sábado, 23 de fevereiro de 2013

Contra punição, Corinthians admite possibilidade de sair da Libertadores

A decisão da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) de impedir a presença de torcedores do Corinthians nos jogos da Taça Libertadores da América devido à morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada no jogo contra o San José, em Oruro, irritou a diretoria do clube. Os dirigentes alvinegros, que entraram com recurso para reverter a decisão da entidade, esperam receber uma resposta até segunda-feira à noite. Caso o pedido do Timão seja negado, até mesmo a possibilidade de o clube deixar a competição continental não está descartada.

Time do Corinthians posado para enfrentar o San Jose (Foto: AFP)Atual campeão da Libertadores, Corinthians pode deixar o torneio (Foto: AFP)

O diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab, já havia classificado a decisão da Conmebol como “indevida, abusiva e intempestiva”. A ideia do representante corintiano é ponderar todos os interesses do clube e definir o que é mais atrativo para o Timão neste momento, independentemente do fato de a equipe ser a atual campeã da Libertadores e de possíveis punições posteriores. Na visão de Bussab, o Tribunal de Disciplina deveria ser mais comedido e apurar melhor o acontecimento de Oruro.

– Todas as possibilidades serão analisadas, sem exceção. Com a decisão da Conmebol, vamos nos reunir e observar o melhor para o Corinthians. Esperamos receber o parecer deles até segunda-feira à noite e, no mesmo dia, fazermos nossa escolha decisiva – afirmou o diretor, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

A principal reivindicação do Corinthians é de direito à defesa e investigação dos envolvidos na morte de Kevin. A maneira com que a Conmebol tratou o caso incomodou a diretoria, que não aceita se curvar à punição sem provar que o clube não tem qualquer parcela de culpa no disparo do sinalizador marítimo que vitimou o jovem, ainda que este tenha partido do setor da arquibancada destinado aos alvinegros no estádio Jesús Bermúdez.

Luiz Alberto Bussab, diretor jurídico do Corinthians (Foto: Reprodução SporTV)Luiz Alberto Bussab, diretor jurídico, diz que Timão
pode sair do torneio (Foto: Reprodução SporTV)

Aproximadamente 85 mil ingressos já haviam sido vendidos de forma antecipada através do sistema Fiel Torcedor para os jogos contra Millonarios (da Colômbia), Tijuana (do México) e San José, cerca de 30 mil deles para a primeira partida do Corinthians no estádio do Pacaembu na Libertadores 2013. No ano passado, somente na fase de grupos, o clube arrecadou R$ 5,3 milhões em bilheteria.

O clube tem plena confiança na reversão da decisão. Tanto é que o departamento jurídico sequer estudou uma possível logística para devolver o dinheiro pago pelos torcedores. Caso a Fiel seja impedida de comparecer aos jogos no Pacaembu, a diretoria já tranquilizou os alvinegros: todos os sócios serão ressarcidos.

A partida contra o Bragantino, neste domingo, pelo Campeonato Paulista, foi assunto praticamente deixado de lado no CT Joaquim Grava. As bandeiras a meio-mastro no local mostravam o clima de luto, assim como a postura séria do presidente Mário Gobbi, do gerente de futebol Edu Gaspar e dos diretores Roberto Andrade e Duílio Monteiro Alves, que compareceram ao treino deste sábado.

Convicto de que, independentemente das punições impostas pela Conmebol, o maior prejudicado será o Corinthians enquanto instituição, Luiz Alberto Bussab promete agilidade e bom senso na decisão da diretoria.

– É um caso muito delicado para fazermos decisões imediatas e ausentes de razão. É preciso rever tudo o que aconteceu. O Corinthians não pode sair prejudicado desta maneira. Com o posicionamento da Conmebol, vamos nos reunir sob o comando do nosso presidente e anunciar o que acontecerá na sequência – completou.

Cientes de que podem ficar sem acompanhar o Timão de perto na primeira fase da Libertadores, torcedores já organizam, por meio de redes sociais, maneiras de apoiar a equipe mesmo do lado de fora do estádio. Campanhas pedindo telões na Praça Charles Muller, em frente ao Pacaembu, e invasão da torcida nos arredores do local da partida são veiculadas desde a decisão da Conmebol.



Sinalizadores, querosene e protestos: o palco da tragédia três dias depois

Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Galão de querosene ainda não foi retirado do Estádio
Jesús Bermudez, em Oruro (Foto: Diego Ribeiro)

Três dias após a tragédia que matou o garoto Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, o Estádio Jesús Bermudez parece ter parado no tempo. Sujeira, restos de sinalizadores, panos e até um galão que ainda cheira a querosene foram encontrados pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM em visita ao local na tarde deste sábado. O único acesso aberto foi ao setor de arquibancada atrás de um dos gols, onde costuma ficar a “La Temible”, torcida organizada do San José.

Alguns restos de artefatos pirotécnicos foram encontrados, mas um deles chamou a atenção por estar quase intacto. Um sinalizador descartável, bem menos potente do que o utilizado pela torcida do Corinthians, tinha as inscrições “Football Torch” (Tocha para futebol), deixando bem claro qual seria a indicação de uso do objeto.

Apesar de oferecer bem menos perigo do que os modelos utilizados pelos corintianos, a entrada de diversos sinalizadores vai de encontro ao que dizia a polícia boliviana – que a revista foi muito bem feita, e que a entrada desse tipo de objeto se deu por acidente. O major Antenor Mendrano, da Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen, reconheceu que houve falha na fiscalização.

Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Grade do estádio que recebeu pirotecnica da 'La Temible', torcida do San José (Foto: Diego Ribeiro)

– Se tantas bengalas (nome dado aos sinalizadores na Bolívia) entraram, algo estava errado. Isso está sendo investigado, o motivo de a revista não ter sido bem feita. Estamos fazendo de tudo para que isso não ocorra mais. Não queremos mais esse tipo de artefato nos estádios – disse Mendrano.

O major também lamentou a presença do galão de querosene, que serviu para acender o mosaico da “La Temible”, que pegou fogo durante quase 10 minutos. O procedimento utilizado foi simples: o nome da torcida foi formado com pedaços de jeans e molhado com o querosene, altamente inflamável. Bastou um fósforo para acionar o mosaico.

Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Parte de sinalizador foi encontrado nas dependências
do estádio neste sábado (Foto: Diego Ribeiro)

– Isso é grave, mas às vezes não há controle. Precisamos aumentar esse tipo de fiscalização – explicou o major.

Além dos objetos pirotécnicos, havia muita sujeira nas arquibancadas. Entre os artigos mais curiosos, dois cartazes de protesto à mudança de nome do aeroporto local, que agora se chama Evo Morales, atual presidente da Bolívia. A população de Oruro quer que o nome original seja reutilizado: Juan Mendoza, responsável pelo início da aviação na Bolívia.

Durante a manhã, o San José treinou no estádio. No entanto, o palco parece abandonado após a tragédia. Curiosamente, o local mais limpo é justamente aquele onde se encontrava a torcida do Corinthians – e de onde saiu o disparo do sinalizador que matou Kevin Beltrán Espada.

Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Parte de artefato pirotécnico utilizado pela torcida do San José, no jogo contra o Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)

Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin, apresenta muita sujeira (Foto: Diego Ribeiro)



Renato Augusto lamenta ausência da torcida corintiana na Libertadores

Renato Augusto no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Renato Augusto será titular no jogo deste domingo
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) definiu que o Corinthians deverá jogar suas partidas como mandante na Libertadores da América deste ano sem a presença de torcedores. A morte de Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, na partida contra o San José, em Oruro, resultou na medida da entidade. O meia Renato Augusto conhece bem a sensação de atuar com portões fechados: sua estreia como profissional, em 2005, pelo Flamengo, justamente contra o Timão, aconteceu desta maneira.

A primeira experiência dos alvinegros sem a Fiel por perto será na próxima quarta-feira, contra o Millonarios, da Colômbia, às 22h, no estádio do Pacaembu. Aproximadamente 30 mil ingressos já haviam sido vendidos. As lembranças que Renato Augusto guarda da partida em que entrou em campo pela primeira vez como profissional não são nada boas. Além da derrota por 4 a 2 do Flamengo para o Timão , o clima sem torcida traz más recordações. Por isso, o meia ainda sonha em uma liminar que faça com que os torcedores possam assistir os jogos da competição continental ao vivo.

– É mais difícil. Há muito tempo que não jogo assim, mas o clima é diferente, e o tesão para jogar também. Espero que a gente possa atuar com a torcida, que é nosso ponto forte, quem nos apoia. Apesar da minha estreia ter sido com portões fechados, prefiro não voltar no tempo – avaliou.

– Eu tive a sensação de estar jogando na época de juvenil, infantil, quando só pai e mãe vão te assistir. Isso não é clima de Libertadores ou de Brasileiro.

Mesmo chateado, Renato Augusto alertou: apesar de incomodar os jogadores, o fato de a torcida não poder comparecer não deve ser um entrave para a boa sequência na competição. Confiando no bom senso da Conmebol, o meia avisou que, dentro de campo, o Timão será o mesmo e buscará a classificação à próxima fase sem se abalar.

renato augusto corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)Renato Augusto acredita que a punição será revista  (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)

– Estamos aqui para jogar e fazer nosso trabalho todos os dias. Vamos deixar nas mãos da Conmebol e ver o que vai acontecer - ressaltou.

Do atual elenco, quem também teve experiência um pouco mais recente de jogar com portões fechados foi o atacante Alexandre Pato. Em 2010, o Milan, seu ex-clube, teve de enfrentar o Genoa sem a presença da torcida. A punição ao clube rossonero se deu após a torcida, revoltada com uma derrota por 4 a 1 para o Siena, atirar foguetes no gramado. Situação semelhante à vivida pelo Timão, castigado por conta de um sinalizador naval atirado em direção à torcida do San José no estádio Jesús Bermúdez.

No total, para a primeira fase, o Corinthians já havia vendido 85 mil ingressos. Além do Millonarios, a equipe ainda enfrentará o Tijuana, do México, no dia 13 de março, e o San José, da Bolívia, em 10 de abril. O clube tem total convicção na reversão da pena, apoiando-se no fato de que, assim como o Tribunal de Disciplina da Conmebol foi ágil para definir a punição, também poderá ser para cancelá-la.



'Afiado', Alexandre Pato mantém evolução nas bolas paradas

A trajetória de Alexandre Pato no Corinthians ainda é curta. O atacante estreou na goleada por 5 a 0 sobre o Oeste de Itápolis, no dia 3 de fevereiro, marcando seu primeiro (e até agora único) gol com a camisa alvinegra. As atuações até o momento dividem-se entre regulares e apagadas. Nos treinamentos, a evolução do jogador é visível, especialmente em um fundamento: as bolas paradas.

Na atividade deste sábado, no CT Joaquim Grava, Pato cobrou oito pênaltis e converteu sete – os goleiros Caíque, Matheus Caldeira e Julio Cesar revezaram-se na meta. O único que ele errou, mandou para fora. Nas faltas, eficiência semelhante: em quatro cobranças, dois golaços, mandando a bola no ângulo esquerdo, e duas por cima do travessão, mas próximas. O atacante prontamente ganhou elogios dos jogadores mais jovens, recém-promovidos das categorias de base.

Alexandre Pato treino Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Alexandre Pato treina cobranças de pênalti no CT Joaquim Grava, neste sábado (Foto: Rodrigo Faber)

O Corinthians não marca um gol de falta há 15 meses. O último tento convertido em uma cobrança direta foi de Alex (hoje no Al-Gharafa, do Qatar), em empate por 1 a 1 com o Internacional, em outubro de 2011. Antes conhecido por sua eficiência na bola parada, o zagueiro Chicão caiu de produção no fundamento. O lateral Fábio Santos, que também trabalha o fundamento nos treinos, há tempos não tem uma oportunidade na posição ideal.

– Queremos aprimorar a bola parada, pois é algo que pode definir uma partida. A gente tem treinado mais – explicou o técnico Tite.

Além do gol anotado contra o Oeste, alguns lances de Alexandre Pato chamaram a atenção. O domínio em lançamentos longos, um de seus pontos fortes desde o surgimento no Inter, por exemplo, resultou no gol de empate de Romarinho, no clássico contra o Palmeiras. Após um “chutão” de Cássio, o camisa 7 recebeu, ajeitou e teve calma para aguardar o companheiro, que apareceu em posição favorável à finalização.

Neste domingo, na ausência de Emerson, poupado, Pato volta a ser titular contra o Bragantino, às 16h, no estádio Nabi Abi Chedid. A única partida que ele iniciou entre os onze principais foi o empate sem gols com o Botafogo de Ribeirão Preto. Na última quarta-feira, o camisa 7 entrou no lugar do Sheik nos minutos finais da partida contra o San José, da Bolívia, mas teve pouco tempo de tocar na bola.



Embaixador chega a Oruro neste domingo para ajudar corintianos

O embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, chega a Oruro neste domingo para tentar auxiliar os 12 corintianos presos após a morte de um garoto de 14 anos durante o jogo entre San José e Corinthians, quarta-feira, na Bolívia. A intenção é tentar acelerar o julgamento do recurso que foi pedido pelos advogados dos torcedores para que eles possam responder em liberdade à acusação de homicídio – um sinalizador lançado pelos alvinegros matou o boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada. O corpo de Kevin Beltrán Espada foi enterrado neste sábado, em Cochabamba.

Quem representou a Embaixada nos últimos dias foi o ministro conselheiro Eduardo Saboia, segundo na hierarquia da instituição. Marcel não pôde comparecer antes porque estava em Guayaramerín, na divisa com o Brasil, onde participa da reativação de um consulado na região.

- Ele tinha esses compromissos, mas agora vai a Oruro ajudar nessa questão. Eu estarei com ele, nossos advogados também acompanham o caso com extrema atenção – afirmou Saboia.

O ministro conselheiro teve de voltar para La Paz na tarde de sexta, por causa de outros compromissos com a Embaixada. No entanto, desmarcou alguns agendamentos para poder retornar e tentar ajudar os corintianos presos.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao inquérito policial que revela os nomes dos dois torcedores indiciados como autores do homicídio. O documento de sete páginas também aponta que o disparo foi premeditado, o que pode complicar bastante a situação da dupla.

Os torcedores estão na penitenciária de San Pedro. As duas celas que recebem os corintianos são isoladas dos presos bolivianos e sequer há contato visual entre eles, segundo o coronel Carlos Coritza, responsável pela penitenciária. De acordo com a mulher de um dos presos, no entanto, é possível ouvir os bolivianos, que gritaram "San José, San José" na chegada dos brasileiros, na sexta-feira. Ela considerou o clima hostil e "assustador".

- Temos de cumprir a lei, mas creio que nem todos ficarão por tanto tempo. A questão é mais preventiva, pois eles podem fugir se responderem ao processo em liberdade. Vamos obedecer à decisão do juiz cautelar, mas não sei se era necessário prender todos eles – disse o coronel.

Segundo Carlos Coritza, a ocupação da penitenciária está acima de sua capacidade: o local comporta 300 presos e atualmente tem 500 encarcerados.

Cárcere de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia (Foto: globoesporte.com (com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google))Vista aérea da penitenciária de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia, e do estádio Jesús Bermúdez (globoesporte.com, com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google)



Volta de Douglas é a novidade de Tite para domingo. Veja os relacionados

Douglas é orientado pelo técnico Tite em treino do Corinthians (Foto: Agência Corinthians)Douglas é relacionado por Tite e volta ao time
contra o Bragantino (Foto: Agência Corinthians)

O Corinthians deve ter cinco novidades em campo para o jogo contra o Bragantino, neste domingo, às 16h, no estádio Nabi Abi Chedid. Pensando na maratona de jogos que tem pela frente, dividindo as atenções entre a Taça Libertadores da América e o Campeonato Paulista, o técnico Tite decidiu poupar Alessandro, Danilo e Emerson Sheik. Jorge Henrique foi vetado pelo departamento médico.

Além dos quatro, que serão substituídos por Edenílson, Renato Augusto, Douglas e Alexandre Pato, quem também deve ser poupado é o atacante Paolo Guerrero. Com incômodos musculares, o peruano deu lugar a Romarinho no treinamento deste sábado, mas não preocupa. A escolha do técnico é exclusivamente por precaução.

Veja a lista de relacionados para o confronto:

Goleiros: Cássio e Julio Cesar
Laterais: Edenílson, Fábio Santos e Igor
Zagueiros: Gil, Paulo André e Felipe
Volantes: Ralf, Paulinho, Guilherme e Willian Arão
Meias: Renato Augusto, Douglas e Giovanni
Atacantes: Alexandre Pato, Romarinho, Paolo Guerrero e Léo



Corinthians interrompe venda de ingressos para a primeira fase da Libertadores

23/02/2013 09:15:00

Diretoria cumpriu determinação da Conmebol e interrompeu comercialização de ingressos, mas segue confiante de que punição será revista

O Corinthians já entrou com recurso para que a Conmebol suspenda a punição aplicada por conta da morte do torcedor Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, depois de ser atingido por um sinalizador atirado pela torcida corintiana no estádio de Oruro, Bolívia, na última quarta-feira. Mas, como medida preventiva, o clube decidiu interromper a venda dos ingressos para os jogos dentro da casa na fase de grupos da competição.

O primeiro deles será na semana que vem, contra o Millonarios. Depois, no dia 13 de março, o Corinthians recebe o Tijuana. Encerrando a primeira fase, no dia 10 de abril, é a vez do San José. A diretoria divulgou que mais de 30 mil ingressos já sido comercializados para o jogo da próxima semana, que será o primeiro do Timão como mandante defendendo o título do torneio continental. Somando todas as partidas fa fase de grupos, foram vendidos mais de 80 mil entradas.

O clube segue confiante de que a punição será cancelada. A defesa do clube alega que a entidade não cumpriu com os fatores exigidos para aplicação de medida cautelar e que penas como esta só poderiam ser aplicadas depois de uma investigação, e com direito a defesa.

Entretanto, caso a pena seja confirmada, o Corinthians declarou que todos os torcedores que já compraram seus ingressos terão direito a ressarcimento total. Mas, otimista, a direitoria sequer planejou uma maneira de devolver o dinheiro. Uma decisão é esperada até a próxima quarta-feira.



Torcedores do Corinthians são transferidos para penitenciária em Oruro

23/02/2013 09:00:00

Juiz decretou prisão preventiva dos 12 acusados de causar a morte do jovem Kevin Douglas Beltrán Espada

Os 12 torcedores do Corinthians que estão detidos em Oruro foram transferidos para a penitenciária da cidade no fim da tarde de sexta-feira. O local, chamado 'Cárcere San Pedro', fica a 200 metros do estádio Jesús Bermúdez, onde Kevin Douglas Beltrán Espada foi morto depois de ser atingido por um sinalizador lançado pela torcida corintiana.

Segundo funcionários da embaixada brasileira an Bolívia, os torcedores devem ficar detidos no país até agosto, quando devem ser julgados. Dois deles foram indiciados como autores do disparo, por terem sido encontrados portando sinalizadores semelhantes ao que atingiu Kevin, e os outros 10 como cúmplices, mas todos alegam inocência e afirmam que o verdadeiro culpado já retornou ao Brasil.

Antes de serem transferidos, os brasileiros estavam detidos no subsolo da Corte Superior de Justiça de Oruro, onde a prisão preventiva foi decretada. Membros da embaixada brasileira fizeram visitas aos corintianos, levando cobertores e comida, além de conversar com todos. Eles relatam que a situação nas celas é bastante ruim, mas informam que estão sendo bem tratados pela polícia. Mas a grande preocupação dos brasileiros, que já pediram ajuda até mesmo do ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, é ficar detidos junto de bolivianos. Eles temem a reação dos outros presos.

Segundo o juiz Julio Huarachi Pozo, a decisão de manter os 12 encarcerados é devida a questões de segurança. O juiz teme que os brasileiros fujam da Bolívia caso sejam liberados, ainda que as provas não sejam contundentes.



Nem com apelo de Sean Penn: caso de americano preocupa corintianos

O caso de um americano preso preventivamente na Bolívia há dois anos mostra que os 12 corintianos que tiveram a mesma prisão preventiva decretada na sexta-feira não terão vida fácil em Oruro, local da morte de um torcedor de 14 anos após ser atingido por um sinalizador que partiu da torcida brasileira. O empresário Jacob Ostreicher recebeu até a visita do ator Sean Penn – duas vezes – mas não conseguiu ter seu caso julgado até hoje. Com problemas de saúde, ele está internado há mais de dois meses em Santa Cruz de la Sierra.

Em junho de 2011, Ostreicher foi preso e acusado de colaboração com o narcotráfico e evasão de divisas, mesmo sem provas concretas sobre seu envolvimento nessa questão. A justiça boliviana trava o processo de julgamento do americano, e os envolvidos nesse caso e representantes da embaixada brasileira veem o mesmo motivo: corrupção.

De acordo com pessoas ouvidas pela reportagem, a justiça boliviana chega a cobrar US$ 15 mil por uma simples sentença. Tudo “por baixo dos panos”, claro. Para casos mais simples também há um preço: a trivial marcação de data de uma audiência pode valer até US$ 1 mil. O governo americano, e agora o brasileiro, recusam-se a pagar essas quantias.

No caso de Jacob Ostreicher, nem mesmo a visita de Sean Penn sensibilizou a justiça boliviana. Ainda sem data para o julgamento, o máximo que o empresário conseguiu foi a prisão domiciliar em dezembro do ano passado – ele não fica na cela com outros presos e vai para casa, mas tem saídas controladas pela polícia. Mesmo assim, isso só foi possível após o pagamento de uma fiança de US$ 14 mil.

Sean Penn pede libertação do empresário americano Jacob Ostreicher preso na Bolívia (Foto: AFP)Sean Penn foi à Bolívia pedir libertação do americano Jacob Ostreicher (Foto: AFP)

O caso abriu as portas para as autoridades descobrirem uma rede de extorsão dentro da própria polícia boliviana. Entre um juiz, oficiais do governo e promotores, 12 pessoas foram presas.

Mesmo assim, a embaixada brasileira vê dificuldades para os corintianos que estão em Oruro. Isso porque o “sistema” ainda é muito forte na Bolívia, e boa parte dos 100 a 120 brasileiros presos no país estão ali de forma preventiva – alguns esperam julgamento há mais de um ano.

– A justiça boliviana é muito lenta, e isso nos preocupa. Não os vejo saindo em menos de seis meses – lamentou o funcionário administrativo do Itamaraty, Beymar Duchén Rojas.

Enquanto o julgamento não ocorre, os advogados tentam um recurso para fazer com que os 12 corintianos respondam em liberdade à acusação de homicídio. Mesmo assim, não poderiam sair da Bolívia até que o caso fosse encerrado. O próprio juiz cautelar responsável pelas prisões reconheceu que “é muito fácil fugir do país”.

A tendência é que todos os investigados continuem na dependência da boa vontade da justiça local. Enquanto isso, os brasileiros vão ficar em duas celas na Penitenciária San Pedro, em Oruro, a 200 metros do Estádio Jesús Bermudez, local da morte do torcedor do San José. Triste ironia do destino.

torcedores corinthians presos (Foto: Ricardo Taves)Torcedores corintianos presos na Bolívia (Foto: Ricardo Taves)



Corinthians acumula pior série de empates dos últimos oito meses

O Corinthians chegou ao seu quarto empate consecutivo na noite desta quarta-feira, ao ficar no 1 a 1 com o San José, da Bolívia, na altitude de Oruro, em jogo válido pela primeira rodada da Taça Libertadores da América. A equipe saiu na frente, com gol de Guerrero logo aos cinco minutos, mas cedeu a igualdade no segundo tempo. O Timão não vence desde a goleada por 5 a 0 sobre o Oeste de Itápolis, no dia 3 de fevereiro.

O problema desde o início da temporada é o mesmo: as finalizações. No clássico contra o Palmeiras, que terminou com empate por 2 a 2, no último domingo, o Corinthians abusou dos gols perdidos. Foram duas bolas na trave, sendo uma delas dentro da pequena área, nos pés de Guerrero. Mesmo balançando as redes logo no início do jogo, o Timão caiu de produção, tomou a virada e acabou salvo por um gol de Romarinho.

alexandre Pato, Jorge Henrique e Paulinho corinthians batendo faltas (Foto: Diego Ribeiro)Tite quer mais efetividade do Corinthians nas finalizações (Foto: Diego Ribeiro)

Em terras bolivianas, a história não foi diferente. Contra o San José, Emerson Sheik teve duas oportunidades claras de gol, uma delas sem goleiro, mas não converteu. Ele acabou substituído por Alexandre Pato, que também não rendeu, isolado em um esquema onde a equipe tentava apenas assegurar o ponto de casa.

– Temos duas maneiras de ver. Sete jogos sem perder ou quatro sem ganhar. O resultado contra o São Caetano incomodou, era para ganhar, mas bobeamos. Palmeiras foi clássico e esse teve altitude. Estamos em uma posição que temos de melhorar – minimizou Paulo André, em entrevista coletiva.

Insatisfeito com a ineficiência do Corinthians nas finalizações, o técnico Tite já havia reclamado do baixo índice de gols. Após a goleada sobre o Oeste, que marcou a estreia e o primeiro gol de Pato pelo time, o Timão empatou por 0 a 0 com o Botafogo de Ribeirão Preto, por 2 a 2 com São Caetano e Palmeiras e por 1 a 1 com o San José. No caso das igualdades com gols, em todas os alvinegros saíram na frente, mas cederam o resultado.

A última vez que o Corinthians acumulou tal sequência negativa foi nos cinco primeiros jogos do Campeonato Brasileiro do ano passado, entre os dias 20 de maio e 16 de junho. Naquela oportunidade, o Timão perdeu para Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Ponte Preta, e empatou com o Figueirense. De lá para cá, o período máximo que a equipe ficou sem vencer foi de três jogos, também ao longo da competição nacional.

Os comandados de Tite voltam a campo no próximo domingo, pelo Campeonato Paulista, para enfrentar o Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em partida válida pela nona rodada do estadual. A sequência de jogos promete ser cansativa: depois, o Corinthians enfrenta o Millonarios (em casa, pela Libertadores), o Santos (fora, pelo Paulistão) e o Tijuana (fora, pela Libertadores). Tudo no período de uma semana.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Corintianos aguardam julgamento em prisão a 200m do cenário da tragédia

Cerca de 200 metros separam o estádio Jesús Bermúdez da penitenciária de San Pedro, em Oruro. Foi no estádio que Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, morreu ao ser atingido no olho por um sinalizador marítimo. E é na penitenciária quase vizinha que os 12 torcedores brasileiros indiciados por homicídio cumprem a prisão preventiva enquanto aguardam o julgamento do caso.

As duas celas que recebem os corintianos são isoladas dos presos bolivianos, amenizando um dos maiores temores dos brasileiros. Sequer há contato visual entre eles, segundo o coronel Carlos Coritza, responsável pela penitenciária. De acordo com a mulher de um dos presos, no entanto, é possível ouvir os bolivianos, que gritaram "San José, San José" na chegada dos brasileiros, na sexta-feira. Ela considerou o clima hostil e "assustador".

Cárcere de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia (Foto: globoesporte.com (com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google))Vista aérea da penitenciária de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia, e do estádio Jesús Bermúdez (globoesporte.com, com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google)

- Temos de cumprir a lei, mas creio que nem todos ficarão por tanto tempo. A questão é mais preventiva, pois eles podem fugir se responderem ao processo em liberdade. Vamos obedecer à decisão do juiz cautelar, mas não sei se era necessário prender todos eles – disse o coronel.

Esta é a primeira vez que Oruro recebe presos brasileiros. E justamente como consequência de uma tragédia que causou comoção nacional.

corinthians torcedores presos Penitenciária de San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)Penitenciária San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)

Os 12 torcedores foram indiciados por homicídio na morte de Kevin Espada e tiveram a prisão preventiva decretada nesta sexta-feira. Representantes da embaixada brasileira na Bolívia preparam recurso para fazer com que o grupo responda em liberdade.

A análise será feita pelo juiz cautelar Julio Huarachi Pozo, o mesmo que decretou a prisão preventiva. A decisão sobre o recurso pode demorar horas ou dias. Na apelação feita durante a análise das medidas cautelares, o juiz se mostrou irredutível.

- Decidimos manter os 12 encarcerados nessa fase de investigação por questões de segurança. Sabemos que não há provas contundentes, mas vamos mantê-los encarcerados porque sabemos que é muito fácil sair da Bolívia – argumentou Julio Pozo.

corinthians torcedores presos Penitenciária de San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)Da penitenciária é possível ver o estádio ao fundo (Foto: Diego Ribeiro)

Os torcedores reclamaram que estão em situação precária desde o momento em que foram presos e pediram a ajuda da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Advogados e três agentes da embaixada brasileira, entre eles o ministro conselheiro Eduardo Saboia, acompanham o caso em Oruro.



Estaduais e campeonatos europeus: a lista do Tempo Real neste sábado

Um sábado repleto de esporte para quem quiser acompanhar as transmissões do Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. Destaque para os campeonatos estaduais. Pelo Carioca, o Flamengo, time de melhor campanha na competição, tenta mais uma vitória contra o lanterna Olaria. Já no Campeonato Paulista, o São Paulo vai embalado para cima do Linense após a vitória por 4 a 2 sobre o São Caetano, no ABC Paulista, na última quarta-feira. Outra boa opção é conferir a partida do Barcelona, líder disparado do Campeonato Espanhol, contra o Sevilla. Quem é fã de Cristiano Ronaldo poderá acompanhar o jogo do Real Madrid contra o Deportivo. No Campeonato Inglês, o líder Manchester United encara o lanterna Queens Park Rangers, do goleiro da Seleção Brasileira Júlio César. Isto sem falar no NBB, com o confronto entre o Basquete Cearense e o Flamengo, que tenta se manter na liderança do campeonato após a derrota para o Brasília na última quinta-feira por 82 a 70. 

Veja a programação de sábado (horário de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

SÁBADO, 23/02

12h QPR x Manchester United - Campeonato Inglês

16h Deportivo x Real Madrid - Campeonato Espanhol

16h Juventus x Joinville - Campeonato Catarinense

16h Basquete Cearense x Flamengo - NBB - com vídeos

18h Barcelona x Sevilla - Campeonato Espanhol

18h30m São Paulo x Linense - Campeonato Paulista - com vídeos

18h30m Mirassol x São Caetano - Campeonato Paulista

18h30m Botafogo-SP x Penapolense - Campeonato Paulista

18h30m Olaria x Flamengo - Campeonato Carioca - com vídeos

18h30m Avaí x Metropolitano - Campeonato Catarinense

20h Santa Cruz x Pesqueira - Campeonato Pernambucano

20h River Plate x Itabaiana - Campeonato Sergipano

20h30m CSA x CSE - Campeonato Alagoano



Nome de prato em restaurante, Sheik posta foto com ‘autor da ideia’

Emerson Sheik, Sandra de Sá e Issac Azar (Foto: reprodução / Instagram)Sheik visitou o restaurante onde é prato principal
(Foto: reprodução / Instagram)

A comemoração do gol feito por Emerson no empate por 2 a 2 com o Palmeiras (o atacante simulou ninar um bebê), domingo, gerou uma retribuição inusitada. O chef de cozinha Isaac Azar, que será pai, criou um prato em seu restaurante com o nome do atacante do Corinthians. Na noite desta sexta-feira, o Sheik foi ao restaurante de Azar provar a iguaria e postou foto ao lado do proprietário e da cantora Sandra de Sá.

A novidade gastronômica à moda Sheik é uma mistura do risoto italiano com a paella espanhola, com ingredientes que não podem faltar para atender ao gosto do atacante: camarões grelhados, mexilhões e outros frutos do mar, com temperos finos. Após apresentar o prato à imprensa durante a semana, o chef fizera questão de ressaltar que, por ter atuado no exterior (como França, Catar e Japão), fez com que Emerson  aprimorasse seu paladar e suas predileções na gastronomia..

Em oitavo lugar no Campeonato Paulista, com 13 pontos, o Corinthians voltará a campo pela competição no domingo, contra o Bragantino (11º, com 12), em Bragança Paulista. Com 18 pontos conquistados, o líder é a Ponte Preta.