domingo, 15 de julho de 2012

Douglas cobra sequência como titular no Corinthians

LANCEPRESS!
Publicada em 15/07/2012 às 18:02
São Paulo (SP)

Após entrar nos dez minutos finais na vitória sobre o Náutico, neste último sábado, no Pacaembu, Douglas voltou a cobrar uma sequência de jogos para render um bom futebol no Corinthians.

Desde que chegou ao clube, no início desta temporada, o camisa 15 não conseguiu cavar um lugar na equipe principal do técnico Tite.

Receba primeiro as notícias do Timão no seu celular!

– Eu preciso ter uma sequência bacana, vou me esforçar muito para voltar a ser titular. Estou trabalhando muito e estou preparado para quando precisarem de mim - afirmou.

Durante a entrevista coletiva após a última partida, o comandante alvinegro falou do caso do jogador e deu entender que vai dar mais chances a ele entre os 11 iniciais.

- O Douglas, o que ele te apresenta hoje é suficiente para acreditar nele. Também acredito. Não só Douglas, mas muitos que estão podem ficar putos com o técnico. Porém, se trabalharem, vai aparecer a oportunidade. Concordo que precisa de uma sequência, ainda mais jogador de criação - explicou.



Na mira do Timão, Guilherme não deve fazer sétimo jogo no BR-12

Rodrigo Vessoni
Publicada em 15/07/2012 às 20:51
São Paulo (SP)

O desejo do volante Guilherme deixar a Portuguesa e se transferir para o Corinthians ou exterior continua intacto, mesmo com o retorno aos gramados. Tanto que seus empresários estão atentos em relação ao limite de sete jogos na Série A do Brasileirão, que o impediria de trocar de equipe na competição.

– É algo que está sendo monitorado, é claro. Vamos ver como será durante a semana, tenho duas propostas do exterior, quero sentar com o pessoal da Portuguesa para analisarmos tudo isso – explicou o empresário Wagner Ribeiro, ao LANCENET!.

O diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, admitiu que deve se reunir novamente com a Lusa para tentar a contratação.

– A gente vai tentar sentar de novo com a Portuguesa, ter uma nova conversa. Eles manifestaram a vontade de deixar o jogador sair, então nós vamos conversar e tentar ser feliz na negociação. Se não me engano, ele só atuou por duas ou três partidas no Brasileirão – afirmou o dirigente, à Rádio Bandeirantes.

Apesar do desejo de contar com Guilherme, o Timão sabe que não será fácil. Historicamente, os dirigentes da Portuguesa não facilitam a vida de quem deseja contratar jogadores, independentemente da situação financeira do clube.



Após vitória do Timão, Tite recebe visita de corintiano com síndrome de down

Renato Rodrigues
Publicada em 15/07/2012 às 14:29
São Paulo (SP)

Após comandar a vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Náutico, neste último sábado, o técnico Tite se deparou com uma surpresa ao deixar o vestiário do Pacaembu. Do lado de fora, Felipe, portador de síndrome de down, o aguardava para dar um singelo presente e, enfim, conhecer o "professor".

E a espera do Fiel foi longa. Depois de o acesso à imprensa ser aberto, o treinador teve que dar entrevista coletiva para, só depois que todos os jogadores já tinham ido para o ônibus, passar pela zona mista.

Felipe, irredutível, permaneceu lá esperando e aproveitando para tietar alguns atletas que passavam no local, como Cássio, Paulinho e Paulo André. Assim que viu o rapaz, Tite não pensou duas vezes e foi dar um abraço no torcedor. Ele brincou com o fã, deu autógrafo e saiu com a faixa de presente no peito.

Bastante emocionado, Felipe comemorou o sonho realizado com poucas palavras.

- Vim de longe e sou pé quente - afirmou ao LANCENET!.

Para ver de perto o treinador do Timão, ele teve que encarar mais de nove horas de viagem. Com um amigo, ele chegou na capital paulista por volta das 8h da manhã deste sábado. Foi conhecer a construção da Arena Corinthians e depois seguiu para o memorial do clube no Parque São Jorge. Lá, Felipe ainda conseguiu tirar uma foto ao lado da tão sonhada taça da Libertadores.

Se a noite de sábado marcou a quebra da "ressaca" pós título continental para Tite e os jogadores, para o corintiano ilustre Felipe foi um dia mais que especial.



Emerson critica e ironiza árbitro do jogo contra o Timbu

LANCEPRESS!
Publicada em 14/07/2012 às 21:26
São Paulo (SP)

Emerson não estava totalmente satisfeito após a vitória sobre o Náutico, por 2 a 1. Apesar da conquista dos três pontos, que tiraram o Corinthians da zona de rebaixamento, o atacante demonstrou chateação com o desempenho da arbitragem.

Receba primeiro as notícias do Timão no seu celular!

Para o camisa 11 do Timão, o árbitro Wagner Reway cometeu erros infantis, que são vistos apenas em campeonatos sem tradição no futebol mundial ou, como ele mesmo ironizou, em Nova Iguaçu, interior do Rio de Janeiro, onde nasceu.

- Ele estava de brincadeira, né? Fala, sério! Teve alguns momentos no primeiro tempo que eu parei e pensei: 'Estou num país de primeiro mundo no futebol e não é possível que existam profissionais que façam parte de um país tão empolgado como é o Brasil com esse esporte´ - revelou.

- O que eu vi me fez lembrar do Catar e do Japão, que são países que ainda buscam espaço no cenário internacional. Pô, o Brasileirão é tão bacana de se jogar, tem equipes de tanta história e tradição, não dá para aceitar isso. Tem uns três, quatro árbitros na pelada que eu vou assistir em Nova Iguaçu que, certamente, saberiam que foi falta em determinados lances que ele não deu nada - completou.

A bronca de Emerson com o árbitro Wagner Reway não parou por aí.

- Estão chegando Seedorf, Forlán...o que eles vão pensar se acontecer isso com eles? É vergonhoso...- finalizou.

O lance que mais deixou o camisa 11 do Corinthians com raiva foi no início do jogo, quando sofreu um carrinho por trás e, ao invés do infrator levar cartão amarelo, quem levou foi ele, por reclamação.



Comentarista destaca inteligência acima da média do 'herói' Danilo

Vice-artilheiro do Corinthians na Taça Libertadores, o meia Danilo foi decisivo para o Timão, ao marcar os dois gols da vitória por 2 a 1 em cima do Náutico, que, por enquanto, tirou a equipe paulista da zona de rebaixamento. O comentarista Luiz Ademar lembrou de outras campanhas onde o jogador teve atuações decisivas. Para ele, o senso coletivo e a inteligência tática do meia sempre estiveram acima da média.

- A inteligência tática do Danilo pouca gente percebe. No primeiro gol, ele tava aberto pelo lado esquerdo, puxando o contra-ataque, chamando a marcação. A parte tática e o senso coletivo dele são fundamentais. Isso não é de agora. No Campeonato Brasileiro do ano passado e na Libertadores, foi assim. Quando foi campeão paulista e campeão do mundo pelo São Paulo também foi assim. É um jogador acima da média - disse o comentarista, no "Troca de Passes" de sábado.

Mas não são só as características ofensivas do meio campo que merecem destaque na avaliação do comentarista. Para Luiz Ademar, Danilo também foi fundamental para desequilibrar os contra-ataques do Timbu.

- Ele também ajuda na marcação e puxa o contra-ataque. Ele marca o lateral adversário demais. O Alessandro sobe o tempo todo, mas com o Danilo ali ele não conseguiu. Teve um momento em uma bola de contra-ataque do Náutico que foi o Danilo quem salvou - disse.

Com oito pontos, neste momento, o Corinthians está em 13º lugar. Na próxima rodada, na quarta-feira, a equipe encara o Flamengo, no Engenhão.

Danilo comemora gol do Corinthians contra o Náutico (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Danilo comemora um dos seus gols sobre o Náutico (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)



Peixe vence o Timão e conquista título de futsal

Santos conquista título contra o Corinthians (Foto: Pedro Ernesto Azevedo / Santos FC)Santos conquista título contra o Corinthians
(Foto: Pedro Ernesto Azevedo / Santos FC)

Em jogo difícil, o time Sub-17 do Santos FC venceu o Corinthians por 6 a 5 e conquistou o título do Campeonato Metropolitano de Futsal. A partida foi realizada neste sábado, no Ginásio Presidente Ciro, em São Paulo. No primeiro confronto da final, a equipe santista havia vencido o Timão por 5 a 3.

Campanha

O time do técnico Edu Martins, na fase de grupos da competição, garantiu a primeira colocação do Grupo D, com 27 pontos. Foram nove vitórias e uma derrota.

Nas oitavas de final o time santista bateu duas vezes o Show de Bola. Já nas quartas, o adversário foi o Penha, também derrotado em duas oportunidades.

O clássico diante do Palmeiras, disputado pelas semifinais, foi marcado por um empate e uma vitória do time alvinegro.
 



De Nova Iguaçu para o mundo: Sheik revela miséria vivida na infância

De Nova Iguaçu, município do Estado do Rio de Janeiro, para o mundo. Com uma importante passagem pelo Oriente Médio. Essa é a trajetória do menino pobre que hoje é chamado de ‘Sheik’. O atacante Emerson se transformou em ídolo de um dos times mais populares do Brasil. Sua idolatria também alcança outros cantos do mundo, como Japão, Qatar e Emirados Árabes. Com a bola, ganhou respeito, status e muito dinheiro. Decretou o fim da miséria em sua família. Na entrevista ao Esporte Espetacular, ele revela os momentos de dificuldades da sua infância.

- Era escola e rua! Ficar em casa pra que? Não tinha nada dentro de casa. Era um barraquinho com sofá e almofadas, colchão ralinho que enrolava para todos dormirem juntos. Não tinha chão, era barro. Não tinha nem banheiro! – contou Emerson Sheik.

Hoje Emerson possui três títulos brasileiros em clubes diferentes, além da Libertadores conquistada pelo Corinthians com dois gols no Pacaembu. Porém ele conta que seu início, no São Paulo, aconteceu apenas porque ele queria um lugar para comer e dormir.

- A oportunidade veio quando eu tinha 14 anos. Fui no intuito de ter um lugar pra morar e pra comer. Eu não queria o futebol assim, pra ser jogador. Eu fui porque sabia que lá tinha cozinha e que eu ia dormir numa caminha. Esse era o meu sonho – falou.

Pressão é você estar num lugar, com medo de deitar e uma bala atravessar o tijolo... "

Sheik

A casa onde viveu durante a infância, na Baixada Fluminense, já tem tijolo, piso e banheiro. Antes, não tinha nada. E foi numa humilde residência que o herói do primeiro título da Libertadores do Corinthians foi criado.

- A minha mãe que fez o lugar em que eu morava, num terreno invadido. Ela pegou madeira de um lado, do outro e fez a casinha, um barraquinho pra gente. E trabalhava para sustentar três filhos. Lá foi sinistro, doído. Muito ruim mesmo – lembrou.

As dificuldades foram muitas. Até fome a família de Emerson passou. Muitas vezes, as refeições eram apenas uma panela de arroz para dividir entre todos. Fora o perigo eminente de ameaças de tiroteio na comunidade em que viviam. Para ele, essa foi a maior pressão que viveu durante toda a sua vida.

- Me perguntaram se era pressão na Bombonera. Pressão é você estar num lugar desses, com medo de deitar e uma bala atravessar o tijolo ou a madeira. Ou então medo de entrar um rato, um bicho. Isso sim é pressão – relatou.

Emerson sheik entrevista (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Emerson Sheik revela a dificuldade que viveu na infância. (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)



Timão admite reiniciar conversas por Guilherme: 'Interessa, todos sabem'

Guilherme na partida da Portuguesa (Foto: Futura Press)Guilherme volta a ser alvo do Corinthians, mas não
há conversas por enquanto (Foto: Futura Press)

O Corinthians admite a possibilidade de iniciar mais uma vez as negociações para contratar o volante Guilherme, da Portuguesa. Neste sábado, o diretor de futebol Roberto de Andrade voltou a manifestar interesse pelo jogador de 21 anos, desejo antigo do Timão. No entanto, assegurou que no momento não há conversas em andamento para a chegada do volante.

– Interesse tem, e todo mundo sabe disso. Mas não marcamos nada ainda. Podemos voltar a negociar, mas não tem nada – afirmou o diretor.

Em todas as tentativas anteriores, houve resistência por parte da Portuguesa, que considerava insatisfatórias as ofertas corintianas. Por isso, Roberto de Andrade admite que será difícil contar com o volante ainda nesta temporada.

– O Corinthians tem interesse, mas não sabemos se a Portuguesa quer negociá-lo. Vamos esperar – disse.

A intenção da diretoria do Corinthians é resolver logo todas as pendências do elenco e atender ao pedido do técnico Tite, que pediu resoluções rápidas para o time retomar o foco e reagir no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, a equipe conseguiu sua primeira vitória depois da conquista da Taça Libertadores: 2 a 1 sobre o Náutico, no Pacaembu.

– A única saída possível no momento é a do Alex, a negociação está andando, mas não recebemos resposta da contraproposta. E é só isso – assegurou Roberto de Andrade.

Alex tem proposta do Al Gharafa, do Qatar, e pode deixar o clube nos próximos dias. Ralf e Paulinho estenderam seus contratos até 2015, e o Corinthians ainda vai receber dois reforços gringos: o peruano Paolo Guerrero, ex-Hamburgo-ALE, que já se apresentou, e o argentino Martinez, contratado do Velez Sarsfield e que chega na segunda-feira.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Vilson Ribeiro não crê em 'inferno' no Coritiba e descarta jogadores caros

Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba (Foto: Divulgação / Coritiba)Vilson Ribeiro de Andrade se preocupa com a
atuação contra a Macaca(Foto: Divulgação/Coritiba)

Após a goleada para a Ponte Preta, por 4 a 1, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade fez questão de atender a imprensa, ainda no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O revés para a Macaca foi classificado por ele como o pior jogo que o Coritiba fez desde que assumiu a diretoria alviverde, em 2010.

Sem definir detalhes, o dirigente promete colocar os erros e acertos em pauta durante a reunião tradicional que acontece toda a segunda-feira. Além da derrota, a cúpula alviverde pode avaliar medidas para o restante do Campeonato Brasileiro.

- Essa partida foi a pior que eu vi o Coritiba jogar nos meus dois anos e meio que estou na diretoria. Temos uma reunião na segunda-feira, vamos discutir o que aconteceu, chamar a comissão técnica e ver o que podemos fazer. Só que é um assunto interno e vamos continuar tratando internamente - ressalta.

O Coritiba fez uma Copa do Brasil excelente e hoje (sábado) não foi bem. Não é ir do céu para o inferno, foi somente uma partida ruim e que eu mesmo admito que não merecíamos vencer "

Vilson Ribeiro de Andrade

No entanto, Andrade evita um clima de crise no Coritiba e nega que a equipe tenha saído do céu para o inferno. O Coritiba está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

- O Coritiba fez uma Copa do Brasil excelente e hoje (sábado) não foi bem. Não é ir do céu para o inferno, foi somente uma partida ruim e que eu mesmo admito que não merecíamos vencer - completa.

Rafinha no Corinthians

Outro questionamento que tomou conta da coletiva do presidente coritibano foi sobre um possível interesse do meia Rafinha pelo Corinthians. Segundo ele, o Coritiba não recebeu uma proposta, mas caso outro time queira levar, será necessário o pagamento de uma multa rescisória de R$ 6 milhões.

- Já disse isso várias vezes, desde o meio da semana, mas não recebemos nenhuma proposta ou contato oficial do Corinthians pelo Rafinha. Agora, se eles quiserem o jogador, e for da vontade dele, tem uma multa a ser paga. Isso funciona em qualquer time de futebol. Se a gente quiser um jogador  com vínculo em outra equipe, também vamos precisar pagar.

Após a resposta, Andrade foi perguntado se ele aceitaria uma troca entre Rafinha por Liédson. Sem responder se era do agrado, o presidente se limitou a dizer que não pode pensar em jogadores caros para a situação coritibana.

- O Liédson, com o que ele ganha no Corinthians, não tem como a gente pagar aqui. Não adianta trazer um jogador com uma salário alto e depois não conseguir pagar e atrasar salários dele ou de outros atletas.



Veja os resultados de sábado pelas Séries A, B, C e D e em seis estaduais

14/07/2012 23h10 - Atualizado em 14/07/2012 23h10

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar




Tite insinua pressão 'externa' pela saída de Paulinho

O técnico Tite não esconde que pretende mudar o mínimo possível o elenco campeão da Taça Libertadores pelo Corinthians e, por isso, se mostra aflito com as diversas possibilidades de negociações no clube. Até mesmo quem já garantiu permanência, como o volante Paulinho, é alvo de conversas e conselhos do comandante. Com contrato renovado até 2015 e aumento salarial, o volante recusou proposta do Inter de Milão depois de ouvir a família e pensar na Copa de 2014. Tite, porém, não poupou outros “interessados” em uma possível transferência do jogador.

- Por trás do atleta existe uma série de interesses que podem prejudicar a cabeça. O jogador é ser humano. O Paulinho é muito inteligente, mas estava pressionado, e a única coisa que... Bem, estou louco para falar outras coisas, mas não posso falar. O que posso dizer é que a família dele é do bem. Ele vai enxergar quem é do bem e quem não é - disparou Tite, após a vitória do Timão sobre o Náutico, por 2 a 1, neste sábado à noite, no Pacaembu, pelo Brasileirão (veja os lances no vídeo acima).

O caso de Paulinho é emblemático, já que ele consultou os familiares antes de tomar uma definição. Tite espera que outros façam o mesmo e quer que a diretoria resolva logo as pendências para que o elenco consiga se concentrar apenas no Campeonato Brasileiro.

- Mando um recado ao presidente Mário Gobbi, ao Roberto de Andrade (vice), ao Duílio (Monteiro Alves, diretor de futebol): não queria estar na pele de vocês para solucionar todos esses pepinos. O único sentimento que posso externar para os atletas é: faça aquilo que a cabeça e o coração mandar, e ouçam a família, pois esses sabem onde dói o calo, onde é bom, onde é ruim - ressaltou o técnico.

Ralf e Paulinho já garantiram permanência, e o clube ainda precisa resolver se vai ou não manter o meia Alex, que tem proposta do Al Gharafa, do Qatar, entre outras definições.

- Tem jogador que não está nem no banco e também tem proposta. A valorização é de todos, não estou reclamando disso. Só quero que solucione logo tudo isso, não só do Alex. Tem clube louco para ter o Weldinho, por exemplo. Mas precisamos solucionar isso tudo logo para voltarmos a ter um padrão de jogo - pediu Tite.

Com a vitória deste sábado, o Corinthians chegou a oito pontos na tabela do Brasileirão, ainda em situação desconfortável. O time volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrente o Flamengo, às 21h50m (horário de Brasília), no Engenhão.



Herói contra o Náutico, Danilo ‘esquece’ gols e celebra bom futebol

Depois de um empate com o Sport, com time reserva, e uma derrota para o Botafogo, com os titulares em campo, o Corinthians desencantou no Campeonato Brasileiro depois da conquista da Taça Libertadores, há dez dias. Herói da vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, neste sábado, no Pacaembu (assista aos lances no vídeo ao lado), o meia Danilo minimizou seus dois gols marcados e preferiu enaltecer a força do grupo alvinegro, que retomou as boas atuações da conquista sul-americana.

- Todo mundo é importante, com cada um fazendo sua parte bem feita, o time fica mais forte. Hoje cada um fez seu papel, marquei dois gols, mas o mérito é todo do time - disse Danilo.

O meia, porém, pede cautela para os próximos jogos do Brasileirão. Apesar de o Corinthians ter exibido um bom futebol neste sábado, Danilo lembra que o time ainda está na parte de baixo da tabela.

- Vamos jogar e pensar cada jogo, sair lá de baixo é o primeiro pensamento – disse.

O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), contra o Flamengo. O jogo será realizado no Engenhão.

Danilo, Corinthians x Náutico (Foto: Rodrigo Coca / Agência Estado)Danilo festeja um de seus gols contra o Náutico, no Pacaembu (Foto: Rodrigo Coca / Agência Estado)



Feliz com a permanência, Paulinho diz: ‘A torcida merece tudo isso’

 A recusa de uma proposta do Inter do Milão-ITA fez o volante Paulinho ganhar ainda mais pontos com a torcida do Corinthians. Garantido no clube até a Libertadores do ano que vem, ele voltou a jogar bem neste sábado, na vitória por 2 a 1 sobre o Náutico(veja os melhores momentos no vídeo ao lado), e foi ovacionado pelos fãs depois da partida. Realizado, Paulinho retribuiu jogando sua camisa à torcida que gritava seu nome no tobogã do Pacaembu.

O volante deu um belo passe para o primeiro gol do Timão, marcado por Danilo, e reconheceu que a recente conquista da Taça Libertadores havia relaxado o elenco na última semana. Focado no Corinthians, ele mostrou gana para vencer mais torneios com a camisa alvinegra.

- A torcida merece tudo isso, a direção fez um grande esforço, eu também fiz todos os esforços para permanecer, era o mínimo que a torcida merecia. Acho que estou marcando meu nome na história do clube, e com esse carinho depois da grande conquista da Libertadores, a melhor forma de retribuir é vencendo os jogos – celebrou Paulinho.

O volante admite que viveu uma semana de indefinições, mas com final feliz. Pela Libertadores 2013 e Copa de 2014, no Brasil, Paulinho abriu mão de um salário maior em Milão. Ele ganhou um aumento para permanecer, mas ainda abaixo do que ganharia jogando na Itália. E renovou contrato até o fim de 2015, assim como o parceiro Ralf.

- Estou muito contente por ter resolvido tudo. Essa semana foi muito importante para mim. Vou ficar, e é com muito orgulho que digo isso – afirmou o volante.

O contrato de Paulinho com o Timão vai até 2014. Mas se surgir uma boa proposta depois da Libertadores do ano que vem, ele será liberado. O Corinthians tem apenas 10% dos direitos econômicos, e os outros 90% são divididos igualmente entre o Audax-SP e o Banco BMG.



Timão quer 'curar ressaca' da Libertadores para seguir vencendo

O Campeonato Brasileiro parece, enfim, ter começado para o Corinthians. Campeão da América, o time priorizou a Libertadores enquanto disputava o campeonato nacional com o time reserva, e havia conseguido apenas uma vitória, contra o Palmeiras, antes do jogo contra o Náutico, neste sábado. Na zona de rebaixamento, o time do técnico Tite enfim conseguiu uma boa atuação e, com a vitória por 2 a 1 sobre o Timbu (assista aos lances no vídeos acima), saiu da zona de rebaixamento: com oito pontos, está em 13º lugar.

De contrato renovado com o Corinthians, o volante Paulinho destacou a vontade do time em sair da posição incômoda em que estava

- Foi um jogo importante, três pontos importantíssimos. É normal dar uma caída depois de um título tão importante, mas faz parte. Agora é retomar as grandes atuações.

Para o zagueiro Chicão, a entrega da equipe, que vinha de derrota por 3 a 1 em casa, diante do Botafogo, na última quarta-feira, foi determinante para o resultado positivo.

- Nosso objetivo é passo a passo. Conseguimos sair de baixo, situação que incomoda. Não fizemos um grande jogo diante do Botafogo, mas hoje (neste sábado) a superação prevaleceu.

Com o resultado, o Corinthians chega aos oito pontos em nove rodadas, ainda pouco em relação ao líder Atlético-MG, que venceu o Figueirense em Florianópolis e tem 22.



Corinthians nega, porém procura defensor para susbtituir Castán

A saída do zagueiro Leandro Castán para a Roma não será reposta de imediato pelo Corinthians, juram os dirigentes. Eles dizem confiar no potencial das opções que ficaram para o sistema defensivo.

"Nós sempre procuramos reforços, mas essa não é uma preocupação no momento. Nem nossa nem da comissão técnica", diz o diretor adjunto de futebol, Duílio Monteiro Alves.

As primeiras alternativas para Castán são Paulo André e Wallace. Em seguida, vêm os jovens Marquinhos e Antonio Carlos, formados nas divisões de base do clube, e Felipe, contratado junto ao Bragantino e que mal atuou.

Embora negue que a comissão técnica esteja preocupada, a diretoria já ouviu, sim, pedido de contratação de um defensor à altura de Castán. O clube está atento a opções fora do futebol brasileiro, porém se vê prestes a acertar com o terceiro estrangeiro para o elenco.

Sem contar o chinês Zizao, reforço do marketing que nem sequer estreou, o elenco tem dois peruanos - o volante Ramírez e o atacante Paolo Guerrero, recém-chegado do Hamburgo, da Alemanha - e finaliza acordo com Juan Martínez, argentino que já deixou o Vélez Sarsfield.Ramírez é reserva e poderia não entrar em campo ao lado dos outros dois estrangeiros, atingindo o limite permitido. Mesmo assim, ainda pode ser emprestado ou negociado em definitivo para abrir espaço a outro reforço de fora, que seria um zagueiro. Recentemente, representantes do Corinthians estiveram na Argentina analisando destaques da posição no país vizinho.