sexta-feira, 15 de março de 2013

GLOBOESPORTE.COM ganha três medalhas no 'Oscar' da infografia

O GLOBOESPORTE.COM foi premiado três vezes na 21ª edição do Prêmio Malofiej, com uma medalha de prata, na categoria formato inovador,  e dois bronzes. Organizado pela Sociedade para o Design de Notícias, com 15 jurados de sete nacionalidades, o Malofiej é considerado o mais importante prêmio de infografia do mundo. Este ano, recebeu número recorde de inscrições: 1.191 trabalhos de 154 veículos de 28 países. O G1, site de notícias da Rede Globo, também ganhou um bronze, com o Perfil do Facebook. O GLOBOESPORTE.COM já tinha ganho, ainda em relação à produção de 2012, seis prêmios de excelência da SND.

Imagem_Corinthians-Libertadores_Malofiej (Foto: Infoesporte)'Libertados': conquista inédita para o Corinthians e para o GLOBOESPORTE.COM (Arte: Carlos Lemos)

A medalha de prata do GLOBOESPORTE.COM foi ganha pela peça interativa 'Libertados', que celebra a conquista da primeira Taça Libertadores pelo Coritnhians. A opção pelo traço e estética das histórias em quadrinhos transforma cada jogador em herói. Praticamente sem texto, a peça recorre ao áudio e à narração dos principais lances para imortalizar a conquista da cobiçada Taça.

A medalha de bronze de Cielo em Londres rendeu também uma medalha do mesmo metal para o GLOBOESPORTE.COM, na categoria especial Olimpíadas. O infográfico 'Os segredos de Cesar Cielo' mostra porque o gigante brasileiro era favorito ao bicampeonato olímpico nos 50m livres. Além de dissecar o número de braçadas e ondulações que o nadador precisaria executar para ganhar a prova, o infográfico traz também um desafio ao internauta: superar o tempo de reação de Cielo (um dos pontos fortes do nadador).

Imagem_Cesar-Cielo_Malofiej (Foto: Infoesporte)Bronze em Londres para Cielo, bronze para o site no 21º Malofiej (Arte: equipe de Infografia)

Após a vitória do francês Florent Manaudou na prova, o infográfico serviu de base para a equipe do GLOBOESPORTE.COM entender em que aspectos Cielo foi superado e gerou mais uma peça de jornalismo visual.

Já o Raio-X da São Silvestre utiliza ferramentas da internet, o Google Maps e o Google Street View, para associar o que acontece no corpo do corredor à geografia e até mesmo à topografia da cidade de São Paulo. Rendeu uma medalha de bronze na categoria feature de Saúde para o recém-criado portal EU Atleta. Preciso, o infográfico pode ser usado até mesmo como ferramenta de preparação para a prova. Com as três janelas da interface sempre sincronizadas, o atleta pode conhecer até os arredores de cada esquina dos 15 quilômetros da tradicional corrida.

Imagem_Sao-Silvestre_Malofiej (Foto: Infoesporte)Três janelas sincronizadas transportam o internauta para dentro da prova (Arte: equipe de Infografia)


Chicão retoma posto de cobrador oficial de pênaltis do Timão

Chicão no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Chicão volta a cobrar pênaltis
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Desde que chegou ao Corinthians para disputar o Campeonato Brasileiro da Série B, em 2008, o zagueiro Chicão destacou-se não somente pela habilidade na defesa, mas também na bola parada. Cobrador de faltas e pênaltis da equipe, o jogador estreou na temporada somente no último sábado, na vitória por 3 a 2 sobre o Ituano. No período em que esteve ausente, abriu espaço para novos postulantes à vaga. De antemão, o técnico Tite avisou: o camisa 3 já retomou o posto de batedor oficial.

De acordo com o comandante, a volta de Chicão às cobranças nada tem a ver com os dois erros seguidos de Emerson Sheik, que desperdiçou pênaltis nas vitórias por 5 a 0 sobre o Oeste de Itápolis e 3 a 2 sobre o Ituano. Tudo fazia parte do planejamento de Tite, que só aguardava a recuperação fisiológica total do zagueiro.

– Ele (Chicão) era o batedor de pênaltis da equipe. Como ainda estava retornando sem seu ritmo normal, era natural que não cobrasse. Agora, após treinar e jogar, ele volta. Não por demérito do Emerson, mas por qualidade dele – explicou o treinador, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava.

Na parte final do treinamento desta sexta-feira, Chicão dedicou-se às cobranças de pênalti, demonstrando aproveitamento satisfatório. Com a lesão de Paulo André, que tem um problema na mão esquerda e foi vetado pelo departamento médico, o zagueiro será titular por pelo menos mais duas partidas: contra União Barbarense, neste sábado, e XV de Piracicaba, na próxima quarta-feira.

Ciente de que Chicão encontrará dificuldades no entrosamento, já que fará sua primeira partida ao lado de Gil, contratado do Valenciennes, da França, Tite deixou claro que o camisa 3 não deixaria a equipe, independentemente da chegada de qualquer reforço. Um problema crônico no joelho esquerdo, porém, impediu que o defensor, titular no Mundial de Clubes, começasse a temporada na formação principal.

– Até chegarmos ao mesmo padrão, demora. Precisamos do entrosamento com os jogadores importantes que vieram. O Chicão não sairia da equipe, o Jorge Henrique não sairia da equipe... Eles tiveram de retomar o trabalho e ficaram um tempo fora. Tudo anda de acordo com o desempenho. É daí que vem o resultado – argumentou o técnico.

Submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo, Chicão permaneceu em tratamento no CT Joaquim Grava até há pouco tempo. Após duas semanas treinando com bola, ganhou nova oportunidade com Tite diante do Ituano. Curiosamente, contra o Barbarense ele será testado ao lado de Gil, que ganhou sua vaga na equipe titular.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Atlético Sorocaba traz três reforços e dispensa atacantes Timbó e Balotelli

A sexta-feira foi movimentada nos bastidores do Atlético Sorocaba. Os atacantes Júnior Timbó e Rogélio Balotelli tiveram seus respectivos contratados rescindidos com o clube. Para não ficar com o ataque pendente, o clube sorocabano confirmou a chegada de três novos reforços para a linha de frente.

O meia Mateus Borges e os atacantes Alex Willian e Adriano Chuva são indicações de Vagner Benazzi, assinaram oficialmente e já treinam para compor a equipe na sequência do Paulistão.

Mateus Borges estava atuando no Sporting Club Olhanense de Portugal e já teve passagem também por Goias, Vitória e São Caetano. Já o atacante Alex Willian estava no RB Brasil.  Enquanto o também atacante Adriano Chuva chegou do Avaí.

Os atletas já estão no BID, portanto liberados para o confronto deste domingo, quando o Atlético Sorocaba encara a Ponte Preta, às 18h30, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Na 17ª posição do Campeonato Paulista, com 10 pontos em 11 jogos, o maior objetivo do Galo é se livrar da zona de rebaixamento.

Alex Willian, Mateus Borges, Adriano Chuva, Atlético Sorocaba (Foto: Divulgação / Atlético Sorocaba)Alex Willian, Gerson (já estava no elenco), Mateus Borges e Adriano Chuva (Foto: Atlético Sorocaba)



Tite escala Timão com apenas três titulares neste sábado

Danilo Alessandro Pato Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Danilo, Alessandro e Pato apenas correram em volta
do gramado (Foto: Rodrigo Faber)

O Corinthians terá um time misto para enfrentar o União Barbarense, neste sábado, às 18h30m, no estádio do Pacaembu, em partida válida pela 12a rodada do Campeonato Paulista. O técnico Tite utilizará apenas três titulares: o zagueiro Gil, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o volante Ralf. Todos os outros atletas que começaram o jogo contra o Tijuana, na última quarta, pela Taça Libertadores, serão poupados do confronto pelo estadual.

Três desfalques já eram certos para o duelo com o time do interior: o goleiro Cássio (com um edema na coxa esquerda), o zagueiro Paulo André (lesão na mão esquerda) e o atacante Alexandre Pato (poupado após mialgia na coxa direita). Orientado pelo preparador físico Fábio Mahseredjian e pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti, o treinador optou por dar uma pausa na maratona de jogos que as principais peças do elenco vinham enfrentando.

Tite definiu a seguinte formação: Julio Cesar; Edenílson, Gil, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Jorge Henrique e Douglas; Emerson e Romarinho. Destaque para os retornos do goleiro Julio Cesar, que vinha perdendo espaço para Danilo Fernandes, e do zagueiro Chicão, que fará sua segunda partida nesta temporada, após participar da vitória por 3 a 2 sobre o Ituano.

Após o rachão, alguns jogadores partiram para trabalhos específicos com parte da comissão técnica. O lateral Alessandro, o meia Danilo e o atacante Alexandre Pato correram em volta do gramado por cerca de 30 minutos. O banco de reservas contra o Barbarense será composto por Danilo Fernandes, Igor, Felipe, Paulinho, Giovanni, Renato Augusto e Paolo Guerrero.

Na última quarta-feira, Pato precisou ser sacado da equipe aos 26 minutos do primeiro tempo, logo após marcar o primeiro gol do Corinthians na vitória sobre o Tijuana. Tite optou por lançar Romarinho em seu lugar, levantando questionamentos em relação a Emerson, que até a pouco tempo era titular. Neste fim de semana, o Sheik tenta sua redenção: contra o Ituano, há uma semana, ele errou um pênalti no fim do segundo tempo. O zagueiro Felipe, no lance seguinte, salvaria o Timão da derrota.

Devido à força dos jogadores que atualmente ocupam o banco de reservas, o Corinthians deve aproveitar a folga na Taça Libertadores da América para “aliviar” os titulares. O próximo compromisso da equipe pela competição continental é somente no dia 3 de abril, contra o Millonarios, da Colômbia, fora de casa. Até lá, serão cinco jogos pelo Paulistão: tempo suficiente para Tite alcançar o objetivo de chegar ao G-4 do torneio.

Atualmente, o Corinthians ocupa a sexta colocação do Campeonato Paulista, com 18 pontos ganhos. Além do Barbarense, o Timão enfrenta na sequência: XV de Piracicaba (fora), Guarani (fora), Penapolense (em casa) e São Paulo (fora).



Timão pede liberação de Guerrero de amistoso com seleção peruana

guerrero corinthians treino (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)Guerrero pode ser liberado de amistoso do Peru
(Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)

O técnico da seleção peruana, Sergio Markarian, revelou nesta sexta-feira um pedido do Corinthians para que o atacante Paolo Guerrero seja desconvocado do amistoso contra Trinidad e Tobago, dia 26 de março, em Lima. O herói do Timão na conquista do Mundial de Clubes está na lista desta e da partida das Eliminatórias da Copa de 2014 contra o Chile, dia 22, também em Lima. Horas depois, o técnico Tite confirmou o pedido.

- Quanto ao Guerrero, vamos tentar fazer com que ele não vá para a seleção, é um jogo amistoso. Eu e a direção vamos solicitar isso (a liberação). Tenho a dimensão das necessidades de cada equipe. Mas já que é um amistoso com Trinidad e Tobago... Se não tentarmos, não vamos saber - disse o comandante do Corinthians.

O confronto com Trinidad e Tobago foi marcado porque o Peru folga em uma das duas rodadas das Eliminatórias sul-americanas que serão disputadas nos próximos dias. Se participar desse jogo, Guerrero deve perder os duelos contra Guarani e Penapolense, nos dias 24 e 27 de março, respectivamente.

- Ainda estou avaliando (a possibilidade de liberar Guerrero). Para a seleção, Paolo é muito importante. A ideia era vê-lo jogar com os garotos – afirmou Markarian, ao jornal peruano Depor.

Para os dois confrontos, o técnico do Peru convocou vários jogadores mais novos e que atuam no futebol do país. Por isso, ele quer Guerrero integrado ao elenco. O centroavante do Timão foi poupado do duelo deste sábado contra o União Barbarense, neste sábado, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.



Vasco se inspira no Timão na busca por modelo de captação de jogadores

René Simões coletiva Vasco (Foto: Gustavo Rotstein)René Simões quer mudar o sistema de captação
de jogadores no Vasco (Foto: Gustavo Rotstein)

O Vasco vai até São Paulo buscar num rival a inspiração para remodelar seu departamento de captação de jogadores. Sob o comando do assistente da comissão técnica Clóvis Oliveira, braço direito do diretor executivo René Simões, o clube quer copiar o modelo do Corinthians. A intenção é montar um banco de dados com informações de carências em cada categoria de base e no profissional, para cruzar dados com informações de mais de um observador e viajar pelo país para ver de perto os atletas desejados.

René Simões considera o modelo do Corinthians um dos melhores do futebol brasileiro. Em breve, ele vai enviar Clóvis a São Paulo para trocar informações com o gerente de futebol do Timão, o ex-jogador Edu Gaspar.

- É um trabalho muito bem feito. Lá, os observadores assistem a treinamentos diferentes, em dias diferentes dos jogadores. Depois, esses dados são cruzados. O jogador pode chamar a atenção de um, mas de cinco é mais difícil. Então, não é a opinião de um só, são 10 olhos - explica René.

Até pouco depois da saída de Rodrigo Caetano de São Januário, no fim de 2011, este trabalho era coordenado na Colina por Juarez Fischer, que veio do Grêmio junto com o atual diretor executivo do Fluminense. Caetano, aliás, levou Fischer para as Laranjeiras três meses depois de trocar de clube carioca.

- No Vasco, conseguimos formar uma rede de fornecedores, que podem ser empresários, clubes menores e outros tipos de parceiros. Meu trabalho no Fluminense é muito parecido, eu vim acrescentar, porque o clube já tinha um trabalho muito bom antes da minha chegada - afirma Juarez Fischer.

O jogador pode chamar a atenção de um, mas de cinco é mais difícil. Então, não é a opinião de um só, são 10 olhos"

René Simões

Durante a passagem de Fischer por São Januário, a equipe de captação contratou aproximadamente 20 jogadores, entre eles alguns que se firmaram entre os titulares, como o volante Romulo, vendido no ano passado ao Spartak de Moscou.

Muito criticadas nos últimos anos, as categorias de base do Vasco passaram por reformulação a partir de setembro do ano passado. Saíram, entre técnicos, coordenadores e observadores, os ex-jogadores Sidney e Wilsinho, que eram responsáveis por esse trabalho. Agora, René Simões deseja implantar um novo modelo em São Januário. Com um toque corintiano.



Timão confia em 'reservas de luxo' para subir na tabela do Paulistão

O Corinthians ficará três semanas sem jogar uma partida válida pela Taça Libertadores da América. Após vencer o Tijuana por 3 a 0 no estádio do Pacaembu, na última quarta-feira, a equipe só voltará a campo pela competição continental no dia 3 de abril, contra o Millonarios, em Bogotá. Tempo suficiente para resolver a situação no Campeonato Paulista, única preocupação alvinegra nos próximos 20 dias, e dar descanso a alguns titulares.

A intenção do técnico Tite é mesclar seus principais jogadores com os reservas nos próximos compromissos pelo estadual. No último sábado, na vitória por 3 a 2 sobre o Ituano, o comandante já havia utilizado um time integralmente composto por suplentes - Alexandre Pato foi o único titular relacionado, a pedido do próprio. O fato de os reservas também já terem experiência como titulares tranquiliza o treinador.

Contra o Tijuana, por exemplo, os sete jogadores que ocuparam o banco de reservas já tiveram sequência como titulares em algum momento: Julio Cesar, Edenílson, Chicão, Douglas, Romarinho, Jorge Henrique e Emerson Sheik. O equilíbrio no plantel, exaltado constantemente por Tite, faz com os titulares também fiquem despreocupados em deixar nas mãos dos suplentes a missão de subir na tabela de classificação do Paulistão.

Emerson sheik corinthians vestiário (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Banco do Corinthians conta com jogadores que já foram titulares (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

- Talvez tenhamos até mais de 15 titulares. Isso é muito importante. Não há uma insegurança, por parte de quem está jogando, em perder a posição. Quando eles (reservas) jogam, dão conta do recado. O Tite sempre deixa uma disputa muito aberta, a cada treinamento, e valoriza quem está jogando - opinou o lateral Alessandro.

A saída de Emerson para a entrada de Alexandre Pato é o principal exemplo da força do banco do Timão. Herói do título da Libertadores do ano passado e titular até o início desta temporada, o Sheik acabou perdendo posição para o concorrente, contratado do Milan por R$ 40 milhões.

A SEQUÊNCIA DOS RESERVAS
Data Adversário
16/03 União Barbarense
20/03 XV de Piracicaba
24/03 Guarani
27/03 Penapolense
31/03 São Paulo

 - O Emerson se dedica muito nos treinos. Ele começou o ano como titular, perdeu a posição, mas está trabalhando, esperando e levando muito a sério. Não é porque o jogador não é titular que está mal tecnicamente ou fisicamente - argumentou Alessandro.

Até o próximo compromisso pela competição continental, o Corinthians terá cinco jogos pelo Campeonato Paulista: União Barbarense (em casa), XV de Piracicaba (fora), Guarani (fora), Penapolense (em casa) e São Paulo (fora). Sexto colocado do estadual, com 18 pontos, o Timão busca entrar no G-4 para ter privilégios na fase mata-mata – a partir das quartas de final, quem tiver terminado a primeira fase em melhor colocação, decide em casa.

- A ideia é muito mais preservar para um momento importante. Agora é focar completamente no Campeonato Paulista para subirmos colocações - finalizou Alessandro.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Veja os resultados desta quinta-feira na Libertadores e em dez estaduais

14/03/2013 23h40 - Atualizado em 14/03/2013 23h40

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2013 (fase de grupos - 4ª rodada)
Nacional-URU 0 x 1 Boca Juniors-ARG CRÔNICA
Arsenal de Sarandí-ARG 2 x 1 São Paulo CRÔNICA
San José-BOL 2 x 0 Millonarios-COL  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA 2013 (primeira fase  - 10ª rodada)
Palmeiras 2 x 1 Paulista CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato paulista série a3 - (primeira fase - 11ª rodada
Joseense 1 x 0 Batatais CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PARANAENSE 2013 (segundo turno - 2ª rodada)
Atlético-PR 2 x 0 Nacional-PR CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2013 (segundo turno - 6ª rodada)
Santa Cruz 0 x 1 Chã Grande CRÔNICA
Central 2 x 1 Serra Talhada CRÔNICA
Belo Jardim 2 x 1 Ypiranga-PE CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (segunda fase - 3ª rodada)
Ferroviário 1 x 4 Horizonte CRÔNICA
Guarani de Juazeiro 1 x 2 Tiradentes CRÔNICA
 Fortaleza 2 x 1 Guarany de Sobral CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PARAIBANO 2013 (segunda fase -  2ª rodada)
Botafogo-PB 1 x 1 Sousa CRÔNICA
Atlético-PB 1 x 0 Treze CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO SERGIPANO 2013 (segunda fase - 7ª rodada)
Confiança 0 x 1 River Plate-SE CRÔNICA
Olímpico 0 x 2 América-SE  
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato maranhense 2013 (primeiro turno - 8ª rodada)
Santa Quitéria 4 x 1 Americano-MA CRÔNICA
Balsas 3 x 1 Cordino CRÔNICA
São José-MA 0 x 0 Imperatriz-MA CRÔNICA
Maranhão 2 x 3 Bacabal CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato acreano 2013 (primeira fase - 6ª rodada)
Alto Acre 1 x 0 Náuas CRÔNICA
Juventus-AC 1 x 4 Rio Branco-AC  
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato mato-grossense 2013 (primeira fase - 13ª rodada)
Rondonópolis 0 x 1 Luverdense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário