sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Contra o Palmeiras, meia Douglas continua fora de lista de relacionados

Douglas é orientado pelo técnico Tite em treino do Corinthians (Foto: Agência Corinthians)O técnico Tite e o meia Douglas em treino do
Corinthians (Foto: Agência Corinthians)

O meia Douglas não será relacionado para o clássico deste domingo contra o Palmeiras, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu. Ainda em processo de recuperação física, ele vai ficar fora do segundo jogo seguido pelo Corinthians – também não foi relacionado para o empate por 2 a 2 com o São Caetano, sábado passado. A lista completa será divulgada após o treino deste sábado, no CT Joaquim Grava.

– Ainda não terei o Douglas, porque ele precisa de retomada de força. Não é questão de peso, ele se cuidou nas férias, foi para a Disney com a família, voltou fininho. Mesmo assim, precisa de força para melhorar e retomar seu padrão normal do fim do ano passado – explicou o técnico Tite.

Sem Douglas, o comandante deve ter outras três opções ofensivas no banco de reservas: o meia Renato Augusto e os atacantes Romarinho e Alexandre Pato. Enquanto Romarinho já tem experiência em clássicos contra o Palmeiras, os outros dois vivem a expectativa pela estreia no Dérbi paulistano. Tite avisou que conta com o trio para a possibilidade de uma mudança de ritmo de jogo no segundo tempo.

– Claro que o Pato é uma peça importante. Tenho três peças ofensivas de muita qualidade, com Pato, Romarinho e Renato Augusto. A direção poderia sentar nos louros do título e não contratar ninguém. Mas ela passa a ideia de que qualificar é sempre importante. Tomara que eu busque soluções, mas não tenha necessidade. São três jogadores que podem decidir a partida nos 20, 30 minutos finais. Precisam estar preparados – avisou Tite.

Pato e Romarinho, especialmente, têm boas histórias contra o maior rival do Timão. O primeiro fez sua estreia como profissional diante do Palmeiras, em 2006, e teve grande atuação na vitória do Internacional por 4 a 1, dentro do Palestra Itália. Já o segundo estreou pelo Corinthians diante do adversário, em junho do ano passado, e logo de cara fez os dois gols da vitória por 2 a 1 – marcaria mais um em outro clássico, meses depois.



Coelho chega ao Guará, mas faz juras ao Timão: 'Único emblema que beijei'

Lateral-direito Coelho foi apresentado como novo reforço do Guaratinguetá (Foto: Fábio Rubinato/ AGF)Lateral-direito Coelho foi apresentado como reforço
do Guaratinguetá (Foto: Fábio Rubinato/ AGF)

O lateral-direito Coelho, 29 anos, foi apresentado como novo reforço do Guaratinguetá, na tarde desta sexta-feira, para a disputa do Campeonato Paulista da Série A2 e do Campeonato Brasileiro da Série B.

Na coletiva de imprensa, o jogador elogiou a estrutura do Guará e aproveitou para alfinetar seu antigo clube, o Bahia. Segundo Coelho, o clube vinha atrasando salários e o pagamento de outros benefícios. O lateral ficou no clube baiano por um ano e sua passagem foi marcada por lesões e poucos jogos, apenas 11 em 2012.

- Conversei com amigos e me disseram que, no Guará, é sempre em dia o salário. O Bahia era o contrário. Eu e outros atletas ficamos sem receber (o salário de) dezembro, 13º, férias e Fundo de Garantia. Ligo para cobrar e ninguém me atende. Isso é complicado. A estabilidade é importante - diz o jogador.

A expectativa de Coelho é voltar a jogar dentro de 15 dias. Ele estava treinando e quer apenas se adaptar ao estilo de jogo antes de entrar no clube. Conhecido pela precisão na bola parada, o lateral-direito avisa que o pé ainda está calibrado.

- Se eu não estivesse 100%, não estaria em clube nenhum. Sou profissional e não queria jogar em time nenhum enquanto não me sentisse bem. Infelizmente, problemas de lesão acontecem. Uma delas é mais grave, no joelho, tive de tirar a cartilagem do joelho, mas estou bem e pronto para jogar futebol.

Lateral-direito Coelho Israel Vieira presidente (Foto: Fábio Rubinato/ AGF)Lateral-direito Coelho com o presidente do Guará, Israel Vieira (Foto: Fábio Rubinato/ AGF)

Ao ser questionado se pretendia voltar a defender Corinthians ou Atlético-MG, Coelho disse que poderia continuar no Guará em 2014 e ainda é cedo para pensar no futuro, mas o lateral não escondeu o amor ao Timão, clube que o revelou em 2003, quando lhe pediram que beijasse o emblema do Tricolor do Vale.

- Só beijei um emblema na minha vida. É respeito. O clube que me deu tudo que tenho. Acho que nem preciso dizer o nome, né? - brincou o jogador.

coelho corinthians 2005 (Foto: Diário de São Paulo)Coelho abraça Carlito Tevez; campeão com o Corinthians em 2005 (Foto: Diário de São Paulo)

Pelo Corinthians, Coelho foi campeão paulista em 2003 e brasileiro em 2005. Deixou o alvinegro em 2006, quando foi para o Atlético-MG e venceu o Campeonato Mineiro em 2007. Pelo Galo, marcou 10 gols em 55 partidas. Foi para o Bologna e voltou para o Atlético em 2010, onde faturou novamente o Mineiro. Após uma passagem apagada pelo Karabukspor, da Turquia, chegou ao Bahia, onde teve muitos problemas com lesão e não teve o contrato renovado.



Tite relembra vitória após 'episódio Tolima' para afastar favoritismo

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite não vê Timão em vantagem no clássico de
domingo (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Protagonistas do clássico no próximo domingo, às16h, no estádio do Pacaembu, Corinthians e Palmeiras vivem momentos completamente opostos. Enquanto o Timão vem embalado pelo título mundial conquistado em dezembro, o arquirrival vive momento de transição e tenta se reerguer após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O “abismo” entre as duas equipes não é o suficiente para o técnico Tite colocar sua equipe acima do adversário: para ele, a tradição do Dérbi pesa e acaba com qualquer favoritismo.

A última derrota do Corinthians para o Palmeiras foi em 2011, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro: 2 a 1 para os alviverdes, em Presidente Prudente. Nos últimos quatro confrontos, três vitórias do Timão e um empate. No ano passado, o retrospecto contra o arquirrival foi de 100% de aproveitamento – dois triunfos por 2 a 1, e um por 2 a 0. Mas Tite insiste: estatísticas não entram em campo e fazem diferença apenas no papel.

- É um grande clássico, independentemente de momento, posição na tabela e se um time é campeão do mundo ou não. Corinthians e Palmeiras sempre formarão um marco muito forte. Esse negócio de ser favorito é somente no retrospecto. Na hora do jogo não conta nada - afirmou, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava.

O técnico corintiano citou um dos seus piores momentos vividos no clube para exemplificar como a situação vivida por cada equipe não influencia no clássico. Quatro dias após a eliminação para o Deportes Tolima, da Colômbia, pela Libertadores de 2011, o Corinthians, como visitante, encarou o Palmeiras no estádio do Pacaembu – entre piadas e sarcasmo dos rivais, o Timão levou a melhor: 1 a 0, gol de Alessandro, aos 37 minutos do segundo tempo.

Marcado por polêmicas, como a comemoração do lateral e atual capitão alvinegro diante da torcida palmeirense, o jogo marcou o início do reerguimento do Corinthians. O próprio Tite citou a partida como fundamental para tudo o que aconteceria depois no clube, especialmente os três títulos conquistados: Brasileirão de 2011, Libertadores e Mundial de Clubes de 2012.

– Eu venci o Palmeiras saindo de uma eliminação para o Tolima. Se eu perdesse aquele clássico, talvez nem estivesse aqui. O pepino para o Andrés (Sanches, presidente corintiano na ocasião) me segurar seria duplicado, triplicado, quadruplicado - completou.

Na tabela do Campeonato Paulista, a situação de Corinthians e Palmeiras é semelhante: ocupando a sexta e a quinta colocação, respectivamente, ambos acumulam 12 pontos, com três vitórias, três empates e uma derrota na competição. Enquanto os alviverdes já fizeram sua estreia na Taça Libertadores da América, vencendo o Sporting Cristal, do Peru, por 2 a 1, o Timão joga sua primeira partida pelo torneio continental na quarta seguinte ao clássico, contra o San José, da Bolívia, fora de casa.



Tite define lista para a Libertadores, mas só a divulga após clássico

Zizao no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Zizao é a grande dúvida para lista da Libertadores
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

A lista de inscritos do Corinthians para a Taça Libertadores está praticamente definida pelo técnico Tite, mas ele só vai divulgar o elenco para a competição internacional após o clássico com o Palmeiras, neste domingo, no Pacaembu. Com o aumento do número de inscritos de 25 para 30 jogadores, a relação não deve apresentar grandes surpresas. A maior expectativa é sobre a presença ou não do chinês Zizao.

Tite quase não foi questionado sobre a lista, ao contrário do que ocorreu no Mundial de Clubes do ano passado, quando havia 25 vagas e algumas dúvidas na hora da formação do elenco. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o técnico externou sua tranquilidade.

– Vou divulgar depois do jogo do Palmeiras. O clássico pode me dar algumas indicações, alguém pode se machucar. Mas espero que não aconteça nada – disse o técnico.

– O que mudou para mim é que agora posso inscrever 30, então vai quase o elenco todo (risos). São 22, mais um goleiro... Ainda sobram sete para a linha – completou.

O primeiro jogo do Timão na Libertadores é na próxima quarta-feira, contra o San José, da Bolívia. O duelo será realizado em Oruro, a mais de 3.700m acima do nível do mar. Por isso, a delegação só vai para a cidade horas antes da partida. Até lá, o Corinthians se concentra em Cochabamba, onde faz um treino na terça-feira.

Uma possível lista com 30 nomes teria os seguintes jogadores:

GOLEIROS: Cássio, Danilo Fernandes e Julio Cesar
LATERAIS: Alessandro, Fábio Santos, Guilherme Andrade e Igor
ZAGUEIROS: Chicão, Felipe, Gil, Paulo André e André Vinícius
VOLANTES: Ralf, Paulinho, Willian Arão, Edenílson, Iago e Guilherme
MEIAS: Danilo, Douglas, Renato Augusto, Giovanni e Nenê Bonilha
ATACANTES: Emerson, Alexandre Pato, Paolo Guerrero, Jorge Henrique, Romarinho, Léo e Zizao



Reserva no clássico, Pato treina faltas e mostra bom aproveitamento

Pato no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Pato fez 'hora extra' para treinar faltas no Timão
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O atacante Alexandre Pato foi um dos últimos a deixar o treino do Corinthians na chuvosa tarde desta sexta-feira, no CT Joaquim Grava. Às vésperas do clássico de domingo contra o Palmeiras, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu, Pato treinou cobranças de faltas sob a supervisão do técnico Tite. Ele teve um bom início, fez alguns belos gols, mas caiu de produção quando mudou o local das batidas.

No começo, Alexandre Pato posicionou a bola próxima ao bico esquerdo da grande área – local considerado ideal para um destro. Em dez cobranças, foram quatro gols e uma bola na trave. Depois, na parte mais central da grande área, próximo à meia-lua, o atacante só acertou uma bola na trave e fez um gol. Após treinar cobranças de pênaltis, Alexandre Pato deixou o campo.

Além de Pato, outros quatro jogadores cobraram faltas após o treino: Paulinho, Douglas, Jorge Henrique e Fábio Santos. O lateral-esquerdo foi quem teve melhor aproveitamento no fundamento. Canhoto, Fábio preferiu fazer suas batidas em local mais próximo ao bico direito da grande área.

Antes das atividades específicas, o elenco todo participou de um rachão, sempre descontraído. O zagueiro Gil repassou o troféu do “pereba” do recreativo ao atacante Leandro, recém-promovido das categorias de base. A brincadeira consiste em “premiar” com uma pequena taça o pior jogador em campo no dia.

