domingo, 19 de agosto de 2012

Preview: Santos x Corinthians

Após a semifinal da Copa Libertadores da América, Santos e Corinthians voltam a se encontrar neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, em jogo válido pela 18º rodada do Campeonato Brasileiro. Há nove jogos sem perder, o Timão já ocupa a nona colocação da competição. Já o Peixe, com 20, é o 14º colocado.

Em 306 jogos na história entre os dois rivais, o Corinthians apresenta uma grande vantagem. Foram 124 vitórias do Timão, contra 97 do Santos, além de 85 empates. O time de Parque São Jorge marcou 560 gols, contra 477 do Peixe.

"É sempre a grandeza de um clássico Corinthians x Santos. Com eles campeões da Libertadores de 2011, nós esse ano. Perdemos para eles no Paulista, mas ganhamos a eliminatória da semifinal. Um jogo com grandes jogadores, de novo"

- Tite

"Um clássico sempre vale muito mais do que os três pontos que estão em disputa. Ganhando do Corinthians, a gente ganha moral para a sequência do campeonato e também para a decisão de quarta"

- Léo


  ESCALAÇÕES PROVÁVEIS
SANTOS
Rafael
B. Peres, B. Rodrigo, D. Braz (Durval), Léo
Adriano, Arouca, P. Rodríguez, Ganso
Neymar, André
CORINTHIANS



Cássio
G. Andrade, Wallace, P. André, F. Santos
Ralf, Paulinho
, Douglas, Danilo
Romarinho
, Guerrero

Poupado no meio de semana, o lateral-esquerdo Léo foi confirmado pelo técnico Muricy Ramalho para a partida deste domingo. Juan e Gerson Magrão, suspensos, além de Henrique, com problemas no púbis, estão fora. Na zaga, Durval, com dores no tornozelo direito, é dúvida.

O técnico Tite tem reforços, mas também problemas para o duelo. Ramírez, Guerrero e Paulinho, que defendiam suas seleções, estão de volta. Os dois últimos serão titulares. Romarinho também retorna após ter cumprido suspensão contra o Internacional. Por outro lado, Chicão e Alessandro, suspensos, serão substituídos por Wallace e Guilherme Andrade.

  COBERTURA EM TEMPO REAL

Aqui em Goal.com, você acompanha todos os detalhes do confronto válido pela 18º rodada do Campeonato Brasileiro. Fique ligado a partir das 16h para acompanhar nossa cobertura em tempo real!



Pelo Twitter, Marquinhos se despede do Corinthians

Negociado por empréstimo com a Roma, o zagueiro Marquinhos utilizou sua conta no Twitter para se despedir do clube no qual passou os últimos dez anos.

"Acho que todos já estão sabendo que estou de partida para a AS Roma. Quero que saibam que foi a decisão mais difícil da minha vida, mas depois de muita conversa com minha família, empresario e o clube, chegamos a essa importante decisão", escreveu no microblog.


"Ao Corinthians só tenho a agradecer a cada funcionário que lá trabalha, desde a tia que arrumava meu quarto no alojamento da base, até o mais alto escalão. Sou e serei eternamente grato ao meu clube formador e a todos que me ajudaram a chegar onde estou chegando. Foram 10 anos de puro crescimento profissional, pessoal e em todos os aspectos."

"Lá, aprendi a ter caráter, lá aprendi a ser homem e também aprendi a ser ambicioso. Jamais esquecerei de tudo que fizeram por mim, dos amigos que lá tive e das pessoas com quem passei esses anos tão importantes anos da minha vida. Um bom filho um dia à casa torna Um dia olharei para trás e verei o quanto fui feliz, e o quanto valeram a pena todos esses anos! Obrigado, Sport Club Corinthians Paulista."

De acordo com o ESPN Brasil, o jogador de 18 anos já se despediu dos demais companheiros e está a caminho da Itália, devendo ser apresentado no clube da capital já no início da próxima semana. O negócio rendeu aos € 1.5 milhão (ou R$ 3.7 milhões).

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Timão enfrenta o Santos com cinco alterações

Por conta do retorno de alguns jogadores e da ausência de outros por suspensão, o técnico Tite fez cinco alterações na equipe que enfrentará o Santos, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Entram o lateral-direito Guilherme Andrade, o zagueiro Wallace, o volante Paulinho e os atacantes Paolo Guerrero e Romarinho.

Na defesa, as alterações foram por conta da suspensão de Alessandro e Chicão, que receberam o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Inter. Com Weldinho machucado, Guilherme Andrade fará a estreia com a camisa alvinegra. Já Wallace assume a posição como reserva imediato.

Depois do compromisso com a Seleção Brasileira no amistoso com a Suécia, em Estocolmo, Paulinho retoma a vaga de meio de campo. O jogador entra no lugar de Willian Arão e volta a ser uma estratégia do Timão. Já no ataque, o técnico escalou Romarinho, que já cumpriu suspensão pelo acúmulo de advertências, e Guerrero.

Com as modificações feitas por Tite, o Corinthians começa o confronto com a seguinte formação: Cássio, Guilherme Andrade, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Romarinho e Guerrero. As informações são do Globoesporte.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Santos x Corinthians: os personagens que podem decidir o clássico

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

Após a semifinal da Copa Libertadores da América, Santos e Corinthians voltam a se encontrar neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, em jogo válido pela 18º rodada do Campeonato Brasileiro.

Em 303 jogos na história entre os dois rivais, o Corinthians apresenta uma grande vantagem. Foram 123 vitórias do Timão, contra 96 do Santos, além de 84 empates. O time de Parque São Jorge marcou 557 gols, contra 472 do Peixe.

Pensando neste grande duelo, o Goal.com cita alguns dos personagens que podem decidir o clássico.

QUEM PODE DECIDIR A FAVOR DO SANTOS


Neymar

Principal estrela do Santos e grande candidato a craque do Campeonato Brasileiro, o atacante Neymar é a grande esperança da equipe em todas as partidas. Depois de quase um mês fora por conta da disputa das Olimpíadas e do amistoso com o Suécia, o craque santista já foi o principal destaque da vitória sobre o Figueirense.

Neymar também tenta diminui o retrospecto negativo em confrontos contra o arquirrival: em 15 jogos, são cinco vitórias, três empates e sete derrotas. O último encontro entre os dois times aconteceu nas semifinais da Copa Libertadores da América. Neymar deixou sua marca, mas o empate em 1 a 1 tirou o Santos da luta pelo bicampeonato.

Ganso

Ainda sem ter seu futuro definido, o meia Paulo Henrique Ganso retornou ao Santos e contribuiu com um dos gols da vitória do time sobre o Figueirense por 3 a 1.

A torcida espera que o jogador volte a ser participativo como antigamente. Se estiver inspirado, sua criatividade e seus toques envolventes podem ajudar o Peixe a superar a forte defesa do Corinthians.

André

Após dois anos, André reestreou pelo Santos na quinta-feira, na vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense, em Florianópolis. Ainda sem ritmo de jogo, o atacante teve dificuldades para criar jogadas e sequer conseguiu finalizar na meta adversária. Contra o Corinthians, domingo, às 16h, no Pacaembu, o atacante terá a chance de voltar a balançar as redes com a camisa do alvinegro praiano.

Patito Rodríguez

Logo na sua estreia pelo Santos, o meia-atacante Patito Rodríguez marcou um gol no empate por 2 a 2 com o Atlético-GO, no último sábado, no Pacaembu. No meio de semana, contra o Figueirense, o argentino fez seu primeiro jogo como titular. No entanto, como Juan foi expulso, teve que deixar o campo ainda aos 12 minutos para dar lugar a Gerson Magrão.

Neste domingo, Patito estará à disposição do técnico Muricy Ramalho para disputar seu primeiro clássico com a camisa do Peixe.

QUEM PODE DECIDIR A FAVOR DO CORINTHIANS

Paulinho

Após ter defendido a Seleção Brasileira no amistoso contra a Suécia, o volante Paulinho está de volta ao Corinthians. Peça-chave do esquema tático do técnico Tite, o camisa 8 tem capacidade de desequilibrar o clássico deste domingo a favor do Timão.

As chegadas de Paulinho ao campo de ataque tem sido determinantes para a equipe conseguir a vitória em diversas partidas.

Danilo

Autor do gol do empate em 1 a 1 com o Santos, que colocou o Corinthians na de decisão da Copa Libertadores da América, o meia Danilo é mais um jogador com extrema capacidade para ajudar a equipe.

Danilo possuí uma qualidade técnica invejável e sua função tática dentro da equipe é fundamental.

Romarinho

Romarinho está de volta ao time depois de ter cumprido suspensão contra o Internacional. O atacante, herói do Corinthians no empate contra o Boca Juniors na primeira partida da final da Libertadores, gosta de marcar gols bonitos e em jogos decisivos.

Em sua primeira partida como titular pelo Timão, Romarinho marcou os dois gols da vitória sobre o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Depois de um longo período sem balançar as redes, o atacante garantiu a vitória do Corinthians sobre o Coritiba na semana passada com mais um belíssimo gol de letra.

Guerrero

O clássico contra o Santos é uma boa oportunidade para o centroavante Guerrero marcar seu primeiro gol pelo Corinthians. O jogador que estava defendendo a seleção peruana e por isso desfalcou o Corinthians na partida contra o Internacional, deve voltar a ser titular, já que Jorge Henrique e Emerson estão lesionados.



Gobbi nega Ganso, diz que Tite fica em 2013 e torce por Marquinhos

LANCEPRESS!
Publicada em 19/08/2012 às 15:36
São Paulo (SP)

O interesse do Corinthians no futebol de Paulo Henrique Ganso ficou no passado. Ao menos é o que garante o presidente Mário Gobbi Filho, que descarta entrar na disputa pelo meia, que ainda pode deixar o Santos.

- Não temos nada com o Ganso. Não sei o destino dele, mas o Corinthians está fora disso - garantiu, na chegada da delegação corintiana à Vila Belmiro, neste domingo, antes do clássico.

O mandatário comentou também sobre a transferência de Marquinhos, que foi emprestado para a Roma (ITA) por uma temporada. Pelo negócio, o Timão receberá 1,5 milhão de euros (R$ 3,7 milhões) - há ainda um valor fixado para compra, que gira entre 4,5 e 6 milhões de euros (entre R$ 11 milhões e R$ 15 milhões) Para Gobbi, aliás, será difícil de o zagueiro de 18 anos retornar ao clube para cumprir o seu contrato, que agora vale até abril de 2016.

- Eu acho que sim (que Marquinhos não volta ao Timão). Vejo muito potencial nele. A proposta era excelente e o jogador queria ir. E foi uma proposta por um jogador que nem nasceu ainda, nem era titular. Espero que dê certo. Senão, vamos querer ele de volta - comentou.

Para finalizar, o dirigente garantiu que Tite, que tem contrato apenas até o fim do ano, comandará a equipe nas competições do próximo ano.

- Ainda não tratamos da renovação, mas ele não vai sair. Vai passar 2013 conosco - finalizou.



Antes de embarcar para a Itália, Marquinhos aposta em 1 a 0 para o Timão

Marcelo Braga
Publicada em 19/08/2012 às 14:27
São Paulo (SP)

Marquinhos não assistirá ao clássico de logo mais, entre Santos e Corinthians, na Vila Belmiro, porque estará "voando". Antes de entrar no avião com destino à Itália, onde a partir desta segunda-feira ele defenderá a equipe da Roma (ITA), o zagueiro falou com o LANCENET! e, confiante, apostou na vitória dos colegas:

- Acho que vai ser 1 a 0, do jeito que o corintiano gosta. É um clássico muito difícil e disputado. Mas vamos vencer com gol do Paulinho ou do Romarinho - disse ele, por telefone.

Emprestado por um ano para o clube italiano, o zagueiro de 18 anos demonstrou bastante confiança para iniciar uma nova fase na carreira. Mas também nervosismo:

- Estou ansioso para chegar lá e ver como é tudo. É uma nova etapa e desafio na minha vida. Tenho metas novas e acho que vai ser bom para mim. Vou ficar com saudade da família e dos amigos, mas o que me espera vai ser muito melhor - projetou ele, que viaja com o pai Marcos Aoás e com o empresário Giuliano Bertolucci.

Na Roma, atuará ao lado de outros brasileiros, como os ex-corintianos Dodô e Leandro Castán, além de Marquinho (ex-Fluminense) e Rodrigo Taddei (ex-Palmeiras). Após ficar fora da lista final dos Jogos Olímpicos, espera se destacar para ser lembrado por Mano Menezes na Copa de 2014.

- Esse é meu foco (chegar à Seleção), já deixei claro que foi o meu objetivo. Busco o quanto antes essa evolução para estar na Seleção o mais rápido possível. A ida para a Europa vai me valorizar nesse quesito, para eu estar pronto para vestir a amarelinha - afirmou.

A despedida dos colegas no CT foi no sábado, quando o atleta também renovou o seu contrato por dois anos com o Timão (agora vence em abril de 2016). Segundo Marquinhos, algumas lágrimas quase escaparam:

- Foi duro ver o pessoal indo treinar e eu não...Dei um abraço em cada um e desejei sorte para todos. São pessoas incríveis que me ajudaram desde que cheguei lá, que me acolheram, pessoas que vou levar comigo para sempre. O Tite falou: "Indendente de qualquer  coisa, vou estar torcendo para você, que é um menino do bem. Continue lutando pelo o que você acha correto" - contou.

Na Itália, Marquinhos deve ser apresentado já nesta segunda-feira, antes de um amistoso no estádio Olímpico. Para obter o empréstimo, os italianos tiveram de desembolsar 1,5 milhões de euros (R$ 3,7 milhões). O valor fixado para compra ainda não foi revelado pelo clube, mas gira entre 4,5 e 6 milhões de euros (entre R$ 11 milhões e R$ 15 milhões).



Contra o apagão do Peixe, Timão vai com a luz do iluminado Romarinho

Marcelo Braga
Publicada em 19/08/2012 às 09:00
São Paulo (SP)

O Corinthians tem uma arma contra o apagão da Vila Belmiro: o iluminado Romarinho. Após cumprir um jogo de suspensão por conta do terceiro cartão amarelo, o camisa 31 volta ao time para formar o ataque com Douglas, Danilo e Paolo Guerrero. Mas ele é o cara da vez!

Apesar de ter apenas um clássico disputado pelo clube, o garoto de 21 anos sabe que tem estrela forte. Contra o Palmeiras, antes das decisões da Libertadores, marcou dois golaços que abriram caminho para a sua história no clube. Inesquecíveis.

Neste domingo, conhecerá a Vila, palco onde o Timão venceu o Santos por 1 a 0 no primeiro jogo da semifinal da Libertadores, em 13 de junho. Na ocasião, nos minutos finais, o estádio teve uma queda de energia, fato que aumentou o nervosismo no clássico.

De São Paulo, já que não havia sido relacionado – tinha sido inscrito dias antes, na vaga de Edenilson –, Romarinho só torceu pela televisão.

Mas hoje, não. Quando a bola rolar, o camisa 31 poderá resolver o jogo. E dar mais uma prova que os dirigentes santistas erraram ao não investir em seu futebol. Afinal, foi disputado pelos rivais, mas acabou no Parque São Jorge no fim de maio, quando o Peixe desistiu do negócio com o Bragantino e o Timão pagou o valor pedidos pelo clube do interior.

– O Corinthians precisa de um ídolo e acho que ele tem tudo para ser. Aquele cabelinho dele...As pessoas gostam, tem carisma – sentenciou o presidente do Braga, Marquinho Chedid, no mês de junho.

E a receita para a idolatria é fácil: gols em clássicos. Em uma semana, terá duas chances: hoje, contra o time de Neymar, e no outro domingo, contra o São Paulo, no Pacaembu.

– Tomara que os gols continuem saindo. Quero voltar a brilhar – admitiu, após “desencantar” contra o Coritiba, na semana passada.

Brilho eterno a Romarinho!

O APAGÃO E OS GOLS NO CLÁSSICO

Blecaute na semifinal
No primeiro jogo da semifinal, na Vila Belmiro, um apagão ocorreu por volta dos 36 minutos do 2 tempo em parte dos refletores. Segundo nota publicada no dia seguinte, a queda de energia foi por problemas na "instalação interna" do estádio. O jogou ficou parado por alguns minutos e, na volta, o Alvinegro conseguiu segurar a vitória por 1 a 0, mesmo com um jogador a menos.

Dois gols no único clássico
Romarinho disputou apenas um clássico pelo Timão. Mas ele foi inesquecível. Logo em suas estreia como titular, em 24/6, pegou o Palmeiras no Pacaembu e marcou dois golaços que viraram o jogo para o Timão, que venceu por 2 a 1. Foi a primeira grande aparição do camisa 31, que três dias depois ainda marcaria um gol em plena Bombonera, contra o Boca Juniors-ARG

MARTÍNEZ TAMBÉM QUASE PAROU NA VILA

Titular contra o Internacional, o camisa 7 volta para o banco de reservas hoje. Mas o caso do argentino é parecido com o de Romarinho. Isso porque ele também quase foi parar na Vila quando os seus agentes iniciaram a busca por um novo clube. O Peixe até acertou valores com o Vélez Sarsfield (ARG), mas o negócio travou com seu pai, que era dono de metade dos seus direitos econômicos.

– Falamos com o pessoal do Santos, mas depois apareceu o Corinthians e me seduziu muito como jogavam. O Corinthians tem tudo para ser cada dia mais grande e acredito que está fazendo por onde – disse, na chegada.



Feliz 'em sua casa', Paulo André declara apoio ao Teto

Marcelo Braga
Publicada em 19/08/2012 às 08:00
São Paulo (SP)

Paulo André se sente em casa no Corinthians. Desde 2009 no clube, será o atleta mais antigo do Timão em campo contra o Santos, neste domingo, já que Chicão e Alessandro, remanescentes da Série B, estão suspensos. E Jorge Henrique está lesionado.

Feliz pelo seu “lar”, o zagueiro sonha com que mais pessoas no Brasil tenham também uma moradia digna. Por conta disso, a convite do LANCENET!, o camisa 13 conheceu neste sábado o trabalho da organização Teto, que busca superar a pobreza nas comunidades precárias da América Latina através da ação conjunta de moradores e jovens voluntários.

Ex-diretor da instituição, o psicólogo Daniel Pucci presenteou o defensor com uma camisa do projeto e explicou sobre as ações feitas desde 2006, quando a organização chegou ao país para construir moradias de emergência (casas pré-fabricadas) em favelas do Estado de São Paulo. Até hoje, 1.040 se tornaram reais.

– Acho legal e necessário. São ações como essa que talvez consigam trazer um pouco mais de igualdade a uma população sofrida e em estado de vulnerabilidade social. Gostaria que mais gente participasse, não só como volantário, mas com apoio financeiro – disse o defensor.

A rápida conversa entre eles, porém, não deve ficar por aí. Responsável pelo Instituto Paulo André, que atende 253 crianças em Campinas, o zagueiro pegou o contato da instituição para trocar experiências.

Prestes a fazer 29 anos (faz aniversário nesta segunda-feira), o zagueiro será um dos principais líderes do time hoje, na Vila Belmiro. Uma vitória porém, o fará se sentir bem, como em sua casa. E é o que ele deseja a todos.

O que é
Nome: Teto (antigo “Um Teto para o meu país”)

Início:
Começou em 1997, no Chile, e percorreu países da América Latina e Caribe. Chegou ao Brasil no ano de 2006.

Na prática:
A organização leva casas pré-fabricadas a favelas de acordo com a necessidade das comunidades. São os próprios voluntários, junto dos moradores, quem montam a moradia. As famílias pagam R$ 150 e têm assistência jurídica.

A Grande Coleta:
No sábado e na sexta-feira, mais de 5 mil jovens (a maioria universitários) foram às ruas para a divulgação do projeto. A ideia, também, era arrecadar os R$ 180 mil necessários para a construção das próximas 50 casas que serão montadas em favelas ainda neste ano.

Bate-Bola com Paulo André
Zagueiro do Corinthians, ao LANCENET!

Crê que o trabalho do Teto pode lhe ajudar no seu projeto social?
Vou tentar pegar um pouco de experiência com eles, pois ainda estou engatinhando no Instituto Paulo André. Temos apenas um ano e meio de projeto e estamos encontrando bastante dificuldades.

Que tipo de dificuldades?
Principalmente na aplicação dos projetos e obras. Vimos que o buraco é mais fundo do que a gente imagina. Por mais que estejamos na comunidade tentando ajudar, é difícil mudar a realidade e transformar a vida dessas crianças e famílias, porque elas estão completamente à margem da sociedade, sem qualquer auxílio público. Por isso, as ações dessas ONGs podem trazer um pouco de alento e carinho a essas pessoas que são esquecidas e não aproveitam a vida como nós.

Hoje, o Corinthians é o seu teto? Pensa em se aposentar no clube?
Sim, desde que cheguei já falava isso. Me sinto bem aqui e a cada dia de treino ou jogo realizo um sonho por jogar no time do coração e por fazer parte desse grupo vencedor.

Sem Alessandro e Chicão (suspensos), e Jorge Henrique (machucado), será o mais antigo do time...
Não sabia, mas fico feliz. Mostra que os três grandes técnicos que aqui passaram (Mano Menezes, Adílson Batista e Tite) sempre contaram comigo. Acredito que o trabalho esteja sendo bem feito.

Instituto de Paulo André atua em Campinas

Fundado em 15/2/2011, o Instituto Paulo André atua em três bairros pobres de Campinas, onde o zagueiro nasceu. Inicialmente, a ideia era apenas a inclusão social através do esporte, mas ao longo dos meses os voluntários notaram que as necessidades das comunidades eram ainda maiores. Mensalmente, por exemplo, 253 crianças recebem cestas básicas. Além do foco no esporte, o IPA faz excursões culturais, palestras de higiene e promove atividades de educação.

– Vemos situações deploráveis na casa das pessoas: baratas, alagamentos, ratos, gente dormindo no chão...– cita o jogador, comovido.



Sessenta dias após semi histórica, Corinthians e Santos se reencontram

Bruno Cassucci
Marcelo Braga

Publicada em 19/08/2012 às 07:30
São Paulo (SP)

Sessenta dias se passaram desde que o Corinthians eliminou o Santos na semifinal da Copa Libertadores. Apesar de o período não ser tão longo, muita coisa aconteceu nas vidas dos dois alvinegros desde então. Enquanto de um lado o Timão conquistou o tão sonhado título sul-americano e entrou nos trilhos no Brasileirão, o Peixe se reformulou, chegou a enfrentar momentos de turbulência agora luta por uma reação no Nacional.

Hoje, na Vila Belmiro, o equilíbrio deve prevalecer, mas o momento corintiano é melhor. A equipe de Tite, 9 colocada, está invicta há nove jogos (cinco vitórias e quatro empates) e perto de igualar o desempenho das dez primeiras rodadas do campeonato de 2011, quando não perdeu.

Já o Peixe passou a respirar. Depois de sofrer por oito rodadas sem Neymar e Ganso, o time voltou a ter suas estrelas, contratou bons nomes, como André e Patito, e a classificação para a Libertadores, que semanas atrás era vista como impossível, já não parece tão distante...

Em campo, Santos e Corinthians também estão bem diferentes. Dos 22 titulares do segundo jogo da semi, apenas metade – cinco do Timão e seis do Peixe – começará o jogo hoje.  

Os “DNA‘s” dos alvinegros, no entanto, permanecem os mesmos. Os ousados, dribladores e ofensivos Meninos da Vila enfrentarão um tático, forte defensivamente e compacto rival. Promessa de jogão, assim como foi há dois meses.



Com rivalidade aflorada, Peixe e Timão lutam por arrancada

Neymar e Paulinho na partida do Corinthians contra o Santos (Foto: Nelson Antoine / AP)Neymar e Paulinho voltam a duelar neste domingo, na
Vila Belmiro (Foto: Nelson Antoine / AP)

Nos últimos três anos, Santos e Corinthians têm dominado o futebol paulista e viram a rivalidade crescer consideravelmente. De 2009 para cá, só os alvinegros ganharam o Paulistão: o Peixe três vezes (2010, 2011 e 2012), e o Timão uma vez, no início dessa sequência. Em 2009 e 2010, fizeram a final. E o domínio não é apenas estadual: os rivais são os últimos campeões da América. Quase dois meses depois de se enfrentarem pelas semifinais da Taça Libertadores deste ano, vencida pela equipe do Parque São Jorge, as duas equipes voltam a se encontrar, mas em situação diferente: ambos ainda estão distantes de serem protagonistas no Brasileirão. Neste domingo, a partir das 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, os alvinegros duelam por ascensão na classificação apostando em suas estrelas. 

O Santos espera que o período de instabilidade acabe. A equipe dirigida por Muricy Ramalho não perde há três partidas (duas vitórias e um empate). Os 3 a 1 obtidos sobre o Figueirense, com o trio Ganso, Neymar e André em campo, animou a torcida e o treinador. É neles que está toda a confiança para o time sair da 14ª colocação, com 20 pontos, e voltar a sonhar com os primeiros lugares.  

O Corinthians vive fase mais consistente. Está invicto há nove partidas - cinco vitórias e quatro empates. Mesmo desfalcado, bateu o Internacional por 1 a 0, no Pacaembu, quarta-feira passada, e pulou para a nona posição, com 24 pontos. Para frear a empolgação dos rivais, Tite contará com o retorno do volante Paulinho, que serviu à Seleção em amistoso contra a Suécia, na última quarta-feira. Ele é a estrela da equipe de operários que brilhou no primeiro semestre. 

Esta será a quarta partida entre Santos e Corinthians em 2012. Até agora, o encontro está equilibrado. O Peixe venceu por 1 a 0, pelo Campeonato Paulista, mas o Timão respondeu com o triunfo por 1 a 0, na Vila Belmiro, pelas semifinais da Libertadores. No jogo da volta da competição continental, empate por 1 a 1, no Pacaembu, e a vaga na decisão ficou com o clube da capital. 

A Rede Globo transmite a partida para os estados de SP (menos Santos), PR, PE, BA, CE, MA (menos Balsas), PA (menos Santarém), TO e Região Centro-Oeste. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM. 
header as escalações 2

Santos: o treino do último sábado foi a única oportunidade que o técnico Muricu Ramalho teve para acertar sua equipe. O elenco ganhou folga na sexta, após a vitória em Florianópolis, sobre o Figueirense. Por isso, o treinador não teve muito tempo para testar alternativas e vai mandar a campo a mesma base utilizada na última quinta-feira, mas com duas mudanças: o lateral-esquerdo Juan, suspenso, dará lugar a Léo. Na zaga, Durval se recuperou das dores no tornozelo esquerdo e volta. David Braz fica no banco. A escalação terá: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Patito Rodriguez e Paulo Henrique Ganso; Neymar e André. 

Corinthians: o técnico Tite foi obrigado a mexer na equipe novamente. A escolha dos titulares aconteceu somente no último treino, sábado, no CT Joaquim Grava. Guilherme Andrade estreia na lateral direita e Wallace entra na zaga. Já o volante Paulinho reassume seu lugar no meio de campo. No ataque, saem Adilson e Martinez para as entradas de Romarinho, que volta de suspensão, e Guerrero. A formação é a seguinte: Cássio, Guilherme Andrade, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Romarinho e Guerrero.  quem esta fora (Foto: arte esporte)

Santos: Juan e Gerson Magrão, suspensos, Henrique, Edu Dracena, Paulo Henrique Soares, Bernardo, Alison, Fucile e Rafael Galhardo, todos lesionados.

Corinthians: Alessandro e zagueiro Chicão, suspensos. Emerson e Jorge Henrique, lesionados. 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Santos: Edu Dracena, Bruno Rodrigo, Durval, Léo e Ganso.
 
Corinthians: Paulo André e Martinez. 

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Flavio Rodrigues Guerra (SP) apita a partida, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP). Flavio Guerra arbitrou um jogo no Brasileirão (São Paulo x Santos, na 4ª rodada), marcou 23 faltas, aplicou 4 amarelos, nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,7 amarelos, 0,25 vermelho, 36,3 faltas e 0,25 pênaltis.
 
header fique de olho 2
Santos:
Neymar. Apesar da derrota na final dos Jogos de Londres com a Seleção,
o astro santista vem de uma sequência de boas atuações, e é a maior arma contra o Timão. Na última quinta-feira, ele foi o destaque contra o Figueirense mesmo tendo viajado a madrugada inteira após amistoso entre Brasil e Suécia, quarta, em Estocolmo. 

Corinthians: enquanto o Santos aposta em Neymar, o Timão confia em Romarinho. Em pouco tempo no clube, o atacante se destacou por brilhar em partidas importantes, como contra Palmeiras, pelo Brasileirão, e Boca Juniors, na primeira partida da final da Taça Libertadores. Ele volta de suspensão justamente depois marcar um golaço de letra diante do Coritiba e dar a vitória à equipe nos minutos finais.  
header o que eles disseram

Ganso, meia do Santos: "A obrigação da vitória é nossa, pois estamos jogando em casa e em uma situação ruim na tabela"

Tite, técnico do Corinthians: “O Santos conquistou a Libertadores no ano passado, e nós, em 2012. Perdemos o Paulista, mas ganhamos a eliminatória nas semifinais (da Libertadores). São sempre grandes jogos. Será de novo”

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Nas 10 últimas partidas entre Santos e Corinthians, o Timão venceu quatro vezes, contra três vitórias santistas e três empates. O Santos, porém, leva vantagem diante do Corinthians no século. De 2001 para cá, as duas equipes se enfrentaram 39 vezes, com 18 vitórias do Santos, oito empates e 13 vitórias corintianas, 60 gols santistas e 58 do Corinthians.

* A Vila Belmiro já foi palco do clássico 96 vezes. Em sua casa, o Santos leva vantagem com 42 vitórias e 20 empates, contra 34 vitórias corintianas (189 gols do Santos e 179 do Timão).

* Nas últimas 10 partidas entre Santos e Corinthians na Vila Belmiro, o Peixe venceu cinco vezes, houve dois empates e três vitórias corintianas: 3 a 1, no Paulistão 2009, 3 a 2, no Brasileiro 2010, e 1 a 0, na Libertadores 2012.

* Na história do Campeonato Brasileiro, Santos e Corinthians se enfrentaram 13 vezes na Vila Belmiro, com seis vitórias do Santos, três empates e quatro vitórias do Corinthians.

* Clássico mais antigo do futebol paulista, Santos e Corinthians se enfrentaram pela primeira vez no dia 22 de junho de 1913, no Palestra Itália. Em partida válida pelo Campeonato Paulista, o Santos venceu por 6 a 3.

* Computando todos os jogos da história entre Corinthians e Santos, as duas equipes já se enfrentaram 303 vezes. A vantagem é do Corinthians que venceu 123 vezes, contra 96 vitórias do Santos e 84 empates. O Timão marcou 557 gols, contra 472 do Peixe.

header último confronto v2

Santos e Corinthians se enfrentaram pela última vez no dia 20 de junho de 2012, no Pacaembu, pela Taça Libertadores. O empate por 1 a 1 classificou o Corinthians para a decisão, feito inédito na história do clube. Neymar abriu o no primeiro tempo, mas Danilo igualou na etapa final. Mais tarde, o Timão ficaria com o título ao derrotar o Boca Juniors. 



Veja os resultados de sábado pelas Séries A, B, C e D e cinco estaduais

18/08/2012 23h21 - Atualizado em 18/08/2012 23h23

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



No Rio, Jorge Henrique faz visita à escolinha em que iniciou a carreira

Fora do clássico de domingo, contra o Santos, às 16h, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão, o atacante Jorge Henrique, do Corinthians, aproveitou o sábado livre para voltar às origens. O jogador visitou a escolinha de futebol em que deu os primeiros chutes, em Quatis, no interior do Rio de Janeiro.

Jorge Henrique entrega presentes para crianças carentes no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Jorge Henrique entrega presentes para crianças carentes no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

O baixinho campeão da última edição da Taça Libertadores passeou pelo local e presenteou crianças carentes com bolas. Cercado pelos fãs mirins, o atleta do Timão tirou fotos e deu autógrafos até nas chuteiras dos garotos.

- Que saudade! Não vinha aqui há mais de dez anos e, logo que cheguei e olhei para o campinho, bateu uma lembrança gostosa. É bom olhar para trás e ver que barreiras foram superadas. Visitar, ajudar de alguma forma e incentivar esses garotos é o mínimo que eu posso fazer por quem ainda busca um lugar ao sol - disse Jorge Henrique.

O atacante ficará fora de combate no Corinthians por até um mês. Ele sofreu uma lesão muscular na coxa direita na vitória sobre o Coritiba, domingo passado, no Paraná.

Clique e assista a vídeos do Corinthians  



Marquinhos dá adeus e se apresenta ao Roma na segunda-feira

Marquinhos corinthians treino (Foto: Mauro Horita / Agência Estado)Marquinhos nem treinou na manhã deste sábado
(Foto: Mauro Horita / Agência Estado)

O zagueiro Marquinhos será apresentado na segunda-feira como novo reforço do Roma-ITA. O jogador, de 18 anos, se despediu dos companheiros de Corinthians e sequer participou do treino deste sábado, no CT Joaquim Grava. Apesar de restarem detalhes, o jogador embarca para a capital italiana neste domingo.

Para que o negócio fosse fechado, Marquinhos renovou seu contrato com o Timão. O vínculo, que terminava em 30 de abril de 2014, foi ampliado para a mesma data de 2016. Caso não seja comprado, ele receberá um aumento.

O defensor ficará emprestado ao clube romano por uma temporada com a possibilidade de ter os direitos adquiridos. Por esse período, o Timão receberá € 1,5 milhão (R$ 3,7 milhões), valor considerado muito bom pelos dirigentes paulistas.

O Corinthians ainda tenta estabelecer alguns detalhes para lucrar no futuro. Na Itália, o Roma revela que precisará desembolsar € 4,5 milhões (R$ 11,1 milhões) se quiser comprar 100% dos direitos de Marquinhos. O Timão tenta estipular o valor por apenas uma porcentagem do atleta. Assim, receberá mais outra quantia se ele for vendido pelo Roma para outro clube.

A saída do zagueiro não foi aprovada pelo técnico Tite. O treinador gostaria de ter o defensor no elenco para o restante do Campeonato Brasileiro e do Mundial Interclubes. No entanto, a direção viu a proposta como uma possibilidade de valorizar o garoto no exterior. Agora, o elenco conta com Chicão, Paulo André, Wallace, Antônio Carlos e Felipe para a posição.

Campeão da Copa São Paulo de Juniores e considerado uma grande promessa das categorias de base, Marquinhos reencontrará outros dois ex-corintianos no Roma. Ele se juntará ao zagueiro Leandro Castán e ao lateral-esquerdo Dodô, contratados pelos italianos após a Libertadores.



Com chinês Zizao na lista, Timão leva 22 jogadores para clássico em Santos

Zizao treina com bola no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Zizao treina com bola no Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

O Corinthians convocou 22 jogadores para o clássico contra o Santos, neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Pela segunda vez consecutiva, o técnico Tite levará o chinês Zizao. A tendência, porém, é de que ele seja cortado e não fique no banco de reservas.

O meia-atacante ficou como suplente na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, quarta-feira, no Pacaembu. Apesar dos pedidos da torcida nos minutos finais, o treinador alvinegro optou por não colocá-lo, adiantado novamente a estreia dele. Como apenas 18 atletas vão para o jogo, o oriental dificilmente aparecerá na lista final.

Outra novidade é o volante Guilherme. O jogador, contratado da Portuguesa no início desta semana, fez apenas quatro treinamentos no novo clube e já foi chamado pelo treinador. Para o setor, o treinador levou também os titulares Ralf e Paulinho, além do reserva Willian Arão.

Apesar do foguetório que teve de enfrentar no duelo pelas semifinais da Libertadores, o Corinthians optou por passar a noite que antecede a partida na cidade de Santos. A delegação segue para o litoral após o almoço deste sábado. Na segunda-feira, os jogadores estão de folga e só retornam às atividades na terça pela manhã.

Confira os jogadores relacionados:

Goleiros: Cássio e Julio Cesar
Laterais: Guilherme Andrade, Fábio Santos e Denner
Zagueiros: Paulo André, Wallace, Antônio Carlos e Felipe
Volantes: Ralf, Paulinho, Guilherme e Willian Arão
Meias: Douglas, Danilo, Ramírez e Giovanni
Atacantes: Romarinho, Guerrero, Martinez, Adilson e Zizao