sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Na Gávea, Flamengo larga bem na 4ª etapa da Liga Nacional de Futevôlei

Jogar na sede do clube fez bem ao Flamengo. O Rubro-Negro largou bem na 4ª etapa da Liga Nacional de Futevôlei, nesta sexta-feira, e venceu as três partidas que disputou na Arena Maestro Júnior, na Gávea. No masculino, a vitória foi sobre o Cruzeiro, por 2 a 0 (18/11 e 18/12). No feminino, foram dois resultados positivos já no primeiro dia: 18 a 11 no Fluminense e 21 a 19 contra o Corinthians.

A rodada teve mais oito jogos. No masculino, Vasco 1 x 2 Cruzeiro; Fluminense 1 x 2 Goiás; América 2 x 0 Grêmio; Santos 2 x 0 Atlético-MG; Guarani 0 x 2 Goiás; Botafogo 2 x 1 Grêmio  e Corinthians 2 x 1 Atletico-MG. No feminino, o Corinthians venceu o Fluminense por 18 a 15.

Os jogos seguem até domingo, quando serão conhecidos os vencedores da etapa - doze equipes buscam o título na disputa masculina, enquanto seis brigam pelo pódio no feminino. Na última etapa, em Brasília, o Santos dominou e levou a melhor na disputa entre homens e entre as mulheres.

O SporTV transmite as semifinais do masculina e as finais masculina e feminina, domingo, a partir das 9h (horário de Brasília).

Santos campeão masculino e feminino da etapa de Brasília da Liga Nacional de Futevôlei (Foto: Divulgação / LNF)Santos campeão masculino e feminino da etapa de Brasília da Liga Nacional de Futevôlei (Foto: Divulgação / LNF)

Confira outras notícias sobre os Torneios de Futevôlei


 



PC defende Mano e diz que substituto não fará trabalho muito diferente

A demissão de Mano Menezes não agradou o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanches, nem Paulo César Vasconcellos, comentarista do SporTV. Para ele, o ex-treinador vinha fazendo um bom trabalho e seu substituto não conseguirá realizar muitas coisas diferentes do que já vem sendo feito. Os mais cotados para assumirem o cargo são Tite, comandante do Corinthians, Muricy Ramalho, do Santos, e Luiz Felipe Scolari, atualmente sem clube (assista ao vídeo).

- Eu acho que ele deveria ter permanecido no cargo e vou mais além, acredito que quem o substituir, seja o Muricy, o Tite ou o Luiz Felipe, nenhum deles fará algo muito diferente do que o Mano realizou até agora. Por que o técnico da Seleção esbarrará sempre com a limitação. Seria muito mais fácil se, além do Kaká, você também pudesse contar com um Ronaldinho (Gaúcho) e com um Adriano. Esses três jogadores poderiam ter ajudado a fazer uma transição mais fácil. O que aconteceu foi que hoje você tem um trabalho iniciado e que aponta para um caminho, agora interrompido. Mas, quem o substituir não fará um trabalho tão diferente - disse Paulo César.

O novo treinador da Seleção só será conhecido em janeiro de 2013, mas PC Vasconcellos acha um prazo muito longo.

- Acho que o Brasil entrará em um ano de Copa das Confederações e se for decidida a dispensa do técnico, deveria ser imediatamente anunciado o novo treinador, para que ele, nesse ano ainda de 2012, com a comissão técnica, iniciasse seu trabalho.

Mano Menezes apresentado como técnico da Seleção (Foto: AFP)Mano Menezes ainda no comando da Seleção (Foto: AFP)

Dos 39 jogos que a Seleção disputou sob o comando de Mano Menezes, o time ganhou 26, empatou seis vezes e perdeu sete partidas. Para PC, esses números não são parâmetro, o que influenciou na queda foi a limitação dos jogadores.

- O que motivou essa demissão efetivamente não deve ter sido esse ou aquele desempenho. Me parece que a direção da CBF entendeu que o Mano não estava a altura do desafio que vem por aí. Eu já vejo de forma diferente, entendo que o Mano tem condições plenas de encarar o desafio da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

Além disso, Paulo César também revela que conversou com o ex-treinador, mas que ele não esperava a própria demissão.

