domingo, 17 de março de 2013

Corinthians envia ofício e mantém otimismo por liberação de Guerrero

guerrero corinthians treino (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Guerrero brinca com bola durante treinamento
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

O Corinthians enviou um ofício à Federação Peruana de Futebol para formalizar o pedido de liberação do atacante Paolo Guerrero do amistoso do próximo dia 26 de março contra Trinidad e Tobago, em Lima. Suspenso do duelo das Eliminatórias para a Copa de 2014 contra o Chile, dia 22, o artilheiro do Timão foi convocado só para o jogo de menor importância. A intenção do técnico Sergio Markarian é colocá-lo para atuar ao lado de jogadores mais jovens.

No entanto, o Timão não quer perder seu atacante para dois duelos do Campeonato Paulista: contra o Guarani, dia 24, e Penapolense, dia 27 de março. Além disso, os confrontos antecedem uma longa viagem para a Colômbia, onde o Corinthians enfrenta o Millonarios no dia 3 de abril, pela Taça Libertadores.

– Enviamos porque há essa possibilidade. É um amistoso, e não queremos perder o Guerrero. O “não” dos peruanos nós já temos, então vamos aguardar a resposta. Sou sempre otimista, o diálogo com eles (peruanos) é bom – afirmou o diretor de futebol Roberto de Andrade.

A resposta deve sair até o início da semana. Guerrero ainda não tem data de apresentação marcada, e, por isso, sua programação está sujeita a esse parecer da Federação Peruana. De acordo com pessoas da diretoria corintiana, o atacante quer defender a seleção de seu país, mas não iria se opor a uma possível liberação do amistoso contra Trinidad e Tobago.

Neste sábado, Guerrero foi relacionado e ficou no banco de reservas na vitória por 3 a 0 sobre o União Barbarense, sem ser utilizado por Tite durante a partida. Além dele, o outro titular do ataque do Corinthians também estava no Pacaembu, mas nas tribunas. Alexandre Pato assistiu ao jogo com a namorada Barbara Berlusconi.

Outro jogador que vai desfalcar o Corinthians é Paulinho, chamado para os amistosos da Seleção contra Itália e Rússia, dias 21 e 25 de março. O clube sequer tentou a liberação do volante junto à CBF. Assim, ele já se mostrou concentrado no novo desafio.

- Agora é pensar na seleção brasileira, em fazer dois bons jogos e me firmar - disse Paulinho.



Secretário explica projeto de redução de dívida dos clubes: 'Não é perdão'

Como revelou em entrevista ao jornal "O Estado de São Paulo" o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o Governo Federal prepara um plano de ajuda aos clubes brasileiros. Entre as medidas, estaria a troca da dívida fiscal dos clubes por projetos sociais. Para Toninho Nascimento, secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, a intenção é "trocar" o débito por inclusão de comunidades carentes, por exemplo.

- Quando eu assumi o cargo, um dos meus projetos foi a polêmica troca das dívidas dos clubes. Não é perdão de dívida. Os clubes devem algo em torno de R$ 4 a 5 bilhões, mas o importante é a contrapartida social. Você investe no esporte olímpico e ganha uma redução na sua dívida. É um investimento, o Governo quer trocar a dívida por bens, por atividades, por inclusão social - afirmou o secretário, convidado do .

Toninho Nascimento ainda defendeu a proposta de acabar com a cobrança de imposto de renda dos clubes. O secretário lembrou que a cobrança só começou em 1998 e que o Coritiba já recorreu à Justiça, buscando a isenção, e ganhou a causa em duas instâncias.

- Se eu, pessoa, deixar de pagar imposto de renda, não vou criar nenhum emprego. Se um clube de futebol não pagar, pode criar vários empregos. No ano passado, o Governo abriu mão de R$ 27 milhões em impostos das montadoras de automóvel, para manter milhares de empregos. O Governo vai ganhar mais em impostos assim.

Para evitar que a dívida volte a crescer, após os descontos e a redução dos impostos, Toninho Nascimento defende punição severa para os clubes e seus dirigentes.

- O que a gente pode fazer para ajudar o pagamento da dívida? A gente pode exigir melhor gestão, aí entra a intervenção do Estado, e o comprometimento financeiros dos dirigentes, que vão ter que dizer quais são seus bens. E o principal, mas a gente precisa de apoio da CBF para adotar isso, seria a perda de pontos nos campeonatos.

