domingo, 8 de julho de 2012

Paulo André considera justo o empate com o Sport

LANCEPRESS!
Publicada em 08/07/2012 às 21:15
Recife (PE)

O Corinthians sofreu um duro golpe na Ilha do Retiro ao sofrer o gol de Marquinhos Gabriel aos 43 minutos do segundo tempo e ter de voltar para São Paulo com o empate por 1 a 1. O resultado, porém, não foi visto como injusto:

– Acho que foi justo. Perdemos a bola no meio e demos a oportunidade para eles. Eles jogaram bem no primeiro tempo e nós no segundo. Ficou de bom tamanho. Estava na mão, mas nós deixamos empatar - analisou o zagueiro Paulo André.

Após fazer um primeiro tempo espectacular, ficando cara a cara com Rithely e impedindo o volante de abrir o placar, o goleiro Julio Cesar acabou falhando no gol de empate, em chute que passou por debaixo de suas pernas.

- O Sport foi melhor no primeiro tempo e nós no segundo. Ou seja, foi justo até certa parte. Mas depois, quando ficamos com um jogador a mais, já seria injusto o empate - comentou, citando a expulsão de Felipe Azevedo.

Companheiro de defesa dos dois, Wallace espera ser o escolhido por Tite para assumir a vaga de Leandro Castán contra o Botafogo, na quarta-feira, já que o colega foi negociado com a Roma (ITA).

– Meu intuito é jogar e espero estar entre os 11. Esse empate foi uma fatalidade. Infelizmente não vencemos e seguimos na zona incômoda - disse, lembrando que o Timão segue na 19ª colocação.



Julio Cesar se irrita com críticas por gol sofrido e se justifica no Twitter

LANCEPRESS!
Publicada em 08/07/2012 às 21:45
São Paulo (SP)

O goleiro Julio Cesar foi um dos destaques do Corinthians no empate por 1 a 1 diante do Sport, neste domingo, na Ilha do Retiro. No primeiro tempo, fechou o gol, salvando inclusive uma bola cara a cara com Rithely.

O camisa 1, no entanto, foi alvo de críticas pelo gol de Marquinhos Gabriel (a bola passou por baixo de suas pernas) no fim da partida e começou a desabafar em seu Twitter.

"Feliz pela atuação de hoje e com gosto amargo do empate no final", disse o goleiro, que continuou:

"Tem pessoas que gostam de colocar a culpa de todos os gols em cima de mim, mas quem não viu o atacante estava cara a cara comigo"

"Então pelo que sei falhar com o atacante na sua frente não tem como"

"Vamos lá, não perdemos para um adversário difícil e sei que ajudei bastante para isso", resumiu Julio.



Liedson avisa: 'Sou muito feliz aqui no Corinthians'

LANCEPRESS!
Publicada em 08/07/2012 às 21:04
Recife (PE)

Liedson vinha sendo o herói do Corinthians na Ilha do Retiro até o gol de empate do Sport, neste domingo. O camisa 9, que não marcava desde a goleada por 6 a 0 contra o Táchira (VEN), na primeira fase da Libertadores, fez seu quarto gol em 2012 no empate por 1 a 1.

E o momento de voltar a balançar as redes não poderia ser melhor, já que os agentes do Levezinho vão se reunir já nesta semana com a diretoria do Corinthians para definir se o contrato do jogador, que se encerra no próximo dia 31, será renovado ou não. A tendência é que o acerto seja por seis meses.

– Tem mais 20 dias para conversar, estou feliz no Corinthians, correndo para caramba, honrando essa camisa. Não sei se vão ser 20 dias, mais seis meses ou mais um ano, mas sou muito feliz aqui, onde ganhei títulos importantes. Sou muito bem resolvido e estou num momento bom, voltei a marcar – disse ele, que chegou ao seu sexto jogo no Brasileirão e não pode mais atuar por outro clube na Série A.

Gerente de futebol do Timão, Edu Gaspar explicou que a decisão será tomada após muita conversa entre todas as partes envolvidas.

- Os empresários do Liedson queriam que nós esperássemos até o fim da Libertadores. Semana que vem vamos sentar e estudar a melhor situação para ambas as partes. É um atleta tem respeito, merece isso, tem o carinho do grupo, é querido. Vamos ver o que será melhor para todos - explicou.

EMPATE É LAMENTADO

Apesar da felicidade por ter desencantado, o atacante lamentou a ducha de água fria do finalzinho.

– Foi um gol importante, pena que não soubemos aproveitar o momento bom do jogo que tivemos no segundo tempo. Foi uma desatenção nossa e tomamos o empate. Era ter paciência – lembrou Liedson.



Edu Gaspar diz que não haverá desmanche no Corinthians

LANCEPRESS!
Publicada em 08/07/2012 às 21:24
Recife (PE)

Após o título da Libertadores, o Corinthians sofre uma reformulação em seu elenco. Leandro Castán e Willian foram negociados com Roma (ITA) e Metalist (UCR), respectivamente, Ramon será emprestado ao Flamengo e Gilsinho rescindiu para acertar com o Sport.

Fique por dentro antes que todos! Notícias do Timão no celular.

O gerente Edu Gaspar, no entanto, recusa o termo "desmanche". Pelo contrário. Ele garante que reforços chegarão em breve para a sequência do Brasileirão e do Mundial.

- É importante deixar bem claro que nós, da diretoria, não estamos preocupados com desmanche, mas sim com chegada de reforços. A gente recebe pressão externa de desmanche. O Leandro saiu, foi o único titular. Gilsinho e Willian não estavam jogando tanto, e quem sabe a gente não traz atleta para repor essa posição. Estamos atentos ao mercado, fiquem tranquilos, a nossa preocupação é manter e reforçar - disse o dirigente alvinegro, na Ilha do Retiro.

Confira o que o gerente falou:

Reposições

"A gente está atento ao mercado. Willian está encaminhado para sair, então pode ser que a gente venha a repor essa posição. O número 9, que tivemos problemas na temporada, também vamos atrás. E pode chegar atletas de outras posições, vamos ver as necessidades de elenco, o que o Tite vai me passar. Vamos estar muito fortes para esse Brasileiro"

Guilherme da Portuguesa

"Guilherme continua na mesma situação de sempre. Conversamos com a Portuguesa um tempo atrás, tentamos evoluir, não conseguimos. Vimos que teve uma situação do atleta no clube, voltamos a falar com a Portuguesa, não teve negócio, respeitamos a posição deles. Agora vamos ver daqui para frente como vão conduzir"

Nota de Redação: O Timão tentou o jogador desde o início do ano. A Lusa, no entanto, nunca quis negociá-lo. O volante era uma das prioridades para ser o reserva de Ralf na temporada.

Paulinho

"Na verdade, a Internazionale de Milão tem de convencer três partes. Pão de Açúcar, BMG e Corinthians. A negociação não é tão fácil. Antes disso, a gente pode sentar com o Paulinho, conversar com os parceiros... A gente quer fazer um bom negócio para que o Paulinho fique e os parceiros fiquem felizes também"

Nota de Redação: O volante prometeu que fica para o Mundial, mas quer receber uma valorização. Nos últimos dias, a Internazionale de Milão esteve no Brasil e conversou com representantes do jogador.

Chicão e Alex

"A gente não pode trabalhar em cima de especulações. Senão, vamos ficar o dia inteiro conversando com atletas. É normal que surjam especulações, mas a gente não pode seguir muito adiante enquanto não chegar a proposta oficial. Quero tranquilizar os torcedores que perguntam de desmanche. A nossa intenção é reforçar o grupo, e não desmanchar"

Nota de Redação: Chicão recebeu proposta do Guangzhou Evergrande, da China, enquanto Alex foi procurado pelo Al Gharafa, do Qatar.

Reforços de impacto em outros clubes

"O que posso dizer é que estamos atrás de atletas com perfil interessantes. São titulares dos clubes, com número de partidas considerável. Não estamos atrás de grandes estrelas, mas de jogadores que atendam as necessidades. Posso garantir que estamos bem atentos, trabalhando bastante, para que a gente possa trazer nomes importantes. Independentemente da grandeza do nome, vamos trazer um bom nome"



Morto em 2011, Sócrates terá busto no Parque São Jorge

LANCEPRESS!
Publicada em 07/07/2012 às 16:23
São Paulo (SP)

No próximo dia 28, às 11h, o Corinthians realizará a inauguração de um busto em homenagem ao ex-jogador Sócrates.  A celebração acontecerá no Parque São Jorge.

Sócrates jogou no Corinthians de 1978 à 1983 e além dos campeonatos Paulistas de 79, 82 e 83, entrou para a história do Timão ao ser líder da Democracia Corinthiana, movimento que dava aos jogadores do clube maior autonomia nas decisões dentro e fora de campo.

Receba primeiro as notícias do Timão no seu celular!
 
O ex-jogador faleceu na manhã do dia 4 de dezembro de 2011, data em que o Corinthians consagrou-se pentacampeão Brasileiro. Recentemente, quando foi cogitada a construção de um busto para o ex-presidente Andrés Sanchez, muitas pessoas apontaram o politizado ex-jogador como maior merecedor para a honraria.

Neco, Luizinho, Cláudio e Baltazar, todos ex-jogadores, são outros que ganharam essa homenagem nos anos 90.



Romarinho desperta o interesse da Juventus, garante jornal

Segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport, a Juventus acompanhou a ascensão do atacante Romarinho e estuda sua contratação.

O atacante do Corinthians, anotou três gols pelo clube alvinegro, dois no clássico contra o Palmeiras (virada por 2 a 1) e um na primeira partida final da Libertadores diante do Boca Juniors em La Bombonera.

O diário italiano cita como está fatiado o direito federativo do atacante - 40% ao Corinthians, 50% com o empresário Carlos Leite e 10% com o Bragantino - e diz que a Juventus teria dificuldade em tê-lo.

Após a conquista da Libertadores, o Corinthians perdeu o zagueiro Leandro Castán para a Roma e o atacante Willian para o ucraniano Metalist; Paulinho interessa à Inter de Milão.



Por Mundial, Lampard descarta trocar Chelsea pelo Los Angeles Galaxy

Frank Lampard Chelsea (Foto: Getty Images)Vencedor da Champions, Lampard agora quer o
título do Mundial de Clubes (Foto: Getty Images)

O meia Frank Lampard negou neste domingo que esteja nos Estados Unidos negociando sua transferência do Chelsea para o Los Angeles Galaxy, clube americano que conta com David Beckham. O atleta garantiu que não deixará os Blues agora pois deseja conquistar a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes da Fifa ainda neste ano.

Lampard está de férias em Los Angeles e foi fotografado recentemente com seu empresário Steve Kutner ao lado de Beckham assistindo a uma partida do Galaxy, no camarote. Em entrevista ao tabloide inglês "The Sun", o meia afirmou que está nos Estados Unidos apenas para descansar com a noiva Christine Bleakley.

- Estou aqui em Los Angeles de férias com Christine. Nós ficamos noivos aqui no ano passado e adoramos a cidade. Steve está aqui tratando de negócios de música e futebol, conseguiu o camarote e fomos ao jogo do Galaxy. Beckham estava suspenso, então sentou conosco, demos boas risadas e foi só - afirmou.

Como está em seu último ano de contrato com o Chelsea, Lampard tem sido envolvido em várias especulações na imprensa inglesa, principalmente sobre ofertas dos EUA e do futebol chinês. Porém, o inédito título da Liga dos Campeões parece ter motivado o meia a continuar nos Blues em 2012/2013.

- Estou realmente concentrado em voltar ao Chelsea. Estou me sentindo bem, minha lesão está curada e ter ficado fora da Eurocopa me fez bem. Tive o verão todo livre e estou pronto para voltar e trabalhar duro na temporada. Temos que olhar para a Supercopa da Europa e para o Mundial de Clubes - concluiu.



No toma lá, dá cá, Botafogo pretende usar Vítor Júnior contra o Corinthians

vitor junior botafogo titi bahia (Foto: Satiro Sodré / Agif)Vítor Júnior tenta driblar o marcador na vitória sobre
o Bahia (Foto: Satiro Sodré / Agif)

O Botafogo foi obrigado a aceitar o adiamento do confronto com o Corinthians, que estava marcado para o dia 30 de junho, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, e será realizado quarta-feira, no Pacaembu. Na época, a CBF permitiu a mudança, mesmo fora do prazo de 10 dias regulamentares, pois o clube paulista estava na disputa da final da Taça Libertadores.

Agora, o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, pede a forra. Ele pretende usar Vítor Júnior no jogo. No entanto, como o meia está emprestado até o fim do ano pelo Corinthians, há a condição de que não enfrente o ex-clube. A não ser que haja o pagamento de uma taxa.

- Penso em contar com o Vítor Júnior sim. Vamos tentar. Vivemos um momento difícil, com a saída de três jogadores e não temos muitas peças de reposição. O Fellype Gabriel não está em condições físicas de ser titular e, fatalmente, na quarta-feira ainda não vai estar. Vamos precisa muito do Vítor Júnior. Estamos tentando convencer as pessoas. A CBF transferiu esse jogo para beneficiar o espaço do corinthians na Libertadores. Seria de muito bom tom que nós tivéssemos esse nosso anseio satisfeito - explicou Oswaldo.

Vítor Júnior foi contratado com a possibilidade de compra de 50% dos direitos econômicos por R$ 3 milhões. Para ele enfrentar o Corinthians, o Botafogo vai tentar decidir a situação na base do diálogo com o Corinthians, que Oswaldo de Oliveira considera um adversário temível.

- O Corinthiasn é sensacional, com o trabalho do Tite e da comissão técnica. Isso nos motiva muito também. Vai ser realmente um grande jogo na próxima quarta-feira - avisou Oswaldo.



Ratinho revela que quase adulterou RG para jogar profissionalmente

Luciano Ratinho se emociona e chora ao anunciar o fim da carreira (Foto: Cleber Akamine / Globoesporte.com)Luciano Ratinho chorou ao falar sobre o fim da carreira (Foto: Cleber Akamine / Globoesporte.com)

Em menos de dois anos ele trocou os campos da várzea de Ribeirão Preto pelos gramados do Parque São Jorge. Luciano Ratinho, que iniciou a carreira profissional aos 19 anos, jamais imaginou que uma oportunidade nos juniores do Botafogo-SP pudesse levá-lo tão longe com um par de chuteiras nos pés. Não fosse a bola, a vida do ribeirão-pretano provavelmente ficaria nos canteiros de obra, auxiliando o pai na construção de tijolos.

A rápida ascensão, porém, aos olhos de quem viveu na pele, não foi ‘tão simples assim’. Tímido, Ratinho diz que não pensava em bola. Foi um empresário que o convenceu a fazer um teste na Portuguesa Santista, mas com uma condição: adulterar o ano de nascimento de 1979 para 1981.

Luciano Ratinho, ex-jogador do Botafogo-SP (Foto: Reprodução EPTV)Luciano Ratinho, com o troféu de vice-campeão
Paulista (Foto: Reprodução EPTV)

- O cara e me disse: 'Luciano. Se eu te arrumar um teste na Portuguesa Santista você vai? Mas só que é o seguinte. Vamos ter que fazer um gato (esquema). Você vai chegar lá, jogar, mas não vai poder mostrar os seus documentos ’ – contou Ratinho, que não quis revelar o nome do empresário. Inocente, Ratinho aceitou.

- Peguei duas bermudas, duas camisas e fui fazer o teste. Só que os moleques eram dois, três anos mais novo. Começou o treino e eu joguei pra caramba. Pedalei, arrebentei. No segundo treino eles perguntaram 'cadê seus documentos?'. Estava dentro da minha carteira, mas fiquei com medo e falei que estava em Ribeirão, no time amador – comentou o meia, aos risos.

No retorno a Ribeirão Preto, Ratinho procurou novamente o empresário. A proposta de adulteração de documentos, que parecia simples, passou a ter um valor: R$ 1.500,00. Pobre, Ratinho buscou a ajuda de amigos no meio futebolístico e, ao falar com pessoas ligadas ao Botafogo-SP, encontrou portas abertas.

Com 19 anos – idade limite para a categoria –, o técnico dos Juniores do Pantera na época, Carlos Guerra, logo avisou.

- ‘Ó, Luciano. Você já está no último ano de júnior (categoria), você vai ter que arrebentar. Se for igual aos que estão aqui, prefiro ficar com os que já estão porque eu conheço'. Tudo isso na frente do meu pai – declarou Ratinho que, no mesmo dia, construía uma nova amizade, dentro e fora de campo.

- Sabe quem foi fazer teste naquele dia? O Leandro. Eu já conhecia ele do amador, do Quintino (bairro da periferia de Ribeirão Preto). Nós dois jogamos juntos no ataque. Eu sabia que ele jogava bem e fiquei tranquilo – disse Ratinho.

Contra os titulares, que tinha Doni e Cicinho, Ratinho e Leandro sobraram no treino. Entre os reservas.

- Nós arrebentamos no treino. Passei pelo Cicinho e ouvi ele comentando: 'é, nesse campão (Santa Cruz) aqui, todo mundo joga'. No treino seguinte, foi no campo de baixo, que é ruim pra caramba. Lembro que teve uma hora que nós fizemos uma jogada e o Guerra falou assim: 'É isso que eu quero. Os moleques chegaram ontem e estão fazendo o que eu quero'.

A partir daí, Ratinho e Leandro passaram a integrar os juniores do Botafogo e, no ano seguinte, conquistaram o vice-campeonato paulista pelo Pantera.

Luciano Ratinho, ex-jogador do Botafogo-SP (Foto: Reprodução EPTV)Luciano Ratino: do futebol amador para os gramados do Santa Cruz (Foto: Reprodução EPTV)

Fim da carreira

Ratinho não quer jogar mais. A motivação, que outrora o levava aos gramados, já não existe mais. A decisão de pendurar as chuteiras estava tomada quando um convite do Botafogo o fez repensar. Só que o retorno durou apenas dois meses.

- Quando o Botafogo me ligou, eu animei. É o único time que eu torço. Tentei me motivar, acordar mais cedo, mas eu não estava muito feliz. Quando eu achei que daria, chegou uma pessoa da diretoria e disse o seguinte: 'você vai ter que arrebentar na Copinha para mim brigar para ficar no Campeonato Paulista'. Eu já estava meio desanimado e aquilo, para mim, foi o fim. Aí eu decidi parar – comentou Ratinho.

Corinthians

Luciano Ratinho acredita que não teve sorte no Corinthians.

- Quebrei o pé duas vezes. Fiquei muito tempo parado e não tive chance. Acabei pedindo ao Citadini que me liberasse para jogar no Juventude, já que eu não estava sendo aproveitado – comentou o meia, que lembra da pressão no time da capital paulista.

- Quando eu cheguei no Corinthians, não acreditava. É um time de massa, um time com muita cobrança. É diferente. Em todos os treinos tem imprensa te esperando para dar entrevista. Quando eu fui para o Juventude, acabava o treino, nem tinha imprensa. É muito diferente.

Futuro

Sem ostentar bens materiais, Ratinho leva uma vida simples em Ribeirão Preto. Longe dos gramados e sem a ambição de ingressar no mundo futebolístico, como técnico ou empresário, o ex-jogador pretende cuidar dos imóveis que adquiriu ao longo da carreira profissional – algumas casas e um salão de festa, em Ribeirão Preto.



Por Mundial, Liedson aceita renovar por tempo curto e pode ficar no Timão

Felipe Bolguese
Marcelo Braga

Publicada em 08/07/2012 às 06:30
São Paulo (SP)

Liedson queria renovar o contrato por dois anos. O Corinthians propunha apenas seis meses. E o impasse definia a saída do atacante após a Libertadores.

Mas o cenário mudou. Com o título, o Levezinho faz questão de disputar o Mundial da Fifa, em dezembro, e aceita estender o vínculo por um período curto. É isso que vai deixar claro na reunião com a diretoria do clube na próxima semana.

– Tempo de contrato ou os valores são o que menos importa, Quero continuar no grupo, claro que tem muitas coisas a resolver, mas fazer parte dessa história já está de bom tamanho – disse, logo após a vitória sobre o Boca Juniors.

Neste domingo, às 18h30, contra o Sport (duelo com transmissão em tempo real pelo LANCENET!), o camisa 9 será titular e fará o sexto jogo pelo Brasileirão. É o limite para poder se transferir e atuar por outro clube da Série A na competição, neste ano. Mas Liedson não se importa, porque já não cogita mais sair.

O contrato vai até o dia 31 deste mês. Nos últimos tempos, ele autorizou os empresários Marcelo Goldfarb e Bruno Paiva a estudarem propostas de outros clubes. Foram sete, do Brasil e do exterior, que mostraram desejo de contratá-lo. A melhor proposta financeira foi do Al Gharafa, do Qatar, mas ele não aceitou.

Do outro lado, o Corinthians não se empolga tanto com o atacante, hoje com 34 anos, e não fazia questão de segurá-lo, se o desejo dele fosse sair. Diretoria e comissão técnica não acreditam que ele possa atuar em alto nível e pesam o fato de ser um dos maiores salários do atual elenco.

No entanto, alguns fatores podem favorecer para que um novo contrato seja firmado no encontro da semana que vem. Um deles é que o clube já negociou Willian e Gilsinho, e Elton deve ser o próximo a sair (leia mais ao lado). Com isso, seria arriscado ficar sem qualquer centroavante.

Outro fator é que a dificuldade para encontrar um atacante de ponta está enorme. Desde o início do ano sondagens foram feitas, mas os valores e a dificuldade de obter a liberação dos clubes têm atrapalhado.

De artilheiro a reserva
Contratado em fevereiro do ano passado do Sporting (POR), Liedson foi o artilheiro do Corinthians no Paulista e Brasileiro. Foram 23 gols na última temporada, mesmo com período fora da equipe, por conta de uma cirurgia no joelho esquerdo. Neste ano, sem dores – é o que ele garante – o Levezinho ficou em jejum por 13 jogos. Em 27 partidas ao todo, balançou redes apenas três vezes.

Elton foi contratado no início deste ano (Foto: Miguel Schincariol)

Elton não deve seguir para a temporada
O atacante Elton, contratado no início do ano após deixar o Vasco, não deve ficar para o restante da temporada de 2012. O jogador não encantou comissão técnica e diretoria, apesar de ter recebidos diversas chances de Tite neste ano – a maioria entrando por alguns minutos no fim do jogo.

Nos últimos jogos dos titulares pela Libertadores, Elton nem sequer ficou entre os reservas. Neste domingo, diante do Sport, estará à disposição de Cleber Xavier no banco. Seu contrato vai até o fim de 2014 e ele pode ser emprestado ou vendido.



Jornal italiano diz que Juve deve investir em Romarinho

LANCEPRESS!
Publicada em 08/07/2012 às 10:20
Turim (ITA)

A fama de Romarinho já atravessou o Oceano Atlântico e chegou à Europa. De acordo com a edição deste domingo do jornal italiano "Gazzetta dello Sport", a revelação do Corinthians poderá reforçar a Juventus na próxima temporada.

O jogador de 21 anos foi um dos destaques do Corinthians na campanha campeã da Copa Libertadores da América ao marcar um gol na final contra o Boca Juniors em plena Bombonera. No entanto, ainda segundo o jornal, o desejo do clube de Turim não é fácil de ser concretizado, pois o Corinthians acaba de firmar um contrato de quatro anos com o jogador e não teria o interesse de vendê-lo.

Os recursos para investir em Romarinho podem vir da venda de Pirlo, que interessa ao Paris Saint-Germain e ao Bayern de Munique. O clube francês, por exemplo, já ofereceu R$ 25 milhões pelo jogador italiano da Juve.



Diretoria do Timão vai buscar reforços para brigar pelo Brasileirão

Apesar de ter vendido Leandro Castan e Willian e com prováveis negociações envolvendo Alex e Paulinho, a diretoria do Corinthians pretende reforçar o elenco para lutar pelo Bicampeonato Brasileiro, mesmo com a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro.

"Nossa ideia é jogar o Brasileiro para vencer. Não vamos entrar para ser coadjuvantes, como ouvi muitos dizerem por aí. Queremos ser bicampeões", afirmou o diretor de futebol Roberto de Andrade.


"Precisamos de nomes fortes não só para o Mundial. Temos sempre de trazer jogadores à altura do clube para manter o time forte", disse Andrade.

O Corinthians enfrenta o Sport, neste domingo na Ilha do Retiro, com transmissão em tempo real do Goal.com, às 18h30.



Preview: Sport x Corinthians

Após a conquista inédita da Copa Libertadores, o Corinthians volta a campo neste domingo pelo Campeonato Brasileiro. Com uma equipe totalmente reserva, o Timão enfrenta o Sport, às 18h30, na Ilha do Retiro. O técnico Tite também ganhou folga e não viaja para Recife.

Com apenas quatro pontos, o Corinthians precisa vencer para tentar sair da zona do rebaixamento. Diante de sua torcida, o Sport busca sua segunda vitória consecutiva no Brasileirão.

Aqui em Goal.com você poderá acompanhar todos os detalhes do confronto.

  ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

SPORT

Magrão
Moacir, B. Aguiar, Aílson (D. Ivo), Reinaldo
Tobi, Rivaldo (Rithely), M. Paraná, M. Gabrie
l
Henrique, Felipe Azevedo

CORINTHIANS

Julio Cesar
Welder, Wallace, Paulo André, Ramon
W. Arão, Marquinhos, Douglas, Ramírez
 Romarinho, Liedson

O técnico Vágner Mancini tem algumas dúvidas para escalar o time. Na defesa, Aílson e Diego Ivo disputam a vaga deixada pelo suspenso Edcarlos. No meio, Rivaldo e Rithelly disputam uma vaga. Recém-contratados, Cicinho e Renan deve ficar a disposição no banco de reservas.

Do outro lado, o Corinthians será comandado pelos auxiliares Cleber Xavier e Geraldo Dellamore, já que Tite, assim como todos os titulares, ganhou folga no final de semana. Com exceção de Willian, negociado com o Metalist-UCR, o Timão deve começar o confronto com o mesmo time que enfrentou o Palmeiras.



Com mudanças e atrás de reforços, Timão promete brigar por Brasileiro

Depois de conquistar a Taça Libertadores, o Corinthians aproveita para fazer algumas alterações no elenco neste segundo semestre. Apesar de já ter negociado o zagueiro Leandro Castán e o atacante Willian, jogadores importantes para o técnico Tite, a diretoria afirma que o Timão não abrirá mão de brigar pelo título do Campeonato Brasileiro em virtude da disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.

– Nossa ideia é jogar o Brasileiro para vencer. Não vamos entrar para ser coadjuvantes, como ouvi muitos dizerem por aí. Queremos ser bicampeões – afirmou o diretor de futebol Roberto de Andrade.

Roberto de Andrade e Duílio Alves, diretoria do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Roberto de Andrade e Duílio Alves, diretores de futebol (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

O histórico, porém, mostra que os clubes que vencem o torneio mais importante das Américas não conseguem manter o rendimento na competição nacional. Desde que o sistema de pontos corridos foi implantado, em 2003, apenas o Internacional se manteve em alta logo em seguida e terminou o Brasileirão em segundo lugar em 2006.

Precisamos de nomes fortes não só para o Mundial. Temos sempre de trazer jogadores à altura do clube para manter o time forte"

Roberto de Andrade, diretor de futebol

Um ano antes, o São Paulo foi apenas o 11º colocado. O mesmo Colorado foi sétimo em 2010. Na temporada 2011, o Santos também teve um rendimento apenas mediano para evitar o rebaixamento, acabando em décimo lugar.

Mesmo com a promessa da direção, o segundo semestre pode continuar sendo de mudanças no Corinthians. Vários jogadores estão na mira de outros clubes e podem ser negociados. Dos titulares, o volante Paulinho, assediado pelo Inter de Milão, e o meia Alex, procurado por uma equipe do Qatar, podem sair.

Entre os reservas, as alterações podem acontecer em maior volume. O atacante Gilsinho já foi liberado para acertar com o Sport, provável destino também do meia peruano Ramírez. O lateral-esquerdo Ramon se despede do grupo neste fim de semana e deve ser anunciado pelo Flamengo na segunda-feira.

A direção alvinegra, porém, promete reforços. Caso Alex seja vendido, um novo armador pode pintar no CT Joaquim Grava. O clube procura mais dois centroavantes, já que Liedson tem contrato até o dia 31 de julho e dificilmente renovará.

– Precisamos de nomes fortes não só para o Mundial. Temos sempre de trazer jogadores à altura do clube para manter o time forte – disse Andrade.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Da expulsão do Flu ao heroísmo no Timão: as mil e uma histórias do Sheik

Emerson sheik entrevista (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Emerson entrou para a história do Timão na última
quarta (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Vestido com uma camisa do Chelsea, um menino de dez anos espanta-se e coloca a mão na boca como se não acreditasse quem acabara de encontrar. Outras tantas crianças que estão no campo de barro à espera do início da partida param para acompanhá-lo e gritam: “Você joga muito”. Os treinadores têm que berrar para retomar a concentração dos meninos. Mas todos continuaram enfeitiçados por Emerson, o herói da primeira conquista do Corinthians na Taça Libertadores

Poucos dias depois de marcar os dois gols da vitória sobre o Boca Juniors, Sheik aproveitou o sábado ensolarado no Rio de Janeiro para virar pai-corneteiro. Foi a um condomínio na Barra da Tijuca assistir ao desempenho do filho Emerson em um campeonato sub-8. Só que a vida de anônimo durou poucos passos.

Nem sempre foi assim para ele no Brasil. Depois de títulos, milhões de dólares e alguns problemas no Oriente Médio, retornou para o país como o “Milk Shake” desconhecido que o Flamengo contratara. Degrau a degrau, conquistou títulos e a fama de um atacante bom, decisivo e polêmico.

Coleciona adjetivo - bons e maus -, histórias - boas e más –, mas tem explicação e argumentos para tudo que lhe imputam. Certo ou errado, mocinho ou vilão, Emerson não evita se posicionar. E foi assim durante pouco mais de uma hora de entrevista no intervalo entre um jogo e outro do filho. Saída polêmica do Fluminense, fama de baladeiro, status de jogador decisivo, acusação de carro contrabandeado... Tudo ganhou a versão de Emerson para ser lida e interpretada.

GLOBOESPORTE.COM:  Quando bateu o estalo de que, com a carreira consolidada no Oriente Médio e no Japão, era hora de se arriscar no futebol brasileiro?

Emerson: Saí do São Paulo com 18 anos. E fiquei mais de dez fora. Voltei com idade avançada para o Brasil porque tinha o desejo de também fazer sucesso no meu país. Tive passagem boa pelo Japão, morei seis anos e ganhei títulos. Fui para o Qatar e também ganhei. No Brasil, ninguém conhecia o meu trabalho. Graças ao Felipe, que está no Vasco, comecei a amadurecer a ideia de voltar ao Brasil. Tinha medo de voltar, tinha receio: “Caramba, acho que não vou conseguir jogar da maneira que joguei fora”. Felipe sempre nos treinos falava para relaxar. Mas eu tinha um pouquinho (de medo).

emerson SHEIK corinthians mosaico entrevistão (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Momentos de Emerson desde a volta ao Brasil, em 2009 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Voltar ao Brasil com quase 30 anos, bolso cheio e nenhuma fama no país não é das situações mais simples de lidar. O primeiro obstáculo foi no Flamengo. Como foi quebrar diferentes resistências em três clubes?

No Flamengo foi a pior experiência, porque de fato ninguém me conhecia. Tinha até algumas brincadeiras na rua: "Quem é esse milk shake? Quem é esse árabe aí? Flamengo não tem dinheiro e está apostando em qualquer um". Ouvi muito isso. Mas era verdade isso, não era mentira. Foi uma experiência não muito legal, mas comecei a treinar e a confiança veio: “Dá para render bem, lógico que dá”, pensei. Tive oportunidade de jogar contra o Fluminense na minha estreia e fiz um gol de cabeça.

Você até chorou...

No Flamengo foi a pior experiência, porque de fato ninguém me conhecia. Tinha até algumas brincadeiras na rua: "Quem é esse milk shake? Quem é esse árabe aí?". Ouvi muito isso"

Emerson

Antes daquilo, fiquei seis meses sem poder jogar no Qatar, porque tive um problema com a seleção do Qatar. Houve uma confusão e fiquei seis meses sem jogar, sem poder sair de lá porque tinha que resolver o contrato com eles. Passou um filme naquele momento (do primeiro gol). Só quem vive é que sabe. Queria jogar, estar perto da família também. Daí acabei me emocionando.

A chegada ao Fluminense também não foi muito tranquila por causa do seu passado rubro-negro.

