sábado, 22 de setembro de 2012

Anderson Polga é um dos relacionados de Tite e pode fazer sua estreia diante do Bota

Depois de ter sido recém-contratado pelo Corinthians, o zagueiro Anderson Polga é um dos relacionados do técnico Tite para o confronto contra o Botafogo, neste domingo, às 16h, no Engenhão. Após atuar por nove temporadas no Sporting (POR), o zagueiro Anderson Polga poderá finalmente fazer a sua estreia no Timão. Sua camisa no clube será a 15 e ele iniciará a partida como opção no banco de reservas.

Como Chicão se recupera de uma cirurgia de hérnia, o comandante vem escalando Wallace e Paulo André como titulares no setor. Aprimorando sua forma física até então, o novo reforço ainda não tinha sido aproveitado.

Desde quando foi apresentado, no último dia 13, o jogador vem treinando em dois períodos. Mais à vontade com a equipe e treinando normalmente com bola, o zagueiro mostrou serviço e será aproveitado durante a partida caso o comandante precise.

No ataque, Martinez e Guerrero também estão entre os relacionados. Até agora, os desfalques do Timão para o domingo são: Sheik, Danilo e Fábio Santos, que cumprem suspensão automática.

Assim, o Corinthians entra em campo com a seguinte formação: Cássio e Julio Cesar (goleiros); Alessandro e Edenilson (laterais); Wallace, Paulo André e Anderson Polga (zagueiros); Ralf, Paulinho, Guilherme, Guilherme Andrade e Willian Arão (volantes); Douglas, Giovanni e Chiquinho (meias); Guerrero, Martínez, Romarinho, Chiquinho e Adilson (atacantes). As informações são do Lancenet.



Timão revoga efeito suspensivo de Emerson Sheik

Mesmo sem ter Emerson Sheik para a partida deste domingo, contra o Botafogo, o Corinthians tenta se planejar para o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Este foi um dos motivos que levou o Timão a revogar o pedido de efeito suspensivo do jogador. Assim, ele deixa de estar à disposição e cumpre a pena de seis jogos imposta pelo STJD nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.

A intenção do Corinthians é que, como o camisa 11 já cumpriu duas partidas (contra o Figueirense e Palmeiras), ele poderia atuar apenas contra o time carioca antes do novo julgamento - que estava marcado para o próximo dia 28. Portanto, caso ele tivesse que cumprir o mesmo período de suspensão na nova data, Sheik perderia as partidas que se aproximam da reta final do torneio.

A proposta do técnico Tite é mostrar todo o empenho nas últimas rodadas, já que, após os cinco últimos jogos do torneio nacional, o treinador começará a preparar a equipe titular para a viagem até a Ásia.

A penalização de Sheik resultou da partida contra o Atlético-MG, quando, após ser expulso, o jogador ofendeu o árbitro Péricles Bassols. Além dos xingamentos, o camisa 11 saiu do gramado e chutou uma bola para dentro das quatro linhas, conforme relatado na súmula.

O julgamento realizado no último dia 14, nas vésperas do confronto contra o Palmeiras, concluiu que o atacante pegaria seis jogos de suspensão. No mesmo dia, o advogado do clube, João Zanforlin, entrou com um pedido de efeito suspensivo para o Dérbi. Ainda assim, a liberação só foi divulgada na última segunda-feira, o que impossibilitou o atleta de entrar em campo diante do Palmeiras.



Edu Gaspar viaja neste sábado para participar de sorteio do Mundial

Danilo - Corinthians x Santos

Site Ofiicial do Corinthians

O Corinthians começará a viver neste fim de semana um pouco mais do clima do Mundial de Clubes. O gerente de futebol Edu Gaspar viaja neste sábado à tarde para Zurique, na Suíça. O dirigente do Timão participará na segunda-feira, às 6h30, do sorteio das quartas de final do torneio, marcado para dezembro, no Japão.

Além dos possíveis adversários nas semifinais, Edu tomará conhecimento também da logística criada pela Fifa para o clube paulista. A entidade pré-determinou os locais de treinamento da equipe no Oriente. Só haverá mudanças se os corintianos não aprovarem os locais, algo pouco provável.

"A Fifa tem uma estrutura pronta por causa das outras edições. Vamos participar do sorteio e conhecer os outros detalhes da competição para fecharmos o nosso planejamento", afirmou o ex-jogador, que viajará na companhia de representantes do departamento de marketing do clube

Em outubro, Edu Gaspar e o supervisor de futebol Saulo Magalhães seguirão ao Japão para conhecer hotéis, centros de treinamentos e os locais das partidas cadastrados pela entidade que controla o futebol mundial. Boa parte da estrutura será a mesma usada pelo Santos no ano passado.

Além do Corinthians, já estão classificados para o Mundial o Chelsea, da Inglaterra, Auckland City, da Nova Zelândia, e Monterrey, do México. A competição vai ser disputada entre os dias 6 e 16 de dezembro

Faltam ser definidos os representantes da África, que vai ser conhecido no dia 11 de novembro, da Ásia, cujo dono da vaga será confirmado no dia 10 do mesmo mês, e do país-sede. O Corinthians estreia nas semifinais, em jogo que será realizado no dia 12 de dezembro, em Toyota.

O Mundial terá uma novidade: será a primeira competição oficial usando a tecnologia no futebol. Os membros da International Board aprovaram por unanimidade o uso do chip nas bolas para confirmação dos gols. O dispositivo emitirá um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassar a linha do gol. Se aprovado, será usado na Copa das Confederações 2013, no Brasil.



Protótipo da cobertura da Arena Corinthians está 'escondido' no CT

Mais perto do que todos imaginavam. Bem ao lado do centro de treinamento do Corinthians, no Parque Ecológico do Tietê, está algo que todo torcedor do time gostaria de ver. Enquanto a construção do estádio, em Itaquera, segue em ritmo acelerado, outra parte fundamental, que vai deixar tudo mais bonito, está escondida ali - o projeto da cobertura.

cobertura estádio corinthians (Foto: Sinclair Jr.)Protótipo da cobertura que será utilizada na Arena do Timão (Foto: Sinclair Jr.)

- Esse é um protótipo com o material que vai ser utilizado no estádio. Assim é possível sair do projeto e perceber de maneira real como vai ficar a cobertura do palco de abertura da Copa do Mundo de 2014 - diz Aníbal Coutinho, arquiteto responsável pela obra.

Tudo faz parte de uma série de testes. No protótipo é possível ver todas as camadas da construção: primeiro, uma camada de chapa corrugada. Depois, placas de poliisocianurato, que vão garantir isolamento térmico e acústico. Por cima ainda tem uma camada de gesso acartonado. E, para finalizar, uma grande manta branca, que vai dar acabamento e ainda escoar a água das chuvas, que será reaproveitada no estádio.

Serão seis meses com essa estrutura montada. Assim, todos vão ter certeza de que, quando uma peça igual a essa for colocada na parte mais alta do estádio, nada vai sair errado.

- Esses testes começaram na Alemanha, num túnel de vento. Depois, eles foram feitos agora no local e vamos continuar fazendo os testes mecânicos, que são os testes de subir em cima, andar, chuva, limpeza de sujeira – diz Aníbal.

São três anos desde o início do projeto até o fim da colocação da cobertura. A expectativa é que o estádio esteja pronto no fim de 2013.

cobertura estádio corinthians (Foto: Sinclair Jr.)Estrutura foi montada para que engenheiros fizessem testes (Foto: Sinclair Jr.)



Dirigente do Criciúma confirma assédio de times de Série A em Lucca

Lucca, atacante do Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro, Divulgação / Criciúma EC)Lucca já soma oito gols pelo Tigre na Série B
(Foto: Fernando Ribeiro, Divulgação / Criciúma EC)

Premiado como revelação do Campeonato Catarinense deste ano e um dos destaques do Criciúma nesta Série B do Brasileirão, o meia-atacante Lucca desperta o interesse dos clubes da primeira divisão nacional. O gerente de futebol do clube de Santa Catarina, Rodrigo Pastana, confirmou que o departamento de futebol e o jogador fora procuradom por outras equipes.

O Criciúma tratou de segurar o vice-artilheiro da equipe na competição, com oito gols. Pastana reforça que o clube tratou de não deixar ninguém sair porque a missão da temporada é o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Ainda, o gerente lista os times que manifestaram interesse em levar o atleta de 22 anos, que começou ainda nas categorias de base do Tigre.

— Houve assédios e ele (o jogador) sabe que houveram possibilidades de sair. Mas ninguém quer pagar e acham que vão levar de graça. Além do presidente do Santos (Luis Álvaro chegou a ter encontro com o Antenor Angeloni, dirigente máximo do clube de Santa Catarina), o Internacional e o Corinthians sondaram. O Flamengo também mostrou interesse. O único clube que nos procurou oficialmente foi o Criciúma. Mas não iríamos abrir mão dele e de ninguém porque queremos subir — contou o dirigente à Rádio Difusora, de Içara, antes da bola rolar para Ipatinga e Criciúma, em Minas Gerais.
 

Lucca apareceu no Criciúma ainda na equipe júnior, vindo de Mato Grosso, seu estado natal. Ele teve lesões sérias quando despontava entre os profissionais. Interessada no talento do jogador, a direção o emprestou à Chapecoense no segundo semestre do ano passado. Mais maduro, o meia-atacante voltou e faz de 2012 o seu melhor ano no clube e na carreira.

O gerente de futebol ainda contou que não foi apenas Lucca que gerou consultas de outros clubes. O zagueiro Matheus Ferraz, titular nos 26 jogos do Criciúma nesta Série B, também. Rodrigo Pastana reforça que além de não abrir mão, nenhum time se dispôs a pagar as multas rescisórias dos dois atletas.

— O Matheus teve sondagem do Bahia, mas a gente não abre mão dele e de ninguém porque queremos subir. Só se pagassem o valor total da multa, mas ninguém quer pagar.



Anderson Polga é relacionado pela primeira vez no Corinthians

anderson polga; treino corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)Anderson Polga vai ficar como opção no banco
(Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

Contratado no início deste mês, o zagueiro Anderson Polga é a principal novidade na lista dos relacionados do Corinthians para o duelo deste domingo, às 16h, contra o Botafogo, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro.

Desde que chegou ao clube, Polga tem treinado em dois períodos. Muito embora Chicão esteja fora, por conta de uma cirurgia de hérnia inguinal, Tite descartou a possibilidade de ele ser titular. Vai ter de brigar por espaço com Paulo André e Wallace, titulares nos últimos jogos.

O pentacampeão, então, será reforço para Tite apenas no banco de reservas, por enquanto. O treinador tem três desfalques no time titular no duelo no Engenhão: Fábio Santos e Danilo receberam o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras e cumprem suspensão.

Já Emerson Sheik, que estava liberado para atuar, teve seu efeito suspensivo revogado e vai cumprir neste domingo o terceiro, dos seis jogos que foi punido.

No Campeonato Brasileiro, o Corinthians aparece na nona colocação, com 35 pontos. A distância para o líder Fluminense é grande, de 18 pontos.

Confira a lista dos relacionados para a viagem ao Rio de Janeiro:

Goleiros: Cássio e Julio Cesar

Laterais: Alessandro, Edenílson e Guilherme Andrade

Zagueiros: Wallace, Paulo André, Anderson Polga

Volantes: Ralf, Paulinho, Willian Arão e Guilherme

Meias: Douglas e Giovanni

Atacantes: Romarinho, Martinez, Guerrero, Chiquinho, Jorge Henrique e Adilson



Timão está escalado com Alessandro na esquerda e Guerrero como titular

O Corinthians está definido para o duelo deste domingo, contra o Botafogo, às 16h, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. A principal novidade está na lateral esquerda. Alessandro, lateral-direito de origem, jogará improvisado no lugar de Fábio Santos, suspenso. Edenílson será o responsável pelo outro lado.

No ataque, o retorno de Paolo Guerrero está confirmado. O peruano, que lesionou os dois tornozelos recentemente, não atua desde a derrota por 3 a 2 para o Sandro, na penúltima rodada do primeiro turno. Com Danilo também suspenso, a linha de frente do Timão será formada por Douglas, Romarinho, Martinez e Guerrero.

Portanto, a escalação do Corinthians para o duelo com o Botafogo será: Cássio; Edenílson, Wallace, Paulo André e Alessandro; Ralf, Paulinho e Douglas; Romarinho, Martinez e Guerrero. Após 25 rodadas, o Corinthians aparece na nona colocação, com 35 pontos, 18 atrás do líder Fluminense.



De olho no Mundial, Corinthians 'suspende' Sheik de jogo no Rio

Emerson Sheik Emerson Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Emerson Sheik não enfrenta o Botafogo no Rio
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Inicialmente, Emerson Sheik estava à disposição do técnico Tite para a partida deste domingo, às 16h, contra o Botafogo, no Engenhão, no Rio de Janeiro. Só que a diretoria do Corinthians pediu a revogação do efeito suspensivo concedido pelo STJD recentemente e o atacante está fora da partida.

Explica-se: na sexta-feira, dia 14 de setembro, Sheik foi punido com seis jogos de suspensão, por conta de ofensas ao árbitro Péricles Bassols, na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no dia 2 de setembro, quando levou cartão vermelho. Lá atrás, no dia 5, ele cumpriu a punição automática e não enfrentou o Figueirense, na derrota por 1 a 0, em Florianópolis.

O jogo seguinte à decisão do STJD foi justamente o clássico com o Palmeiras, domingo passado, no Pacaembu. Emerson também não esteve em campo, cumprindo, então, duas das seis partidas de suspensão. Com o efeito suspensivo vigente, portanto, o atacante poderia entrar em campo neste domingo, diante do Botafogo.

Só que a diretoria e a comissão técnica do Timão analisaram o caso e resolveram pedir a revogação do efeito suspenso. Até porque no próximo dia 28 de setembro haverá o julgamento do recurso. Assim, com três partidas já cumpridas, Sheik teria apenas mais três para ficar fora. E não quatro, caso ele entre em campo neste domingo. Isso se a pena for mantida. Se ela for reduzida, talvez ele já tenha condições de jogo.

Assim, o Corinthians acredita que dará mais tempo para o jogador se preparar para o Mundial de Clubes da Fifa. A intenção de Tite é que os jogadores usem o Campeonato Brasileiro para pegar ritmo. A estreia do Timão, ainda sem adversário definido, será no dia 12 de dezembro. A final ou decisão de terceiro lugar será no dia 16.