terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Joinville vence Foz e decide o título da Copa Cataratas com o Jaraguá

O Joinville deu um passo enorme para conquistar o título da Copa Cataratas ao golear o Foz Futsal por 5 a 0, na noite desta terça-feira, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR). Com o resultado, o Tricolor Catarinense chegou aos seis pontos e precisa apenas de um empate diante do Jaraguá na última rodada, nesta quarta, às 19h30m, para ficar com a taça.

Com quatro pontos, o time de Jaraguá do Sul empatou em 2 a 2 com o Corinthians na primeira partida desta terça-feira. O resultado eliminou o Timão, que tem apenas um ponto. Nesta quarta, o Alvinegro do Parque São Jorge apenas cumpre tabela contra o Foz Futsal, às 21h15m.

Elisandro abre o placar para o Joinville

O Joinville começou a se impor logo no início da partida, quando Elisandro fez 1 a 0, em finalização pelo alto. Antes do intervalo, Valdin ainda ampliou para o Tricolor Catarinense, tocando rasteiro na saída do goleiro adversário.

Joinville vence o Foz Futsal pela Copa Cataratas (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)O Joinville não tomou conhecimento do Foz Futsal (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)

Sem poder de reação, o Foz Futsal viu Café marcar o terceiro aos três minutos do segundo tempo. Na sequência, Deives anotou o quarto. A partir daí, o técnico Fernando Ferretti promoveu alterações e o Joinville passou a atuar de forma mais cadenciada. No apagar das luzes, Vander Carioca dividiu com a marcação e fechou o placar.

- O Joinville entra para ganhar tudo o que disputar. Se vai vencer ou não, é consequência. Agora, o esforço é sempre feito para ganhar. Se tratando de um início de temporada, fico muito feliz em chegar com o Joinville na decisão - afirmou Ferretti.



'Volto a sorrir', diz irmão de corintiano preso após conversa com defensor

Carlos Augusto Barreto, de 46 anos, esteve na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE), na manhã desta terça-feira (26), com a finalidade de obter orientação de como ajudar o irmão, o amazonense Cleuter Barreto Barros, de 24 anos, indiciado como um dos responsáveis pelo disparo de sinalizador que matou o garoto Kelvin Douglas Beltran Espada, de apenas 14 anos, fato ocorrido na última quarta-feira (20), durante a partida entre San José e Corinthians, em Oruro, pela Libertadores da América.

Ele foi recebido pelo defensor geral do Amazonas, Ricardo Trindade, que tranquilizou Carlos Augusto dizendo que todo e qualquer auxilio necessário será dado ao irmão que permanece preso na Bolívia. O que será feito pela diplomacia brasileira, em Brasília, por meio do consulado do Brasil instalado no país vizinho.

- É obrigação das autoridades diplomáticas exatamente prestar a assistência aos cidadãos brasileiros que se encontram em dificuldades em outro país. Então, nós temos conhecimento de que já está havendo interferência do consulado brasileiro lá na Bolívia, inclusive o consulado já teria contratado um advogado local boliviano para prestar assistência a esse cidadão brasileiro – atenuou o defensor.

irmão de corintiano preso na Bolívia (Foto: Silvio Lima)Irmão de corintiano preso na Bolívia se diz mais tranquilo com o apoio da defensoria (Foto: Silvio Lima)

Ricardo Trindade enfatizou, ainda, que a obrigação maior da defensoria pública estadual é fazer o elo entre a família e a pessoa arrolada no sucedido, no que tange as situações burocráticas sobre o caso.

- O nosso papel fica reservado mais para essa assistência jurídica no sentido de ficar, em nome da família, buscando informações junto ao Itamaraty, em Brasília, e repassando a família para que eles fiquem tranquilos de que de fato o seu parente está recebendo um atendimento adequado – completou.

Após ouvir o defensor público, Carlos Augusto Barreto se disse mais sossegado a cerca do ocorrido. E que tudo seria repassado aos seus familiares.

- Estou muito mais tranquilo. E vou passar esta tranquilidade para a minha família também. Agora, eu fiquei aliviado demais. Com isso, volto a sorrir novamente – salientou confiante o irmão.



Mineirinho relembra final na Gold Coast contra Taj Burrow, em 2012

Adriano de Souza Mineirinho Taj Burrow surfe (Foto: Reprodução / Instagram)Mineirinho e Taj Burrow realizaram a final em 2012
(Foto: Reprodução / Instagram)

Enquanto segue em ritmo forte de preparação visando a estreia no World Tour, em Gold Coast, na Austrália, o surfista Adriano de Souza, o Mineirinho, recordou dos momentos vividos na etapa em 2012.

No Instagram, o guarujaense, que compete pelo Corinthians, postou uma foto onde dá um abraço em Taj Burrow. O australiano fez a final contra o brasileiro no ano passado e levou a melhor. Em português e inglês, Mineirinho relembrou a decisão.

- Feliz em fazer a final contra esse monstro, Taj Burrow, ano passado. Que venha 2013 - escreveu o surfista.

Mineirinho está na Austrália desde o início do mês. Ele participou do WQS seis estrelas de Newcastle, também em território australiano. A competição foi vencida pelo campeão mundial Joel Parkinson, que venceu na final o brasileiro Alejo Muniz. Adriano de Souza utilizou o torneio como preparação para a abertura do World Tour.



Pela Fiel, Tite quer Timão ‘jogando para caramba’ nesta quarta

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite cobra desempenho do Timão nesta quarta
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O Corinthians encontrará um cenário completamente atípico no estádio do Pacaembu, contra o Millonarios, às 22h desta quarta-feira. Com os portões do palco fechados, por medida cautelar adotada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), a equipe não terá o apoio vindo das arquibancadas. Independentemente do contexto, o técnico Tite fez um apelo aos seus jogadores: que deem show dentro das quatro linhas para compensar a Fiel, impedida de ver o Timão de perto.

– Temos de jogar para caramba. A equipe precisa ser competitiva e disciplinada. Ir muito bem tecnicamente e saber cumprir suas funções táticas. Precisamos ser melhores que o Millonarios e merecer vencer. É isso que a torcida quer – resumiu o comandante, em entrevista coletiva na véspera da partida.

O empate por 1 a 1 com o San José, na estreia da competição continental, e a série de acontecimentos após a morte do jovem Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, deixaram o futebol de lado nos assuntos que envolviam o clube por alguns dias. O objetivo de Tite é provar que, apesar da série de cinco empates consecutivos, o Corinthians não vive um mau momento. Para isso, quer a todo custo os três pontos diante dos colombianos.

Temos de jogar para caramba. A equipe precisa ser competitiva e disciplinada. Ir muito bem tecnicamente. É isso que a torcida quer"

Tite

O comandante alvinegro assegurou que a tragédia que vitimou o boliviano no estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, não influenciará o desempenho do seu time na sequência da Taça Libertadores. Ciente de que o “silêncio” no estádio do Pacaembu pode tornar as coisas mais complicadas para seus atletas, Tite disse que, em campo, sua equipe dará exemplo.

– Mais do que ficar pensando em briga, eu observo a conduta para que coisas como essa não aconteçam novamente. Quem tem responsabilidade é a Conmebol. Somos campeões da Libertadores e do mundo sendo a equipe mais disciplinada, e isso me deixa um pouco mais reconfortado – argumentou.

– Eu tenho uma responsabilidade muito grande em me voltar somente à qualidade do treinamento. Sobre o que acontece fora de campo, o Roberto (de Andrade, diretor de futebol) e o Duílio (Monteiro Alves, diretor-adjunto) esclarecem com vocês. Só digo que vamos sentir bastante falta da torcida.

Duas novidades marcam o time titular do Corinthians nesta quarta-feira: o meia Renato Augusto e o atacante Alexandre Pato entram nos lugares de Jorge Henrique e Emerson Sheik, respectivamente. Satisfeito com a evolução dos reforços corintianos para 2013, tanto no entrosamento quanto na parte física, Tite pretende adotar a mesma ideia tática utilizada na final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea – quando os atacantes sempre se revezavam na volta para ajudar a defesa, tornando a equipe compacta sem se retrancar.



Sem Jorge Henrique, Tite relaciona 20 jogadores contra o Millonarios

O técnico Tite relacionou 20 jogadores para o confronto com o Millonarios, da Colômbia, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília) no estádio do Pacaembu. A partida é válida pela segunda rodada da Taça Libertadores da América. Mesmo com dores no joelho, o atacante Emerson Sheik está na lista do treinador. Ele começa o jogo no banco de reservas, substituído por Alexandre Pato.

A principal ausência é a de Jorge Henrique, vetado pelo departamento médico por conta de um problema no músculo posterior da coxa direita. O jovem lateral Igor, recém-promovido das categorias de base, foi relacionado por Tite. Com o revezamento de goleiros aparentemente retomado, Danilo Fernandes será o reserva de Cássio nesta quarta.

Veja a lista de relacionados para a partida:

Goleiros: Cássio e Danilo Fernandes
Laterais: Alessandro, Fábio Santos, Edenílson e Igor
Zagueiros: Gil, Paulo André e Felipe
Volantes: Ralf, Paulinho e Guilherme
Meias: Danilo, Renato Augusto e Douglas
Atacantes: Alexandre Pato, Paolo Guerrero, Romarinho e Emerson Sheik



Prass crê que Corinthians não deve ser único punido por morte em jogo

Fernando Prass na coletiva do Palmeiras (Foto: Gustavo Serbonchini)Fernando Prass destaca controle no futebol
brasileiro (Foto: Gustavo Serbonchini)

A punição sofrida pelo Corinthians pela morte do garoto Kelvin Espada durante partida contra o San José, da Bolívia, repercute até no Palmeiras, o maior rival. O goleiro Fernando Prass não concorda com as sanções que a Conmebol estipulou para os alvinegros. Para ele, não é apenas o time brasileiro que tem de ser punido pelo ocorrido na arquibancada do estádio Jesús Bermúdez, na cidade de Oruro.

Na última quarta-feira, no jogo que acabou 1 a 1 entre Corinthians e San José, um corintiano disparou um sinalizador na direção da torcida adversária e acabou matou o garoto de apenas 14 anos. Por isso, a Conmebol estipulou que o Timão não poderá ter torcida em mais nenhum jogo da Libertadores deste ano até que o julgamento sobre o caso aconteça, em prazo estipulado de 60 dias. As partidas em casa terão portões fechados e fora não serão designados ingressos para os brasileiros.

– Vai dar sempre discussão. Falando da punição em si eu não concordo. Corinthians tem de ser punido, eles concordam. Mas só isso? O único culpado será o clube? Tem de ser punido quem fez, o clube e o mandante. O San José é responsável pelo espetáculo. Acontece algo em sua casa e você não é responsabilizado? Eles têm de ser punidos com mais rigor do que o Corinthians. Aconteceu dentro do estádio. A punição tem de existir porque é inaceitável – comentou Fernando Prass.

De acordo com H. A. M., menor do Corinthians que prestou depoimento dizendo ser o autor do disparo, ele entrou no estádio portando sinalizadores. Ainda de acordo com o depoimento, ninguém foi revistado na entrada do estádio. Além disso, na Bolívia as regras são mais brandas e não é proibida a entrada com este tipo de artefato.

– O controle não é o ideal no futebol brasileiro, mas as coisas são mais organizadas. Há punições. Tem um regulamento que tem de ser cumprido para dar o mínimo de condições de jogar futebol.  Não tive problemas gravíssimos quando joguei a Libertadores, mas sabemos que tem artimanhas – completou o goleiro do Verdão.



Tite confirma equipe para enfrentar o Millonarios: Pato no lugar de Sheik

26/02/2013 17:49:00

O camisa 11 perdeu a vaga por constantes casos de indisciplina. Renato Augusto também será titular

Tite confirmou na tarde desta terça-feira o esquema tático para a partida contra o Millonarios, que ocorrerá na quarta, no Pacaembu, pela Libertadores. Será o primeiro jogo do clube paulista sem sua torcida, punição determinada pela Conmebol pela morte do boliviano Kevin Espada, atingido por um sinalizador lançado por corintianos.

As principais mudanças ocorrem no setor ofensivo. Devido aos constantes casos de indisciplina, Emerson Sheik acabou perdendo lugar para Alexandre Pato. Lesionado, Jorge Henrique dará lugar a Renato Augusto.

As mudanças fizeram com que Tite optasse por alterar o esquema tático, com Danilo aberto pela esquerda, enquanto Renato Augusto fica do lado direito. Pato e Guerrero ficam mais à frente, com o ex-Milan ajudando na marcação, ao lado dos meias.

Sem Chicão, que se recupera de cirurgia e deve retornar apenas no domingo, o Corinthians entrará em campo com: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Renato Augusto, Danilo, Alexandre Pato e Guerrero.



Libertadores: Corinthians veta imprensa para partida desta quarta no Pacaembu

26/02/2013 15:35:00

Jogo contra Millonarios será nesta quarta com portões fechados. Transmissão do duelo corre risco de não acontecer

Após o anúncio do recurso negado da Conmebol para jogar com portões abertos nesta quarta-feira pela Libertadores, o Corinthians emitiu uma nota em seu site oficial avisando que o duelo contra o Millonarios não poderá ter o acesso da imprensa.

"Com base na decisão da Câmara de Apelações da Conmebol dando conta que a partida entre Corinthians x Milionarios (COL) será disputada 'com portões fechados', o Corinthians comunica que apenas o presidente, a diretoria de futebol, os atletas e a comissão técnica poderão ir ao estádio do Pacaembu nesta quarta-feira (27)', consta na nota oficial publicada no site do clube.

"As exceções de costume, tais como autoridades, convidados das Federações e Confederações, da Prefeitura, da Seme/Pacaembu, maiores de 60 e menores de 12 anos (atendidos pela Lei Municipal 11.256/92) e imprensa não terão acesso ao estádio, a não ser que seja decidido de forma diferente pela Conmebol, que já foi consultada de forma oficial pelo Corinthians", acrescenta a nota.

De acordo com o Corinthians, o motivo do veto se justifica pela falta de clareza da Conmebol que não especificou quem pode entrar no Pacaembu.

"A gente vai cumprir a determinação da Conmebol. Quem tem que interpretar o que é portão fechado ou não, é a Conmebol. Neste momento se ela diz portão fechado, portão fechado é portão fechado. Estamos esperando a Conmebol se manifestar sobre o assunto. Ela é a responsável pelo evento e define quem entra e quem não entra. Mas se ela não falar nada eu estou interpretando que é portão fechado." disse Luiz Alberto Bussab, diretor jurídico do clube.

Por outro lado, em matéria publicada pelo Terra, o presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP), Luiz Ademar, informou que a imprensa poderá sim comparecer ao estádio e que houve uma falha de comunicação entre Timão e Conmebol.

"Assessoria de imprensa do Corinthians diz imprensa não entendeu comunicado. Clube aguarda Conmebol decidir quem pode entrar. Só isso", informou. "Administração do Pacaembu e FPF (Federação Paulista de Futebol), em reunião com Conmebol, afirmam que imprensa pode trabalhar. Mas o Corinthians ainda não sabe. Só isso", esclareceu.

Corinthians e Millonarios jogam nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília) no Pacaembu pela segunda rodada da 1ª fase da Libertadores.



Libertadores: Corinthians joga com portões fechados

26/02/2013 11:02:00

A Conmebol recusou a apelação enviada pelo Corinthians na última sexta-feira e, assim, o time jogará com portões fechados suas próximas partidas da Libertadores


O Corinthians jogará com portões fechados nas suas próximas partidas pela Taça Libertadores. A decisão foi da Conmebol que recusou a apelação enviada pelo clube paulista na última sexta-feira. A primeira partida será diante do Millonarios, da Colômbia, às 22h desta quarta-feira, no Pacaembu.

Além do duelo com o Millonarios, no dia 13 de março, o Corinthians também enfrentará em casa o Tijuana, do México e o San José, da Bolívia, no dia 10 de abril.

O Corinthians informou que irá ressarcir os torcedores que compraram ingressos para as partidas em casa e pediu que os corintianos evitem a região do Pacaembu enquanto a punição estiver valendo.

A medida cautelar imposta ao clube - devido a morte do torcedor Kevin Espada, atingido por um sinalizador, durante o jogo contra o San José, na Bolívia - determina que o Corinthians atuará em casa com os portões fechados e sem sua torcida nos jogos como visitante pelo prazo de 60 dias e até que o caso da morte do garoto seja resolvido.

A diretoria do clube ainda aguarda o julgamento definitivo por parte da Comissão Disciplinar da Conmebol, o que deve ocorrer nos próximos 60 dias.

Leia a nota oficial do Corinthians:

"A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista, no intuito de defender os direitos dos torcedores, principalmente aqueles que já adquiriram os ingressos de forma antecipada, tentou todos os recursos jurídicos para reformar a medida cautelar imposta ao clube pela Conmebol na última quinta-feira.
Como o pedido de reforma foi negado, o Corinthians acata a decisão da entidade sul-americana e mandará as partidas da Copa Libertadores com os portões fechados até o julgamento, que deverá ocorrer no prazo de 60 dias.
Os torcedores que adquiriram ingressos poderão usar os valores como crédito no programa Fiel Torcedor ou pedir o ressarcimento do dinheiro. No entanto, como o volume de recursos e número de torcedores afetados é muito grande, nem todos poderão ser atendidos nas primeiras horas. Por isso contamos com a paciência dos afetados pelos cancelamentos.
Por fim, pedimos ao torcedor que evite ir às imediações do estádio do Pacaembu durante o período em que a punição valer. Tenha certeza que a camisa corinthiana será, como sempre, honrada, com muito suor e determinação."



Paulinho ignora sequência ruim e vê Timão pronto para maratona

Paulinho no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Paulinho no treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

A rotina de jogos que o Corinthians vem enfrentando entre o Campeonato Paulista e a Taça Libertadores da América é pesada. Com jogos praticamente de três em três dias, a equipe sofre com as longas viagens e o desgaste físico. Dentro de campo, coincidência ou não, o rendimento caiu: o Timão acumula cinco empates nos últimos cinco jogos. Titular absoluto do meio-campo alvinegro, Paulinho acredita que, apesar da sequência ruim, o elenco está preparado para disputar as duas competições em alto nível.

– Temos uma programação e todo um planejamento para o time. Estamos preparados para essa maratona de jogos. Não é falta de concentração ou foco. É difícil, temos de correr atrás e evitar tomar gols para sair na frente – analisou.

No empate por 2 a 2 com o Bragantino, no último domingo, o Corinthians pressionou durante todo o primeiro tempo, mas não conseguiu abrir o placar. Logo no retorno para a etapa complementar, tomou um gol com menos de um minuto. A equipe conseguiu reagir, voltou a ficar em desvantagem, mas deu números finais à partida aos 51 minutos do segundo tempo.

O técnico Tite exaltou a capacidade de seus comandados em acreditar no resultado até o final, mas deixou clara a insatisfação com a maneira pela qual os resultados vêm escapando. A última vitória foi no dia 3 de fevereiro: goleada por 5 a 0 sobre o Oeste – jogo que marcou a estreia e o primeiro gol de Alexandre Pato pelo Timão.

Tabela de jogos do Corinthians
Rival Local Data
Millonarios casa 27/2
Santos fora 3/3
Tijuana fora 6/3
Ituano casa 9/3
Tijuana casa 13/3
U. Barbarense casa 17/3

 Se não bastasse a pressão física, que vem fazendo, inclusive, com que Tite poupe jogadores em algumas partidas do estadual, a morte do jovem Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, na partida de estreia da Libertadores, tornou o cenário ainda mais complicado. Além de precisar explicar por que o time não vem rendendo em campo, os jogadores ainda se deparam com questionamentos diversos sobre a justiça em relação à Conmebol, que decidiu fechar os portões do estádio do Pacaembu para a competição continental por 60 dias.

– Nós jogadores temos uma capacidade muito grande de separar as coisas. Isso (tragédia de Oruro) não vem afetando nosso futebol. Claro que vivemos uma sequência de empates e acham que estamos sendo influenciados. Estamos tranquilos. Temos liberdade e respaldo da diretoria para fazer nosso trabalho – assegurou.

– Eu torço para que tudo se resolva. Vocês sabem como eu sou, não gosto de ficar falando muita coisa e me metendo nessas situações. Não cabe a mim.

O Corinthians enfrenta o Millonarios na próxima quarta-feira, às 22h. Depois, pega o Santos no Morumbi, Tijuana no México, além de Ituano, Tijuana e União Barbarense no Pacaembu – tudo no prazo de 15 dias.



Conmebol recusa apelação, e Timão joga com portões fechados

CorinthiansxSantos pacaembu (Foto: marcos Ribolli / Globoesporte.com)Corinthians não contará com sua torcida já nesta
quarta, contra o Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) recusou a apelação enviada pelo Corinthians na última sexta-feira e, assim, o time jogará com portões fechados seus próximos compromissos pela Taça Libertadores. O primeiro deles será diante do Millonarios, da Colômbia, às 22h desta quarta-feira, no Pacaembu. O clube informou que irá ressarcir os torcedores que compraram ingressos para as partidas em casa e pediu que os corintianos evitem a região do Pacaembu enquanto a punição estiver valendo.

A medida cautelar imposta ao clube pela morte do torcedor Kevin Espada, na última quarta, durante o jogo contra o San José, da Bolívia, determina que o Corinthians atuará em casa com os portões fechados e sem sua torcida nos jogos como visitante pelo prazo de 60 dias e até que o caso da morte do garoto boliviano seja resolvido. A Polícia Militar já tem um planejamento para a partida sem torcedores.

