terça-feira, 20 de novembro de 2012

Argentina deve ter quatro 'brasileiros' como titulares no Superclássico

SAbella, Argentina (Foto: Agência AFP)Sabella deverá escalar 'brasileiros' da Argentina
como titulares (Foto: Agência AFP)

Os quatro "brasileiros" convocados por Alejandro Sabella para o Superclássico deverão ser titulares da Argentina contra o Brasil, quarta-feira, pela decisão do Superclássico das Américas: Guiñazu (Internacional), Montillo (Cruzeiro), Martínez (Corinthians) e Barcos (Palmeiras) foram testados no treino desta terça e estão cotados para começar jogando na Bombonera.

Segundo o site do jornal "Olé", a provável escalação argentina para a partida conta com Orión, Lisandro López, Sebá Domínguez, Desábato; Peruzzi, Cerro, Guiñazu, Vangioni; Montillo; Martínez e Barcos.

Sabella teve que desconvocar dois jogadores por contusão: Clemente Rodríguez (Boca Juniors) e Rodrigo Braña (Estudiantes). Mas só chamou um atleta para completar a seleção: Leonardo Ponzio, do River Plate.

O Brasil venceu o jogo de ida do Superclássico por 2 a 1, em Goiânia, no dia 20 de setembro. A partida de volta seria disputada em Resistencia, no último 3 de outubro, mas o confronto acabou suspenso por falta de luz no estádio quando as duas equipes já estavam no gramado.



Torcida empurra, Juve ganha, fica na boa e complica a vida do Chelsea

Festa alvinegra e drama azul na noite desta terça-feira, em Turim. Empurrada por mais de 40 mil fanáticos que cantaram e pularam durante os 90 minutos no Juventus Stadium, a Velha Senhora fez a única coisa que lhe restava para seguir dependendo apenas de suas forças na Liga dos Campeões da Europa: venceu. Pela quinta rodada, a penúltima, ganhou por um convincente 3 a 0 do Chelsea, pulou para a zona de classificação do Grupo E e deixou os atuais campeões do continente em situação delicada na luta pelo bi.

Com gols de Quagliarella, do chileno Vidal e de Giovinco, a Juve fez a festa dos ídolos Zidane e Nedved, presentes na tribuna, e pulou para a segunda colocação da chave, com nove pontos. Para avançar às oitavas de final, o atual campeão italiano precisa apenas de um empate com o líder Shakhtar, dia 5, em Donetsk. Líderes da chave, os ucranianos bateram o Nordsjaelland por 5 a 2, na Dinamarca, em jogo polêmico, chegaram a dez pontos e se garantiram na fase seguinte. Já a situação do Chelsea é tão complicada que merece um parágrafo à parte.

Juventus comemora gol contra o Chelsea (Foto: Agência AFP)Jogadores do Juventus comemoram com Quagliarella o primeiro gol da Velha Senhora  (Foto: AFP)

Há três partidas sem vencer, os Blues têm sete pontos e não dependem mais de si. Para avançarem, será necessário vencer o lanterna dinamarquês, também dia 5, no Stamford Bridge, e torcer desesperadamente por um triunfo do Shakhtar. Vale ressaltar, porém, que um empate na Donbass Arena garante tanto a classificação do Juventus quanto a liderança dos ucranianos. Se não se classificar, o Chelsea será o primeiro campeão europeu eliminado na fase de grupos após conquistar o título.

A pouco mais de três semanas para a estreia no Mundial de Clubes da Fifa, diante de Monterrey, do México, ou Ulsan, da Coreia do Sul, os ingleses vivem um momento de crise e têm o técnico Roberto Di Matteo bastante pressionado. No próximo domingo, o Chelsea tem mais uma pedreira pela frente: o Manchester City, em Londres, pelo Campeonato Inglês.