Abandono de párque aqúatico do Vasco preocupa (Foto: Arte/SporTV.com)Fechado, parque aquático do Vasco poderia atender comunidade, diz secretário (Foto: Arte/SporTV.com)



'Bem, Amigos' recebe Renato Augusto, do Timão, e Victor, do Galo

Atlético-MG e Corinthians são, até o momento, os dois melhores times brasileiros na Taça Libertadores. A equipe mineira ostenta a melhor campanha da competição, com quatro vitórias em quatro jogos, com 100% de aproveitamento. Na última rodada, venceu o The Strongest na altitude boliviana de La Paz e garantiu a sua classificação para o mata-mata do torneio.

Atual campeão da Libertadores, o Corinthians passou por maus bocados nesta edição. Teve que jogar contra o Millonarios-COL, pela segunda rodada da fase de classificação sem torcida por conta da morte do adolescente Kevin Espada após ele ser atingido por um sinalizador naval disparado pela torcida alvinegra. Mas a equipe de Tite mostrou superação e, apesar de estar em segundo lugar no Grupo 5, venceu o líder Tijuana-MEX, de maneira convincente na última semana.

Para celebrar o ótimo momento dos dois times, Luis Roberto receberá nesta segunda-feira no estúdio do “Bem, Amigos” o meia corintiano Renato Augusto e o goleiro atleticano Victor.

Renato Augusto, do Corinthians, e Victor, do Atlético-MG, são os convidados do Bem, Amigos! (Foto: Montagem SporTV)Renato Augusto, do Corinthians, e Victor, do Atlético-MG, são os convidados do Bem, Amigos! (Foto: Montagem SporTV)

Para ajudar Luis na tarefa de entrevistar os convidados estarão os comentaristas Bob Faria, Caio Ribeiro, Wagner Villaron, Alberto Helena Jr e Arnaldo Cezar Coelho.

Como atração musical o programa terá o cantor Daniel. O “Bem, Amigos” começa às 21h (de Brasília) e para participar basta acessar a página do programa.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Tite detecta melhora de Emerson Sheik: ‘Voltou ao padrão normal’

O atacante Emerson Sheik só fez um gol na temporada, contra o Palmeiras, mas retomou seus bons momentos com a boa atuação na vitória por 3 a 0 sobre o União Barbarense, neste sábado, no Pacaembu. O técnico Tite reconheceu o esforço do antigo titular, que vinha em baixa, mas participou de dois dos três gols e saiu muito feliz com o próprio desempenho. O comandante reconhece que Emerson superou o mau momento e voltou a ser boa opção para o Corinthians.

- Ele voltou ao padrão normal. Só consegue ser jogador diferenciado quem passa do degrau médio para um acima. Ele foi objetivo, não simulou. Retomou, fez jogada individual, participou das jogadas defensivas. O segundo gol foi retomada dele em campo ofensivo... Ele está retomando o padrão - elogiou Tite.

Sheik perdeu espaço após passar por um mau momento técnico e uma crise fora de campo. Alexandre Pato entrou em seu lugar, fez gols e se consolidou na condição de titular. O ponto mais crítico do agora reserva na temporada nem faz tanto tempo assim: quarta-feira, contra o Tijuana, foi preterido por Romarinho e deixou o Pacaembu insatisfeito, de cara fechada.

Essa é a participação que eu quero do Emerson"

Tite

Após a boa atuação deste sábado, Emerson Sheik afirmou que estava realmente chateado após a vitória por 3 a 0 sobre o Tijuana. Com grande ascendência sobre o grupo, Tite tratou de tranquilizar o jogador, e o resultado apareceu rapidamente.

- Com o padrão normal de atuação, ele fica mais perto da execução dos gols. Tomou uma bola no campo do adversário. Essa é a participação que eu quero. Foi para dentro e quebrou. Aí as equipes começam a fazer falta, falta, falta, e temos de ter essas jogadas individuais. Foi o caso do Emerson no primeiro gol, quebrou a marcação adversária e foi decisivo – explicou Tite.

A tendência é que Emerson seja mantido entre os titulares para o duelo da próxima quarta-feira contra o XV de Piracicaba, às 22h (horário de Brasília), no interior paulista. Isso porque Alexandre Pato deverá ser poupado novamente por causa de um problema muscular que teve contra o Tijuana.

Douglas Emerson gol Corinthians (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)Emerson cumprimenta Douglas por gol contra o Barbarense (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)



Clássicos estaduais, Barça, Chelsea e Copa do Nordeste em Tempo Real

Domingo é dia de muitos clássicos em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM. São dez confrontos locais que vão mexer com rivalidades em todo o Brasil pelos campeonatos estaduais. Atlético-MG x América-MG, Paraná x Atlético-PR, Sport x Náutico, Joinville x Figueirense, Ceará x Fortaleza, América-RN x ABC, CSA x CRB, Paysandu x Remo, Sergipe x Confiança e Maranhão x Sampaio Corrêa. Todos acompanhados lance a lance. Isso sem contar com a grande decisão da Copa do Nordeste, entre ASA e Campinense, uma rivalidade regional.

O dia começa com a etapa de Curitiba do Stock Car 2013, às 11h (de Brasília). Logo depois, o Chelsea entra em campo pelo Campeonato Inglês contra o West Ham. E o Barcelona entra em campo contra o Rayo Vallecano pelo Espanhol. O dia ainda conta com jogos de Palmeiras, São Paulo, Vasco, Fluminense, Inter, Cruzeiro, Bahia e Avaí, todos com vídeos dos principais lances. No fim do dia, pela Liga das Américas, Lanus e Flamengo fazem um importante duelo continental no basquete masculino.

Veja os eventos deste domingo (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

DOMINGO 17/03

11h Etapa de Curitiba (Stock Car) com vídeos

13h Chelsea x West Ham (Campeonato Inglês)

16h São Caetano x Palmeiras (Campeonato Paulista) com vídeos

16h São Paulo x Oeste (Campeonato Paulista) com vídeos

16h Vasco x Volta Redonda (Campeonato Carioca) com vídeos

16h Canoas x Internacional (Campeonato Gaúcho) com vídeos

16h Boa Esporte x Cruzeiro (Campeonato Mineiro) com vídeos

16h Paraná x Atlético-PR (Campeonato Paranaense) com vídeos

16h Campinense x ASA (Copa do Nordeste)

16h Vitória da Conquista x Bahia (Campeonato Baiano) com vídeos

16h Joinville x Figueirense (Campeonato Catarinense) com vídeos

16h Juventus-SC x Camboriú (Campeonato Catarinense)

16h Sport x Náutico (Campeonato Pernambucano) com vídeos

16h Serra Talhada x Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)

16h Ceará x Fortaleza (Campeonato Cearense) com vídeos

16h Paysandu x Remo (Campeonato Paraense)

16h Sergipe x Confiança (Campeonato Sergipano)

16h Itabaiana x Socorrense (Campeonato Sergipano)

17h Barcelona x Rayo Vallecano (Campeonato Espanhol)

17h América-RN x ABC (Campeonato Potiguar)

17h CSA x CRB (Campeonato Alagoano)

18h Maranhão x Sampaio Corrêa (Campeonato Maranhense)

18h30m Fluminense x Audax Rio (Campeonato Carioca) com vídeos

18h30m Ponte Preta x Atlético Sorocaba (Campeonato Paulista)

18h30m Paulista x Botafogo-SP (Campeonato Paulista)

18h30m Atlético-MG x América-MG (Campeonato Mineiro) com vídeos

18h30m Avaí x Chapecoense (Campeonato Catarinense) com vídeos

22h Lanus x Flamengo - Liga das Américas (basquete masculino)



Confira os resultados deste sábado em 25 campeonatos estaduais

16/03/2013 22h57 - Atualizado em 16/03/2013 23h05

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

CAMPEONATO PAULISTA 2013 (primeira fase - 12ª rodada)
Santos 2 x 1 Guarani CRÔNICA / VÍDEO
  Mirassol 3 x 4 São Bernardo CRÔNICA
Bragantino 3 x 2 Penapolense CRÔNICA
  Corinthians 3 x 0 União Barbarense CRÔNICA / VÍDEO
 VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A2 2013 (PRIMEIRA FASE - 16ª RODADA)
Barueri 1 x 0 RB Brasil CRÔNICA
Rio Claro 1 x 1 Juventus-SP CRÔNICA
Comercial-SP 2 x 0 Santo André CRÔNICA
Ferroviária 0 x 2 Audax São Paulo CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A3 2013 (primeira fase - 12ª rodada)
São Bento 2 x 1 Francana CRÔNICA
União São João 1 x 3 Inter de Limeira CRÔNICA
Guaçuano 4 x 1 Marília CRÔNICA
Itapirense 1 x 0 Sertãozinho CRÔNICA
Barretos 0 x 0 São Vicente CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO CARIOCA 2013 (Taça rio - 1ª rodada)
Olaria 1 x 0 Madureira  
Friburguense 2 x 0 Nova Iguaçu CRÔNICA
Bangu 2 x 2 Duque de Caxias  
Macaé 3 x 2 Boavista CRÔNICA
Botafogo 4 x 0 Quissamã CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
Campeonato carioca série b 2013 (Taça Santos Dumont - 4ª rodada)
Serra Macaense 1 x 1 Angra dos Reis CRÔNICA
Barra Mansa 1 x 2 São João da Barra CRÔNICA
Americano-RJ 1 x 1 América CRÔNICA
Mesquita 3 x 0 Juventus-RJ  
Tigres do Brasil 0 x 1 Portuguesa-RJ  
Cabofriense 4 x 1 Paduano  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO 2013 (Primeira fase - 6ª rodada)
Nacional-MG 2 x 1 Tupi CRÔNICA
Araxá 0 x 2 Villa Nova CRÔNICA
Caldense 0 x 0 Tombense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO MÓDULO 2 2013 (primeira fase - 6ª rodada)
Uberlândia 1 x 0 Uberaba CRÔNICA
Patrocinense 3 x 1 URT  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO GAÚCHO 2013 (taça farroupilha - 1ª rodada)
Caxias 3 x 2 Cerâmica  
Cruzeiro-RS 0 x 1 Passo Fundo  
Grêmio 2 x 0 Lajeadense CRÔNICA / VÍDEO
  Esportivo 1 x 2 Juventude  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO GAÚCHO SEGUNDA DIVISÃO 2013 (primeiro turno - 1ª rodada)
Avenida 2 x 1 Gaúcho  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PARANAENSE 2013 (segundo turno - 3ª rodada)
Coritiba 2 x 0 Cianorte CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO CATARINENSE 2013 (primeira fase - 11ª rodada)
Criciúma 2 x 3 Atlético Ibirama CRÔNICA
Guarani de Palhoça 3 x 1 Metropolitano CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO BAIANO 2013 (segunda fase - 1ª rodada)
Vitória 3 x 1 Botafogo-BA CRÔNICA / VÍDEO
 VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2013 (segundo turno - 7ª rodada)
Salgueiro 1 x 1 Petrolina CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (segunda fase - 4ª rodada)
Horizonte 2 x 2 Guarany de Sobral CRÔNICA
Ferroviário 0 x 1 Tiradentes CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO ALAGOANO 2013 (hEXAGONAL - 3ª RODADA)
Corinthians-AL 2 x 0 Murici CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato brasiliense 2013 (taça jk - final - jogo de volta)
Brasília 0 x 1 Brasiliense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
Obs.: Mesmo com a derrota, o Brasília sagrou-se campeão da Taça JK
campeonato sul-mato-grossense 2013 (primeira fase - 13ª rodada)
Ivinhema 2 x 0 Urso CRÔNICA
Sete de Dourados 4 x 1 Corumbaense CRÔNICA
Naviraiense 2 x 2 Águia Negra CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
Obs: O Corumbaense está rebaixado para a Segunda Divisão
campeonato mato-grossense 2013 (primeira fase - 13ª rodada)
Misto 1 x 0 Sinop CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba 2013 (Primeira fase - 10ª rodada)
Linhares 1 x 0 Conilon CRÔNICA
Rio Branco-ES 2 x 3 Real Noroeste CRÔNICA
Espírito Santo 0 x 2 Aracruz CRÔNICA
Estrela do Norte 1 x 4 Vitória-ES CRÔNICA
São Mateus 2 x 2 Desportiva Ferroviária CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba série b 2013 (PRIMEIRA FASE - 6ª RODADA)
Esse 2 x 1 Serra CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato paraense 2013 (TAÇA ESTADO DO PARÁ - 4ª RODADA)
Santa Cruz-PA 1 x 0 Paragominas CRÔNICA
Águia 2 x 1 São Francisco  
Cametá 2 x 1 Tuna Luso  
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato amazonense 2013 (TAÇA ESTADO DO AMAZONAS - SEMIFINAL - JOGOS DE ida)
Fast 1 x 1 São Raimundo-AM CRÔNICA
Princesa do Solimões 1 x 0 Penarol CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato piauiense 2013 (primeira fase - 8ª rodada)
River-PI 1 x 0 Cori-Sabbá CRÔNICA
Picos 1 x 1 Flamengo-PI CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato tocantinense 2013 (PRIMEIRO TURNO - 4ª RODADA)
Interporto 1 x 0 Guaraí  
Gurupi 3 x 0 Colinas  
Tocantins 3 x 1 Araguaína  
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato acreano 2013 (PRIMEIRA FASE 6ª E 7ª RODADAS)
Atlético Acreano 2 x 1 Andirá CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Após vitória, Tite incentiva disputa por posições: ‘Momento vai definir’

A boa atuação de alguns reservas do Corinthians na vitória por 3 a 0 sobre o União Barbarense, neste sábado, no Pacaembu, deixou o técnico Tite com uma “dor de cabeça” para a sequência da equipe na temporada. Nomes como Jorge Henrique, Douglas e Emerson Sheik foram fundamentais no segundo tempo e determinaram o triunfo pelo Campeonato Paulista. Para Jorge, principalmente, a noite foi especial. Além de ter marcado um dos gols, ele ostentou a faixa de capitão da equipe.

Em entrevista coletiva após o jogo, Tite revelou que fez uma cobrança maior ao atacante e a Renato Augusto, que marcou o seu primeiro gol, e também os motivos que o fizeram dar a faixa de capitão a Jorge.

- Botei uma pressão nele (Renato). Falei que faltava o gol. As jogadas vão acontecendo, a bola surgiu para ele, não estava impedido, e aí pesam o talento e a qualidade. Também estou feliz pelo Jorge ter feito o gol – afirmou Tite.

- O filhinho do Jorge estava na oração inicial. Está vendo a tarja que ele tem? O técnico não está dando, ele é que merece essa tarja de capitão. Falei do orgulho, dos sete dias muito difíceis que passamos, revertendo na Libertadores, tomando porrada, trabalhando. Nós tivemos essa condição - completou.

Tite ficou mais feliz porque a boa atuação dos reservas só acirra a briga por posições dentro da equipe, diminuindo a margem de erro de quem está jogando. Na vaga de Jorge, por exemplo, o atual titular é Renato Augusto. Mais um motivo de comemoração para o técnico.

- Ele e o Renato disputam a mesma posição. Um vai ficar no banco, mas vai dizer: o cara (que entra) é fera - explicou.

Depois, Tite fez questão de incentivar essa disputa por posições entre titulares e reservas, repetindo o discurso que marca sua passagem pelo Corinthians desde o início: o merecimento é que vai dar a vaga a um ou outro jogador.

- Tem de entender que vieram jogadores para ajudar, ninguém vai tomar o lugar de ninguém. Quando um ou outro machucou, a culpa não foi minha. E você tem de repor. O atleta respeita a qualidade. O melhor momento técnico é que vai definir quem joga - analisou o técnico.

Com a vitória, o Timão chegou aos 21 pontos na tabela do Paulista e melhorou sua situação em relação à classificação para a segunda fase. O elenco folga neste domingo e volta ao trabalho na manhã de segunda. O próximo confronto é quarta-feira, contra o XV de Piracicaba, no interior paulista.

Douglas Emerson gol Corinthians (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)Reservas são conta e acirram disputa por vagas no time (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)



Emerson Sheik comemora boa atuação: 'Voltei a jogar com alegria'

Emerson Sheik voltou a fazer uma boa partida pelo Corinthians. Após um período turbulento dentro e fora dos gramados, que resultou em sua ida para o banco de reservas, o atacante foi titular na vitória por 3 a 0 contra o União Barbarense, no Pacaembu, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista e mostrou disposição ao longo da partida. Ele diz que deixou de lado a preocupação de marcar gols e voltou a jogar com alegria.

Sheik marcou apenas um nesta temporada. Foi no empate em 2 a 2 contra o Palmeiras, pelo Paulistão.  Ele ainda perdeu pênaltis contra Oeste e Ituano.

– O gol não está saindo, mas eu não estou mal. Estou correndo, me esforçando, brigando... Estou feliz da vida porque consegui jogar com alegria, ficar à vontade. Independe de gol. O maior prazer é fazer isso com alegria. Hoje (neste sábado), depois de muito tempo, tirei um pouco da responsabilidade de ter que decidir e fazer o gol, todo mundo é acostumado com o Emerson que sempre decide – disse o atacante.

Além do mau momento no Timão, Emerson também atravessa um capítulo delicado em sua vida pessoal. O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro pediu a sua condenação por contrabando de veículos importados.

Há duas semanas, Emerson se atrasou para dois treinos consecutivos do Corinthians. O vacilo, somado às dores no joelho direito que o tiraram da derrota por 1 a 0 para o Tijuana, fizeram com que Tite o substituísse por Alexandre Pato. Multado pela diretoria, Sheik se justificou pelos atrasos, mas Tite foi rígido: disse que a obrigação do atleta é comparecer aos seus compromissos, independentemente de fatores externos.

vou buscar o meu espaço com treinamento, dedicação..."

Emerson Sheik

– Último jogo eu fiquei bravo, todo mundo sabe que eu fiquei bravo, mas não posso deixar de se justo e verdadeiro nas coisas que faço e falo. Temos um treinador que prega a igualdade, que dá as oportunidades para quem trabalha. Ele sempre fala que todo mundo tem de “ralar o bumbum no chão”, e é isso que estamos fazendo.

Sheik foi um dos destaques do Corinthians na temporada passada. Foi dele os dois gols na final da Taça Libertadores, contra o Boca Juniors, no Pacaembu.

– Sei da minha importância para a equipe. Quem me conhece e acompanha o meu trabalho sabe que eu vou buscar o meu espaço com treinamento, dedicação.

A atuação e a vitória levaram o Timão aos 21 pontos, mais tranquilo na busca pela classificação à segunda fase do Paulista. Sem pensar em Taça Libertadores, o Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), contra o XV de Piracicaba.

Douglas Emerson gol Corinthians (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)Emerson cumprimenta Douglas pelo primeiro gol do Timão (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)



Renato Augusto festeja primeiro gol pelo Timão: 'Bom para tirar o peso'

Renato Augusto está no Corinthians desde o início da temporada, mas ainda não havia conseguido marcar um gol pela equipe. Neste domingo, contra o União Barbarense, na vitória por 3 a 0, o meia desencantou. Ele entrou no segundo tempo e, aos 45, aproveitou rebote da defesa para dar uma bela cavadinha e mandar por cima de Walter, fechando o placar.

- A opção que eu tinha era mandar por cima, já que o goleiro fechou bem. Deu certo. Foi bom para tirar o peso e continuar o trabalho - disse o meia.

Esta foi a 12ª partida de Renato Augusto pelo Corinthians. O jogador foi conquistando seu espaço aos poucos. Agora, é considerado titular. O bom rendimento em sua primeira temporada no Timão se deve, segundo ele, pelo bom ambiente no elenco.

- Devo minha adaptação ao elenco. O pessoal me ajudou muito desde que eu cheguei. É difícil chegar a um time campeão mundial e já jogar. Tenho de agradecer a eles.

A atuação e a vitória levaram o Timão aos 21 pontos, mais tranquilo na busca pela classificação à segunda fase do Paulista. Sem pensar em Taça Libertadores, o Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), contra o XV de Piracicaba.



Atuações do Timão: Fábio Santos e Sheik se destacam; Chicão falha

JULIO CESAR - goleiro
Apenas assistiu à partida. Não teve que fazer nenhuma defesa complicada ao longo dos 90 minutos. Nota: 6

EDENÍLSON - lateral-direito
Apoiou bem. Acertou alguns cruzamentos, mas não tem tanta intensidade no campo de ataque quanto Fábio Santos. Nota: 6

CHICÃO - zagueiro
Está recuperando bem o ritmo de jogo após ficar parado pela artroscopia no joelho. Mas pouco foi acionado pelo União. No fim cometeu uma pequena falha, mas que não deu em nada. Perdeu pênalti. Nota: 4,5

GIL - zagueiro
Destaca-se no posicionamento. Ganha a maioria das bolas por cima e consegue desarmes importantes. Nota: 6,5

FÁBIO SANTOS - lateral-esquerdo
Sem a necessidade de marcar, ficou livre para jogar e apareceu bem no ataque. Criou lances importantes. Nota: 7

RALF - volante
Cumpre bem o papel. Se desdobra na marcação e dificulta muito a vida dos adversários.
Nota: 6,5

GUILHERME - volante
Se apresenta bem ao ataque e bom posicionamento. Formou boa dupla com Ralf. Nota: 6,5

JORGE HENRIQUE - meia
Participa do jogo tanto no ataque quanto na defesa. Quando toca de primeira, cria ótimas oportunidades. Ainda aproveitou boa chance para marcar um gol. Nota: 7

DOUGLAS - meia
Segurou o jogo em alguns momentos, mas quando tocou rápido, conseguiu achar espaços que colocaram os companheiros em boa situação. Deixou o seu. Nota: 7

ROMARINHO - atacante
Não ajudou muito o ataque. Tentou criar na velocidade, mas preferiu cavar faltas ao invés de concluir o lance. Nota: 4

EMERSON - atacante
Ainda não voltou a marcar gols, mas mostrou muita disposição. Correu pelos dois lados. No primeiro tempo foi caçado em campo, mas não se preocupou. Nota: 6,5

RENATO AUGUSTO - meia
Caiu como uma luva no Corinthians. Entrou no segundo tempo e marcou seu primeiro gol pelo Timão. Nota: 7

PAULINHO - volante
Volante vai bem na marcação e ainda sai bem para o jogo. Ficou no banco para ser preservado. Nota: 6

GIOVANNI - meia
Jogador entrou bem, não teve muito tempo para mostrar futebol, mas ainda participou do terceiro gol. Nota: 6

UNIÃO BARBARENSE - Entrou no jogo apenas para marcar. Conseguiu fazer isso em grande parte da partida, mas, depois do primeiro gol, saiu mais e deu espaço. Não criou nenhuma jogada perigosa.



Ataque reserva resolve, e Corinthians fura retranca do União Barbarense

  • minuto-chave

    7' do 2º tempo

    Jorge Henrique e Sheik fazem boa trama pela direita, e o cruzamento rasteiro sai perfeito para Douglas finalizar e abrir o placar. O 1 a 0 abriu a defesa do Barbarense e facilitou a vitória.

  • nome do jogo

    Sheik

    Após algumas partidas abaixo da média, o atacante foi o responsável pelas principais jogadas do ataque corintiano e participou dos dois primeiros gols. No fim, disse que voltou a jogar com alegria.

  • Torcida

    Quase 20 mil

    Mesmo com chuva e diante de um adversário de menor porte, o Pacaembu recebeu 19.359 pagantes e viu uma bela festa na noite deste sábado.

Nas tribunas do Pacaembu, um tranquilo Alexandre Pato. Ao mesmo tempo, no banco de reservas, um ainda mais sossegado Guerrero. Em campo, os atacantes reservas do Corinthians precisavam provar valor e conseguiram com louvor: Pato e Guerrero assistiram a uma atuação segura do Timão na vitória por 3 a 0 sobre o União Barbarense, em noite chuvosa neste sábado, no Pacaembu. Em baixa no elenco, Emerson Sheik e Douglas conseguiram mostrar na bola que não são cartas fora do baralho no elenco alvinegro. Jorge Henrique também brilhou.

Após um primeiro tempo apagado, os atacantes encontraram mais espaços na parte final. Sheik arrancou pela direita e cruzou rasteiro para Douglas finalizar e comemorar seu primeiro tento em 2013. No fim, Jorge Henrique deixou seu gol. E Renato Augusto, nos acréscimos e em posição legal, marcou seu primeiro com a camisa do Corinthians.
 

A atuação e a vitória levaram o Timão aos 21 pontos, mais tranquilo na busca pela classificação à segunda fase do Paulista. Enquanto isso, o União Barbarense permanece na zona de rebaixamento, com míseros sete pontos.

Sem pensar em Taça Libertadores, o Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), contra o XV de Piracicaba. O União Barbarense recebe a Ponte Preta quinta-feira, às 19h30m, na Toca do Leão.

Mistão morno
A formação alternativa do Corinthians está longe de ser desentrosada. No ataque, Douglas, Jorge Henrique, Emerson Sheik e Romarinho já jogaram juntos em várias oportunidades, e um sabe como o outro se movimenta. O início do duelo mostrou isso, com um União Barbarense fechado, só esperando o time da casa atacar. O Timão chegou a ter mais de 70% do tempo de posse de bola.

A troca de passes ficou bonita, mas não chegou a ser efetiva. Para o Corinthians, faltou caprichar quando os atacantes chegaram perto da área. Não estava difícil penetrar no meio da zaga do Barbarense, tanto que Romarinho recebeu a bola sozinho três vezes no setor. Na melhor delas, saiu driblando todo mundo e, em vez de chutar a gol, preferiu cavar o pênalti. Levou um justo cartão amarelo.

Com alguns passes errados, Douglas também foi alvo de reclamações. O melhor do Timão foi Fábio Santos, incisivo pelo lado esquerdo, mais do que o normal. Com muitos avanços, teve até chances de chutar a gol. A falta de costume o fez hesitar.

Sem recursos técnicos, o rival do Timão congestionou o meio-campo com seis jogadores e deixou apenas Caihame isolado no ataque. Desnecessário dizer que ele mal tocou na bola, e que o goleiro Julio Cesar foi um mero espectador do primeiro tempo. Em má fase, Sheik foi quem mais tentou. Jogando como um centroavante, pressionou os zagueiros e, em uma roubada de bola, quase abriu o placar. Caçado pela zaga do Barbarense, ele conseguiu boas faltas laterais e cavou dois cartões amarelos para os defensores rivais, que exageraram nas pancadas.

A profecia de Sheik
- Estamos com três jogadores na frente, vamos tentar abrir mais o campo. Uma bola enfiada pelo meio, entre os laterais, certamente vai nos fazer chegar na cara do gol.

Com essa frase, Emerson Sheik deixou o primeiro tempo pedindo mais jogadas pelos lados. Em campo, logo na saída de bola da segunda etapa, uma mudança de posicionamento: o atacante deixou o centro da área e foi para a direita trocar passes com Jorge Henrique. Lá no meio, o “vazio” foi preparado para a entrada de um elemento surpresa.

Aos 7 minutos, o discurso virou realidade. Bem aberto, Sheik recebeu linda bola de Jorge Henrique entre um zagueiro e um lateral e cruzou rasteiro para o tal “vazio”. Lá, Douglas apareceu como um raio e só empurrou para a rede: 1 a 0 Corinthians, e primeiro gol do contestado meia nesta temporada. Mudança crucial no rumo da partida.

Com a vantagem, o Timão conseguiu impor seu ritmo diante de um rival sem reação. Moisés Egert, técnico do Barbarense, trocou Caihame por Dairo, sem obter sucesso. Paulinho e Renato Augusto entraram no Corinthians e mantiveram a intensidade dos demais – principalmente Sheik.

Obstinado, o atacante driblou, pedalou, fez graça, deixou companheiro na cara do gol, mas não conseguiu fazer o seu. A melhor chance foi de cabeça, em arremate bem defendido por Walter.
Mesmo assim, a sensação é de que dois dos medalhões do mistão corintiano conseguiram retomar parte da confiança perdida com a torcida. Douglas e Sheik tiveram a atuação segura de que tanto precisavam e foram aplaudidos. Bom começo para quem está em baixa e quer, aos poucos, retomar uma melhor condição dentro do Corinthians.

No fim, só deu Timão. Gil sofreu pênalti e Chicão perdeu – o novo cobrador oficial de penalidades não conseguiu acabar com a maldição da marca da cal. Antigo cobrador, Sheik havia perdido seus dois últimos. Logo depois, porém, o atacante deu a resposta. Aos 42, ele carregou a bola na área e, após dividida, Jorge Henrique finalizou livre e contou com um desvio para fechar o placar no Pacaembu. Ainda saiu o terceiro, aos 46: Giovanni bateu para o gol, a bola explodiu na defesa e sobrou para Renato Augusto, livre, colocar de cavadinha no gol: 3 a 0!