quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Paulistas dominam convocação de Mano Menezes para o superclássico das Américas

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

Na última segunda-feira, depois da goleada por 8 a 0 sobre a China, no estádio Arruda, em Recife, Mano Menezes anunciou a lista dos 21 jogadores que vão disputar o Superclássico das Américas, contra a Argentina, nos dias 19 de setembro e 3 de outubro. Apenas com nomes que atuam no futebol nacional, o comandante da Seleção Brasileira apostou no futebol paulista para montar a equipe.

Ao todo, dez atletas que atuam na capital paulista foram lembrados. Corinthians e São Paulo, com quatro convocados cada, são os clubes com mais jogadores chamados.

Corinthians: quatro convocados



Cássio

Apresentado como reforço do Corinthians em fevereiro deste ano, Cássio assumiu a meta alvinegra após as falhas do até então titular Júlio César e não deixou mais a equipe. Tranquilo e seguro, o goleiro foi um dos destaques da invicta campanha corintiana na Copa Libertadores da América.

Convocado para os dois últimos jogos do Brasil, o goleiro Cássio espera sua primeira chance na Seleção principal nos duelos com a Argentina. Em 2007, ele já havia sido chamado por Dunga para os amistosos contra Chile e Gana.



Fábio Santos

Dono absoluto da lateral-esquerda do Corinthians, Fábio Santos vive o melhor momento da sua carreira. Formado nas categorias de base do São Paulo, o jogador já atuou no Kashima Antlers-JAP, Cruzeiro, Monaco-FRA e Santos, mas só conseguiu superar os problemas físicos e as atuações irregulares no Grêmio. Em 2011, decidiu trocar os dois anos de titular no clube gaúcho para ser reserva de Roberto Carlos no Timão.

Com a saída do pentacampeão para o Anzhi-RUS, o camisa 6 conseguiu se firmar no time alvinegro graças as boas atuações no Paulistão e nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores.



Ralf

Força física, disposição e forte poder de marcação. Esses e alguns outros fatores fazem de Ralf, do Corinthians, o melhor marcador do futebol brasileiro. Em 2011, o camisa 5 foi convocado por Mano Menezes em quatro oportunidades. No entanto, o volante parou de ser chamado na atual temporada, pois o treinador da Seleção disse que precisava de um jogador com características de saída de jogo.

De volta à Seleção para a disputa do Superclássico das Américas, Ralf espera mostrar para Mano que é um volante completo.



Paulinho

Titular absoluto do Corinthians, Paulinho é mais um dos volantes que chegou ao clube como um desconhecido, mas hoje vem sendo um dos grandes diferenciais da equipe comandada por Tite.

Presente no Superclássico das Américas do ano passado, o camisa 8 voltou à Seleção contra a África do Sul, mas se lesionou e não participou do amistoso contra a China. Agora, o volante deverá ser titular nos dois confrontos contra a Argentina.


São Paulo: quatro convocados



Rhodolfo

Assim como já havia acontecido no ano passado, o zagueiro Rhodolfo volta a ser chamado pelo técnico Mano Menezes para o Superclássico das Américas.

No entanto, ao contrário do que aconteceu em 2011, o jogador do São Paulo espera ter a oportunidade de jogar.



Jadson

Depois de pouco mais de um ano, Jadson volta a ser lembrado por Mano Menezes. A última convocação do meia havia sido na Copa América do ano passado, quando ainda defendia o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Na competição continental, ele fez o primeiro gol do empate por 2 a 2 com o Paraguai.

No Tricolor, Jadson levou um tempo para se readaptar ao futebol brasileiro. No entanto, com uma boa sequência de jogos, voltou a se destacar com um bom número de assistências e cinco gols marcados no Brasileirão.



Lucas

Presença constante nas convocações de Mano Menezes, o meia Lucas terá mais duas oportunidades entre os titulares para mostrar para o treinador brasileiro que pode ser titular do Brasil na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.

Autor de um dos gols do Brasil na goleada por 8 a 0 sobre a China, em Recife, o meia foi vendido recentemente para o PSG por € 43 milhões (R$ 108,34 milhões). Contudo, ele permanecerá no São Paulo até o final do ano.



Luis Fabiano

Vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro com 10 gols, Luis Fabiano volta a ser convocado para defender a Seleção Brasileira. O atacante não era chamado para vestir a amarelinha desde a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo contra a Holanda.

O Fabuloso, que já disputou 43 jogos e marcou 28 gols pelo Brasil, sabe que não terá muitas oportunidades e por isso espera aproveitar a oportunidade.


Santos: dois convocados



Arouca

Um dos destaques do Santos nas últimas temporadas, Arouca foi convocado pela primeira vez para vestir a camisa da Seleção nos amistosos contra África do Sul e China. Em ambas as partidas, o volante entrou no segundo tempo.

Agora, a expectativa é que o jogador do Peixe possa atuar mais tempo no Superclássico, já que apenas jogadores que atuam no Brasil puderam ser convocados.



Neymar

Nos dois últimos amistosos da Seleção Brasileira, Neymar viveu momentos totalmente distintos. Muito vaiado na vitória por 1 a 0 sobre a África do Sul, no Morumbi, o craque santista marcou três gols e foi um dos destaques da goleada por 8 a 0 contra a China, no Recife.

Apesar do pedido do técnico Muricy Ramalho para que o atacante fosse poupado do Superclássico, o técnico Mano Menezes incluiu o jogador na lista de convocados.



Corinthians 1 x 1 Ponte Preta: Sheik marca no fim e salva o Timão no Pacaembu

Os dois times levam o mesmo número de pontos, mas saem com sensações diferentes do Pacaembu nesta quarta-feira: aos corintianos, o alívio; aos alvinegros da Macaca, uma pontinha de decepção. Depois de sair na frente com Tiago Alves, a Ponte Preta se segurou, mas não evitou o gol de Emerson Sheik no final e o empate em 1 a 1.

As duas equipes voltam à ação no domingo: o Corinthians encara o Palmeiras às 16h, enquanto a Ponte recebe o Botafogo, em Campinas, às 18h30m.

A partida começou a todo vapor no Pacaembu, com os dois times brigando muito, mas errando no ataque em igual proporção. O primeiro lance mais efetivo foi acontecer aos 11 minutos, quando Edson Bastos saiu bem aos pés de Douglas e lançou Roger, que ganhou da marcação e bateu cruzado, rente à trave de Cássio. Depois disso, o que se viu foi o time da casa forçando o jogo contra seu adversário, mas não conseguindo muito sucesso na tentativa de abrir o placar.

O segundo tempo começou um pouco melhor: Nikão chutou de longe aos 6 e Cássio precisou fazer boa defesa, enquanto o Timão também era mais eficiente na construção de jogadas. Mas o primeiro gol foi para a equipe de Campinas: cruzamento no segundo pau, Nikão ajeitou de cabeça para o meio e Tiago Alves, também pelo alto, desviou para abrir o marcador. Assim, a Ponte se fechou e passou a explorar os contragolpes, forçando uma série de erros dos anfitriões.

O tempo ia passando, e o Corinthians ia se abalando por não chegar ao gol: aos 30, Romarinho recebeu cruzamento e ia girando sobre Sacoman antes de ser derrubado pelo defensor, o juiz deu sequência ao lance e Guilherme chegou batendo para fora. Na base da insistência, porém, a recompensa veio aos paulistanos. Quando o jogo ia entrando nos acréscimos, Paulo André desviou de cabeça para Sheik, que saiu nas costas da defesa e encobriu Edson Bastos para decretar o placar final em 1 a 1.



Novo reforço do Timão, Paolo Guerrero elogia atuação da seleção peruana.

A Argentina não jogou bem e quase sofreu uma derrota, contra o Peru. Alguns jogadores saíram insatiffeitos e outros leogiaram o adversário. O atacante da seleção peruana e do Corinthians, Paolo Guerrero, elogiou a atuação do time e confia na vaga.

"Ver uma Argentina assim, com o melhor jogador do mundo, vindo de uma goleada sobre a Alemanha, grande candidata a vencer o Mundial, pedindo pelo fim do jogo, foi incrível. Estamos vivos. Há muito por jogar. Temos duas partidas importantíssimas, contra Bolívia e Paraguai, e temos que tirar pontos de todas as maneiras", afirmou o atacante.


O Peru ocupa a sétima posição, nas Eliminatórias da Copa de 2014, e tem apenas sete pontos com sete jogos disputados.

As informações são do site globoesporte.com.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Preview: Corinthians x Ponte Preta

Com a mesma pontuação na tabela, Corinthians e Ponte Preta se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30, no Pacaembu, em jogo válido pela 24ª rodada do Brasileirão. As duas equipes somam 31 pontos, mas o Timão está na nona posição, por levar vantagem no saldo de gols.

Sem pensar no dérbi contra o Palmeiras, o técnico Tite confirmou o time com força máxima para a partida contra a Macaca.


"Eu preparo a equipe para o próximo jogo. Ninguém escolhe jogo. Queremos estar em paz com o nosso trabalho. Os clássicos são campeonatos à parte, mas tenho um objetivo grande que é o padrão da equipe. Se está em condições, vai joga"

- Tite


  ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

CORINTHIANS

Cássio
Alessandro, Chicão, P. André, F. Santos
Guilherme, Edenílson, Douglas, Danilo
Romarinho, Emerson

PONTE PRETA

Edson Bastos
T. Alves, Ferrón, J. Paulo
Cicinho, Baraka, R. Júnior, Marcinho, Uendel
Nikão, Roger


O torcedor que for ao Pacaembu nesta quarta verá um time diferente do que venceu o Grêmio. Cássio, que estava com a Seleção Brasileira, retorna ao gol. Recuperado de uma lesão na coxa, Emerson também está confirmado ao lado de Romarinho no ataque. Ralf, suspenso, e Paulinho, machucado, são os desfalques.

Já a Ponte Preta, invicta há cinco jogos (três vitórias e dois empates) também tem novidades. Edson Bastos e Cicinho, que cumpriram suspensão na última rodada, retornam ao time. Por outro lado, o atacante Giancarlo, com um incômodo muscular, será substituído pelo ex-titular Roger.

  COBERTURA EM TEMPO REAL

Aqui em Goal.com, você acompanha todos os detalhes do confronto válido pela 24º rodada do Campeonato Brasileiro. Fique ligado a partir das 19h30 para acompanhar nossa cobertura em tempo real!



Anderson Polga é inscrito e pode estrear pelo Timão contra o Palmeiras

A estreia de Anderson Polga no Corinthians pode acontecer mais cedo do que o esperado. O zagueiro teve a inscrição na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmada. Com isso, o ex-jogador do Sporting pode até enfrentar o Palmeiras, no próximo domingo.

A notícia é muito boa para o treinador da equipe, pois Tite começou a rodar o plantel do Timão e começou a dar descanso para os jogadores titulares. Chicão e Paulo André são os dois principais zagueiros da equipe, que ainda conta com Antonio Carlos, Felipe e Wallace.


O jogador não poderá jogar amanhã (quarta-feira), contra a Ponte Preta, pois ele não foi chamado para o jogo pelo treinador Tite. Apenas nos próximos treinamentos pederá ter a certeza se ele joga ou não.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Flu lidera índice de acertos em finalizações: um gol a cada 6,6

Eficiência. Essa é a palavra certa para definir o líder do Campeonato Brasileiro, Fluminense, que contabiliza 53 pontos em 24 rodadas. Além de possuir o melhor ataque da competição, o Tricolor impressiona pelo índice de acerto de suas finalizações. Em todo o torneio, são 265, sendo 40 gols marcados. Ou seja, a cada 6,6 finalizações, a equipe balança a rede uma vez. O segundo colocado no quesito é o Botafogo, que finalizou 271 vezes e marcou 38, alcançando média de 7,1. O time ainda joga nesta quinta-feira, contra o Inter.

As duas últimas partidas do time de Abel Braga evidenciam bem o fato. Contra a Portuguesa, nessa quarta-feira, no Canindé, o Flu venceu por 2 a 0, mas foi superado no número de finalizações: 12 contra 25. Já contra o Internacional, no Beira-Rio, no domingo, o jogo terminou 1 a 0 para o Flu. O Colorado foi superior nas conclusões: 15 a 8.

Para o apresentador do "Redação SporTV", André Rizek, o Tricolor possui as ferramentas necessárias para fazer uma campanha acima da média, como atletas de qualidade e peças de reposição, mas o crédito deve ser dado, principalmente, ao treinador Abel Braga, que tem demonstrado inteligência no comando técnico da equipe.

O Fluminense é um time muito bem treinado.  É uma fórmula que não tem como dar errado"

André Rizek, apresentador do 'Redação SporTV'

- O Fluminense é um time muito bem treinado. O Abel é o campeão do segundo turno do ano passado, é campeão carioca, teve a melhor campanha da Libertadores no mata-mata e está fazendo essa campanha. Tem boas opções de meias, além de uma dupla de ataque fantástica com Fred e Wellington Nem. É uma fórmula que não tem como dar errado - afirmou.

André Rizek comentou também a colocação do Botafogo na lista, atrás apenas do Fluminense. Para ele, é uma surpresa, já que o time perdeu sua dupla de ataque, Loco Abreu e Herrera, e apostou na contratação de Rafael Marques, que ainda não engrenou. A opção de Oswaldo de Oliveira de improvisar o meia Elkeson na frente deu certo: o jogador balançou as redes oito vezes.

- O Botafogo é o time "derruba-comentaristas". Todo mundo apostava que o desempenho ofensivo seria ruim, porque só tem meia na equipe. O Rafael Marques, que chegou, não vingou. Entretanto, o Elkeson está se virando lá na frente como pode - disse.
 

Nas três últimas partidas, o Botafogo também finalizou menos que seus rivais. Na vitória sobre o Náutico por 3 a 1, no Engenhão, tentou 12 vezes contra 17 do Timbu. Diante do Cruzeiro, fora de casa, em que venceu pelo mesmo placar, teve seis finalizações contra 11 dos mineiros. Contra o Coxa, nos 2 a 0, em casa, tentou oito vezes. Os paranaenses tentaram 11.

Atrás de Fluminense e Botafogo, estão o Coritiba, com 279 finalizações e 37 gols (média de 7,5), e o Atlético-MG, com 302 tentativas e 39 gols (média de 7,7). O Vasco fecha os cinco primeiros, tendo finalizado 250 vezes, marcado 31, e com índice de acerto de 8,0.

Confira abaixo o número de finalizações, gols e a média das equipes:

Time Finalizações Gols Média
Fluminense 265 40 6,6
Botafogo* 271 38 7,1
Coritiba 279 37      7,5
Atlético-MG* 302 39 7,7
Vasco 250 31 8,0
São Paulo 285 34 8,3
Grêmio* 299 34 8,7
Cruzeiro 278 31 8,9
Santos 259 28 9,2
Ponte Preta 305 30 10,1
Bahia 266 26 10,2
Náutico* 304 29 10,4
Corinthians 273 26 10,5
Figueirense 292 27 10,8
Flamengo* 251 23 10,9
Internacional* 308 27 11,4
Atlético-GO 284 24 11,8
Palmeiras 286 22 13,0
Portuguesa 324 24 13,5
Sport 277 20 13,8
* times com um jogo a menos


Conversas avançam, e Danilo fica mais perto de renovar com o Timão

danilo corinthians treino (Foto: Luis Moura / Agência Estado)Danilo: próximo da renovação com o Corinthians
(Foto: Luis Moura / Agência Estado)

O Corinthians deve anunciar na próxima semana a renovação de contrato do meia Danilo. O jogador intensificou a negociação com o Timão nos últimos dias e se animou com o que ouviu da direção. Os detalhes do novo acordo, porém, ainda estão sendo mantidos em sigilo pelas partes.

– Está perto (de um acordo). A ideia é continuar. Não posso falar nada ainda, mas daqui a pouco deve sair alguma coisa – afirmou o meio-campista.

Na companhia do agente Gilmar Rinaldi, Danilo se reuniu com os dirigentes corintianos na última terça-feira, no CT Joaquim Grava, para tratar do assunto. Em boa fase, o jogador vem sendo assediado por clubes do exterior, sobretudo do Oriente Médio, mas dá preferência para o Timão.

Uma das questões a serem acertadas no encontro da próxima semana é o tempo de contrato. O Corinthians não gostaria de renovar por mais de uma temporada, já que o jogador tem 33 anos. No entanto, como Danilo foi sondado por outras equipes, a direção pode aumentar o prazo.

Após a Libertadores, Liedson viveu problema semelhante. O Levezinho queria seguir por, no mínimo, mais 12 meses, mas recebeu uma proposta que previa redução salarial, além de um novo vínculo apenas até 31 de dezembro. Sem acordo, ele foi liberado e acertou com o Flamengo.

Danilo chegou ao Corinthians em 2010, mas só se firmou no Campeonato Brasileiro do ano passado, quando foi decisivo para a conquista do título. Na atual temporada, ele se destacou na vitoriosa campanha na Libertadores. Em 145 partidas pelo Timão, marcou 18 gols.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Tite, sobre julgamento no STJD: 'Vamos acatar qualquer decisão'

O técnico Tite evitou polemizar sobre o julgamento em que ele e o atacante Emerson terão, nesta sexta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. Treinador e jogador foram expulsos na vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Pacaembu, no último dia 2, pelo Campeonato Brasileiro.

Sheik foi punido com cartão amarelo no primeiro tempo por reclamar de uma falta. Na etapa final, tentou dominar uma bola com o braço no campo de ataque e recebeu o vermelho. Revoltado, o jogador xingou o árbitro de "safado, ladrão e filho da p...". Ele ainda chutou para dentro de campo uma bola que estava posicionada ao lado do gol de Victor, do Galo. Já Tite foi tirado do banco de reservas por reclamar acintosamente, sobretudo de um pênalti não marcado no herói do título da Libertadores.

– Cobrei do Emerson para não simular. Foi pênalti. Com medo de tomar cartão, ele levantou rápido. Depois, teve a sequência (mão na bola). Aí ele errou. Mas não quero pautar julgamento. Que eles tenham discernimento para avaliar as situações legais. Nós vamos acatar qualquer decisão – afirmou Tite, após o empate com a Ponte Preta, nesta quarta-feira (veja os melhores momentos do jogo no vídeo acima).

O caso que mais preocupa é o de Sheik. Ele foi incluso em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: 250 (ato desleal ou hostil, com pena de um a três jogos), 258 (assumir conduta contrária à ética ou disciplina desportiva, até seis jogos de suspensão) e 243-F (ofender alguém em sua honra, seis partidas de gancho, mais multa de até R$ 100 mil). Tite responderá pelo 258.

Nosso time é o 16º que mais comete falta. Tem 15 times que fazem mais faltas que nós. Somos o segundo que mais sofre falta"

Tite

O treinador, aliás, vem cobrando bastante da arbitragem desde o clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, em que sofreu um gol com três jogadores do Peixe em impedimento. Durante a entrevista coletiva após o empate diante da Ponte Preta, no Pacaembu, ele apareceu na sala de imprensa com uma lista para citar detalhes do comportamento corintiano no torneio.

– Não queremos regalias. Nosso time é o 16º que mais comete falta. Tem 15 times que fazem mais faltas que nós. Somos o segundo que mais sofre falta. Então, parem. O Edilson (do Grêmio) fez nove faltas e não tomou amarelo – citou o treinador lembrando a partida do último sábado.

Tite acredita que os árbitros precisam adotar critérios semelhantes para apitar. Segundo ele, as diferentes maneiras de interpretar situações ocorridas dentro de campo confundem os atletas.

– Às vezes, o jogador sente dificuldade. O carrinho europeu, aquele que você dá espaço para puxar a bola, uns dão falta, mas outros, não. Vamos padronizar a arbitragem.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians

Tite, Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Tite diz que não vai entrar em polêmica com o STJD (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)



Confira os resultados de quarta das Séries A e D e de um estadual

13/09/2012 00h24 - Atualizado em 13/09/2012 00h27

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Alessandro está fora, mas Timão terá retornos contra o Palmeiras

O Corinthians jogará modificado contra o arquirrival Palmeiras, no clássico de domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O lateral-direito Alessandro recebeu o terceiro cartão amarelo diante da Ponte Preta e cumprirá suspensão. Em compensação, o técnico Tite ganhou reforços.

Para a vaga na defesa, o mais provável é o treinador escalar Guilherme Andrade, reserva imediato da função. A outra possibilidade é Weldinho, que perdeu espaço por seguidos problemas físicos. Uma terceira possibilidade seria improvisar o volante Edenílson. O jogador, aliás, chegou a barrar Alessandro durante a Libertadores, mas também sofreu com lesões.

Emerson corre sério risco de não atuar. Ele será julgado na sexta-feira pelo STJD em virtude da expulsão e das ofensas ao árbitro Péricles Bassols, durante a partida contra o Atlético-MG, em São Paulo. Sheik foi incluso em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportivo e pode pegar até 21 partidas de gancho.

Tite, porém, ganhou alternativas para montar a equipe. O volante Ralf e o atacante Martinez cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo. No entanto, apenas o primeiro tem retorno garantido. Ainda na marcação, Paulinho está praticamente recuperado de dores na coxa direita e deve atuar.

O meia Ramírez e o centroavante Guerrero estavam servindo a seleção peruana nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 e ficam à disposição. O segundo é cotado para iniciar o clássico, principalmente se Emerson não puder ser utilizado por causa da provável suspensão.

Alessandro Danilo Marcinho Corinthians Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Alessandro e Danilo pressionam Marcinho, que tenta lance de efeito (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)