quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Com livro do Timão de presente, Ronaldo vence mau humor de Bernie

O sorriso de Ronaldo contrastava com a expressão fechada de Bernie Ecclestone. No lançamento do livro de 825 páginas e 37Kg que conta a história da Fórmula 1, Fenômeno e chefão da categoria se encontraram e mostraram posturas completamente diferentes. Enquanto contava piadas e brincava com o pelotão de jornalistas que estava à sua frente, o homem forte da F-1 mantinha o rosto fechado, aparentando impaciência. Também ao lado de Viviane Senna, irmã de Ayrton e mãe de Bruno, e com a presença de sua mulher, a brasileira Fabiana Flosi, Bernie só conseguiu se soltar justamente em uma brincadeira de Ronaldo.

No fim do evento, Ronaldo deu de presente a Ecclestone um também enorme livro sobre o Corinthians. Ao autografar o exemplar, o craque brincou e fingiu não aguentar o peso do objeto. O chefão, então, tomou o livro para si e desdenhou da força do ex-jogador, arrancando risos da mulher, Fabiana. Mas foi só.

Bernie Ecclestone Ronaldo evento GP do Brasil (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Posturas de Ronaldo e Ecclestone foram diferentes no evento (João Gabriel / GLOBOESPORTE.COM)

Bernie e Ronaldo se juntaram para fazer a divulgação do gigante livro sobre a história da Fórmula 1, que terá apenas 100 exemplares e que conta com mais de 50% de material inédito. No fim do ano que vem, a primeira edição será leiloada, já tendo, inclusive recebido lance de um investidor brasileiro, no valor de US$ 150 mil (cerca de US$ 300 mil). O dinheiro arrecadado será distribuído entre instituições de caridade de vinte países, como o Instituto Ayrton Senna. O evento que marcou o lançamento atrasou cerca de uma hora. Deu tempo até de Bruno Senna aparecer e entregar credenciais do GP para sua mãe, Viviane, a primeira a chegar.

Bernie Ecclestone Ronaldo evento GP do Brasil (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Bernie Ecclestone e Ronaldo encaram fotógrafos
(João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)

Ronaldo, que, segundo a organização, havia ficado preso no trânsito, mostrou bom humor logo ao chegar, ao brincar com fotógrafos e jornalistas.

- Vocês são muito educados. Se fosse futebol, já estariam todos em cima.

Bernie, por outro lado, permanecia calado. Ao ser perguntado sobre o livro, preferiu nada falar. Logo depois, pareceu assustado com o batalhão de fotógrafos que brigavam por um espaço para registrar a assinatura de Ronaldo na publicação. . O Fenômeno, por sua vez, fazia pose para que todos pudessem fotografar.

Ecclestone até falou rapidamente com a imprensa ao responder sobre a permanência do GP do Brasil em Interlagos. Mas foi Ronaldo quem mais falou. Brincou sobre sua participação no quadro “Medida Certa”, do Fantástico, falou sobre sua torcida pelo Corinthians no Mundial e, claro, sobre F-1. Lembrou quando, mais magro, cabia num carro da categoria e revelou torcida por Fernando Alonso.

- Eu morei muito tempo na Itália. Então, sou torcedor da Ferrari. Vou torcer pelo Alonso no domingo - revelou.

O GP do Brasil deste fim de semana encerra a temporada 2012 da Fórmula 1. A corrida vale título. Sebastian Vettel (RBR) e Fernando Alonso (Ferrari) disputam quem será o tricampeão mais jovem da categoria. Os treinos livres começam a partir das 11h (de Brasília) de sexta-feira, com exibição no SporTV. A TV Globo trasmite o treino classificatório ao vivo no sábado, às 14h, e a corrida no mesmo horário no domingo.

Bernie Ecclestone Ronaldo evento GP do Brasil (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Ronaldo dá livro do Timão de presente a Ecclestone (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)


 



Jornal peruano diz que Ramírez pode voltar ao Universitario

Ramirez treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)Ramirez, durante treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)

Reserva desde que foi contratado, o meia Ramírez pode estar com os dias contados no Corinthians. O jornal peruano Libero publicou em sua edição desta quinta-feira que o jogador aparece cotado para defender o o Universitario, um dos principais clubes do país, na próxima temporada.

A edição cita que o meio-campista seria emprestado por seis meses, mas sem uma data estipulada. O clube contaria com a ajuda de um patrocinador para arcar com os salários do atleta.

Em recente entrevista enquanto servia a seleção peruana para jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, Ramírez confirmou que poderia deixar o Timão para atuar com mais frequência. No entanto, ao retornar ao Brasil, foi chamado pela diretoria para conversar e negou a declaração.

Ramírez, de 28 anos, foi contratado pelo Corinthians no início de 2011 do próprio Universitario, mas nunca rendeu o esperado. O jogador alternou boas e más apresentações e sempre foi considerado reserva. Hoje, está abaixo de Douglas e Danilo na preferência do técnico Tite. O contrato dele vai até o fim de 2014.

O Corinthians, aliás, negocia com um jogador para atuar em uma posição semelhante. O clube conversa com o meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen. A chegada dele pode aumentar a possibilidade de o peruano deixar o Alvinegro no início de 2013.  



Longa viagem, trem-bala, frio... Timão traça rota para o Mundial

Enquanto o técnico Tite quebra a cabeça para montar o ataque titular, a programação do Corinthians está feita para a disputa do Mundial de Clubes, a partir de 12 de dezembro, no Japão. A viagem da delegação terá a duração de mais de um dia entre a saída do Brasil, a passagem pelos Emirados Árabes Unidos e a chegada a Nagoya.

Os corintianos partem do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, na madrugada de 4 de dezembro. Serão aproximadamente 14 horas de voo até a chegada a Dubai. O desembarque está previsto para 21h15m (15h15m no horário brasileiro).

preparação do estádio Toyota para o Mundial da FIFA (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)Estádio Toyota será palco da decisão do Mundial da Fifa (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)

Os jogadores farão apenas uma atividade no Oriente Médio, marcado para 15h (9h) do dia 5, no centro de treinamentos do Al Nassr, um dos principais clubes do país. O embarque para Tóquio tem previsão para 2h55m (8h55m). Serão cerca de mais 9h até a capital japonesa. De lá, o grupo ainda necessitará de mais 1h30m de trem-bala até Nagoya. 

O técnico Tite só conseguirá engatar uma sequências de treinos a partir de 7 de dezembro, quando realizará a primeira atividade no Japão Os trabalhos, aliás, devem determinar o ataque titular para a estreia. Até o dia 10, o Timão utilizará o Wave Stadium, na cidade de Kariya, localizada ao lado de Nagoya.

Praticamente todas as sessões de treinamentos serão realizadas no período da tarde, por volta das 16h (5h no Brasil), para que os atletas se acostumem com a temperatura mais baixa. A máxima não passará de 16 graus, enquanto a mínima será de dois, com possibilidade de chuva em alguns momentos.

O Corinthians só utilizará o estádio da estreia na véspera, dia 11, às 18h30m (7h), horário semelhante ao da estreia - 19h30m. O Toyota Stadium será liberado para os clubes somente por um treinamento para que o grupo faça o reconhecimento do gramado.

O Corinthians seguirá para Yokohama um dia depois da estreia, válida pelas semifinais. Vencendo ou perdendo, o Timão disputará mais uma partida pelo torneio: a final ou a disputa pelo terceiro lugar. O grupo desembarcará no Brasil no dia 18 de dezembro.  

O estádio de Toyota já está preparado para a abertura do Mundial, quinta, entre Kashiwa Reysol e Auckland City (Foto: Moises Pozzi / SPORTV)Vestiário do estádio de Toyota (Foto: Moises Pozzi / SporTV)



Nas graças da torcida, Oscar celebra 'casamento' com o Chelsea: 'Já sabia'

Oscar Chelsea (Foto: AP)Oscar quer ver o Chelsea no Mundial com postura
semelhante à do Barcelona de 2011 (Foto: AP)

Oscar levou pouco tempo para cair nas graças da torcida do Chelsea. O casamento começou no empate por 2 a 2 com o Juventus, quando estreou como titular logo numa Liga dos Campeões e marcou os seus dois primeiros gols pelos Blues - o segundo deles uma obra-prima diante do volante Pirlo e do goleiro Buffon (veja abaixo). Era apenas o início de uma trajetória de sucesso principalmente individual, já que sua equipe acumula desapontamentos na Champions e corre o risco de ser eliminada ainda na fase de grupos.

- O Chelsea era a melhor opção para mim. Era o campeão europeu e joga no Campeonato Inglês, que talvez seja o melhor do mundo. O clube também me deixou claro que sonha alto. Já sabia que era o time certo para mim. Quero ganhar os títulos mais importantes do mundo e sinto que aqui posso conseguir isso. Estou muito feliz de ter assinado com o Chelsea - disse, em entrevista ao site oficial da Fifa.

O camisa 11 não se limita mesmo ao presente. Ele sabe que muito provavelmente terá novas oportunidades de conquistar a Europa caso o fracasso seja consumado. O mundo, por ironia, poderá vir já em um mês, no Japão, e logo contra um rival já conhecido: o Corinthians (para avançar à final do Mundial da Fifa, o time inglês precisará superar antes o Monterrey, do Mexico). Para levantar este troféu, Oscar promete levar o torneio "muito a sério" como o Barcelona fez em 2011 - o Santos acabou pagando caro com a goleada sofrida por 4 a 0.

- É muito importante. É o que permite dizer que você é campeão mundial. O Barcelona levou o torneio muito a sério no ano passado e nós faremos o mesmo - avisou.

Confira abaixo a entrevista completa de Oscar ao site da Fifa:

Oscar e Pirlo, Chelsea x Juventus (Foto: Agência Getty Images)Oscar vence Pirlo e Buffon com um chutaço de direita logo em sua estreia como titular (Foto: Getty Images)

Havia vários clubes interessados em o contratar, mas você acabou indo para o Chelsea. Por que essa escolha?
O Chelsea era a melhor opção para mim. Era o campeão europeu e joga no Campeonato Inglês, que talvez seja o melhor do mundo. O clube também me deixou claro que sonha alto. Já sabia que era o time certo para mim. Quero ganhar os títulos mais importantes do mundo e sinto que aqui posso conseguir isso. Estou muito feliz de ter assinado com o Chelsea.

Em dezembro, vocês terão a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Qual é a importância dela para o Chelsea?
É muito importante. É o que permite dizer que você é campeão mundial. O Barcelona levou o torneio muito a sério no ano passado e nós faremos o mesmo. Mas não será fácil. Sei que o Corinthians está muito bem e é um time muito forte, bem organizado. E eles vão estar loucos para ganhar o Mundial, que é importante demais na América do Sul. Por isso, estaremos totalmente preparados para qualquer adversário.

Você e o meia Paulinho, do Corinthians, estão atualmente na Seleção Brasileira. Vocês ficam se provocando quando falam de uma possível final entre as duas equipes na Copa do Mundo de Clubes da Fifa?
Sim, sempre tiramos sarro um do outro quando estamos na Seleção. Mas é sempre de brincadeira. Eu respeito o Paulinho como jogador, ele é muito bom. Mas se nos encontrarmos no Mundial, farei de tudo para vencê-lo.

O futebol inglês é muito diferente do brasileiro, mas você se adaptou com muita rapidez e já se tornou um jogador importante para o Chelsea. Esperava isso?

É claro que existe um processo de adaptação, mas estou satisfeito com a maneira como venho me firmando. Sinto-me muito confortável jogando nesse sistema e já me entendo bem com meus companheiros de equipe. Mas acho que também me firmei tão rápido porque o Chelsea se adaptou a meu estilo. Na temporada passada o time jogava de outro jeito, mas com a minha chegada e a do Eden (Hazard) para ajudar o Juan (Mata), acho que a equipe mudou seu jogo, se tornando mais ofensiva. Nós colocamos mais a bola no chão e trocamos mais passes. Como brasileiro, é algo do qual eu gosto. Mas quero continuar evoluindo como jogador.

Você gosta de jogar com o Hazard e o Mata?
Muito. São excelentes jogadores, que estão entre os melhores do Campeonato Inglês. Sempre é mais fácil jogar com atletas que não são apenas bons, mas inteligentes. Acho que nos entrosamos bem e que nossos estilos se complementam. Acho que a torcida curte bastante nosso jogo.

Oscar Mata Chelsea (Foto: EFE)Oscar ao lado de Juan Mata: brasileiro, espanhol e o belga Eden Hazard têm dado o que falar (Foto: EFE)

Aliás, você caiu nas graças dos torcedores do Chelsea. Como é sentir isso?
Todo mundo gosta mesmo de mim e isto é muito bom. A torcida do Chelsea é incrível, muito barulhenta. Quando jogamos, dá para ouvi-la a todo o momento. É um incentivo enorme.

Como é o ambiente no clube? Você passa mais tempo com os jogadores brasileiros?
O clima no grupo é muito bom. Eu me dou bem com todo mundo, mas ainda estou lutando com o idioma. Por isso, é normal que eu passe mais tempo com os brasileiros. Nos damos muito bem, estamos sempre dando risadas.

O Chelsea parece estar em uma disputa pelo título inglês com outros dois candidatos. Quem você acredita ser o principal adversário de vocês na luta pela taça: Manchester United ou Manchester City?
Ambos. O City tem vários jogadores excelentes e é o atual campeão, além de ter se especializado em arrancar resultados sofridos. E o United sempre esteve aí e foi campeão várias vezes. São duas grandes equipes. Mas eu tenho confiança de que o Chelsea pode conseguir. O time está mudado em relação ao ano passado. Então, é um período de transição. Acho que, conforme o campeonato for avançando, nos acostumaremos mais a jogar juntos e, como consequência, melhoraremos.



Alessandro elogia Neymar, mas pede cuidado com substituto

Alessandro no treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Alessandro: 'Quem entrar vai querer mostrar trabalho'
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Neymar vai desfalcar o Santos no clássico contra o Corinthians, às 19h30m (horário de Brasília), no Pacaembu, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar dos elogios ao craque do Peixe, o lateral-direito Alessandro, do Timão, pediu cuidado com os jogadores que aproveitarão as últimas rodadas do torneio para ganhar espaço com o técnico Muricy Ramalho.

–  O Neymar é o melhor jogador em atividade no Brasil. No final das contas, temos de nos preocupar com quem estará dentro de campo. Quem tiver oportunidade vai querer mostrar trabalho para o Muricy. Isso exige uma atenção grande. Nossa preparação é para fazer o melhor, independentemente da ausência de um ou outro atleta – afirmou o jogador.

O Corinthians vem usando as rodadas finais do Brasileirão como preparação para o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Desde que o planejamento começou, o Timão obteve quatro vitórias (Vasco, Atlético-GO, Coritiba e Internacional). Depois do Peixe, encerra a competição contra o São Paulo, no Pacaembu.

– Queremos somar pontos. Precisamos estar bem tecnicamente, taticamente e coletivamente para retomar aquele nível das últimas rodadas da Libertadores. É importante fazer bons jogos e terminar bem – disse o lateral.

O técnico Tite, porém, não descarta preservar alguns titulares contra o Santos. Os volantes Ralf e Paulinho, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o atacante Martinez serão avaliados pelo departamento médico depois de atuarem no Superclássico das Américas, entre Argentina e Brasil.

–  A comissão está com essa preocupação, mas temos elenco suficiente para poupar um, dois ou mais jogadores.

Clique e veja vídeos do Corinthians



Ramon, sobre possível retorno ao Corinthians: ‘Vontade é ficar no Fla’

Ramon no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Ramon em disputa de bola no treino do Flamengo
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

Reserva no Corinthians, Ramon chegou ao Flamengo com status de titular para ocupar a vaga deixada por Junior Cesar, que se transferiu para o Atlético-MG. O lateral-esquerdo assinou um contrato por empréstimo até o fim de 2013, mas uma cláusula permite a antecipação para o início de janeiro, caso seja uma vontade do time paulista. O jogador rubro-negro fala com cautela sobre o assunto e diz que a decisão não é só dele.

- O meu contrato vai até dezembro do ano que vem, mas o Corinthians pode pedir para eu voltar a partir do dia 3 de dezembro deste ano. Estou entre Flamengo e Corinthians, não é qualquer clube. Se tiver que voltar, vou entender, mas minha vontade é ficar no Flamengo, mas não depende só de mim – disse.

Existe a possibilidade de o Corinthians dar uma nova chance a jogadores que não tiveram um bom desempenho na atual temporada. Com a necessidade de montar um elenco grande para 2013, a diretoria do Timão estuda reintegrar ao grupo o lateral-esquerdo Ramon e o meia Vitor Júnior, atualmente no Botafogo.

O técnico Tite e a direção não escondem a necessidade de buscar um reserva imediato para Fábio Santos. A dificuldade para encontrar peças no mercado, porém, faz o Alvinegro cogitar pedir o retorno de Ramon. Se Tite não quiser contar com o lateral e exigir a vinda de outra peça, a direção tentará vendê-lo.

Ramon chegou ao Corinthians em meados de 2011, mas só conseguiu atuar quando Fábio Santos estava ausente. Nas poucas chances, não conseguiu agradar a Tite. Com o fim da Taça Libertadores e a diminuição do número de jogos, foi liberado pela comissão técnica para defender o Flamengo no segundo semestre.

Enquanto o caso não é resolvido, o jogador se prepara para a partida contra o Vasco, neste sábado, às 19h30m (de Brasília), pela penúltima rodada do Brasileirão.



Com nome em japonês, Neto fica louco para defender Timão no Mundial

Em evento na loja oficial do Corinthians, na noite de quarta-feira, Neto viu a camisa 10 do clube com seu nome às costas. O uniforme já tinha a marca do novo patrocinador do clube e também uma versão com os caracteres japoneses de seu nome.

Basílio torce por gol do título marcado por Ralf ou Paulinho

"Achei do c... Não tenho muita vontade de voltar a jogar, mas, vendo essa camisa, deu aquela vontade de vesti-la e jogar o Mundial", comentou o ex-atleta de 46 anos, que vai acompanhar a participação do Timão na competição como torcedor e comentarista da TV Bandeirantes.Neto foi mais um a demonstrar otimismo em relação ao torneio. Ele bateu papo com os amigos Ronaldo e Basílio, que também participaram do evento, e apostou na conquista do bicampeonato, em dezembro.



Basílio torce por gol do título marcado por Ralf ou Paulinho

"Quando foi que você ganhou o Paulista?", perguntou uma ex-BBB a Basílio. Depois de esclarecer a questão, o herói do título de 1977 distribuiu autógrafos na loja oficial do Corinthians - que, decorada com motivos japoneses, tinha até uma música do Jaspion em sua trilha sonora - e falou sobre sua expectativa para o Mundial.

Sempre humilde, o autor do gol mais importante da história do Timão voltou a colocar Emerson, que balançou a rede duas vezes na decisão da Copa Libertadores, em seu patamar e apontou os atletas pelos quais mais torcerá no Japão. No que depender do Pé de Anjo, um volante vai ficar marcado na conquista do bi.

"Ralf e Paulinho. Torço para que um deles faça o gol do título e fique na história como ficou o Emerson. São dois abnegados, dois jogadores que nunca tiveram vergonha de se sacrificar, de se ralar, de levar drible, de errar um chute. Eles se entregam", afirmou Basílio, que já fez esses elogios diretamente aos jogadores.Para o ex-camisa 8, se não for um dos volantes o herói, a glória ficará para outro atleta do Timão. Por confiar bastante no trabalho de Tite, ele acredita que o Alvinegro vá voltar da Ásia com o troféu do Mundial.

"A honestidade dele faz a diferença. Ele tem o grupo todinho nas mãos. Sabe cobrar quando é necessário, dá oportunidade a todos. Vejo a preparação do Corinthians muito boa na busca pelo segundo título mundial", comentou o Pé de Anjo.



Felipe é substituído por Sheik e Jorge Henrique em livro do Timão

Enquanto uma ex-BBB conversava com Neto, o cantor Salgadinho era entrevistado por um repórter excêntrico, um torcedor tatuava o nome de Basílio no peito, uma mulher distribuía um CD da dupla Caju e Castanha e a televisão mostrava um pontapé de Célio Silva em Amaral em vitória de 1995 sobre o Palmeiras, Marco Piovan e Newton Cesar falavam sobre "Corinthians - Eterna Paixão". O cenário era a loja oficial do Timão, no Parque São Jorge, onde os autores do livro e ex-jogadores participaram de uma sessão de autógrafos.Com o hino do Alvinegro em japonês ao fundo, Piovan e Cesar explicaram que a obra é uma revisão de "Corinthians - 100 Anos de Paixão", publicada no centenário do clube. De lá para cá, o time ganhou seu quinto Campeonato Brasileiro e enfim conquistou a Copa Libertadores, o que levou os autores a montarem uma nova edição.

"Por ser um título inédito e conquistado com o time invicto, tínhamos que fazer essa edição. O livro tem 50 perfis de ídolos do clube. Nesta nova edição, colocamos o Viola, que não estava na anterior, e incluímos também o Jorge Henrique e o Sheik", disse Piovan, que resolveu retirar um dos textos feitos para a primeira edição. "Só tiramos o Felipe, que não teve uma saída muito legal daqui."

O goleiro deixou o Timão em 2010, brigado com o então presidente Andrés Sanchez, que o aponta como um inimigo feito no futebol. Acabou faltando espaço para o atual camisa 1 do Flamengo no livro, produto licenciado do clube, vendido pela Editora Magma por R$ 129. A nova versão tem também uma homenagem a Sócrates, que morreu no dia em que o Corinthians conquistou o pentacampeonato nacional.



Paulo André quer ver Chelsea abalado no Mundial

A má fase do Chelsea, que vive situação difícil na Liga dos Campeões e trocou o técnico Roberto Di Matteo por Rafael Benítez, animou o zagueiro Paulo André. Ele torce para que a mudança no comando não resolva os problemas da equipe inglesa, possível rival do Corinthians na final do Mundial.

"Se a gente for enfrentar o Chelsea mesmo, prefiro que estejam abalados", comentou o beque. "A equipe deles está sem vencer há cinco jogos no Inglês, eles viram o momento difícil e tentaram acertar. É difícil falar o que vai acontecer. Umas mudanças dão certo. Outras, não."

Na última temporada, a estratégia deu resultado. Preocupada com maus resultados, a direção do clube londrino demitiu o português André Villas-Boas e viu Di Matteo levá-lo à inédita conquista da Liga dos Campeões, com direito a eliminação do favorito Barcelona nas semifinais.

"Espero que desta vez eles não acertem", disse Paulo André, que apontou no estilo ofensivo adotado pelo Chelsea nesta temporada, com sérios problemas na defesa, um dos motivos da demissão. "No futebol, de uma maneira geral, jogar bonito é admitir um certo risco. É preciso ter equilíbrio: um sistema defensivo forte e boas opções de ataque."

O novo técnico do time azul é Rafael Benítez, técnico do Liverpool que venceu a Liga dos Campeões de 2005 e perdeu a final do Mundial daquele ano para o São Paulo. Em 2010, ele voltou ao Mundial no comando da Inter de Milão e bateu o Mazembe na decisão pouco antes de ser demitido.

"Sempre que se muda, a mudança é feita na tentativa de melhorar. O Benítez é um técnico que tem experiência em Mundial, sabe como motivar o time nessa situação. Mas não desejo sorte a ele", concluiu Paulo André.



Tite arma Alvinegro com volta de Emerson à equipe titular

No primeiro coletivo da semana, nesta quarta-feira, Tite armou o Corinthians com Emerson entre os titulares. O atacante ficou pouco mais de um mês parado por conta de uma lesão no joelho direito e voltou no último domingo, atuando por cerca de meia hora na vitória sobre o Internacional.

Na semana passada, o treinador disse que o Sheik tinha condições de atuar por 70 minutos. Agora, não havendo imprevistos, o camisa 11 poderá ficar o tempo todo em campo, algo considerado importante para que ele ganhe entrosamento com o centroavante Paolo Guerrero.

Com Fábio Santos, Ralf, Paulinho e Martínez fora do treino por causa da partida entre Argentina e Brasil, Tite montou a equipe titular com a seguinte formação: Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André e Guilherme Andrade; Anderson Polga e Edenílson; Romarinho, Danilo e Emerson; Guerrero.

A comissão técnica e os fisiologistas do Corinthians vão avaliar nesta quinta a condição dos atletas que retornarão das seleções para saber se poderá utilizá-los na partida de sábado, contra o Santos, no Pacaembu. Tite já sabe que não contará com Chicão e Douglas, suspensos do clássico.

É provável que o gaúcho tenha Jorge Henrique novamente à disposição. Em recuperação de mais um de seus recorrentes problemas na coxa direita, o atacante voltou a treinar com bola, participou de parte do coletivo entre os reservas e tem boa chance de ir ao banco de reservas contra o Peixe.



Zizao sorri ao vai, Corinthians, mas quer ganhar torcida em campo

Chen Zizao "só participou de 13 minutos de um jogo sem importância" - nas palavras do vice-presidente Luis Paulo Rosenberg - do Corinthians até então. Não deverá ser inscrito no Mundial de Clubes do Japão, em dezembro. Ainda assim, o chinês foi um dos três escolhidos para desfilar com a nova camisa do clube (agora com o patrocínio da Caixa Econômica Federal) na terça-feira, ao lado do meia Danilo e do atacante Romarinho. Também atraiu uma repórter chinesa ao evento. É, sem dúvida, um dos principais garotos-propaganda do elenco.

"Mas, para um jogador, é mais importante aparecer no campo. Tenho certeza de que a torcida gostará mais ainda se eu jogar", avisou Zizao, com a ajuda de um intérprete, apesar de satisfeito com o sucesso que alcançou em sua primeira temporada no Brasil. "Sinto que há muito amor dos torcedores pelo Timão. Nas ruas, as pessoas me reconhecem e falam ‘vai, Corinthians’. A Fiel gosta muito do clube", sorriu.

Zizao aprendeu o que é "pedalada"

Na primeira e ainda única oportunidade que teve de jogar pelo Corinthians, na derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, em Varginha, Zizao foi ovacionado por torcedores. Arriscou até uma pedalada. O que não convenceu Tite a deixar de ser cauteloso ao avaliar as possibilidades de aproveitar mais o meia-atacante em sua equipe. O fato de o elenco contar com outros três estrangeiros (os peruanos Guerrero e Ramírez e o argentino Martínez), número máximo permitido em jogos nacionais, também prejudica os planos do chinês."Só preciso me preocupar em fazer a minha parte, sem pensar tanto no Mundial. Quero aproveitar o Campeonato Paulista para jogar mais vezes", afirmou Zizao, que projeta vida longa no Parque São Jorge. "Todos os funcionários e jogadores me tratam muito bem. Estou feliz. Quero permanecer por um bom tempo", garantiu.

O departamento de marketing do Corinthians também está contente com Zizao - ao menos na condição de garoto propaganda. O vice Rosenberg, por exemplo, arregalou os olhos e fez uma expressão orgulhosa quando percebeu a presença da mídia chinesa no lançamento do novo contrato de patrocínio do clube. Principal idealizador da vinda do meia-atacante, com o objetivo de lucrar com o emergente mercado chinês, o dirigente até abraçou calorosamente o seu pupilo diante das câmeras.

"Sinto muito orgulho do que conquistamos na China neste primeiro ano com o Zizao. A repercussão dos 13 minutos dele em campo foi grandiosa. Mostramos que a Fiel tem a cara do povo chinês. Sabíamos que, quando a China nos conhecesse, seria uma piração", bradou, lembrando as dificuldades para contratar Chen Zizao. "Foi complicado achar alguém com talento naquele país de pernas de pau. O que o Tite e o Edu tiveram de ver de vídeos não foi fácil. Mas a Fiel já se apaixonou pelo Zizao agora. Ele será mais aproveitado ao longo do próximo ano", prometeu, para alegria da repórter chinesa.

Rosenberg apontou ainda que, além de se reforçar com Zizao, o Corinthians apostou no intercâmbio com o futebol chinês. "Enviamos dois treinadores de primeira linha para lá. O relacionamento será intensificado. Lembro-me de quando a gente trouxe o Ronaldo. Na época, o bônus que São Jorge nos enviou foi a paixão do gordo pela Fiel. Ele já havia passado pelos maiores clubes do mundo sem nunca ter se envolvido com nenhum. Na maior idade, apaixonou-se pela jovenzinha. Com o Zizao, também dará liga", apostou o sorridente vice-presidente corintiano.