quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Central do Mercado: Pato nas mãos do Timão e Galo disputa Robinho

Robinho Alexandre Pato Milan (Foto: AFP)Robinho e Alexandre Pato estão perto de acerto
com clubes brasileiros (Foto: AFP)

O Corinthians deu um grande passo para contratar o atacante Alexandre Pato, de apenas 23 anos de idade. Vice-presidente do Milan, Adriano Galliani recebeu dirigentes do clube paulista em seu apartamento no Rio de Janeiro, onde foi feita uma proposta para a contratação do jogador. Faltam detalhes, que serão acertados em novo encontro e a ideia é anunciá-lo no dia 3 de janeiro.

No Rio, Galliani também está tratando do caso de Robinho. Depois da desistência oficial do Flamengo em sua contratação e do surgimento de um novo clube paulista, além do Santos, na briga pelo jogador, o dirigente do Milan incluiu o Atlético-MG na disputa e abriu ainda mais o leque de opções de negociação.

Se Pato e Robinho parecem cada vez mais perto da volta ao futebol brasileiro, o atacante Nenê, do Paris Saint-Germain, da França, se distanciou do país nesta quarta-feira. O seu destino pode ser o Besiktas, da Turquia, segundo o jornal turco "Milliyet". De acordo com o jornal "Fanatik", o salário anual líquido seria de € 2,25 milhões (R$ 6,1 milhões).

Além das principais negociações, o Vasco confirmou que fará a apresentação de alguns reforços na sexta-feira e mais três jogadores estão perto de acertar com o clube: Sandro Silva e Pedro Ken, do Cruzeiro, e Nei, do Internacional. Já no Flamengo, o diretor Paulo Pelaipe volta ao Rio nesta quinta-feira com negociações engatilhadas, entre elas, com Giuliano, do Dnipro, da Ucrãnia.
 



Timão quer anunciar zagueiro Gil no início do ano: 'Acho que vai dar'

Gil é apresentado no Valenciennes (Foto: Reprodução / Site Oficial)Gil (centro) está na mira do Timão
(Foto: Reprodução / Site Oficial)

O Corinthians pretende iniciar 2013 anunciando duas contratações. Além do atacante Alexandre Pato, que pode ser confirmado no dia 3 de janeiro, quando o Timão espera receber a resposta do Milan à proposta feita nesta quarta-feira), o clube tem negociação adiantada com o zagueiro Gil, do Valenciennes, da França.

- Fizemos uma proposta e estamos aguardando a resposta deles (dirigentes franceses). É algo já para o início de janeiro. Acredito que vai dar certo – afirmou o diretor de futebol do Timão, Roberto de Andrade, em entrevista à Rádio Globo.

O dirigente aproveitou para descartar a chegada de Dedé, defensor do Vasco. Ele garante que, em nenhum momento, o clube buscou essa contratação.

- Nunca pensamos em Dedé e não conversamos com o Vasco – concluiu.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Flamengo-PI está perto de anunciar volante Amaral, ex-Seleção Brasileira

Amaral, ex-volante do Corinthians e Palmeiras (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Amaral deve disputar Piauiense em 2013
(Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)

Motivado e 'apalavrado' com o Flamengo-PI, o volante Amaral já sabe onde deve atuar em 2013. O velho conhecido das torcidas do Palmeiras, Corinthians e Vasco fez um acordo verbal com seu empresário para vestir a camisa rubro negra no Campeonato Piauiense em 2013. A apresentação oficial do campeão brasileiro pelo Timão, em 1998, está prevista para acontecer no dia 3 de janeiro, em Teresina.

- Só falta assinar. De resto, estou ansioso para chegar ao Piauí e fazer história. Aceitei o desafio, mesmo tendo inúmeros outros convites de clubes da Série A2 do Campeonato Paulista. Sei do tamanho e importância do Flamengo-PI na região Nordeste e quero fazer história com a minha passagem por lá – confirmou o jogador de 39 anos, em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM.

Depois de breve passagem por clubes da Indonésia, o medalhista de bronze com a Seleção Brasileira, em 1996, terá contrato de seis meses com a Raposa, tempo suficiente para disputar a Copa do Brasil e Campeonato Piauiense 2013. Os detalhes do contrato foram confirmados por Márcio Granada, presidente da Granada Eventos, empresa que cuida dos agenciamentos de jogadores entre a Raposa e o mercado internacional.

- Amaral tem todas as condições de vestir a camisa do Flamengo-PI e tudo está se encaminhando para isso. Estamos trabalhando para promover ações de marketing que atraiam investidores ao clube e deem destaque ao futebol do Piauí – explicou o empresário.

A empresa negocia ainda dois amistoso entre o Flamengo-PI e clubes da região Nordeste e Sudeste. As partidas devem acontecer nos dias 13 e 20 de janeiro, com equipes ainda não divulgadas.

- Certamente será um clube de cada uma destas regiões e vai atrair olhares para o Flamengo-PI. Amaral não deve ser o único a vestir a camisa do projeto, já que estamos bem encaminhados com o atacante Alex Dias, que se interessou demais pela proposta – acrescentou.

A diretoria do Flamengo-PI foi procurada pela equipe do GLOBOESPORTE.COM, mas não se pronunciou sobre o possível acerto.



Conmebol divulga datas e horários das partidas da Libertadores 2013

A Conmebol divulgou oficialmente nesta quarta-feira a data das partidas da pré-Libertadores e da fase de grupos da 54ª edição da Taça Libertadores da América, que será disputada em 2013. Os primeiros brasileiros a entrar em campo no torneio serão Grêmio e São Paulo, no dia 23 de janeiro, às 22h (de Brasília). Enquanto o Tricolor paulista receberá o Bolívar (da Bolívia) no Morumbi, o gaúcho visitará a LDU (do Equador), em Quito.

Já a fase de grupos poderá ser aberta com um clássico brasileiro. Se o São Paulo passar pela pré-Libertadores, vai encarar o Atlético-MG no dia 13 de fevereiro, às 22h (de Brasília), no Independência. No mesmo dia e horário, o Fluminense, atual campeão brasileiro, estreia contra o Caracas (da Venezuela), fora de casa.

Pré-Libertadores

23/01 (22h) - LDU (EQU) x Grêmio
30/01 (22h) - Grêmio x LDU (EQU)
23/01 (22h) - São Paulo x Bolívar (BOL)
30/01 (22h) - Bolívar (BOL) x São Paulo

Grupo 2
14/02 (22h) - Palmeiras x Sporting Cristal (PER)
28/02 (20h15m) - Libertad (PAR) x Palmeiras
06/03 (19h45m) - Tigre (ARG) ou Deportivo Anzóategui (VEN) x Palmeiras
02/04 (21h30m) - Palmeiras x Tigre (ARG) ou Deportivo Anzóategui (VEN)
11/04 (20h15m) - Palmeiras x Libertad (PAR)
18/04 (22h15m) - Sporting Cristal (PER) x Palmeiras

Grupo 3
13/02 (22h) - Atlético-MG x São Paulo ou Bolívar
26/02 (21h45m) - Arsenal x Atlético-MG
28/02 (21h30m) - São Paulo ou Bolívar x The Strongest
07/03 (19h15m) - São Paulo ou Bolívar x Arsenal
07/03 (21h30m) - Atlético-MG x The Strongest
13/03 (22h) - The Strongest x Atlético-MG
14/03 (21h30m) - Arsenal x São Paulo ou Bolívar
03/04 (22h) - Atlético-MG x Arsenal
04/04 (21h30m) - The Strongest x São Paulo ou Bolívar
17/04 (23h) - São Paulo ou Bolívar x Atlético-MG

Grupo 5
20/02 (22h) - San José (BOL) x Corinthians
27/02 (22h) - Corinthians x Millonarios (COL)
06/03 (22h) - Tijuana (MEX) x Corinthians
13/03 (22h) - Corinthians x Tijuana (MEX)
03/04 (22h) - Millonarios (COL) x Corinthians
10/04 (22h) - Corinthians x San José (BOL)

Grupo 8
13/02 (22h) - Caracas (VEN) x Fluminense
14/02 (19h45m) - Grêmio ou LDU (EQU) x Huachipato
20/02 (22h) - Fluminense x Grêmio ou LDU (EQU)
27/02 (22h) - Huachipato (CHI) x Fluminense
05/03 (21h30m) - Grêmio ou LDU (EQU)
06/03 (22h) - Fluminense x Huachipato (CHI)
12/03 (21h30m) - Caracas x Grêmio ou LDU (EQU)
10/04 (22h) - Grêmio ou LDU (EQU) x Fluminense
18/04 (20h) - Huachipato x Grêmio ou LDU (EQU)
18/04 (20h) - Fluminense x Caracas (VEN)



Timão oficializa proposta por Pato e espera anunciar o reforço até o dia 3

galliani entrevista (Foto: Vicente Seda / GLOBOESPORTE.COM)Galliani veio ao Brasil negociar Pato e Robinho
(Foto: Vicente Seda / GLOBOESPORTE.COM)

O primeiro passo para a contratação de Alexandre Pato já foi dado pelo Corinthians. Nesta quarta-feira, em um restaurante no Rio de Janeiro, a diretoria do Timão se reuniu com o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, oficializou proposta pelo atacante e saiu do encontro otimista com o fechamento do negócio.

Mais informações em instantes.



Fifa destaca título do Timão e invasão da Fiel em balanço sobre ano de 2012

corinthians TAÇA CAMPEÃO corinthians x chelsea (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Alessandro levanta a taça de campeão do mundo
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

O site oficial da Fifa destacou nesta quarta-feira os 12 momentos que marcaram o futebol internacional nesta temporada. E o Mundial de Clubes conquistado pelo Corinthians, no último dia 16 de dezembro, com vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea, no Japão, está entre eles. Com destaque para a presença da torcida alvinegra.

- O Corinthians havia vencido a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2000, mas o torneio vinha sendo dominado por europeus nos últimos anos. Esse foi um motivo a mais para a festa do time brasileiro, que, acompanhado por mais de 25 mil torcedores brasileiros em Yokohama, superou o Chelsea graças a um gol de cabeça de Paolo Guerrero no segundo tempo – diz o texto da Fifa.

A cabeça do peruano também decidiu a passagem do Timão para a final do Mundial. Na semifinal, contra o Al Ahly, do Egito, Paolo Guerrero também fez o gol da vitória. Quem também teve atuação de destaque nesse Mundial foi o goleiro Cássio. Eleito o melhor jogador da decisão, ele salvou o time paulista.

Dentre os outros 11 destaques de 2012 no site da Fifa estão o título da Zâmbia na Copa Africana de Nações, a parada cardíaca de Fabrice Muamba em campo (ele sobreviveu), a conquista emocionante do título inglês pelo Manchester City e o título do Chelsea na Liga dos Campeões, com destaque para Drogba.

Além disso, a entidade cita também a classificação do Taiti para a Copa das Confederações de 2013, a falência do Glasgow Rangers, a cavadinha de Pirlo na decisão de pênaltis contra a Inglaterra, nas quartas de final da Euro, o título da Espanha na Euro, a semifinal feminina das Olimpíadas, entre EUA e Canadá, os quatro gols de Ibra em amistoso com a Inglaterra e o recorde de Messi, que superou depois de 40 anos a marca de 85 gols em um ano do alemão Müller.
 



Conmebol deve mudar local do jogo de estreia do Corinthinas

A estreia do Corinthians na Libertadores esta marcada para o dia 22 de fevereiro. O jogo contra o San José, da Bolívia, seria realizado na cidade de Oruro, porém o estádio do local pode ser interditado pela Conmebol por falta de estrutura.

O Estádio Jesús Bermúdez, inaugurado em 1952, sofreu com uma forte tempestade em 2011. Em consequência, uma das torres de iluminação foi destruída e nunca foi concertada. Por isso, o local não tem qualquer tipo de iluminação artificial.


A Conmebol exige que exista a luz para os jogos e a visita, marcada para o dia 15 de janeiro, pode selar a mudança de local. A notícia pode ser boa para o Timão, já que Oruro está cerca de 3.700 metros acima do mar.

O jogo pode ser transferido para duas cidades bolivianas: La Paz ou Cochabamba. A segunda é melhor para o clube paulista, pois a altitude é de 2.105 metros. Enquanto isso, a capital da Bolívia é parecida com a situação de Oruro.



Conmebol divulga datas da Copa Libertadores 2013

A Libertadores 2013 já começa no primeiro mês do ano. Pelo menos para os clubes que vão precisar passar da primeira fase, que é mais conhecida por Pré-Libertadores. É o caso de São Paulo e Grêmio que estreiam no dia 23 de janeiro.

E o próprio tricolor paulista pode fazer o primeiro confronto brasileiro no torneio, contra o Atlético Mineiro, no dia 13 de fevereiro, pelo Grupo 3. Enquanto isso, no mesmo dia, o Fluminense joga contra o Caracas, da Venezuela. Palmeiras e Grêmio, que precisa eliminar a LDU na Pré, estreiam no dia seguinte, 14/01.


O atual campeão é que vai demorar a entrar em campo. O Corinthians, que tem todos os seus jogos realizados nas quartas-feiras, faz o primeiro jogo contra o San José, da Bolívia.

Tabela de jogos:

Pré-Libertadores

 23/01 - 22h - LDU (EQU) x Grêmio
 23/01 - 22h - São Paulo x Bolívar (BOL)
 30/01 - 22h - Grêmio x LDU (EQU) 
 30/01 - 22h - Bolívar (BOL) x São Paulo

Grupo 2

 14/02 - 22h - Palmeiras x Sporting Cristal (PER)
 28/02 - 20h15m - Libertad (PAR) x Palmeiras
 06/03 - 19h45m - Tigre (ARG) ou Deportivo Anzóategui (VEN) x Palmeiras
 02/04 - 21h30m - Palmeiras x Tigre (ARG) ou Deportivo Anzóategui (VEN)
 11/04 - 20h15m - Palmeiras x Libertad (PAR)


 18/04 - 22h15m - Sporting Cristal (PER) x Palmeiras

Grupo 3

 13/02 - 22h - Atlético-MG x São Paulo ou Bolívar (BOL)
 26/02 - 21h45m - Arsenal (ARG) x Atlético-MG
 28/02 - 21h30m - São Paulo ou Bolívar (BOL) x The Strongest (BOL)
 07/03 - 19h15m - São Paulo ou Bolívar (BOL) x Arsenal
 07/03 - 21h30m - Atlético-MG x The Strongest (BOL)
 13/03 - 22h - The Strongest (BOL) x Atlético-MG
 14/03 - 21h30m - Arsenal (ARG) x São Paulo ou Bolívar (BOL)
 03/04 - 22h - Atlético-MG x Arsenal (ARG)
 04/04 - 21h30m - The Strongest (BOL) x São Paulo ou Bolívar (BOL)
 17/04 - 22h - São Paulo ou Bolívar (BOL) x Atlético-MG

Grupo 5

 20/02 - 22h - San José (BOL) x Corinthians
 27/02 - 22h - Corinthians x Millonarios (COL)
 06/03 - 22h - Tijuana (MEX) x Corinthians
 13/03 - 22h - Corinthians x Tijuana (MEX)
 03/04 - 22h - Millonarios (COL) x Corinthians
 10/04 - 22h - Corinthians x San José (BOL)

Grupo 8

 13/02 - 22h - Caracas (VEN) x Fluminense
 14/02 - 19h45m - Grêmio ou LDU (EQU) x Huachipato (CHI)
 20/02 - 22h - Fluminense x Grêmio ou LDU (EQU)
 27/02 - 22h - Huachipato (CHI) x Fluminense
 05/03 - 21h30m - Grêmio ou LDU (EQU) x Caracas (VEN)
 06/03 - 22h - Fluminense x Huachipato (CHI)
 12/03 - 21h30m - Caracas (VEN) x Grêmio ou LDU (EQU)
 10/04 - 22h - Grêmio ou LDU (EQU) x Fluminense
 18/04 - 20h - Huachipato (CHI) x Grêmio ou LDU (EQU)
 18/04 - 20h - Fluminense x Caracas (VEN)



Jornal coloca transferência de Pato para o Corinthians por 15 milhões de euros

Segundo publicação da Gazzetta Dello Sport desta quarta-feira, Milan e Corinthians podem entrar em negociação por Pato no valor de 15 milhões de euros. O site afirma que falta apenas colocar no papel o acerto.

Em matéria reproduzida pelo Globoesporte.com, em reunião com feita pelos dois clubes, a conversa de acordo com um dirigente presente no local foi satisfatória. Embora ainda esteja cauteloso com a negociação, o Corinthians pretende fechar logo o negócio e apresentar o atacante muito em breve.


O vice-presidente rossonero, Adriano Galliani, está no Brasil neste fim de ano e conversa com clubes do futebol brasileiro sobre eventuais negociações de Pato e Robinho.

Sobre o ex-santista, o dirigente não conseguiu entrar em acordo com o Flamengo e disse que o Atlético-MG estaria interessado no atleta. Já o ex-Inter, existia uma negociação com o Corinthians, segundo a imprensa e que de acordo com o jornal italiano foi concretizada nesta quarta-feira.

Em entrevista para a ESPN Brasil, o diretor do Timão Duílio Monteiro Alves falou sobre as negociações. "Não fechamos, mas a conversa realmente foi muito boa. Voltaremos a nos reunir no dia 3 de janeiro. A intenção é comprá-lo, mas temos que finalizar a questão de valores, do percentual, da forma de pagamento. A intenção no começo do ano é dar uma boa notícia para o nosso torcedor."



Corinthians vai pagar mais de R$ 41 milhões por Pato, segundo jornal

A imprensa italiana já dá como certa a transferência de Alexandre Pato para o Corinthians. Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, o clube brasileiro pagará € 15 milhões (R$ 41,19 milhões) para tirar o atacante do Milan.

Em entrevista à Rádio Globo, o diretor de futebol Roberto de Andrade foi mais um a falar com otimismo sobre a transação. Seu adjunto Duílio Monteiro Alves se reuniu com Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, nesta terça-feira e deixou o negócio bem encaminhado.

"Na realidade, a gente já vinha conversando com o Galliani nos dias anteriores. Está tudo adiantado. Ainda há uma diferença pendente de valores, de forma de pagamento, mas está tudo dentro do esperado", comentou.

Roberto de Andrade ainda ressaltou a capacidade do Corinthians de se reforçar com jogadores renomados no futebol europeu. "Os valores exigidos por um atleta de fora não são tão distantes do que aqueles para contratar um daqui. Estamos endo pioneiros, aumentando as receitas e trazendo grandes jogadores", comemorou.Corinthians e Milan têm mais uma reunião prevista para sacramentar a venda de Alexandre Pato. Será em 3 de janeiro. "Vamos sentar de novo e resolver o que ficou faltando", afirmou Roberto de Andrade.



Dirigente do Timão acredita em acerto com zagueiro Gil

Perto de fechar a contratação de Alexandre Pato, o Corinthians espera acertar também com um zagueiro. De acordo com a diretoria do clube do Parque São Jorge, é provável que Gil, atualmente no Valenciennes, esteja no CT do Parque Ecológico em janeiro.

"Vamos sentar para conversar ainda. Mas já fizemos a proposta e vamos esperar a resposta no começo do ano. Acredito que vá dar certo", disse o diretor de futebol do Timão, Roberto de Andrade, em entrevista à Rádio Globo.

A defesa é um setor que preocupa a comissão técnica do Timão desde a saída de Leandro Castán após a conquista da Copa Libertadores. Paulo André assumiu a posição e, entre um susto e outro, fez um bom trabalho na conquista do Mundial.

O problema é que as opções do banco não inspiram confiança. Wallace é o primeiro da fila, mas falha bastante. Aposta já na parte final do ano, Anderson Polga não mostrou futebol suficiente para lhe render uma renovação de contrato.

Por isso, a diretoria voltou a procurar Gil. O Corinthians já esteve perto de contratá-lo anteriormente e só não teve sucesso porque os franceses não o liberaram. Agora, a negociação está mais bem encaminhada.

Dedé foi outro nome que surgiu para a posição por causa do clima de liquidação no Vasco, em desesperadora situação financeira, mas o Timão jura que não tem interesse no bom jogador. "Nunca pensamos em Dedé, não tivemos contato nenhum", disse Roberto de Andrade.



Em reunião com Galliani, Corinthians encaminha contratação de Pato

Apesar de ter conquistado o título do Mundial de Clubes no último dia 16 de dezembro, o Corinthians segue em busca de reforços vindos do futebol europeu para a próxima temporada. Após acertar com o meio-campista Renato Augusto (Bayer Leverkusen), o clube alvinegro está próximo de anunciar a contratação do atacante Alexandre Pato, do Milan. Nesta quarta-feira, em entrevista à Rádio Estadão/ESPN, o diretor-adjunto de futebol, Duilio Monteiro Alves, confirmou que o time paulista caminha rumo ao fechamento da negociação.

Em reunião com o vice-presidente da equipe italiana, Adriano Galliani, o dirigente alvinegro deixou apalavrado os detalhes da contratação. Os valores acordados giram em torno de 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 40,7 milhões) por 50% dos direitos federativos do atleta.

"A conversa com o Galliani foi muito boa. Sabemos que é um negócio complicado, mas o primeiro passo foi muito bom. Voltaremos a conversar dia 3 de janeiro", disse. "Existe a intenção de compra, mas ainda estamos negociando os valores. Nosso interesse é na compra e esperamos definir após o dia 3", completou.

Revelado pelo Internacional em 2006, Alexandre Pato defende o Milan desde 2007. Pelo clube italiano, oscilou bons e maus momentos e conviveu com diversas lesões musculares nos últimos anos. Apesar dos problemas físicos, foi cogitado em negociações com grandes clubes do futebol europeu, como Chelsea e Paris Saint-Germain.

"Temos que tomar muito cuidado com o que falamos. Saímos confiantes, mas sabemos que é uma negociação difícil. Ele é um grande jogador, conhecido mundialmente. Ajudaria o Corinthians dentro e fora de campo", encerrou.



Jorge Henrique aponta Recopa contra o São Paulo como meta de 2013

De férias em Pernambuco, Jorge Henrique descansa após uma temporada na qual ficou ainda mais marcado na história do Timão. Com duas novas e importantes conquistas, o atacante ampliou uma relação impressionante de títulos pelo clube e faz questão de listá-los.

"No Corinthians, eu tenho um Paulista invicto, uma Copa do Brasil, um Brasileiro, uma Libertadores e um negócio aí que se chama Mundial", sorriu o jogador, em entrevista ao Sportv.

Jorge não está satisfeito. Entre as competições previstas para a agremiação do Parque São Jorge em 2013, está uma que ele ainda não disputou e já é colocada na lista de prioridades.

"Estou atrás da Recopa agora, é uma conquista que não tenho ainda", afirmou o atacante. A competição é um embate de duas partidas entre o Corinthians, campeão da Libertadores, e o São Paulo, campeão da Copa Sul-americana.O Tricolor é um dos adversários favoritos do camisa 23, que vestiu de vez o personagem provocador. "Eu brinco, provoco um pouquinho. Falo que vou jogar a bola por baixo da perna, que vão ter que correr muito para me pegar. Tem uns zagueiros que ficam bravos, mas eu não ligo."

No Majestoso do último Campeonato Paulista, vencido pelo Timão, Jorge cavou a expulsão de João Filipe depois de colocar a bola entre suas pernas. Na última partida do Campeonato Brasileiro, foi ele o mais nervoso, expulso por agredir Casemiro.

Já nas férias, o atacante voltou a causar irritação em são-paulinos por disputar uma pelada com o amigo tricolor Denilson. Corintianos também não gostaram do fato de ele ter atuado com uma camisa do São Paulo, com o símbolo coberto por fita isolante.



Fifa põe alegria japonesa do Timão entre momentos marcantes do ano

Em clima de retrospectiva, a Fifa listou em seu site "12 momentos que marcaram 2012". A entidade ignorou a tragédia que matou mais de 70 pessoas no Egito em fevereiro e lembrou o rebaixamento do escocês Rangers por problemas financeiros como único fato negativo, preferindo apontar gols e títulos importantes.

Não há um ranking na apresentação, feita em ordem cronológica. A conquista do Mundial de Clubes pelo Timão fecha a lista em 16 de dezembro, com a vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea no Estádio Internacional de Yokohama, chamada de "alegria japonesa do Corinthians".

"O gigante paulista Corinthians tinha vencido a primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa em 2000, mas a história recente do torneio vinha sendo de domínio europeu. Isso tornou as coisas para os brasileiros quando, empurrados por mais de 20 mil de torcedores em viagem a Yokohama, eles merecidamente derrubaram o Chelsea graças ao cabeceio decisivo de Paolo Guerrero no segundo tempo", diz o site da entidade.Entre os momentos marcantes do ano, a Fifa lista também a conquista da Copa das Nações Africanas pela Zâmbia, a sobrevivência do congolês Muamba a um ataque cardíaco em campo, o gol nos acréscimos de Agüero que deu o título inglês ao Manchester City e a despedida de Drogba do Chelsea com troféu da Liga dos Campeões.

São lembrados ainda o triunfo do Taiti na Copa das Nações da Oceania, o rebaixamento do Rangers à quarta divisão escocesa, a cavadinha de Pirlo na disputa de pênaltis entre Itália e Inglaterra na Eurocopa, a goleada da Espanha na decisão da mesma Euro, a dramática vitória dos Estados Unidos sobre o Canadá no torneio olímpico feminino, os quatro gols do sueco Ibrahimovic contra a Inglaterra - com direito a um espetacular - e o recorde de gols em uma temporada, estabelecido por Messi.



Retrospectiva Corinthians: um ano para entrar na história

O mundo não acabou em 2012. Mas passou a ter um novo dono. Na mesma temporada em que o Palmeiras foi outra vez rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians acabou definitivamente com as gozações dos seus rivais ao conquistar a Copa Libertadores da América e, de quebra, o Mundial de Clubes do Japão. Com o seu segundo título do torneio organizado pela Fifa, igualou-se ao poderoso Barcelona com o recorde de duas conquistas.

Campeão brasileiro em 2011, o Corinthians já havia começado a temporada com discursos ambiciosos - apesar de apostar na manutenção da base do elenco vitorioso no ano anterior. A contratação de maior impacto foi a do chinês Chen Zizao - não por sua qualidade técnica, mas por se tratar de mais um ato de ousadia do departamento de marketing alvinegro, interessado em atrair a atenção do mercado consumidor da China.

Para qualificar o elenco, o Corinthians trouxe ainda jogadores que seriam pouco aproveitados no decorrer de 2012, como o zagueiro Felipe, o meia Vitor Júnior e os atacantes Gilsinho e Elton (todos deixaram o Parque São Jorge antes do Ano Novo). Já Bill retornou de empréstimo - e foi mais um dos que raramente entraram no concorrido setor ofensivo corintiano. Adriano, com seus recorrentes atos de indisciplina, também não representaria uma ameaça para os titulares.

Mas nem todas as contratações do Corinthians foram infrutíferas. O goleiro Cássio, por exemplo, chegou ao clube apenas para compor o grupo, já que o técnico Tite confiava no prata da casa Julio Cesar na posição. Terminou a temporada como um dos principais heróis nos títulos da Libertadores e do Mundial. Já o meia Douglas voltou do Grêmio com o Campeonato Paulista em andamento e, após perder peso, ganhou bastante importância na equipe.CAMPEONATO PAULISTA
Apesar de reconhecer que o seu principal objetivo obviamente era a Libertadores, o técnico Tite sempre tentou valorizar a disputa do Estadual. Ele não gostava nem sequer de usar os termos "preservar" ou "poupar" para definir as vezes em que dava descanso para alguns titulares, priorizando o torneio continental. Com essa mentalidade, o Corinthians fez o seu último teste para o Paulistão em um amistoso com o Flamengo, que acabou empatado por 2 a 2, em Londrina. Os gols alvinegros naquele 15 de janeiro foram marcados por Alex e Liedson - que enfrentaria longo jejum a partir de então.

A estreia no Campeonato Paulista ocorreu menos de uma semana depois, contra o Mirassol. O Corinthians mostrou aos seus 17.576 torcedores que foram ao Pacaembu naquela tarde como seria o ano de 2012: marcado por sofrimento, raça e vitórias apertadas. O time de Tite saiu atrás no placar, porém chegou à virada no segundo tempo, depois de o adversário ter um jogador expulso. O centroavante Elton, substituto do zagueiro Paulo André, marcou o gol de empate. E o zagueiro Dezinho anotou contra para assegurar o primeiro resultado positivo corintiano em 2012.

Nos clássicos que o Corinthians disputou no Paulistão, um campeonato à parte, houve apenas uma derrota. Dentro do Morumbi, o ex-são-paulino Danilo anotou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo e ratificou o novo status que ganhara na equipe: de criticado à peça fundamental no esquema tático. O único tropeço ocorreu diante do Santos, por 1 a 0 (gol de Ibson), na reabertura da Vila Belmiro após reforma no gramado - Tite usou uma equipe mista na ocasião, preocupado com a Libertadores. Contra o até então invicto Palmeiras, que homenageava o falecido humorista Chico Anysio na partida disputada no Pacaembu, o Corinthians virou com Paulinho e Márcio Araújo (contra) depois de Marcos Assunção ter aberto o placar.

Regular na fase classificatória do Paulistão (só perdeu para o Santos), o Corinthians avançou para a etapa seguinte com a primeira colocação. Totalizou 46 pontos, contra 43 do São Paulo, 39 do Santos, 36 de Guarani e Palmeiras, 35 do Mogi Mirim, 29 do Bragantino e 28 da Ponte Preta. A surpresa, contudo, estava por vir. Coube ao time alvinegro de Campinas, que vinha de derrota por 2 a 1 para os próprios corintianos na última rodada, eliminar a equipe dirigida por Tite.

Mesmo empurrado por sua torcida no Pacaembu, o Corinthians sofreu gols de Rodrigo Pimpão, Roger e Willian Magrão (que o clube já havia tentado contratar) e acabou derrotado por 3 a 2 - Alex e Willian balançaram a rede pelo lado corintiano. A desclassificação ficou marcada pelas falhas de Julio Cesar, que perderia a posição de titular para Cássio. Àquela altura, Adriano não estava mais no elenco. A diretoria se cansara de suas faltas e atrasos e rescindira o seu contrato por justa causa.COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
O Corinthians mostrou o nervosismo que já lhe fora comum em jogos de Libertadores em sua estreia. Atuando na Venezuela, a equipe sofreu um gol bobo do modesto Deportivo Táchira na noite de 15 de fevereiro. Desta vez, no entanto, existia poder de reação. Aos 48 minutos do segundo tempo, o volante Ralf aproveitou uma jogada de bola parada para usar a cabeça e igualar a partida em 1 a 1. O resultado, mesmo sem ser uma vitória, foi encarado como tal e deu confiança para os atletas na sequência do torneio.

Ainda na fase de grupos, o Corinthians superou o paraguaio Nacional (2 a 0 no Pacaembu, com gols de Jorge Henrique e Danilo, e 3 a 1 fora de casa, com outra vez Jorge Henrique, Emerson e Elton balançando as redes) e o mexicano Cruz Azul (0 a 0 como visitante e 1 a 0 como mandante, com Danilo anotando) para garantir a primeira colocação da chave 6. O representante do Brasil somou 14 pontos, contra 11 do também classificado time do México. O último jogo na primeira etapa foi a única grande goleada dos aplicados comandados de Tite na etapa inicial do torneio: 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira.

O oponente nas oitavas de final foi o Emelec. No Equador, o Corinthians enfrentou uma arbitragem bastante contestada para segurar um empate sem gols. No retorno ao Brasil, um irritado presidente Mário Gobbi cobrou a Conmebol duramente e chegou a dizer que o Campeonato Paulista tinha mais valor do que a Libertadores. Mais tarde, ele reconheceria que o discurso era uma estratégia para desviar o foco e impor respeito. De qualquer forma, não houve problemas para garantir a vaga nas quartas no Pacaembu: 3 a 0, com gols de Alex, Paulinho e Fábio Santos.

Os confrontos seguintes seriam mais sofridos para o Corinthians, que repetiu a postura adotada contra o Emelec para segurar um 0 a 0 com o Vasco em São Januário, em um gramado com más condições de jogo. No Pacaembu, o goleiro Cássio comprovou que Tite acertara ao escalá-lo como titular já diante do Emelec, na fase anterior, após as falhas de Julio Cesar no Campeonato Paulista. O novo dono da posição fez uma defesa antológica diante do meia Diego Souza, que avançava livre de marcação após falha de Alessandro. O gol da vitória por 1 a 0 foi marcado por Paulinho, de cabeça, que comemorou com a torcida - onde estava o seu treinador, expulso.

Os duelos com o Santos, nas semifinais, foram vistos por muitos como o confronto de um conjunto ajustado, sem individualidades, contra um time que contava com uma grande estrela - Neymar. Quem brilhou na Vila Belmiro, no entanto, foi Emerson Sheik, autor do único gol do jogo. O atacante corintiano não pôde ir a campo na volta, no Pacaembu, por ter recebido o cartão vermelho. Ainda assim, o Corinthians eliminou o seu rival, que estava em meio às comemorações de centenário, com um empate por 1 a 1. Danilo igualou o marcador depois de Neymar dar falsas esperanças aos santistas.

O Corinthians finalmente chegara à sua primeira decisão de Libertadores. O adversário era o temido Boca Juniors. O time argentino, entretanto, não foi páreo para a determinação de Tite e seus atletas. O iluminado e recém-chegado Romarinho teve extrema tranquilidade para pisar no gramado no segundo tempo e anotar o gol da igualdade por 1 a 1 em La Bombonera lotada. O resultado trouxe otimismo para a volta em São Paulo. Emerson Sheik assumiu para si a catimba dos argentinos no Pacaembu, provocou seus rivais e entrou para a história com os gols da vitória por 2 a 0. Era a libertação alvinegra.

A partir de então, 2012 já estava na história do Corinthians - seja qual fosse o resultado no Mundial de Clubes. Mas ainda havia mais por vir.CAMPEONATO BRASILEIRO
Atual campeão, o Corinthians abdicou do Brasileirão em suas primeiras rodadas para realizar o antigo sonho de ser campeão da América. A postura rendeu cinco tropeços seguidos nos compromissos iniciais (derrotas para Fluminense, Grêmio e Ponte Preta, além de empate com o Figueirense) e praticamente tirou a chance de o time lutar pelo hexacampeonato nacional. Contra os titulares do Palmeiras, porém, os reservas corintianos deram conta do recado. Romarinho, vindo do Bragantino, caiu nas graças da torcida ao fazer os gols da vitória por 2 a 1.

Mas o Brasileirão só começou para o Corinthians, de fato, após a Libertadores. Àquela altura, Tite já dizia que o mais importante era manter o foco, afastar qualquer ameaça de rebaixamento - o que o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil, não conseguiu executar - e testar mudanças em sua equipe para o Mundial de Clubes. Afinal, o elenco sofrera uma leve reformulação. Liedson, com desempenho bem abaixo do esperado, foi para o Flamengo e cedeu espaço para a chegada do peruano Paolo Guerrero, com longa passagem pela Alemanha. Já o argentino Martínez veio do Vélez Sarsfield para ocupar o lugar do negociado Willian. No meio-campo, Douglas herdou a vaga que era de Alex. Na zaga, sem Leandro Castán e o novato Marquinhos (ambos foram para a Roma), Paulo André ganhou a oportunidade que tanto aguardava.

A nova composição corintiana não decepcionou, apesar de estar muitas vezes desfalcada de alguns dos heróis da Libertadores. Os atacantes Emerson e Jorge Henrique, por exemplo, passaram a ser assíduos frequentadores do departamento médico alvinegro. Sem a dupla, o Corinthians fez boa campanha no segundo turno e começou até a incomodar alguns dos postulantes ao título brasileiro. Tite se permitiu agradar a dirigentes e torcedores e enfim promover a estreia de Chen Zizao. O chinês jogou na derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, em 17 de outubro, no Estádio Melão. E até arriscou uma pedalada após substituir Weldinho naquela partida.

Com uma sequência de bons resultados, o Corinthians deixou de se preocupar com uma vertiginosa queda à zona de rebaixamento e voltou as suas atenções exclusivamente à preparação para o Mundial de Clubes. Tite pretendia encontrar uma definição para o seu ataque, uma vez que não restava nem uma dúvida sequer no sistema defensivo (bem armado com Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André, Fábio Santos, Ralf e Paulinho).

Nas duas rodadas finais, o Corinthians disputou dois clássicos no Pacaembu. Empatou por 1 a 1 com o Santos como mandante, com gol do zagueiro Wallace - seu primeiro pelo clube. E perdeu por 3 a 1 para os reservas do São Paulo como visitante. Para piorar, Guerrero, que havia aberto o placar, lesionou o joelho direito no jogo, que foi usado como alerta por Tite antes do Mundial. Sua equipe encerrou a campanha no Campeonato Brasileiro na sexta colocação, com 57 pontos ganhos, atrás apenas do campeão Fluminense (77) e de Atlético-MG (72), Grêmio (71), São Paulo (66) e Vasco (58).MUNDIAL DE CLUBES
Terminado o Brasileirão, o Corinthians estava pronto para aquilo para que se preparava desde o fim da Libertadores. A torcida se mostrou tão - ou mais - entusiasmada quanto o time de Tite. Aproximadamente 15.000 pessoas foram se despedir do representante brasileiro no Mundial de Clubes no Aeroporto de Cumbica. No Japão, outros milhares aguardavam a equipe.

Após uma rápida e estratégica passagem por Dubai, para minimizar os efeitos do fuso horário, o Corinthians chegou a Nagoya para treinar. O adversário na estreia foi o egípcio Al Ahly, em Toyota. O time de Tite fez um bom primeiro tempo e chegou ao gol com uma cabeçada de Guerrero, após cruzamento de Douglas. Na segunda etapa, contudo, a equipe recuou demais e foi bastante pressionada pelo adversário.

Conforme esperado, o Corinthians encontrou o Chelsea (que bateu o mexicano Monterrey por 3 a 1) na decisão do Mundial. O campeão da Libertadores entrou em campo cem Yokohama com o seu tradicional uniforme alvinegro - para incômodo de alguns torcedores, havia também um logotipo verde (cor do Palmeiras) da Fifa na manga da camisa. O estádio, entretanto, era todo preto e branco. Os ingleses ficaram impressionados com o apoio recebido pelos brasileiros do outro lado do mundo.

Para derrotar o Chelsea, Tite escalou o atacante Jorge Henrique no lugar de Douglas, reforçando a sua marcação. Do outro lado, o técnico Rafa Benítez apostou em uma formação ofensiva e deixou o brasileiro Oscar no banco de reservas. O resultado foi um primeiro tempo equilibrado. No segundo, o peruano Paolo Guerrero entrou para o rol de ídolos do Corinthians ao colocar a bola na rede com uma cabeçada certeira - justo ele, que havia tomado infiltrações para poder jogar o Mundial.

Mas Guerrero não foi o único herói do compacto Corinthians em solo japonês. O goleiro Cássio até o superou, segundo a Fifa, com grandes defesas que renderam o prêmio de melhor jogador do Mundial. A força corintiana, contudo, ainda era o conjunto. Tite e todos os seus jogadores foram novamente reverenciados no retorno ao Brasil, com direito a trio elétrico com o cantor Thiaguinho e muitas provocações a rivais. Foi o último ato de um ano para entrar na história.

ESTATÍSTICAS:

Jogos: 74
Vitórias: 39
Empates: 22
Derrotas: 13
Gols Pró: 105
Gols Contra: 57
Saldo: +48

ARTILHEIROS
Paulinho: 13
Emerson: 12
Danilo: 11
Guerrero: 8
Douglas: 7
Romarinho: 7
Chicão: 5
Willian: 5
Liedson: 4
Elton: 3
Jorge Henrique: 3
Paulo André: 3
Alex: 2
Cachito Ramírez: 2
Edenílson: 2
Fábio Santos: 2
Guilherme: 2
Martínez: 2
Ralf: 2
Ramon: 2
Adriano: 1
Alessandro: 1
Dezinho (contra): 1
Gilsinho: 1
Giovanni: 1
Márcio Araújo (contra): 1
Wallace: 1
Weldinho: 1

CAMPEONATO PAULISTA
21/01 - Pacaembu - Corinthians 2 x 1 Mirassol (Elton e Dezinho e Willian)
08/04 - Pacaembu - Corinthians 1 x 0 Paulista (Willian)
15/04 - Moisés Lucarelli - Ponte Preta 1 x 2 Corinthians (Weldinho e Chicão)
22/04 - Pacaembu - Corinthians 2 x 3 Ponte Preta (Alex e Willian)

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
15/02 - Pueblo Nuevo - Deportivo Táchira 1 x 1 Corinthians (Ralf)
07/03 - Pacaembu - Corinthians 2 x 0 Nacional (Jorge Henrique e Danilo)
14/03 - Estádio Azul - Cruz Azul 0 x 0 Corinthians
21/03 - Pacaembu - Corinthians 1 x 0 Cruz Azul (Danilo)
11/04 - Antonio Oddone Sarubbi - Nacional 1 x 3 Corinthians (Jorge Henrique, Emerson e Elton)
18/04 - Pacaembu - Corinthians 6 x 0 Deportivo Táchira (Douglas, Liedson, Emerson, Jorge Henrique, Paulinho e Danilo)
02/05 - George Capwell - Emelec 0 x 0 Corinthians
09/05 - Pacaembu - Corinthians 3 x 0 Emelec (Alex, Paulinho e Fábio Santos)
16/05 - São Januário - Vasco 0 x 0 Corinthians
23/05 - Pacaembu - Corinthians 1 x 0 Vasco (Paulinho)
13/06 - Vila Belmiro - Santos 0 x 1 Corinthians (Emerson)
20/06 - Pacaembu - Corinthians 1 x 1 Santos (Danilo)
27/06 - La Bombonera - Boca Juniors 1 x 1 Corinthians (Romarinho)
04/07 - Pacaembu - Corinthians 2 x 0 Boca Juniors (Emerson )

CAMPEONATO BRASILEIRO
20/05 - Pacaembu - Corinthians 0 x 1 Fluminense
27/05 - Independência - Atlético-MG 1 x 0 Corinthians
07/06 - Pacaembu - Corinthians 1 x 1 Figueirense (Danilo)
10/06 - Olímpico - Grêmio 2 x 0 Corinthians
17/06 - Moisés Lucarelli - Ponte Preta 1 x 0 Corinthians
24/06 - Pacaembu - Corinthians 2 x 1 Palmeiras (Romarinho , Guerrero, Fábio Santos e Chicão)
18/11 - Beira-Rio - Internacional 0 x 2 Corinthians (Edenílson e Guerrero)
24/11 - Pacaembu - Corinthians 1 x 1 Santos (Wallace)
02/12 - Pacaembu - São Paulo 3 x 1 Corinthians (Guerrero)

MUNDIAL DE CLUBES
12/12 - Toyota - Al Ahly 0 x 1 Corinthians (Guerrero)
16/12 - Yokohama - Corinthians 1 x 0 Chelsea (Guerrero)



Prioridade da atual gestão, CT da base do Timão terá até mini estádio

Rodrigo Vessoni - 26/12/2012 - 06:04 São Paulo (SP)

CT Ronaldo Luís Nazário de Lima, que receberá as categorias de base do Corinthians, será construído ao lado do CT Joaquim Grava
CT Ronaldo Luís Nazário de Lima, que receberá as categorias de base do Corinthians, será construído ao lado do CT Joaquim Grava

Títulos internacionais, patrocínios, dinheiro, estádio cheio, fama mundial...não faltam motivos para o torcedor do Corinthians se orgulhar do clube. Para a diretoria, porém, ainda há uma lacuna a preencher: a construção do Centro de Treinamento das categorias de base, considerada prioridade para o presidente Mário Gobbi (veja abaixo).

O L!Net teve acesso ao projeto desenvolvido pela BUDAUGALO Arquitetos, que prevê até um mini estádio para duas mil pessoas no CT Ronaldo Luís Nazário de Lima – homenagem ao Fenômeno está definida. Anexo ao local de treinamentos da equipe profissional, no Parque Ecológico do Tietê, o terreno de 59 mil metros quadrados terá 9 mil de área construída, três campos oficiais (105x68m) em grama natural, além de um menor de grama sintética.

Haverá ainda alojamento para 152 atletas, sendo quatro categorias com 32 atletas e um específico com capacidade para 24 atletas em teste ou para intercâmbios com outros times, além de refeitório e cozinha dimensionados para 200 refeições/dia. Mini escola com duas salas de aula, auditório, áreas administrativas, entre outros, também fazem parte do projeto do CT (detalhes abaixo).

– Colocamos como meta fazer 30 obras, dez a cada ano de mandato. Já inauguramos dez no primeiro ano, mas sem dúvida o CT da base é a principal delas – explicou Gobbi.

O clube não deverá gastar recursos próprios. Tudo porque o projeto enviado ao governo, baseado na Lei de Incentivo ao Esporte, foi aprovado no valor de R$ 43 milhões. A Lei prevê que empresas que declaram imposto de renda pelo lucro real (7% do total das empresas brasileiras) poderão aplicar até 4% do imposto devido em projetos esportivos.

Para iniciar a captação de recursos, o clube agora terá de apresentar Certidões Negativas de Débito (CNDs) – certidões municipal e estadual já estão nas mãos dos dirigentes, faltando certidão federal. Quando tudo tiver “ok”, o clube poderá ir ao mercado em busca de interessados. Foi assim que o rival São Paulo, por exemplo, conseguiu quitar boa parte dos gastos no CT de Cotia.

Neste momento, o terreno está apenas com sua terraplanagem executada. Apesar de o projeto total levar mais de um ano para ser concluído, a possibilidade de a obra ser executada por módulos poderá fazer com que os garotos que, neste momento estão em alojamentos improvisados em Guarulhos, tenham a chance de dormir no CT. A ideia é a de alojá-los no local e, aos poucos, terminar o restante dos setores do Todo Poderoso Terrão...

COM A PALAVRA

Mário Gobbi Filho, presidente do Corinthians, ao L!Net

"Prioridade da minha gestão é o CT da base"

"Andrés (Sanchez, ex-presidente) tinha como prioridade construir o departamento de futebol e eu tenho de manter o que foi construído e melhorar. O Andrés tinha como prioridade fazer um marketing, fazer o Corinthians ser referência, eu dou sequência. A gestão do Andrés atingiu esse patamar, que há sempre e nós estamos mantendo. Por exemplo, a minha prioridade hoje é a base. Eu preciso construir o CT da base. Não é que ele (Andrés) deixou, é que não dá para fazer tudo. Era muita coisa. Quando você (repórter) diz 50 anos em cinco, foi isso que foi feito aqui. Foi uma força-tarefa aqui. O Andrés implantou um ritmo de trabalho alucinante, mas não dá para fazer tudo. O CT da base é a prioridade da minha gestão, eu preciso sair daqui entregando-o pronto. Estou prometendo? Não, estou dizendo que trabalharei e vou fazer tudo para fazer o CT da base, que é prioridade. A prioridade era o estádio, e saiu, agora eu tenho de fazer? Terminar e assim vai..."

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

Instalações Esportivas e Técnicas
- 3 campos padrão Fifa (105x68m) em grama natural.
- 1 campo (82x50m) em grama sintética.
- 1 pista de cooper com 365,00m de comprimento em grama sintética.
- Mini estádio com capacidade para 2 mil pessoas cobertas, e Tribuna para 165 pessoas cobertas.
- Instalações para jogos de Competições federadas, contendo vestiários para os clubes e Arbitragem.
- Piscina com três profundidades para treinamentos com diferentes categorias simultaneamente.
- Vestiários para as quatro categorias, separadas por idade conforme o Estatuto da Criança e Adolescente.
- Vestiários e Área para Comissão Técnica separados por cada categoria.
- Rouparia unificada
- Departamento Médico, Fisiologia, Fisioterapia e Hidroterapia integrados.
- Academia para preparação física, integrada á pista de cooper.
- Mirante para controle Biométrico dos atletas por GPS, durante os treinos com bola e físicos.

Instalações de Lazer e Escola
- Mini escola com duas salas de aula e auditório
- Salas de podologia, dentista e psicologia
- Sala de Jogos, TV, internet e varanda coberta para recreação.

Administrativos
- Portaria com recepção e duas salas de reunião para atendimento de visitantes.
- Sala para motoristas de Ônibus com TV e Copa.
- Áreas administrativas completas para funcionários e diretoria

Descanso
- Alojamentos para 152 atletas, sendo 4 categorias com 32 atletas e um específico com capacidade para 24 atletas em teste ou para intercâmbios com outras equipes.
- Refeitório e Cozinha dimensionados para 200 refeições/dia.

Áreas de Apoio
- Setor de Manutenção
- Lavanderia
- Almoxarifado Central
- Instalações completas para funcionários, contendo Sala de Descanso e Vestiários.



Fifa põe título mundial do Timão no Top 12 dos momentos de 2012

LANCEPRESS! - 26/12/2012 - 14:26 São Paulo (SP)

As imagens da vitória e da festa do Corinthians bicampeão mundial - (Foto: Ari Ferreira)
Corinthians, bicampeão mundial em solo japonês - (Foto: Ari Ferreira)

A Fifa divulgou nesta quarta-feira uma lista com os 12 maiores momentos do futebol na temporada 2012. E o título mundial do Corinthians no Japão, diante do Chelsea (ING), é destacado pela entidade em seu site oficial como um desses momentos.

Na descrição do feito corintiano, a Fifa lembra que 'o campeão mundial da primeira edição em 2000' acabou com um 'domínio europeu nos últimos anos. O texto ainda diz que o triunfo ocorreu 'diante de mais de 25 mil torcedores do Timão em Yokohama', além de lembrar o gol de Paolo Guerrero na segunda etapa.
 
Os outros 11 momentos do futebol mundial na temporada destacados pela Fifa foram os seguintes:

1) Emoção em Libreville (primeiro título continental da Zâmbia);

2) O milagre de Muamba (Fabrice Muamba lutar pela própria vida no gramado do White Hart Lane);

3) Nos descontos (A batalha pelo título do Campeonato Inglês foi até o minuto final do último jogo da temporada);

4) A consagração de Drogba (atacante marfinense responsável pela cobrança decisiva na decisão por pênaltis, garantindo o primeiro título europeu do Chelsea);

5) Taiti conquista a Oceania (troféu continental foi disputado por Taiti e Nova Caledônia, e foi um gol de Steevy Chong Hue que garantiu aos taitianos o título e um lugar na Copa das Confederações da FIFA);

6) Rangers na quarta (depois de 140 anos de história e uma incomparável marca de 54 títulos nacionais, o clube escocês decreta falência e vai parar na quarta divisão do país);

7) A cavadinha de Pirlo (A Itália perdia por 2 a 1 a decisão por pênaltis contra a Inglaterra pelas quartas de final da Euro 2012. O meio-campista deu uma cavadinha para acertar a cobrança, desestabilizar os ingleses e iniciar uma memorável virada de 4 a 2);

8) A confirmação da Espanha (A equipe comandada por Vicente Del Bosque bateu a Itália por uma diferença recorde de quatro gols para conquistar o bicampeonato europeu);

9) Morgan define jogaço (estádio Old Trafford foi palco de EUA x Canadá, pela semifinal do Torneio Olímpico de Futebol Feminino, com Alex Morgan selando uma vitória de 4 a 3 para as americanas no último minuto da prorrogação)

10) Ibra quatro vezes (Logo no seu primeiro jogo, a novíssima Arena dos Amigos de Estocolmo assistiu a uma exibição histórica. Zlatan Ibrahimovic tornou-se o primeiro jogador em 915 partidas a marcar quatro gols contra a Inglaterra)

11) Messi ultrapassa Müller (argentino marcou os seus gols de número 85 e 86 no ano de 2012, superando a marca que o alemão havia estabelecido em 1972. E o argentino não parou por aí, encerrando a conta com um incrível total de 91)



Busca por reforços do Timão tem meta: rejuvenescer elenco

Rodrigo Vessoni - 24/12/2012 - 10:00 São Paulo (SP)

Pato e Dedé (Fotos: AFP e Alexandre Loureiro)
Pato, de 23 anos, e Dedé, de 24 anos, estão na mira do Corinthians para 2013 (Fotos: AFP e Alexandre Loureiro)

Alexandre Pato, atacante, 23 anos. Renato Augusto, meia, 24 anos. Dedé, zagueiro, 24 anos. Gil, zagueiro, 25 anos. Esses são os nomes que a diretoria do Corinthians trabalha para reforçar o elenco para o próximo ano. Apesar de posições diferentes, os atletas têm algo em comum: jovialidade.

E isso não é uma mera coincidência. A busca por jogadores de um idade considerada baixa para os padrões do futebol mundial é meta dos dirigentes do Timão, que pretendem rejuvenescer o elenco e  trazer ajuda aos “velhinhos” que foram tão importantes nas conquistas do Brasileirão, Copa Libertadores e do Mundial de Clubes.

E a intenção se justifica quando se faz a lista de veteranos, composta por nada menos do que oito jogadores, sendo a maioria integrante da equipe titular e/ou do grupo utilizado com frequência por Tite. Alessandro, que terá 34 anos no próximo ano, Chicão (31), Danilo (33), Douglas (30), Emerson (34) e Jorge Henrique (30) formaram a base campeã dos últimos anos no clube.

O caso do lateral-direito é emblemático. Alessandro disputará seu último ano como jogador profissional. Sua despedida já está marcada e, após levantar as taças da Libertadores e do Mundial, deverá ser poupado de alguns jogos para ter fôlego para os principais compromissos do ano.

A preocupação da diretoria vai além da quantidade de jogadores acima dos 30 anos. O número de partidas na próxima temporada promete ser alto. Serão nada menos do que cinco competições em 2013: Paulistão, Libertadores, Copa do Brasil, Recopa e o Campeonato Brasileiro.

Membros da comissão técnica têm certeza de que o título da Libertadores só foi possível porque a equipe perdeu da Ponte Preta nas quartas de final do Estadual e pôde se dedicar à competição sul-americana.

– Tite colocaria os titulares na semifinal do Paulista e faltaria fôlego.

Galliani dá pistas sobre ida de Pato para uma equipe de São Paulo

 

VETERANOS DO TIMÃO

Emerson – 34 anos
Com 70 jogos, 18 gols e os três títulos mais importantes que um jogador pode ter, teve queda de produção

Danilo – 33 anos
Com 155 jogos pelo Timão, meia está sendo fundamental para a equipe. Já são três títulos pelo clube

Alessandro – 33 anos
Com 213 jogos pelo Corinthians, o capitão da Libertadores e do Mundial aposentará em dezembro de 2013

Chicão – 31 anos
Com 236 jogos pelo Timão e seis títulos, é titular da zaga e tem como meta chegar aos 50 gols – hoje tem 42

Douglas – 30 anos
Com 124 jogos e cinco títulos, voltou a jogar bem e, com exceção da final do Mundial, virou titular do time

Jorge Henrique – 30 anos
Com 197 jogos e cinco títulos, teve um ano com muitas lesões, mas dois títulos e, de novo, como titular



VÍDEO Galliani dá pistas sobre ida de Pato para uma equipe de São Paulo

#rating

veja mais

VÍDEO Reveja as gatas que passaram pelo Censurado em 2012

CENSURADO

Reveja as gatas que passaram pelo Censurado em 2012

VÍDEO Relembre alguns gols que fizeram de Neymar o novo rei da Vila

MAIS LANCE! TV

Relembre alguns gols que fizeram de Neymar o novo rei da Vila

VÍDEO Reveja os últimos momentos da joia mais preciosa do São Paulo

MAIS LANCE! TV

Reveja os últimos momentos da joia mais preciosa do São Paulo

VÍDEO Wellington Silva desmente boatos e garante que é jogador do Fla

MINUTO DO ESPORTE

Wellington Silva desmente boatos e garante que é jogador do Fla


logo lance | Copyright © LANCE! TV. Todos os direitos reservados. LANCE! TV é um produto do Grupo LANCE!



No Alianza Lima, Guerrero deixa fama de 'bad boy' e inspiração em Ronaldo

HEADER SANTO GUERRERO (Foto: arte esporte)

O atacante Paolo Guerrero, herói do Corinthians no título do Mundial de Clubes, é uma pessoa calma, atende a fãs com tranquilidade e está sempre sorrindo. No entanto, quando entra em campo se transforma. O jogador ainda não expôs tal faceta no Timão, mas ela foi claramente vista no Hamburgo em 2010, quando ele chegou a jogar uma garrafa em um torcedor. Para os familiares e antigos treinadores, isso não é novidade. O centroavante tem  temperamento explosivo nos jogos desde quando era criança, na base do Alianza Lima.

especial Paolo Guerrero (Foto: Reprodução)Paolo Guerrero cresceu como jogador no Alianza Lima (Foto: Reprodução)

Formado pela equipe peruana dos sete aos 18 anos, Guerrero virou homem e jogador pelo que aprendeu e fez na equipe de Lima. Lá, onde ainda pretende encerrar a carreira, segundo familiares, teve seus dias de "bad boy".

O exemplo mais claro da competitividade de Guerrero foi dado aos 13 anos. Quem acha que a atitude de Paulo Henrique Ganso na final do Paulistão de 2010, entre Santos e Santo André, quando se recusou a ser substituído por Dorival Jùnior, foi algo inédito, engana-se.

Ganso, hoje no São Paulo,não quis deixar o campo, mas não entrou em discussão com Dorival. Guerrero, por sua vez, explodiu. Indignado com o sinal de substituição, ele fez gesto de negativo, jogou a camisa longe e deixou o gramado. Quem conta a história é Julio Garcia, que seria o treinador do atacante dois anos mais tarde. Era a primeira vez que Garcia via Guerrero em ação.

- Quando ele passou na lateral do campo e me viu, ficou paralisado. Eu lhe dei uma bronca, mandei pegar a camisa de volta e pedir desculpa ao treinador dele na época (Rafael Castillo, que atualmente tem 85 anos e não se recorda desta história). A mãe e o pai dele me parabenizaram - diz Garcia.

Preleção "com Ronaldo"

especial Paolo Guerrero (Foto: Reprodução)Guerrero na base do Alianza (Foto: Reprodução)

Desde que o Fenômeno se aposentou, em 2011, o Corinthians procurava um substituto de peso. Liedson chegou a cumprir bem a função em 2011, mas caiu fisicamente e foi preterido por Tite. Assim, surgiu espaço para Paolo Guerrero assumir o posto e virar o titular incontestável da posição, principalmente após os dois gols no Mundial.

Curiosamente, o próprio Ronaldo influenciou a infância de Guerrero. Certo dia, antes de um clássico da base contra o Sporting Cristal, Julio Garcia mostrou na preleção um vídeo com gols do craque. Guerrero e Farfán, parceiros desde aquela época, ficaram maravilhados e até se esqueceram de comer. Garcia, então, prometeu cópias das imagens de presentes à dupla caso eles marcassem. Resultado: 2 a 0 para o Alianza Lima, com um gol de cada, e recordação do Fenômeno garantida.

Julio Campo especial Guerrero (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Julio Garcia mostra campo no qual Guerrero jogou (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)

Driblador?

Influenciado por R9, Guerrero já mostrava faro de artilheiro na base do Alianza, clube pelo qual ganhou diversos prêmios. Mas seu estilo nem sempre foi de centroavante, conta o treinador Rafael Castillo.

Rafael Castillo especial Guerrero (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Rafael Castillo treinou Guerrero
(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)

- Ele gostava de carregar a bola e sair driblando. Ninguém segurava. Não gostei quando foi para a Europa, pois sabia que o fariam mudar a forma de jogar - diz Castillo, que não deixa de exaltar a capacidade de definição do atleta.

Técnico de Guerrero dos 11 aos 15 anos, ele diz que o fato de o jogador ter iniciado jogando nas ruas de Lima lhe trouxe vantagens e defeitos. Castillo atribui o gosto e a paixão do atacante pelo esporte a esses momentos, mas recorda que teve de lapidá-lo para que aprendesse a jogar coletivamente, pois era um jogador fominha.

Felizmente para o Timão, ele mudou.



Fla se assusta com altos valores e desiste oficialmente de Robinho

Robinho não será mais o presente de fim de ano para a torcida do Flamengo. Após a primeira reunião com Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, da Itália, e que está no Brasil para negociar tanto o ex-santista como Alexandre Pato, o Rubro-Negro se assustou com os altos valores apresentados para a negociação. Na noite desta terça-feira, o clube divulgou um comunicado oficializando sua desistência de repatriar o jogador.

Confira a íntegra do comunicado:

Tendo em vista as notícias publicadas a respeito de um possível interesse da nova diretoria do Clube de Regatas do Flamengo em contratar o jogador Robinho, informamos:
1) No ultimo dia 24 o futuro VP de futebol Wallim Vasconcellos juntamente com o futuro VP de relações externas Flávio Godinho se reuniu com o senhor Adriano Galliani, representante do Milan, com objetivo de buscar informações sobre as condições desejadas pelo clube para possibilitar a transferencia do jogador.
2) Em virtude do valor solicitado para realização do negocio, achamos por bem, neste momento, não seguir adiante nas negociações para contratação do jogador.
3) Continuamos trabalhando fortemente para reforçar o elenco do futebol. Assim que tivermos notícias mais concretas, informaremos para toda a nação rubro-negra.