A diretoria do Timão aguarda o julgamento definitivo por parte da Comissão Disciplinar da Conmebol, o que deve ocorrer nos próximos 60 dias. Se uma decisão favorável ao Corinthians acontecer nos próximos dias, a equipe pode contar com o apoio da torcida ainda na fase de grupos.

Além do duelo com o Millonarios, o Corinthians também enfrenta em casa pela fase de grupos da Libertadores o Tijuana, do México, no dia 13 de março, e o San José, da Bolívia, no dia 10 de abril.

Mais de 85 mil ingressos foram vendidos antecipadamente pelo Corinthians para essas três partidas. O clube, agora, promete ressarcir os torcedores ou oferecer os valores gastos como crédito para partidas futuras.

Há uma movimentação de torcidas organizadas prometendo comparecer à Praça Charles Miller, em frente ao Pacaembu, para apoiar a equipe contra o Millonarios do lado de fora do estádio. O Corinthians, porém, pede que os torcedores evitem a região.

Confira a nota oficial do Corinthians:

"A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista, no intuito de defender os direitos dos torcedores, principalmente aqueles que já adquiriram os ingressos de forma antecipada, tentou todos os recursos jurídicos para reformar a medida cautelar imposta ao clube pela Conmebol na última quinta-feira.

Como o pedido de reforma foi negado, o Corinthians acata a decisão da entidade sul-americana e mandará as partidas da Copa Libertadores com os portões fechados até o julgamento, que deverá ocorrer no prazo de 60 dias.

Os torcedores que adquiriram ingressos poderão usar os valores como crédito no programa Fiel Torcedor ou pedir o ressarcimento do dinheiro. No entanto, como o volume de recursos e número de torcedores afetados é muito grande, nem todos poderão ser atendidos nas primeiras horas. Por isso contamos com a paciência dos afetados pelos cancelamentos.

Por fim, pedimos ao torcedor que evite ir às imediações do estádio do Pacaembu durante o período em que a punição valer. Tenha certeza que a camisa corinthiana será, como sempre, honrada, com muito suor e determinação."



Timão já encara portões fechados como realidade, afirma repórter

O gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, já trabalha com a hipótese de que o jogo contra o Millonarios, nesta quarta-feira, no Pacaembu, será realmente sem a presença dos torcedores. A informação é do repórter André Hernan.

Punido pela Conmebol com uma medida cautelar que exige que suas partidas na Taça Libertadores sejam disputadas com portões fechados, o Corinthians entrou com recurso na última sexta-feira tentando reverter a decisão. O clube alega que o motivo da punição - a morte do jovem Kevin Espada, na Bolívia, vítima de um sinalizador naval - não foi baseada em provas contundentes de que um torcedor corintiano foi o autor do disparo. Até esta terça-feira, dirigentes acreditavam fortemente na reversão da punição.

Tite Edu Gaspar treino Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Edu ao lado do técnico Tite
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A Conmebol deve responder ao recurso do Timão nesta terça-feira. O brasileiro Caio César Rocha é o presidente da nova comissão disciplinar da entidade, mas como a ocorrência é com time brasileiro, a decisão de aceitar ou não o pedido ficará a cargo do uruguaio Adrian Leiza.

O Corinthians enfrenta o Millonarios, da Bolívia, às 22h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV, nesta quarta. O jogo é válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Na estreia, o Timão empatou em 1 a 1 com o San José, em Oruro, na Bolívia - ocasião em que o jovem Kevin foi morto, aos 5 minutos do primeiro tempo.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


No Tolima em 2011, Hernan Torres comanda Millonarios contra o Timão

Hernan Torres, técnico do Millonarios (Foto: Marcelo Prado)Hernan Torres, técnico do Millonarios
(Foto: Marcelo Prado)

Um rival que traz péssimas lembranças ao torcedor do Corinthians. Técnico do Millonarios, rival do Corinthians na próxima quarta-feira, pela segunda rodada do grupo 5 da Taça Libertadores da América, Hernán Torres já tem no currículo a experiência de disputar e vencer um confronto mata-mata no torneio sul-americano contra o time brasileiro. Em 2011, ele era treinador do Tolima, equipe que despachou o Timão da edição de 2011 da competição.

No primeiro jogo, no estádio do Pacaembu, os colombianos aguentaram a pressão e seguraram o empate por 0 a 0. Na volta, em Ibagué (COL), os donos da casa foram superiores e venceram por 2 a 0, gols marcados por Santoya e Medina.
Apesar do feito recente, Torres mostra respeito pelo rival desta quarta-feira.

- Era técnico do Tolima, mas isso já faz parte do passado. Hoje estou no Millonarios, e o Corinthians é formado por outros jogadores. Aquele time já era muito bom, o atual é campeão do mundo. É preciso ter respeito – afirmou o treinador, logo após comandar um trabalho tático na Academia de Futebol do Palmeiras.

O comandante colombiano não vê vantagem em atuar contra os brasileiros sem a presença do torcedor alvinegro. O Timão deve cumprir, nesta quarta, a primeira partida da punição imposta pela Conmebol pelo fato de seus torcedores terem provocado a morte de Kevin Espada, de 14 anos, no duelo contra o San Jose (BOL), realizado na última quarta-feira na cidade de Oruro. Doze pessoas continuam presas em território boliviano. Em São Paulo, um garoto de 17 anos se entregou assumindo seu o autor do disparo do sinalizador que matou o garoto.

- Temos de pensar em apresentar o nosso futebol, tendo torcida ou não. Sempre digo que o torcedor pode empurrar caso tudo esteja bem em campo, como também pode pressionar caso contrário – ressaltou.

Torres lamentou a morte do garoto boliviano, mas não quis opinar sobre a punição imposta ao Corinthians.

- Lamentavelmente, infelizmente, a vida de um jovem se perdeu, mas é futebol, um jogo. As pessoas competentes têm que decidir e tomar decisões. Não posso comentar isso, não sou indicado para dizer se acertaram ou não – disse.

O confronto desta quarta-feira é de vital importância para os colombianos. Isso porque em sua estreia, o Millonarios perdeu em casa por 1 a 0 para o Tijuana (MEX). Na manhã desta quarta-feira, Torres comandará novo treinamento, desta vez no CT do São Paulo.



'Estratégia infeliz colocar a culpa em um adolescente', critica Siro Darlan

Esta última segunda-feira, dia 25, contou com um importante capítulo no chamado "caso Kevin", em que um torcedor boliviano de 14 anos foi morto por um sinalizador vindo da torcida do Corinthians durante jogo contra o San José, na cidade de Oruro. O menor H. A. M., de 17 anos, prestou depoimento por mais de duas horas na Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, na Grande São Paulo, e teria confessado ser o autor do disparo, segundo o advogado Ricardo Amaral, que representa a Gaviões da Fiel. A expectativa é de que isso possa isentar os 12 corintianos presos na Bolívia. O desembargador Siro Darlan, ex-juiz da Vara da Infância e da Juventude no Rio de Janeiro, critica os desdobramentos do caso.

- Foi uma estratégia infeliz colocar a culpa num adolescente que, em tese, não responderá a esse processo pelo fato de estar no Brasil e não na Bolívia, e com o objetivo de tornar impune aqueles verdadeiros autores desse crime bárbaro que é levar um sinalizador mortal para um estádio. O crime em si já é o próprio porte dessa arma. E com as consequências que houve, com a morte de um jovem torcedor boliviano - ressalta Siro Darlan.

Menor chega acompanhado do advogado (Foto: Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)Menor chega acompanhado do advogado a Guarulhos (Foto: Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)

O promotor Gabriel Rodrigues Alves, que ouviu o menor, terá que abrir uma investigação para saber se houve ato infracional ou não de H. A. M.. Siro Darlan destacou ainda a impossibilidade de que o adolescente responda no Brasil por um crime ocorrido no exterior.

- Diante das circunstâncias de o crime ter ocorrido na Bolívia, a autoridade judiciária brasileira nada poderá fazer, porque só tem competência para julgar crimes cometidos em território nacional. Por outro lado, o Brasil não extradita seus cidadãos. Se o crime ocorreu na Bolívia, muito provavelmente o governo brasileiro não vai extraditar esse adolescente para lá.

Siro Darlan ainda chamou a atenção para o fato de que a confissão do adolescente impõe a impressão de que, sendo ele menor de idade, a sanção será branda.

- Do ponto de vista ético e moral, isso é bastante lamentável, porque passa para o público uma impressão de impunidade dos adolescentes. Se esse fato tivesse acontecido no Brasil, certamente esse jovem sofreria uma sanção sócio-educativa, e poderia ficar privado da liberdade pelo prazo de até três anos.

Assista aos vídeos do "SporTV News"



Santista transforma arenas da Copa e estádios tradicionais em obras de arte

Paulo Consentino não é atleta, mas respira futebol. O artista santista tem, no desporto bretão, a inspiração maior de seus trabalhos. É ele, por exemplo, que assina o mural que homenageia o centenário do Santos, pintado nos muros do CT Rei Pelé. A obra foi concluída em setembro, e já em outubro Consentino deu início a outra empreitada, mais uma vez relacionada ao futebol: transformar em arte as 12 arenas da Copa do Mundo do ano que vem e 18 tradicionais estádios do País. Nasceu assim a série "Arenas Brasileiras", que deve ser apresentada ao público já a partir de março, em formato digital (para celular), posters e mini-posters.

Arenas Brasileiras Paulo Consentino (Foto: Divulgação)Arenas da Copa do Mundo viram obras de arte em trabalho de artista santista (Foto: Divulgação)

Antes de iniciar a série, Consentino já possuía, em seu acervo, reproduções de estádios como Vila Belmiro, Pacaembu, Morumbi, Palestra Itália e Maracanã - redesenhados para o novo projeto. A boa receptividade das obras fez com que surgisse a ideia de colocar no papel as arenas do Mundial e palcos famosos do futebol brasileiro, como São Januário (Vasco), Ilha do Retiro (Sport), Laranjeiras (Fluminense), Couto Pereira (Coritiba), Ressacada (Avaí) Moisés Lucarelli (Ponte Preta), Barradão (Vitória) e até a Rua Javari (Juventus).

- Foi uma coisa natural. O projeto com o Santos (mural do centenário) me aproximou muito do mundo do futebol. Acredito que o artista tem de retratar o que ele vive no dia-a-dia, e minha arte reflete isso. Sou um cara que vai a estádio, que já foi a muitos campos do Brasil, e que gosta de futebol. As arenas estão esteticamente muito bonitas, então optei por essa interpretação artística - explica.

Do Mineirão (primeiro a ser concluído) ao Maracanã (último a ser finalizado), as 12 arenas da Copa já estão prontas. Nos traçados, de acordo com o artista, influências do grafismo, da arte urbana e do mundo pop. As cores chamam atenção, dando vida às arquibancadas vazias. Algumas pinturas já foram divulgadas pela rede social Facebook, e o retorno, segundo Consentino, tem sido positivo. O que o deixa otimista para aquela que será sua primeira mostra fora da Baixada - o trabalho também será exposto nas cidades-sede do Mundial.

Pacaembu Paulo Consentino (Foto: Divulgação / Paulo Consentino)Pacaembu é um dos palcos que intregram a obra
do artista (Foto: Divulgação / Paulo Consentino)

- O estádio é algo emblemático no futebol, é um marco daqueles momentos que você passa com seu pai ou seus amigos. A resposta tem sido excelente pelas redes sociais. É meu principal projeto para o ano, e a oportunidade de rodar o Brasil com meus trabalhos. Participei de salões em Recife, exposições em São Paulo, mas é a primeira vez que montarei uma exposição minha, indo além da região - conta.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Movilcom, empresa que atua na produção de conteúdo para celulares e responsável pela distribuição do material, não só na plataforma digital. Segundo o sócio-diretor da companhia, Lupércio Conde Júnior, o objetivo agora é reunir parcerias que viabilizem as exposições.

- Você até tem artistas que desenham alguns cartazes ligados a esporte, mas não há quase ninguém que trabalhe especificamente com o futebol. O Paulo é essa exceção, por isso o contatamos. Registramos um endereço eletrônico, o site para abrigar as obras já está em produção, e estamos em conversações com parceiros, que deem condições para viajarmos pelas cidades-sede com a série das arenas. Já estamos traçando um roteiro - explica.

- O futebol é uma forma de arte, uma expressão artística. Quando se deixa a arte acessível às pessoas, a gente desmistifica a barreira entre ela e o povo. A produção cultural não tem de ser elitizada. Ao contrário. Cada vez mais, no mundo de hoje, a produção artística deve ser dirigida ao grande público. Arte não é algo chato, formal ou careta. Lidando com um tema apaixonante (futebol), é uma receita que tem funcionado - conclui Consentino.

Artista plástico Paulo Consentino, muro do CT Rei Pelé, em Santos (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Artista Paulo Consentino coordenou pinturas no muro do CT Rei Pelé, do Santos (Foto: Lincoln Chaves)