domingo, 5 de agosto de 2012

Confira os resultados deste domingo pelas Séries A, C e D e seis estaduais

05/08/2012 21h27 - Atualizado em 05/08/2012 21h27

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar




Elogiado por Tite, Guerrero terá de esperar mais para ser titular

Contratado para ser o goleador do Corinthians na temporada, Paolo Guerrero ainda não ganhou totalmente a confiança do técnico Tite. Pela terceira vez consecutiva, o peruano ficou apenas opção entre os reservas e entrou no decorrer da partida. Neste domingo, o jogador substituiu Jorge Henrique aos 23 minutos dos segundo tempo, no empate com o Vasco.

De acordo com o treinador, o atacante ainda vai ter de esperar mais para ter uma oportunidade como titular. Para a partida da próxima quarta-feira, contra o o Atlético-GO, no Pacaembu, o comandante do Timão não confirmou qual equipe vai levar a campo, mas dificilmente Guerrero deve estar presente entre os titulares.

– Temos de ter cuidado para dar oportunidade no momento que ele merecer e estiver entrosado. Não podemos forçar. Vamos tentar ajustar, ele é um grande jogador, mas tudo tem seu tempo. O momento de fazer isso (colocar como titular) é o que vou ter de encontrar – afirmou Tite, após a partida deste domingo.

Antes da partida com o Vasco, Guerrero atuou sete minutos contra o Cruzeiro, e 30 minutos na partida com o Bahia. Mesmo assim, o peruano, que chegou ao clube há três semanas, já briga por uma vaga de titular. Antes do jogo deste domingo, o atacante demonstrou desenvoltura nos treinos e disputava a vaga com Romarinho, mas começou a partida entre os reservas.

Sem Liedson, que não renovou contrato e acertou com o Flamengo, e com Élton em baixa, Guerrero foi contratado para assumir a camisa 9 do Corinthians e a função de goleador da equipe. O Timão desembolsou cerca de R$ 7,5 milhões para contratar o peruano, que estava no Hamburgo, da Alemanha.

Guerrero, Vasco x Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians )Guerrero entrou no segundo tempo, mas não conseguiu marcar (Foto: Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians )



Tite fala de cobrança no intervalo e lamenta empate: 'Gosto amargo'

O empate sem gols com o Vasco, em São Januário, teve um gosto amargo para Tite. Em entrevista coletiva após a partida, o treinador afirmou que esperava mais da equipe, principalmente pelo bom desempenho do Corinthians e também por causa das oportunidades desperdiçadas.

Com 17 pontos, o Timão está 15 atrás do líder Atlético-MG, que teve sua partida desta rodada adiada . Buscando uma posição melhor no Campeonato Brasileiro, o treinador do Timão disse que chamou a atenção dos atletas no intervalo da partida deste domingo.

– Ganhar é bom. No intervalo falei assim: “vem cá, ei, atenção para ganhar, abriu a oportunidade, finaliza, vai para o gol, toca para o gol” – afirmou.

Apesar do tropeço como visitante, o segundo consecutivo - na semana passada o Timão também empatou sem gols com o Bahia, em Salvador -, Tite aprovou a atuação corintiana em São Januário, principalmente na primeira etapa.

- Gosto de falar de desempenho, saio com gosto amargo, não pela grandeza do clássico, nem desmerecendo o Vasco, absolutamente, mas com gosto de não ter transformado desempenho, número de finalizações, oportunidades em vitória. O time fez um grande primeiro tempo, faltou finalização de média distância e infiltração para assistência. Tivemos mais de dois terços do jogo com domínio e possibilidades - declarou o comandante, que também destacou as qualidades do adversário.

- Fernando (Prass) fez um grande jogo. É natural que a partir dos 15, 20 minutos do segundo tempo, um time como o Vasco cresça, com as mexidas do Cristóvão. Mesmo assim, tivemos o jogo controlado mesmo quando o Vasco teve maior posse de bola - analisou.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta o Atlético-GO, quarta-feira, no Pacaembu. Apesar de o adversário ocupar a vice-lanterna da competição nacional, Tite não acredita em jogo fácil.

- Nós temos a possibilidade de pegar um jogo muito difícil contra o Atlético-GO. Todos os jogos têm caráter difícil, independentemente da posição na tabela. O Botafogo encontrou dificuldades para virar o placar - disse.

Tite, Vasco x Corinthians (Foto: Wilton Junior / Agência Estado)Tite aprovou desempenho do Timão no Rio, mas queria vitória (Foto: Wilton Junior / Agência Estado)



Paulo André vê Corinthians melhor ante o Vasco, mas diz: 'Foi justo'

Corinthians e Vasco ficaram no empate em 0 a 0 neste domingo, em São Januário, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Paulo André, que fez dupla de zaga com Wallace, acredita que o Timão poderia voltar do Rio de Janeiro com uma vitória. Mesmo assim, ele sabe que o ponto conquistado fora de casa tem de ser comemorado.

– Acho que o Corinthians foi melhor no jogo, principalmente no primeiro tempo. Mas não saiu o gol. O campo ruim prejudicou o toque, mas está de bom tamanho. Sair de São Januário com um ponto é bom. No fim, foi um empate justo – ressaltou o zagueiro.

Este foi o segundo empate consecutivo do Corinthians. Na quarta-feira, o Timão ficou no 0 a 0 contra o Bahia, em Pituaçu.

E o Corinthians segue com uma boa série invicta. Já são seis jogos sem perder. Três empates e três vitórias. Alem das últimas igualdades, o Timão ficou no 1 a 1 contra a Portuguesa. As vitórias em sequência foram contra Náutico (2 x 1), Flamengo (3 x 0) e Cruzeiro (2 x 0).

A última derrota foi na segunda partida após a conquista da Taça Libertadores da América, contra o Botafogo. 3 a 1 para os cariocas.

O Corinthians retorna ainda neste domingo do Rio de Janeiro e se reapresenta nesta segunda pela manhã. A equipe se prepara para a partida de quarta-feira, contra o Atlético-GO, no Pacaembu, às 20h30m.

Para a partida, o treinador alvinegro Tite deverá ter à disposição Chicão e Emerson Sheik. O zagueiro deve ser liberado para voltar aos treinos após ficar afastado por conta de dores no músculo adutor da coxa esquerda e o atacante se recupera de uma torção no tornozelo esquerdo.
 



Corinthians começa a venda de camisas com selo da Libertadores

Camisa Corinthians Libertadores (Foto: Divulgação)Camisa com o patch da Libertadores (Divulgação)

Um mês após a conquista do tão sonhado título da Taça Libertadores da América, o Corinthians resolveu inserir o selo de campeão continental em sua camisa de jogo - que já está à venda na loja do globoesporte.com.

O "patch", como é chamado o selo, foi inserido no centro da camisa, na altura do peito, entre o escudo do clube e a marca do fornecedor de material esportivo.

A camisa com a novidade estreou no jogo diante do Vasco, neste domingo, em São Januário, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem o chamado patrocinador master, o Timão ostentou a marca do grupo cultural AfroReggae.

Clique aqui e garanta já a nova camisa do Corinthians.



Paulo André considera empate justo

Eder Luis e Danilo - Vasco x Corinthians

Marcelo Sadio/vasco.com.br

Após o empate de 0 a 0 entre Vasco e Corinthians, o volante Paulo André falou sobre a partida. Para o corinthiano o Corinthians foi um pouco superior no jogo, mas o resultado acabou sendo o mais justo pela forma como as duas equipes se entregaram:

"Acho que o Corinthians foi melhor no jogo, principalmente no primeiro tempo. Mas não saiu o gol. O campo ruim prejudicou o toque, mas está de bom tamanho. Sair de São Januário com um ponto é bom. No fim, foi um empate justo", afirmou o jogador.



Vasco 0 x 0 Corinthians: muitas faltas, muita reclamação e pouco futebol

Eder Luis e Danilo - Vasco x Corinthians

Marcelo Sadio/vasco.com.br

No reencontro entre Vasco e Corinthians, zero a zero em São Januário, em partida disputada com muitas faltas cometidas e pouquíssimas chances claras de gol. As duas equipes reclamaram bastante da arbitragem durante a partida. Destaque para a volta de Tenorio, que entrou aos 25 do 2º tempo e criou ao menos uma boa oportunidade de gol. Na próxima rodada, o Vasco pega o Sport na Ilha do Retiro enquanto o Corinthians recebe o Atlético-GO no Pacaembu.

Poucas chances claras e muita reclamação com o árbitro

Dois dos principais jogadores de ambos os times ficaram fora da partida: Dedé, por parte do Vasco, e Emerson Sheik, pelos paulistas. A entrada de Fabrício no time vascaíno não alterou muito o modo de atuar da equipe de Cristóvão Borges, mas a dupla de ataque formada por Romarinho e Jorge Henrique muda e muito o jeito de jogar do Corinthians. Sem um atacante mais agudo, de referência ou que entre mais na área, os dois jogaram abertos, obrigando os laterais vascaínos a não subirem muito ao ataque, além de considerável esforço na marcação. Aos 4 e aos 14 minutos, Douglas evitou por duas vezes o que seriam finalizaçõs de muito perigo, ambas de Romarinho, dentro da área do Vasco.

Também em função dessa referência, os meias do Corinthians, principalmente Danilo, tinham mais liberdade para avançar até a área adversária e até finalizar jogadas como centroavantes. Pelo time da casa, a forte marcação corinthiana se refletiu nas poucas jogadas criadas pelo meio de campo vascaíno na primeira etapa. Com Carlos Alberto se movimentando muito pouco e reclamando a todo momento com o árbitro, Juninho se limitando a lançamentos longos buscando Alecsandro e Éder Luís, as principais saídas eram pelos lados do campo. Jogando pela ponta direita, como de costume, Éder foi muito acionado na primeira etapa. Abusou dos cruzamentos rasteiros e na primeira trave, facilitando o trabalho da zaga, mas deu trabalho para Fábio Santos, apesar dos já conhecidos erros de passe.

Mais aguerrido do que o companheiro, William Matheus criou sozinho a única oportunidade clara para o Vasco no primeiro tempo. Mais na força do que na técnica, ele passou por três marcadores pela esquerda, invadiu a área e ajeitou o corpo, mas na hora de finalizar a bola saiu fraca, nas mãos de Cássio.

Pouco antes do fim da primeira etapa, aos 44, Jorge Henrique conseguiu espaço e cruzou para Douglas, que entrava completamente livre dentro da área, mas o meia cabeceou para o chão, encobrindo o goleiro e o gol vascaíno. Chance claríssima desperdiçada, no principal trunfo do Corinthians, que é o elemento surpresa vindo de trás.

Segundo tempo faltoso mantém igualdade e placar zerado

Parece que as condições climáticas na cidade do Rio de Janeiro influenciaram no ânimo dos jogadores. Em dia nublado, equipes voltaram para a segunda etapa com a mesma disposição que apresentaram na primeira: muito pouca. A vontade criativa, técnica, porque o número de faltas e reclamações seguiu alto.

Apesar disso, o Corinthians voltou melhor do intervalo. Com Romarinho e Jorge Henrique assustando a defesa vascaína, o time paulista dominou as ações nos primeiros 15 minutos do segundo tempo. Aos 9, causou arrepios na torcida cruzmaltina, que viu Jorge Henrique sair na cara do goleiro Fernando Prass e soltar a bomba, para excepcional defesa do arqueiro, apesar do impedimento ser marcado na sequência.

Desaparecido no jogo, Carlos Alberto foi substituído por Felipe, que entrou dando mais qualidade aos passes no meio campo e recolocando o Vasco no jogo. Após Douglas e Paulinho desperdiçarem boas chances em finalizações para fora, o experiente meia fez ótima tabela com Tenorio, que fez sua reestreia com a camisa do Vasco após uma grave lesão, mas o goleiro Cássio saiu nos pés do atacante e ficou com a bola. Logo depois, nova chance do Vasco. Alecsandro desviou bola alta e William Matheus passou por Cássio e cruzou com pouco ângulo, mas ninguém chegou para fazer o desvio.

Depois, nenhuma chance clara dos dois lados, mas as faltas continuaram. Fim de partida com defesas sólidas "vencendo" por muito os ataques e meios de campo, apesar das muitas faltas cometidas. O zero não saiu do placar de São Januário.



Jogadores de Vasco e Timão detonam gramado do estádio de São Januário

LANCEPRESS!
Publicada em 05/08/2012 às 19:36
Rio de Janeiro (RJ)

Vasco e Corinthians se enfrentaram na noite de 16 de maio em São Januário e empataram sem gols pelas quartas de finais da Libertadores. Em campo encharcado e cheio de lama, o nível do futebol foi baixo e causou reclamações por parte do Timão. Menos de três meses depois, os times se encontraram no mesmo local pelo Brasileirão e, sem chuva, os buracos tiraram do sério os jogadores. Mas, desta vez, também os do Vasco.

Questionado por uma repórter sobre a quantidade de passes errados do time cruzmaltino (42, contra 23 do adversário), Juninho mostrou a sua irritação com o gramado:

– Dê um passeio no campo e veja se ele dá condição de tocar a bola bem tocada. Desculpe a ignorância, mas é só para você ter noção. Está do mesmo nível que o do Engenhão, até com mais buracos, pois o campo do Engenhão é mais duro. O campo até foi trocado, com boa intenção, mas a gente treina aqui, não temos CT, e ele está castigado. Fica difícil não errar os passes – desabafou o Reizinho, que foi quem mais acertou o fundamento no seu time, com 18 passes.

Antes de viajar ao Rio de Janeiro, o goleiro Cássio já havia demonstrado preocupação com o campo.

– Eles jogam uma areia verde para cobrir as falhas e aí na televisão parece que está tudo bem – disse.

Nesta rodada, Flamengo e Atlético-MG tiveram seu jogo adiado
por conta da péssima condição do campo do estádio João Havelange. A decisão foi tomada após um pedido de interdição do Botafogo, clube que administra o local. Diretor de competições da CBF, Virgilio Elísio vistoriou o campo e acatou o pedido.

Sempre a fim de se envolver com causas que ultrapassam as quatro linhas, o zagueiro Paulo André concordou com as críticas do meia, pediu maior união dos esportistas e providências da confederação:

– Foi difícil. Vi que interditaram o Engenhão para um jogo, mas temos de nos movimentar e quem gerencia o futebol também. Porque vendem um produto de má qualidade para o público. É difícil unir as pessoas, mas temos de juntar os capitães e os jogadores interessados para que isso melhore. Não queremos nada demais, só um palco melhor para jogar – afirmou.



Após dois empates sem gols, Tite volta a cogitar mudança no ataque do Corinthians

LANCEPRESS!
Publicada em 05/08/2012 às 19:21
Rio de Janeiro (RJ)

Diante do Vasco, em São Januário, neste domingo, o Corinthians pressionou, mas não conseguiu abrir o placar e ficou no empate em 0 a 0. Com o resultado, o Timão repetiu o placar do duelo com o Bahia e evidenciou a "crise" do ataque, que tem apenas 13 gols no Campeonato Brasileiro.

Sem Emerson Sheik, com entorse no tornelezo esquerdo, Romarinho e Jorge Henrique formaram o setor ofensivo contra o Cruz-Maltino. Mas a dupla passou em branco mais uma vez. Ao todo, a equipe finalizou 10 vezes (5 certas e 5 erradas).

Com o ataque em baixa, Tite voltou a cogitar a mudança do esquema e usar um centroavante de ofício, neste caso, Guerrero. Ao ser perguntado sobre a nova tática, o treinador relembrou que o time tinha um bom rendimento na boa fase de Liedson, que deixou o clube recentemente e acertou com o Flamengo.

- Sim (mudança tática), mas com entrosamento, assim como era com o próprio Liedson, com linha de três atrás - explicou.

Paolo Guerrero entrou no duelo com o Vasco aos 23 minutos do segundo tempo e teve atuação discreta. Ele também já havia entrado em campo contra Cruzeiro e Bahia. Agora, ele vive a expectativa de ser titular contra o Atlético-GO, quarta-feira, no Pacaembu.

- Ele (Guerrero) é um grande jogador e tem que ganhar a oportunidade quando o time estiver mais entrosado. Vamos deixar para ver o desempenho da equipe (nos próximos treinos) - finalizou.



Veja as imagens de Vasco x Corinthians


  • Veja as imagens de Vasco x Corinthians (Foto: Alexandre Loureiro)

    Veja as imagens de Vasco x Corinthians

  • São Paulo x Sport (Foto: Idário Café/VIPCOMM)

    Veja as imagens de São Paulo x Sport

  • Veja as imagens de Palmeiras x Internacional (Foto: Tom Dib)

    Veja as imagens de Palmeiras x Internacional

  • Resumo - VÔLEI DE PRAIA: Alison e Emanuel venceram dupla alemã e se classificaram para as quartas de final (Foto: Marcelo del Pozo/Reuters)

    As imagens do sábado na Olimpíada

  • Veja as imagens de Atlético GO x Botafogo - (Foto: Francisco Stuckert)

    Veja as imagens de Atlético GO x Botafogo

  • Veja as imagens da jogadora de vôlei Slukova (Foto: Daniel Garcia/AFP)

    Veja belas imagens da jogadora de vôlei Marketa Slukova

  • Veja as imagens de Brasil 3 x 2 Honduras (Foto: David Moir/Reuters)

    Veja as imagens de Brasil 3 x 2 Honduras

  • Rafael Silva conquistou a medalha de bronze ao vencer o sul-coreano Sung-Min Kim (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)

    As imagens da sexta-feira em Londres

  • As imagens da eliminação brasileira no futebol feminino (Foto: Glyn Kirk/AFP)

    As imagens da eliminação brasileira no futebol feminino

  • Mayra Aguiar venceu Marhinde Verkerk e conquistou o bronze, a terceira medalha do judô brasileiro em Londres (Foto: Cleber Mendes)

    As imagens da quinta-feira em Londres

  • As imagens mais impressionantes das piscinas de Londres (Foto: David Gray/Reuters)

    As imagens mais impressionantes das piscinas de Londres

  • Veja imagens inusitadas do sexto dia de competições em Londres (Foto: Franck Robichon/EFE)

    FOTOS - Veja imagens inusitadas do sexto dia de competições em Londres

  • As imagens de Bahia 0 x 2 São Paulo (Foto: Romildo de Jesus)

    As imagens Bahia 0 x 2 São Paulo

  • As imagens de Palmeiras 2 x 0 Botafogo (Foto: Tom Dib)

    As imagens de Palmeiras 2 x 0 Botafogo

  • Brasil goleou a Nova Zelândia por 3 a 0 e vai encarar Honduras nas quartas no futebol masculino (Foto: Andrew Yates/AFP)

    As imagens de quarta-feira em Londres

  • Dançarinas do vôlei de praia capricham na coreografia em Londres (Foto: Marcelo Del Pozo/Reuters)

    FOTOS - Dançarinas do vôlei de praia capricham na coreografia em Londres

  • As imagens de Grêmio 1 x 0 Coritiba (Foto: Ricardo Rímoli)

    As imagens de Grêmio 1 x 0 Coritiba

  • As imagens de terça-feira em Londres 2012 (Foto: Michael Dalder/Reuters)

    As imagens de terça-feira em Londres

  • Faça um tour pelo estádio St James' Park (Foto: Valdomiro Neto)

    FOTOS - Faça um tour pelo estádio St James' Park

  • As imagens da segunda-feira em Londres (Foto: Marcelo Del Pozo/Reuters)

    As imagens da segunda-feira em Londres



Em jogo truncado, Vasco e Timão empatam sem gols

LANCEPRESS!
Publicada em 05/08/2012 às 18:00
Rio de Janeiro (RJ)

O equilíbrio que vem sendo a tônica dos duelos entre Vasco e Corinthians voltou a aparecer a partida deste domingo em São Januário. Em jogo válido pela 14ª rodada do Brasileirão, vascaínos e corintianos são saíram de um 0 a 0 em confronto marcado pela forte marcação e palas raras chances de gols.

Os gols do seu time do coração chegam antes pelo celular!

Com o placar, o Vasco não alcançou o objetivo de assumir a liderança do Brasileiro, aproveitando que o Atlético-MG não atuaria na rodada, permanecendo na segunda posição, com 31 pontos. Já o Corinthians fica mais distante do grupo que briga pelas primeiras posições, alcançando 17 pontos e ficando no meio da tabela.

Em jogo equilibrado, Vasco empata com Corinthians

OPINE!
Quem foi o melhor do Vasco no empate com o Corinthians?
Quem foi o melhor do Corinthians no empate com o Vasco?

Na próxima rodada, o time do técnico Cristovão Borges vai à Recife encarar o Sport, na próxima quarta-feira. Já o Timão terá o vice-lanterna, Atlético-GO como adversário, no mesmo dia, no Pacaembu.

MUITA MARCAÇÃO E CORINTHIANS MELHOR

Os primeiros minutos da partida em São Januário mostraram qual seria o cenário do primeiro tempo. Precisando da vitória, o Vasco tinha a posse de bola. Porém, com o bom posicionamento defensivo do Corinthians, o meio de campo cruz-maltino não conseguia criar jogadas de perigo ao gol de Cássio.

Com isso, o time do técnico Tite, utilizando a velocidade de Romarinho e Jorge Henrique, começou a ameaçar a meta de Fernando Prass. Logo aos quatro minutos, Romarinho recebeu de Douglas dentro da área. Mas, na hora do arremate, Douglas, zagueiro do Vasco, conseguiu bloquear a tentativa corintiana.

Aos 14, foi a vez de Jorge Henrique tentar abrir o placar. Após receber de Danilo na entrada da área. O baixinho arriscou de longe, em chute forte. Fernando Prass teve trabalho para espalmar para fora da área.

A dificuldade vascaína aumentava ainda mais com a fraca atuação de Eder Luis, pelo lado direito, e Carlos Alberto, como armador da equipe. Juninho, em alguns momentos, foi o principal armador do time, mas sem conseguir criar outras alternativas.

A melhor chance dos vascaínos veio aos 29. O lateral esquerdo William Matheus recebeu pelo lado esquerdo e, após divididas e dribles, conseguiu passar por três marcadores para entrar na área. Porém, ao arriscar o chute, a bola foi em cima do goleiro Cássio.

Já no final do primeiro tempo, o Corinthians teve a melhor chance até então. Em ótimo avanço de Jorge Henrique pelo lado direito, o atacante percebe a rápida entrada de Douglas entre os zagueiros e cruza. O meia corintiano entrou frente a frente com Fernando Prass, mas errou a cabeçada, com a bola batendo no gramado e passando por cima da meta vascaína.

JOGO FICA EQUILIBRADO E NO 0 a 0

Sem modificações para o segundo tempo, o cenário não mudou nos primeiros 15 minutos da etapa final. Melhor postado em campo, o Timão comandava as ações. A diferença agora estava na posse de bola, com o Corinthians atuando no campo do Vasco.

Com mais volume, o time paulista decidiu por chutar de longe, testando Fernando Prass. Aos três minutos, Ralf chutou da entrada da área. O camisa 1 vascaíno espalmou para o meio da área. No rebote, Jorge Henrique pegou de primeira, para Prass fazer grande defesa com a mão direita. Para sorte do Vasco, a jogada já estava parada com a marcação de impedimento do ataque corintiano.

Vendo seu time ser dominado, a torcida vascaína começou a pedir a entrada do Maestro Felipe. E no lance seguinte a entrada do camisa 6, o Vasco armou sua primeira jogada de perigo. Aos 16, Eder Luis recebeu de Auremir na ponta direita, ajeitou a bola e cruzou. Por centímetros Alecsandro não fechava na área para abrir o placar, terminando com a bola nas mãos do goleiro Cássio.

Com a queda do ritmo de ambos os times, os técnicos tentaram modificar os rumos da partida. Pelo Vasco, Cristovão promoveu o retorno de Carlos Tenório, após cinco meses em recuperação em função de uma lesão do tendão de aquiles do pé direito. Já Tite escolheu o peruano Paulo Guerreiro, colocando um homem de área no ataque corintiano.

As mudanças alteram o cenário da partida. Com Felipe e Tenório, o Vasco melhorou e ganhou presença no campo de ataque. Porém, o último passe custava a sair, sem o cruz-maltino conseguir criar uma grande chance.

Sem inspiração, Vasco e Corinthians voltaram a empatar em 0 a 0 em São Januário, mesmo placar do duelo pela Copa Santander Libertadores.

FICHA TÉCNICA:
VASCO 0 X 0 CORINTHIANS

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 5/8/2012 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Paulo H. Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Carlos Berkenbrock (SC)
Cartões Amarelos: Wendel e William Mathues (VAS) Alessandro e Paulinho (COR)

VASCO: Fernando Prass; Auremir, Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Wendel (Fellipe Bastos, aos 45'/2T), Juninho e Carlos Alberto (Felipe, aos 15'/2ºT); Eder Luis (Tenório, aos 24'/2ºT) e Alecsandro.
Téc: Cristovão Borges

CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Paulo André, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas; Jorge Henrique (Paolo Guerreiro, aos 23'/2ºT) e Romarinho (Ramíres, aos 39'/2T).
Téc: Tite



Preview: Vasco x Corinthians

Vasco e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 16h, em São Januário, em duelo válido pela 14º rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times têm protagonizado grandes confrontos desde a última temporada, quando o alvinegro paulista conquistou o Brasileirão e o Cruz-Maltino ficou com o vice. Na campanha vitoriosa do Timão na Copa Libertadores deste ano, o Gigante da Colina deu bastante trabalho nas quartas de final.

O Cruz-Maltino busca a vitória para assumir momentaneamente a liderança da competição nacional, já que o Atlético-MG teve seu jogo contra o Flamengo adiado. Enquanto isso, o time de Parque São Jorge, que ocupa a nona colocação, tenta continuar subindo na tabela.

"Corinthians e Vasco traz muita visibilidade e o pessoal fica olhando mais para esse jogo. O Vasco foi a equipe mais competitiva e leal que enfrentamos até o momento. Na Libertadores, praticamente não erraram em termos de marcação, de intensidade e competitividade. É mais do que um clássico normal por tudo o que as equipes têm feito"

- Tite

"Observo bastante o Corinthians. É o time mais competitivo que tem no Brasil. Os volantes estão em todas as jogadas e isso é difícil perceber em outras equipes. Paulinho e Ralf atacam, defendem, e toda a bola para eles é a do jogo. Isso faz uma diferença considerável"

- Carlos Alberto



  ESCALAÇÕES PROVÁVEIS
VASCO
Fernando Prass
Auremir, Douglas, Fabrício, W. Matheus
Nilton, Wendel, Juninho, Carlos Alberto
Eder Luis, Alecsandro
CORINTHIANS



Cássio
Alessandro, Wallace, P. André, F. Santos
Ralf, Paulinho
, Douglas Danilo
J. Henrique, Romarinho
(Guerrero)


Sem poder contar com o zagueiro Dedé, suspenso, o técnico Cristovão Borges iniciará a partida com Fabrício ao lado de Douglas, que está recuperado de dores na coxa direita. Por outro lado, Juninho Pernambucano e Nilton, que cumpriram suspensão contra o Internacional, retornam ao time.

Do outro lado, o técnico Tite segue com problemas para escalar a equipe. Na zaga, Wallace segue ao lado de Paulo André, pois Chicão ainda não se recuperou de um edema na coxa esquerda. No ataque, Emerson, com dores no tornozelo esquerdo, segue no departamento médico. Romarinho e Guerrero disputam posição.

  COBERTURA EM TEMPO REAL

Aqui em Goal.com, você acompanha todos os detalhes do confronto válido pela 14º rodada do Campeonato Brasileiro. Fique ligado a partir das 16h para acompanhar nossa cobertura em tempo real!

“Corinthians e Vasco tem a característica de clássico brasileiro por todos esses aspectos. Traz muita visibilidade e o pessoal fica olhando mais para esse jogo. O Vasco foi a equipe mais competitiva e leal que enfrentamos até o momento. Na Libertadores, praticamente não erraram em termos de marcação, de intensidade e competitividade. É mais do que um clássico normal por tudo o que as equipes têm feito”



Após poucas chances no time, Tite muda sistema para manter Douglas

Douglas chegou ao Corinthians no início do ano com status de principal reforço para a temporada. O meia custou R$ 3 milhões aos cofres do clube, mas, apesar da expectativa, não justificou logo de cara todo o esforço feito pela direção alvinegra. Acima do peso, o jogador foi preterido e pouco aproveitado por Tite no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores da América.

Porém, a vida de Douglas parece começar a voltar ao normal. Depois de ficar fora do banco de reservas em várias oportunidades, o meia cavou seu espaço e se tornou o camisa 10 do Corinthians para o restante do ano.

Após a saída de Alex – que se transferiu para o Al-Gharafa após a conquista da Libertadores –, Douglas ganhou espaço, conseguiu uma chance e não saiu mais da equipe. Ele jogou 12 dos treze jogos do Corinthians no Campeonato Brasileiro. No início, foi titular porque Tite preservou os principais jogadores para a disputa da competição sul-americana. Porém, depois do título, ele garantiu a vaga de uma vez por todas.

douglas corinthians treino (Foto: José Patrocínio / Agência Estado)Depois do título continental, Douglas recuperou vaga no time (Foto: José Patrocínio / Agência Estado)

Tanto que Tite modificou o esquema para conseguir colocar em campo uma formação com Douglas e Danilo. Para atuar com a dupla, o técnico deixou de lado o esquema com apenas um meia e três jogadores de frente. Na competição continental, os atacantes eram Emerson, Jorge Henrique e Alex.

– Não posso tirar um jogador que marcou três gols nos últimos três jogos. Ainda mais depois da massa que ele comeu para conquistar a vaga no time. Imagina na cabeça dele. Uma hora é titular, outra reserva, depois titular, depois reserva… Não posso fazer isso com ele – ressaltou o comandante do Timão.

Douglas marcou dois gols na vitória contra o Flamengo (3 a 0) e um no empate contra a Portuguesa (1 a 1). Depois disso, cumpriu suspensão diante do Cruzeiro (2 a 0) e retornou contra o Bahia (1 a 1).

Um fato que mostra a confiança atual de Tite no meia foi ele ter descartado a possibilidade de voltar ao esquema com três atacantes. Para o jogo contra o Vasco, neste domingo, o treinador poderia promover a entrada de Paolo Guerrero no ataque, mas preferiu um time com Jorge Henrique e Romarinho no setor ofensivo para, assim, manter Douglas e Danilo.

Contra o Vasco, neste domingo, ás 16h, em São Januário, Douglas será novamente titular da equipe e completará sua 13ª partida na competição. De preterido no início do ano, ele se tornou “intocável” no Corinthians para a sequência do Campeonato Brasileiro.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians



Herói há um mês, Emerson Sheik diz: 'Não troco o Corinthians por lugar algum’

Renato Rodrigues
Publicada em 05/08/2012 às 07:00
São Paulo (SP)

Ele, enfim, se considera o herói corintiano na Libertadores. Mas essa conclusão, que demorou um mês para acontecer, foi tomada com a ajuda da Fiel. Em entrevista ao LANCENET!, em sua casa em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo, Emerson Sheik garantiu que, após negar o rótulo no dia seguinte ao título, percebeu que a missão é das mais ingratas:

– É quase impossível pedir para o corintiano não me considerar um herói – afirma.

Protagonista da final do dia 4 de julho, quando marcou os gols da vitória por 2 a 0 contra o Boca Juniors (ARG) que deram o título inédito para o Corinthians, o camisa 11 é desfalque neste domingo, contra o Vasco, em São Januário. O torcedor, porém, não tem motivos para se preocupar. O que ele mais quer é jogar pelo Timão. E por muito tempo...

Confira como foi a conversa:

LANCENET!: O que mudou na sua vida após a conquista da Libertadores? Já aceita o rótulo de herói?
Caiu a ficha só agora. Na minha primeira entrevista depois do título, aqui em casa mesmo, pedi para não me colocarem como herói. Somos um grupo. Todos ali têm o mesmo mérito. Mas acabei fazendo os dois gols e isso marca mesmo. Agora, é quase impossível pedir para o corintiano não me considerar um herói. Eles me param rua, agradecem. É tudo uma loucura depois deste feito. Minha vida mudou completamente depois daquela noite.  

LANCENET!: E o tratamento dos torcedores rivais com você mudou também?
Todos conseguem ver que foi bacana o que conquistamos em campo. Pelo menos aí esquecem esse lance de serem rivais. São Paulo, Palmeiras, Santos... Nunca tive nenhuma situação chata. Ao contrário, sou muito bem tratado por todos eles, que me parabenizam.  

LANCENET!: Um mês depois, já consegue ter noção do que foi o título para o corintiano? Tem consciência do quanto isso era esperado por eles?
Quando estou concentrado para os jogos, costumo abrir o Youtube (site de vídeos) e ver imagens da nossa torcida, gosto de ver essas coisas. Na pesquisa, sempre cai nos jogos finais da Libertadores. Aí eu vejo os caras chorando, andando de joelhos na arquibancada... Emoções diferentes das que a gente vê. É uma paixão mesmo, não é normal. Aí a ficha começa a cair. Nós, jogadores, sabemos tudo o que conseguimos. Foi praticamente um Reveillon, não parou a festa a noite inteira. Temos a consciência. Foi uma entrega danada e deu tudo certo.

LANCENET!: O fato de você ter tido uma infância pobre, em Nova Iguaçu (RJ), aumenta essa identificação?
Não são todos corintianos que são favelados. Não dá para generalizar. Mas esse lance de eu ter vindo de baixo, de ter batalhado muito para chegar onde cheguei, deve ajudar. Fui para porrada na vida, corri atrás. Talvez, por esse motivo, eles gostem tanto de mim. A Libertadores também ajudou um pouquinho, né? (risos). Mas essa minha origem me identifica muito com eles.

LANCENET!: E o Brasileirão? É possível se manter competitivo nele?
O Corinthians, por ser o atual campeão brasileiro e da Libertadores, com todo respeito a todos os times, não poder ficar beirando a zona de rebaixamento. Nosso primeiro plano era alcançar a nona, décima posição... Hoje já estamos por ali. Mundial? A gente nem conversa sobre. Ninguém mesmo. Nosso foco é o Brasileiro. Não dá para pensar lá na frente, senão chegaremos mal.

LANCENET!: Dá para apostar que, se esse Corinthians embalar, pode ser bi?
Tenho certeza absoluta que não vão poupar ninguém para ganhar esse Brasileiro. Claro que as rodadas finais estão perto da viagem para o Japão (em dezembro, para disputar o Mundial de Clubes), é complicado. Mas conquistamos dois dos três maiores títulos do continente. Se deixarem a gente embalar, vamos chegar perto. Temos que manter. Tenho certeza que, se deixarem a gente chegar, vai ficar difícil...

LANCENET!: Como está a sua vida em São Paulo? A ausência dos seus filhos, que moram com a mãe no Rio de Janeiro, é o que mais atrapalha?
É sim. Todos que me conhecem sabem que a relação que tenho com meus filhos é única (são dois, Emersom Júnior e Henry). Sou muito grudado com eles. Às vezes, saio de São Paulo à tarde, vou dormir com eles e volto para treinar no outro dia. Tento deixá-los na escola antes. Às vezes, só durmo lá. Tem vezes que nem os pego acordados, só passo a noite do lado. Se tem uma coisa que me deixa triste é a distância. No mais, não sinto falta de nada do Rio. Me adaptei aqui, gosto da cidade.

LANCENET!: Você teve proposta da China para sair após a Libertadores. Seus filhos o seguraram no Brasil?
No ano passado, recebi uma baita proposta (do Qatar) para sair e não fui pelos meus filhos. Eu tinha acabado de chegar no Corinthians, ainda buscava meu espaço e não tinha essa identificação, esse vínculo com clube e com a torcida corintiana. Hoje, quase dois anos separado da minha ex-esposa, aprendendo a viver sem meus filhos, já estou  tranquilo. Mas hoje, de verdade, não troco o Corinthians por lugar algum. Não tem mais a ver com os meus filhos. É claro que eles entram nisso, mas eu estou muito feliz no clube.

LANCENET!: Como percebe essa identificação? Ela, então, vai te manter por muito tempo no Corinthians?
É difícil um jogador conquistar o que conquistei no Corinthians. Tantos caras feras já passaram e não conseguiram. Não só títulos, mas o carinho de todos, o respeito de funcionários. Escuto nas ruas: “Esse cara é corintiano demais”, “De onde saiu, tem mais desse?” Ou falam: “Você podia ser mais novo, voltar aos 25, para jogar mais”. Falam isso tudo, é impressionante. “Tu é a nossa cara, aqui só tem favelado”, até isso escuto. Pelo lado bom, não o pejorativo. Essa identificação toda não é algo normal.

LANCENET!: Você sofreu um pouco para ser titular, teve de provar seu valor...
Pois é. Nada veio de bandeja na chegada (maio de 2011). Estava parado há dois meses. O Tite pediu: “Estou sem atacantes, preciso de um para o banco”. Estava sem ritmo, mas fui e joguei dez minutos (contra o Flamengo, em 2011). Não estava muito bem. Tinha acabado de me separar, estava longe dos filhos, morando em um quarto de hotel. As coisas estavam confusas. Mas como faz parte da minha vida, pensei: vou sofrer, mas não desisitir. Entrava no Pacaembu, via 30 mil “negos” gritando. Na minha cabeça, só queria jogar bem, ser querido e admirado por eles.

LANCENET!: Você ganhou concorrência dupla no ataque. Martínez e Guerrero vão sofrer para serem titulares?
É difícil. Quem chega lá tem que ralar muito a bunda na grama. Joguei no time B no Paulistão. Mas fui amarradão para jogar. Ainda chamei a galera e disse: “Não tem essa de reserva não, gente. O Tite vai estar nos olhando lá”. E retomei a posição por causa desses jogos.

LANCENET!: Essa justiça do Tite é o que deixa o grupo de atletas nas mãos dele?
É uma coisa que admiro muito, da diretoria e da comissão técnica. São muito justos. Não tem esse lance de jogar com nome. Pode ser eu, Paulinho, Jorge Henrique... É todo mundo igual e joga quem estiver bem. Isso traz respeito entre todos. Se pegar o histórico, vê que quem não está bem sai do time. Quem se machuca acaba até perdendo a posição. Se outro dá conta fica.

LANCENET!: Como você vê o trabalho do Mano Menezes na Seleção? E o que acha da Copa de 2014?
O trabalho do Mano não é fácil, a Seleção passa por um processo de renovação. Mas o Brasil tem capacidade de superar os problemas e brigar pelo título em 2014. Sobre a organização da Copa, a expectativa é grande. Aqui no Corinthians todos esperam que o estádio de Itaquera fique pronto, é desejo antigo do torcedor. Será especial para o clube.

LANCENET!: Você foi campeão brasileiro com o Flamengo em 2009. O que acontece com o clube, em má fase?
É difícil falar sobre um clube em que não estou. Mas sempre digo que o Corinthians é um clube que, nos últimos anos, tem dado uma aula de organização. Acho que o Flamengo poderia tomar o exemplo, já que são os times mais populares do Brasil.

LANCENET!: O que acha da arbitragem brasileira? Vê excesso de erros?
Os árbitros erram no mundo todo, infelizmente. Alguns erros são absurdos e revoltam quem está jogando. Tem de investir na formação, pois cada vez mais o futebol é um negócio que gera dinheiro. A solução pode ser o modelo inglês, com árbitros profissionalizados.



Jogo no Rio tem Vasco e Corinthians mirando adversário como exemplo

Montagem, Cristovão Borges e Tite (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Cristovão e Tite: técnicos em duelo deste domingo
(Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Adversários neste domingo, Vasco e Corinthians também se enxergam como exemplo para este Campeonato Brasileiro. Quando entrarem no campo de São Januário, para a partida de 16h, os dois tentarão dar continuidade a uma trajetória que já foi percorrida pelo outro.

O Vasco se mira na arrancada inicial do Corinthians no ano passado, que teve peso importante no título. A essa altura do campeonato, os paulistas acumulavam 31 pontos (dez vitórias, um empate e duas derrotas), que o deixavam na liderança. Seriam insuficientes neste Brasileirão, já que o Atlético-MG soma 32, mas mostram que o Vasco pode estar no caminho certo.

Para o campeão da Libertadores, o exemplo vascaíno é o da perseverança. Em 2011, os cariocas ganharam a Copa do Brasil no primeiro semestre e, em vez de relaxarem ou começarem a programação da temporada seguinte, foram em busca do título do Brasileirão. Ele passou perto, escapando na última rodada, justamente para o adversário deste domingo. A diferença, no caso corintiano, é que há um objetivo maior no fim da temporada, o Mundial de Clubes. 

O Vasco não conseguiu vencer a defesa adversária nos dois confrontos pela Libertadores. Na partida deste domingo, no entanto, é ele que vive um bom momento na retaguarda: está invicto há sete rodadas e não sofre gols há cinco. Terá de superar o desfalque de Dedé, que cumpre suspensão automática. Com 30 pontos, o Vasco terminará a 14ª rodada como líder do Brasileiro se vencer, já que o Atlético-MG (32 pontos) teve a partida contra o Flamengo adiada devido à interdição do Engenhão para a recuperação do gramado.

O Corinthians, em nono lugar, está em fase de recuperação. Voltou a dar atenção para o nacional, após a conquista da Libertadores, e pulou da zona de rebaixamento para uma faixa intermediaria na tabela. Já são cinco jogos de invencibilidade: dois empates (Portuguesa e Bahia) e três vitórias (Náutico, Flamengo e Cruzeiro). Dos 16 pontos que a equipe possui, 12 foram conquistados depois do título continental.

A Rede Globo transmite a partida para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Sergipe, Maranhão (menos Balsas), Piauí, Pará (menos Santarém) e Tocantins, para a Região Centro-Oeste e a cidade de Resende (RJ). O Premiere exibe o jogo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2

Vasco: Cristóvão Borges vai contar novamente com Nilton e Juninho Pernambucano, que cumpriram suspensão na última rodada. No entanto, terá o desfalque de Dedé, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Internacional. A novidade deve ser o zagueiro Fabrício, que pode fazer sua primeira partida como titular no Brasileiro. O Vasco deve atuar com a seguinte formação: Fernando Prass, Auremir, Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto; Eder Luis e Alecsandro.

Corinthians: Tite faz mistério quanto ao ataque. São duas opções para o lugar de Emerson Sheik: Romarinho e Paolo Guerrero. Por mais que tente esconder, ele ainda não deve colocar o peruano como titular. Assim, manteria a base do time que empatou por 0 a 0 com o Bahia, com Wallace no lugar de Chicão. A provável escalação é: Cássio, Alessandro, Paulo André, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Jorge Henrique e Romarinho (Guerrero).


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Vasco: Dedé cumpre suspensão automática. Rodolfo, que sofreu cirurgia no joelho esquerdo, ainda está em recuperação. O atacante Carlos Tenorio, que sofreu cirurgia no tendão de Aquiles do pé direito há cinco meses, está em processo de recondicionamento físico e técnico.

Corinthians: Emerson Sheik continua com um entorse no tornozelo esquerdo, e Chicão ainda tem uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. A expectativa é de que os dois tenham condições para a partida do meio de semana que vem. Além deles, Gomes e Zizao ainda se recuperam de problemas.
 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Vasco: Fellipe Bastos.

Corinthians: Ramírez e Romarinho.
 

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Paulo Godoy Bezerra (SC) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Carlos Berkenbrock (Fifa/SC). Paulo Godoy arbitrou um jogo no Brasileirão, marcou 40 faltas, aplicou três amarelos, nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti.

header fique de olho 2
Vasco:
Fabrício terá neste domingo sua primeira chance como titular do Vasco no Campeonato Brasileiro. O zagueiro, que disputou apenas três partidas pela equipe, terá a missão de substituir Dedé e ajudar o Vasco a manter o bom momento da defesa: são cinco jogos seguidos sem sofrer gols.

Corinthians: o volante Paulinho é peça fundamental no esquema de Tite, já que marca e se aproxima dos homens de frente. Além disso, tem boas lembranças em relação ao Vasco. Foi dele o gol aos 42 minutos do segundo tempo que eliminou os cariocas e classificou o Timão às semifinais da Taça Libertadores da América deste ano.

header o que eles disseram

Cristóvão Borges, treinador do Vasco: "O Corinthians é um time perigoso, com uma maneira diferente do que se costuma encontrar no Brasil. Muita movimentação, troca de posições, sem aquele centroavante fixo. Já conhecemos bem, mas precisamos de atenção para não confundir a marcação".

Tite, treinador do Corinthians: “Corinthians e Vasco têm um nível de enfrentamento muito grande. São grandes clássicos. Foi a equipe mais competitiva e leal que encontramos na Libertadores. Não erravam em termos de marcação. O time tem intensidade e competitividade”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Na história do Campeonato Brasileiro, Vasco e Corinthians se enfrentaram 20 vezes no Rio de Janeiro, com nove vitórias vascaínas, cinco empates e seis vitórias do Timão. Desses jogos no Rio, oito foram realizados no Maracanã e 12 em São Januário.

* O retrospecto recente do confronto entre Vasco e Corinthians aponta equilíbrio. Nas últimas dez partidas, cada equipe venceu três vezes, e houve quatro empates.

* A defesa tem sido o ponto forte do Corinthians neste ano. Em toda a temporada de 2012, sofreu apenas 34 gols em 49 jogos, não foi vazado em 23 partidas e apenas em cinco oportunidades sofreu mais de um gol na mesma partida. Já o Vasco não sofreu gol em suas últimas cinco partidas neste Brasileiro. A maior sequência do time carioca sem ser vazada no nacional foi em 1988, quando teve uma série de nove jogos.
 

header último confronto v2

Corinthians e Vasco se enfrentaram pela última vez no Pacaembu, em 23 de maio, na segunda partida das quartas de final da Libertadores. O Timão levou a melhor, bateu o Vasco por 1 a 0 e avançou na competição que conquistaria mais adiante. Paulinho, aos 42 minutos do segundo tempo, fez o gol da classificação em um jogo tenso e dramático. Diego Souza teve a chance de marcar para o Vasco aos 18 do segundo tempo, mas, cara a cara com Cássio, perdeu a chance. O técnico Tite e o vascaíno Juninho foram expulsos. Quase 36 mil pagantes assistiram ao duelo.