quinta-feira, 7 de março de 2013

Corinthians agradece torcida em comunicado emitido após punição da Conmebol

07/03/2013 19:51:00

O clube paulista disse que ainda vai apresentar recurso para poder ter torcedores em jogos fora de casa

Através de seu site oficial, o Corinthians divulgou uma nota na qual fala sobre a punição da Conmebol imposta ao clube por causa dos acontecimentos no jogo contra o San José, na Bolívia, que resultou na morte do jovem Kevin Espada. A torcida corintiana está proibida de ir a jogos na qual o time não é mandante. No entanto, quando o Alvinegro paulista for o mandante, a torcida poderá comparecer entrar nos estádios.

Confira abaixo, na íntegra, a nota divulgada no site oficial do Corinthians:

"Na tarde desta quinta-feira (07), a Unidade Disciplinar da Conmebol divulgou a punição imposta ao Sport Club Corinthians Paulista após julgamento realizado pelo Tribunal de Disciplina da entidade. O Clube foi punido com um jogo de portões fechados como mandante – já cumprido contra o Millonarios-COL, no último dia 27 de fevereiro –, multa de US$ 200 mil e a proibição do comparecimento de sua torcida em partidas realizadas como visitante – válidas nas competições organizadas pela Conmebol – pelos próximos 18 meses.

O Sport Club Corinthians Paulista aguarda agora a decisão fundamentada do Tribunal de Disciplina para apresentar recurso à Câmara de Apelações da Conmebol quanto à punição nas partidas como visitante.

Ingressos de Corinthians X Millonarios-COL

O Corinthians agradece imensamente a colaboração da maior parte de sua torcida, que aguardou o julgamento do Tribunal de Disciplina da Conmebol para se decidir pelo ressarcimento do valor do ingresso ou crédito para um jogo futuro.

O Corinthians aproveita para informar que, em se confirmado a classificação para as oitavas de final da Copa Bridgestone Libertadores 2013, os torcedores que compraram ingressos para o duelo contra o Millonarios-COL e não puderam comparecer por conta da punição imposta pela medida cautelar, terão as suas entradas garantidas na próxima fase, caso tenham interesse, no jogo em que o Timão atuará como mandante. No momento oportuno, o Clube informará os procedimentos para que torcedor manifeste seu interesse". 



Guerrero é convocado para a seleção e pode perder três jogos do Paulista

07/03/2013 18:50:00

O atacante corintiano foi chamado para os jogos contra Chile e Trinidad e Tobago e pode desfalcar o time em três jogos do Paulista

O peruano Paolo Guerrero, atacante do Corinthians, o lateral-esquerdo Yoshimar Yotún, do Vasco, e o meia Luís Ramirez, da Ponte Preta, foram convocados para a seleção peruana nesta quinta-feira.

A seleção do Peru jogará contra Chile, pelas Eliminatórias para a Copa de 2014, no dia 22 de março, em Lima. Na sequência, no dia 26, também na capital, a partida será amistosa, contra Trinidad e Tobago.

Quem retorna ao Chile para este jogo é o meia Valdívia, do Palmeiras.

Guerrero está suspenso da partida contra os chilenos. Caso ele tenha que viajar para o primeiro jogo, mesmo sem poder jogar, perderá as partidas do Paulista contra XV de Piracicaba, Guarani e Penapolense.

Yotún desfalcará o cruz-maltino contra Nova Iguaçu e Olaria e Ramirez não estará em campo pela Macaca nos jogos contra União Barbarense, Paulista de Jundiaí e Botafogo de Ribeirão Preto.

Confira a lista da seleção peruana, que só tem jogadores que atuam fora do Peru:

Goleiro: Raúl Fernández (FC Dallas-EUA);
Defensores: Carlos Zambrano (Eintracht Frankfurt-ALE), Alberto Rodríguez (Rio Ave-POR), Yoshimar Yotún (Vasco), Luis Advíncula (Hoffenheim-ALE) e Álvaro Ampuero (Parma);
Meias: Rinaldo Cruzado (Newels Old Boys-ARG), Luis Ramírez (Ponte Preta), Juan Carlos Mariño (Quéretaro-MEX), Paolo Hurtado (Paços de Ferreira-POR) e Juan Manuel Vargas (Genoa-ITA).
Atacantes: André Carrillo (Sporting de Lisboa-POR), Jefferson Farfán (Schalke 04-ALE), Claudio Pizarro (Bayern de Munique-ALE) e Paolo Guerrero (Corinthians).



"Parcialmente feliz", direção corintiana vai recorrer de punição novamente

07/03/2013 18:25:00

Depois de ter a torcida liberada para os jogos em casa pela Libertadores, a direção jurídica do Corinthians vai recorrer da proibição de torcida nos jogos fora de casa

Depois de ter sido punido com a interdição dos portões pela Conmebol, a decisão foi revertida e, mesmo assim, a diretoria jurídica do clube se diz apenas "parcialmente feliz".

"Estou parcialmente feliz porque liberar o Pacaembu era o objetivo maior. Vou esperar chegar a fundamentação da decisão, mas estou triste porque não podemos levar nossa torcida como visitante. Temos três dias para recorrer sobre a decisão de não poder levar a torcida fora", afirmou Luiz Alberto Bussab, diretor jurídico do Corinthians, à rádio ESPN.

As punições ainda são consequência da morte do garoto Kevin Espada, de 14 anos, atingido no olho por um sinalizador disparado pela torcida do Corinthians. O incidente ocorreu na partida contra o San Jose, na Bolívia. Inicialmente, a Conmebol determinou que o atual campeão jogasse todas as partidas com os portões fechados, mas agora limita a presença de torcida apenas aos jogos fora de casa. O clube ainda recebeu multa de R$ 400 mil do Comitê Disciplinar.



Conmebol libera e Corinthians poderá jogar com portões abertos na Libertadores

07/03/2013 16:49:00

Entidade decidiu pegar mais leve na punição ao Timão depois de julgamento nesta quinta-feira, mas torcida continua proibida de entrar em estádios como visitante

A Conmebol decidiu que o Corinthians poderá jogar com portões abertos nas partidas em que for mandante na Copa Libertadores, mas a torcida continua banida dos jogos fora de casa na competição pelos próximos 18 meses. O advogado do clube confirmou a informação depois da realização do julgamento nesta quinta-feira.

O Corinthians foi denunciado pelo uso de sinalizadores na torcida, e não pela morte do torcedor Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, que foi atingido por um artefato disparado pela torcida corintiana no empate em 1 a 1 com o San José, na Bolívia. Doze torcedores seguem presos em Oruro, acusados de envolvimento no incidente.

De acordo com o regulamento, o Corinthians poderia ter sido até mesmo expulso da competição, mas a Conmebol optou por uma pena mais leve, semelhante à que foi aplicada ao Velez Sarsfield, da Argentina, em julgamento que ocorreu na terça-feira.

Torcedores do Velez se envolveram em uma briga violenta com os do Peñarol nas arquibancadas do Estádio Centenário, em Montevidéu. Além de uma multa, o Velez teve de jogar com portões fechados por uma partida e os torcedores seguem banidos de jogos como visitante até a semifinal.

Além da proibição de torcida em jogos fora do país, o Corinthians foi multado em 200 mil dólares. O clube, entretanto, ainda não está satisfeito com a situação, e o advogado promete recorrer novamente da pena.



Menor que assumiu morte de torcedor boliviano ganha bolsa de estudos da Gaviões

07/03/2013 13:45:00

Segundo blog do jornalista Cosme Rímoli, torcedor de 17 anos teria recebido bolsa em faculdade paulistana

Um fato promete polemizar ainda mais o caso da morte do jovem Kevin Espada, durante a partida entre Corinthians e San José Oruro. De acordo com o blog do jornalista Cosme Rímoli, no R7, o menor conhecido pelas iniciais H.A.M., que assumiu ter disparado o sinalizador que causou a morte do torcedor boliviano, teria recebido da Gaviões da Fiel uma bolsa integral de estudos para cursar o Ensino Superior em uma faculdade particular na Zona Leste de São Paulo.

Ainda segundo o jornalista, a faculdade teria repassado a bolsa para a torcida organizada, que, por sua vez, escolheu o jovem como beneficiário. Se condenado no Brasil, H.A.M. poderia pegar apenas três anos de pena na Fundação Casa e estaria apto a estudar e trabalhar, ao contrário dos 30 anos aos quais estaria sujeito pelas leis bolivianas, onde a maioridade penal inicia aos 16 anos.

Se confirmada, a medida entra em conflito com as declarações do advogado Ricardo Cabral, que assumiu a defesa dos doze torcedores presos em solo boliviano.

"O menor vai receber uma punição da Gaviões da Fiel. Por ter levado os sinalizadores sem o consentimento da direção da torcida", disse.



Veja os resultados desta quinta pela Taça Libertadores e em sete estaduais

07/03/2013 23h44 - Atualizado em 07/03/2013 23h50

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2013 (PRIMEIRA FASE - 3 e 4ª rodadas)
São Paulo 1 x 1 Arsenal de Sarandi-ARG CRÔNICA
Cerro Porteño-PAR 1 x 2 Santa Fé-COL CRÔNICA
Atlético-MG 2 x 1 The Strongest-BOL CRÔNICA
Boca Juniors-ARG 0 x 1 Nacional-URU CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
Campeonato carioca série b 2013 (TAÇA SANTOS DUMONT - 2ª RODADA)
Serra Macaense 2 x 1 Sampaio Corrêa-RJ CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (SEGUNDA FASE - 1ª RODADA)
Ceará 1 x 2 Guarany de Sobral CRÔNICA
Icasa 0 x 2 Fortaleza CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO SERGIPANO 2013 (sEGUNDA FASE - 5ª RODADA)
Socorrense 1 x 0 Lagarto CRÔNICA
Olímpico 2 x 2 Confiança CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato mato-grossense 2013 (PRIMEIRA FASE - 11ª RODADA)
Vila Aurora 0 x 3 Cuiabá CRÔNICA
Mato Grosso 0 x 1 União Rondonópolis CRÔNICA
Sinop 1 x 2 Rondonópolis CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato paraense 2013 (TAÇA ESTADO DO PARÁ - 1ª RODADA)
Santa Cruz-PA 2 x 3 Remo CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato maranhense 2013 (PRIMEIRA FASE - 6ª RODADA)
Santa Quitéria 1 x 0 Cordino CRÔNICA
Imperatriz 0 x 1 Maranhão CRÔNICA
Sampaio Corrêa 2 x 0 Balsas CRÔNICA
Bacabal 2 x 1 Americano-MA CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato acreano 2013 (PRIMEIRA FASE - 5ª RODADA)
Andirá 0 x 2 Rio Branco-AC CRÔNICA
Alto Acre 0 x 1 Atlético Acreano  
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Corintianos presos em Oruro terão apelação julgada nesta sexta-feira

Os 12 corintianos detidos na penitenciária San Pedro, em Oruro, acusados de envolvimento na morte do jovem Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, terão seu pedido de apelação julgado na tarde desta sexta-feira, no tribunal da cidade boliviana. Dependendo da análise das autoridades locais, os doze poderão responder às acusações em prisão domiciliar, aguardar o julgamento em liberdade, mas na Bolívia, ou até retornar ao Brasil.

Uma espécie de dossiê em prol dos torcedores presos foi montado pela defesa, com apoio da Embaixada do país na Bolívia e de Kaiser Araújo, cônsul brasileiro em La Paz. A intenção é provar à Corte de Justiça Superior que o responsável pelo disparo do sinalizador naval que matou Kevin foi H.A.M., menor que se apresentou à Vara da Infância e Juventude e confessou ter sido o autor na tragédia.

Corinthianos presos em Oruro (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Corinthianos presos em Oruro terão apelação julgada nesta sexta-feira (Foto: Diego Ribeiro)

– Estamos com todo o material em mãos e vamos apresentar à justiça boliviana. Inicialmente, a intenção é que os torcedores sejam liberados desde já. Vamos em busca disso. Caso não consigamos, tentaremos ao menos a prisão domiciliar, algo que já melhoraria a situação deles – afirmou Kaiser Araújo, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

O responsável por decretar a prisão preventiva dos corintianos foi o juiz Julio Huarachi Pozo. A Embaixada do Brasil na Bolívia se comprometeu a ajudar na procura por um imóvel, caso os torcedores conquistem o direito de prisão domiciliar, mas não bancá-lo. Como há mais detentos brasileiros em situação semelhante no país vizinho, o embaixador Marcel Fortuna Biato procura não ser desigual e tratar os alvinegros como exceção.

O advogado Miguel Blancourt, que representa os corintianos em Oruro, já havia demonstrado pessimismo em relação ao caso. Embora acredite que a apresentação do depoimento de H.A.M. ajude a acelerar o caso, ele afirmou que não pode garantir nada, uma vez que a justiça boliviana poderia apresentar resistência em aceitar a confissão como válida. Nesse contexto, as chances de os torcedores serem liberados seriam pequenas.

Inicialmente, a intenção é que os torcedores sejam liberados desde já. Vamos em busca disso"

Kaiser Araújo,
cônsul brasileiro
em La Paz

De acordo com inquérito policial boliviano, os torcedores Cleuter Barreto Barros, conhecido como "Manaus", e Leandro Silva de Oliveira, conhecido como "Soldado", foram os responsáveis principais pelo acionamento do artefato que atingiu o menino morto. Os outros respondem como cúmplices. Se forem liberados, todos os torcedores teriam de retornar à Bolívia cada vez que a justiça local solicitasse.

Na última semana, as seis torcidas organizadas do Corinthians se manifestaram em frente ao Consulado na Bolívia, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, pedindo liberdade aos presos. O menor que se identificou como autor do disparo do sinalizador é sócio da Gaviões da Fiel, principal uniformizada do clube, e viajou a Oruro em caravana arquitetada pela torcida. Outro protesto foi marcado para a próxima terça, dia 12.

Embora H.A.M. não tenha revelado sua identidade, o cônsul Kaiser Araújo assegura que as imagens, originárias, inclusive, da TV Globo, comprovam que nenhum dos corintianos presos em Oruro estava envolvido na tragédia que matou Kevin.

– A defesa deixou claro que os torcedores merecem ser liberados. É complicado, há algumas burocracias envolvidas. As coisas não acontecem de uma hora para outra. As imagens apontam, com setas e aproximação, quem foi o responsável. Espero que fique claro e que a apelação seja válida – completou.

Além das complicações inerentes à justiça boliviana, uma greve geral em Oruro tornou a situação dos corintianos ainda mais difícil. O aeroporto de Oruro, antes chamado de Juan Mendoza, foi rebatizado pelo governo para Juan Evo Morales, nome do atual presidente, revoltando a população, que bloqueou ruas e provocou o fechamento de prédios públicos.

Corte Superior de Justiça de Oruro bolívia caso morte do orcedor do San José corinthians libertadores (Foto: Diego Ribeiro)Corte Superior de Justiça de Oruro: torcedores esperam, ao menos, prisão domiciliar (Foto: Diego Ribeiro)

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Advogado do Timão aponta baixa procura por reembolso de ingressos

Os torcedores do Corinthians que adquiriram ingressos para as três partidas da equipe pela primeira fase da Taça Libertadores da América tiveram uma boa notícia na tarde desta quinta-feira: por decisão da Conmebol, poderão assistir aos jogos contra Tijuana, do México (na próxima quarta-feira, dia 13) e San José, da Bolívia (dia 10 de abril). O valor referente à partida contra o Millonarios, da Colômbia, realizada com portões fechados, poderá ser devolvido ou convertido em crédito no plano de sócio-torcedor.

Advogado do clube, Luiz Felipe Santoro afirmou que pouquíssimos torcedores pediram o reembolso do dinheiro gasto para comprar o ingresso do confronto com os colombianos, vencido por 2 a 0 pelo Timão, no dia 27 de fevereiro. A maioria preferiu manter o valor para utilizar no futuro, em outros jogos.

Pacaembu, Corinthians x Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)Pacaembu, vazio no jogo entre Corinthians e Millonarios, no dia 27 de fevereiro (Foto: Marcos Ribolli)

– Ficamos felizes que poucos torcedores solicitaram o reembolso daquele ingresso. Como já havíamos falado antes, os corintianos poderão utilizar o valor correspondente em outras partidas. Ele será mantido como crédito no Fiel Torcedor. Fizemos isso já pensando em um eventual jogo pelas oitavas de final também – disse Santoro ao Sportv.

Os bilhetes do Corinthians para a Taça Libertadores da América de 2013 variam entre R$ 50 (para os setores mais populares – Arquibancada, Tobogã e Setor 21) e R$ 500 (Setor VIP). Bilhetes para as cadeiras laranjas custam R$ 200. Para as numeradas, R$ 300. Participantes do programa de sócio-torcedor têm descontos que variam entre 25% e 40%, de acordo com o plano.

Na única partida em que o Timão cumpriu a punição imposta pela Conmebol, quatro torcedores conseguiram uma liminar na justiça comum e assistiram à vitória sobre o Millonarios ao vivo. O clube chegou a solicitar que os alvinegros não entrassem no estádio do Pacaembu, temendo maior represália da Confederação Sul-Americana de Futebol, sem sucesso.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Conmebol libera Pacaembu e multa Corinthians em US$ 200 mil

Torcida do Corinthians no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Torcida do Corinthians no estádio do Pacaembu
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou na tarde desta quinta-feira a suspensão da punição ao Corinthians, que não poderia receber torcida em seus jogos como mandante no estádio do Pacaembu, pela Taça Libertadores da América. A pena agora se restringe somente às partidas fora de casa. Por 18 meses, os alvinegros não poderão assistir aos confrontos como visitantes. O Timão também foi multado pela entidade em US$ 200 mil (aproximadamente R$ 392 mil). A informação foi confirmada ao GLOBOESPORTE.COM pelo diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab.

Embora a Fiel agora possa comparecer aos jogos no Pacaembu, a diretoria do clube não está satisfeita com a Conmebol pela punição imposta nas partidas fora de casa. Bussab aguardará a chegada do comunicado oficial da entidade para recorrer. A intenção é que os corintianos também possam viajar para os confrontos longe do Brasil.

– Não estamos satisfeitos com essa decisão. Assim que chegar a fundamentação da Conmebol ao Corinthians, vamos recorrer desses 18 meses. Queremos os torcedores em todos os jogos, em casa ou fora – afirmou, em contato com a reportagem.

placar pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)Placar eletrônico anuncia público contra o
Millonarios, no dia 27 (Foto: Marcos Ribolli)

A punição é válida também para jogos em que o Corinthians atue como visitante dentro do país (em competições organizadas pela Conmebol). Ou seja, se enfrentar um compatriota nas oitavas de final da Libertadores, por exemplo, o Timão também não poderá contar com seus torcedores. Situação igual na Recopa Sul-Americana, que será disputada contra o rival São Paulo, no segundo semestre deste ano. O San José foi punido com multa de US$ 10 mil.

Na derrota do Timão por 1 a 0 para o Tijuana, na última quarta-feira, membros da Camisa 12, segunda maior torcida organizada do clube, chegaram a estender uma faixa alusiva à uniformizada no estádio Caliente. Os policiais presentes no local agiram rapidamente e obrigaram os brasileiros a retirar o artefato, encaminhando-os a outro setor.

A única partida de punição cumprida pelo Corinthians foi a vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, no dia 27 de fevereiro. Na oportunidade, quatro torcedores conseguiram uma liminar na justiça comum, ignoraram a decisão da Conmebol e assistiram ao duelo do setor das numeradas. Temendo maior represália da entidade, diretores do Timão pediram que os alvinegros não entrassem no Pacaembu, mas não foram ouvidos.
 

Queremos os torcedores em todos os jogos, em casa ou fora"

Luiz Bussab,
diretor jurídico
do Corinthians

Três delegados da Conmebol participaram do julgamento: Adrián Leiza, do Uruguai, Orlando Morales, da Colômbia, e Carlos Tapia, do Chile. Os representantes de Brasil e Bolívia no Comitê Disciplinar foram impedidos de votar por serem dos países envolvidos no caso.

O clube paulista enviou sua defesa completa ao Comitê na semana passada contendo 16 páginas e algumas provas, como uma carta da Fifa elogiando a postura da torcida alvinegra durante o Mundial de Clubes de 2012, em dezembro, no Japão.

O Corinthians foi punido no último dia 21 de fevereiro, um dia depois do jogo contra o San José, em Oruro, na Bolívia, pela primeira rodada do Grupo 5 da Taça Libertadores da América. O empate por 1 a 1 ficou em segundo plano, já que a partida acabou marcada pela tragédia que culminou com a morte do jovem boliviano Kevin Espada, de apenas 14 anos.

Momentos após o gol marcado por Guerrero no início da partida, um sinalizador acendido no espaço destinado aos corintianos no Estádio Jesús Bermudez atingiu o rosto de Kevin Espada, torcedor do San José. Ele não resistiu ao ferimento e faleceu.

Após a partida, a polícia local prendeu doze torcedores acusados de envolvimento no caso. Dois foram indiciados como autores do homicídio e os demais como cúmplices. Todos continuam presos na Penitenciária de San Pedro, em Oruro, mesmo após o menor H.A.M., de 17 anos e membro da torcida Gaviões da Fiel, ter se apresentado em São Paulo como autor do disparo.

Advogado do Corinthians também envolvido no caso, Luiz Felipe Santoro explicou que a tragédia envolvendo Kevin não poderia ser de total responsabilidade do clube. Embora o boliviano tenha sido vitimado por um sinalizador disparado por um torcedor alvinegro, Santoro argumentou que o Timão só poderia ser punido por uma irregularidade causada nas arquibancadas do estádio Jesús Bermúdez, mas não especificamente pela morte.

– Nós não temíamos uma punição maior por causa da morte. Na linguagem jurídica, o problema era o fato de um torcedor do Corinthians ter acendido o sinalizador na arquibancada em Oruro. O clube não teria de responder pela morte, mas sim os responsáveis pelo acontecimento – explicou ao Sportv.

Pacaembu, Corinthians x Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)Estádio do Pacaembu, vazio na partida entre Corinthians e Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Alessandro lamenta fim de série invicta, mas quer ‘compensar’ perda

Alessandro no treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Alessandro ficou abatido após o time perder a
chance de fazer história (Foto: Marcos Ribolli)

A derrota por 1 a 0 para o Tijuana nesta quarta-feira, no México, encerrou o sonho do Corinthians em ter o recorde histórico de partidas de invencibilidade na Taça Libertadores. O Timão viu a série de 16 jogos sem perder virar história – o Sporting Cristal, do Peru, vai continuar recordista com suas 17 partidas em três edições dos anos 60.

Chateados, os jogadores mais experientes do grupo lamentaram o revés. O lateral-direito Alessandro tinha consciência de que a possível marca colocaria os próprios atletas na história da Libertadores. O técnico Tite também utilizava a meta como motivação extra na hora dos jogos.

- Seria uma marca importante para todos nós, principalmente para o clube, que vive um momento de muitas conquistas. Lamentamos muito, mas vamos trabalhar para que possamos compensar isso de outra forma – afirmou Alessandro.

A primeira forma de compensação seria uma vitória na próxima partida da Libertadores, contra o próprio Tijuana, mas no Pacaembu, quarta-feira que vem. O triunfo faria o Timão iniciar a busca por uma nova série de invencibilidade e ainda seria fundamental para encaminhar a classificação alvinegra às oitavas de final.

- É um jogo difícil, pois a equipe deles já está muito tranquila. Vamos ter de passar por cima disso se quisermos vencer e retomar nosso padrão – avisou Alessandro.

Com a vitória de quarta-feira, o Tijuana disparou na liderança do Grupo 5 da Libertadores, com nove pontos. O Corinthians ocupa a segunda posição, com quatro, seguido por Millonarios, com três, e San José, que só somou um ponto até agora.

Clique e assista aos vídeos do Corinthians



Tite poupa titulares contra o Ituano e reclama de calendário: ‘Desumano’

O Corinthians deve enfrentar o Ituano com um time cheio de reservas, neste sábado, às 18h30m (horário de Brasília), no Pacaembu. O cansaço da viagem desde Tijuana, no México, e o pouco espaço disponível no calendário fizeram o técnico Tite reclamar das condições que terá para escalar a equipe no Campeonato Paulista.  O Timão perdeu para o Tijuana por 1 a 0 na última quarta, viaja de volta durante toda a quinta-feira e só desembarca no Brasil na manhã de sexta.

- Não tem nem 72 horas entre um jogo e outro, é ilegal um atleta jogar. Qualquer pessoa que entrasse na Justiça Desportiva iria retirar o Corinthians do jogo, porque é desumano – disparou o técnico.

Assim, o time que entra em campo deve ser semelhante àquele das primeiras rodadas do estadual, quando os titulares ainda faziam pré-temporada. Nomes como Igor, Giovanni e Willian Arão, cortados do banco de reservas no México, devem ganhar chances – mesclados a outros reservas que têm maior frequência no time.

- Os que estão aqui (México) e jogaram não vão poder jogar lá, vão os outros, mesmo com esse desgaste todo. É desumano, é ilegal, daqui a pouco estoura um jogador e o clube é prejudicado pelo investimento que faz – reclamou Tite.

Os reservas não terão vida fácil nos próximos dias. Além de serem acionados para o jogo contra o Ituano, eles treinam na tarde desta quinta-feira na Cidade do México, onde o Corinthians faz escala antes do voo a São Paulo. Enquanto isso, os titulares deverão fazer apenas recuperação física e academia no hotel.

Clique e assista aos vídeos do Corinthians

Tite no jogo entre Santos e Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite já adiantou que irá poupar titulares diante do Ituano, às 18h30m deste sábado (Foto: Marcos Ribolli)



Emerson aceita reserva de Pato e diz: 'Tite ganha bem, ele resolve'

Emerson Sheik perdeu vaga no time titular do Corinthians após se atrasar por duas vezes para os treinamentos e foi punido pela diretoria com uma multa. Por tudo isso, ele aceita ficar no banco como reserva de Alexandre Pato. Contratado no início do ano, o ex-jogador do Milan iniciou a temporada como suplente, mas, com boas atuações, ganhou seu espaço na equipe.

– Nós temos o respeito como regra, e acho que todo mundo, pelo trabalho, merece jogar. Seria injusto falar o contrário. Mas isso cabe ao treinador decidir. Parece que o Tite ganha bem para caramba e daí ele resolve essas coisas – disse Emerson Sheik, após atacar de comentarista na derrota do Timão por 1 a 0 contra o Tijuana, no México, pela Taça Libertadores da América.

Emerson Sheik não viajou com o restante da equipe para o México por conta de um tratamento no joelho direito. Segundo a assessoria de imprensa do Timão, a ausência do atacante na viagem estava programada pelo departamento médico do clube. Com o problema quase resolvido, ele deve recuperar, pelo menos parcialmente, a vaga no time.

Nós temos  o respeito como regra, e acho que todo mundo, pelo trabalho, merece jogar. Seria injusto falar o contrário"

Emerson

– Fiquei no Brasil tratando. Os médicos entenderam que seria mais proveitoso assim, e estou bem melhor. Eu já devo estar liberado para o sábado.

Tite deve escalar uma equipe alternativa para o duelo deste sábado, contra Ituano, às 18h30m, no Pacaembu, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. O Timão encarou o Tijuana nesta quarta, mas só chega ao Brasil na sexta-feira, um dia antes do duelo pelo estadual. Sheik confia no elenco e acredita que o Corinthians não terá problemas para encarar o time do interior.

– O Corinthians tem um grupo de 30 jogadores, que podem substituir um ao outro a altura. Acredito que o Tite juntamente com a preparação física e o departamento médico conseguem fazer isso de uma maneira bacana, dando qualidade em todos os jogos. Não vejo problemas.

O Corintians é o atual campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa. Mesmo com as dificuldades do início da temporada, Emerson confia que a equipe poderá repetir o bom aproveitamento do ano passado.

– Tenho certeza que podemos repetir o ano de 2012. Principalmente pelo grupo que temos. A manutenção e a contratação de novos jogadores ajuda muito. Acredito que temos condições de fazer uma ótima temporada – completou.

Emerson Sheik comentarista e Cleber Machado (Foto: Gustavo Serbonchini/ globoesporte.com)Emerson Sheik atacou de comentarista no jogo da última quarta-feira (Foto: Gustavo Serbonchini)



Timão precisa de aproveitamento de 2012 para atingir meta de Tite

Após perder a invencibilidade de 16 jogos na Taça Libertadores, o Corinthians precisa retomar justamente o aproveitamento de quando não perdia para tentar atingir a meta proposta pelo técnico Tite na primeira fase da competição. O comandante planejou 11 pontos para que o Timão se classificasse sem sustos e em uma boa posição para o mata-mata. No entanto, a derrota por 1 a 0 para o Tijuana, nesta quarta-feira, no México, ligou o sinal de alerta nos alvinegros.

Para chegar à meta desejada, o Corinthians precisa somar sete pontos nos três jogos que restam na primeira fase. São dois em casa, contra Tijuana e San José, e um diante do Millonarios, na Colômbia. Seria necessário um aproveitamento de 77,7% dos pontos.

O número é parecido com o que o time atingiu no ano passado, quando foi campeão invicto da competição sul-americana e se credenciou a disputar o Mundial de Clubes. Com oito vitórias e seis empates em 14 jogos, o Timão teve aproveitamento de 71,4% dos pontos.

Após a derrota para o Tijuana, Tite pediu que os três primeiros jogos fossem esquecidos para que o foco se voltasse ao que vem pela frente.

– É necessário ficar voltado ao próximo jogo, não ficar envolvido com o que já aconteceu. Estaremos na nossa casa, esperamos que com o nosso torcedor. Vamos fazer um bom jogo e retomar a vitória – afirmou.

O Corinthians recebe o mesmo Tijuana na quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Pacaembu. A equipe mexicana é líder disparada do Grupo 5 da Libertadores, com nove pontos, contra quatro do Timão. O Millonarios tem três, e o San José, um.

Tite Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Tite, técnico do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)



Libertadores, Liga Europa e NBB: o que rola em Tempo Real nesta quinta

A quinta-feira tem dois jogaços de times brasileiros pela Taça Libertadores, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo lance a lance. Às 19h15m (de Brasília), o São Paulo tem o seu terceiro compromisso pela competição, diante do Arsenal de Sarandí, no Pacaembu. Pelo mesmo Grupo 3, o Atlético-MG recebe o Strongest, no Independência, em busca da sua terceira vitória em três jogos.

O dia de Tempos Reais começa às 17h05m, com um jogo pela Liga Europa: Tottenham x Inter de Milão, em jogo de ida das oitavas de final. A partir das 20h, pelo NBB, o time de basquete masculino do Flamengo, líder da competição, enfrenta a Liga Sorocabana, e você acompanha tudo com os vídeos dos principais lances. A bola rola também pelos Campeonatos Cearense, Paraense e Sergipano.

Confira a programação de quinta e sexta (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

QUINTA, 07/03

17h05m Tottenham x Internazionale (Liga Europa)

19h15m São Paulo x Arsenal de Sarandí (Taça Libertadores)

20h Flamengo x Liga Sorocabana - NBB (basquete masculino) com vídeos

20h15m Ceará x Guarany de Sobral (Campeonato Cearense) com vídeos

20h15m Icasa x Fortaleza (Campeonato Cearense) com vídeos

20h15m Olímpico x Confiança (Campeonato Sergipano)

20h30m Santa Cruz-PA x Remo (Campeonato Paraense)

21h30m Atlético-MG x The Strongest (Taça Libertadores)

SEXTA, 08/03

18h30m Rio de Janeiro x São Bernardo - Superliga masculina (vôlei) com vídeos

19h30m Oeste x XV de Piracicaba (Campeonato Paulista)

19h30m União Barbarense x Bragantino (Campeonato Paulista)



Timão reclama de gramado sintético, mas evita usá-lo como desculpa

Após sofrer com a altitude de Oruro e a ausência de sua torcida nas duas primeiras rodadas da Taça Libertadores da América, o Corinthians encontrou um novo obstáculo na noite desta quarta-feira: o gramado sintético do estádio Caliente. Na derrota por 1 a 0 para o Tijuana, os alvinegros estranharam o diferente tipo de solo, principalmente nos lançamentos longos. Nada que pudesse ser utilizado como “desculpa” pelos jogadores.

– É difícil, muito ruim, mas não pode ser uma desculpa. Perdemos porque não fizemos o gol lá na frente – resumiu o volante Ralf ao Fox Sports.

Destaque no primeiro tempo da partida, mas com desempenho abaixo do esperado na etapa complementar, o atacante Alexandre Pato sentiu dificuldade para se movimentar na grama artificial. Ele já havia dado um susto no treino do Timão, na noite de terça, ao sofrer um pequeno entorse no tornozelo esquerdo. Para o camisa 7, a equipe brasileira foi melhor, mas o Tijuana levou a melhor ao aproveitar um lance pontual.

– Uma bola parada e eles fizeram o gol. Jogamos mais que eles, mas infelizmente eles marcaram e ganharam o jogo. É horrível jogar no gramado sintético – opinou.

Além da oportunidade de liderar o Grupo 5 da competição continental, o Corinthians também perdeu a chance de igualar a maior série invicta da história da Libertadores. A equipe estava há 16 jogos sem perder, e ficou a apenas uma partida da marca atingida pelo Sporting Cristal, do Peru, com 17, entre as edições de 1962, 1968 e 1969.

Chateado com a derrota, Ralf afirmou que o time não se prendia à estatística, mas que também não previa perdê-la hoje. O planejamento do técnico Tite era conquistar quatro pontos nos dois confrontos com o Tijuana: empate fora de casa e vitória no Pacaembu. No máximo, o Timão terá três, caso supere os mexicanos na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), em seu estádio.

– Sabíamos que a série acabaria, mas não esperávamos que fosse hoje. Tivemos a oportunidade de sair com a vitória, mas não conseguimos. Agora é levantar a cabeça, porque temos jogo pelo Paulista no sábado e contra eles (Tijuana), de novo, na próxima quarta – completou o volante.

– Lutamos bastante, mas vamos pensar para frente. Mesmo com as dificuldades, não desistimos. Agora é buscar o resultado em casa – concordou o meia Renato Augusto.

Além da série invicta pela Libertadores, o Corinthians também não perdia há dez jogos. Esta foi a segunda derrota na temporada – a primeira havia sido para a Ponte Preta, 1 a 0,  pela segunda rodada do Paulistão. A equipe volta a campo pelo estadual no próximo sábado, às 18h30m, contra o Ituano, no estádio do Pacaembu.

Pato, Tijuana x Corinthians (Foto: AP)Alexandre Pato foi um dos destaques do Corinthians no primeiro tempo em Tijuana (Foto: AP)

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Paulinho se revolta após derrota do Timão: 'Arbitragem ridícula'

O Corinthians foi derrotado por 1 a 0 pelo Tijuana, do México, na noite desta quarta-feira. O tropeço no estádio Caliente interrompeu uma série de 16 jogos de invencibilidade do Timão e impediu que a equipe chegasse à liderança do Grupo 5. Porém, o que mais incomodou foi a arbitragem do peruano Victor Carrillo. Na saída do gramado, o volante Paulinho disparou contra a atuação do juiz.

– Fazer o que? Arbitragem ridícula – esbravejou, em entrevista relâmpago ao Fox Sports.

A principal reclamação dos corintianos foi justamente no lance que originou o gol do Tijuana. Em cruzamento de Fernando Arce, Aguilar, em posição de impedimento, desviou a bola com a nuca para o meio da área. Ela bateu na mão de Fábio Santos e sobrou para o zagueiro Javier Gandolfi empurrar para a rede e dar os três pontos ao time mexicano.

Na etapa inicial, o Corinthians marcou dois gols, ambos pelos pés de Paulinho e ambos anulados pela arbitragem. Aos 12 minutos, Renato Augusto cobrou falta e, no desvio, o volante ficou com a bola, mandando para a rede. Depois, o camisa 8 aproveitou sobra de chute do meio-campista e também marcou o gol, mas foi novamente flagrado pela arbitragem.

O excesso de faltas cometidas pelo Tijuana também irritou os jogadores do Corinthians: foram 33 infrações ao longo da partida. Logo no início do primeiro tempo, Aguilar acertou uma cotovelada na nuca de Alexandre Pato. Os alvinegros pediram a expulsão, mas ele foi advertido somente com o cartão amarelo. O outro atacante do Timão, Paolo Guerrero, foi o mais perseguido: recebeu seis faltas.

Gandolfi, Arce e Pellerano foram os atletas mais faltosos do Tijuana, com seis cada um. Para efeitos comparativos, o Corinthians cometeu menos da metade das infrações dos donos da casa: somadas, foram 16. Os comandados do técnico Tite mal conseguiram chegar à área pela troca de passes, principal característica da equipe.

Com o resultado desta noite, o Tijuana disparou na liderança do Grupo 5, com nove pontos. O Corinthians ocupa a segunda posição, com quatro, seguido de perto pelo Millonarios, da Colômbia, com três. O lanterna San José, da Bolívia, tem apenas um. Na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), o Timão reencontra o time mexicano, desta vez no estádio do Pacaembu.

Paulinho e Pellerano, Tijuana x Corinthians (Foto: EFE)Paulinho, cercado por Martínez e Pellerano: volante se revoltou com a arbitragem da partida (Foto: EFE)

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



FOTOS: Tijuana x Corinthians pela Taça Libertadores

07/03/2013 00h23 - Atualizado em 07/03/2013 00h26

Mexicanos vencem e abrem cinco pontos de vantagem sobre o Timão

Renato Augusto teve atuação discreta

AFP

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso