quarta-feira, 27 de junho de 2012

Corinthians precisa evitar 'funil' e ir pelas laterais, diz correspondente

O jogo pelas laterais de campo deve ser o caminho para o Corinthians chegar à vitória nesta quarta-feira, na primeira partida da final da Taça Libertadores. Segundo o correspondente da rede de TV BBC na América do Sul, Tim Vickery, o Boca Juniors fecha os espaços no meio de campo.

- O Boca gosta de fazer um funil, fazer o adversário afunilar o jogo até se chocar com o zagueiro central, em um espaço reduzido. Para gahar do Boca, tem que ganhar pelos lados do campo. Aí, abrindo o placar, obrigando o Boca a sair, você tem mais chance, porque a zaga é muito lenta. Schiavi tem quase 40 anos - disse o jornalista inglês, no "Redação SporTV".

Além dos três volantes, um dos atacantes do Boca Juniors (na maioria das vezes, Mouche) recua para auxiliar na marcação.

- O time tem dois atacantes, mas um sempre está atrás da linha da bola. Faz um bloqueio muito grande no meio de campo. Joga com três volantes, próximos uns dos outros e da linha de defesa. Está sempre protegido contra os contra-ataques.

Além disso, Tim Vickery destaca a frieza da equipe argentina. Segundo o jornalista, o Boca Juniors não tem pressa para partir para o ataque, porque conta com a criatividade de Riquelme.

- 
É um time que sabe que, com o Riquelme, vai ter duas, três oportunidades. Não levando gols, com o Riquelme criando e finalizando, sempre tem possibiidade de ganhar o jogo. É o cérebro. A inteligência dele e a leitura de jogo são impressionantes.

Já o atacante Santiago Silva, para Tim Vickey, é perigoso, mas pode ser controlado facilmente pelos zagueiros do Timão.

Silva é um brigão. Ele gosta de intimidar fisicamente o adversário. Tirando o poder físico, ele não é muita ameaça. Fracassou no futebol brasileiro e na Europa, onde os zagueiros são mais fortes fisicamente. Sem isso, ele não tem muitos recursos para desequilibrar.

Riquelme, Boca Juniors (Foto: EFE)Boca Juniors confia na criatividade de Riquelme e joga sem pressa, diz Tim Vickery (Foto: EFE)