Torcida empurra, e Juve sai na frente

Di Matteo cumpriu o prometido após a derrota para o West Bromwich e mudou o Chelsea. Sacou Torres, escalou o também espanhol Azpilicueta, e povoou o meio-campo azul. A intenção era manter a bola em seus pés, apostar na velocidade dos contra-ataques e evitar um sufoco da Juve. A primeira parte da estratégia até deu certo, mas a pressão imposta pelos mais de 40 mil presentes no Juventus Stadium levou o time da casa para o ataque na base da força, e, precisos e objetivos, os italianos promoveram um verdadeiro bombardeio para cima de Petr Cech.

Nos 45 minutos iniciais, o Chelsea até teve maior posse de bola, como previsto: 53% x 47%. O Juventus, entretanto, era muito mais objetivo e concluiu 10 vezes, oito deles na direção do gol. A primeira delas, aos dois, deu o tom do estilo de jogo da Velha Senhora: após troca de passes curtos e rápidos dentro da área, Lichtsteiner recebeu nas costas de Ashley Cole e escorou para grande defesa de Cech, a bola ainda tocaria a trave.

Zidane, Juventus e Chelsea (Foto: Getty Images)Ídolo do Juventus, Zidane acompanha a partida na tribuna de honra (Foto: Getty Images)

Com Oscar e Hazard mais avançados e Mata mais recuado do que de costume, os Blues atuavam praticamente num 4-4-2. A marcação sob pressão da Juve, por sua vez, impedia saídas em velocidade e a bola permanecia por muito tempo no campo defensivo. Enquanto isso, os italianos seguiam aproveitando qualquer espaço para arrematar, principalmente com Quagliarella.

Ao Chelsea, restava esperar por vacilos defensivos do rival, ou pela genialidade de seu trio de armadores. E quem melhor apareceu neste sentido foi Oscar. Primeiro, o camisa 11 arrancou em velocidade ainda do campo de defesa, passou por três adversários e serviu Hazard. Na boa, o belga dominou, levantou a cabeça, mas concluiu mal em cima de Buffon. Mais adiante, o brasileiro recebeu bom passe de Ramires, perdeu tempo ao tentar cortar para o meio e chutou em cima da zaga.

Pirlo e Ramires, Juventus e Chelsea (Foto: Agência AFP)Ramires tenta se livrar da marcação de Pirlo no
duelo em Turim (Foto: Agência AFP)

As escapulidas azuis eram exceção em um bombardeio contínuo contra o gol de Cech. Capitão na ausência de Terry e Lampard, o Cech vinha sendo um dos destaques da partida. Porém, um dos raros chutes sem direção da Juve parou no fundo das redes. Aos 38, Pirlo ajeitou o corpo da intermediária e bateu torto e fraco. Mas um desvio de Quagliarella no meio do caminho mudou o panorama e colocou o 1 a 0 no placar.

O relógio ainda não tinha nem chegado aos 39 quando o Juventus quase ampliou. Após cruzamento de Asamoah, Lichtsteiner mais uma vez apareceu bem no segundo pau para o desvio. A bola caminhava lentamente para o gol até que Ashley Cole se esticou para fazer o corte. No contra-ataque, Azpilicueta ainda deixou Mata em boa condição para empatar, mas o espanhol dominou mal na frente de Buffon e não impediu vantagem italiana no intervalo.

Xodó, chileno aumenta placar e drama do Chelsea

Ciente de que uma derrota praticamente acabaria com as pretensões de um bicampeonato, o Chelsea voltou para o segundo tempo buscando o ataque, mas não foi muito feliz. Sem um homem de área, os ingleses não conseguiam criar boas oportunidades e ainda davam o contra-ataque para o Juventus. As chances do time italiano se multiplicavam.

Marchisio e Hazard, Juventus e Chelsea (Foto: Agência AFP)Marcado por Marchisio, Hazard domina a bola
(Foto: Agência AFP)

Ao contrário do primeiro tempo, porém, a troca de passes rápida dava lugar a uma ansiedade inexplicável para marcar o segundo gol. Foi assim que Vucnic e Quagliarella, duas vezes cada, desperdiçaram boas oportunidades com companheiros mais bem posicionados. O ganês Asamoah, por sua vez, não tem o individualismo como característica e foi responsável por mudar a situação.

Aos 16, o lateral-esquerdo avançou com velocidade pela ponta, cortou para o meio e rolou com carinho para Arturo Vidal. O chileno, xodó da torcida da Juve, encheu o pé da meia-lua e venceu Cech: 2 a 0. O placar, somado ao 4 a 2 de momento do Shakhtar sobre o Nordsjaelland, na Dinamarca, complicava, e muito, a vida do Chelsea na competição.

Em situação desesperadora no grupo e com o emprego em risco, Di Matteo resolveu partir para o tudo ou nada, e trocou Azpilicueta e Obi Mikel por Moses e Torres. A obrigação de marcar dois gols e a falta de organização, entretanto, impediu que a dupla de centroavantes sequer tivesse boas oportunidades. Abusando do chuveirinho e visivelmente nervoso, o Chelsea virou presa fácil para Juve. Com campo para jogar, os italianos se cansaram de desperdiçar contragolpes, até que, já nos acréscimos, Giovinco recebeu sozinho diante de um desesperado Cech, já fora da área, para marcar: 3 a 0. Fim de papo.
 



Corinthians faz treino com a bola do Mundial de Clubes

Cassio, Corinthians, bola mundial (Foto: Daniel Vorley / Agência Estado)Cassio, goleiro do Corinthians, com a bola do
Mundial (Foto: Daniel Vorley / Agência Estado)

Depois do exame antidoping surpresa feito pela Fifa, nesta terça-feira à tarde, no CT Joaquim Grava, os jogadores do Corinthians puderam ficar mais próximos do Mundial de Clubes. O grupo treinou com a bola que será utilizada na competição internacional, em dezembro, no Japão.

A intenção da comissão técnica é de que os atletas se adaptem à mudança antes de chegarem ao Oriente. A bola usada no Brasileirão e na Libertadores é confeccionada pela Nike, fornecedora de material esportivo do Timão. No Mundial, a distribuição fica sob a responsabilidade da Adidas.

A equipe realizou um trabalho técnico em campo reduzido, mas sem a definição de titulares. O desfalque foi o atacante Jorge Henrique, em recuperação no departamento médico por causa de dores na coxa direita. O jogador não enfrentou o Internacional no último domingo, pelo Brasileirão.

O lateral-direito Alessandro, o zagueiro Chicão e o meia Danilo apenas correram ao redor dos campos como parte do trabalho de recuperação física após a rodada do fim de semana. O atacante Emerson, que voltou ao time em Porto Alegre, participou normalmente da atividade e briga por uma vaga para o clássico contra o Santos, sábado, às 19h30m, no Pacaembu. Na rodada passada, o técnico Tite optou pelo argentino Martinez e o peruano Guerrero no setor ofensivo.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



De surpresa, Fifa realiza exame antidoping no Corinthians

Os jogadores do Corinthians realizaram nesta terça-feira à tarde, no CT Joaquim Grava, exames antidoping para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Sem comunicar a diretoria ou a comissão técnica, membros do comitê médico da Fifa foram ao clube para coletar amostras de urina de todo o grupo.

Apenas os volantes Ralf e Paulinho e o lateral-esquerdo Fábio Santos, convocados para a Seleção Brasileira, que disputará o Superclássico das Américas contra a Argentina, quarta-feira, na Bombonera, não participaram. Eles farão o teste assim que retornarem de Buenos Aires.

A entidade que controla o futebol no planeta tenta impedir que os atletas usem substâncias proibidas com alguma antecedência ao torneio – o Timão estreia no dia 12 de dezembro. Todos os outros clubes participantes passarão pelos mesmos exames. Em caso de irregularidade, os jogadores não poderão ser inscritos.

O Corinthians, aliás, precisa enviar à Fifa no dia 26 de novembro a relação de 23 atletas que disputará o Mundial. O técnico Tite já admitiu ter apenas uma dúvida para completar a lista. A vaga deve ser ocupada pelo zagueiro Felipe, pouco utilizado nesta temporada.

Tite Corinthians grupo (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Jogadores do Corinthians realizaram exames nesta terça-feira (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Santo André contrata atacante Diego Biro, filho de ídolo do Corinthians

O Santo André apresentou nesta terça-feira seu primeiro reforço para a próxima temporada: o atacante Diego Biro, que estava no Águia de Marabá e é filho do ídolo corintiano Biro-Biro, chegou para disputar o Campeonato Paulista da Série A-2 e o Brasileiro da Série D. O pai esteve presente em sua chegada ao Ramalhão e assegurou: ao contrário dele, Diego é um jogador técnico e de criatividade.

Animado com o novo clube, o atacante de 27 anos acredita que a passagem pelo Santo André será importante para seu crescimento pessoal e profissional. Antes do Águia, ele já havia passado por Corinthians, Nacional, União Barbarense, São Carlos, São Luiz (RS), Brasil de Pelotas (RS) e Santa Cruz (PE).

– A visibilidade aqui no Santo André é boa, pois vamos disputar um campeonato muito forte, que é a Série A2. Penso sempre em crescer na carreira e, para isso acontecer, quero fazer um bom campeonato – afirmou.

Da esquerda para a direita: o supervisor Alexandre Todoverto, o empresário Ilço Theodoro, Diego Biro, Biro-Biro e o diretor Sergio do Prado. (Foto: Fabrício Cortinove/Divulgação Santo André)Diego Biro (centro), cercado pelo pai e pelo empresário empresário (Foto: Fabrício Cortinove/Santo André)

Diego Biro comentou suas principais características em campo, destacando a capacidade nos chutes de longe e as assistências. Ao longo do Brasileiro da Série C, ele foi responsável por três passes para gols do Águia de Marabá, que foi eliminado ainda na primeira fase da competição nacional. Do pai, disse ter herdado a humildade em todos os tipos de situação.

– Sou um jogador que pensa muito rápido com a bola. Finalizo bem de fora da área e costumo deixar os meus companheiros na cara do gol em condições de marcar. Procuro sempre mostrar um futebol alegre, bonito e com muita garra. Jogo de uma forma mais cadenciada, diferente do meu pai, com quem aprendi a ser humilde com as pessoas, tanto dentro quanto fora de campo – analisou.

Ainda não se sabe quando o Santo André voltará a campo, já que o Campeonato Paulista da Série A-2 não teve sua tabela definida. Na próxima quinta-feira, os representantes dos 20 clubes se reúnem na sede da entidade para o conselho técnico. Neste ano, o Ramalhão brigou contra o rebaixamento, terminando o torneio na 14ª posição, com 20 pontos, dois à frente do Palmeiras B, primeiro rebaixado.



Rosenberg espera pedido do técnico Tite para tentar buscar 'grande nome'

Luis Paulo Rosenberg diretor de marketing do Corinthians (Foto: Vanessa Carvalho / Agência Estado )Luis Paulo Rosenberg em entrevista no Timão
(Foto: Vanessa Carvalho / Agência Estado )

O Corinthians terá em 2013 mais R$ 30 milhões em caixa para reforçar o elenco campeão da Libertadores. Apesar de a filosofia da atual diretoria ser contrária a grandes investimentos na contratação de jogadores, o vice-presidente Luis Paulo Rosenberg não descartou a chegada de estrelas.

- Se o Tite tiver um grande nome, o marketing vai estar à disposição para viabilizar financeiramente. Estamos muito focados no Mundial, depois disso pergunta para o Tite. Nós executamos o que eles determinam – afirmou o dirigente durante evento de apresentação da Caixa Econômica Federal como nova patrocinadora do clube.

Rosenberg, aliás, sempre foi favorável a abrir o cofre para buscar jogadores de renome. Segundo ele, a estratégia alavancaria o departamento de marketing, do qual já foi chefe, e aumentaria as receitas do Timão. Situação semelhante ao que realizou em 2009, com a contratação de Ronaldo. O Fenômeno, porém, estava sem clube naquele momento.

A postura de Rosenberg já causou bastante confusão no Parque São Jorge. Durante um evento em São Paulo, o diretor chegou a dizer que considerava medíocre o grupo que estava disputando a Libertadores. A declaração irritou jogadores e precisou ser controlada pela direção de futebol, encabeçada por Roberto de Andrade, Duílio Monteiro Alves e Edu Gaspar.

Desde a chegada do presidente Mário Gobbi Filho ao poder, o Corinthians deixou de sonhar alto. Tanto que cúpula do futebol descartou dar continuidade às negociações com o Manchester City pela contratação do argentino Carlitos Tevez. Meses antes, ainda sob a gestão de Andrés Sanches, o clube ofereceu R$ 90 milhões. Em 2012, a maior contratação foi o peruano Paolo Guerrero por R$ 7,5 milhões.

Apesar da possibilidade aberta por Rosenberg, os gastos não devem ser maiores do que isso para o próximo ano. O Timão conversa com o meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen-ALE, e o zagueiro Gil, do Valenciennes-FRA, jogadores que chegariam sem a necessidade de um grande investimento.



"Não foi falta de respeito", diz 'Sheik' sobre piada de rebaixamento do Palmeiras

O atacante do Corinthians, Emerson 'Sheik', se defendeu de piada feita por ele no seu Twitter em que provocava o Palmeiras.

"A galera sempre leva pelo lado negativo, né!? Foi uma brincadeira, sem querer ofender a instituição. Quero deixar bem claro para o torcedor palmeirense e brasileiro que não passou de uma brincadeira, como outras que fizeram e outras que virão. Não foi falta de respeito", afirmou.


O jogador acrescentou:

"O futebol está perdendo a graça. Em qualquer brincadeira você já é interpretado de uma maneira agressiva".

Emerson disse na rede social no domingo: "Que dó que dó da formiguinha", falando sobre o rebaixamento do rival para a Série B.



Timão fecha acordo com Caixa Econômica Federal até 2014

O Corinthians anunciou nesta segunda-feira o seu novo patrocinador: Caixa Econômica Federal. O acordo será formalizado nesta terça em evento no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu.

Na ocasião, novas camisas já com a marca do patrocinador serão apresentadas. Neste sábado, na partida contra o Santos, o novo uniforme será utilizado.


Corinthians e Caixa fecharam acordo até dezembro de 2014. Para o Mundial de Clubes mês que vem, o Timão também estampará a marca do banco estatal na camisa.


Sheik minimiza polêmica com Palmeiras e pede mais alegria no futebol

O atacante Emerson Sheik não sabe provocar apenas os zagueiros adversários dentro de campo. Assim que o rebaixamento do Palmeiras para a Série B foi consumado, o jogador do Corinthians recorreu ao seu perfil no Twitter para dizer que estava "com dó da formiguinha". A postagem, contudo, não foi bem aceita entre os alviverdes.

A torcida do Verdão respondeu asperamente ao comentário do Sheik nas redes sociais e questionamentos sobre a real intensidade da brincadeira foram levados até o jogador. Ao desembarcar com o restante do time que venceu o Inter por 2 a 0, no último domingo, no Aeroporto de Guarulhos, o atleta minimizou o problema e pediu mais alegria no futebol brasileiro.

"Foi brincadeira. Quero deixar bem claro para o torcedor palmeirense que não passou de uma brincadeira, como já fiz algumas vezes e como voltarei a fazer", declarou o jogador corintiano. "O futebol está perdendo a graça. Qualquer brincadeira que a gente faça é vista de forma maldosa, maliciosa."

A postagem de Emerson faz alusão a um vídeo que circula na internet há um bom tempo. As filmagens caseiras mostram uma criança chorando a morte de uma formiga e dizendo aos seus pais que estava com dó do animal. A brincadeira fez tanto sucesso no Parque São Jorge, que, após a vitória corintiana por 2 a 0 sobre o Palmeiras, no segundo turno do Brasileiro, o próprio Sheik já havia postado a mesma frase em seu Twitter.

Defendido por seus companheiros de clube, o atacante ainda ganhou o apoio de Edenílson e não deverá sofrer qualquer punição interna. "Vale tudo no futebol. É preciso ter alegria", avaliou o meia, que autorizou os rivais do Timão a brincarem com uma possível derrota no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão. "Com certeza (aceitar brincadeira se o Corinthians perder o Mundial). Mas vamos fazer tudo para isso não acontecer", concluiu.