terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sem 'barrar' titulares, Tite espera Danilo para definir o Timão

LANCEPRESS!
Publicada em 07/08/2012 às 18:28
São Paulo (SP)

Tite vai esperar até o último momento para definir os 11 titulares do Corinthians que enfrentam o Atlético-GO, nesta quarta-feira, às 20h30, no Pacaembu. A entrada de Paolo Guerrero na equipe só acontecerá caso Danilo, que não treinou nesta terça, seja vetado.

- O departamento médico me retirou o Danilo do trabalho. Amanhã (quarta-feira) terei a definição dele. Tendo ele, é a mesma equipe. Não tendo, é com o Paolo, com a equipe se ajustando a ter um pivô e três atrás - disse o técnico.

Sem o camisa 20, o treinador realizou um trabalho tático nesta terça e posicionou a equipe ofensivamente com o centroavante mais à frente. Romarinho, pela esquerda, e Jorge Henrique, pela direita, completaram o ataque. Antes da atividade, o treinador conversou reservadamente com o peruano e com o lateral-esquerdo Fábio Santos.

- Nosso time se desacostumou a jogar com um pivô, por isso fiz o tático e conversei com eles. Usei um vídeo para mostrar a diferença de jogar com dois atacantes de movimentação, como fomos campeões. Contra o Vasco, teve um lance de triangulação do Fábio Santos com o Danilo, que o Paolo foi para a área, mas tentamos infiltrar por baixo. Era bola na área. Normal, porque se desacostumou. Fizemos o treino para retomar o padrão que tínhamos com o Lieson e que, por jogar tanto tempo sem ele, temos de retomar - comentou.

Questionado se a mudança de esquema não seria mais fácil exatamente no jogo desta quarta-feira, em casa, contra o Dragão, o treinador deixou claro que, após dois empates fora de casa, quer dar ao time titular a chance de se recuperar no primeiro jogo em casa. E que não pretende barrar Danilo, Douglas, Romarinho e Jorge Henrique.

- O campo é quem tem de falar, não o técnico. O ideal é a montagem com o pivô, mas não posso ser pretencioso e orgulhoso. Vou tirar Romarinho com o desempenho que vem tendo? O Danilo? O Jorge? O Douglas? Deixa o jogo falar, deixa botar um jogo em casa. Tivemos dois fora, com volume e oportunidades de vencer. Vou tirar o cara, botar, tirar, botar? Quando tiver a necessidade do pivô, ele vai para o jogo. E quando for, vai ter a sequência - explicou.



Tite admite que Douglas 'se acomodou' quando era reserva

LANCEPRESS!
Publicada em 07/08/2012 às 20:08
São Paulo (SP)

Enquanto os titulares brigavam jogo a jogo pelo título da Copa Libertadores, Douglas era um reserva de luxo. Entrava de vez em quando, não fazia muita coisa e, quando perguntado, cobrava uma sequência de jogos. Atuando com os reservas no Paulistão e no início do Brasileirão, também devia boas atuações.

Desde o título e a saída de Alex para o Qatar, porém, o camisa 10 do Timão voltou a jogar bem, marcou três gols e passou a ter vaga assegurada na equipe. Para Tite, uma prova de que o meia estava acomodado no passado recente:

- Ele poderia ter feito mais quando estava no banco. Poderia botar a faca entre os dentes e eu disse isso a ele - admitiu o técnico, em entrevista coletiva.

Em uma conversa franca que teve com o jogador, aliás, cobrou dele uma melhora física. O papo aconteceu após a partida contra o Botafogo, quando entrou a 20 minutos do fim e bateu escanteio displicente em momento que o Fogão já vencia por 3 a 0 - acabaria 3 a 1.

- O chamei para conversar e disse: "É 45 minutos do segundo tempo e você quer bater o escanteio com efeito?? Pô, só corta bola e bota em jogo". Ele bateu errado e desceu o mundo em cima dele, parecia até que a derrota tinha sido culpa dele. Lembro que falei: "Cometeu um erro, mas calma. Tecnicamente eu sei avaliar. Sei que é mais difícil se preparar (na reserva), mas se prepara que eu te respaldo em termos técnicos. Mas não respaldo em termos fisicos. É tua responsabilidade de estar em forma." Foi isso que falei - contou.

Após a vitória por 3 a 0 contra o Flamengo, no Engenhão, quando o Maestro marcou dois gols, o clube divulgou que o atleta havia perdido cinco quilos desde a sua chegada ao grupo. A má forma física, porém, atrapalhou o seu reinício no clube.



Em treino, goleiros do Timão 'zoam' gringos e Romarinho

Marcelo Braga
Publicada em 07/08/2012 às 19:33
São Paulo (SP)

Sem poder contar com o meia Danilo no treino desta terça-feira, por conta de dores na panturrilha, técnico Tite fez o seu treino tático “contra um time fantasma” no esquema 4-2-3-1. Foi o segundo de Paolo Guerrero, que treinou em parte da atividade no sábado, quando Douglas não trabalhou.

Sem adversários – exceto o goleiro –, o camisa 9 foi bem. Nas descidas de Alessandro ou Fábio Santos, a bola chegava em boa condição e ele escorava para o gol, mostrando sua condição de jogador terminal.

Na bola aérea, mostrou bom aproveitamento. Em cobranças de falta ou escanteio, foi a peça posicionada no centro da área. Já quando Tite reuniu os atletas para treinar a bola alta defensiva, Paolo se afastou. Liberado da função, ficou no outro lado do campo treinando finalizações na meta defendida por Danilo Fernandes. E se divertiu.

Enquanto o auxiliar Fábio Carille cruzava bolas dos dois lados, o atacante finalizava. E com os dois pés. De direita, um chute mais forte, seco, quase indefensável. De esquerda, uma bola mais colocada.  Vazado algumas vezes, o goleiro provocava o gringo, forçando o erro do colega.

Depois, Martínez - que está relacionado pela primeira vez para um jogo -, se juntou à turma para finalizar e também ouviu zoações.

– Quando o cara é novo assim, eu costumo defender todas – brincou.

– É minha cama. Eu deito em você – completou o camisa 22.

Alguns gols, algumas defesas e risadas. Julio Cesar se juntou e pediu para Paolo ir “tranquilo” nas finalizações. Gol. “Boa hombre”, gritou alguém lá de trás. E não era Martínez.

Romarinho também foi alvo das brincadeiras. Chamado de "cabelo de miojo queimado" por Julio Cesar, teve aproveitamento elogiado por Carille. Em chance que acertou, os companheiros o exaltaram e o chamaram de "Bombonera", em alusão ao gol feito contra o Boca Juniors (ARG), na Libertadores.

Em clima alegre dentro do elenco, o Corinthians enfrenta o Atlético-GO nesta quarta-feira, às 20h30, no Pacaembu.



Corinthians estampará marca do GRAACC no jogo desta quarta-feira

Camisa Corinthians GRAACC (Foto: Divulgação)Camisa com a marca GRAACC (Divulgação)

Ainda sem patrocinador master, o Corinthians estampará a marca do GRAACC na camisa no jogo contra o Atlético-GO, nesta quarta-feira, às 20h30, no Pacaembu, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida anterior, contra o Vasco, o Timão promoveu o grupo cultural AfroReggae. O clube já vem vendendo um modelo sem patrocinadores e com o selo de campeão da Libertadores.

O objetivo da ação com o GRAACC é divulgar o trabalho da instituição que é referência no tratamento e pesquisa do câncer infanto-juvenil na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade, e uma das mais respeitadas e bem-sucedidas ONGs do País.

- Ter o apoio do Corinthians é uma bela oportunidade de mostrarmos nossa Instituição e chamar a atenção das pessoas para o combate ao câncer infantil - diz Tammy Allersdorfer, gerente geral de Desenvolvimento Institucional.

- A luta pelo câncer infantil deve ser valorizada e o GRAACC é uma Instituição que merece todo o respeito e reconhecimento. O Corinthians também veste essa camisa - comenta Ivan Marques, diretor de marketing do Corinthians.

Compre a nova camisa do Timão

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Martínez é relacionado e pode estrear contra o Atlético-GO

A espera do atacante Martínez para estrear pelo Corinthians pode chegar ao fim nesta quarta-feira, às 20h30m, no Pacaembu. O argentino, que treina no CT Joaquim Grava há pouco mais de duas semanas, está entre os relacionados pelo técnico Tite para o duelo contra o Atlético-GO, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Martinez Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Martínez: chegou a hora de estrear pelo Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Como o calendário argentino é diferente do brasileiro, Martínez estava de férias antes de se transferir para o Timão. Por isso, ele pediu duas semanas para se colocar em boas condições físicas. Havia a expectativa de que o atacante estreasse diante do Vasco, no último domingo, mas ele ficou fora da lista de convocados de Tite na ocasião.

O jogador pode até ser cortado da lista final, mas a tendência é que ele fique no banco de reservas, já que o técnico Tite preza pela continuidade. Martínez não integrou o time principal no “treino fantasma” desta terça – atividade em que o treinador ensaio a equipe em véspera de jogo.

O zagueiro Chicão se recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda e voltou a figurar na lista de relacionados. Assim, os desfalques do Timão para o confronto serão os atacantes Emerson Sheik, que trata uma entorse no tornozelo esquerdo, e Zizao, que se recupera de uma cirurgia no ombro.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Em festa do centenário, ex-craques do Peixe enfrentam Corinthians

Festa 100 anos do Santos, Veteranos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Veteranos do Peixe comemoram os 100 anos
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Em homenagem aos 100 anos de história do Santos Futebol Clube, o Sesc promoverá um jogo exibição entre os craques do passado do Peixe e Corinthians. A partida comemorativa ocorrerá na próxima quinta-feira, às 20 horas, no Ginásio do Sesc. A entrada é gratuita.

Para a disputa do confronto, vários ídolos, de ambos os clubes, estarão presentes: Serginho Chulapa, Pita, João Paulo, Gilberto Costa, Edu, Ataliba, Mauro, Biro Biro, Basílio, Zé Maria e outros.

A festividade faz parte da programação de eventos em homenagem ao centenário do Santos Futebol Clube. O Sesc Santos fica na rua Conselheiro Ribas, 136,  no bairro Aparecida.



Arena Corinthians terá o reforço do maior guindaste do Brasil: 114 metros

As obras da Arena do Corinthians vão ganhar um reforço importante nas próximas semanas. Começou a ser montado um guindaste que terá capacidade para 1.500 toneladas e que alcançará 114 metros de altura. O equipamento será utilizado na construção da estrutura metálica para a cobertura do estádio. Será o maior do tipo em operação no Brasil, de acordo com informações da construtora responsável.

Até o momento, 45,17% das obras estão concluídas. A previsão é que o estádio, que terá capacidade para 68 mil pessoas, esteja pronto em dezembro de 2013. A Arena Corinthians será palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.

São 2.200 operários trabalhando em três turnos. As obras não param nem durante a madrugada. Confira abaixo novas fotos da futura casa corintiana.



Danilo é relacionado, mas depende de teste. Guerrero de prontidão

danilo corinthians pescaria (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)Danilo foi poupado do treino desta terça-feira
(Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)

O meio-campo do Corinthians pode sofrer uma baixa para o duelo com o Atlético-GO, nesta quarta-feira, às 20h30m, no Pacaembu, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com dores na panturrilha direita, Danilo foi poupado do treino desta terça-feira. Caso ele não esteja em condições de jogo, o técnico Tite estuda promover uma mudança tática e escalar três atacantes, um deles o peruano Paolo Guerrero. Certo mesmo é o retorno de Chicão ao time titular.

Danilo, que treinou normalmente na última segunda, ficou na academia para evitar um desgaste maior. Ele será reavaliado na manhã desta quarta para saber se vai a campo. Se o meia for vetado, a solução de Tite será escalar Guerrero e mexer na formação.

Durante o “treino fantasma” que o treinador costuma comandar em véspera de jogo para ensaiar o time - ele posiciona seus jogadores em campo, sem a presença de uma equipe reserva -, o peruano atuou como centroavante, deslocando Romarinho para a ponta esquerda. Jorge Henrique completou o setor ofensivo na ponta direita.

O zagueiro Chicão se recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda, que o tirou dos dois últimos confrontos do Timão. Nesta terça, ele fez dupla no setor defensivo com Paulo André e tem grandes chances de retornar ao time diante do Atlético-GO. O atacante Emerson Sheik, por outro lado, segue no departamento médico, tratando uma entorse no tornozelo esquerdo.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Com dores na panturrilha, Danilo vira dúvida contra o Dragão

LANCEPRESS!
Publicada em 07/08/2012 às 16:52
São Paulo (SP)

O Timão poderá ter uma baixa de última hora para a partida contra o Atlético-GO, nesta quarta-feira, no Pacaembu. Com dores na panturrilha direita, Danilo nem sequer foi a campo no treino desta terça-feira, no CT Joaquim Grava, e virou dúvida.

Sem o seu camisa 20, o técnico Tite optou por Paolo Guerrero como titular durante a atividade tática. Assim, o setor ofensivo, além do peruano, foi formado por Douglas, Romarinho e Jorge Henrique.

Caso seja confirmado entre os 11, o novo camisa 9 fará sua estreia como titular. Ele chegou a sair do banco de reservas contra Cruzeiro, Bahia e Vasco da Gama, totalizando 57 minutos em campo.

O time escalado na atividade foi: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Jorge Henrique, Douglas e Romarinho; Guerrero. Caso a equipe vá com essa formação para o duelo contra os goianos, o comandante alvinegro voltará a usar o esquema 4-2-3-1, que usa uma linha de três "meias" e um centroavante como referência.



Ataque do Timão vive jejum: brecha para os 'gringos'

Marcelo Braga
Rodrigo Vessoni

Publicada em 07/08/2012 às 07:00
São Paulo (SP)

Atacante vive de gols, certo? Mais ou menos. Desde que foram campeões da Copa Santander Libertadores, os do Corinthians vivem de gols... mas os dos outros!

Afinal, o último feito por um jogador da posição completa um mês na quarta-feira. E o autor dele nem está mais no Timão: Liedson, hoje no Flamengo, marcou no empate por 1 a 1 contra o Sport, na Ilha do Retiro.

De lá para cá, foram nove gols marcados em sete partidas: dois do zagueiro Chicão, um do volante Paulinho e três de cada um dos meias Douglas e Danilo (confira abaixo).

Jorge Henrique, que não é de fazer muitos gols, é quem atravessa o maior jejum. O último foi em 18 de abril, contra o Táchira (VEN). Romarinho, desde que calou a Bombonera (ARG), não acerta mais. E Sheik, hoje machucado, também não conseguiu marcar desde o título da Copa Libertadores. Difícil...

A solução, então, pode vir com gingado sul-americano. Irritado com o segundo empate seguido sem gols, o técnico Tite admitiu que, em breve, deverá passar a utilizar o 4-2-3-1, com o peruano Paolo Guerrero como centroavante. A mudança dependerá da readaptação ao esquema nos treinamentos. Antes, com Liedson e (às vezes) Elton, o time jogava assim.

– Preciso tentar ajustar para trabalhar com ele na frente. O momento de fazer isso eu vou encontrar – admitiu ele, após o jogo de domingo.

Até agora, o novo dono da camisa 9 jogou apenas por 57 minutos, entrando no segundo tempo das partidas contra Cruzeiro, Bahia e Vasco. Sem chances, não teve nenhuma finalização a gol. Em São Januário, recebeu uma bola de Danilo dentro da área, mas acabou travado pela zaga no momento do chute. No treino desta terça, Tite deve definir a equipe titular que enfrenta o Atlético-GO, quarta, às 20h30, no Pacaembu.

Em enquete no LANCENET!, 45% dos internautas elegeram o ataque com Romarinho, Jorge Henrique e Guerrero como o ideal.

Outro candidato a gol pode vir do banco. Diante da evolução física no CT, o argentino Martínez deve ser relacionado pela primeira vez.

Vai chamar os gringos, Tite?

Jejum no ataque

Corinthians 1x3 Botafogo
11/7 O Timão toma um sapeca do Fogão em casa. O gol de honra, no fim, é de Chicão, de pênalti.

Corinthians 2x1 Náutico
14/7 O reencontro com a vitória no Nacional tem show de Danilo no Pacaembu: são dois gols do meia.

Flamengo 0x3 Corinthians
18/7 A goleada no Engenhão tem dois gols de Douglas e um de Danilo. Sheik perde um pênalti.

Corinthians 1x1 Portuguesa
21/7 No Pacaembu, a Lusa sai na frente, mas Douglas empata após bater falta direta. JH quase desvia...

Corinthians 2x0 Cruzeiro
25/7 No Pacaembu, JH sofre pênalti, mas Chicão bate e faz. No fim, o volante Paulinho amplia o placar.

Bahia 0x0 Corinthians
29/7 Em Pituaçu, o Timão não marca nenhum gol, mas se segura na defesa. Todo mundo em branco.

Vasco 0x0 Corinthians
5/8 Novo empate sem gols, esse em São Januário. Atacantes até criam chances, mas o placar não é mexido.



Unanimidade no Timão, Cássio tem bons motivos para pensar em Seleção

Renato Rodrigues
Publicada em 07/08/2012 às 11:41
São Paulo (SP)

Ser goleiro titular do Corinthians não é tarefa das mais fáceis. Após ver Julio Cesar falhar partidas seguidas, o reserva Cássio entrou em ação na Libertadores, segurou a pressão e não saiu mais. Hoje, com a posição firmada no Timão, o grandalhão de 1,95m já traça planos maiores: Seleção Brasileira.

- Uma vez fui chamado para a Seleção com o Dunga. Penso muito que, se eu fizer um bom trabalho no Corinthians, vou me credenciar automaticamente para Seleção. Gostaria sim, mas no momento preciso focar no Corinthians e fazer meu trabalho bem - disse.

E ele tem motivos para acreditar neste objetivo. O primeiro deles é o fato de Mano Menezes ainda não ter escolhido o dono da camisa 1 amarela. Desde que assumiu o comando da Seleção, o treinador tem tido dificuldades para achar "o cara" para a posição. Vitor, Jefferson, Julio Cesar, Rafael... Nenhum deles ainda virou conseguiu convencer.

Outro fator positivo para Cássio é a relação com Mano. Criado nas categorias de base do Grêmio, o dono da meta corintiana subiu ao profissional exatamente quando técnico trabalhava na equipe gaúcha. Em 2007, ainda no time de juniores, o goleiro foi chamado para a equipe principal e trabalhou com o comandante.

Com 19 anos, quem o indicou para o time de cima foi o preparador de goleiros Chiquinho Cersósimo, que atualmente também trabalha na Seleção. Como é especialista na área, a opinião do profissional deve sempre ser levada em conta na hora da convocação.

Enquanto a chance não vem, o tranquilo camisa 12 vai ralando no CT Joaquim Grava. Cada dia mais unanimidade entre os corintianos, o Gigante da Fiel quer mais que defender uma torcida. Quer representar uma pátria...



Timão não fica três jogos sem fazer gol há três anos

Marcelo Braga e Rodrigo Vessoni
Publicada em 07/08/2012 às 07:02
São Paulo (SP)

Se você perguntar a qualquer corintiano quando foi a última vez que o time dele ficou três jogos consecutivos sem fazer gol, a chance de ele não saber é enorme. Algo que, aliás, seria normal, já que a última vez que isso ocorreu foi há três anos.

Sem balançar as redes nos últimos dois confrontos pelo Brasileiro (Bahia e Vasco), a equipe de Tite terá que vazar o goleiro Márcio do Atlético-GO, nesta quarta-feira, às 20h30, no Pacaembu, para evitar que a marca negativa registrada sob o comando de Mano Menezes em 2009 se repita.

No início do mês de agosto daquele ano, a Fiel passou 270 minutos ininterruptos sem comemorar gol. Na ocasião, o Timão não fez contra Avaí em casa), Náutico nos Aflitos e Flamengo no Rio (veja abaixo).

Isso quer dizer também que, sob o comando de Tite, o Corinthians jamais ficou três jogos consecutivos sem balançar as redes. Desde que voltou ao clube, em outubro de 2010, sua equipe teve momentos ruins, com duas derrotas seguidas, por exemplo. Mas em termos de gols, jamais ficou tanto tempo. O atual jejum, de duas partidas, já é o maior com o atual comandante.

– Acho que o gol vai sair, a gente está criando, chegaram mais opções, tem que continuar trabalhando que os gols vão sair automaticamente – afirmou o goleiro Cássio, confiante em seus companheiros.  

Contra o penúltimo colocado do Brasileirão, que tem a segunda pior defesa da competição (27 gols, ao lado do Náutico), é a chance de ouro que os atacantes corintianos tem para encerrar o incômodo jejum!

ÚLTIMA VEZ QUE FICOU TRÊS JOGOS SEGUIDOS SEM MARCAR

Corinthians 0x0 Avaí
2/8/09 - Pelo Brasileirão, equipe de Mano Menezes não cria e empata com os catarinenses no Pacaembu

Náutico 1x0 Corinthians
5/8/09 - Nos Aflitos, Timão joga mal, não consegue marcar e acaba sendo derrotado, após levar gol de Gilmar.

Flamengo 1x0 Corinthians
9/8/09 - O terceiro jogo da equipe de Tite sem gol foi no Maracanã. Mais uma derrota pelo placar mínimo. Desta vez, com gol do Imperador.



Timão aposta em entrosamento para virar placar contra o Atlético-GO

O Corinthians é hexacampeão brasileiro, atual vencedor da Libertadores e um dos maiores clubes do país. O Atlético-GO é um recém-chegado à elite, disputa a primeira divisão nacional há apenas três anos e está na penúltima colocação da competição.Históricos que viram coadjuvantes quando as equipes se enfrentam.

Nesta quarta-feira, o Pacaembu será palco do quinto confronto entre elas, em partidas de competições oficiais. Um jogo de desempate. Até agora, duas vitórias para cada lado. Em 2010, os goianos surpreenderam e ganharam tanto no Serra Dourada (3 a 1), quanto no Pacaembu (4 a 3), quando inclusive provocaram a demissão do técnico Adilson Batista.

No ano passado, o Timão deu o troco com dois triunfos: 1 a 0 fora e 3 a 0 em casa. Para virar o placar, a equipe paulista aposta na manutenção de sua base. Em relação ao último duelo, disputado há quase dez meses, no dia 9 de outubro de 2011, seis titulares devem voltar a campo nesta quarta: Alessandro, Paulo André, Fábio Santos, Paulinho, Danilo e Jorge Henrique.

Naquele jogo também estiveram em campo atletas que já deixaram o clube: Leandro Castán, Willian e Alex, que, curiosamente, fizeram os gols da vitória, além de Moradei e do atacante Adriano, que fez sua estreia justamente contra os goianos.

O entrosamento conquistado graças à longa sequência na equipe é apontado frequentemente por Tite, que também já era o técnico daquele time, como fator primordial nas recentes boas campanhas do Corinthians.

Cenário totalmente oposto ao que é encontrado no Dragão. Em comparação com a equipe titular no último fim de semana, na derrota para o Botafogo, apenas um jogador esteve em campo em outubro de 2011: o goleiro-artilheiro Márcio, principal ídolo e capitão. Nem o técnico é mais o mesmo. Hélio dos Anjos deu lugar a Jairo Araújo, seu antigo auxiliar, que assumiu interinamente e foi efetivado durante o atual Brasileirão.

As inúmeras mudanças ajudam a explicar a situação atual de cada clube. Enquanto o Corinthians se deu o luxo de poupar jogadores no início, em razão da Libertadores, o Atlético vive a cada rodada debaixo da ameaça do rebaixamento. Favoritismo claro dos paulistas, que podem, enfim, tomar a frente na história do duelo.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians

Adriano Corinthians x Atlético-GO (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)No último confronto, Adriano estava em campo pelo Timão (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)



Timão tem cenário ideal para manter zaga invicta e voltar a fazer gols

O ano de 2012 ficará marcado na história do Corinthians não apenas pelo título da Libertadores, mas também pela eficiência assustadora da zaga e pela dificuldade crônica do ataque fazer gols. No Campeonato Brasileiro não tem sido diferente. Na décima colocação, após 14 rodadas, a equipe tem a quinta melhor defesa da competição, com 13 gols sofridos. Por outro lado, é o quarto time que menos marcou: também foram 13 gols a favor.

Nesta quarta-feira, o Timão tem adversário e palco favoráveis para encerrar o jejum de não balançar redes há dois jogos, e manter a invencibilidade de sua defesa, que já dura três partidas. O rival será o Atlético-GO, que tem o mesmo número de gols marcados que o Corinthians, mas já sofreu mais do que o dobro: 27. E o local é o Pacaembu, casa alvinegra, onde, neste Brasileirão, a equipe só passou em branco na primeira rodada, com time totalmente reserva, diante do Fluminense.

Grupo Corinthians Tite grupo corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Defesa do Corinthians tem sido o ponto forte do time (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

As duas últimas partidas foram exemplos claros do que tem sido a tônica corintiana na temporada. Contra Bahia e Vasco, ambas fora de casa, o time comandado por Tite teve posse de bola, domínio do campo e criou chances, especialmente em São Januário, mas não foi competente nas conclusões. O ponto positivo é que mesmo nos estádios dos adversários, Cássio praticamente não trabalhou. Resultado? Dois empates sem que o placar fosse alterado.

O goleiro evitou tecer críticas ao desempenho ofensivo e preferiu valorizar a melhora de rendimento da equipe, como um todo, depois do título da Libertadores, quando Tite voltou a escalar os titulares no Brasileiro. Para ele, fazer gols é um problema que será resolvido naturalmente.

- O gol vai sair automaticamente. Temos opções para o ataque, tem de continuar trabalhando. A defesa, no começo, estava mais voltada para a Libertadores. Voltamos ao equilíbrio, ao padrão normal, ao que estava acontecendo - afirmou o goleiro.

A ausência de Emerson é um dos desafios que o Timão terá de superar para voltar a brilhar ofensivamente. Autor dos dois gols na final do torneio continental, contra o Boca Juniors, ele está com muitas dores no tornozelo esquerdo e, como os exames não apontaram lesão, a previsão é que fique sob tratamento pelos próximos 15 dias.

Seu substituto tem sido Romarinho, que desde o histórico gol na Bombonera não voltou a marcar. Entretanto, ninguém tem coragem de desconfiar do rendimento dos jogadores de frente. Danilo, Douglas, Jorge Henrique e Romarinho têm respaldo do restante da equipe.

cassio corinthians coletiva (Foto: Zé Gonzalez / Globoesporte.com)Cássio acredita no poder ofensivo do Corinthians 
(Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)

- Não estamos preocupados porque confiamos muito no pessoal do ataque, assim como eles confiam em nossa defesa - completou Cássio.

Uma alternativa do técnico Tite para melhorar o ataque pode ser o peruano Guerrero. Artilheiro da última Copa América, ele ainda não conseguiu a vaga de titular, mas tem chamado atenção até mesmo dos outros jogadores em razão de seus bons treinos. Centroavante, ele tem uma maneira de atuar diferente dos demais jogadores que têm sido escalados desde o início. 

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Leonardo Silva, Danilo e Forlán... Veja as dicas do Programa do Cartola#15

Pela primeiira vez o Programa do Cartola recebeu uma dupla formada por um homem e uma mulher. Victor Canedo, repórter de futebol internacional do Globoesporte.com, e Carol Barcellos, repórter da TV Globo, formaram a primeira dupla mista do programa. Confira no vídeo as dicas que eles deram para ajudar você a montar o seu time no Cartola.

As barbadas da 15ª rodada

Segundo a dupla de jornalistas, os confrontos mais interessantes da rodada são o Internacional que enfrenta o Náutico no Beira-Rio; o Corinthians que pega o Atlético Goianiense no Pacaembu; e o líder Atlético Mineiro que enfrenta o Coritiba no Independência. Não é a toa que no time deles brilham jogadores dessas equipes como ozagueiro Leonardo Silva, do Galo, e o  astro uruguaio Forlán, do Internacional.