- O próprio Mano Menezes não estava vivendo a expectativa de ser demitido, pelo contrário, ele já sabia de todo o cenário que se desenhava, mas acreditava que a situação não teria o desfecho que teve. Ele acreditava porque o trabalho mostrava evolução. Em alguns amistosos disputados contra seleções mais fortes, o Brasil não se saiu bem porque era (comandando pelo) Mano Menezes. Fosse o Muricy, que é o mais cotado para assumir, fosse o Felipão, segundo mais cotado, ou o Tite, terceiro mais cotado, a Seleção não teria um desempenho tão diferente assim. Por que a matéria-prima do futebol brasileiro não anda tão em alta assim.

Durante a entrevista coletiva que concedeu à imprensa, Andrés Sanches não escondeu seu descontentamento com a decisão de encerrar o contrato de Mano. Apesar do diretor de seleções não afirmar, PC Vasconcellos explica por que não se surpreenderia se, em algum momento, Sanches pedisse demissão do cargo (assista no vídeo ao lado).

- Ele deixou muito claro que ele não ficou absolutamente nada satisfeito com a decisão. Andrés Sanches é um sujeito capaz de rompantes, às vezes de exageros, mas você jamais deixará de saber rigorosamente o que ele pensa. Nessa entrevista coletiva e e deixou claro que não concordou com a decisão da CBF, deixou claro que se ele não fosse a entrevista, ninguém teria ido e eu não me surpreenderei se, dentro de um breve período, ele Andrés Sanches também deixar o cargo de diretor de seleções da CBF porque o desconforto dele com a decisão é muito grande. Desde o início, quando surgiram as informações de que Mano Menezes poderia ser demitido ele se manifestou de forma contrária e sempre de forma enfática que é uma característica dele.

Assista a mais vídeos do Tá na Área



Com Jorge Henrique no banco, Timão convoca 18 para clássico

Jorge Henrique no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Jorge Henrique ficará no banco contra o Santos
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O técnico Tite relacionou 18 jogadores do Corinthians para o clássico contra o Santos, neste sábado, às 19h30m, no Pacaembu, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão está desfalcado dos quatro jogadores que estiveram no Superclássico das Américas, entre Argentina e Brasil, na última quarta-feira, na Bombonera.

O lateral-esquerdo Fábio Santos, os volantes Ralf e Paulinho e o atacante Martinez foram preservados pelo departamento médico em virtude do desgaste físico. O clube quer evitar qualquer problema de contusão com a aproximação do Mundial de Clubes – a delegação embarca para o Oriente no dia 4 de dezembro, dois após o clássico contra o São Paulo.

Sem eles, o treinador foi obrigado a recorrer a atletas pouco aproveitados até o momento, como o zagueiro Felipe e os meias Giovanni e Chiquinho. O peruano Ramírez não foi chamado para a partida e tem grandes chances de sequer aparecer na lista que disputará o torneio internacional no Japão.

O atacante Jorge Henrique, desfalque contra o Internacional por causa de dores na coxa direita, está recuperado. O jogador começa a partida no banco de reservas. Romarinho, Emerson e Guerrero foram o ataque.

Confira os 18 jogadores relacionados:

Goleiros: Cássio e Julio Cesar
Laterais: Alessandro e Guilherme Andrade
Zagueiros: Wallace, Paulo André, Anderson Polga e Felipe
Volantes: Willian Arão, Edenílson e Guilherme
Meias: Danilo, Giovanni e Chiquinho
Atacantes: Guerrero, Romarinho, Jorge Henrique e Emerson

Clique e veja mais vídeos do Corinthians



Para internautas, Felipão é o nome para suceder Mano na Seleção

Após a queda de Mano Menezes, o próximo passo é saber quem será o novo comandante da Seleção. Três nomes surgem com mais força no momento: Tite, que está às vésperas de disputar o Mundial de Clubes pelo Corinthians; Muricy Ramalho, do Santos; e Luiz Felipe Scolari, que está sem trabalhar desde que foi demitido pelo Palmeiras.

Os internautas do “Arena SporTV” já deram a sua opinião e demonstraram a sua preferência. Em pouco mais de duas horas, mais de 27 mil pessoas votaram e escolheram Luiz Felipe Scolari. Campeão mundial com o Brasil em 2002, ele teve 46,32% dos votos.

Em segundo lugar, logo atrás de Felipão, aparece Muricy Ramalho. Tricampeão Brasileiro com o São Paulo de 2006 a 2008, treinador voltou a conquistar o título nacional em 2010, já no comando do Fluminense, e em 2011, já no Santos, levantou a Taça Libertadores, Muricy teve 44,33% dos votos. Muricy disse que sem a permissão do Santos, não assumirá a Seleção. Antes de Mano ser o treinador, Muricy foi convidado. Na época o Fluminense não o liberou.

Na terceira posição está Tite, técnico que conquistou com o Corinthians o Campeonato Brasileiro de 2011 e a Libertadores em 2012 – essa última de maneira invicta. O técnico vai tentar ser campeão mundial com o Alvinegro no próximo mês de dezembro. O treinador teve 9,35% da preferência dos votantes. Nesta sexta, Tite não deu coletiva, mas fora dos microfones ele se limitou a dizer uma frase: Que papai do céu me ilumine!

Luiz Felipe Scolari, Felipão, treinador de futebol (Foto: Guto Marchiori/Globoesporte.com)Luiz Felipe Scolari em evento do Ministério do Esporte (Foto: Guto Marchiori/Globoesporte.com)

 
  



Diretoria do Corinthians diz que Tite só sai se multa rescisória for paga

Poucas horas depois de Mano Menezes ser demitido da Seleção Brasileira, a diretoria do Corinthians se apressou para garantir a permanência do técnico Tite. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, o diretor de futebol Roberto de Andrade disse que só liberará o treinador caso a Confederação Brasileira de Futebol ou o comandante pague a multa rescisória.

Tite no treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite, durante treino do Corinthians, no CT Joaquim Grava (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Tite renovou recentemente o contrato com o Timão até o encerramento da temporada 2013. Não há no vínculo nenhuma cláusula que o deixe livre do compromisso caso seja convidado para assumir a Seleção. A multa é referente ao tempo do acordo, cerca de R$ 5 milhões.

– O contrato está firmado até dezembro de 2013, e ele vai cumprir. Não existe cláusula nenhuma que o libere e não vamos liberar. Todo contrato tem uma multa. Estou falando pelo Corinthians e não pelo Tite. Foi uma posição minha querer falar. Estou dando a palavra oficial do clube – afirmou Andrade.

O dirigente, porém, não descartou se reunir com o treinador caso ele seja convidado pela CBF. Entretanto, não quer que o assunto entre em pauta no clube nas próximas semanas em virtude da disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. A delegação alvinegra viaja no dia 4 para o Oriente. Curiosamente, o presidente da CBF, José Maria Marin, será o chefe da delegação.

– Conversar não tem problema. O que não podemos é tratar de um assunto só na hipótese de ele ser convocado. Temos de seguir o trabalho, temos um objetivo importante. Tenho certeza de que o Tite vai cumprir todas as metas. Se o convite surgir, talvez nós conversemos. Mas a posição do Corinthians é não liberar o treinador para trabalhar na Seleção Brasileira.

Roberto de Andrade, Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Roberto de Andrade, diretor de futebol do Timão
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

A possibilidade de perder Tite não agrada em nada a cúpula do futebol do Timão. O clube cederia o segundo treinador consecutivo para a Seleção Brasileira. O temor é de que a equipe volte a passar por um momento instável, como aconteceu na saída de Mano Menezes. Adilson Batista assumiu, mas foi demitido ainda durante o Brasileirão de 2010.

– Isso (liberação) tem um custo ao clube. Não é bem financeiro, é um custo de mudar o comando. Desta vez, o Corinthians não vai abrir mão disso e vai exercer o contrato até o final. 

Poucas horas antes, Tite conversou rapidamente com o repórter Fábio Seródio, da Rádio Jovem Pan. Ao ser questionado se aceitaria o convite da CBF, disse:

– Que papai do céu me ilumine!



Tite, sobre possível convite da CBF: 'Que papai do céu me ilumine'

Tite no treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite, no treino do Corinthians, no CT Joaquim Grava
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Bastou Mano Menezes ser demitido para que Tite ganhasse força como o possível novo técnico da Seleção Brasileira. Antes do treino do Corinthians, nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, o treinador tentou desconversar sobre a chance de assumir o cargo a menos de dois anos da Copa do Mundo.

Tite caminhava para o campo em que os jogadores titulares treinariam quando foi questionado pelo repórter Fábio Seródio, da Rádio Jovem Pan, se aceitaria a missão caso fosse convidado pela cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

– Que papai do céu me ilumine! – limitou-se a dizer.

Seguindo em direção ao campo para distribuir as bolas da atividade pelo gramado, o treinador disse que, se dependesse dele, não concederia entrevista coletiva nesta sexta-feira. Costumeiramente, o dia é reservado para ele, principalmente desta vez, em que o Timão fará o clássico contra o Santos, sábado, às 19h30m, no Pacaembu, pelo Brasileirão. Assim, Tite é esperado na sala de imprensa, ainda hoje, para conceder entrevista coletiva.

Em alta depois de conquistar o Campeonato Brasileiro de 2011 e a Libertadores de 2012, Tite nunca escondeu o desejo de comandar a Seleção Brasileira. No entanto, sempre deixou claro que respeitava a presença de Mano Menezes na função e sonhava com o cargo depois do Mundial no Brasil.  



Tradutor do parto de Emerson Filho espera ver novo show do Sheik

Márcio Masato Adematsu é xará de Emerson, mas não sabia. Quando trabalhou como tradutor do atacante no Urawa Reds e se impressionou com seu futebol, entre 2003 e 2005, ele não tinha se dado conta de que o atacante tinha um nome igual ao seu e não fazia ideia de que o amigo ficaria marcado na história de seu Corinthians.

Foi só em 2006 que o atleta foi descoberto como "gato". Batizado como Marcio Passos de Albuquerque, ele teve a identidade adulterada no início da carreira, ficando três anos mais novo e mudando de nome. Como não sabia de nada disso, Adematsu não se surpreendeu quando traduziu o nascimento de um dos filhos de Emerson, Emerson Filho.GE.net lança série especial sobre o Sheik
Tite revela punição por atrasos
Antigo parceiro não torce por Emerson
Sucessor do Sheik no Japão é corintiano
Nenê expõe fama de Émi em bar japonês

"O médico falava alguma coisa, e eu traduzia. Foi uma tradução normal, só que foi em um parto. Eu acompanhei a gravidez, ia ao médico com a mulher do Emerson. Foi uma coisa legal. Eu não sou casado, não tenho filho, mas já vivi um parto", sorri o paulistano de 30 anos, que passou a morar no Japão aos oito e só voltou ao Brasil para passear.

De seu convívio com o então camisa 10 do Urawa, nasceu uma amizade que sobrevive até hoje. Nem a proximidade com o jogador, no entanto, tornou simples um assunto complicado. "Eu nunca nem toquei nisso com ele, não falamos sobre isso. Sei lá, para mim, tanto faz. Ele é o Emerson."

E o Emerson que o tradutor conheceu não é muito diferente do cara que se tornaria o Sheik na passagem pelo futebol do Catar e cairia nas graças da Fiel. Um homem cuja personalidade peculiar chamava ainda mais a atenção em uma cultura como a japonesa e um atleta cuja velocidade fazia dele um inferno para os beques orientais.

"Todo o mundo fala bem dele aqui ainda hoje, até disseram para ele virar japonês e ajudar a seleção. Ninguém gostava de marcar o cara porque era muito rápido. Naquela época, se ele estivesse no Brasil, jogaria na Seleção fácil. Até hoje ele joga muito, joga facinho", elogia Adematsu.

Jogando facinho, Emerson fez o tradutor vibrar ao marcar duas vezes na final da Copa da Liga Japonesa de 2003. A goleada por 4 a 0 sobre o Kashima Antlers ajudou o atacante a ser eleito o melhor jogador do país na temporada e ficou marcada na história do clube de Saitama, comparado ao Corinthians pela torcida numerosa e fanática.Mas o Urawa não é o Timão. E Adematsu comemorou mesmo quando o Sheik castigou o Boca Juniors na final da Copa Libertadores. Corintiano, ele contou com a ajuda do amigo para saciar sua sede pela conquista da América e espera desempenho semelhante no Japão.

Ao menos nas semifinais, o torcedor fará a sua parte. Ele agora trabalha como tradutor do Nagoya Grampus e vive em Nagoya, cidade onde o Alvinegro ficará hospedado a partir de 6 de dezembro. Seis dias depois, na vizinha Toyota, a equipe de Tite lutará por uma vaga na decisão do Mundial. "Lógico que eu vou. Vou torcer. Com certeza. Vou para o jogo. De qualquer forma, eu vou. Tenho que ir", diz Adematsu, dando a impressão de que vai ao jogo.

O corintiano sabe que Emerson gosta de decisões. Sabe que o amigo morderá o dedo de Oscar se isso for necessário na luta pelo título. E sabe que o vaidoso Sheik gosta tanto de balançar a rede em partidas importantes quanto de chamar a atenção com suas atitudes extravagantes - algo bem ilustrado em um dos últimos encontros que teve com ele.

"Eu fui ao Brasil e marquei de encontrar com ele no CT. Se não me engano, o treino era às cinco horas, e ele pediu para eu chegar lá às quatro e meia. Beleza. Cinco, cinco e meia, e nada de ele chegar. Aí apareceu um helicóptero, pousou do lado do campo, e eu falei: ‘Quer ver que é o Emerson?’ Não deu outra."



Ralf volta da Argentina com cabeça no Mundial do Corinthians

O desembarque da Seleção Brasileira, nesta quinta-feira, marcou o último encontro de Ralf com o aeroporto internacional de Guarulhos antes da viagem do Corinthians para o Mundial de Clubes da Fifa. Com apenas mais dois jogos antes de embarcar para o Japão, o volante não esconde a ansiedade.

"A expectativa é muito boa. Não tem como não falar nesses dois jogos e não pensar no Mundial. É inevitável", admitiu o camisa 5, que foi titular diante da Argentina no Superclássico das Américas.

O Corinthians já vem usando os jogos do Campeonato Brasileiro como um laboratório para o Mundial e nada melhor do que dois clássicos, contra Santos e São Paulo, para preparar a equipe que jogará no oriente. Ralf garante que o elenco vem tentando manter a concentração. "A gente vem trabalhando a cabeça da melhor forma possível para ficar tranquilo e viajar bem", comentou.

Até mesmo a queda de Roberto di Matteo no Chelsea, um possível adversário na final, não tem preocupado muito a equipe alvinegra. "A gente sabe que o Chelsea não se define só pelo treinador. Eles têm as razões deles. Não cabe a mim elogiar ou crucificar. A gente está focado no nosso objetivo", afirmou o volante, que deverá ter a missão de parar o ofensivo meio-campo inglês.

O embarque corintiano para o Japão está agendado para a madrugada de 3 para 4 de dezembro, dois dias depois de encerrada a participação da equipe no Campeonato Brasileiro. O primeiro destino será Dubai, onde a equipe ficará um dia antes embarcar pela última vez rumo ao Japão.



Ronaldo não emagrece pelo Mundial, mas confessa: Muita gente pediu

Logo no mês de julho, pouco após a conquista da Copa Libertadores, foi levantada a possibilidade de que o ex-atacante Ronaldo disputasse alguns minutos de uma partida do Mundial de Clubes, em dezembro, pelo Corinthians. Na época, a má forma física do Fenômeno era o empecilho, que agora diminui graças à sua participação em um programa de TV de emagrecimento. Mesmo assim, a resposta segue sendo negativa.

"Muita gente já pediu para eu emagrecer e jogar o Mundial em dezembro, mas simplesmente não dá. O Corinthians está certinho e eu ia estragar o time", reconheceu Ronaldo, aos risos, durante participação no lançamento de um livro de Fórmula 1 na quinta-feira, em um hotel da Zona Sul de São Paulo. Campeão da Copa do Brasil de 2009 pelo Corinthians, o atacante disputou duas edições da Libertadores, mas não conseguiu levar o clube ao Mundial em nenhuma delas.No próximo dia 12 de dezembro, no Toyota Stadium, o Alvinegro inicia sua caminhada pelo bicampeonato mundial enfrentando Al Ahly, do Egito, Auckland City, da Nova Zelândia ou o campeão japonês da temporada, ainda indefinido. Possível embaixador do Timão na Ásia, Ronaldo confirmou que não viajará com a delegação justamente em função das gravações do programa de TV.

"Eu infelizmente não poderei ir, porque estarei na última semana do programa, mas estarei torcendo muito por aqui, assim como todo brasileiro", contou o ex-camisa 9, que ainda se mostrou otimista pela realização de um jogo de despedida no final de 2013, quando será inaugurada a Arena Corinthians na Zona Leste da capital paulista: "Eu topo fazer e a gente inclusive já tem acertado para quando estiver pronto o novo estádio".



Fred é eleito craque do Brasileirão; Flu e Galo são base da seleção do torneio

A CBF se antecipou e já anunciou os vencedores da Premiação Brasileirão 2012, para os melhores da edição corrente do torneio. O atacante Fred, do Fluminense, foi eleito o craque do campeonato, enquanto outros oito integrantes de Flu e Atlético Mineiro foram indicados para a seleçao do ano. O jovem Bernard, do Galo, foi a revelação do campeonato.

Além de Fred, Diego Cavalieri, Carlinhos, Jean e o técnico Abel Braga também integraram os onze melhores. Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Ronaldinho representaram o lado alvinegro. Apenas Paulinho (Corinthians), Neymar (Santos) e Lucas (São Paulo) conseguiram entrar na relação.

Confira os vencedores de 2012:

Goleiro: Diego Cavalieri (Fluminense)
Lateral-direito: Marcos Rocha (Atlético-MG)
Zagueiro 1: Leonardo Silva (Atlético-MG)
Zagueiro 2: Réver (Atlético-MG)
Lateral-esquerdo: Carlinhos (Fluminense)
Volante 1: Jean (Fluminense)
Volante 2: Paulinho (Corinthians)
Meia 1: Ronaldinho (Atlético-MG)


Meia 2: Lucas (São Paulo)
Atacante 1: Neymar (Santos)
Atacante 2: Fred (Fluminense)
Técnico: Abel Braga (Fluminense)

Revelação: Bernard (meia do Atlético-MG)
Craque do Brasileirão: Fred (atacante do Fluminense)



Na volta da Argentina, Ralf admite pensamento no Mundial de Clubes

Depois de conquistar o Superclássico das Américas com a Seleção brasileira, na última quarta-feira, o volante Ralf voltou a São Paulo para se reapresentar ao Corinthians, de olho em outro título: o Mundial de Clubes, em dezembro. O jogador admitiu que a proximidade com o torneio gera certa ansiedade, ainda mais com o Brasileirão chegando ao final.

O Timão encara dois clássicos, contra Santos e São Paulo, antes de embarcar para o Japão.

"A expectativa é muito boa. Não tem como não falar nesses dois jogos e não pensar no Mundial. É inevitável. A gente vem trabalhando a cabeça da melhor forma possível para ficar tranquilo e viajar bem", disse, em declarações reproduzidas no site da Placar.

Boa parte da repercussão sobre o Mundial tem girado em torno do Chelsea, que acaba de promover uma troca no comando técnico, e que passa por crise devido ao retrospecto ruim na Premier League e na Champions League. Para Ralf, no entanto, o Corinthians deve pensar, apenas, no Corinthians.

"A gente sabe que o Chelsea não se define só pelo treinador. Eles têm as razões deles. Não cabe a mim elogiar ou crucificar. A gente está focado no nosso objetivo", finalizou.

O jogo diante do Peixe está marcado para as 19h30m deste sábado, no Pacaembu. É o último compromisso da equipe em casa antes da disputa do torneio na Ásia.



EXCLUSIVO - Danilo: "A grande força do Corinthians é o elenco"

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

Referência no meio de campo do Corinthians e dono de um currículo vencedor, Danilo precisou superar o fato de ter atuado pelo rival São Paulo para conquistar o torcedor corintiano. Contratado em 2010 a pedido do então técnico Mano Menezes, o meia passou um longo período no banco de reservas até conseguir dar a volta por cima, já sob o comando de Tite. No início do Campeonato Brasileiro do ano passado, o camisa 20 voltou a ser titular e peça fundamental no esquema tático que levou o Timão ao seu quinto título brasileiro, e à inédita conquista da Copa Libertadores da América, em julho.

Em entrevista exclusiva ao Goal.com, o meia falou sobre sua chegada ao clube, a preparação e a ansiedade do time alvinegro para o início do Mundial, sua experiência no torneio e o possível duelo com o Chelsea na grande decisão. Confira!

Goal.com - Ao longo da sua carreira você passou por apenas quatro clubes, mas em todos eles você conquistou títulos importantes. A que você atribui todo esse sucesso?

Eu acho que essas estatísticas são boas para o futebol. Isso mostra que por onde eu passei consegui mostrar o meu melhor.  É mais fácil criar uma identidade com o clube que defendemos quando ficamos mais tempo neles do que ficar rodando de um lugar para o outro. Graças a Deus também peguei momentos bons das equipes e isso me deixa feliz.

Goal.com - No Corinthians, você passou por um período no banco de reservas, mas recuperou o espaço com Tite a partir do Brasileirão do ano passado. O que foi preciso para que isso acontecesse?

Passei um período na reserva, mas sempre entrava no decorrer dos jogos. No futebol só jogam 11 e quem estiver melhor no momento é escolhido. Apesar de nem sempre a gente concordar com o treinador, temos que respeitar o companheiro que está entrando.

Goal.com - Você muitas vezes foi questionado por sua lentidão. Você acha que hoje a torcida já conseguiu compreender as suas características dentro de campo?

Com certeza. Na posição que eu jogo não precisa ser rápido, mas ter qualidade no toque de bola. É preciso respeitar as características de cada jogador. O forte do Corinthians é o conjunto, porque cada um faz a sua parte para ajudar.


"Está sendo difícil segurar essa ansiedade. Acho que só vai cair mesmo a ficha quando a gente pegar o avião para ir para o Japão. Até lá, temos que continuar treinando forte para chegarmos preparados ao Mundial"

Goal.com - Neste ano você já marcou 11 gols, sendo quatro durante a Libertadores. Você considera essa a sua melhor temporada pelo Corinthians?

Com certeza é um ano especial graças aos títulos e aos gols decisivos que consegui marcar e ajudar o Corinthians. A conquista inédita da Libertadores é algo muito especial e chama a atenção do torcedor. Esperamos conquistar o Mundial para coroar essa temporada maravilhosa.

Goal.com - O Corinthians ainda tem dois clássicos pela frente no Brasileirão para usar como preparação para o Mundial. A disputa por vagas no setor ofensivo da equipe tem sido grande. Como você enxerga essa disputa e o que fazer para vencer a concorrência?

A disputa está sendo boa. Todos estão se esforçando ao máximo nos treinos e nos jogos para conseguir uma vaga no time titular. Cada um vai buscar o seu espaço, porque ninguém tem vaga garantida. Depois, vamos respeitar a escolha do Tite que é um grande treinador e que vem fazendo um ótimo trabalho no Corinthians.

Goal.com - Nos últimos jogos, o peruano Guerrero tem sido escalado como titular. Você prefere jogar com um homem de referência no ataque?

É muito bom ter esse homem de referência, pois quem joga no meio-campo tem tempo de vir de trás para finalizar. Além disso, ajuda na hora de alçar a bola na área. Independente disso, Nosso time vem jogando das duas formas e todos já se conhecem. A decisão fonal vai ficar na mão do Tite.

Goal.com - A menos de um mês do Mundial, como fazer para segurar a ansiedade pelo início do torneio?

Está sendo difícil segurar essa ansiedade. Acho que só vai cair mesmo a ficha quando a gente pegar o avião para ir para o Japão. Até lá, temos que continuar treinando forte para chegarmos preparados ao Mundial.

Goal.com - Como você avalia até aqui a preparação do Corinthians?

A preparação é algo muito importante e está sendo muito bem feita. Os jogadores mais desgastados ganharam alguns dias para se recuperar da maneira mais rápida possível. É importante que todos possam estar a disposição, já que a grande força do Corinthians é o elenco. Espero que nessas duas semanas a gente possa treinar bem e aproveitar os dois clássicos para acertar os últimos detalhes.

Goal.com - Na estreia, o Corinthians pode ter pela frente o campeão japonês, que deve ser o Sanfrecce Hiroshima. O que você conhece da equipe? Quais as principais características do futebol japonês?

Tive três ótimas temporadas lá no Japão. Joguei várias vezes contra o Sanfrecce Hiroshima e sei que é um time de qualidade. Os japoneses são muito rápidos, gostam de utilizar a bola aérea, dar passes longos, ficam pouco tempo com a bola no pé e tentam ao máximo evitar o contato físico. Portanto, temos que tomar bastante cuidado se realmente enfrentarmos eles.

Goal.com - Todo mundo espera ver na final o confronto entre Corinthians e Chelsea. Vocês tem estudado o time inglês? O que será preciso fazer para ganhar?

Por enquanto, vamos observando mais de longe. Estamos vendo alguns jogos, o Tite já passou algumas coisas. O Chelsea é uma equipe que toca bem a bola, gosta do contato físico e tem jogadores de muita qualidade. No Japão, vamos começar a pensar mais neles. No entanto, como tenho dito, a gente tem que se preocupar com o primeiro jogo. Não adianta nada pensar no segundo sem ganhar o primeiro.

Goal.com - O Chelsea atravessa um mau momento na Inglaterra. Você acha que o Corinthians leva alguma vantagem com isso?

Em uma partida tudo pode acontecer. Independente do momento que vive o Chelsea, a gente vai precisar se preocupar bastante com o time deles. Quem estiver mais inspirado e jogar melhor vai consequentemente conseguir a vitória.

Goal.com - Você morou no Japão três anos e sabe que a cultura deles é bem diferente da nossa. Recentemente, o consulado japonês divulgou uma cartilha de dicas e conduta aos torcedores que devem comparecer em peso ao Japão. Você acha que a fiel vai conseguir respeitar essa cartilha?

A cultura deles é bem diferente da nossa. É um lugar onde as coisas funcionam tudo certinho. As pessoas se respeitam muito. Acho que a pessoa que fizer algo de errado vai ficar até sem graça. Lá no Japão tem muitos brasileiros que devem ir aos jogos e ajudar os outros torcedores que não conhecem os hábitos de lá. Tenho certeza que o torcedor que for vai gostar bastante.

Goal.com - Assim como acontece aqui no Brasil, você acha que a torcida pode fazer a diferença no Japão?

A gente sabe que o nosso torcedor sempre comparece e nos apoia bastante. A presença deles vai ser muito importante, porque a torcida do Corinthians realmente impressiona. Para nós será um privilégio e uma motivação a mais para jogar bem e trazer o título.

Goal.com - Para encerrar, que recado você pode deixar para a torcida?

Que todos torçam pra gente (risos). Espero que possamos estar bem nos dias dos jogos para ganhar. O torcedor pode ter certeza que vamos fazer de tudo para conquistar o título.