É, por ter jogado no Flamengo houve até campanha na internet: “Flamenguista aqui, não”. Meu primeiro treino nas Laranjeiras tinha um grupo de torcedores... Acho que do Fluminense, que, quando fui ao campo dar um trote, a galera não aprovou, vaiou. Felizmente, joguei oito jogos e fiz sete gols. Aí virou Sheik é f..., né?

Por último, você abandonou o estado em que nasceu e apostou no Corinthians.

No Corinthians teve esse lance de ser carioca, fama de ser malandrão. E aí veio acompanhado daquele problema do Fluminense também, que eu tive com presidente (Peter Siemsem). Quando cheguei lá, o Andrés, ex-presidente, chamou o grupo. Eu nem tinha intimidade, mas ele reuniu os jogadores e disse: “Esse cara é meu, uma pessoa do bem e está aqui para ajudar vocês”. Aí já quebrou o clima, me deixou à vontade. Já conhecia alguns jogadores.

E a torcida?

A torcida do Corinthians é difícil. Como dizem... um bando de loucos (risos). São exigentes, querem títulos. A Libertadores era um grande sonho. A única maneira de conquistar essa galera é correndo para caramba e tenho esse perfil de entrega. Dentro de campo me transformo. E também esses dois títulos contribuíram. Hoje estamos em lua de mel. Não só comigo, mas com o time todo, a diretoria, o Tite. Na sala de embarque do aeroporto, senti a importância desses dois gols. No pouco contato que tive, vi que o tratamento é diferente, de ídolo.

Na sala de embarque do aeroporto, senti a importância desses dois gols. Vi que o tratamento é diferente, de ídolo"

Emerson

Recentemente, você foi visto no CT do Corinthians dando conselhos para um jogador evitar o excesso nas noitadas. Você tem esse lado conselheiro?

Acho que é a idade... É tudo muito fácil para jogador de futebol, principalmente, para quem joga em time grande como Corinthians, Flamengo, São Paulo. Todo mundo quer agradar a jogador de futebol porque o cara aparece na televisão, tem grana. É verdade, não é mentira. O dono da balada te coloca no camarote, apresenta as meninas. Eu apenas aconselhei um jogador que me perguntou se poderia dar problema no clube se soubessem que ele estava saindo direto.

E você não sai?

Eu cuido muito da minha vida, evito balada, faço as coisas na minha casa. Bebo minha cerveja na hora em que dá para beber, com meus amigos. Na hora em que tem de dormir, eu estou do lado da minha cama, não tenho que me expor, ir para estaciomento pegar carro, dirigir com uma ou duas cervejas na cabeça. Eu acho perigoso para minha vida e para a vida de outras pessoas. Eu prefiro fazer dentro de casa, é mais seguro.

Por quê?

Época do celular dificulta um pouco. Sempre tem alguém tirando uma foto. Botou o copo na boca já tem um malandro tirando uma foto. Com uma imagem o texto pode ser qualquer um: “Está embriagado”, “curtindo”, “baladeiro”. Depende de quem vai escrever. Importante tomar todos os cuidados.

Acha que tem fama de baladeiro?

Não, não tenho. Não tenho mesmo. Tenho fama de brigar dentro de campo, me transformar. Mas fora de campo sou tranquilo.

Por que todo mundo o considera um jogador polêmico?

Não tenho meias palavras. Fujo daquele padrão: “acho que tem que ganhar, fazer um bom jogo”. O que tem para falar, eu falo. O que acho que é certo ou errado, eu falo também. E as consequências sempre assumi.

Assim que acabou o jogo contra o Boca, você deu uma declaração dizendo que alguém havia errado contigo. Era um desabafo guardado e endereçado a quem?

A maior tristeza é essa. De ter saído pela cozinha, de não ter feito nada, e hoje eu poderia ser admirado pelo torcedor do Fluminense, e não sou porque um brincalhão criou histórias onde não tinha"

Emerson

Todo mundo sabe de quem estava falando... Estava falando do presidente do Fluminense. Acho que ficou bem claro que foi para ele. Minha saída do Fluminense foi uma cena muito triste na minha carreira. Muito triste. Não vou esquecer nunca. E foi bom ter passado por aquilo. Eu saí como um marginal. Como se eu tivesse tirado a vida de alguém, roubado alguém. Me esconderam. Eu tive que sair pela porta de trás do hotel, passei dentro de uma cozinha. Quantas vezes for necessário falar isso, eu vou falar. Quem sentiu fui eu. Quem foi enganado foi o torcedor do Fluminense. Eu saí muito triste. Passei na cozinha, a mulher estava fritando bife. Eu com a minha mochilinha, sabe? Não tinha nem tênis para ir embora. Foi o Conca que me emprestou o tênis dele. Me senti, aí sim, me senti um verdadeiro marginal. Eu não tinha feito nada. Absolutamente nada. Eu só cantei a música do Flamengo, tinha música do Vasco, tinha também o trecho da música do Fluminense. Não cantei sozinho, tinha um monte de gente. Essa história já contei milhões de vezes.

Mas por que você acha o clube optou por dispensá-lo?

Sério...não consigo te responder. Nunca fiz nada para o cara (Peter) e tinha acabado de participar de um título importante, né? De ter feito parte do grupo, eu sei da minha parcela de contribuição. Sei que ajudei. Eu não fui o cara até porque não teve o cara. Teve o Muricy com a comissão técnica dele, teve a direção com todas as dificuldades de encontrar um lugar bacana para a gente treinar, para a gente tomar banho. E superamos tudo isso. Quando tiveram essa atitude, não lembraram que eu levei mais de dez injeções para estar na final contra o Guarani. Não lembraram um monte de coisas e me mandaram embora.

Essa volta da Argentina ficou tão marcada assim na sua cabeça?

Entrei num carro e fui para o aeroporto com uma pessoa que eu nunca tinha visto na vida. Cara, eles não me encontraram no sinal. Eu saí de dentro da minha casa, com a minha família. O mínimo era me deixar dentro de casa com a minha família. Me trazer até o meu país. Me mandaram embora. Fiquei até com medo de ficar no hotel e me tirarem do quarto. Foi um filme que passou no momento da conquista da Libertadores e mandei o recado, sim. Não falei porque estava empolgadinho, porque fui campeão. Tem outras coisas que me empolgam mais, por exemplo, ver meu filho jogar futebol. Me fizeram mal. Me acusaram de coisas que não fiz. A música eu cantei, mas pelo amor de Deus, cara. Vou te dar um exemplo: no jogo contra o Santos, cheguei no vestiário, estava toda a direção, né? Falei: e agora, como é que faz para marcar o Neymar? Agora o presidente do Corinthians vai me mandar embora porque eu falei que o Neymar joga muito? Não. Joga não. Falei uma mentira, né?

Há quem atribua ao Fred sua saída. Comenta-se que vocês tiveram um atrito fora de campo por causa de mulher.

Isso é história de torcedor. É ridícula essa história de mulher. Nem tinha uma vida social com o Fred. Meu negócio com Fred era lá no treino. Fiquei triste na época com ele. Como líder, ele poderia ter me defendido. Como atleta, como amigo. Estávamos juntos no dia a dia. Fiquei triste com ele porque ele era o nosso líder. Achei que na época ele poderia interceder: “Não, não vai mandar (embora)”. Quando eu saí da reunião do quarto do presidente, que fui para ao meu quarto, estavam todos os jogadores. Todos. E ele não estava. Isso eu fiquei triste. A decisão não foi dele, ele não tinha esse poder. Os jogadores tentaram ajudar, mas a decisão foi do presidente. Ele me chamou, ele conversou comigo. O presidente e o diretor na época, Mário Bittencourt. A decisão foi dessas duas pessoas. Tinha uma liderança, sim, acho que tem ainda, dentro do grupo, com os jogadores.

Diziam que o Fred escalava o time na época do Enderson...

É, acho que alguma coisa pode ter acontecido. Não tenho muito como provar, mas todo mundo comentava. Os jogadores também.

Suas declarações demonstram frustração por ter saído tão mal do Fluminense. É verdade?

Sabe quantas vezes eu faltei a um treino no Flamengo, briguei com alguém? Nenhuma. Sabe quantas vezes eu briguei no Corinthians? Nenhuma. E no Fluminense, até a entrada do presidente, não tinha brigado com ninguém também"

Emerson

Se iniciava ali uma história muito bonita no Fluminense, de um título após 26 anos, gol do título, carinho que o torcedor tinha comigo. O que é mais triste hoje é que o cara que fez o gol do título do Fluminense após 26 anos não é lembrado com carinho. Se fosse uma verdade tudo que aconteceu, eu não estaria aqui hoje. Campeão brasileiro três vezes, Libertadores, Carioca. Não preciso falar do Fluminense. Mas o que deixa triste mesmo é o fato de o torcedor ter sido enganado. Essa é a frase. O torcedor foi enganado ao meu respeito. Hoje, poderia estar aqui no Rio de Janeiro vivendo na minha cidade, perto dos meus filhos, campeão da Libertadores, talvez com o Fluminense. Me tiraram de uma maneira feia, desrespeitosa. A maior tristeza é essa. De ter saído pela cozinha, de não ter feito nada, e hoje eu poderia ser admirado pelo torcedor do Fluminense, e não sou porque um brincalhão criou histórias onde não tinha.

O que você aprendeu desse episódio para ser herói de novo no Corinthians? Para não repetir isso, não sair pelos fundos, sem carinho do torcedor?

Sabe o que eu faço no Corinthians diferente do que fiz no Fluminense? Nada. O que eu fiz no Fluminense foram coisas boas. O que eu fiz no Flamengo, também. E o que eu faço no Corinthians, também. Eu não mudei absolutamente nada. Nada. Uma vírgula. Eu não mudei uma vírgula.

Você é um cara indisciplinado?

Se ligar no departamento de futebol do Corinthians, tenho pouco mais de um ano. Pergunta quantas vezes eu faltei. Uma. E porque tive de ir a uma audiência. Só faltei uma vez. Pergunta se alguém tem alguma coisa para falar. Liga no Flamengo e pergunta se tem alguma coisa para falar. Sabe quantas vezes eu faltei a um treino no Flamengo, briguei com alguém? Nenhuma. Sabe quantas vezes eu briguei no Corinthians? Nenhuma. E no Fluminense, até a entrada do presidente, não tinha brigado com ninguém também. Acho que era pessoal.

Pessoal por quê?

Por que eu que falei em 2009 que era flamenguista? É torcedor ou presidente? Tem que definir isso antes de assumir um cargo tão importante. E quando assumir tem que separar as coisas.

Emerson sheik entrevista (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Emerson aproveitou a folga para ver o futebol dos filhos (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Falando de Corinthians, da final. Logo depois do jogo, todo mundo ressaltava que você tem estrela. Como você vê isso?

Cheguei em 2009, né? São dois anos e alguma coisa. Um, dois, três, cinco títulos. Um Carioca, três Brasileiros e a Libertadores. Peguei o Flamengo, não vou falar os profissionais, sempre falo dos funcionários, as pessoas que dão o suporte. Eu peguei um Flamengo com Léo Moura, com Adriano, time todo abraçando o Andrade para ser campeão. Eu sou um cara que estou sempre no lugar certo. Eu colaboro, dou minha parcelinha. Depois no Fluminense com Deco, Muricy, Fred, Conca, com Belletti, que não jogou muito, mas era um líder. E outros. O Corinthians não tem isso. Fica difícil falar um ou dois. Tem que falar o nome de todo mundo, porque lá realmente não tem um ou outro que se destaca. O Corinthians tem trinta que correm. Não tem o astro do time. Talvez até o Tite poderia levar essa fama de ser o cara. Mas não tem vontade de levar. Acho que conquistei tudo isso por causa do trabalho, respeito e ambição. Saber por que ganha, por que perde. Merecer as coisas. Hoje eu acredito muito em merecimento. Nada cai do céu. Você trabalha, se dedica. Aí você conta com talento individual de um ou de outro. Mas é trabalho.

Sua confiança aumenta em jogos decisivos?

Eu adoro esses jogos. Não sei o que acontece. Gosto da pressão, do desafio, gosto de saber que um gol pode marcar história, como foi no Fluminense, como foi contra o Santos na semi. E contra o Boca lá, contra o Boca aqui. São jogos que eu curto para caramba. E também a cabeça, cabeça no lugar. Me perguntaram da pressão de jogar na Bombonera. Com todo o respeito, se pudessem sair 40 mil, 50 mil corintianos do Brasil para lotar a Bombonera, eu preferia que o outro jogo da final fosse lá também. Pô, maior barato, estava lotado o estádio. Assim como foi o Pacaembu. A festa ficou meio que parecida. Mas, se o segundo jogo fosse lá, também ia estar amarradão. Eu gosto pra caramba.

Se pudessem sair 40 mil, 50 mil corintianos do Brasil para lotar a Bombonera, eu preferia que o outro jogo da final fosse lá também. Pô, maior barato"

Emerson

Como foi o momento do gol? Sabia que ia fazer o gol?

Na véspera, eu deitei e estava falando com um amigo de Nova Iguaçu no telefone. E daí ele começou a lembrar da infância, das derrotas. Passava pelo buraco para não pagar o trem, não tinha o que comer. Conversas de quem já passou dificuldade. Aí falei: “E tu não sabe da maior. Estou achando que amanhã eu vou fazer um gol”. A gente fala isso para amigos. Não pensei em dois, pensei em um. Não ia falar para a imprensa senão iriam me cobrar se desse errado, né?

O que vai fazer com o carro de melhor em campo na final da Libertadores?

Chamei o Tite e combinei: ele vai pegar o carro dele e guardar como lembrança, mas doar o valor. Vou entregar meu carro para o Edu vender. Vamos juntar o dinheiro dos dois e dividir entre os funcionários. Faxineiros, rouparia, cozinha. Ficou definido assim. Será um bônus para eles.

E Mundial?

O carro de melhor jogador do Mundial? (risos). Não sei o que pode acontecer até lá. Espero estar vivo. Mas quero chegar ao Mundial com o Corinthians. Morei no Japão tanto tempo (seis anos) e agora, se estiver no Corinthians, estou na expectativa do reencontro. Temos que reforçar agora porque há alguns jogadores saindo. Castán e Willian já foram, o Alex também deve ir.

Você também tem ofertas. A proposta da China ameaça seu futuro no Corinthians?

Não vou mudar o discurso de quando saí do Flamengo. Dinheiro sempre vai seduzir, principalmente quando se tem filhos, família e contas a pagar. Futebol para mim dura mais quatro anos, depois tenho mais 40 para viver. Ano passado tive proposta e fiquei pelos meus filhos. Agora vou ficar pelo Corinthians.

Ano passado tive proposta e fiquei pelos meus filhos. Agora vou ficar pelo Corinthians"

Emerson

Mas em 2009, quando saiu do Flamengo, você tinha um salário relativamente baixo. Agora, a situação seria diferente. Você tem status e salário de astro no Corinthians. Sairia por quê?

Não sou e nem tenho salário de astro, mas a ideia é boa, hein? Quando saí do Qatar para voltar ao Brasil em 2009, paguei minha multa. Precisava recolocar esse dinheiro na conta.

Você pode jogar na Seleção?

Posso e muito. Tenho passaporte do Qatar, mas não podem me convocar lá porque já atuei na seleção brasileira sub-20.

Mas você se sente velho para ser lembrado pelo Mano Menezes?

Só estou velho em época de Olimpíadas (risos). Mas é difícil falar de Seleção porque parece propaganda. Importa o que você produz em campo. Me sinto bem, muito bem.

Mesma coisa que com 25 anos?

Ih, faz tanto tempo que não lembro (risos). Mas me sinto ótimo.

Pensa em aposentadoria?

Não, mas não será em breve. Quero um título paulista. Tenho um pelo São Paulo, em 1998, mas joguei só dois jogos.

Há quem conteste seu status de campeão brasileiro em 2009 pelo Flamengo porque saiu do clube no meio da competição. Concorda?

O Flamengo ganhou com diferença de quantos pontos para o segundo colocado (Inter)? Um. Então tira só o meu gol contra o Botafogo (empate por 2 a 2) e não tem mais título.

Você admite que se transforma em campo. Torna-se catimbeiro, malandro. Por que tanta mudança?

O Flamengo ganhou (o Campeonato Brasileiro de 2009) com diferença de quantos pontos para o segundo colocado (Inter)? Um. Então tira só o meu gol contra o Botafogo (empate por 2 a 2) e não tem mais título"

Emerson

O torcedor e algumas pessoas que assistem aos jogos, que me veem correndo, dando carrinho. Isso é o meu trabalho. É de onde tiro o sustento da minha família, o meu. E ali eu tenho que botar para quebrar mesmo. As pessoas acabam associando uma coisa com a outra. Minha vida fora de campo é completamente diferente. Mas eu sou um cara que usa a experiência que tem para tirar proveito, atenção de um zagueiro, desconcentrar o cara, cavar uma falta. Chegar um pouco mais forte num momento, depois deixá-lo bater para levar o cartão. Essas coisas que fazem parte do jogo.

Onde você aprendeu isso? Sua carreira foi praticamente toda no Japão e no Oriente Médio, onde o futebol é mais conhecido pela ingenuidade.

Ah, na minha cidade, Nova Iguaçu. Lá das peladas. E isso tem em pelada. Não gosto de perder. Gosto do sabor da vitória. Odeio perder, fico nervoso, não gosto. Perder faz parte do jogo, mas eu sou fascinado por vitória. Adoro marcar história como foi em 2009, no Carioca. Assim que eu cheguei, fui campeão carioca. Poucos sabem que fui campeão carioca pelo Flamengo. Vinha de um momento difícil na minha carreira e em dois meses fui campeão carioca.

Tem uma ética na catimba? Vale ofender a mulher, a mãe?

Sangue quente, cabeça fervendo, uns e outros perdem a noção do que falam. Acho que racismo, essas paradas assim, eu não curto. Mas provocação do atleta acho que vale.

Emerson sheik entrevista (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Emerson com o filho Henry e a bola: "Isso aqui é meu trabalho" (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Contra o Boca você chegou a dar a cara para bater ao zagueiro. O que vocês falaram?

Ele falou que ia me matar. Eu falei: “Tu é muito bobo, né? Como é que tu vai me matar? Vai pegar uma arma, vai me matar na frente de todo mundo. Não tem nem câmera aqui, né? Quase ninguém está vendo”. Bobo, né? Aí fiquei sacaneando, chamando de boludo (idiota em português). Ele caiu na pilha legal. Ele se desconcentrou. E o segundo gol é prova disso. Foi muito rápido, mas ele poderia estar mais fechado em mim. Se está mais atento, ele poderia chegar. Ele estava desconcentrado. Aí já era.

Você acha que é um cara chato dentro do campo?

Sou. Eu não dou mole. Quer respeito? Me respeita. Não quer apanhar? Não bate. Toda ação tem uma reação. Procuro ser sempre leal. Mas, quando entendo que está faltando lealdade do outro lado, aí entendo que dá o direito de reagir como tal. É dessa maneira que penso.

Fora de campo, volta e meia sai alguma coisa polêmica sobre você. Como você explica isso, já que se diz um jogador família?

Me acusaram de ter envolvimento com uma quadrilha de carros. Na boa? É pegadinha isso, né? Eu? Não preciso disso. Com todo o respeito. Só comprei um carro e meu nome bombou aí"

Emerson

Vamos lá. Quinta-feira, marcamos uma entrevista coletiva em casa e saiu que o oficial de Justiça foi me buscar. O oficial de Justiça foi me entregar uma intimação de uma senhora de 80 anos que está me processando porque ouviu uma música alta na minha casa. Outra coisa: me acusaram de ter envolvimento com uma quadrilha de carros. Na boa? É pegadinha isso, né? Eu? Não preciso disso. Com todo o respeito. Só comprei um carro e meu nome bombou aí. Só comprei um carro. Não preciso disso, tenho família. Na época em que passava fome, tinha vários amigos, coleguinhas do bairro que gostavam de fazer coisa errada, e não fiz. Na época em que não tinha o que comer! Hoje tenho casa bonita, carro bonito, só como em restaurante bom. Posso ter o melhor carro. Vou me envolver num negócio desses? Fica meio louco pensar nisso. A pessoa que trouxe o carro estava envolvida em um monte de coisas. Só comprei o carro novo e paguei pelo carro.

Ver seu nome envolvido em páginas policiais dessa forma tira o seu sono? De ser acusado de comprar um carro contrabandeado?

De jeito nenhum. Só tem um motivo para não ser. Sou inocente. Consigo buscar meus filhos na escola, durmo com meus filhos todos os dias. Eu trabalho todos os dias. Isso não influencia em nada na minha vida porque não é verdade. Não existe isso. Não existe. Nunca me envolveria numa coisa dessas. É o que passo para os meus filhos, meus sobrinhos. Não preciso disso. Só que às vezes você acaba acreditando, se envolvendo com pessoas, e não vem escrito na testa que é bandido, é safado.

E foi o que aconteceu neste caso?

Não sei. Realmente eu estava em casa, com a minha família. Quando comprei os carros, foram levados na minha casa, na minha porta. O carro todo novinho, plástico, sem placa. Eu não fui em loja, não conheci ninguém, não sei quem é quem. Aí um cara de Israel falou no meu nome numa gravação. O que eu tenho a ver com isso? Trabalho desde os 14 anos. Minha vida é simples. Nova Iguaçu-São Paulo, São Paulo-Japão, Japão-Qatar, Qatar-França, França-Qatar, Qatar-Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-Dubai, Dubai-Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-São Paulo. Essa é a minha vida. Trabalho. Eu só trabalho. Qualquer outra coisa que alguém inventar ou falar não é verdade. E isso aqui ó (mostra uma bola) é meu trabalho. Bolinha.



Chip não vai acabar com polêmicas do futebol, dizem comentaristas

A decisão da International Board (órgão que cuida das regras do futebol) de permitir a instalação de chips de computador dentro da bola não vai acabar com as polêmicas do futebol, na opinião dos convidados do último "Redação SporTV".

Para Tim Vickery, as polêmicas se a bola cruzou completamente a linha ou não são raras e, além disso, as principais questões do futebol dependem da interpretação do árbitro.

- Acho que se fala muito de uma situação que acontece uma vez a cada torneio. Eu tenho uma preocupação com a geração atual, que tem muita fé na tecnologia e acha que ela pode resolver qualquer coisa. Pode resolver se a bola entrou ou não, mas a grande maioria das decisões do árbitro são interpretações, e não fatos. Para isso, a tecnologia ajuda pouco - disse.

Gol da Inglaterra no Mundial de 2010 foi anulado de forma errada (Foto: Reprodução SporTV)Na Copa de 2010, chute de Lampard entrou, mas
arbitragem não viu (Foto: Reprodução SporTV)

O comentarista da rádio CBN Carlos Eduardo Éboli concorda que as polêmicas continuarão fazendo parte do jogo e lembra que as próprias regras do esporte pedem a interpretação dos árbitros.

- A interpretação está na maior parte das regras. A polêmica nunca vai acabar. Mas precisamos de um mínimo de lógica. Se existe a tecnologia ajudando a nossa vida em tudo, por que não o futebol não entra nessa? O futebol movimenta milhões de dólares. Se o lance só acontece uma vez por torneio, essa única vez pode eliminar uma seleção, pode fazer com que um clube perca milhões de dólares. O futebol não é mais amador, é profissional.

A novidade será testada no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado em dezembro. Assim, o Corinthians será o primeiro brasileiro a jogar com a nova bola. Com o chip, polêmicas como a da Copa de 1966, quando o juiz validou o gol de Hurst, o terceiro da Inglaterra na decisão, contra a Alemanha.

Para Tim Vickery, a polêmica se a bola entrou ou não no lance acaba diminuindo a importância da vitória da seleção inglesa.

- Às vezes, se fala muito sobre isso e muito pouco sobre o futebol, sobre o jogo em si. A credibilidade daquela vitória é sempre minada por aquele gol. Dizem que a bola não entrou e a Inglaterra não merecia ser campeã. Isso tira totalmente qualquer debate sobre o valor daquele time. Foi a primeira seleção a ganhar a Copa do Mundo no 4-4-2, com forte influência do Brasil, porque tinha um "Zagallo" de cada lado do meio de campo. Esses aspectos táticos ficam perdidos no papo de botequim.

Hurst, gol da Alemanha na final da Copa de 1966 (Foto: AP)Chute de Hurst bateu na linha ou dentro do gol? Quase 50 anos depois, polêmica continua (Foto: AP)

Carlos Eduardo Éboli espera apenas que a interferência da tecnologia não interrompa a fluidez do jogo.

- A grande discussão não é a tecnologia, é se a tecnologia que vai interferir na dinâmica do jogo. O futebol tem as suas regras e dá certo justamente porque mexeu pouco. Mas não dá para negar a evolução. Há fatos do futebol que a interpretação do árbitro ainda vai prevalecer. A tecnologia não resolve se foi falta ou não foi falta. Mas impedimento é ou não é, a bola entra ou não entra. Isso é fato. Se pode ter tecnologia para ajudar, por que não?



Inter de Milão busca acerto com dupla Paulinho e Lucas

Lucas são paulo gol Cruzeiro (Foto: Douglas Magno / Vipcomm)Lucas Moura na mira do Internazionale
(Foto: Douglas Magno / Vipcomm)

O Inter de Milão está interessado no volante Paulinho, do Corinthians, e no meia-atacante Lucas Moura, do São Paulo para a próxima temporada. Segundo informou neste domingo o jornal esportivo italiano "La Gazzetta dello Sport", o time nerazzurro tem duas vagas para jogadores de fora da União Europeia e quer os dois atletas brasileiros ou apenas um para deixar um desses em aberto.

Segundo o periódico, o enviado do Internazionale ao Brasil já iniciou os contatos com ambos os jogadores, embora destaque que a contratação de Paulinho é, a priori, mais fácil. Por seu meio-campista, o Corinthians pediria entre € 8 milhões e € 9 milhões (entre R$ 19,9 milhões e R$ 22,4 milhões), enquanto o Inter de Milão quer diminuir o número para entre € 6,5 milhões e € 7 milhões (R$ 16,2 milhões e R$ 17,4 milhões).

Paulinho, Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulinho é outra brasuca que pode pintar no preto e azul de Milão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Quanto a Lucas, o rotativo explica que o representante do clube italiano se reuniu com o pai do jogador e com seu agente.


 



No Recife, Sport defende escrita contra reservas do Corinthians

Passada a festa pela conquista da Taça Libertadores, o Corinthians agora tenta se recuperar no Campeonato Brasileiro. Sem o técnico Tite no banco e nenhum titular em campo, terá pela frente o Sport na Ilha do Retiro, às 18h30m deste domingo. Os pernambucanos têm a seu favor uma escrita: não perdem para o adversário desde o Brasileirão de 1998, quando Marcelinho Carioca marcou os dois gols do jogo. Depois disso, os clubes se encontraram em Recife seis vezes, com um empate e cinco vitórias rubro-negras, incluindo o 2 a 0 que garantiu o título da Copa do Brasil de 2008.

Na atual edição, as equipes não fazem grande campanha. O Sport vinha de três derrotas consecutivas, mas conseguiu bater o Coritiba por 3 a 2, no Couto Pereira, de virada. Ocupa a 11ª colocação, com oito pontos.

O Corinthians está ainda pior. Com um jogo a menos, pelo adiamento do duelo frente ao Botafogo para 11 de julho, é o penúltimo colocado, com quatro pontos. Na última rodada, entretanto, atuou também com os reservas e venceu o arquirrival Palmeiras por 2 a 1. A novidade entre os relacionados é o lateral-direito Guilherme, contratado da Ponte Preta após o Paulistão.

Péricles Bassols (RJ) apita a partida, e os auxiliares são Jackson Massarra (RJ) e Rodrigo Correa (RJ). O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, menos para o estado de Pernambuco. O jogo será transmitido no Premiere e acompanhado em Tempo Real, com vídeos, no GLOBOESPORTE.COM.

header as escalações 2

Sport: as incertezas já viraram uma rotina na vida de Vágner Mancini. Com um elenco reduzido, o treinador sofre todas as vezes que perde um atleta do time titular. Sem poder contar com o zagueiro Edcarlos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Mancini ainda não conseguiu encontrar o substituto. Aílson e Diego Ivo lutam pela vaga na defesa. Dessa forma, o time que irá a campo de ser formado por Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Ailson (Diego Ivo), Reinaldo; Tobi, Rithely, Marquinhos Paraná, Marquinhos Gabriel; Felipe Azevedo e Henrique.

Corinthians: com o desgaste físico provocado pela Libertadores, a comissão técnica decidiu poupar todos os titulares. Até mesmo o técnico Tite ganhou folga da diretoria para poder descansar. Assim, a equipe será dirigida pelo auxiliar Cleber Xavier e terá uma formação reserva. O provável time que inicia é o seguinte: Julio Cesar, Weldinho, Paulo André, Wallace e Ramon; Marquinhos, Willian Arão, Ramirez e Douglas; Romarinho e Liedson.


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Sport: suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Edcarlos é o grande desfalque do Sport para a partida. No entanto, as ausências não se limitam ao sistema defensivo. Ainda em processo de recuperação, o zagueiro Willian Rocha, o volante Naldinho e o lateral-direito Renato seguem fora da equipe.

Corinthians: Cássio, Alessandro, Chicão, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Alex, Danilo, Jorge Henrique e Emerson foram poupados. Leandro Castán foi vendido para o Roma-ITA, enquanto Willian acabou liberado para acertar detalhes da negociação com o Metalist-UCR.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Sport: Bruno Aguiar e Marquinhos Paraná.

Corinthians: Douglas.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Péricles Bassols Cortez (Fifa/RJ) apita o jogo, auxiliado por Jackson Massara dos Santos (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ). Péricles Bassols arbitrou duas partidas no Brasileirão, marcou 76 faltas (média de 38/jogo), aplicou 11 amarelos (média de 5,5/jogo), um vermelho (0,5/jogo) e assinalou um pênalti. O campeonato tem média de 4,58 amarelos, 0,20 vermelhos e 38,2 faltas.

header fique de olho 2
Sport:
maior contratação da história do clube, o lateral-direito Cicinho será o alvo de todos os holofotes durante a partida. Mesmo não figurando entre os titulares, ele acumula a expectativa da torcida, que espera fazer do atleta, com passagens pela Seleção e grandes clubes da Europa, um novo ídolo.

Corinthians: Romarinho viveu dias de glória no Corinthians e agora precisará comprovar que pode começar a ser um novo ídolo da torcida. O atacante marcou dois gols contra o Palmeiras e um diante do Boca Juniors e agora volta a ter uma chance como titular para mostrar que tem condições de brigar por uma vaga na equipe principal do Timão.

header o que eles disseram

Vágner Mancini, técnico do Sport: "Não podemos perder a oportunidade de somar esses três pontos. Conseguimos um ótimo resultado em Curitiba e vamos nos dedicar ao máximo para conquistar uma sequência boa"

Guilherme, lateral-direito do Corinthians: "O Corinthians não merece estar lá embaixo. Essa partida vai ser uma forma de o pessoal que vem atuando menos mostrar que também pode ser titular"

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Normalmente, o campeão da Libertadores não faz boa campanha no Campeonato Brasileiro. O Internacional em 2006 foi a exceção, terminando na segunda posição. Os demais times brasileiros campeões nos últimos dez anos tiveram as seguintes colocações: São Paulo em 11º em 2005; Inter em sétimo em 2010; Santos em décimo em 2011.

* Corinthians e Sport reeditam a final da Copa do Brasil de 2008. Há quatro anos, o time pernambucano ficou com o título, após perder a partida de ida por 3 a 1, no Morumbi, gols de Dentinho, Herrera e Acosta, descontando Enílton, e vencer o jogo de volta por 2 a 0, na Ilha do Retiro, gols de Carlinhos Bala e Luciano Henrique.
 

header último confronto v2

Sport e Corinthians se enfrentaram pela última vez no dia 18 de outubro de 2009, pelo Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro. Os pernambucanos venceram por 2 a 0. Curiosamente, os gols foram dos ex-corintianos Arce e Wilson. O Leão acabou o campeonato rebaixado para a Série B, e os paulistas terminaram na décima colocação. O Sport de Péricles Chamusca atuou Magrão, Moacir, César, Durval e Dutra; Hamilton, Andrade, Fabiano (Zé Antonio) e Luciano Henrique; Wilson (Vandinho) e Arce (Fininho). O Corinthians de Mano Menezes teve Felipe, Balbuena, Chicão, William e Marcelo Oliveira (Henrique); Marcelo Mattos (Jádson), Jucilei e Elias; Edno (Defederico), Jorge Henrique e Dentinho.



Veja os resultados deste sábado pelas Séries A, B, C e D e sete estaduais

07/07/2012 23h05 - Atualizado em 07/07/2012 23h05

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Responder

Compartilhar Facebook