 - Nessa rodada estamos confiando que o mando de campo vai prevalecer para esses jogos. Acho também que o Forlán vai desencantar nessa rodada - contou Victor.

Tem que tá

Na hora de dar aquela dica do jogador que não pode faltar no seu time, Carol escolheu Dedé, zagueirão do Vasco, já Victor optou por escolher o meia corintiano Danilo.

 - Danilo pega o Atlético Goianiense no Pacaembu e tem uma das melhores médias do jogo, volta e meia ele faz o seu gol, dá sua assistência. Finaliza muito a gol, Danilo é a boa dessa rodada - explicou Victor.

Não tem que tá

Já na hora de escolher aquele jogador que não pode pintar no seu time, Victor disse não apostar no atacante Kléber do Grêmio, preocupado com a indisciplina do Gladiador. Carol Barcelos não mostrou confiança na defesa do Náutico, uma das mais vazadas do campeonato.

 - Felipe, goleirão do Náutico, ainda traumatizado com os gols que levou do Coritiba. Vai enfrentar o Inter, tem tudo para ser um joguinho complicado. Ele vai sofrer, se fosse você não botava ele não - disse Carol.

Bom e Barato

Para quem está com poucas cartoletas no cofre, os convidados sugeriram atletas dos times favoritos na rodada. Enquanto Victor escolheu o lateral corintiano Fábio Santos, que custa apenas 6,35 cartoletas, Carol preferiu o meia colorado Fred, que custa só 3,25 cartoletas.

Prass e Caetano ainda lideram o Ranking

Os convidados da 9ª rodada (Fernando Prass, goleiro do Vasco, e Rodrigo Caetano, diretor do Fluminense), continuam na liderança do ranking com 92,08 pontos. O desafio da primeira dupla mista é superar a barreira dos 90 pontos para entrar bem no ranking das duplas convidadas.

Gostou das dicas? Então não perca tempo. Entre na página do Cartola FC, escale o seu time e participe também da Liga do Programa.

Outra novidade é que o internauta agora pode mandar seu vídeo para o Programa do Cartola. Clique aqui no link e mande o seu recado, sugestão, dica ou comentário.

O Programa do Cartola FC é uma novidade para a temporada de 2012. Sempre antes de cada rodada do Campeonato Brasileiro, os participantes do fantasy game vão poder assistir ao programa que vai ao ar no Premiere FC, em todo o Brasil, no PFC Internacional e também no sportv.com sempre com dicas para escalar o time e se dar bem na brincadeira.



De olho na Seleção, Cássio compara Olimpíadas com Libertadores

Cassio treino Corinthians (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Cássio em treino do Timão no CT Joaquim Grava
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

Cássio tem acompanhado bem as Olimpíadas de Londres. Viu as vitórias de Phelps, as medalhas de Cielo e Thiago Pereira, a conquista inédita de Zanetti... Mas está mesmo na expectativa pela semifinal do futebol masculino. O Brasil enfrenta a Coreia do Sul nesta terça-feira. E o goleiro corintiano tem um recado.

Fã de outros esportes, mas experiente no futebol, Cássio lembra que no campo o que vale mesmo é ser campeão. A prata ou o bronze não servem. Só o ouro. O defensor usa até mesmo o exemplo da Libertadores, conquista de forma inédita pelo Corinthians no último dia 4 de julho.

– Imagina se o Corinthians tivesse perdido a Libertadores, como ia ser? Seria muita pressão em cima da gente – comentou o goleiro.

Assim como o Timão perseguia a Libertadores, a Seleção persegue o ouro olímpico, jamais conquistado. Até por isso o peso no futebol é maior do que em outros esportes, como afirma o goleiro corintiano.

– Cada esporte tem a sua particularidade. E no futebol é assim. Só o primeiro é que vale. Jogador de futebol está sujeita a essa pressão – finalizou Cássio.

O jogo do Brasil contra a Coreia do Sul será nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), em Manchester. No mesmo horário, o Corinthians estará treinando para a partida de quarta-feira, contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians