domingo, 9 de setembro de 2012

Suspenso contra a Ponte Preta, Ralf vai ‘renovado’ para o Dérbi

Renato Rodrigues - 09/09/2012 - 20:37 São Paulo (SP)

Corinthians x Grêmio - Campeonato Brasileiro - Gol do Ralf (Foto: Ari Ferreira)
Ralf fez um golaço contra o Grêmio (Foto: Ari Ferreira)

O sistema de rodízio continuará no Corinthians, contra a Ponte Preta, na quarta-feira. Mais uma vez, assim como contra o Grêmio – quando Chicão e Douglas estavam suspensos – Tite preservará jogadores de maneira forçada. Atuando um total de 16 partidas seguidas neste Brasileirão, Ralf “ganhou” um descanso ao tomar o terceiro amarelo no último sábado.

Ao lado de Fábio Santos – que chegou a pedir para ser poupado, mas, por necessidade, foi para o jogo –, o camisa 5 é quem mais jogou partidas consecutivas. Ao final do duelo contra o Tricolor Gaúcho, pelo qual fez um belo gol, Ralf garantiu que a folga será bem-vinda.

– Eu estava precisando ter um descanso pelo tanto de jogos. Já tinha dito para o Tite e ele me disse que na hora certa viria – contou.

Questionado se o cartão amarelo por causa de uma mão na bola foi “forçado”, ele garantiu que não.

– Não foi planejado esse cartão. Mas é bom que eu entro renovado para o clássico contra o Palmeiras.

Além do volante, o comandante alvinegro também não poderá contar com outro suspenso. Após puxar o adversário e matar um contra-ataque, Martínez também tomou o terceiro. Para o camisa 5, as baixas não serão tão sentidas, já que o elenco tem dado conta do recado.

– Sempre foi assim aqui no Corinthians. Sai dois, entra dois, e conseguimos manter essa nossa qualidade. Isso mostra o grande elenco que temos – concluiu o jogador.

Willian Arão e Bruno Andrade brigam por vaga

Para o lugar de Ralf, Tite terá duas opções: Willian Arão e Guilherme Andrade. Os dois entraram no segundo tempo contra o Grêmio. Guilherme, que está no lugar de Paulinho, seguirá na equipe, já que o camisa 8 sentiu uma lesão atuando pela Seleção Brasileira.



Longe do Timão, Guerrero sofre com lesão na seleção peruana

LANCEPRESS! - 09/09/2012 - 14:55 São Paulo (SP)

Paolo Guerrero - Corinthians (Foto: Tom Dib)
Paolo Guerrero está lesionado e pode desfalcar mais o Corinthians (Foto: Tom Dib)

A lesão muscular de Paolo Guerrero no tornozelo direito segue incomodando. O problema, que ocorreu em um treino ainda pelo Corinthians, tem atrapalhado o centroavante na sua participação pela seleção peruana.

Convocado para as Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2014, ele já virou dúvida para o duelo contra a Argentina, na próxima terça-feira.

O camisa 9 do Timão foi titular na vitória do Peru por 2 a 1 sobre a Venezuela, mas acabou substituído. Após se queixar de dores no intervalo da partida, ele chegou a passar por infiltração, mas, em quatro minutos em campo no segundo tempo, deixou o gramado.

– É difícil dizer agora (se poderá enfrentar a Argentina). Eu infiltrada no intervalo do jogo e agora eu sinto muita dor – disse o atacante, em entrevista para o jornal peruano “El Comercio”.

Em uma jogada isolada, Guerrero deixou a atividade do último dia 23 com dores. Em intensivo tratamento, ele chegou a perder as partidas contra São Paulo e Fluminense, pelo Brasileirão.



Timão aguarda relatório da seleção peruana para saber as condições de Guerrero

Renato Rodrigues - 09/09/2012 - 20:01 São Paulo (SP)

Guerrero - Corinthians (Foto: Tom Dib)
Guerrero pode virar desfalque no Corinthians (Foto: Tom Dib)

Após ter conhecimento de que o atacante Paolo Guerrero voltou a sentir uma lesão no tornozelo direito, desta vez pela seleção peruana, pela qual disputa as Eliminatórias para a Copa, o departamento médico do Corinthians espera por uma carta dos médicos de lá para ficar por dentro do caso.

O que mais chama atenção é o fato de o atacante ter passado por infiltração no intervalo do jogo contra o Venezuela. Apesar do procedimento, ele deixou o gramado aos quatro minutos da segunda etapa. Problema para o Timão?

– Eles costumam nos mandar uma carta. Nós mandamos um relatório da situação e eles fazem o mesmo. Esperamos que eles escrevam. É difícil falar alguma coisa pois não estamos vendo a situação dele. A infiltração é algo que não costumamos fazer, mas, dependendo do caso, não tem problema algum – afirmou o Ricardo Galotti, médico do clube.

Ainda com dores no local da lesão, o camisa 9 é dúvida para a partida contra a Argentina, amanhã. Após o último jogo, ele disse que ainda sentia muitas dores e deixou no ar que seria desfalque no duelo.



Feliz com atuação, Tite diz que Timão não é fiel da balança no Brasileiro

LANCEPRESS! - 09/09/2012 - 11:00 São Paulo (SP)

Corinthians x Grêmio - Campeonato Brasileiro - Tite (Foto: Ari Ferreira)
Tite orienta atletas do Timão na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, no Pacaembu (Foto: Ari Ferreira)

No segundo turno do Brasileirão, o Corinthians empatou com o atual líder Fluminense no Engenhão, venceu o então líder Atlético-MG no Pacaembu, perdeu para o então lanterna Figueirense no Orlando Scarpelli e agora, no último sábado, venceu em casa o Grêmio, que sonhava com a liderança da competição.

A característica de "Robin Hood" e "agitador" no campeonato - uma vez que a equipe está na zona intermediária da tabela e prioriza o Mundial da Fifa, em dezembro - não agrada ao técnico Tite. Ele reforça que não se importa com a situação das outras equipes, pensando única e exclusivamente na situação do Timão.

- Eu já falei e vou continuar repetindo: o Corinthians não é fiel da balança de niniguém. É o Corinthians fazendo o melhor a cada momento. Não tenho culpa que o Wilson (goleiro do Figueirense) foi o melhor em campo na última quarta. O mesmo Figueirense que quase ganhou fora de casa hoje (empatou por 2 a 2 com a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli) - afirmou o treinador, em entrevista coletiva no Pacaembu.

Tite explica vitória sobre o Grêmio de Luxemburgo

O comandante alvinegro não escondeu a satisfação pela boa atuação e a vitória com propriedade por 3 a 1 sobre o Grêmio, que é um dos candidatos ao título.

Ele lembrou que a equipe estava desfalcada de diversos jogadores e mal havia treinado com a formação que entrou em campo.

- É a primeira vez que essa equipe joga junta, sequer treinou. É a primeira vez. Ela fez apenas um trabalho tático ontem (sexta-feira). Tem de enaltecer esse trabalho todo e a consciência da equipe. Tivemos um bom primeiro tempo, caímos no segundo. No momento em que o adversário está melhor você pode até dar a posse de bola, mas não pode dar o gol. Faltou transição e velocidade, mas retomamos nos últimos 15 minutos - analisou.

- É um novo grupo do Corinthians, uma reformulação do Corinthians. A camisa pesa. O Guilherme veio da Portuguesa com uma expectativa, e até ter entrosamento demora. O Giovanni, o ideal seria lançar no Campeonato Paulista. Quando esses garotos entram durante os jogos e jogam o que ele jogou, você não imagina a felicidade que a comissão técnica tem. Os que estão entrosados é fácil, mas para quem entra é muito difícil. Méritos a eles também - finalizou Tite.



Ralf e Martínez desfalcam o Timão contra a Ponte e pegam o Palmeiras

LANCEPRESS! - 08/09/2012 - 23:35 São Paulo (SP)

Corinthians x Grêmio - Campeonato Brasileiro - Gol do Ralf (Foto: Eduardo Viana)
Ralf é desfalque certo contra a Ponte (Foto: Eduardo Viana)

O volante Ralf e o atacante Martínez, que estavam pendurados, foram advertidos com cartão amarelo na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, neste sábado, e não poderão defender o Corinthians contra a Ponte Preta, quarta-feira, no Pacaembu. Já o lateral-esquerdo Fábio Santos, que vem acusando cansaço pela maratona de jogos, deve ser poupado. Todos estarão à disposição para o clássico contra o Palmeiras, domingo que vem.

- Vamos conversar, ver como vai ser. Acho que quarta eu fico fora - informou Fábio Santos, que já reclamara de desgaste no meio de semana, após a derrota por 1 a 0 para o Figueirense, e foi escalado por necessidade.

Emerson, com lesão na coxa direita, dificilmente retorna. Jorge Henrique, que aprimora a forma física após se recuperar de contusão muscular, está descartado.

Em contrapartida, Tite vai ganhar opções. Chicão e Douglas, que cumpriram suspensão contra o Tricolor Gaúcho, retornam. O mesmo acontece com Cássio, Paulinho, Guerrero e Cachito Ramírez, que estão com suas respectivas seleções. Eles serão avaliados pela comissão técnica para saberem se poderão jogar ou se serão poupados.



Após atrapalhar Grêmio, Tite diz: Corinthians não é ‘fiel da balança’

Tite Corintians (Foto: Cristiano Andujar / Ag. Estado)Tite cita jogo contra o Figueirense
(Foto: Cristiano Andujar / Ag. Estado)

O Corinthians atrapalhou mais um time que briga pelo título brasileiro ao vencer o Grêmio por 3 a 1 neste sábado, no Pacaembu. O técnico Tite comemorou muito o resultado, claro, mas só ficou incomodado quando um assunto que vinha sendo comentado durante a semana se repetiu: o fato de o Corinthians ser tratado como “fiel da balança” do Brasileirão. A alcunha se deu depois de a equipe arrancar um empate com o atual líder Fluminense, no Engenhão, e vencer o Atlético-MG, atual vice-líder, no Pacaembu. Em um intervalo de quatro rodadas, o Timão tirou pontos dos três primeiros colocados.

A fama se acentuou na quarta-feira passada, quando o Corinthians perdeu por 1 a 0 para o então lanterna Figueirense, em Florianópolis. Tite ficou chateado com algumas análises a respeito da postura do time, que vai bem contra os gigantes e tropeça nas equipes menores.

- Falei e vou continuar repetindo. O Corinthians não é fiel da balança de ninguém, é apenas o Corinthians fazendo o melhor a cada momento. Não tenho culpa que o Wilson (goleiro) foi o melhor em campo contra o Figueirense. O mesmo Figueirense que quase ganhou fora de casa hoje (sábado) – disse Tite, referindo-se ao empate em 2 a 2 dos catarinenses com a Ponte Preta, em Campinas.

No primeiro turno, depois da conquista da Taça Libertadores, o Timão se complicou diante de outros rivais da parte de baixo da tabela. Empatou com Sport e Atlético-GO, por exemplo. E ainda perdeu dois clássicos seguidos, para Santos e São Paulo. Tite afirmou que a questão do “fiel da balança” é apenas para o torcedor discutir, mas não pode ser objeto de uma análise mais profunda.

- Isso me incomoda quando vem de pessoas criteriosas e com capacidade de análise. Tem de dizer como terminou o jogo contra o Figueirense, nós em cima até o final. Quando essa história vem do torcedor, faz parte do jogo, mas quem tem mais responsabilidade não pode falar isso – reclamou o técnico.

Fiel da balança ou não, o Corinthians volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar um rival que está em condições semelhantes na tabela do Campeonato Brasileiro. A Ponte Preta tem os mesmos 31 pontos do Timão e só perde a posição no saldo de gols. Os dois times se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30m (horário de Brasília), no Pacaembu.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Sem prazo para estrear, Polga avisa: ‘Quero cumprir as expectativas’

O zagueiro Anderson Polga, de 33 anos, foi contratado nesta semana pelo Corinthians para compor o elenco e suprir as perdas de Leandro Castán e Marquinhos, negociados com o Roma, da Itália. O técnico Tite já avisou que ele será quarta opção para a zaga, mas Polga não desanima. Empolgado com os novos companheiros e se sentindo bem após os primeiros treinos no CT Joaquim Grava, o zagueiro quer ficar logo à disposição para estrear.

Enquanto não entra em campo, Anderson Polga conhece melhor o ambiente no elenco corintiano. Neste sábado, ele esteve com a delegação e assistiu à vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, no Pacaembu. Depois, falou sobre a ansiedade pela estreia.

Anderson Polga, treino do Corinthians (Foto: Paulo Fischer / Agência Estado)Contratado nesta semana, Polga ainda não tem data para estrear (Foto: Paulo Fischer / Agência Estado)

- Faz pouco tempo que estou aqui e já senti a qualidade do grupo, fizeram isso em campo. Fico feliz em chegar e ver um ambiente de trabalho ótimo, agora é correr atrás da boa forma para ficar à disposição. Agora que já estou aqui, quero cumprir as expectativas – disse Polga.

O zagueiro rescindiu contrato com o Sporting, de Portugal, em maio, e desde então vinha treinando no São José-RS para manter o condicionamento físico. Ele firmou contrato com o Corinthians até o fim de dezembro, e deve estar no grupo que vai disputar o Mundial de Clubes no Japão. Tranquilo, Anderson Polga não estipula um prazo para jogar.

anderson polga; treino corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)Zagueiro do Timão não joga desde maio
(Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

- Chego para somar, quero trabalhar firme todos os dias, a estreia fica a critério do treinador. Não sei quando vai ser. Estou trabalhando em dois turnos, vamos ver como fico nos próximos dias. Quero entrar bem para não ter problema algum – ressaltou o zagueiro.

Anderson Polga também listou os motivos que o fizeram fechar com o Corinthians, mesmo com o assédio de outras equipes brasileiras.

- Tive outros convites, desde que voltei houve interesse de alguns. Mas estudei bem as situações e fechei com o Corinthians. Tem o grupo de jogadores, o ambiente, o momento que o clube vive, tudo isso conta – avisou o zagueiro.

Os titulares da defesa são Chicão e Paulo André, enquanto Wallace é o reserva imediato. Anderson Polga ficaria com a quarta vaga, que era de Marquinhos. Os garotos Antônio Carlos e Felipe, das categorias de base, também são opções.
 



Tite comemora vitória com formação inédita: ‘Só fizeram um treino tático’

O Corinthians tem jogadores suspensos, lesionados e na seleção brasileira, mas mostrou que seu elenco é forte na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, neste sábado, no Pacaembu, 23ª rodada do Brasileirão. Com uma formação que nunca havia sido escalada anteriormente, o técnico Tite conseguiu dar o padrão necessário para bater um dos postulantes ao título do Campeonato Brasileiro. E foi justamente isso que deixou o comandante mais feliz após o triunfo.

O Timão entrou em campo com Julio Cesar, Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson e Danilo; Romarinho e Martínez. Ainda entraram Guilherme Andrade, Giovanni e Adilson. Tite não poupou elogios.

- É a primeira vez que essa equipe joga junta, sequer treinou. É a primeira vez. Ela fez apenas um trabalho tático ontem (sexta-feira). Tem de enaltecer esse trabalho todo e a consciência da equipe. Tivemos um bom primeiro tempo, caímos no segundo. No momento em que o adversário está melhor você pode até dar a posse de bola, mas não pode dar o gol. Faltou transição e velocidade, mas retomamos nos últimos 15 minutos - afirmou Tite.

O resultado levou o Timão aos 31 pontos, em nono lugar, longe do rebaixamento, longe também da briga por título. A situação na tabela faz o técnico manter sua programação de poupar alguns jogadores em meio à maratona de partidas pelo Campeonato Brasileiro.

- Temos jogado com equipes diferentes, com uma série de desfalques, mas tem de ser assim. Se eu colocasse Danilo e Alessandro na quarta (contra o Figueirense), eles iriam estourar. O Emerson vinha para o jogo, treinou, mas teve um problema muscular e não teve como jogar. Olha como é difícil a construção dessa equipe. E quando você pega uma equipe com o grau de confiança do Grêmio, essa dificuldade se multiplica – explicou Tite.

O Timão volta a campo na próxima quarta-feira, quando pega a Ponte Preta, às 19h30m (horário de Brasília), no Pacaembu. Os desfalques da vez serão Martínez e Ralf, suspensos. O lateral-esquerdo Fábio Santos também pode ser poupado depois de uma longa sequência como titular. Cássio e Paulinho, com a seleção brasileira, podem retornar. Chicão e Douglas, que cumpriram suspensão, estão confirmados.



Giovanni vibra com seu primeiro gol no time principal: 'Representa tudo'

Um dos destaques do Corinthians no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, o jovem meia Giovanni, de 18 anos, viveu uma noite inesquecível neste sábado. Ele já havia disputado quatro jogos pelo time principal, sempre entrando nos minutos finais. Contra o Grêmio, mais uma vez, saiu do banco para mostrar serviço para o técnico Tite. Aos 45 minutos, ele recebe de Adilson, gira e, de pé direito, num chute consciente, coloca a bola no ângulo esquerdo do goleiro Marcelo Grohe. Foi o seu primeiro gol como profissional corintiano, o terceiro da vitória alvinegra sobre o Tricolor gaúcho, por 3 a 1, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

- Esse gol representa tudo para mim. Vai ficar para a história – vibrou o garoto, que, ao comemorar, beijou a aliança: prova de amor à namorada.

- Foi para ela e para a minha família. Estou muito feliz.

Logo após a partida, o garoto foi cercado por repórteres. Microfones e câmeras à sua frente. Giovanni admite que ficou até meio assustado.

- Nem sei como descrever. É meu primeiro gol. Não estou acostumado a isso...

O novato foi cumprimentado por Tite, que lhe fez elogios.

- Não é ideal lançar meninos em jogos desse tipo. Melhor seria no Campeonato Paulista. Mas é a necessidade. E vocês não sabem a minha alegria quando o garoto sai do banco e marca o gol - comemorou.
 



Timão perde Martínez e Ralf para duelo contra a Ponte Preta

O Corinthians terá dois desfalques para o confronto com a Ponte Preta, quarta-feira, às 19h30m (horário de Brasília), no Pacaembu. O volante Ralf e o atacante Martínez levaram o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, neste sábado, e serão “poupados” na próxima rodada. Vale lembrar que o técnico Tite pretendia fazer um rodízio nas partidas do Campeonato Brasileiro, sempre preservando dois ou três titulares.

A vaga de Ralf deve ser ocupada por Willian Arão, mais acostumado à função de primeiro volante. Já no lugar de Martínez, Tite terá mais trabalho. Isso porque Emerson não atuou neste sábado por causa de dores na coxa direita. Ele ainda não sabe se terá condições de jogo na quarta-feira. Contra o Grêmio, Adilson foi o reserva para o ataque.

Por outro lado, pelo menos quatro jogadores devem retornar à equipe. O zagueiro Chicão e o meia Douglas, que cumpriram suspensão neste sábado, voltam ao time. Assim, Wallace e um dos volantes - Guilherme ou Edenílson - iria para o banco de reservas. O goleiro Cássio e o volante Paulinho, que integram a seleção brasileira, também podem estar à disposição. O Brasil joga nesta segunda-feira contra a China, no Recife. O atacante Paolo Guerrero e o volante Ramírez, ambos na seleção peruana, não devem jogar.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Giovanni celebra primeiro gol como profissional

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

Um dos principais destaques do Corinthians no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, o meia Giovanni marcou seu primeiro gol como profissional na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, neste sábado, no Pacaembu, pela 23º rodada do Campeonato Brasileiro.

Na saída do estádio, o jogador de 18 anos ainda não conseguia descrever o sentimento do momento.

- Foi tudo muito rápido. Não esperava nem entrar no jogo, mas o gol representa bastante e vai ficar marcado na história – comemorou.

- Estou muito feliz pelo gol e pela vitória da equipe. Só tenho que agradecer a todos que me ajudaram a chegar onde estou hoje – completou.



Corinthians 3 x 1 Grêmio: Timão mostra sua força em casa e quebra boa sequência do Grêmio no Brasileirão

Neste sábado, o Corinthians venceu o Grêmio por 3 a 1, no estádio do Pacaembu. Os gols foram marcados por Ralf, Guilherme e Giovanni pelo Timão, enquanto Leandro descontou aos gaúchos. A vitória fez os paulistas ficarem com 31 pontos em nono lugar e de quebra, acabou com a boa sequência gremista de cinco jogos sem perder no Brasileirão. O Tricolor de Porto Alegre ficou em terceiro lugar com 44 pontos.

TIMÃO AVASSALADOR NOS PRIMEIROS MINUTOS

O Corinthians nem deixou o Grêmio "respirar" e logo no começo abriu o placar com um belo gol de Ralf, aos seis minutos de jogo. O volante aproveitou o rebote de Marcelo Grohe, driblou Fernando e chutou no ângulo para inaugurar o marcador.

Os gremistas não conseguiam trabalhar a bola, pois o Timão estava inspirado. A consequência disso foi mais um gol, dessa vez aos 11 com Guilherme. O reserva de Paulinho recebeu passe de Edenilson, que fez bela jogada, para aumentar a vantagem no Pacaembu.

O placar de 2 a 0 deu conforto aos corintianos e desespero ao Tricolor Gaúcho. Elano ainda arriscou alguns chutes, mas a equipe pouco avançou sobre a defesa sólida dos paulistas e, assim, terminou a primeira etapa.

GRÊMIO REAGE NA SEGUNDA ETAPA MAS TIMÃO SE SEGURA

O time de Luxemburgo voltou para o segundo tempo com outra postura. Mais agressivo pela necessidade de reverter o placar, a equipe partiu pra cima do Timão, porém continuava com dificuldades de furar o tradicional esquema de Tite.

Mas a pressão resultou em gol. Aos 13 da etapa final, Pará cruzou da direita, a bola sobrou para Marquinhos que encontrou Leandro e o mesmo não desperdiçou, diminuindo a diferença no placar.

O gol deu novo ânimo para o confronto. O Corinthians queria esfriar a partida e segurar a vitória até o final, já os gremistas partiram com todas as forças ao ataque.

Entretanto os adversários não conseguiram a igualdade no placar. Pelo contrário, viram ainda Giovanni fazer aos 45 do segundo tempo o gol que consolidou a vitória corintiana no Pacaembu. O jogador recebeu na área, girou e bateu bonito no ângulo esquerdo de Grohe, golaço que fechou o placar de 3 a 1.