berros de Tite, especialmente com o lateral Fábio Santos, na última atividade antes de pegar o Millonarios, evidenciaram a preocupação.

Apesar das críticas pela quantidade de gols sofridos, o treinador elogiou bastante a evolução do zagueiro Gil, que logo após chegar ao clube já assumiu a vaga de titular, devido à artroscopia no joelho esquerdo à qual Chicão, antes dono do posto, foi submetido. Para Tite, o ex-defensor do Vallenciennes, da França, já tem nível para continuar na formação principal.

– É a mecânica da equipe. Tudo varia de acordo com o que ela precisar. O Gil evoluiu bastante nesta ausência do Chicão, e aqui todos têm oportunidade.



PM aconselha torcida do Corinthians a não ir ao Pacaembu: 'Não terá atrativo'

As torcidas organizadas do Corinthians atenderam ao pedido do clube e não vão até o Pacaembu, na noite desta quarta-feira, para acompanhar o jogo diante do Millonarios, pela Taça Libertadores, do lado de fora. O conselho da Polícia Militar, que montou um esquema especial de segurança cogitando a possível aglomeração nos arredores, por conta dos portões fechados, é que todos os torcedores façam o mesmo e não se dirijam ao estádio (assista ao vídeo).

- Partiu das próprias organizadas que nenhuma delas irá até o Pacaembu. Cada torcida assistirá dentro da sua sede. A gente aconselha que o torcedor comum não vá até ao estádio porque lá não terá nenhum atrativo, não haverá telão, lanche, bebida, porque é proibido, então não vai ter nada - afirmou o capitão do 2º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo, Alessandro Gregorin.

A preocupação surgiu quando um grupo de torcedores iniciou uma mobilização, na internet, sugerindo que os corintianos apoiassem o time mesmo do lado de fora, depois que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) determinou que o clube atuasse de portões fechados - a medida cautelar foi tomada após a morte do torcedor Kevin Espada, atingido por um sinalizador disparado por um torcedor do Timão, na Bolívia.

A decisão das organizadas de não comparecer foi aprovada, mas não diminuiu a preocupação. Um esquema especial de segurança foi preparado: a Praça Charles Müller será parcialmente interditada e uma grade vai isolar as calçadas nas ruas laterais.

Na véspera da partida, a associação de moradores do bairro demonstrou preocupação.

- A associação está preocupada com a segurança dos moradores do bairro Pacaembu, com os torcedores e com os imóveis que são tombados no bairro - explicou o presidente da Viva/Pacaembu, Rodrigo Mauro.

CorinthiansxSantos pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcida do Corinthians não poderá ir ao Pacaembu
nesta quarta (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

O capitão Alessandro Gregorin garantiu que a segurança estaria garantida de qualquer forma, independentemente da decisão da Conmebol de não permitir a presença da torcida.

- A gente garante que consegue fazer a segurança, mesmo com portão fechado ou portão aberto - afirmou.

A partida entre Corinthians e Millonários, nesta quarta-feira, inicia às 22h. O SporTV transmite a partir das 21h.

Assista a outros vídeos do "SporTV News"



Santos se prepara para o clássico, enquanto Timão foca só na 'Liberta'

Montagem, Muricy e Tite (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Muricy foca Paulistão, Tite só quer a Libertadores
(Montagem: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Dois rivais alvinegros, um clássico e focos completamente diferentes. Santos e Corinthians se enfrentarão neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela décima rodada do Campeonato Paulista, mas o pensamento dos dois times é totalmente oposto nesta quarta-feira.

Após a reapresentação na última terça, o elenco santista segue o trabalho pela manhã, no CT Rei Pelé, com foco único no jogo. Enquanto isso, o Timão, cercado pela polêmica morte do garoto boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, ocorrida na semana passada, em Oruro, enfrenta o Millonarios, da Colômbia, às 22h, no Pacaembu, com portões fechados, pela Taça Libertadores.

Pela terceira vez consecutiva o Santos tem uma semana cheia de treinamentos, algo raro para os grandes clubes. Fora da Libertadores, a equipe tem esse privilégio em comparação com o próprio Timão e os rivais Palmeiras e São Paulo, todos na disputa da competição continental.

Tanto que, pela programação da comissão técnica, o elenco iniciará as atividades com bola no treino desta tarde no CT Rei Pelé, fechado para a imprensa, enquanto o Corinthians estará concentrado para encarar o time colombiano.

– Na quarta-feira faremos um trabalho de velocidade para todos, com algum reforço complementar para quem precisar, e de tarde é bola. Até o jogo contra o Corinthians serão treinos com bola. É basicamente o que fizemos nas outras semanas – diz Ricardo Rosa, preparador físico do clube.

 Além destas, o time ainda terá mais duas semanas cheias de treinamento, antes dos jogos contra Atlético Sorocaba e Guarani. Tal período tem sido importante para evitar lesões, segundo Ricardo.

– Com essas semanas cheias, vamos ter mais consistência física para toda a competição. Nós perdemos o Miralles, pois ele fez uma sequência de sete ou oito jogos em 23 dias (o argentino tem um edema na coxa esquerda e já voltou a correr no campo, mas ainda é dúvida para o clássico) – completa o preparador.

Com a vitória de virada contra o XV de Piracicaba, por 2 a 1, no último domingo, o Santos quebrou a sequência de três jogos sem vencer e chegou aos 17 pontos, na quarta colocação. O Corinthians, por sua vez, arrancou um empate por 2 a 2 diante do Bragantino, no fim da partida, e ocupa a oitava posição, com 14 pontos. Desde a última terça-feira, os ingressos para o clássico estão à venda.



Após tratamento no Corinthians, Rômulo prepara volta pelo Spartak

Romulo se apresentando ao Spartak Moscou (Foto: Agência EFE)Rômulo em sua apresentação no Spartak de
Moscou: adaptação tranquila à Rússia (Foto: EFE)

Quando o volante Rômulo sofreu uma grave lesão no joelho direito, em setembro do ano passado, Mano Menezes ainda era o técnico da seleção brasileira, o elenco do Vasco era bem diferente, e o Corinthians nem havia conquistado o mundo. Durante sua recuperação, o jogador do Spartak Moscou se tratou no Timão, viu a troca de comando na equipe nacional e acompanhou uma reformulação no ex-time. Agora, prestes a retornar aos gramados, o meio-campista vai encarar um cenário bastante diferente para voltar a se destacar. Apesar do tempo parado, ele acredita que pode retomar seu espaço.

- A lesão atrapalhou, porque eu estava num momento bom da minha carreira, sendo convocado para a Seleção, estava bem no clube, fazendo gols. Fiquei um pouco nervoso, mas agora estou bem tranquilo. Usei este tempo para me recuperar. Estou focado em voltar a jogar – disse Rômulo, em entrevista por telefone.

Contratado pelo clube russo em junho do ano passado por € 8 milhões (R$ 20,7 milhões), Rômulo fugiu do estereótipo do jogador brasileiro na Europa. Apoiado pela família, conseguiu lidar com o frio, se adaptou ao estilo de jogo local e contou com a ajuda de compatriotas para se firmar. O resultado veio rápido: virou titular e chegou a marcar um gol no Barcelona, pela Liga dos Campeões.

Infelizmente, quatro dias após balançar a rede dos catalães, veio o baque. Rômulo lesionou o ligamento cruzado anterior do joelho direito numa partida contra o Rostov, pelo Campeonato Russo. Para se recuperar, foi autorizado a voltar ao Brasil e escolheu a estrutura do Corinthians para fazer o tratamento. Durante os três meses em que esteve lá, ficou impressionado com a organização do clube.

- A estrutura que eles têm para recuperar jogadores é uma das melhores do Brasil hoje em dia. Meu empresário conhecia a diretoria, passou para eles que eu havia me lesionado, e aceitaram numa boa. Eu já conhecia o Pato da Seleção, tínhamos uma amizade muito boa.

Romulo Spartak Moscou (Foto: Divulgação)Rômulo passou três meses se recuperando no Corinthians (Foto: Divulgação)

Na semana passada, Rômulo retornou à Rússia para a parte final de seu tratamento. Uma viagem, por incrível que pareça, para matar as saudades, não só dos campos, mas também de Moscou.

- A cidade é boa de morar. Estou com muita saudade de jogar e também dos amigos.

Confira abaixo a entrevista completa com Rômulo:

GLOBOESPORTE.COM: Após a lesão no joelho, você fez o tratamento no Corinthians. Como foi este período?
Rômulo: Foi bom. A estrutura que eles têm para recuperar jogadores é uma das melhores do Brasil hoje em dia. Tem o centro de treinamento... É tudo bem funcional, completo, tem tudo o que precisa. É disso que o jogador gosta. O Corinthians está bem. Sou muito grato a eles pela receptividade que tiveram comigo, o carinho com o qual eles me receberam.

Por que você decidiu se tratar no Corinthians e não no Vasco, onde você jogava?
Meu empresário conhecia a diretoria e passou para eles que eu tinha me lesionado e que meu clube me liberava para eu me recuperar no Brasil. Eles aceitaram numa boa. Por isso eu fui.

Romulo Pato Corinthians (Foto: Reprodução / Instagram)Rômulo posa ao lado de Pato: amizade fortalecida
no Corinthians (Foto: Reprodução / Instagram)

Você teve algum contato com o elenco? Deu para fazer alguma amizade?
Com o elenco eu não treinei, mas tive contato com eles, conversei. Mas meu treino era só parado, trabalhado separado. Era fisioterapia, trabalho para ganhar condição física e força para poder retornar. O Pato eu já conhecia da Seleção, convivi muito tempo com ele, disputamos juntos a Olimpíada. Tínhamos uma amizade muito boa. É um cara tranquilo, que tem muito a dar para o Corinthians.

Depois desse tempo treinando no Corinthians, dá para ganhar um carinho pelo clube?
Dá, porque a gente convive com os jogadores, com o pessoal que trabalha lá. Estava lá desde novembro, foram três meses. Deu para conhecer as pessoas e ter esse carinho.

Você se lesionou quando estava bem no Spartak. Isso atrapalhou na sua adaptação?
A lesão atrapalhou, porque eu estava num momento bom da minha carreira, sendo convocado para a Seleção, estava bem no clube, fazendo gols. Tive a infelicidade de me machucar, no momento fiquei um pouco nervoso, mas agora estou bem tranquilo. Usei este tempo para me recuperar. Estou focado em voltar a jogar.

Romulo lesionado Spartak de Moscou (Foto: Divulgação / Site Oficial)Rômulo se lesionou numa partida pelo Campeonato Russo (Foto: Divulgação / Site Oficial)

Como foi a adaptação à Rússia?
Foi tranquila. O Spartak tinha outros três brasileiros, agora o Welliton foi para o Grêmio. Sempre que eu precisava de alguma coisa eu ligava para eles. Isso facilitou a adaptação um pouco. Mas agora vai ter o processo de readaptação.

E o frio?
Não peguei o frio como agora. Peguei o começo, achei bem tranquilo. A gente sabe que depois vai esfriando mais, vai tendo dificuldade, mas tem que se acostumar. Quando eu saí de lá o frio ainda estava começando.

Rafael Carioca e Rômulo no vestiário do Spartak (Foto: Divulgação)Rômulo ao lado de Rafael Carioca, um de seus
compatriotas no Spartak (Foto: Divulgação)

E em relação ao futebol? Sentiu dificuldade?
Não. Lá, eles trabalham muito a parte tática, mas com total liberdade de fazer o que a gente sabe, para dentro de campo fazer algumas jogadas diferentes. Não senti dificuldade. No primeiro jogo tive um pouco, porque tinha acabado de chegar, mas depois foi tranquilo. Com o passar dos treinos fui aprendendo mais. Eles jogam com dois volantes, um com mais liberdade. Eu estava atuando de segundo volante.

Você começou bem, chegou a fazer um gol no Barcelona pela Liga dos Campeões (derrota do Spartak por 3 a 2). Como foi aquele jogo?
Foi bom demais. Nossa equipe não tinha muita expectativa quando chegamos lá, mas pudemos fazer um bom jogo, dificultamos bastante para eles, ficamos na frente do placar. Nossa equipe estava bem.

Você ficou nervoso por jogar no Camp Nou diante do Barcelona?
Nervoso, não, mas tive um pouco de ansiedade. Depois é tranquilo, a gente esquece tudo isso, procura não pensar em nada. É difícil, a gente sabe que tem que respeitar, se fechar bem, mas estávamos marcando bem. Fizemos gols em dois contra-ataques, nos defendemos até quando podíamos.

Romulo, Barcelona x Spartak Moscou (Foto: Agência AP)Rômulo comemora seu gol contra o Barcelona, no Camp Nou (Foto: Agência AP)

Apesar da boa atuação, o Spartak perdeu e, depois, acabou eliminado na fase de grupos. O que faltou para a classificação?
Acho que fazer um bom resultado em casa. A gente estava tropeçando em casa, e fora ficava mais difícil. Tem que deixar para trás, já passou. Agora é pensar no Campeonato Russo.

Quando você se lesionou, o técnico da Seleção ainda era o Mano Menezes, que já havia te convocado. Agora, o Felipão assumiu. Você teme perder espaço com esta mudança?
Independentemente da mudança de treinador, temos que fazer o nosso trabalho no clube. Tenho que ir bem para ser lembrado pelo treinador da Seleção.

Já conversou com o Felipão?
Ainda não, mas eu tenho que voltar primeiro. Estou focado na minha recuperação, tentando aproveitar o máximo possível para voltar no mesmo nível em que estava antes de me machucar. Estou focado para voltar bem e, conseqüentemente, retornar à Seleção.

Independentemente da mudança de treinador, temos de fazer o nosso trabalho no clube. Tenho que ir bem para ser lembrado pelo treinador da Seleção"

Rômulo

Você ainda acompanha o Vasco? Como vê este início de ano do time?
Acompanho sempre. Acho que eles começaram bem, mas depois do clássico contra o Flamengo deu uma desandada. Acredito que o time tem tudo para fazer um bom Campeonato Carioca e um bom Brasileiro. Tem muito jogador novo, o entrosamento dificulta um pouco, mas depois passa.

E as dificuldades financeiras do clube?
Na minha época a gente teve dificuldade, mas sempre foi contornado. Agora está bem difícil. Mas é um clube grande, os problemas vêm, mas eles vão arrumar um jeito de resolver para levarem o Vasco ao lugar que merece.

E a volta aos gramados? Está com saudade?
Muita. Voltei para a Rússia para a reta final do tratamento. O time pediu para eu retornar, para fazer a parte de treinamento físico, com bola. Tenho que conter a ansiedade, me recuperar bem e voltar a jogar.

Tem saudade da Rússia também?
A gente sente um pouco dos amigos, a cidade também é boa de morar, só o trânsito que é ruim. Mas tem bastante coisa para fazer. Eu moro com minha esposa e minha filha, então a adaptação é mais tranquila.

Romulo, Treino da Seleção Brasileira, CT de Cotia (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Rômulo disputou os Jogos Olímpicos de Londres (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)



Com portões fechados, Corinthians enfrenta o Millonarios no Pacaembu

gol do Pacaembu jogo Corinthians x Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Corinthians vai encontrar o Pacaembu sem a Fiel
nesta quarta-feira (Foto: Marcos Ribolli)

Pressão, catimba, adversários desconhecidos... As dificuldades da Taça Libertadores da América são muitas. Porém, nesta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, o Corinthians talvez conheça um obstáculo pior que qualquer um destes fatores: a ausência da Fiel. Por decisão da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), o Timão encara o Millonarios, da Colômbia, com portões fechados. As arquibancadas, sempre pintadas de preto e branco, estarão vazias e silenciosas.

A morte do jovem Kevin Douglas Beltrán Estrada, de 14 anos, na estreia contra o San José, em Oruro, não apenas marcou jogadores e comissão técnica pela gravidade do fato, mas pela consequência direta que trouxe: não só nesta, mas também nas outras duas partidas como mandante da primeira fase, o Corinthians não poderá receber seus torcedores. A diretoria tentou o recurso na Conmebol, mas teve seu pedido negado.

O roteiro pelo bi da América começou exatamente como no ano passado, quando o Timão conquistou o título inédito: empate por 1 a 1 fora de casa. Para manter o desempenho e encaminhar a classificação às oitavas de final, o técnico Tite quer sua equipe provando que tem equilíbrio emocional suficiente para encarar as adversidades, embora admita que os jogadores sentirão falta da Fiel.

A “guerra” nos bastidores com a Conmebol não mudou em nada a rotina da equipe. Embora o treinador tenha admitido que a preparação psicológica após o episódio vivido na Bolívia fosse especial, o clima entre os atletas atesta que eles não estão sendo atrapalhados pelo desenrolar do caso. Muito pelo contrário: a disputa acirrada por uma vaga entre os titulares, especialmente no setor ofensivo, continua quente.

Principal reforço para esta temporada, o atacante Alexandre Pato, contratado por R$ 40 milhões, ganhará pela segunda vez uma oportunidade entre os titulares – ele já havia iniciado o jogo no empate sem gols com o Botafogo de Ribeirão e no 2 a 2 com o Bragantino, no último domingo. Em claro crescimento, ele assumiu o lugar de Emerson Sheik – vetado por motivos físicos e também externos, uma vez que se atrasou para dois treinos consecutivos.

Do lado colombiano, a intenção é não se complicar logo no início da fase de grupos. Derrotado pelo Tijuana, do México, em sua casa, na última semana, o Millonarios tenta se aproveitar da falta de pressão vinda das arquibancadas e recuperar o prejuízo no Pacaembu. Velho conhecido dos brasileiros, o atacante Rentería é um dos destaques da equipe.

Nestor Pitana apita a partida, auxiliado por Hernan Maidana e Diego Bonfa. A TV Globo transmite o confronto para SP, PR, SC, MA (menos Balsas), SE, PA (menos Santarém), TO e Região Centro-Oeste. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes em Tempo Real, a partir das 21h30.

header as escalações 2

Corinthians: sem Jorge Henrique, machucado, e Emerson Sheik, que se atrasou a dois treinos nesta semana e ainda tem dores no joelho direito, Tite optou pelas entrada de Renato Augusto e Alexandre Pato, que o agradaram por sua evolução. O Timão começa a partida contra o Millonarios com a seguinte formação: Cássio; Alessandro, Gil, Felipe e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Renato Augusto; Alexandre Pato e Paolo Guerrero.

Millonarios: o técnico Hernán Torres deverá promover a entrada do zagueiro uruguaio Ithurralde na equipe titular, assim como o atacante Montero é o mais cotado a ganhar a vaga de Mosquera, titular na derrota do último fim de semana para o Once Caldas, pelo Campeonato Colombiano, mas que deve ser reserva. O Millonarios deve entrar em campo com Delgado; Ochoa, Franco, Ithurralde e Martínez; Robayo, Blanco, Otálvaro e Candelo; Montero e Rentería.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Corinthians: o zagueiro Chicão (recuperando-se de artroscopia no joelho esquerdo) e o meia-atacante Jorge Henrique (lesão no músculo posterior da coxa direita).

Millonarios: o zagueiro panamenho Román Torres, pretendido pelo Palmeiras no fim do ano passado, foi expulso diante do Tijuana e não poderá enfrentar o Corinthians.

header fique de olho 2

Corinthians: contratado por R$ 40 milhões, o atacante Alexandre Pato teve apenas duas oportunidades como titular do Timão – primeiro substituindo Guerrero, que servia à seleção peruana, e depois no lugar de Emerson, poupado pela comissão técnica. Nesta quarta, o camisa 7 vai a campo como opção do técnico Tite. Melhor entre os alvinegros no empate com o Bragantino no último domingo, o jogador vai querer mostrar serviço para o treinador.

Millonarios: Fredy Montero é o principal goleador da equipe e não atuou no fim de semana, quando o Millonarios perdeu sua invencibilidade na liga para o Once Caldas, graças a um pênalti mal marcado. O artilheiro volta na Libertadores para fazer dupla com o conhecido Rentería, e já alertou: a equipe não poderá falhar nas finalizações como aconteceu diante do Tijuana, na primeira rodada.

header o que eles disseram

TIte, técnico do Corinthians: Esse jogo tem muita importância. Certa vez eu vi o Zé Maria (ex-jogador do Timão) dizer que é mentira que a gente não ouve torcedor, e ele tem razão. Temos o desafio enquanto equipe de, mesmo sem o carinho da torcida, ser uma equipe vibrante e fazer uma grande partida para poder vencer”.

Hernán Torres, técnico do Millonarios: É muito difícil perder pontos como mandante na Libertadores, e foi o que ocorreu conosco. Teremos de recuperar esses pontos na condição de visitantes, com todo respeito ao rival. O Corinthians é uma equipe muito rápida e tem jogadores que desequilibram. Um time muito bem armado e compacto”.

header números e curiosidades

* O Timão vem de cinco empates consecutivos – quatro pelo estadual e um pela Libertadores – contra Botafogo de Ribeirão, São Caetano, Palmeiras, San José e Bragantino. Já o Millonarios vem de duas derrotas – para Tijuana, pela competição continental, e Once Caldas, pelo torneio nacional.

* Enquanto o Corinthians faz sua 11ª participação na Libertadores, o Millonarios chega à competição pela 15ª vez. A última aparição do time colombiano no principal torneio da América havia sido em 1997, quando caiu nas oitavas de final, para o Peñarol, do Uruguai.

* Esta é a sétima vez que o Corinthians enfrenta um adversário colombiano pela Libertadores. O Timão já encarou duas vezes Deportivo Cali (vencendo ambas, por 1 a 0 e 3 a 0), Independiente Medellín (empate por 1 a 1 e vitória por 1 a 0) e Deportes Tolima (empate sem gols e derrota por 2 a 0).

header último confronto v2

Corinthians e Millonarios já se enfrentaram três vezes na história, com duas vitórias dos colombianos e um empate: resultados de 1 a 0 e 3 a 3, por um torneio internacional da Colômbia, em 1954, e triunfo por 4 a 2 dos “Millos” em amistoso de 1963. É a primeira vez que ambos vão se encontrar pela Libertadores.



Corinthians ataca Conmebol e Libertadores

26/02/2013 20:05:00

Roberto de Andrade prometeu denuncia qualquer problema da competição

O Corinthians declarou guerra oficialmente contra a Conmebol. Nesta terça-feira, em entrevista coletiva, Roberto de Andrade, diretor do clube, soltou o verbo contra a responsável pelo futebol sul-americano e criticou duramente a Libertadores.

“O que queremos daqui para frente é exigir que a Conmebol cumpra o regulamento. Tem que valer para todos, começando pelo estádio do San José. Não pode haver jogo no estádio do Millonarios, teve sinalizador, pilha na cabeça do bandeirinha, mas só vai mudar se o bandeirinha morrer?", esbravejou Roberto.

"Atlético-MG e São Paulo a mesma coisa, estádio inteiro com sinalizador. E se tivesse morrido alguém? Fluminense e Grêmio a mesma coisa. Foi tomada alguma medida? Até quando vamos suportar essas coisas acontecerem e ficar quieto?”

Acusações

“Se levar o regulamento ao pé da letra não tínhamos que ter jogado em Oruro. Não existe aeroporto em um raio de 210 km da cidade e tivemos que pegar um avião fretado até um aeroporto com palafita, esgoto a céu aberto, cachorro atravessando a pista. Paciência, todos viram o que aconteceu."

"O Corinthians foi punido, não fugimos disso, o regulamento é claro: torcedores entraram em campo com sinalizadores. Mas o estádio inteiro estava com sinalizadores. Por que as autoridades não tomaram as providências que deveriam ser tomadas? Tudo o que aconteceu foi em cima do regulamento, não pela morte. A morte foi a consequência da causa.”

Para encerrar, Roberto de Andre comentou o motivo do desabafo. “Talvez se o Corinthians não tivesse sido punido eu não estaria aqui. Mas a partir de agora o Corinthians trará tudo que estiver errado à tona, se for preciso parar o jogo porque algo está em desacordo, vamos parar.”



MPF do Rio de Janeiro pede condenação de Emerson Sheik

26/02/2013 19:52:00

Atacante do Corinthians é acusado de contrabando de carros e explica atrasos nos últimos treinos

O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro pediu a condenação do atacante Márcio Passos de Albuquerque, mais conhecido como Emerson “Sheik”, do Corinthians, por contrabando de dois carros importados ilegalmente dos Estados Unidos.

O MPF também pediu a suspensão do processo contra o volante Diguinho, do Fluminense, na mesma decisão, mas condicionou a medida a uma lista de cinco condições. Uma delas é a proibição do meio-campista de deixar o Brasil num período maior do que 30 dias, pelos próximos dois anos, sem a autorização da Justiça.

Atraso nos treinos

Emerson Sheik foi barrado pelo técnico Tite do confronto entre Corinthians e Millonários, nesta quarta-feira, pela Libertadores da América. Sheik chegou atrasado nos treinos de domingo e de segunda-feira e foi multado pela diretoria corintiana. Em nota, o atacante negou que os atrasos estão relacionados aos seus problemas na Justiça e afirmou que se atrasou para os treinos devido à problemas familiares. Na nota, Emerson também critica a imprensa:

Nota divulgada por Emerson Sheik:

Entendo que o papel da imprensa é de divulgar os acontecimentos e até de opinar em relação aos fatos. Porém, uso este espaço para explicar que meus últimos atrasos no início da semana aos treinos do Corinthians foram motivados por motivos familiares, conforme relatados à direção do clube. Precisei resolver um problema com meus filhos no Rio de Janeiro no domingo e na segunda, o que prejudicou meus horários. Sempre me comportei de maneira profissional no Corinthians e costumo chegar uma hora mais cedo aos treinos e ser um dos últimos a ir embora. Quero deixar bem claro que minha motivação em vestir esta camisa só aumenta a cada dia e a força desta torcida me faz ter a vontade de ganhar ainda mais títulos aqui. Estou feliz e ainda com fome de títulos no Timão, tenham certeza disso.”