Pato, que já foi alvo dessa brincadeira há duas semanas, será reserva no clássico deste domingo, mas espera ser utilizado contra um adversário que lhe dá sorte. Sua estreia como profissional foi contra o Palmeiras, em novembro de 2006, quando tinha apenas 17 anos e era uma jovem promessa do Internacional. Na ocasião, fez um gol, além de belas jogadas que garantiram sua presença no Mundial de Clubes daquele ano – o Colorado acabaria campeão em cima do Barcelona.



Paulo C. Oliveira apita Flu x Grêmio. Equatoriano comanda jogo do Timão

A Conmebol divulgou a escala de árbitros para os jogos da segunda semana da fase de grupos da Taça Libertadores. E o árbitro Paulo Cesar de Oliveira vai comandan o segundo clássico brasileiro da competição, entre Fluminense e Grêmio, e será auxiliado por Marcio Santiago e Fabrício Vilarinho. As duas equipes se enfrentam na quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Engenhão, pela segunda rodada do Grupo 8.

Já o juiz da estreia do Corinthians, atual campeão do torneio, será o equatoriano Carlos Vera, que será auxiliado pelos seus compatriotas Crhistian Lescano e Byron Romero. O Timão vai à Bolívia também na quarta-feira, às 22h (de Brasília), enfrentar o San José, no estádio Jesús Bermúdez.



Tite comenta sobre clássico entre Corinthians e Palmeiras

15/02/2013 19:40:00

As duas equipes se enfrentam no Pacaembu

Antes da partida entre Palmeiras e Corinthians, que acontece neste domingo, o treinador Tite deu coletiva falando sobre a preparação para o jogo e elogiou o principal rival do alvinegro. Ele também falou sobre o favoritismo do Timão.

"Se pegarmos retrospecto, tem a equipe mais armada, sim. Tem a equipe que está se reformulando que é o Palmeiras, sim. Mas isso não credencia. Já peguei o Corinthians, treinando o Palmeiras, fazendo campanha extraordinária, e vencemos. Dentro do campo é outra história", afirmou Tite.

Sobrou elogiou para o Palmeiras, que venceu na estreia da Libertadores. "O Palmeiras foi muito competitivo, teve muita alma. Isso é praxe. Tem de ser assim."

A preparação do Corinthians e o plano tático já foi definido, mas Tite se recusou a divulgar qualquer coisa. Quando ele questionado sobre a avaliação que fez do Palmeiras, disse apenas que está pronta, mas que não iria falar nada.



Renan chega à 'vitrine' Guarani para recuperar espaço no futebol brasileiro

Renan é apresentado como reforço do Guarani (Foto: Murilo Borges)Renan recebe camisa 1 na apresentação, mas diz
que não tem vaga garantida (Foto: Murilo Borges)

Ele despontou como um furacão. Do Avaí, foi chamado à Seleção Brasileira por Mano Menezes. Logo, transferiu-se para o Corinthians. A partir daí, tudo mudou. Depois de algumas falhas, foi emprestado a Vitória e Estoril, de Portugal, onde pouco jogou. Com uma trajetória tão oscilante em três anos de carreira, Renan chega ao Guarani para recuperar o espaço perdido.

Apontado como uma das principais revelações entre os jovens goleiros do futebol brasileiro, o garoto de 23 anos foi apresentado nesta sexta-feira pelo novo clube. Recebeu elogios do presidente Álvaro Negrão ("Jogador de nível de Seleção", disse o cartola) e espera retribuí-los com boas atuações. Não só para colaborar com o Guarani, como também para se ajudar.

- É uma grande vitrine, um dos maiores clubes do Brasil e tenho que aproveitar a chance da melhor maneira possível. Não tive muita oportunidade de jogar na Europa, porque o goleiro titular do Estoril vinha de uma sequência boa. Quando surgiu o Guarani, não pensei duas vezes em aceitar, pelo tamanho e a tradição do clube - afirmou o goleiro, que chega com contrato até o fim do Campeonato Paulista.

Há dois dias no Brinco de Ouro, Renan sabe da pressão que terá no novo clube. Isso porque os outros goleiros que foram titulares neste ano conviveram com críticas e falhas. Emerson pediu a rescisão de contrato após a falha no dérbi com a Ponte Preta, enquanto Juliano não mostrou regularidade desde que assumiu a camisa 1. O ex-corintiano espera acabar com o estigma.

- Sei da pressão de jogar aqui. O elenco que temos tem tudo para sair vitorioso e conseguir os objetivos. O Guarani não pode ficar onde ele está. Vim para somar. Sei da qualidade de todos os goleiros e tenho certeza que eu, o Juliano e o Léo vamos fazer um grande trabalho. Vim para tirar o Guarani dessa situação - disse Renan.

Álvaro Negrão apresenta o goleiro Renan, novo reforço do Guarani (Foto: Murilo Borges)Álvaro Negrão apresenta o goleiro Renan, novo reforço do Guarani para o Paulistão (Foto: Murilo Borges)

Sei da pressão de jogar aqui. O Guarani não pode ficar onde ele está. Vim para somar e tirar o clube dessa situação"

Renan

Vigésimo reforço do Bugre na temporada 2013, o goleiro ainda não está regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o que deve acontecer na semana que vem. Renan pediu cinco dias de treino para se colocar à disposição de Branco e estrear pelo time de Campinas.

- Quando fui para a Europa, me adaptei muito rápido. Tudo bem que saí daqui com calor e cheguei lá também com calor, mas depois passei pelo tempo de frio sem problema. Acredito que em no máximo cinco dias de treinos eu esteja pronto se ele (Branco) precisar de mim. Que eu possa conquistar todos os objetivos aqui. O resto acontecerá naturalmente.

Além de Renan, o Guarani prepara também os documentos do atacante Fernando Gaúcho. O jogador de 33 anos, que estava no Alecrim-RN, foi ao Brinco nesta sexta para realizar exames e assinar compromisso até o fim do Paulista - com chance de renovar até a Série C do Brasileiro. Gaúcho volta ao Bugre depois de quatro anos. Na primeira passagem, foi artilheiro do time na Série C (17 gols), mas naufragou na campanha do rebaixamento do Paulista, em 2009.



Renato Augusto sonha decidir clássico: 'Jogos assim fazem ídolos'

Renato Augusto no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Renato Augusto no treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O meia Renato Augusto vai iniciar o clássico contra o Palmeiras no banco de reservas, mas não esconde a expectativa por uma possível estreia em um Dérbi. Acostumado a clássicos regionais quando atuava pelo Flamengo, Renato espera ser decisivo no duelo contra o maior rival – mesmo que entre por pouco tempo. Contratado para concorrer a uma vaga no meio-campo, ele ainda está se readaptando ao futebol brasileiro.

– A ansiedade de participar nesse momento é sempre grande. São jogos como esse que fazem ídolos, marcam os torcedores. Seria muito bom entrar e ter uma atuação decisiva. Pode ser meu primeiro clássico pelo Corinthians, e tomara que ele seja inesquecível pelo lado positivo – disse o meia.

Nos tempos de Flamengo, entre 2005 e 2008, Renato Augusto jogou muitos clássicos contra Vasco, Fluminense e Botafogo. Os mais marcantes para ele foram diante do time cruz-maltino – ele ajudou o Fla a conquistar a Copa do Brasil de 2006 em cima do rival. Na comparação com a rivalidade paulista, o meia viu traços parecidos com Corinthians x Palmeiras.

– Vejo os dois clássicos muito parecidos, já que Flamengo e Vasco também têm uma rivalidade muito grande. Existe a preocupação com as torcidas, como sempre tínhamos no Rio de Janeiro, mas espero que todos possam ir ao estádio apenas para torcer e que tudo transcorra na paz – desejou Renato Augusto.

Nesta quinta-feira, o meia treinou entre os reservas em um coletivo comandado pelo técnico Tite. Ele será um dos "reservas de luxo" no banco e terá a companhia de nomes como Alexandre Pato, Douglas e Romarinho.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Para internautas, ataque do Grêmio é superior 'apenas' ao do Corinthians

Em enquete do , o novo ataque do Grêmio, formado por Vargas e Barcos, entrou por pouco entre as 20 melhores do mundo. Na opinião dos internautas, apenas a dupla do Corinthians (com Guerrero e Emerson) não está acima do Tricolor gaúcho.

A equipe do programa escolheu 20 grandes ataques do futebol mundial e perguntou: qual seria a pior? O ataque do Timão foi o mais votado, com 24,57% dos votos. Barcos e Vargas ficaram na segunda posição, com 18,56% da preferência dos internautas.

Clique aqui e veja o resultado final da enquete

As duplas brasileiras foram as mais votadas pelos internautas. Em terceiro lugar, ficou o ataque do Santos, com Neymar e Miralles. Logo abaixo, ficou o Fluminense, de Fred e Wellington Nem. Entre as estrangeiras, o resultado foi surpreendente: o ataque do Barcelona, com Messi e David Villa foi o mais votado, com 4,05%.

Barcos comemora como Pirata gol contra o Huachipato pela Libertadores (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Barcos comemora seu primeiro gol com a camisa do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

A primeira partida dos dois jogadores juntos foi nesta quinta, na derrota para o Huachipato em Porto Alegre, na estreia da fase de grupos da Libertadores. De pênalti, Barcos fez o gol do Tricolor, que volta a campo no próximo domingo, para enfrentar o Veranópolis, lanterna do Grupo B.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Rádio de Abel, vetado em Caracas, corre risco também no Brasil

Uma cena chamou atenção no segundo tempo da vitória do Fluminense sobre o Caracas por 1 a 0. O árbitro José Buitrago pediu para que Abel Braga parasse de utilizar o rádio com o qual se comunicava com o auxiliar Leomir, que acompanhava a partida em uma cabine. A determinação pegou de surpresa o técnico, que se virou para o banco de reservas sem entender o que acontecia. No entanto, trata-se de uma regra da Fifa, aplicada com rigor apenas em torneios organizados pela entidade. A Conmebol começa a adotar o procedimento, e a CBF pode ir pelo mesmo caminho ainda nesta temporada. No Carioca, o rádio de Abel é liberado (veja nas fotos abaixo).

O coordenador administrativo do Fluminense, Marcelo Penha, disse que conversou após o jogo com o colombiano, que explicou que a confederação sul-americana tenta se adequar às regras da entidade máxima. No entanto, o pedido incomodou Abel Braga.

- Pela primeira vez na minha carreira fui privado de conversar com meu auxiliar pelo rádio. Essa é minha quinta Libertadores. Não entendi também por que foram tirá-lo só no segundo tempo. Foi uma medida da Conmebol? Se sim, tudo bem. Mas e o problema do campo? O que a Conmebol vai fazer a respeito? - indagou Abel, referindo-se ao estado do gramado do Estádio Olímpico.

galeria mosaico Abel Braga rádio jogo Fluminense (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Abel Braga é adepto do rádio e o utiliza em todos os jogos do Fluminense no Campeonato Carioca

Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem do SporTV, explica que a Fifa adotou a regra (que diz "É proibido o uso de sistema eletrônico de comunicação entre jogadores e/ou comissão técnica") para evitar que o técnico, em caso de expulsão, continue comandando o time ao se comunicar com o auxiliar; e que o auxiliar acompanhe uma partida pela TV e avise o treinador sobre um lance duvidoso.

- Na Fifa isso já é cobrado. Aqui ainda é novidade - afirmou.

O que diz a regra:

"É proibido o uso de sistema eletrônico de comunicação entre jogadores e/ou comissão técnica"

O presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Aristeu Tavares, disse que na próxima semana haverá uma reunião, incluindo árbitros Fifa e aspirantes, para começar a estabelecer as normas que serão seguidas durante a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, entre elas a comunicação eletrônica na área técnica. Ele argumentou que, como assumiu a comissão no decorrer do último Brasileiro, não teve como mudar o que estava em andamento.

- Vamos nos reunir e definir. Tudo será resolvido e acordado antes da Copa do Brasil e servirá para todas as competições nacionais. Quando assumimos, não foram feitas grandes mudanças pois isso daria uma confusão tremenda. Agora é o início efetivo de uma nova etapa, e esse processo será discutido - afirmou.

O dirigente afirmou que, se a regra for adotada pela CBF, será repassada às federações. Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação do Rio, acha que a norma da Fifa é clara apenas em relação à comunicação do treinador com os jogadores em campo, e não com o auxiliar.

- Ainda não sei se isso vai mudar neste ou no próximo ano. A regra da Fifa não é clara, e a CBF não nos passou nada. Se houver uma orientação, vamos cumpri-la, como sempre. Mas, pelo que vejo nos torneios da Fifa, esta decisão é cumprida - disse.



Timão se prepara para maratona com viagens e clássicos em 18 dias

 O Corinthians teve tempo suficiente para se preparar para a dura sequência que envolve o Campeonato Paulista e a Taça Libertadores. Após alguns jogos com time reserva e outros com titulares para dar ritmo aos principais jogadores, o técnico Tite inicia neste domingo o primeiro teste real do campeão do mundo em 2013. Nos próximos 18 dias, o Timão terá seis jogos, e pelo menos cinco têm caráter mais decisivo: dois clássicos, e três jogos da Libertadores – dois deles com viagens longas incluídas.

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite conversa com jogadores em treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Nesse período, a sequência não será nada fácil, mas terá grande utilidade para Tite ver sua equipe diante de adversários mais duros. Em casa, o Corinthians só pega o Palmeiras, neste domingo, e o Millonarios, da Colômbia, no dia 27 de fevereiro. Fora, o atual campeão mundial tem San José, da Bolívia, Bragantino, Santos e Tijuana, do México.

Estamos retomando o ritmo, jogamos três jogos e voltamos de forma tardia em relação a outras equipes. Vieram jogadores com qualidade importante para acrescentar nesse aspecto do elenco. Todos serão importantes em algum momento, assim como no ano passado"

Tite

O curioso é que os dois clássicos pelo Campeonato Paulista são justamente antes das duas longas viagens que o clube tem pela frente. Depois de enfrentar o Palmeiras no domingo, o elenco se reapresenta na manhã da segunda-feira e, à tarde, inicia a jornada rumo à Bolívia – a delegação fica em Cochabamba e segue para Oruro, cidade do San José, apenas na quarta-feira, dia do jogo.

Em março, após enfrentar o Santos na Vila Belmiro, o Timão tem problema semelhante. Desta vez, uma viagem de mais de 9.700 quilômetros até Tijuana, cidade mexicana que faz fronteira com os Estados Unidos. Este jogo já será o terceiro do time na Libertadores.

No meio dos dois clássicos e viagens, o Corinthians pega o Bragantino e logo depois o Millonarios. Apesar de este duelo ser no Pacaembu, o time colombiano é considerado o rival mais perigoso no Grupo 5 da competição sul-americana.

Por maratonas duras como essa é que Tite costuma dizer aos seus jogadores que todos serão importantes em algum momento. O técnico quer manter sua formação titular em todas as partidas, mas sabe que lesões, suspensões e o cansaço dos mais experientes vai provocar eventuais mudanças na equipe. É aí que opções de luxo como Alexandre Pato, Renato Augusto, Douglas e Romarinho entram em ação.

– Estamos retomando o ritmo, jogamos três jogos e voltamos de forma tardia em relação a outras equipes. Vieram jogadores com qualidade importante para acrescentar nesse aspecto do elenco. Todos serão importantes em algum momento, assim como no ano passado – resumiu o técnico, em entrevista recente.

Contra o Palmeiras, a equipe será quase a mesma que enfrentou o São Caetano no sábado passado – exceção feita ao goleiro Cássio, que volta agora ao Corinthians após ter se recuperado de uma tendinite no ombro. Para ter elenco ideal à disposição, Tite só espera o tratamento do zagueiro Chicão, que passou por uma artroscopia no joelho esquerdo e volta aos treinos na semana que vem..

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians