quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Corintiano detalha tragédia em Oruro: 'Mirou errado o sinalizador'

Uma fatalidade. Foi assim que torcedores corintianos que estavam na arquibancada do estádio Jesús Bermudez descreveram o incidente que acabou vitimando um torcedor boliviano de apenas 14 anos que acompanhava a partida entre San José e Corinthians na noite desta quarta-feira, em Oruro.

De acordo com Fabiano Curi, que estava entre os torcedores no setor destinado aos alvinegros, um corintiano teria acendido o sinalizador de uma maneira errada, em uma posição mais horizontal, o que teria provocado uma rajada de fogo. Segundo o relato, a chama teria passado a poucos centímetros de vários torcedores e de uma bateria da torcida organizada antes de atingir o jovem boliviano.

Produtor de vídeo, Fabiano estava na arquibancada para gravar imagens dos corintianos e acompanhou todos os detidos até a delegacia. Ele está produzindo um documentário sobre o comportamento de torcedores nos estádios.

- Levei minha câmera para o meio da torcida, mas só a liguei no intervalo. A polícia confiscou meu cartão de memória para ver se acham algo, mas ele está vazio - contou.

Sinalizadores encontrados entre as bandeiras foram apreendidos pela polícia. Não houve revista aos corintianos na chegada ao estádio. Segundo o coronel Hector Rios, responsável pela segurança no local, os artefatos não são proibídos na Bolívia. Dos 12 detidos, seis já foram submetidos a testes para se verificar se há sinais de pólvora nas mãos.

A polícia local só deve divulgar o nome dos detidos e dar mais detalhes sobre o caso apenas na manhã desta quinta-feira.



De luto por morte de jovem boliviano, Emerson posta imagem em negro

Emerson imagem de luto instagran (Foto: Reprodução / Instagram)Emerson registrou seu luto no Instagram
(Foto: Reprodução / Instagram)

O empate com o San José-BOL, por 1 a 1, em sua estreia na Taça Libertadores 2013 acabou ficando em segundo plano no Corinthians. A morte de um torcedor boliviano, de apenas 14 anos, atingido por um sinalizador tirou o foco da partida disputada em Oruro e chocou dirigentes, comissão técnica e jogadores do Timão. Em sua conta no Instagram, o atacante Emerson postou uma imagem em preto, simbolizando o luto pela tragédia no estádio Jesús Bermúdez.

Outro registro postado por Emerson, que perdeu boas oportunidades no jogo, foi um comentário reforçando seu sentimento pelo falecimento do jovem e também por outras razões que preferiu não mencionar: “Hoje estou triste por vários motivos...”.

O empate fora de casa foi o passo inicial do Corinthians na defesa do título conquistado pela primeira vez na temporada passada. Autor do gol do título mundial, o peruano Paolo Guerrero abriu o marcador logo aos cinco minutos de jogo, mas Carlos Saucedo deixou tudo igual na etapa final.

O Timão integra o Grupo 5 e ocupa a segunda colocação ao lado do San José, com um ponto cada. Quem lidera é o Tijuana, com três. A equipe mexicana estreou surpreendendo o Millonarios-COL, vencendo por 1 a 0 fora de casa.



Por novo regulamento, Timão pode ser até excluído da Libertadores

O trágico incidente em Oruro na noite desta quarta-feira, que acabou matando um torcedor boliviano de apenas 14 anos durante o empate entre San José e Corinthians, por 1 a 1, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo 5 da Taça Libertadores da América, pode complicar também a vida dos clubes na competição.

De acordo com nova regulamentação da Conmebol, o Corinthians pode ser até excluído do torneio caso seja comprovado o envolvimento de seus torcedores na confusão no estádio Jesús Bermudez. De acordo com a polícia local, o sinalizador que matou o garoto teria partido da área destinada aos corintianos.

torcida do Corinthians no jogo com o San José na Bolívia (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Torcida do Corinthians no estádio em Oruro (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Entre as principais mudanças para 2013, que passou a adotar a suspensão por acúmulo de cartões amarelos, por exemplo, chama a atenção o artigo 18, elaborado para casos em que associações e clubes possam ser punidos por comportamento inadequado da torcida.

Segundo o Código Disciplinar, uma das punições previstas para tais acontecimentos é exclusão da competição (presente ou de edições futuras), proibição de jogar em um estádio ou no país, perda de pontos, entre outras penas. (veja mais detalhes no quadro abaixo)

Info_Regulamento-CONMEBOL3 (Foto: infoesporte)

A Conmebol não se pronunciou qual procedimento irá adotar em relação aos clubes, mas confirmou e lamentou a morte do jovem boliviano através de seu Twitter oficial. O código de disciplina da entidade máxima do futebol sul-americano passou a ter validade nas partidas da primeira fase da Taça Libertadores da América desta temporada.

O Tribunal de Disciplina e a Câmara de Apelações entraram em vigor no fim de janeiro deste ano e trabalham como uma espécie de STJD do futebol continental. Neste órgão, porém, não existe uma procuradoria e cabe aos clubes que se sentirem lesados entrar com um comunicado oficial pedindo um julgamento.



Testemunha da tragédia, Edu se emociona: 'Foi a 15 metros de nós'

Nada de análise tática ou comentários sobre a estreia do Corinthians na Taça Libertadores da América na noite desta quarta-feira. O assunto que tomou conta dos vestiários do estádio Jesús Bermudez foi a morte de um torcedor do San José de apenas 14 anos, vítima de um ferimento causado por um sinalizador, que teria sido atirado por torcedores do Timão após o gol marcado por Guerrero no início do jogo.

Presente no local, o gerente de futebol do Corinthians testemunhou o incidente e deu detalhes sobre o trágico acontecimento na cidade de Oruro. O dirigente revelou que a revolta que tomou conta dos torcedores após a confusão impossibilitou a delegação de continuar no estádio para acompanhar o segundo tempo do jogo.

– Passou na nossa frente o foguete, não sei como chama isso, e caiu a 15 metros da gente. Não consegui visualizar o ocorrido, mas vi o desespero das pessoas. Vi logo em seguida as pessoas nos pressionando. Não consegui ver o jogo e tive de sair, não só eu como os atletas também – disse.

Muito emocionado durante a entrevista coletiva assim como técnico Tite, que chegou a declarar que trocaria o seu título mundial pela vida do garoto morto nesta quarta-feira, Edu não conteve as lágrimas.

– Não podemos mais falar sobre futebol hoje depois de uma tragédia como essa – resumiu o gerente do Timão.

– Tenho filho de oito anos que vai aos jogos no Pacaembu, fica sentado comigo ao lado da torcida rival. Isso poderia ter acontecido com qualquer outro garoto. Vejo os jogadores muito tristes, o Tite sem condições de falar, e tento me expressar da melhor maneira possível em nome do Corinthians – completou.



Tite se emociona e diz: 'Trocaria meu título mundial pela vida do menino'

A entrevista coletiva do técnico Tite após o empate por 1 a 1 com o San José, da Bolívia, pela estréia da Taça Libertadores da América, durou pouco mais de um minuto. Completamente abalado com a morte do torcedor adversário de apenas 14 anos, atingido por um sinalizador que teria sido proveniente da torcida do Corinthians, o treinador disse que não pestanejaria em trocar o bi mundial, conquistado em dezembro, pela vida do garoto.

– Eu só tenho que pedir que me desculpem. Eu sei que isso não vai tirar a dor de vocês, não vai tirar a dor da família, mas nós estamos muito sentidos. Eu trocaria o meu título mundial pela vida desse menino – afirmou, com a voz embargada.

Tite, San José x Corinthians (Foto: AFP)Tite orienta o Corinthians na partida contra o San José (Foto: AFP)

O acontecimento se deu em um local da arquibancada próximo à tribuna onde membros da diretoria corintiana assistiam à partida. O gerente de futebol Edu Gaspar, que estava ao lado do diretor adjunto Duílio Monteiro Alves, disse ter visto o início do tumulto e o desespero das pessoas que estavam em volta do garoto atingido pelo artefato. Apesar do acidente, o jogo continuou até o apito final, sem qualquer interrupção.

Inicialmente, suspeitava-se que o técnico Tite sequer concederia a tradicional entrevista pós-jogo. Confinado no vestiário junto dos seus jogadores, o comandante alvinegro não apresentava quaisquer condições emocionais de comentar a atuação de sua equipe nos 3.700m de altitude de Oruro. Nas poucas palavras, o futebol ficou de lado, dando lugar aos lamentos pela perda de uma vida no estádio Jesús Bermúdez.

– Eu não queria fugir da responsabilidade de estar aqui, mas precisamos ter equilíbrio e ser fortes espiritualmente para conversar sobre o que aconteceu. O Edu (Gaspar) foi muito feliz nas palavras. Futebol não é vencer a qualquer custo. O esporte tem outro sentido – completou.

A torcida do Corinthians ficou retida na arquibancada visitante após o apito final, devido à situação crítica do lado de fora do estádio. Revoltados, os bolivianos chamavam os alvinegros de “assassinos” e prometiam vingança. Os jornalistas brasileiros que acompanham o Timão na Bolívia também foram orientados a não se arriscarem, tamanha a represália à Fiel, que teve quatro detidos, supostamente envolvidos na morte do garoto.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



FOTOS: San José x Corinthians pela Libertadores

21/02/2013 00h32 - Atualizado em 21/02/2013 00h32

Corinthians estreou na Taça Libertadores com empate em Oruro com o San José

AFP

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso



Paixão, dinheiro e irmão derrotado: a relação de Evo com o San José

Evo Morales, presidente da Bolívia (Foto: AP)Evo Morales, presidente da Bolívia, é torcedor
ilustre do San José (Foto: AP)

A cidade de Oruro e o seu clube San José, na Bolívia, vivem relação controversa com o principal nome do país na última década. O presidente Evo Morales é o torcedor mais ilustre do humilde clube do interior da Bolívia, que só venceu o campeonato local duas vezes – em 1995 e 2007 – e enfrenta o poderoso Corinthians nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no estádio Jesús Bermudez. De um passado de paixão a uma promessa não cumprida no presente, Evo divide opiniões.

O presidente boliviano é apaixonado por futebol e começou cedo sua relação com o esporte. Quando garoto, ainda na comunidade de Orinoca, a 120km de Oruro, jogava com sua própria bola de meia e passou a nutrir um carinho pelo San José, no fim dos anos 60. Aos 13 anos, fundou o próprio time: “A Fraternidade”.

Evo Morales participou das categorias de base da equipe boliviana no meio dos anos 70. A reportagem procurou registros a respeito da passagem do presidente pelo San José, mas os jornalistas locais consultados dizem não haver fotos ou relatos da época – o próprio presidente é quem costuma bater no peito e afirmar que já foi jogador em Oruro.

Em 2007, o presidente se destacou em meio ao êxtase do raro título nacional e prometeu uma doação de cerca de US$ 500 mil para a construção de um complexo esportivo moderno para o clube. Coincidência ou não, seu irmão Hugo Morales se candidatou à presidência do San José três anos depois, em 2010.

Estádio Jesús Bermudez, em Oruro (Foto: Ricardo Taves)Estádio Jesús Bermudez será palco da partida entre Corinthians e San José (Foto: Ricardo Taves)

Hugo Morales recebeu 1.315 votos, menos da metade do vencedor Walter Mamani, que deixou o cargo em junho do ano passado – o atual presidente é Freddy Fernandez. No mesmo ano, Evo suspendeu a doação para o San José. Até hoje, o motivo do recuo do presidente é uma incógnita.

O presidente boliviano costuma ir ao Jesús Bermudez para assistir a jogos importantes do clube de coração. Em 2008, por exemplo, ele foi pé-quente e acompanhou a vitória do San José por 2 a 1 sobre o Santos, na última vez em que um clube brasileiro visitou Oruro – na ocasião, o então técnico do Peixe, Emerson Leão, até culpou Evo Morales pela derrota. Para ele, a presença do mandatário teria intimidado a arbitragem.

Nesta quarta, a expectativa da imprensa boliviana é de que o presidente nem passe perto de Oruro. Isso porque a cidade ferve com protestos contra Evo Morales, que virou nome do aeroporto local após uma “canetada” do próprio mandatário. A cidade viveu um dia turbulento nesta terça-feira por causa das manifestações contrárias à mudança de nome do aeroporto recém-inaugurado na cidade.



Na última ida do Timão à Bolívia na Libertadores, time bateu o Strongest

Atual campeão, o Corinthians estreia na Taça Libertadores na noite desta quarta-feira, às 22h (de Brasília), quando joga com o San José, no estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, na Bolívia. Os 3.700m de altitude da cidade boliviana devem dificultar as coisas para o clube paulista, mas na última vez em que o esteve no país vizinho para jogar pela principal competição continental, o Timão saiu de lá com uma vitória. Foi em 2003, diante do The Strongest, na última rodada da fase de grupos, quando venceu por 2 a 0, gols de Liédson e Leandro, em La Paz, com 3.600m de altitude. (Assista aos gols no vídeo ao lado).

No dia 9 de abril daquele ano, o Corinthians jogou fora de casa com a vaga nas oitavas de final garantida. E entrou em campo com muitos desfalques entre os titulares, como o goleiro Doni, o meia Jorge Wagner, o atacante Gil e o volante Vampeta, que passou por uma operação no joelho no mesmo dia. O técnico Geninho optou pelo tradicional 4-4-2, com o zagueiro César improvisado como quarto homem do meio-campo, junto com Renato, Fabinho e Fabrício, e com Liedson e Leandro no ataque.

O Corinthians optou pela estratégia de definir o jogo nos contra-ataques rápidos e precisos. Com fôlego, o time paulista matou a partida logo no primeiro tempo. Após triangulação e cruzamento de Leandro da esquerda, Liedson abriu o placar. Depois, o próprio Leandro avançou e tocou na saída do goleiro Soria, para fechar a vitoria corintiana por 2 a 0.

Em seguida, nas oitavas de final, o Corinthians acabou derrotado duas vezes pelo Boca Juniors, ambas por 2 a 1, e acabou eliminado da Libertadores. Naquele ano, o time argentino acabaria campeão ao vencer o Santos na decisão.

Assista aos vídeos do "É Gol!!!"



Capitão da América, Alessandro sonha com 'segunda, terceira taça'

Alessandro, torcedores assediando os jogadores do Corinthians na saída do hotel em Cochabamba (Foto: Diego Ribeiro)Alessandro é assediado por torcedores na Bolívia
(Foto: Diego Ribeiro)

As cenas estão gravadas na memória do lateral-direito Alessandro. Em 4 de julho de 2012, ele foi o responsável por erguer uma das taças mais desejadas da história do Corinthians – a Libertadores, conquistada de forma invicta e com vitória incontestável sobre o antes temido Boca Juniors. O capitão da conquista da América – e do mundo, meses depois – não se dá por satisfeito com a quebra de um jejum. Às vésperas da estreia na nova edição da Libertadores, o lateral sonha com mais conquistas.

Em 2013, o técnico Tite promoveu um revezamento de capitães na equipe. Mas, na memória do torcedor, o dono da tarja ainda é Alessandro. Animado com o jogo desta quarta-feira contra o San José, na Bolívia, o lateral mostrou que se sente motivado com toda a mística que envolve uma disputa de Libertadores.

A Libertadores mexe com qualquer
atleta, qualquer clube. Já conquistamos uma e não queremos simplesmente isso. Quero buscar a segunda, brigar por uma terceira vaga"

Alessandro

– A Libertadores mexe com qualquer atleta, qualquer clube. Já conquistamos uma e não queremos simplesmente isso. Quero buscar a segunda, brigar por uma terceira taça. Vamos disputar de uma forma ainda mais dura e aguerrida, principalmente nos jogos fora de casa. Vamos valorizar muito cada partida – afirmou Alessandro.

A prévia do que o campeão do mundo vai encontrar na Libertadores já pôde ser percebida no Paulista, com adversários mais ligados e querendo vencer o “time do momento” a todo custo. Por isso, o alerta precisa ser ainda maior na estreia da competição internacional.

– No Paulista já tem sido difícil, mas temos de entender que isso é normal. É assumir a responsabilidade que uma Libertadores carrega. Temos muitas coisas do ano passado que podemos lembrar, mesmo enfrentando clubes que ainda conhecemos pouco. Vamos fazer de tudo para deixar uma boa impressão nesse primeiro jogo – disse o capitão alvinegro.

O primeiro jogo na Libertadores já será recheado de dificuldades, menos pelo adversário, mais pela altitude de mais de 3.700m de Oruro. Para minimizar os efeitos causados por essa situação, a delegação só vai viajar quatro horas antes da partida e vai contar com cilindros de oxigênio no estádio, caso algum jogador sinta falta de ar. Alessandro sabe que dificilmente o Timão vai passar ileso pela altitude.

– Lembro de uma vez que joguei no México, senti muita dificuldade no trato com a bola, na velocidade, na hora de cruzar... Modificou bastante. Aqui, todo mundo deve sentir alguma coisa – reconheceu o lateral.

Com o capitão da conquista de 2012 em campo, o Corinthians fará sua estreia com a seguinte formação: Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson Sheik; Guerrero.



San José aproveita momento do Timão e sonha com renda recorde

Jogadores do Corinthians Bolívia (Foto: Diego Rodrigues)Jogadores do Corinthians em hotel onde estão
hospedados na Bolívia (Foto: Diego Rodrigues)

Tratado com honras de campeão mundial desde sua chegada à Bolívia, o Corinthians servirá como fonte atrativa de renda para o San José, adversário desta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no estádio Jesús Bermúdez, em Oruro. Com valores elevados de ingresso, em comparação com os preços cobrados por outros grandes clubes do país, a equipe espera arrecadar dinheiro recorde na estreia da Taça Libertadores da América.

A diretoria boliviana colocou 28 mil ingressos à venda. Os valores variam entre 20 e 100 bolivianos (aproximadamente R$ 5 e R$ 30). No jogo entre Bolívar e São Paulo, em La Paz, por exemplo, o bilhete mais caro custava 50 bolivianos (cerca de 15 reais). Com os preços elevados para o contexto local, o San José espera arrecadar pelo menos 400 mil dólares (equivalente a R$ 780 mil).

A expectativa do presidente Freddy Fernandéz é de que todos os ingressos sejam vendidos justamente devido à força do Corinthians, atual campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes. Em entrevistas nos últimos dias, o dirigente se disse honrado em receber um time tão qualificado na cidade de Oruro, sendo que raramente o público conta com tal oportunidade. Apesar do respeito, ele deixou claro: espera uma vitória histórica contra o Timão.

A última participação do San José na Libertadores da América foi em 2008, quando o time caiu no mesmo grupo do Santos. Nos confrontos com a equipe da Baixada, resultados bastante distintos: os bolivianos levaram a melhor na altitude de Oruro, vencendo por 2 a 1, mas acabaram massacrados por 7 a 0 na Vila Belmiro.

O momento dos donos da casa no Campeonato Boliviano também não é dos melhores. Atualmente na quinta colocação, o San José vem de duas derrotas, para Bolívar (em casa) e Oriente Petrolero (fora). Já o Timão vem de três empates consecutivos, contra Botafogo de Ribeirão, São Caetano e Palmeiras, todos válidos pelo Campeonato Paulista. O Grupo 5 da Libertadores também conta com Tijuana, do México, e Millonarios, da Colômbia.

Clique e assista aos vídeos do Corinthians



De moto, corintiano vai de Curitiba a Oruro para ver estreia do Timão

O Corinthians viajará muito na primeira fase da Taça Libertadores. Com jogos em Oruro (Bolívia), Tijuana (México) e Bogotá (Colômbia), a equipe atravessará o continente em busca do bicampeonato continental. Um torcedor, porém, chegou à altitude boliviana para a estreia contra o San José, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília) com “quilometragem elevada”: Joelmir Gonçalves diz já ter rodado 9.500km de moto pela América e estará no estádio Jesús Bermúdez para o primeiro jogo do Timão no torneio.

Corintiano motoqueiro em Oruro (Foto: Ricardo Taves)Corintiano Joelmir Gonçalves, em Oruro, para ver a estreia do Timão (Foto: Ricardo Taves)

A viagem do paulista, que é nascido em Diadema, mas mora há quatro anos em Manaus, começou no dia 12 de dezembro do ano passado, ainda sem o Timão como pretexto. Após a vitória por 1 a 0 do Corinthians sobre o Al Ahly, pela semifinal do Mundial de Clubes, Joelmir  partiu, de motocicleta, para Porto Velho, capital de Rondônia. De lá, foi para Curitiba, onde deixou sua moto para um breve intervalo: decidiu, de avião, voltar a Manaus, para passar o Ano Novo.

Quando viu a tabela da Libertadores, porém, ele se motivou a recomeçar o "rolê" de moto pela América. A possibilidade de viajar o continente para conhecer novos destinos e ainda acompanhar o time de coração o animou. Mesmo com a reprovação da esposa, Joelmir voltou para buscar a moto em Curitiba e reiniciou a viagem. De lá, passagem por Maringá e, enfim, a saída do Brasil, rumo ao Paraguai, primeiro país visitado pelo motoqueiro alvinegro.

Quando vi a tabela da Libertadores eu refiz o meu roteiro"

Joelmir Gonçalves

Tucuman, Jujuy, o Chaco Argentino... Joelmir teve a oportunidade de, após cruzar o território paraguaio, conhecer algumas das mais belas cidades da Argentina. Depois de toda essa volta, decidiu rumar para o Norte. Há oito dias, o corintiano entrou na Bolívia, onde encontraria a parte mais difícil da viagem. Ele decidiu conhecer Potosí, cidade famosa por sua altitude acima de 4 mil metros. O trajeto até Oruro foi complicado. A motocicleta, fiel e única companheira na aventura, começou a falhar, segundo ele, devido ao ar com baixa concentração de oxigênio. 

–  A parte mais difícil da viagem foi de Potosí pra cá. Cheguei a pegar 4.600 metros de altitude e o carburador da moto falhou com o ar rarefeito. Andava só em segunda marcha – diz.

Na capital do carnaval boliviano, local que sediará a estreia do Corinthians nesta Libertadores, Joelmir vestia uma camisa utilizada pelo clube na década de 1990. Porém, o amuleto que ele carrega na mochila é o uniforme de 1977, ano em que o Corinthians quebrou o tabu de 23 anos sem títulos, ao conquistar o Campeonato Paulista. Herança deixada pelo pai, que já morreu.

Oruro é o destino final da viagem do motoqueiro corintiano. Após a partida desta quarta-feira, ele retornará a Manaus, e não viajará para as outras duas partidas fora de casa pela primeira fase da Taça Libertadores da América, contra o Tijuana, do México (6 de março) e o Millonarios, da Colômbia (3 de abril). A motocicleta agradece.

* Colaborou Ricardo Taves, blogueiro do Corinthians

Corintiano motoqueiro em Oruro (Foto: Ricardo Taves)De moto, corintiano viajou até Oruro para acompanhar o Timão na Libertadores (Foto: Ricardo Taves)



Tijuana cala 'caldeirão' do Millonarios e larga na frente no grupo do Timão

Atual campeão, o Corinthians conheceu dois de seus adversários da fase de grupos da Taça Libertadores na noite desta terça-feira. No Estádio El Campín, em Bogotá, Millonarios e Tijuana estrearam pelo Grupo 5 da competição. A partida terminou com vitória dos mexicanos, por 1 a 0, gol de Richard Ruíz, resultado que pôs fim à invencibilidade de 14 jogos dos colombianos em casa.

Richard Ruiz comemora gol do Tijuana sobre o Millionarios (Foto: EFE)Richard Ruiz comemora gol do Tijuana sobre o Millionarios (Foto: EFE)

Apesar de fundado recentemente, em 2007, o Tijuana mostrou que pode ir além na Libertadores. Atual campeão mexicano, o time não se intimidou com a altitude de 2.600 metros, nem com a torcida adversária, que transformou o estádio em caldeirão. Empolgados pela campanha recente do time – o Millonarios conquistou o Campeonato Colombiano após 24 anos de jejum e atualmente lidera a competição – e pela volta do clube ao torneio após 15 anos, os torcedores pressionaram. Até um dos bandeirinhas foi alvo dos aficionados e acabou sendo atingido por um objeto na cabeça.

 E foi empurrado pela torcida que Rentería conseguiu assustar logo no primeiro lance. O atacante, que já defendeu o Internacional, o Atlético-MG e o Santos no Brasil, era a principal arma da equipe colombiana, mas sofria com a falta de entrosamento com o companheiro de ataque, Fredy Montero. Mesmo assim, a dupla protagonizou o principal lance de toda a etapa inicial, no qual o goleiro Saucedo fez duas grandes defesas para salvar a equipe mexicana.

O Tijuana, por sua vez, não ameaçou a meta de Delgado no primeiro tempo. Quem mais tentou criar as jogadas, pela esquerda, foi Martinez. O atacante de 23 anos chamava a atenção pelo cabelo moicano descolorido nas pontas, que já foi um dos penteados de Neymar. Com passagem pelo time sub-20 do Cruzeiro, ele confessou ser fã do craque santista, mas não demonstrou a mesma habilidade do brasileiro e foi substituído no intervalo.

Lewis Ochoa e Edgar Fidel Martinez, Millonarios x Tijuana (Foto: Reuters)Fã de Neymar, Martinez se destacou pelo cabelo, mas pouco fez quando esteve em campo  (Foto: Reuters)

Na etapa final, porém, o Tijuana finalmente chegou à área adversária. Daniel Marquez chegou a balançar a rede, mas a arbitragem marcou impedimento em lance duvidoso. Mas depois não teve jeito. Ruíz aproveitou a falha da defesa do Millonarios e abriu o placar. Na base da vontade, mas com pouca organização, os donos da casa partiram em busca do empate e pararam em Saucedo, que se destacou com boas defesas.

O desespero era tanto que o zagueiro Torres, que chegou a ser pretendido pelo Palmeiras no começo da temporada, foi expulso aos 50 minutos de partida - ele não enfrentará o Corinthians na quarta-feira que vem, no Pacaembu. Já o próximo compromisso do Tijuana é contra o San José, da Bolívia, dia 28, no México.



Veja os resultados desta terça-feira na Libertadores e mais dois estaduais

19/02/2013 23h32 - Atualizado em 19/02/2013 23h42

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2013 (PRIMEIRA FASE - 1ª E 2ª RODADAS)
Peñarol-URU 1 x 0 Emelec-EQU CRÔNICA
Millonarios-COL 0 x 1 Tijuana-MEX CRÔNICA
Olimpia-PAR 3 x 0 Universidad de Chile-CHI CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A2 2013 (PRIMEIRA FASE - 9ª RODADA)
Comercial x São Carlos (adiado por falta de energia)
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (PRIMEIRA FASE - 15ª RODADA)
Tiradentes 0 x 2 Guarany de Sobral CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO ALAGOANO 2013 (PRIMEIRA FASE - 9ª RODADA)
Corinthians-AL 4 x 0 Sport Atalaia CRÔNICA
CEO 2 x 2 Murici CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Na Bolívia, Tite espera pressão em defesa de título da Libertadores

treino do Corinthians no estádio Felix Capriles, em Cochabamba (Foto: Diego Ribeiro)Tite comanda treino do Corinthians no estádio Felix
Capriles, em Cochabamba (Foto: Diego Ribeiro)

O técnico Tite admite que o Corinthians inicia a Taça Libertadores sem aquele trauma de nunca ter vencido a competição sul-americana. Mesmo assim, ele mantém o nível de cobrança às vésperas da estreia em 2013 – nesta quarta-feira, contra o San José, da Bolívia, em Oruro. O Timão está preparado para defender seu título e brigar pelo bicampeonato. Tite quer continuar tendo essa responsabilidade.

– Quero continuar carregando esse peso de campeão. A responsabilidade agora é igual, o peso é igual. Não é mais difícil vencer do que seguir vencendo. Ainda quero continuar carregando esse peso – afirmou Tite, em entrevista após o treino desta terça, em Cochabamba.

A estreia terá um cenário difícil. Em Oruro, a 3.700m do nível do mar, o Timão vai enfrentar adversidades típicas de um jogo na altitude – falta de ar e mudança na velocidade da bola, principalmente. Por isso, no treino desta terça, Tite trabalhou muito os lançamentos e as longas inversões de jogo na parte defensiva, e o toque curto de bola no setor ofensivo.

– A altitude cria dificuldades, mas temos de ter sabedoria para suportar. Outras adversidades vão aparecer, mas trabalhamos em cima da característica da altitude, com o passe no pé. O lançamento, o passe preciso, a compactação... Se vai e volta toda hora, a perna incha. As aproximações são fundamentais nesse jogo – avisou Tite.

– Espero um bom desempenho, essa é a ideia. Tem de buscar o equilíbrio e a consistência, além de dar menos chances ao rival – completou.

Com esse espírito, o Corinthians embarca para Oruro no fim da tarde desta quarta-feira, quatro horas antes da partida. O objetivo é evitar ao máximo os efeitos da altitude – a comissão técnica considera que o período de seis horas é suficiente para ninguém se sentir mal.



Amigo revela que Sócrates pensou em pedir dispensa da Seleção em 86

 Se estivesse vivo, Sócrates completaria nesta terça-feira 59 anos. No dia de mais um aniversário do Doutor, um de seus principais amigos, Roberto Bueno, fez uma revelação surpreendente. Ele afirmou que Sócrates se arrependeu em não ter pedido dispensa da Copa do Mundo de 1986. Segundo Bueno, Sócrates confessou que deveria ter saído da seleção brasileira em solidariedade ao atacante Renato Gaúcho, cortado pelo então técnico Telê Santana.

Perto do início da Copa do México, em 1986, Renato, então jogador do Grêmio, chegou atrasado à concentração junto com o lateral Leandro e foi cortado do grupo por Telê. Leandro não foi punido, mas, no dia do embarque para a Copa, foi solidário ao companheiro e pediu dispensa da seleção.

Sócrates posado na Seleção em 1986 (Foto: AP)Sócrates posa com a Seleção em jogo da Copa do Mundo do México, em 1986 (Foto: AP)

- O Sócrates me disse que o Telê tinha liberado todo mundo para uma festa até umas 22h. Poucos voltaram no horário combinado, muitos pularam o muro depois, inclusive o próprio Sócrates pulou o muro da Toca da Raposa. O Renato estava gostando e ficou, o Leandro, para não deixar o Renato sozinho, permaneceu junto. O Sócrates me disse que se arrependeu de não ter pedido dispensa (da Copa). Porque o Leandro, em consideração ao Renato, não foi para a Copa. O Telê, se ele tinha cortado o Renato, deveria ter cortado todo mundo. O Sócrates me disse: “Buenão, eu fui covarde, também deveria ter pedido para não ir” - revelou o amigo.

Roberto Bueno, amigo de Sócrates (Foto: Reprodução EPTV)Roberto Bueno se emociona ao falar do amigo
Sócrates (Foto: Reprodução EPTV)

Bueno conviveu com o Doutor em Ribeirão Preto durante 18 anos. Músico, ele gravou um CD em parceria com Sócrates nos anos 90. No aniversário do amigo, Bueno revela o desejo em publicar um livro com letras e poesias do Doutor.

- Tenho muitas coisas do Sócrates comigo, outros amigos também guardaram, até combinamos de fazer um livro com as poesias dele, e de publicar até com a letra dele, mas tem umas que não dá para entender - comentou com bom humor, que logo deu lugar à emoção, ao relembrar a morte do amigo, em 4 de dezembro de 2011.

- Era uma amizade muito pura. Estou com saudade de você, amigo - disse, com os olhos cheios de lágrimas.

Doutor em 1986

Na Copa do México, Sócrates não estava em sua melhor forma física, mesmo assim disputou cinco jogos e fez dois gols, porém, nas quartas de final contra a França, na disputa de pênaltis, ele errou uma das cobranças, assim como o zagueiro Júlio César.



Cachorro invade treino do Timão na Bolívia e vai atrás de Pato

Um simpático visitante invadiu o primeiro e único treino do Corinthians antes da estreia na Taça Libertadores da América, contra o San José, na Bolívia. Na atividade realizada no estádio Felix Capriles, em Cochabamba, um cachorro passeou pelo gramado e mirou um alvo especial: o atacante Alexandre Pato, atleta mais caro do elenco corintiano, contratado por R$ 40 milhões do Milan, em janeiro. O cão ficou por alguns minutos próximo ao camisa 7 - chegou até a dar uma "farejada" no jogador, arrancando risos de parte dos demais atletas.

pato cachorro corinthians (Foto: Diego Ribeiro)Cachorro invade treino do Timão e vai atrás de Alexandre Pato (Foto: Diego Ribeiro)

O primeiro jogo do Timão nesta edição da competição continental será na cidade de Oruro, a 3.700m de altitude. Pensando em evitar o desgaste físico dos jogadores, devido ao ar rarefeito (com menor concentração de oxigênio), a delegação viajará ao local da partida (marcada para 22h, de Brasília) somente quatro horas antes do início.

Tite já definiu a equipe da estreia. Clique aqui e veja quem joga na quarta-feira.



FOTOS: conheça o estádio da estreia do Timão na Libertadores, em Oruro

19/02/2013 19h38 - Atualizado em 19/02/2013 19h38

Estádio Jesús Bermudez, em Oruro

Ricardo Taves

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso