quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Paulo André pode se juntar a Fábio Santos e ficar fora do Majestoso

À medida que se aproxima a partida do Corinthians contra o São Paulo, no domingo, fica mais improvável a participação de dois jogadores. Paulo André e Fábio Santos, baleados, não devem forçar a barra na véspera da viagem do Alvinegro para a disputa do Mundial.

No treino realizado na manhã desta quarta-feira, nenhum dos dois foi ao gramado no CT do Parque Ecológico. Enquanto seus companheiros fizeram um trabalho de preparação física, o zagueiro e o lateral esquerdo deram sequência aos tratamentos de seus respectivos problemas físicos.

Fábio Santos voltou da Seleção Brasileira, na semana passada, com uma pequena lesão na coxa direita. De acordo com os médicos do Timão, não há preocupação para o Mundial, mas é provável que a comissão técnica decida preservá-lo do Majestoso, voltando a improvisar Guilherme Andrade em sua posição.

Em relação a Paulo André, aplica-se o mesmo raciocínio. O zagueiro já requer cuidados contínuos em seus joelhos problemáticos e vem reclamando de dores na panturrilha esquerda desde a partida do último sábado, contra o Santos. Wallace deverá substituí-lo se a expectativa for confirmada.

Tite ainda aguardará até sexta-feira a orientação dos preparadores físicos e fisiologistas do Corinthians para definir o time. Não havendo surpresas, mandará ao Pacaembu a seguinte formação: Cássio; Alessandro, Chicão, Wallace e Guilherme Andrade; Ralf e Paulinho, Danilo, Douglas e Emerson; Guerrero.



Mundial e Sul americana não diminuirão clássico, aposta Danilo

Danilo já disputou muitos Majestosos, a maioria deles cercada de expectativa e rivalidade. Mas demorou bastante para que o clássico de domingo fosse lembrado na entrevista concedida pelo meia no CT do Parque Ecológico, nesta quarta-feira, na qual praticamente só se falou no Mundial de Clubes.

Do lado do São Paulo, que briga pelo título da Copa Sul-americana, não é muito diferente. Mesmo assim, o meio-campista do Corinthians não imagina que o confronto vá perder força com as duas equipes de olho em objetivos maiores.

"É sempre um jogo grande, importante", disse o meia, sem dar a bola para a possibilidade de uma partida repleta de reservas. "Independentemente de quem joga, é o São Paulo. Não existe time reserva nessa situação. Quem está fora quer mostrar serviço, acaba sendo complicado."

Além de mencionar a rivalidade, que já viveu dos dois lados, Danilo lembrou que o confronto marcado para domingo vai encerrar a preparação alvinegra para o Mundial. Repetindo as palavras do técnico Tite, ele apontou a importância de embarcar para o Japão com o moral alto.

"A gente já vem jogando pensando nisso, os últimos jogos foram assim. Como a gente já não tinha chance de chegar ao título do Brasileiro, a meta era jogar bem. Esperamos fazer mais um grande jogo para viajar embalados", comentou o meia.

Desde que foi encerrada a escala de folgas dos mais desgastados estabelecida por Tite, o Timão disputou cinco partidas encaradas como preparação para o Mundial. Derrotou Vasco, Atlético-GO, Coritiba e Internacional, empatou com o Santos e espera fechar bem a série diante do São Paulo.



Vetado do Mundial, Guilherme ganha apoio dos companheiros

A resposta negativa da Fifa deixou Guilherme bastante chateado. Substituído por Willian Arão na lista de 23 jogadores que defenderão o Corinthians no Mundial porque chegou ao clube após o fechamento da janela de transferências internacionais, o volante recebeu o apoio dos companheiros.

Vários atletas do grupo bateram um papo com o camisa 35, que só voltará a atuar na próxima temporada. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo no empate do Timão com o Santos e está fora do clássico contra o São Paulo, no domingo, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

O Corinthians já havia sido alertado pela Fifa de que o atleta não tinha condições de atuar no Japão, motivo pelo qual Tite - na ausência de Ralf - testou Anderson Polga como cabeça de área no início do confronto com o Peixe. Mesmo assim, o clube fez nova tentativa de explicar que Guilherme chegou da Portuguesa, em uma transferência nacional.

Não houve sucesso, e coube ao diretor de futebol alvinegro, Roberto de Andrade, dar a má notícia a ele. Assim, Willian Arão ficou com a última vaga na delegação alvinegra que embarcará para Dubai - onde fará uma parada e treinará no caminho para o Mundial - na noite de segunda-feira.

Arão ganhou sua medalha da Copa Libertadores em condições semelhantes. Sem confiar nas condições físicas de Paulo André, que se recuperava de cirurgia no joelho, Tite resolveu inscrever o volante nas semifinais da competição. Ele acabou não entrando em campo, mas ficou na lista dos campeões.



Gobbi acredita que Marin voltará do Japão enamorado por Tite

Apontado como um dos possíveis substitutos de Mano Menezes, o técnico Tite já foi informado de que o Corinthians não o liberará para a Seleção mediante convite da CBF. No entanto, o treinador terá o seu trabalho observado de perto pelo presidente da entidade, José Maria Marin, em dezembro. O dirigente foi convidado para ser chefe da delegação alvinegra no Mundial de Clubes da Fifa, no Japão, e corre o risco de voltar ao País seduzido pelo comandante.

Mário Gobbi, presidente do Timão, tem absoluta certeza de que Marin ficará "enamorado" após conhecer o trabalho do técnico. Ao apresentar uma nova parceria firmada para a Arena Corinthians, na última terça-feira, o mandatário admitiu que a convivência entre o treinador e o dirigente será uma experiência que poderá servir para garantir o seu lugar na Seleção depois do encerramento da Copa de 2014.

"O Tite é um homem honrado e sabe o que quer da vida. Nós fomos bem claros que ele cumpriria o seu contrato até o fim. Com a viagem, o presidente Marin vai ficar enamorado com o Tite. Ele vai conhecer uma grande pessoa e um técnico fantástico. E em outro momento vai chamá-lo para a Seleção. Tudo tem o seu tempo e esse não é o do Tite", avaliou Gobbi.O Corinthians prolongou o vínculo do seu atual comandante para dezembro de 2013 e se negou a ser escolhido novamente para ceder um treinador ao time canarinho. Em 2010, a equipe alvinegra fazia boa campanha no Campeonato Brasileiro e precisou mudar o seu planejamento depois que Mano Menezes aceitou o convite da CBF.

O escolhido da diretoria para a sequência do ano foi Adilson Batista. O técnico, porém, fracassou em sua passagem pelo Parque São Jorge e foi demitido durante a competição. A busca por uma nova mudança tática levou a diretoria a apostar justamente em Tite. Após perder o título do Brasileiro para o Fluminense, o técnico conseguiu reformular o modo de a equipe se portar em campo e conquistou o Nacional de 2011 e a inédita Libertadores deste ano.

Agora, o comandante convive com as seguidas especulações sobre quem será o escolhido para o posto deixado por Mano Menezes, na última sexta-feira. Além de Tite, a CBF estuda os nomes de Muricy Ramalho, do Santos, Abel Braga, do Fluminense, Pep Guardiola, ex-Barcelona, e Luiz Felipe Scolari, que está sem emprego desde a sua saída do Palmeiras. A tendência é que o novo treinador da Seleção seja anunciado apenas em janeiro de 2013.



Al Ahly, Hiroshima e Chelsea mudado dão trabalho a Tite

Nem o clássico contra o São Paulo faz Tite tirar a cabeça do Mundial. O treinador está de olho na transformação pela qual passa o Chelsea, possível adversário na decisão, e analisa também as equipes que podem enfrentar o Corinthians na semifinal do dia 12.

O primeiro rival do Timão no Japão começará a ser definido no confronto entre o neozelandês Auckland City e o japonês Sanfrecce Hiroshima. O vencedor medirá forças com o egípcio Al Ahly, embate do qual sairá o semifinalista a ser encarado pelo Alvinegro.

"Preciso cuidar do Ahly e do Hiroshima, prestar atenção. No Auckland não acredito muito, mas é necessário que a gente esteja bem preparado para o primeiro jogo lá", comentou o comandante gaúcho, que terá de recorrer a videoteipes.O campeão africano não voltará a jogar até sua estreia no Japão, já que o Campeonato Egípcio está parado desde fevereiro. Já o Sanfrecce Hiroshima, que levou o Japonês com uma rodada de antecedência, fechará a sua campanha vitoriosa no sábado, contra o Kobe.

Uma amostra maior terá Tite do Chelsea. A equipe londrina, que estreou sob comando de Rafael Benítez no empate por 0 a 0 com o Manchester City, ainda entrará em campo quatro vezes antes do embarque para o palco do Mundial.O time azul tem três compromissos pelo Campeonato Inglês, contra Fulham, West Ham e Sunderland, e uma partida decisiva pela Liga dos Campeões, contra o dinamarquês Nordsjaelland. Boas oportunidades para que se observem as mudanças implantadas no time após a demissão do técnico Roberto Di Matteo.

"Você presta atenção e compara. Pode mudar a estrutura tática do time, mas as características dos atletas não mudam, a qualidade técnica individual não muda. A gente vai comparar com atenção e ver o que está sendo feito", disse o treinador do Corinthians.

No primeiro jogo de Benítez à frente do Chelsea, ficou clara uma responsabilidade defensiva maior. A equipe, que vinha fazendo e tomando muitos gols, saiu sem balançar a rede e sem ser vazada diante do City, com muitos protestos para o novo comandante, ex-Liverpool.



Mortal na era MSI, ex Timão Rosinei pode ser dispensado no México

Enquanto o Corinthians faz os últimos ajustes antes de embarcar para o Japão e disputar o Mundial de Clubes da Fifa, um ex-jogador do Timão passa por um momento totalmente distinto. Sob o argumento de excesso de lesões, o volante Rosinei entrou na lista de dispensas pelo América do México após eliminação da equipe no Torneio Apertura.

Nas semifinais da competição, o time da capital acabou sendo derrotado no placar agregado pelo Toluca e deu adeus às chances de título. Incomodada com o desempenho da equipe, que já havia fracassado na temporada passada, a diretoria americana divulgou uma relação com jogadores que poderão deixar o clube nos próximos dias.

Além do brasileiro, figuram na lista Armando Navarrete, Patricio Treviño, Jorge Reyes, Daniel Acosta, Pedro García, Isaac Acuña e Daniel Márquez. Sem o América, o Torneio Apertura terá Toluca e Club Tijuana, que despachou Club León na semi, como finalistas.

Revelado pelo São Caetano, Rosinei chegou ao Corinthians em 2004, quando foi peça importante no time comandado por Tite para fugir da parte de baixo da tabela e terminar o Campeonato Brasileiro em quinto lugar. A primeira temporada do volante no Parque São Jorge, porém, quase foi desastrosa, já que o Timão se salvou do rebaixamento no Campeonato Paulista somente com ajuda do rival São Paulo, que derrotou o Juventus por 2 a 1 na última rodada.

No ano seguinte, então com 22 anos, o meio campista teve de superar a concorrência das milionárias contratações feitas pela MSI. Por meio do iraniano Kia Joorabchian, o Corinthians trouxe Marcelo Mattos e Javier Mascherano, para a posição, mas Rosinei seguiu buscando seu espaço no clube. Em 2006 voltou a conviver com o fantasma do rebaixamento e, em 2007, disputou o primeiro semestre com o time que cairia para a Série B do Brasileiro.

Negociado com o Real Murcia, o volante teve passagem discreta em uma temporada no futebol espanhol e acertou seu retorno ao Brasil para defender o Internacional. Sem conseguir se destacar, Rosinei se aventurou no futebol mexicano e conseguiu boas apresentações pelo América em passagem que pode ser encerrada nos próximos dias.



Quem foi a melhor contratação de 2012? Comentaristas opinam

Em 2012, estes jogadores vestiram novas camisas e trouxeram alegrias para as torcidas de suas equipes. Agora, os internautas do podem escolher quem foi a principal contratação da temporada no futebol brasileiro. Confira abaixo a opinião dos nossos analistas.

Toninho Nascimento, editor de "O Globo"

"O Zé Roberto é a alma do Grêmio. O jogo contra a Portuguesa foi um exemplo da importância dele para o time. Ele virou o jogo no segundo tempo. Mas não foi um ano de grandes contratações. Os times já estavam mais encorpados. Fluminense e Corinthians são dois belos exemplos. Mantiveram a base do ano passado e não precisaram de grandes reforços"

grêmio atlético-go zé roberto (Foto: Wesley Santos/PressDigital)Zé Roberto é o principal reforço do Brasileirão, diz Toninho Nascimento (Foto: Wesley Santos/PressDigital)

Sidney Garambone, jornalista da TV Globo

"Seedorf é a melhor, não só pelo que ele trouxe dentro de campo para o Botafogo, mas pelo que ele representou. É um marco na atitude do jogador brasileiro. Ele é responsável pela união e pelo profissionalismo sem paternalismo. Ele dá bronca quando precisa, une quando precisa unir. Deu poucas entrevistas até agora, mas uma foi simbólica: ele falou que tem vergonha de jogadores que simulam faltas"

seedorf Botafogo x Atlético-GO (Foto: Marcelo Santos/AGIF)Para Sidney Garambone, Seedorf é exemplo de profissionalismo (Foto: Marcelo Santos/AGIF)

Tim Vickery, correspondente da BBC na América do Sul

"Eu acho o Jadson um jogador maravilhoso. Na última bola dele com a camisa da seleção brasileira, ele fez o gol (no empate contra o Paraguai, na Copa América de 2011). Depois, foi substituído no intervalo e nunca mais apareceu nas listas do Mano Menezes. Nunca entendi isso. O Jadson é um jogador que faz o jogo fluir, faz o coletivo jogar melhor. Quando ele sai do time, o São Paulo murcha. Foi uma baita contratação"

Jadson gol São Paulo x Goiás (Foto: Carlos Costa / Futura Press)Com Jadson, jogo do São Paulo flui com naturalidade, afirma Tim Vickery (Foto: Carlos Costa / Futura Press)

André Loffredo, comentarista do SporTV

"O Barcos tem um ótimo posicionamento, finaliza e sabe o que fazer com a bola fora da área. Ele tem bom domínio, sabe conduzir, partir para cima do adversário. Além de ter ótima presença de área e finalizar bem, se movimenta bastante. Ele fez 14 gols por um time que lutou para não cair, e caiu. Imagine esse time sem os 14 gols. O Palmeiras já poderia estar rebaixado no começo do returno. Por conseguir ser um destaque neste Palmeiras de 2012, é a melhor contratação do ano"

Barcos comemora gol do Palmeiras contra o Botafogo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Barcos comemora seu gol contra o Botafogo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



Experiente em Mundiais, Rafa Benítez admite: vale mais para sul-americanos

Jejum de cinco rodadas no Campeonato Inglês, vaias logo na estreia, questionamentos sobre Fernando Torres e partida com o Fulham, nesta quarta-feira, no Stamford Bridge. O Mundial de Clubes bate na porta, mas ainda está longe de ser um tema badalado no Chelsea. Faltando nove dias para o pontapé inicial entre Auckland City, da Nova Zelândia, e Sanfrecce Hiroshima, do Japão, Rafa Benítez teve que se preocupar mais em apagar incêndios do que falar da competição, em coletiva, nesta terça, no CT de Cobham, na Grande Londres. Quando falou, porém, foi com propriedade de quem é experiente no assunto.

Rafael Benitez na coletiva do Chelsea (Foto: Reuters)Rafael Benítez na coletiva do Chelsea desta terça-feira (Foto: Reuters)

Campeão com o Inter de Milão, em 2010, ao bater a zebra Mazembe na decisão, e vice comandando o Liverpool cinco anos antes, quando o São Paulo foi vencedor, o espanhol demonstrou conhecimento de causa e surpreendeu ao não ficar em cima do muro ao definir a importância do troféu. Ciente das armadilhas de uma disputa de tiro curto, Benítez mostrou respeito aos possíveis rivais da semifinal, mas deixou claro que o maior adversário será mesmo o Corinthians.

- Nunca podemos dizer que será fácil. Podemos perder o primeiro jogo, que pode ser com o Monterey, que também depende de uma vitória (diante do Ulsan, da Coreia do Sul). Depois, muito provavelmente, teremos pela frente um time brasileiro, e sabemos o quanto essa competição é importante para eles. Para os sul-americanos, é realmente mais importante do que para os europeus.

Rafa Benítez relembrou as duas vezes que disputou a competição e lamentou a falta de sorte na derrota por 1 a 0 diante do São Paulo, com gol do volante Mineiro.

- Foram experiências importantes. Na decisão contra o São Paulo lembro que jogamos bem, criamos oportunidades, tivemos três gols anulados, e acabamos perdendo. Já contra o Mazembe o Inter de Milão realmente era muito mais forte.

Gerrard Liverpool Mundial 2005 (Foto: Getty Images)Gerrard foi vice-campeão com Rafa Benítez e o Liverpool no Mundial de 2005 (Foto: Getty Images)

O novo comandante do Chelsea admitiu ainda não ter em mente uma estratégia para a competição. Com dois jogos em cinco dias, Benítez admitiu que pode mandar a campo equipes diferentes para evitar um desgaste do elenco, que volta à Inglaterra e já enfrenta o Leeds United, pela Copa da Liga, três dias após a decisão do Mundial.

- Podemos pensar muitas vezes que o primeiro jogo é fácil, mas é preciso ter equilíbrio, saber quem vai usar. Todo mundo quer jogar a final, mas são dois jogos em um período muito curto. Não é fácil manter todo o elenco feliz, apesar de uma conquistar resolver tudo.

Além da partida contra o Fulham, nesta quarta, o Chelsea ainda encara o West Ham, sábado, pelo Campeonato Inglês, o Nordsjaelland, da Dinamarca, terça-feira, pela Champions League, e o Sunderland, também pela Premier, dia 8. Logo após o último compromisso, a delegação segue para Newcastle, onde pega voo fretado para o Japão.



Fifa veta Guilherme, e Timão inscreve Willian Arão no Mundial

Guilherme Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Fifa vetou a participação de Guilherme no Mundial de
Clubes (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A dúvida que ainda restava sobre a lista de inscritos do Corinthians para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa foi definida nesta terça-feira. O órgão que comanda o futebol mundial vetou a participação do volante Guilherme na competição. A informação foi confirmada pelo próprio jogador através de sua conta pessoal no Twitter.

- Infelizmente uma noticia ruim. Não vou poder ser escrito no Mundial, mas agradeço todos aqueles que torceram por mim! - postou o volante.

Com o veto da Fifa ao ex-jogador da Portuguesa, a lista de Tite se define com a inclusão do jovem Willian Arão entre os 23 escolhidos que disputarão o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.

A lista enviada pelo clube na última segunda-feira contava com o nome do Guilherme, mas com uma ressalva. O jogador chegou ao Corinthians em 15 de agosto, depois do fechamento janela de transferências internacionais, o que, de acordo com a entidade, inviabilizaria a participação dele no Mundial.

O Corinthians se apegava ao regulamento do Campeonato Brasileiro para solicitar a inscrição. Nele, a CBF permite a contratação de jogadores para o Campeonato Brasileiro até o dia 21 de setembro – o volante foi adquirido da Portuguesa em 15 de agosto.

A Fifa, porém, não aceitou o argumento do departamento jurídico do clube. A entidade só permite a participação no Mundial de atletas que tenham sido registrados entre os dias 20 de junho e 20 de julho, no período chamado de janela de transferências.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians



Após quase sair, Felipe vibra com vaga: 'Minha vida vai mudar'

Felipe Augusto (Foto: Divulgação)Felipe entrou na lista de Tite na última hora
(Foto: Divulgação)

Em pouco mais de um mês, o zagueiro Felipe trocou a busca por um novo clube pelo sonho de representar o Corinthians no Mundial de Clubes, no Japão. Desconhecido pela maioria dos torcedores do Timão, o jogador ganhou a confiança do técnico Tite nas semanas que antecedem a competição internacional e garantiu uma vaga no grupo que embarca para o Oriente no dia 4 de dezembro.

- Entrei no vestiário e a lista já tinha saído. Os meninos viram, mas depois tiraram do mural. Aquilo ficou na minha cabeça. Cheguei hoje ao clube e vi meu nome. Muita gente já estava me mandando mensagem, mas eu não acreditava. Dei aquela respirada e vi tudo acontecendo (risos) - contou.

Contratado no início do ano do Bragantino, Felipe chegou ao Corinthians como uma boa aposta para o futuro, mas não vingou. Com poucas chances, era sempre a última opção do treinador para compor a equipe nos treinamentos. Ele brigava diretamente com o garoto Antônio Carlos, mas estava bastante abaixo de Chicão, Paulo André, Leandro Castán (depois Anderson Polga) e Wallace.

A sorte do defensor de 23 anos mudou no dia 20 de outubro, contra o Bahia, no Pacaembu. Sem Chicão, em recuperação de uma cirurgia de hérnia inguinal, e Paulo André, preservado, o técnico Tite colocou Felipe na reserva. Aos 11 minutos, Wallace sofreu uma lesão muscular e precisou ser substituído por ele.

A aprovação do desempenho foi tanta que o treinador desistiu de emprestá-lo em 2013 para atuar com mais frequência e ganhar experiência. Semanas antes, o jogador esteve perto de ser repassado ao Flamengo.

- Eu sempre trabalhei, independentemente do que estivesse acontecendo. Quando era para ser emprestado, o Tite chegou e disse que era para ganhar experiência. Eu fiquei desanimado, mas procurei trabalhar. Ele precisou de mim numa emergência, eu mostrei meu potencial e mudei a cabeça dele – ressaltou.

Com apenas quatro jogos vestindo a camisa alvinegra, Felipe sonha com a chance de atuar por alguns minutos no Mundial. Por mais que ela não venha, o jogador acredita que iniciará 2013 com a esperança renovada de se firmar no atual campeão da Libertadores.

- Estou ali para o que o Tite precisar. Nunca vou torcer para alguém virar o pé. Torço para sermos campeões. Isso (ir ao Mundial) é para poucos, só 23 estarão representando o Corinthians. Sei que minha vida vai mudar muito depois disso

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Polga, Andrade, Felipe, Ramírez...Tite explica lista do Mundial

Tite no treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite explica opções com os 23 relacionados para o
Mundial  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A terça-feira serviu para o técnico Tite dar algumas explicações sobre a composição da lista dos 23 jogadores do Corinthians que disputarão o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Depois de muitas avaliações, o treinador não se mostra satisfeito com Anderson Polga atuando de volante e aposta em Guilherme Andrade como curinga. Além disso, disse que lesões e momento técnico pesaram contra o peruano Ramírez.

Polga foi testado como substituto de Ralf no clássico contra o Santos, mas não agradou. O treinador não tem um reserva imediato na função e terá de improvisar caso necessário. O escolhido será Guilherme Andrade. O jogador é lateral-direito de origem, mas pode atuar na marcação no meio de campo e também na lateral esquerda.

– Tenho o Andrade para as duas posições. A tendência é que seja ele (no meio). O Polga é mais fixo. Se eu quiser ter uma saída maior pode ser o Guilherme ou o Edenílson também – explicou o treinador.

A dúvida abriu vaga para o zagueiro Felipe aparecer na relação. O jogador viveu um período curioso no clube. Ele é a última opção para a posição e seria emprestado em 2013 (quase foi para o Flamengo durante o Brasileirão). No entanto, agradou ao treinador durante uma partida contra o Bahia, no Pacaembu, e ganhou uma nova chance.

– O Felipe cresceu muito. Com a possibilidade de usar o Polga na primeira função e o Andrade tendo bom desempenho, na esquerda, na direita e como volante, tenho a opção do Felipe como zagueiro – ressaltou o treinador.

Já o meia Ramírez fez o caminho inverso ao perder espaço no segundo semestre. O peruano rendeu muito abaixo do esperado e acabou sendo superado pelo garoto Giovanni. O armador tem uma lesão na coxa esquerda e, de quebra, dificilmente continuará no Timão no próximo ano – deve ser emprestado.

– Ele foi prejudicado por uma série de circunstâncias, como ter ficado mais de dez dias parado. O Giovanni foi bem e tem a perspectiva da formação. O técnico também tem responsabilidades de formar jovens, de dar experiência e possibilidade de crescimento.

Clique e veja vídeos do Corinthians



Pesquisa:River-PI tem a maior torcida entre os times piauienses em Teresina

Pesquisa realizada pelo Instituto BRVox revelou que o River-PI possui a maior torcida entre os times piauienses no estado. De acordo com o levantamento, o Galo é o time do coração de 0,57% dos piauienses. O estudo também apontou que a maior parte dos torcedores locais se identifica mais com grandes clubes do eixo Rio-São Paulo.

River-PI - Flamengo-PI - Futebol Piauiense (Foto: Neyla do Rêgo Monteiro)River-PI e Flamengo-PI decidiram o título da Copa Piauí de 2012 em outubro (Foto: Neyla do Rêgo Monteiro)

No levantamento que entrevistou 700 pessoas, o River-PI foi citado por quatro como time do coração. O Flamengo-PI, único outro clube piauiense citado pelos entrevistados, foi lembrado por duas pessoas.

A pesquisa realizada pelo BRVox apontou que a maior parte dos torcedores piauienses se identifica mais com grandes clubes do eixo Rio-São Paulo. O Flamengo aparece folgado na liderança, com 30,86% da preferência dos entrevistados. O rubro-negro carioca é seguido por São Paulo (11,86%), Corinthians (10%), Palmeiras (7,14%) e Vasco (5,86%).

Botafogo (1,57%) e Fluminense (1,29%) aparecem na sexta e na sétima posições, respectivamente, e contribuem para a conclusão de que o torcedor piauiense tem maior afinidade com os clubes do Rio de Janeiro: 39,58% dos entrevistados declararam preferência pelas equipes cariocas.

Do total de entrevistados, 28,57% afirmaram não torcer por time algum.

Confira a pesquisa na íntegra:

Pesquisa BRVox - Torcida Piauí (Foto: Reprodução)Pesquisa BRVox aponta que Flamengo é o time de coração do piauiense - Torcida Piauí (Foto: Reprodução)