quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Alessandro torce por recuperação de Adriano e fala sobre o gosto de jogar futebol

A passagem de Adriano pelo Corinthians ficou marcada pelo gol marcado diante do Atlético Mineiro. Porém, ele acabou sendo dispensado por justa causa e saiu pelas portas do fundo. Agora, Adriano tenta se recuperar no Flamengo, mas repete os deslizes. O lateral Alessandro, que joga no Corinthians, disse que torce pela recuperação do ex-companheiro.


 “Infelizmente, temos visto que está difícil, os problemas dele não são dentro do campo. Prefiro só torcer e rezar para que em algum momento ele consiga melhorar e voltar a gostar de futebol, que é o que ele sabe fazer melhor”, afirmou o jogador campeão da Libertadores.

O jogador ainda acrescentou que ajuda é que o que não falta.“É difícil falar alguma coisa do Adriano, porque não está mais aqui. Mas, todo mundo, de alguma forma, já tentou ajudar e acredita que ele vai resgatar primeiro sua condição física, para depois jogar futebol.”

O treinador Tite não elogiou só Adriano, mas sim o ex-jogador Zinho. "É uma pessoa extraordinária, com um nível muito elevado. Que ele tenha bastante competência e luz para seguir o caminho correto. É um grande dirigente e foi um ótimo atleta, foi meu capitão”, afirmou o treinador, que ainda acrescentou que está torcendo por Adriano.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Corinthians:Estreia de Zizao pode ficar para 2013

Faltando 11 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro e prestes a iniciar a preparação para o Mundial de Clubes, o técnico Tite estuda a possibilidade de escalar Zizao somente no Paulistão de 2013.

A dificuldade para aproveitá-lo passa pela concorrência pesada no elenco. O treinador não abre mão da coerência, principalmente no momento de afunilamento do Brasileirão e de escolher quem serão os jogadores que representarão o clube no torneio internacional, em dezembro, no Japão.


Zizao chegou ao Corinthians em março como uma estratégia de marketing corintiana e só conseguiu até agora ficar duas vezes no banco. Durante o processo de adaptação, sofreu duas lesões no ombro esquerdo e precisou passar por uma cirurgia, o que, segundo Tite, prejudicou o aproveitamento dele.

Recuperado dos problemas, ele vem participando de treinamentos com bola no CT Joaquim Grava, mas, na visão da comissão, ainda não está pronto. Na atividade de terça-feira, foi escalado pela esquerda na linha de três do meio de campo, função exercida por Romarinho diante do Sport.

"Ele tem a concorrência do Jorge Henrique, do Martinez e do Romarinho. É aguardar o momento e continuar treinando na função que pode exercer. Já pedi para o Fábio (Mahseredjian, preparador físico) um trabalho para fortalecer os membros superiores por causa da cirurgia. Estamos preparando o Zizao", afirmou o técnico.



Chicão voltará a treinar com o elenco corintiano na próxima semana

Chicão Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Chicão deve ser reforço na reta final do Brasileirão
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O Corinthians ganhará na próxima semana um reforço para as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Em fase de recuperação depois de uma cirurgia de hérnia inguinal, o zagueiro Chicão será liberado pelo departamento médico para retornar às atividades com o restante do grupo.

O defensor foi submetido à intervenção no dia 14 de setembro e vem aumentando gradativamente a intensidade das atividades. Nesta quarta, ele fez um trabalho separado com bola, enquanto Tite comandava coletivo em campo reduzido, no CT Joaquim Grava.

Como ficou quase um mês fora de combate, Chicão ainda não deve ser utilizado na partida contra o Flamengo, quarta-feira que vem, às 22h, no Pacaembu. As chances, porém, crescem para ser pelo menos relacionado no duelo diante da Portuguesa, no sábado seguinte, às 21h, no Canindé.

Por causa da cirurgia, Chicão não deve entrar no plano da comissão técnica de dar folga a alguns jogadores. O zagueiro é titular absoluto da defesa e, como precisa readquirir ritmo, pode ser utilizado em praticamente todas as partidas até a viagem para o Mundial de Clubes.

O técnico Tite, aliás, tem uma dúvida na zaga para enfrentar o Náutico, neste sábado, às 16h20, nos Aflitos. Wallace será julgado pelo STJD e pode pegar até 12 partidas de gancho por causa de um pisão no atacante Barcos, do Palmeiras. Caso ele seja suspenso, Anderson Polga estreará pelo clube.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians



Com dois gols de brasileiro, Ulsan fica próximo do Mundial de Clubes

Com dois gols do brasileiro Rafinha, revelado pelo Nacional-SP, o Ulsan Hyundai goleou fora de casa o Al Hilal, da Arábia Saudita, por 4 a 0, e se garantiu nas semifinais da Liga dos Campeões da Ásia. No jogo de ida, a equipe sul-coreana havia vencido por 1 a 0.

Na próxima fase da competição, cujo vencedor assegura uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa no fim do ano, o Ulsan vai encarar o Bunyodkor. O time de Uzbequistão despachou nas quartas de final o Adelaide United, da Austrália, após vitória por 3 a 2 alcançada somente na prorrogação.

Nas outra semifinal, o Al Ittihad, time do ex-vascaíno Diego Souza e que despachou o Guangzhou de Conca na última terça-feira, fará o clássico saudita contra o Al Ahli, do ex-botafoguense Victor Simões. Os jogos acontecem nos dias 22/10 e 31/10.

Jogadores do Ulsan celebram vitória sobre o Al Hilal (Foto: THE-AFC.COM)Jogadores do Ulsan celebram vitória sobre o Al Hilal (Foto: THE-AFC.COM)



Esquiva e Yamaguchi Falcão visitam empresa de Ronaldo e tietam o craque

Esquiva, Yamaguchi e Ronaldo boxe e futebol (Foto: Reprodução/Twitter)Esquiva e Yamaguchi Falcão ao lado de Ronaldo,
em São Paulo, na 9nine (Foto: Reprodução/Twitter)

Depois que deixou os gramados, Ronaldo foi parar no escritório. No comando de uma empresa (a 9nine) que gerencia a imagem de atletas e artistas, o Fenômeno já acumula clientes de peso, como o lutador de MMA Anderson Silva, os jogadores Neymar, Leandro Damião e Lucas, o craque do futsal Falcão e o cantor sertanejo Luan Santana. Agora, os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão podem estar perto de fazer parte dessa lista.

O pugilistas medalhistas olímpicos em Londres 2012 estiveram na sede da empresa, em São Paulo, nesta quarta-feira, para uma primeira conversa com o ex-jogador e hoje empresário. Além da reunião formal, os capixabas aproveitaram para tietar o Fenômeno. Eles tiraram uma foto com o craque e postaram nas redes sociais.

Esquiva foi vice-campeão olímpico na categoria médio e se tornou o brasileiro com a melhor campanha de um boxeador brasileiro na história dos Jogos. O irmão, Yamaguchi, ficou com a medalha de bronze entre os meio-pesados.

Esquiva e Yamaguchi Falcão na 9nineboxe (Foto: Divulgação/9nine)Esquiva e Yamaguchi Falcão em visita a 9nine (Foto: Divulgação/9nine)



Para corintiano Alessandro, Adriano 'perdeu a paixão pelo futebol'

Alessandro Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Alessandro, em treino do Corinthians, no CT 
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Depois da convivência de 11 meses, os jogadores do Corinthians acompanham à distância o drama do centroavante Adriano, do Flamengo. Para o lateral-direito Alessandro, com quem o Imperador atuou no início da carreira no Rubro-Negro e recentemente no Timão, o jogador precisa resgatar a paixão pelo futebol para evitar novas polêmicas.

– É difícil falar alguma coisa do Adriano, ele não está mais aqui. Temos visto que está difícil, os problemas são extracampo. Prefiro torcer e rezar para que ele consiga melhorar e voltar a gostar de futebol, Infelizmente, ele perdeu isso – afirmou.

O Imperador deixou pouca saudade no Corinthians. Em quase um ano no clube, o jogador precisou passar por uma cirurgia no tendão do pé esquerdo e não conseguiu se recuperar. Sempre acima do peso, foi escalado somente em oito partidas, marcando dois gols.

Fora de campo, os problemas também se acumularam. Durante o processo de melhora do condicionamento físico, o centroavante teve 67 faltas, entre sessões de fisioterapia e treinamentos com o elenco. O contrato foi rompido em março, durante a Taça Libertadores.

– Todo mundo já tentou, falou e ajudou. Acredito que ele vai resgatar em algum momento a condição física e depois o futebol – disse Alessandro.

De volta ao Flamengo, Adriano foi operado novamente no tendão, mas não se afastou das polêmicas. Na semana passada, faltou a treinamentos e chegou a cogitar encerrar a carreira. Apesar dos deslizes, foi perdoado pela diretoria rubro-negra.  



Com julgamento marcado, Wallace é dúvida contra o Náutico

Wallace Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Wallace será julgado nesta sexta-feira
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Além de esperar por avalição médica dos cinco jogadores que defenderão as seleções brasileira e argentina, nesta quarta-feira, no Superclássico das Américas, o técnico Tite tem mais uma dúvida no Corinthians. O zagueiro Wallace também poderá desfalcar a equipe na partida contra o Náutico, sábado, às 18h20m (horário de Brasília), no Estadio dos Aflitos, pelo Campeonato Brasileiro.

O jogador será julgado na sexta-feira à tarde pelo pisão que deu no atacante Barcos, do Palmeiras, no clássico do último dia 16 de setembro. Caso seja punido, o jogador terá de cumprir suspensão já diante dos pernambucanos e sequer viajará a Recife.

A audiência abre a possibilidade de Anderson Polga estrear pelo Timão. Último reforço do clube para o Mundial de Clubes, que será disputado em dezembro, no Japão, o pentacampeão está pronto fisicamente e aguarda apenas uma chance para fazer a primeira partida. Se Wallace for liberado, ele segue como opção no banco de reservas.

Wallace responderia na semana passada pelo artigo 250 (ato desleal ou hostil), podendo pegar um gancho de uma a três partidas. Depois de uma análise da procuradoria, porém, ficou decidido que ele responderia pelo 254-A (agressão física). O artigo prevê que, em caso de punição, o atleta se ausente de quatro a 12 partidas.

No treinamento desta quarta-feira, no CT Joaquim Grava, Tite utilizou Wallace na equipe titular ao lado de Paulo André. Anderson Polga atuou entre os reservas, formando dupla com Felipe.

A zaga corintiana, aliás, já está desfalcada. Chicão passou por uma cirurgia de hérnia inguinal no dia 14 de setembro e está em fase de recuperação no CT Joaquim Grava. No entanto, ainda não pode realizar das atividades com bola no gramado.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Alessandro sobre o ex-companheiro Adriano: 'Parece que perdeu o gosto'

LANCEPRESS! - 03/10/2012 - 19:19 São Paulo (SP)

Alessandro - Corinthians (Foto: Alexandre Loureiro)
Alessandro falou sobre ex-companheiro de Corinthians (Foto: Alexandre Loureiro)

Alessandro acompanha de longe a situação de Adriano, ex-companheiro de Corinthians. O Imperador, após novas noites de balada e faltas a treinos, esteve propenso a encerrar a carreira, mas conversou com amigos e familiares e decidiu dar novo rumo no Flamengo.

O camisa 2 do Timão usou do tempo que conviveu com ele no clube para dar uma opinião. Na época, ele era um dos que o defendiam e acreditavam em sua recuperação, mas hoje já se "conforma" com o que se passa.

- Ele está longe. Eu preferia falar com ele aqui no Corinthians. É difícil falar. Todo mundo, de alguma forma, já tentou, conversou com ele, ajudou, até mesmo quem ainda acredita que ele vai se resgatar para o futebol... Mas temos visto que está difícil. Os problemas são extracampo mesmo. Prefiro só torcer por ele, para que ele volte a gostar de futebol. Esse gosto de jogar parece que ele já perdeu faz algum tempo - afirmou Alessandro, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava.

Adriano foi contratado pelo Corinthians em março de 2011, mas teve grave lesão no tendão-de-aquiles do pé esquerdo logo após ser apresentado, o que prejudicou toda a sua passagem. Ele nunca conseguiu entrar em forma, somou diversas histórias de noitadas, problemas com álcóol e faltas a treinos, e acabou dispensado em março deste ano por justa causa.

Na última terça, o técnico Tite chegou a elogiar a postura do diretor de futebol do Flamengo, Zinho, que chegou a ser seu atleta no Grêmio. Apesar de, internamente, dizer não acreditar mais no Imperador, insiste que torce por sua recuperação.

- O Zinho é uma extraordinária pessoa, é um cara de nível pessoal muito elevado. Que ele tenha bastante competência e luz para seguir no caminho correto, é um grande dirigente, assim como foi atleta. Sei da conduta pessoal dele (Zinho). Os demais você sabe, continuo torcendo pelo Adriano - limitou-se a opinar o técnico alvinegro, que chegou a ficar chateado e transtornado com a postura de Adriano na época do Corinthians.



Sem jogadores das seleções, Tite esboça time 'genérico' no Timão

LANCEPRESS! - 03/10/2012 - 18:29 São Paulo (SP)

O problema de não poder contar com todo o elenco nos treinamentos continua para o técnico Tite. Apesar dos retornos de jogadores como Paulo André e Alessandro, que foram preservados nesta última terça, o comandante precisou esboçar um time praticamente "genérico" na atividade desta quarta-feira, no CT Joaquim Grava.

Com as importantes ausências, Guilherme Andrade foi para a lateral esquerda, Guilherme e Edenilson formaram a dupla de volantes e o peruano Ramírez figurou entre os meias. O time foi escalado com: Julio Cesar; Alessandro, Wallace, Paulo André e Guilherme Andrade; Guilherme, Edenilson, Ramírez, Douglas e Danilo; Guerrero.

No setor defensivo, a dúvida para pegar o Náutico, no sábado, nos Aflitos, fica por conta de Wallace. O zagueiro será julgado pelo STJD na próxima sexta-feira e, caso pegue um gancho pelo pisão dado no atacante Barcos, do Palmeiras, poderá desfalcar a equipe. Se a baixa se confirmar, Anderson Polga pode fazer sua estreia pelo Timão.

Chicão e Denner, que se recuperam de lesões, fizeram apenas um trabalho físico separado do elenco. Emerson Sheik, que retornou de uma folga de cinco dias nesta última terça-feira, treinou entre os reservas. Assim como Romarinho, o camisa 11 está suspenso para o duelo contra o Náutico. Matheus Caldeira, Giovanni e Antonio Carlos, que jogaram pelo sub-20 nesta terça, fizeram apenas um trabalho regenerativo.

A equipe que enfrentará o Timbu deverá ser decidida apenas na sexta-feira, quando o treinador terá todos o elenco para trabalhar. Até lá, a tendência é que os testes continuem.



Vice-cônsul do Japão visita sede do Timão e reforça necessidade do visto

LANCEPRESS! - 03/10/2012 - 20:05 São Paulo (SP)

Yusuke Nakayama, vice-cônsul do Japão, foi ao Parque São Jorge e se encontrou com o presidente Mário Gobbi Filho (crédito: divulgação)
Yusuke Nakayama, vice-cônsul do Japão, foi ao Parque São Jorge e se encontrou com o presidente Mário Gobbi Filho (crédito: divulgação)

Na tarde desta quarta-feira, no Parque São Jorge, o presidente Mário Gobbi Filho recebeu a visita de Yusuke Nakayama, vice-cônsul do Japão em São Paulo. Durante a reunião, Nakayama colocou o Consulado japonês à disposição do Corinthians e dos torcedores que acompanharão o Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado em dezembro - Timão jogará a semifinal no dia 12 na cidade de Toyota e, se passar, disputará a grande final no dia 16, em Yokohama. Flávio Ferrari, diretor cultural do clube, Marcelo Tomio Onishi, assessor cultural do Consulado Japonês, e Alex Watanabe, assistente de marketing do Timão, também participaram do encontro.

Com a expectativa de receber mais de dez mil corintianos, Yusuke Nakayama reforçou a importância da antecedência de retirada de visto, imprescindível a todos os cidadãos que tenham passaporte brasileiro para a entrada no Japão, bem como o acesso ao site da Embaixada para verificar as informações e documentos necessários para a solicitação da permissão de entrada em território japonês.

Em tempo: o visto japonês para turistas brasileiros tem validade de nove dias a partir da data de emissão. Portanto, os corintianos que acompanharão o Mundial de Clubes da Fifa já podem dar início ao processo, pois a última partida da equipe no Japão acontecerá em 16 de dezembro.



Corinthians lidera o ranking de transparência no Brasil, aponta estudo

LANCEPRESS! - 03/10/2012 - 12:13 São Paulo (SP)

 As imagens de Corinthians 3 x 0 Sport - (Foto: Tom Dib)
Com transparência, Corinthians atrai investidores e torcida aos estádios (Foto: Tom Dib)

A Pluri Consultoria, empresa especializada em estudos dos clubes de futebol, publicou nesta terça-feira o ranking de transparência dos clubes brasileiros e o Corinthians aparece na primeira posição, com direito a receber o prêmio de Clube mais transparente do Brasil em 2011.

O Corinthians recebeu 97 pontos e ficou à frente de Santos (89), Fluminense (81) e Palmeiras (63). O Flamengo, clube de maior torcida do país, aparece apenas na 15ª posição, com 33 pontos. A instituição analisou os 32 clubes de maior torcida no país, de 10 estados diferentes.

O ranking foi baseado em 14 critérios, como disponibilidade do balanço no site oficial do clube, o histórico da publicação dos balanços, se o clube disponibiliza a posição dos auditores e se publica renatório anual e Política de Governança, bem como o estatuto do clube, entre outros pontos.

RANKING DE TRANSPARÊNCIA DOS CLUBES BRASILEIROS      
1) Corinthians - 97
2) Santos - 89
3) Fluminense - 81
4) Palmeiras - 63
5) Coritiba - 57
6) Atlético-PR - 53
7) Vasco - 51
8) Botafogo - 48
   9) São Paulo - 45
10) Grêmio - 44
10) Paraná - 44
12) Avaí - 40
12) Vitória - 40
14) Internacional - 35
15) Flamengo - 33
16) Cruzeiro - 30
   16) Figueirense - 30
18) Atlético-MG - 28
19) Portuguesa - 25
20) Atlético-GO - 20
20) Náutico - 20
20) Ponte Preta - 20
23) Santa Cruz - 15
24) Goiás - 10
   24) Sport - 10
26) Remo - 5
27) Fortaleza - 3
28) Bahia - -5
28) Guarani - -5
28) Paysandu - -5
28) Vila Nova - -5
32) Ceará - -15

- Quanto mais transparente é a instituição, mais confiança o mercado tem nela, e com isso mais predispostos os agentes estarão a fazer negócios com ela, desde investidores e patrocinadores até os próprios jogadores - explica o documento.

Se comparado com a situação dos gigantes europeus, o Corinthians ficaria atrás de Arsenal (119 pontos), Borussia Dortmund (116), Juventus (108), Manchester United (103), Barcelona (102) e Bayern de Munique (100), mas à frente do Real Madrid (75). O Milan, com 45 pontos, ficaria apenas na nona posição no Brasil, empatado com o São Paulo.



Timão trabalha com prevenção de lesão e quer chegar ao Mundial 'voando'

Marcelo Braga - 03/10/2012 - 07:00 São Paulo (SP)

Primeiro gol do Emerson Sheik - Corinthians x Boca Juniors (Foto: Tom Dib)
Sheik recebe cuidados da comissão técnica do Timão (Foto: Tom Dib)

É melhor prevenir e ser campeão do mundo do que remediar. É esse o ditado que a comissão técnica corintiana tem adotado no dia a dia. Na reta final da temporada, a ideia é atingir logo os 45 pontos na tabela e dar folga aos titulares que mais atuaram para iniciar a preparação voltada ao torneio.

– Serão trabalhos focados em potência e capacidade aeróbia, e força e potência muscular, para que aguentem até o fim do ano – diz o preparador Fábio Mahseredjian.

Os que mais preocupam, é claro, são os jogadores que têm acima de 30 anos (veja a lista abaixo).

– São os que mais me preocupam em relação à performance física, mas que me despreocupam por terem muita consciência corporal. São autodidatas, já sabem o que faz bem a eles ou não – completa.

Um exemplo dessa postura foi visto na final da Copa Libertadores, na Bombonera. Após sentir uma fisgada na coxa direita, Jorge Henrique deu lugar a Liedson ainda no primeiro tempo. E explicou:

– Saí rápido, não deixei agravar. Tentei ficar, mas vi que não daria e dei lugar a quem estava bem.

Após realizar tratamento intensivo, foi titular na finalíssima do Pacaembu, participando do primeiro gol de Emerson Sheik.

– Isso nos ajuda demais. Se ele não faz isso, a chance de essa bola entrar seria menor – afirma Bruno Mazziotti, que aponta diminuição de 60% no número de lesões musculares de 2011 para 2012.

A grande virada aconteceu em dezembro do ano passado, quando foi inaugurado no CT o Lab-Corinthians-R9, um moderno complexo de aplicação da biomecânica para o tratamento e prevenção de lesões (veja ao lado). Ali, os atletas foram mapeados e foi montado um banco de dados. Alterações, quando diagnosticadas, são resolvidas antes.

O Timão não sabe como chegará ao Mundial. Mas está otimista.

Bate-Bola: Fábio Mahseredjian
Preparador físico do Corinthians

‘O time não chegará como se estivesse no fim da temporada’

O Chelsea chegará ao Mundial, em dezembro, no meio da temporada, enquanto o Timão estará no fim. Esse fator pode fazer diferença?
Vamos chegar bem no Mundial no fim deste ano. Quem estará em final de temporada? Wallace? Não, porque ele ficou três meses parado por causa da lesão no tornozelo. Edenilson? Também não, teve lesão no pé e depois no rosto. Emerson? Ele no começo do ano não jogou. Tem-se o hábito de analisar futebol de forma muito estanque, mas não é, tem de individualizar. Quem tiver necessidade de ter algum complemento físico, terá quando conseguirmos fazer os 43, 44 ou 45 pontos no Campeonato Brasileiro. Os que não precisarem disso, não terão. Nem há tempo hábil para uma nova pré-temporada e novos testes.

As análises, portanto, serão feitas caso a caso com cada atleta...
A equipe campeã da Libertadores já é diferente da de hoje. Saíram Alex, Castán, Willian, Marquinhos, Liedson, Ramon... A foto do começo do ano no futebol brasileiro nunca é igual à do fim. No decorrer do ano, atletas se machucam e outros não. Aqueles que se machucam e ficam 15 ou 20 dias fora, têm de fazer uma nova minipré-temporada para voltar a ter condição de jogar futebol. É evidente que o Chelsea começou no meio do ano e nós no início. Pode gerar diferença? Pode. Como quantificar isso? Sinceramente, não sei. É difícil. A primeira preocupação era fazer o time melhorar a performance no Brasileiro, o que aconteceu.
Nota da redação: O Corinthians tem a terceira melhor campanha do segundo turno do BR-12.

Os ‘trintões’ que preocupam

Alessandro
33 anos Conviveu com algumas lesões neste ano que o tiraram de jogos importantes no 1 semestre. É poupado quando está cansado.

Chicão
31 anos Está sem jogar por uma cirurgia de hérnia inguinal. O tempo sem atuar será bom para a sua parte física. Vem bem neste ano.

Paulo André
29 anos Ainda não é um trintão, mas é tratado como se fosse. Na carreira, fez oito cirurgias nos joelhos e precisa administrar isso.

Danilo
33 anos É sempre poupado quando está em grande sequência. Tem físico privilegiado. Já Douglas, de 30 anos, ainda não preocupa Tite.

Emerson
34 anos Convive com pubalgia que vez ou outra o incomoda. Tratou, recentemente, dor no tornozelo. Mas não tem jogos em excesso no ano.

Jorge Henrique
30 anos Não jogou contra o Sport por dores musculares na coxa direita. Requer atenção especial dos preparadores.

MOTIVOS QUE, AO LONGO DO ANO, FIZERAM E FAZEM A COMISSÃO POUPAR JOGADORES
Após o jogo, fazem as seguintes análises:

SUBJETIVAS:
- Irritabilidade - Notam se o atleta está estressado, de mau humor.
- Insonia - Notam a partir de relatos dos atletas ou dos médicos, que podem dar a eles remédio para dormir
- Diminuição do apetite - Através de relatos ou análise da nutricionista
- Decréscimo da eficiência mecânica de movimentos - Notado por técnico e auxiliares no treino funcional

OBJETIVAS:
- Queda de peso corporal
- Dosagem de CreatinoKinase (CK)

O que é CreatinoKinase?
A CK é uma enzima presente em vários sítios do nosso organismo, sendo encontrada em abundância no coração e, principalmente, nos nosso músculos. Sua elevação na corrente sanguínea é um forte indicador de lesão muscular, uma vez que a destruição das células dos músculos provoca um grande fluxo de CK em direção ao sangue.

Essa medição é feita após todos os jogos, com um aparelho que o atleta coloca o dedo e tira uma gota de sangue. Durante a pré-temporada, cria-se o base-line dos jogadores (o número padrão de CK). Se há aumento nesse número após a partida, é um indicativo de que ele pode estar precisando de descanso.

O QUE MAIS AJUDA NA RECUPERAÇÃO DO ATLETA?

- Crioterapia - É a imersão do atleta em tonel de gelo com água entre 5 e 10 graus celcius. No Corinthians, a comissão deixa para o atleta avaliar se quer ou não fazer; Fábio Mahseredjian diz não ter certeza 100% de sua eficácia e, por isso, não obriga ninguém ao processo.

- Alimentação - Quanto mais rápido a comissão técnica der carboidrato para os atletas, melhor será a recuperação. No clube, Christine Fernanda Machado Neves é a nutricionista responsável por elaborar as dietas.