domingo, 12 de agosto de 2012

Paulinho se torna o quarto maior volante-artilheiro da história do Corinthians

LANCEPRESS!
Publicada em 12/08/2012 às 19:41
Curitiba (PR)

Com o gol diante do Coritiba, neste domingo, no Couto Pereira, Paulinho se torna o quarto maior volante-artilheiro da história do Corinthians (confira abaixo a lista completa), ao lado do ex-companheiros Elias, com 24 gols. Hoje, o ex-camisa 7 corintiano defende o Sporting (POR).

Em alta na temporada, o camisa 8 é o vice-artilheiro da equipe no ano, com 9 gols. Danilo, com 10, é o líder. Além do gol em Curitiba, Paulinho deu a assistência para o tento salvador de Romarinho, que garantiu a vitória, de virada, por 2 a 1.

- As oportunidades estão aparecendo e estou fazendo (gols). O time foi muito bem hoje - destacou o jogador, ao término da partida.

- Fomos melhores do que eles (Coritiba) e tivemos muito mais volume de jogo. Atacamos e conseguimos vencer - complementou.

Suspenso com o terceiro cartão amarelo, o volante se apresenta à Seleção Brasileira nesta segunda-feira, para o amistoso contra a Suécia, na quarta-feira, em Estocolmo.

Os volantes-artilheiros da história do Timão:

1- Biro-Biro - 75 gols
2 - Wilson Mano (também jogava na lateral direita) - 35 gols
3 - Dino Sani - 32 gols
4 - Elias - 24 gols
5 - Paulinho - 24 gols
6 - Ruço - 22 gols
7 - Roberto Belangero - 22 gols
8 - Marcelo Mattos - 20 gols
9 - Édson Cegonha (também era lateral direita) - 17 gols
10 - Vampeta - 17 gols
11 - Fabinho - 17 gols
12 - Nair - 14 gols
13 - Brandão - 13 gols
14 - Tião - 13 gols
15 - Rincón - 11 gols
16 - Marcelinho Paulista - 11 gols
17 - Ezequiel - 10 gols
18 - Luciano - 9 gols
19 - Paulinho - 8 gols
20 - Cristian - 8 gols
21 - Fabrício - 8 gols
22 - Jairo - 7 gols
23 - Jucilei - 6 gols
24 - Caçapava - 5 gols
25 - Moacir - 5 gols
26 - Dunga - 5 gols
27 - Gilberto Costa - 5 gols
28 - Júlio César - 5 gols
29 - Magrão - 5 gols
30 - Ralf - 4 gols
31 - Gilmar Fubá - 4 gols
32 - Bernardo - 3 gols
33 - Sidnei - 3 gols
34 - Ferreira - 3 gols
35 - Ricardo Mendes - 3 gols
36 - Nilton (hoje no Vasco) - 3 gols
37 - Wendel - 3 gols
38 - Fábio Augusto - 2 gols
39 - Carlão - 2 gols
40 - Romeu - 2 gols
41 - Zé Elias - 2 gols
42 - Givanildo - 2 gols
43 - Helinho - 2 gols
44 - Moradei - 2 gols
45 - Edu Gaspar - 1 gol
46 - Márcio Costa (também jogava na zaga) - 1 gol
47 - Marcos Senna - 1 gol
48 - Nílton - 1 gol
49 - Amaral - 1 gol
50 - Barbiéri - 1 gol
51 - Émerson Pereira - 1 gol
52 - Gino - 1 gol
53 - Roberto II - 1 gol
54 - Nobre - 1 gol
55 - Simão - 1 gol
56 - Taíka - 1 gol
57 - Carlos Alberto - 1 gol
58 - Marcelo Oliveira - 1 gol
*Rodrigo Pontes, Zé Roberto, Almeida, Valdir, Toninho, Tosin, Willian Arão, Nenê Bonilha, Pingo, Nonato Leite, Mossoró, Otacílio, Luizinho, Gonçalves, Gallo, Maurício, Gaspar, Badeco, Nerino, Márcio Bittencourt, Ademir Vicente, Daniel Paulista, Ademir, Xavier, André Passantino, Bruno Octávio, César Sampaio, Ciciá, Cocito, Diogo, Djair, Djalma, Ji-Paraná, José, Rafael Fefo, Paulo Almeida, Perdigão, Cássio, Bóvio, Túlio e Mascherano (Volantes que não marcaram gol pelo Corinthians)



Heróis do Timão contra o Coritiba e peruanos não pegam o Internacional

LANCEPRESS!
Publicada em 12/08/2012 às 19:21
Curitiba (PR)

Os cartões amarelos aplicados pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden, na partida deste domingo, vão mexer com a equipe do Corinthians que pegará o Internacional, na próxima quinta-feira, no Pacaembu.

Paulinho, que se apresenta à Seleção Brasileira nesta segunda-feira, para o amistoso contra a Suécia, na quarta-feira, em Estocolmo, forçou o terceiro amarelo. Como já não estaria à disposição de Tite, o volante, autor do primeiro gol alvinegro no Couto Pereira, tirou a camisa ao comemorar o segundo tento.

Outro que não poderá enfrentar o Colorado é Romarinho. Herói da tarde deste domingo com o gol da virada, o camisa 31 também tomou seu terceiro cartão no duelo e cumpre suspensão na próxima quinta-feira.

Fato que chamou a atenção na vitória foi a punição de Ralf. O camisa 5 do Timão não tomava um cartão amarelo há 17 jogos. Apesar da advertência, o volante não estava e nem ficou pendurado. Já o zagueiro Chicão, que também foi amarelado, agora tem dois cartões e está pendurado.



Romarinho comemora e avisa: ‘Quero voltar a brilhar’

LANCEPRESS!
Publicada em 12/08/2012 às 19:52
São Paulo

Ele já foi predestinado outras vezes. Autor de gols contra o Palmeiras e Boca Juniors, na final da Libertadores, em plena Bombonera, Romarinho voltou a decidir na tarde deste domingo, na vitória por 2 a 1, sobre o Coritina, no Couto Pereira. De letra – como já havia marcado no Dérbi paulista – o camisa 31 garantiu a quinta vitória do Corinthians neste Brasileirão.

Após ficar dez partidas sem balançar as redes – o último foi em Buenos Aires – o atacante do Timão se disse aliviado com o tento ao sair do gramado do estádio paranaense.

– Me sinto muito aliviado. Foram muitas partidas sem marcar. Voltar a fazer gol é muito bom. É muito gostoso esse gosto de balançar a rede.

E o tento veio no seu melhor estilo. Além de lembrar o rival alviverde, que também tomou um gol seu de letra, Romarinho comemorou o fato de os seus quatro gols pelo clube até então, serem todos bonitos.

– Acho que lembrou o gol contra o Palmeiras. Foi bem de repente. A bola veio forte e só dava para dar de letra na hora – explicou.

Por fim, mostrando auto-crítica, o camisa 31 afirmou que quer manter a boa fase que teve logo quando chegou ao Parque São Jorge.

– Só tive um lance para marcar e deu certo. Tomara que continue saindo os meus gols, quero voltar a brilhar como antes – finalizou.



Tite se alia a Muricy Ramalho e reclama de jogos no Brasileirão em data Fifa

LANCEPRESS!
Publicada em 12/08/2012 às 20:54
São Paulo (SP)

Os polêmicos amistosos da Seleção Brasileira em datas Fifa continuam causando insatisfação dos clubes. Após Muricy Ramalho, técnico do Santos, reclamar por perder atletas para a rodada desta semana, foi a vez do corintiano Tite se colocar contra o andamento do campeonato paralelamente com jogos da Seleção.

O Internacional, adversário da próxima quinta-feira, que também perderá jogadores como Damião, Forlán e Guiñazu, tentou adiar a data do jogo junto à CBF, mas o pedido foi prontamente recusado.

Em cima disso, o treinador do Timão se mostrou a favor em adiar o duelo contra os gaúchos, já que perderá Paulinho, para a Seleção Brasileira, e Guerrero e Ramírez, para a seleção peruana.

- Vou colocar o que eu, o Edu (Gaspar, gerente de futebol), o Duílio (Monteiro Alves, diretor) e Roberto (Andrade, diretor) falamos quando o Inter tentou adiar: "Nós também queremos!". É o mais justo. Também perdemos três jogadores. Tem de ter coerência quando prejudica duas equipes assim. O certo era parar para todos. Faz igual, regra igual para todos - disparou.

Tite ainda comentou sobre o fato do Coritiba, adversário batido na tarde deste domingo, ter jogado quinta-feira e depois já no domingo. Os paranaenses jogaram contra o Galo no meio de semana.

- Vou continuar batendo nisso. Eu, enquanto profissional, vou lutar, vou falar... Para ter quinto árbitro atrás dos gols. Para ter justiça e não ter erros. Vou lutar para atleta não jogar após 72 horas. Assim você perde patrimônio do clube. Vai estourar jogador. Se vai ter três convocados de cada time, para o campeonato. Depois acha uma forma e revê o calendário. Para mim isso é correto - concluiu.



Coritiba lamenta erros na derrota para o Corinthians

LANCEPRESS!
Publicada em 12/08/2012 às 18:38
Curitiba (PR)

Não foi o resultado que o Coritiba esperava. A derrota para o Corinthians por 2 a 1 foi a terceira consecutiva da equipe no Campeonato Brasileiro. Depois da partida, o técnico Marcelo Oliveira mostrou abatimento pela derrota, achou o resultado injusto e criticou alguns erros do time durante a partida.

- Levamos um gol de forma sofrível. Não merecíamos por tudo o que fizemos. Mas não se pode falhar contra uma equipe da qualidade do Corinthians. É um momento difícil, delicado. Nós perdemos pela desatenção e pela qualidade do adversário - disse.

O goleiro Vanderlei foi pelo mesmo caminho do treinador e reclamou da defesa no gol de Romarinho, em que o atacante estava sozinho na área.

- Se der espaço para um time grande como o Corinthians, eles matam. Tomar gol de erro nosso é complicado. Não só adianta jogar bem. Tem que vencer - criticou.

Com o resultado, o Coritiba segue na 15ª posição do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos. A equipe volta a campo na próxima quinta-feira, quando visita o Vasco, às 21h, em São Januário.



Coritiba 1 x 2 Corinthians: time paulista acelera ritmo no segundo tempo e consegue a virada com gol de letra de Romarinho

Em jogo realizado no Couto Pereira, o Corinthians acabou saindo vencedor pelo placar de 2 a 1, com gols de Everton Ribeiro, pelo Coxa, e Paulinho e Romarinho pelo Corinthians. A equipe paulista se aproximou um pouco mais da meta traçada por Tite: ficar entre os dez primeiros colocados ao fim do primeiro turno. Com a vitória, a equipe ocupa justamente a décima posição, já o time paranaense fica em 15º, a apenas um ponto da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Inter em casa enquanto o Coritiba tem uma parada dura pela frente: o Vasco em São Januário.

Pouca criatividade e muitos erros de passe marcaram a primeira etapa. No último lance, Coxa abre o placar.

Apesar de começar pressionando o Corinthians em seu campo de defesa, o Coritiba não representava grandes problemas à defesa do time paulista. Jogando somente com Everton Ribeiro na armação, o time da casa encontrava grandes dificuldades para armar suas jogadas ofensivas.

Do lado do Corinthians, o fato de jogar com dois meias mais ofensivos não influenciava tanto, já que Douglas fez um primeiro tempo abaixo da média. A equipe do técnico Tite até criou algumas boas oportunidades, mas também contou com o mal dia de Romarinho, que vem sofrendo críticas pela escassez de gols. O jogador substitui Emerson desde a lesão do héroi da Libertadores, mas agora tem a forte concorrência de Guerrero, que estava no banco.

Aos 12, Gil, o jogador mais incisivo do Coxa, colocou na frente do círculo central e por muito pouco não domina bola quase na entrada da área. Fábio Santos chegou cortando. O retorno de Ayrton ao time trazia esperança de boas jogadas pelo lado direito, mas o lateral fez um fraco primeiro tempo, protagonizando até um lance feio: após receber passe, ele tentou cruzamento de primeira e pegou muito mal na bola, dando de presente nos pés da zaga paulista.

O Corinthians tentava principalmente pelo lado esquerdo, com Danilo e Fábio Santos, muito dificultado pela forte marcação do Coritiba. Numa das poucas vezes que chegou pela direita, o time paulista criou sua principal chance na primeira etapa: Jorhe Henrique recebeu dentro da área e rolou pra trás, mas Romarinho escorregou na hora de finalizar.

E se quem não faz leva, no último lance da primeira etapa o time da casa abriu o placar. Everton Ribeiro passou Leonardo, que fez muito bem o pivô e devolveu bola açucarada para o meia, que finalizou por baixo do goleiro Cássio, deixando o Coxa em vantagem para o segundo tempo.

Corinthians acelera e consegue a virada mesmo jogando fora de casa

Com Guerrero no lugar de Douglas, Tite mostrou que não estava nem um pouco satisfeito com a derrota e iria buscar não só o empate como a virada. Apesar de ter mais a posse de bola, o time paulista viu o Coritiba passar muito perto de ampliar o placar no Couto Pereira. Aos 11 minutos, Everton Ribeiro soltou uma bomba de perna direita, que Cássio colocou pra escanteio do jeito que deu. Na cobrança, Leonardo desviou livre na pequena área e mandou rente ao travessão, assustando novamente a zaga corinthiana.

Pouco tempo depois, Fábio Santos sentiu lesão na perna e pediu substituição. Sem opção para a posição, o treinador Tite recuou Jorge Henrique para a função e colocou Martínez, tornando o time ainda mais ofensivo. Apenas dois minutos depois, o próprio Jorge Henrique cruzou na segunda trave e Paulinho escorou para o chão, empatando a partida: 1 a 1.

A velocidade do jogo aumentou, com as duas equipes buscando o gol da vitória. Aos 29, Martínez teve a chance de cabeça e não decepcionou: mandou no contra pé do goleiro, pra baixo, como manda o manual. Seria gol não fosse a defesa sensacional de Vanderlei, evitando a virada corinthiana. O Coritiba não deixou por menos e Ayrton cobrou falta venenosa, carimbando a trave esquerda do goleiro Cássio, um minuto depois.

Aos 35, Guerrero, que havia sido pouco efetivo até então, passou por dois dentro da área e rolou pra trás, mas ninguém chegou para desviar. Leonardo nova chance pelo Coritiba aos 43: após saída errada do Corinthians, ele recebeu dentro da área, mas demorou pra bater e tentou o cruzamento rasteiro, fácil para o corte da zaga.

E se no primeiro tempo o Corinthians desperdiçou chances e acabou sofrendo o gol, o Coritiba provou do próprio veneno no último minuto do tempo regulamentar. Após jogada bem trabalhada do Corinthians , Paulinho apareceu na direita, dentro da área, para cruzar rasteiro. Romarinho recebeu o passe e tirou uma finalização de letra da cartola, virando a partida para o time do Parque São Jorge. Não houve tempo para mais nada além do lamento dos jogadores do Coritiba.



Veja os resultados deste domingo pelas séries A, C e D e seis estaduais

12/08/2012 20h54 - Atualizado em 12/08/2012 20h54

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar




Destaques da virada, Romarinho e Paulinho estão suspensos

Heróis da sofrida vitória do Corinthians sobre o Coritiba, por 2 a 1, de virada, neste domingo, no Estádio Couto Pereira, pelo Brasileirão, Paulinho e Romarinho, autores dos dois gols do Timão, aos 20 e 45 minutos do segundo tempo respectivamente, estão fora da partida contra o Internacional, na próxima quinta-feira, às 21h, no Pacaembu, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A dupla recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Coxa e está suspensa.

Além de marcar o primeiro do Corinthians, Paulinho ainda deu assistência para Romarinho fazer de letra o gol que selou a vitória corintiana. Durante a comemoração, do segundo gol, ele tirou a camisa e foi advertido. O cartão acabou vindo a calhar para Paulinho, pois o jogador foi convocado pelo técnico Mano Menezes para o amistoso da Seleção contra a Suécia, nesta quarta-feira, em Estocolmo, e já não poderia participar do confronto diante do Internacional.

Assim como Paulinho, os peruanos Paolo Guerrero (atacante) e Luís Ramírez (meia) também desfalcam o time pelo mesmo motivo, já que foram convocados pela seleção do Peru para um amistoso contra a Costa Rica, na próxima quarta, em San José.

Com a vitória sobre o Coritiba, o Timão soma agora 21 pontos, na 10ª colocação, e mantém uma invencibilidade de nove jogos no Campeonato Brasileiro.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



'Com a cara do Timão': jogadores ressaltam luta até o fim pela virada

"Vitória com a cara do Corinthians". Assim os jogadores do Timão definiram a sofrida vitória sobre o Coritiba, por 2 a 1, neste domingo, no estádio Couto Pereira, pela 16ª rodada do Brasileirão. O triunfo veio de virada, com gols de Paulinho (aos 20 minutos) e Romarinho (aos 45 minutos). De acordo com os atletas, a principal virtude da equipe foi não desistir em nenhum momento.

O lateral-esquerdo Fabio Santos, que deixou o jogo aos 19 minutos do segundo tempo, substituído por Martínez, reconheceu o sofrimento da equipe para conseguir a virada.

- É uma vitória com a cara do nosso time. No primeiro tempo, saímos sem merecer a derrota. É ruim sair atrás, pois tem de correr dobrado. Não desistimos em momento algum. Tem de ser assim. Fico feliz, todos estão de parabéns, porque conseguimos buscar o resultado - comemorou o lateral.

Ralf, Chicão, Danilo e Jorge Henrique, autor da assistência para o primeiro gol corintiano, marcado por Paulinho, também apontaram o crescimento de produção do time no segundo tempo como importante para o placar final.

- Fomos melhores. Sem desmerecer e com todo respeito ao Coritiba, tivemos muito mais volume de jogo. Atacamos e conseguimos. As oportunidades estão aparecendo e eu estou fazendo (os gols). O time foi muito bem hoje. Vamos passo a passo e lá na frente veremos o que acontece - afirmou Paulinho.

O goleiro Cássio, por fim, citou a conversa com o técnico Tite no vestiário, em que o comandante pediu calma para os jogadores seguirem tentando até conseguir os gols necessários para a virada.

- O Tite pediu para nós termos tranquilidade e insistir, porque assim os gols acabariam saindo - finalizou.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Com golaço de letra, Romarinho comemora 'fim da zica' dos empates

Até os 45 minutos do segundo tempo do confronto contra o Coritiba, neste domingo, no Couto Pereira, em Curitiba, o Corinthians seguia cumprindo sua sina de empates no Campeonato Brasileiro. Até então, eram três igualdades seguidas: 1 a 1 contra o Atlético-GO, além de empates sem gols diante de Vasco e Bahia. No entanto, o calcanhar de Romarinho redimiu o Timão. Já nos acréscimos, o atacante aproveitou cruzamento de Paulinho e, de letra, selou a virada: 2 a 1.

Com o golaço, o atacante encerrou um jejum de dez jogos sem gols. O último havia sido no primeiro jogo da final da Taça Libertadores, contra o Boca Juniors, dia 27 de junho, na Argentina. O Boca vencia por 1 a 0, mas o corintiano empatou. O gol de letra deste domingo lembrou o que ele havia marcado contra o Palmeiras, na vitória corintiana por 2 a 1, dia 24 de junho, no Pacaembu.

- Foi importante ter saído com a vitória para acabar com a "zica" dos empates. Lembrou mesmo o gol do Palmeiras. Foi um lance muito rápido, a bola veio forte e só tinha a alternativa de dar de letra mesmo. Tomara que seja mais frequente, que eu volte a fazer gols e a brilhar nos próximos jogos - deseja o jogador.

Com o triunfo, o Corinthians agora soma 21 pontos e segue subindo na tabela. Ao todo, já são nove jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro.

Romarinho, comemoração Corinthians (Foto: Joka Madruga / Agência Estado)Romarinho comemora o gol da virada corintiana (Foto: Joka Madruga / Agência Estado)

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Romarinho faz golaço, e Corinthians vence o Coritiba de virada

Parecia que os erros dos dois lados seriam fundamentais para selar o empate entre Coriitba e Corinthians, no Couto Pereira. Mas quem tem Romarinho sempre pode tirar uma "letra" da cartola. Assim como já havia feito contra o Palmeiras, em clássico neste mesmo ano vencido por 2 a 1 pelo Timão, o atacante fez outro golaço da mesma forma aos 45 minutos do segundo tempo, selando a vitória por 2 a 1 sobre o Coxa.

O Coritiba tomou conta de quase todo o primeiro tempo e abriu o placar no fim, com Éverton Ribeiro. Contando com ótima atuação dos gringos Juan Martínez (argentino) e Paolo Guerrero (peruano), que entraram no segundo tempo, o Timão voltou melhor e conseguiu a virada, em dia de nova boa atuação de Paulinho.

Agora, o Coxa vai ao Rio de Janeiro, na próxima quinta-feira, às 21h, para enfrentar o Vasco, no topo da tabela, enquanto o Corinthians recebe o Internacional, no mesmo dia e horário, no Pacaembu. Os dois jogos são válidos pela 17ª rodada do Brasileirão.

Sobram erros e Coxa aproveita

O primeiro tempo de Coritiba e Corinthians pode ser resumido pelos erros das duas partes, mas com vantagem para o Coxa. Armado no 4-3-1-2, o mandante começou dominando o meio de campo. Pela direita, Gil ficava de olho em Danilo, Junior Urso marcava Douglas pelo meio e pela esquerda Chico era o responsável por conter os avanços de Paulinho. Enquanto isso, o Timão tentava fazer a já conhecida marcação por pressão no ataque. Em função da pegada dos dois lados, a partida começou quente.

Três polêmicas aumentaram a temperatura no gramado logo no início. Em jogada pela esquerda, Fabio Santos tentou cruzamneto e a bola bateu na mão de Junior Urso, mas o árbitro Leandro Pedro Vuaden não marcou nada, aos cinco minutos. Depois, em falta normal de Paulinho em Roberto, Ralf se precipitou e chutou a bola no atacante do Coxa, caído no chão. Sem punição com cartão. Por fim, Fabio Santos deu chutão para a zaga e a bola ficou com Cássio, gerando reclamações de um recuo aos 12 minutos, mas nada foi marcado novamente.

Polêmicas à parte, o Timão encontrava espaços principalmente pela esquerda. No setor, a dobradinha Fabio Santos e Danilo, as vezes auxiliada por Romarinho, levava vantagem sobre Ayrton e Gil. Romarinho teve as melhores oportunidades do Corinthians, mas pecou em todas. Em uma, cruzou de forma equivocada. Na outra, finalizou no meio, facilitando para Vanderlei, e na última escorregou na hora "H".

Da metade para frente, o Coxa tomou conta do jogo e conseguiu abrir o placar. Antes de chegar ao gol, Leonardo fez bela jogada pela esquerda do ataque, em que driblou Chicão e Paulo André, mas errou na finalização. Tudo deu certo, porém, quando o erro saiu do lado do Corinthians, na marcação pelo lado esquerdo da defesa. Éverton Ribeiro aproveitou o espaço e tocou para Chico, que enfiou Leonardo. De primeira, o atacante acertou passe nas costas de Paulo André, e Éverton Ribeiro venceu Cássio, aos 46 minutos. Festa de quem soube aproveitar melhor o erro do adversário.

Timão volta ligado e vira

Na saída para o intervalo, Danilo reconheceu a pouca efetividade do ataque corintiano e pediu mais presença ofensiva. No vestiário, possivelmente a conversa com o técnico Tite foi sobre este tema, já que o treinador trocou Douglas pelo peruano Paolo Guerrero. Enquanto isso, Marcelo Oliveira, comandante do Coxa, substituiu Pereira, lesionado, por Luccas Claro.

A troca aparentemente surtiu efeito e o Timão voltou mais ligado, enquanto o Coxa se defendia, mas também ameaçava. Apesar da iniciativa corintiana, retendo a bola no campo de ataque, o Coritiba chegou primeiro com Éverton Ribeiro, em bomba de fora da área que parou em Cássio, aos 11. Na sequência do lance, o escanteio cobrado pelo mesmo Éverton encontrou a cabeça de Leonardo que, totalmente livre, cabeceou por cima.

Antes de o Timão empatar, o lateral Ayrton chegou a reclamar de suposto pênalti de Paulinho, ignorado por Vuaden. Tite foi obrigado a substituir Fabio Santos, sentindo lesão, pelo argentino Martinez. Jorge Henrique, então, foi deslocado para a esquerda. De lá, o incansável atacante cruzou na medida para Paulinho, por trás da zaga, subir e cabecear para o chão, como manda o figurino, para a rede, aos 20 minutos. Na comemoração, o volante foi beijar o escudo da camisa do Timão, que descolou e caiu.

O gol aumentou ainda mais o ritmo da partida e a dinâmica se tornou eletrizante, com ótimas chances dos dois lados. A dupla de gringos Martínez e Guerrero levava perigo, enquanto Danilo quase conseguiu a virada em jogada ensaiada de escanteio, aos 22. O argentino do Timão também ficou muito perto de balançar a rede, em ótima cabeçada defendida por Vanderlei, aos 28. A resposta do Coxa também foi eficiente: pancada de Ayrton em cobrança de falta de fora da área, explodindo na trave esquerda de Cássio, aos 30 minutos.

Marcelo Oliveira fez mudanças na equipe: tirou Chico e colocou Rafael Silva, além de Thiago Primão no lugar de Roberto. Visivelmente descontentes com o empate, os dois times seguiram buscando a vitória a todo custo até o último lance.

Quando tudo parecia já encerrado, o Timão tirou a virada da cartola. Martínez achou Paulinho pela direita, o volante cruzou rasteiro e Romarinho chegou finalizando de calcanhar, aos 45 minutos. Golaço que selou a vitória do Corinthians.



Preview: Coritiba x Corinthians

Coritiba e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 16h, no Couto Pereira, em jogo válido pela 16º rodada do Campeonato Brasileiro. Na 15º colocação, o Coxa busca a vitória para se afastar da zona do rebaixamento. Já o Timão, com 18 pontos, tenta sua segunda vitória fora de casa para voltar ao G-10.

Artilheiro do time alvinegro nesta temporada com dez gols, o meia Danilo reconheceu que a equipe precisa fazer mais gols. Em 15 partidas no Brasileirão, o time comandado pro Tite marcou apenas 14 gols.


"Não fazemos muitos gols, mas também não tomamos. Nosso time é bastante compacto. Mas precisamos fazer mais gols. Nosso pensamento é de que os gols possam voltar a aparecer junto das vitórias"
  ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

CORITIBA

Vanderlei
Ayrton, Pereira, Emerson, L. Mendes
J. Urso, Gil, Lincoln, E. Ribeiro
Roberto, Leonardo

CORINTHIANS

Cássio
Alessandro, Chicão, P. André, F. Santos
Ralf, Paulinho
, Douglas Danilo
J. Henrique, Romarinho


O técnico Marcelo Oliveira tem vários problemas para escalar o Coritiba. Everton Costa, Rafinha e Robinho, estão suspensos. Por outro lado, Emerson, Demerson, Chico e Ayrton retornam ao time.

No Corinthians, o técnico Tite tem como principal novidade o retorno do meia Danilo, recuperado de um problema muscular. Dessa forma, o peruano Guerrero volta para o banco de reservas.

  COBERTURA EM TEMPO REAL

Aqui em Goal.com, você acompanha todos os detalhes do confronto válido pela 16º rodada do Campeonato Brasileiro. Fique ligado a partir das 16h para acompanhar nossa cobertura em tempo real!



Volante-artilheiro, Paulinho já figura no TOP 5 da história do Timão. Se cuida, Coxa!

Bruno Andrade
Renato Rodrigues

Publicada em 12/08/2012 às 07:03
São Paulo (SP)

Números de atacante, características de meia e função de volante. Em alta na temporada, Paulinho é um dos grandes trunfos do Corinthians em busca da quinta vitória no Campeonato Brasileiro, diante do Coritiba, neste domingo, às 16h, no Couto Pereira.

Com 23 gols em 128 jogos pelo Timão, o camisa 8 ultrapassou Ruço e tornou-se o quinto maior volante-artilheiro da história do clube com o tento marcado em cima do Atlético-GO, na última quarta-feira. O ídolo Biro-Biro, com 75, encabeça a lista de goleadores (veja abaixo). Dá para pegar?

Neste sábado, após o treino no CT Joaquim Grava, o jogador recebeu a reportagem do LANCENET! e ficou surpreso ao saber da marca individual. A apenas um gol do ex-companheiro Elias, quarto maior artilheiro e hoje no Sporting (POR), Paulinho quer mais. Wilson Mano (segundo) e Dino Sani (terceiro) também estão ameaçados.

– Para mim é uma surpresa. O mais importante é fazer bons jogos. Mas é uma marca muito legal para minha carreira. Que continue saindo os gols naturalmente – disse.

Subir ao ataque e balançar a rede adversária não é novidade para o volante. Antes de chegar ao Corinthians, em abril de 2010, ele se destacou pelo Bragantino no Campeonato Paulista. Na ocasião, marcou oito gols e foi o principal goleador da equipe na competição.

– Sempre trouxe comigo essa característica. Desde a base atuo desta forma. Sempre tive essa liberdade dos treinadores para atacar.

Até o treino do último sábado, Paulinho era dúvida para o duelo deste domingo. Recuperado de dores na coxa direita, ele vai para o jogo. Com o ataque em constante mudança neste ano, ele é um dos destaques do time com oito gols. Teremos mais hoje? A missão de parar o volante-artilheiro está nas mãos do goleiro Vanderlei. Prepare-se!

Paulinho
Em entrevista exclusiva ao LANCENET!

‘Quinto maior?! Não sabia! É uma surpresa’

Sabia que já é o quinto maior volante artilheiro do Corinthians?
Não sabia! Para mim é uma surpresa. Mas o mais importante é fazer bons jogos. Claro que, quando tem a oportunidade de fazer os gols, sempre é muito bom. Individualmente é importante, é uma marca muito legal para a minha carreira. Mas tem que ser algo que acontece naturalmente.

Conhece os outros volantes da lista, além do Elias, especialmente o primeiro, Biro-Biro?
Não pudi vê-los jogar, mas o Biro-Biro, quando tem confraternização, ele sempre está presente. Já conversamos muito. Ele fala desse lance de ter feito muitos gols pelo Corinthians. Não vi atuando, mas tenho certeza de que pelo caráter e pelo que falam, foi grande jogador.

Nunca pensou em jogar como atacante?
Não, sempre fui volante, nunca joguei em outra posição.

Está ansioso para se apresentar à Seleção na segunda-feira?
Primeiro tenho de desempenhar um bom futebol no Corinthians para poder voltar mais vezes. Não adianta pensar na Seleção e se esquecer do Corinthians.

E esse cinco que você fez para a foto também pode ser para a quinta vitória no Brasileirão?
Estamos com a cabeça boa para fazer um ótimo trabalho lá. Será difícil, o Coritiba chegou na final da Copa do Brasil, tem jogadores qualificados, mas podemos de vencer.

Biro-Biro
Maior volante-artilheiro da história, jogava também como meia e, às vezes, como atacante

"Eu era um pouquinho mais habilidoso"

Eu sempre tive facilidade de sair de trás e avançar. E me colocava bem dentro da área também. Eu costumava estar no lugar certo e na hora certa. Eu tocava para frente e corria para dentro da área porque já sabia que ia rolar algum cruzamento. Sempre fui muito ofensivo, sempre para a frente.

A boa fase do Paulinho não é novidade. O Corinthians, aliás, acertou nas últimas contratações para o setor. Elias e Jucilei têm as mesmas características e fizeram sucesso. São três volantes com capacidade de sair jogandor.

Paulinho está sendo muito feliz. Não deve ficar no Corinthians por tudo o que tem feito, tem muitos times interessados. Mas eu espero que ele chegue, que me passe e faça bem mais gols. E quero mais é que ele seja feliz e faça muitos gols porque não ligo para a marca pessoal.

Acho que temos as mesmas características ofensivas, mas eu era um pouquinho mais habilidoso, sabia driblar melhor e ia para cima do adversário para tentar o gol. Paulinho está no caminho certo e é um dos principais jogadores do Corinthians. Admiro o futebol dele.

Os volantes-artilheiros da história do Timão:

1- Biro-Biro - 75 gols
2- Wilson Mano (também jogava na lateral direita) - 35 gols
3 - Dino Sani - 32 gols
4 - Elias - 24 gols
5 - Paulinho - 23 gols
6 - Ruço - 22 gols
7 - Roberto Belangero - 22 gols
8 - Marcelo Mattos - 20 gols
9 - Édson Cegonha (também era lateral direita) - 17 gols
10 - Vampeta - 17 gols
11 - Fabinho - 17 gols
12 - Nair - 14 gols
13 - Brandão - 13 gols
14 - Tião - 13 gols
15 - Rincón - 11 gols
16 - Marcelinho Paulista - 11 gols
17 - Ezequiel - 10 gols
18 - Luciano - 9 gols
19 - Paulinho - 8 gols
20 - Cristian - 8 gols
21 - Fabrício - 8 gols
22 - Jairo - 7 gols
23 - Jucilei - 6 gols
24 - Caçapava - 5 gols
25 - Moacir - 5 gols
26 - Dunga - 5 gols
27 - Gilberto Costa - 5 gols
28 - Júlio César - 5 gols
29 - Magrão - 5 gols
30 - Ralf - 4 gols
31 - Gilmar Fubá - 4 gols
32 - Bernardo - 3 gols
33 - Sidnei - 3 gols
34 - Ferreira - 3 gols
35 - Ricardo Mendes - 3 gols
36 - Nilton (hoje no Vasco) - 3 gols
37 - Wendel - 3 gols
38 - Fábio Augusto - 2 gols
39 - Carlão - 2 gols
40 - Romeu - 2 gols
41 - Zé Elias - 2 gols
42 - Givanildo - 2 gols
43 - Helinho - 2 gols
44 - Moradei - 2 gols
45 - Edu Gaspar - 1 gol
46 - Márcio Costa (também jogava na zaga) - 1 gol
47 - Marcos Senna - 1 gol
48 - Nílton - 1 gol
49 - Amaral - 1 gol
50 - Barbiéri - 1 gol
51 - Émerson Pereira - 1 gol
52 - Gino - 1 gol
53 - Roberto II - 1 gol
54 - Nobre - 1 gol
55 - Simão - 1 gol
56 - Taíka - 1 gol
57 - Carlos Alberto - 1 gol
58 - Marcelo Oliveira - 1 gol
*Rodrigo Pontes, Zé Roberto, Almeida, Valdir, Toninho, Tosin, Willian Arão, Nenê Bonilha, Pingo, Nonato Leite, Mossoró, Otacílio, Luizinho, Gonçalves, Gallo, Maurício, Gaspar, Badeco, Nerino, Márcio Bittencourt, Ademir Vicente, Daniel Paulista, Ademir, Xavier, André Passantino, Bruno Octávio, César Sampaio, Ciciá, Cocito, Diogo, Djair, Djalma, Ji-Paraná, José, Rafael Fefo, Paulo Almeida, Perdigão, Cássio, Bóvio, Túlio e Mascherano (Volantes que não marcaram gol pelo Corinthians)



Sem perder há um mês, Timão sofre para alcançar objetivo de Tite

Tite Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Tite: objetivo é estar no G-10
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

O Corinthians só perdeu uma vez depois que conquistou a Taça Libertadores, no início de julho, e isso já faz um mês. Foi no dia 11 de julho, um 3 a 1 sofrido diante do Botafogo, dentro do Pacaembu. Mas os seguidos empates nas últimas rodadas prejudicaram a meta que o técnico Tite traçou para o final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Ele quer a equipe entre as dez primeiras colocadas. Contra o Coritiba, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Couto Pereira, o técnico espera evitar uma sequência maior de igualdades e iniciar nova arrancada na competição.


Com 18 pontos, o Timão iniciou a rodada na 11ª posição. Os rivais mais próximos da parte de cima são Flamengo e Ponte Preta. Faltam quatro rodadas para a equipe de Tite retomar as vitórias e galgar posições na tabela. O time não perde há sete jogos, mas empatou os últimos três e estacionou: duas igualdades sem gols, contra Bahia e Vasco, e o 1 a 1 contra o Atlético-GO, quarta-feira passada, no Pacaembu.

Depois do Coritiba, o Corinthians só tem pedreiras até o fim do turno inicial: Internacional e São Paulo, no Pacaembu, além do Santos, na Vila Belmiro. Mesmo com as dificuldades, Tite mantém seu objetivo para a equipe, que não precisa brigar por vaga na Taça Libertadores, já que é o atual campeão e está assegurado na próxima edição, em 2013.

- Só vamos mostrar de podemos brigar na virada do turno. O objetivo é estar no G-10, olhar para o topo e ver a possibilidade de vencer o campeonato – afirmou Tite, em entrevista recente.

Para tentar vencer o Coxa, o técnico terá de volta o seu principal nome no Campeonato Brasileiro: Danilo. Em meio à seca do ataque do Corinthians, o jogador assumiu a artilharia da equipe, marcando quatro dos 14 gols da equipe na competição. Com o retorno do meia, Tite poderá retomar o esquema que deu certo na Libertadores, sem um centroavante fixo na área. Romarinho e Jorge Henrique serão os titulares do ataque, e Guerrero fica no banco. 

Clique e assista a mais vídeos do Corinthians



Oscilantes, Coxa e Timão tentam encontrar rumo no Brasileirão

Montagem, Lincoln e Douglas (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Lincoln e Douglas serão os armadores no duelo
(Montagem: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Coritiba e Corinthians ainda pagam caro por terem priorizado as disputas das finais da Copa do Brasil e da Taça Libertadores, respectivamente. Depois de utilizarem reservas nas primeiras rodadas, Coxa e Timão ainda sofrem com a oscilação no Campeonato Brasileiro. Com campanhas apenas medianas até o momento e problemas na defesa e no ataque, alviverdes e alvinegros se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Couto Pereira, em busca da afirmação.

A situação vivida pelos paranaenses é bem mais preocupante. As vitórias sobre Náutico e Grêmio deram à torcida um alento de uma recuperação que não começou. Logo em seguida, a equipe dirigida pelo técnico Marcelo Oliveira perdeu para Fluminense e Atlético-MG, estacionando nos 15 pontos, dois acima da zona do rebaixamento.

O Corinthians também sofre para engrenar. Não perde há sete rodadas, mas é outro que não consegue emplacar uma série de vitórias. Após bater o Cruzeiro, o atual campeão das Américas somou três empates seguidos, diante de Bahia e Vasco, ambos fora de casa, e Atlético-GO, no Pacaembu. Tem 18 pontos e está longe do líder Atlético-MG, que tem 35.

O duelo marcará também o encontro em baixa de defesa e ataque. O Coritiba é a equipe que mais gols sofreu até agora no torneio - 30 no total. Já o Corinthians luta contra o baixo aproveitamento ofensivo. Os atacantes estão em jejum há oito partidas, problema já enfrentado pelo time durante a Libertadores.

Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS) apita a partida. Os auxiliares são Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES). A TV Globo transmite o jogo para São Paulo, Parará (menos Curitiba) e para a Belo Horizonte (MG). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m.
 

header as escalações 2

Coritiba: o técnico Marcelo Oliveira não confirmou o time por causa do alto número de desfalques. Ayrton cumpriu suspensão contra o Atlético-MG e volta à lateral direita. Com isso, Gil retorna ao meio de campo e faz a função de volante. A provável escalação do Coritiba: Vanderlei; Ayrton, Pereira, Escudero e Lucas Mendes; Júnior Urso, Gil, Lincoln e Thiago Primão; Roberto e Leonardo

Corinthians: Tite deve fazer apenas uma mudança. O meia Danilo, recuperado de um problema muscular na panturrilha esquerda, tem retorno assegurado. Ele fica com a vaga do centroavante peruano Paolo Guerrero, escalado como titular pela primeira vez diante do Atlético-GO, quarta-feira passada. O volante Paulinho está livre das dores na coxa direita e está escalado. O Timão começa a partida no Paraná com a seguinte formação: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Jorge Henrique e Romarinho.


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Coritiba: Robinho, Everton Costa e Rafinha estão suspensos. Willian, Emerson, Demerson, Anderson Aquino, Cleiton, Eltinho, Marcel, Keirrison, Sérgio Manoel e Jackson estão no departamento médico.

Corinthians: Emerson se recupera de uma torção no tornozelo esquerdo, e Edenílson, de uma fratura no nariz.
 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Coritiba: Everton Ribeiro, Pereira, Sérgio Manoel, Willian

Corinthians: Alessandro, Paulinho, Ramírez e Romarinho
 

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita a partida, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (Fifa/MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES). Leandro Vuaden arbitrou cinco jogos no Brasileirão, marcou 177 faltas (média de 35,4 por jogo), aplicou 18 amarelos (média de 3,6 por jogo), três vermelhos (média de 0,6 por jogo) e um pênalti (média de 0,2 por jogo). O campeonato tem média de 4,5 amarelos, 0,2 vermelho, 36,4 faltas e 0,2 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paulistas na Série A deste ano: Corinthians 2 x 0 Cruzeiro, pela 12ª rodada.

header fique de olho 2
Coritiba:
o lateral-direito Ayrton volta e é esperança de mais movimentação pelo setor. Versátil, o jogador já mostrou que sabe apoiar o ataque e ajudar na defesa. Outro ponto forte de Ayrton são as cobranças de falta.

Corinthians: em momentos difíceis para o ataque, há oito rodadas sem marcar, Danilo continua sendo a principal arma ofensiva do Timão. O jogador, artilheiro da equipe na temporada, com dez gols, volta à equipe após se recuperar de lesão.

header o que eles disseram

Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: "Temos condições de reagir e buscar uma posição melhor no campeonato na medida que voltarem os jogadores que estão machucados e os que estão suspensos. Naturalmente eles fazem falta."

Danilo, meia do Corinthians: “Vamos enfrentar uma equipe que joga muito bem dentro de casa. Mas precisamos conquistar essa vitória. Temos elenco para brigar na parte de cima da tabela. É um bom jogo para reagirmos”.

header números e curiosidades

* Quem leva vantagem no histórico dos confrontos? Veja na Futpédia

* Faz seis anos que o Corinthians não vence jogando em Curitiba pelo Campeonato Brasileiro. A última vitória corintiana na capital paranaense foi diante do Atlético-PR por 2 a 1, na Arena da Baixada, em 2006. Nas últimas sete vezes, o Corinthians obteve quatro empates e sofreu três derrotas.

* O Couto Pereira tem sido um aliado importante nesta temporada do Coritiba. Em 2012, o Coxa atuou 25 vezes em seu estádio, com 18 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. Computando as temporadas 2011 e 2012, o Coxa disputou 61 partidas em sua casa, com 48 vitórias, oito empates e apenas cinco derrotas, o que faz um aproveitamento de 83% dos pontos disputados.

* Coritiba e Corinthians já se enfrentaram 17 vezes em Curitiba na história do Campeonato Brasileiro. Jogando em sua casa, a equipe paranaense possui boa vantagem com nove vitórias, contra cinco do Timão e três empates. Em Curitiba, o Coxa, marcou 18 gols e sofreu 12.

* No dia 8 de setembro de 1971, Coritiba derrotou o Corinthians por 3 a 2, no Pacaembu. Esse foi o primeiro confronto entre as duas equipes na história do Campeonato Brasileiro. Leocádio, Tião Abatiá e Paquito marcaram para o Coritiba, descontando Rivelino e Mirandinha.

header último confronto v2

Coritiba e Corinthians se enfrentaram pela última vez no dia 4 de setembro, no Couto Pereira, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Jonas, no segundo tempo, o Coxa venceu a partida por 1 a 0 e se manteve na briga pela classificação para a Taça Libertadores. Já o Timão, mesmo derrotado, seguiu na liderança do torneio no qual ficaria com o título em dezembro. Assista aos melhores lances da partida no vídeo