quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Confira os resultados de quarta-feira da Copa SP, Paraibano e Cearense

09/01/2013 23h36 - Atualizado em 09/01/2013 23h36

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Zebra rondoniense e recuperação de Timão e Galo no sexto dia da Copa SP

O sexto dia da Copa São Paulo de futebol júnior foi marcado pela primeira grande zebra da competição: em Presidente Prudente, o rondoniense Espigão derrotou o Grêmio por 2 a 0, embolando a disputa do Grupo A. Apesar do resultado, o time gaúcho ainda tem chances de classificação, já que a tendência é que os melhores segundos colocados somem ao menos seis pontos, ainda possíveis para o Tricolor.

Passadas duas rodadas da competição, 20 clubes seguem com 100% de aproveitamento, com seis pontos cada: Coritiba (Grupo B), Figueirense (C), Linense (D), América-SP (E), União São João (G), Bahia e Audax São Paulo (H), Atlético-PR e Francana (I), Vasco (K), Goiás (L), São Paulo (M), Santa Cruz (N), Botafogo (O), Fluminense e Velo Clube (S), Santos (V), Internacional e Grêmio Osasco (W) e Paraná (Z). Porém, nenhum time está garantido na fase de mata-mata.

Nesta quarta, mais um clube ganhou pelo placar de 7 a 0, repetindo goleada do Flamengo em cima do Santos-AP na terça: o Bahia atropelou o Botafogo-PB, em Louveira, pelo Grupo H. No Grupo G, o Corinthians se recuperou de tropeço na estreia e derrotou o Americano-MA por 3 a 0, em Araras. No S, em Rio Claro, o Fluminense passou pelo Itaúna-MG por 2 a 0. O Internacional bateu o Nacional-AM por 2 a 1, em Osasco. E o Atlético-MG venceu o Rio Preto por 3 a 1, em Lins, se mantendo na briga pela vaga do Grupo D.

Resultados desta quarta, 09/01

Grupo C (Estádio Jorge Ismael de Biase, em Novo Horizonte)
Novorizontino 2 x 3 Ferroviária
Desportiva Ferroviária 0 x 4 Figueirense

Grupo H (Estádio José Silveira Nunes, em Louveira)
Audax São Paulo 2 x 0 Criciúma
Botafogo-PB 0 x 7 Bahia

Grupo J (Estádio Otacília Patrícia Arroyo, em Monte Azul Paulista)
ABC 1 x 2 Vitória
Monte Azul 1 x 6 Mogi Mirim

Grupo L (Estádio Vila São João, em Leme)
Lemense 0 x 2 Guarani
Guarany-SE 2 x 3 Goiás

Grupo N (Estádio José Pereira, em Sumaré)
Sumaré 0 x 3 Santa Cruz
São Raimundo-RR 1 x 1 Ceará

Grupo P (Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo)
São Bernardo 2 x 1 Caxias
JV Lideral-MA 1 x 2 Fortaleza

Grupo R (Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz)
Desportivo Brasil 1 x 2 Atlético-GO
América-RN 1 x 0 Avaí

Grupo T (Estádio Salvador Russani, em Atibaia)
Atibaia 2 x 1 Guaratinguetá
RB Brasil 2 x 1 Sport

Grupo W (Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco)
Osasco 3 x 1 Paulista
Nacional-AM 1 x 2 Internacional

Grupo X (Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos)
Flamengo-SP 4 x 1 Vila Nova
Juventus-SP 1 x 3 América-MG

Grupo Z (Estádio Comendador Souza, em São Paulo)
Nacional-SP 1 x 3 Ponte Preta
Tocantinópolis 0 x 3 Paraná

Grupo S (Estádio Benitão, em Rio Claro)
Velo Clube 2 x 0 Atlético-AC
Itaúna-MG 0 x 2 Fluminense

Grupo A (Estádio Prudentão, em Presidente Prudente)
Grêmio Prudente 4 x 0 Aquidauanense
Espigão 2 x 0 Grêmio

Grupo D (Estádio Gilbertão, em Lins)
Linense 2 x 1 Noroeste
Rio Preto 1 x 3 Atlético-MG

Grupo F (Estádio Tenente Carriço, em Penápolis)
Penapolense 2 x 2 Portuguesa
Náutico 1 x 1 Juventude

Grupo I (Estádio José Lancha Filho, em Franca)
Francana 2 x 0 Barras
ASA 1 x 2 Atlético-PR

Grupo G (Estádio Hermínio Ometto, em Araras)
União São João 2 x 0 XV de Piracicaba
Americano-MA 0 x 3 Corinthians

Jogos desta quinta, 10/01 (horários de Brasília)

Grupo V (Estádio Alfredo Schiavetto, em Jaguariúna)
14h Remo x São Mateus
16h Santos x Corinthians-AL

Grupo M (Estádio Prof. Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos)
16h30m União Rondonópolis x Guaicurus-MS
18h30m São Carlos x São Paulo

Grupo U (Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos)
19h São Caetano x São Francisco-BA
21h São José-SP x Cruzeiro



Copinha: Corinthians se recupera e vence o Americano-MA em Araras

Com três gols ainda no primeiro tempo, o Corinthians venceu com facilidade o Americano-MA, na noite desta quarta-feira, no estádio Hermínio Ometto, em Araras. Foi a primeira vitória do Timão na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Após um empate na estreia com o XV de Piracicaba, os corintianos entraram determinados a fazer um bom resultado. Além disso, contaram com os muitos erros da defesa adversária. Assim, não foi difícil construir o placar de 3 a 0, apesar do estado ruim do gramado. Leandro (duas vezes) e Léo marcaram os gols do jogo (veja no vídeo ao lado os melhores momentos da partida).

Com a vitória, o Corinthians segue vivo na competição. O resultado colocou o Alvinegro na segunda colocação, com quatro pontos, atrás do União São João, que venceu o XV de Piracicaba e chegou a seis. Na última rodada, no sábado, às 19h, também em Araras, o Timão precisa vencer o União para se classificar. Na preliminar, às 17h, jogam os já eliminados XV de Piracicaba e Americano-MA.

Leandro Comemora gol do Corinthians contra o Americano-MA, Copa SP (Foto: Célio Messias / Agência Estado)Leandro comemora gol do Corinthians contra o Americano-MA (Foto: Célio Messias / Agência Estado)

O Corinthians começou o jogo indo para cima. Já o Americano, postado atrás, errava muito e mal conseguia passar do meio-campo. Léo e Leandro, os atacantes corintianos, criaram duas boas chances com menos de dez minutos.

O primeiro gol saiu aos 13. Paulinho subiu sozinho pela direita e cruzou no meio da área para Léo ter somente o trabalho de empurrar para dentro. Um minuto depois veio o segundo, com Leandro completando cruzamento de Léo.

Após a blitz inicial, o Corinthians relaxou um pouco no jogo. Mas sem deixar de levar perigo. Em contra-ataque, Léo tentou o toque para Leonardo, que caiu com o zagueiro. Na sobra o próprio Léo invadiu a área e tentou tocar de cobertura, mas o chute saiu errado.

O Corinthians voltou a marcar ainda na etapa inicial. Aos 42 minutos, após cruzamento despretensioso para dentro da área do Americano, a zaga bateu cabeça e a bola sobrou para Leandro, livre, fazer o seu segundo no jogo e terceiro do Timão.

No segundo tempo, o Alvinegro voltou em um ritmo mais lento, a fim de segurar o resultado. Já o adversário, sem conseguir manter a bola nos pés, pouco ameaçava a supremacia corintiana.

O único lance quente na etapa final foi o que gerou as expulsões do lateral-esquerdo Léo, do Americano, e do volante Ayrton, do Corinthians - os dois se empurraram depois da marcação de uma falta e acabaram recebendo o cartão vermelho.



Após reunião, Corinthians acerta venda de Martinez para o Boca

Martinez Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Martinez trocou o Corinthians pelo Boca Juniors
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Após uma reunião entre dirigentes do Corinthians e um advogado do Boca Juniors, o Timão acertou a venda de 50% dos direitos econômicos do atacante Martinez por cerca de US$ 3 milhões (R$ 6,1 milhões). Ainda falta assinar o contrato de venda e alguns pequenos detalhes, mas o jogador nem se apresenta ao Timão no dia 14 e vai direto para seu novo clube fazer exames médicos.

Martinez é esperado no Boca já nesta quinta-feira e será um dos reforços para a disputa da Taça Libertadores, onde pode enfrentar seu ex-time em pouco tempo. No clube argentino, ele vai formar dupla com o uruguaio Santiago Silva, outro ex-corintiano. Ambos atuaram juntos pelo Vélez Sarsfield.

A diretoria do Corinthians confirmou o desfecho da negociação, mas ainda não divulgou o destino dos outros 25% dos direitos econômicos aos quais tem direito – na época da compra, o Timão adquiriu 75% dos direitos do Vélez Sarsfield, no segundo semestre de 2012.

A saída de Martinez ganhou força depois que ele passou a cobrar uma posição entre os titulares do Corinthians, durante o Campeonato Brasileiro. Além disso, a contratação de Alexandre Pato inchou o setor ofensivo e fez o clube seguir a vontade do jogador, que era ter mais espaço em outro clube. O Timão não queria se desfazer do Burrito, mas acabou cedendo.

O curioso é que Martinez sempre foi torcedor do River Plate, maior rival do Boca. Em entrevista recente ao GLOBOESPORTE.COM, antes do Mundial, Martinez disse que chegou a recusar uma proposta dos Xeneizes, quando criança, só por ser o maior adversário do River. Seu pai, tio e avô já jogaram pelo time do coração e rival do Boca Juniors.

Martinez se junta a outros dois jogadores que deixaram o Timão, ambos por empréstimo. Os meias Vitor Junior e Ramírez foram negociados com Internacional e Ponte Preta, respectivamente. A diretoria diz que não tem intenção de negociar outro jogador neste início de temporada.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Zagueiro Antônio Carlos, do Corinthians, é cortado da sub-20

O zagueiro Antônio Carlos, do Corinthians, está fora do Sul-Americano sub-20. O jogador foi cortado e deu lugar ao goleiro Jordi, do Vasco. De acordo com a CBF, a troca foi uma opção da comissão técnica, que optou por ter três goleiros na competição. Antônio Carlos não teve qualquer problema médico.

Mesmo cortado, Antônio Carlos deve permanecer com o grupo em San Juan. Ele ganhou uma chance durante a preparação para o Sul-Americano quando o Roma, da Itália, não liberou o zagueiro Marquinhos.

Matheus e Antônio Carlos Sub-20 (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Antônio Carlos (dir.) está fora do Sul-Americano Sub-20 (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

Com o corte de Antônio Carlos, a seleção brasileira ficará com somente três zagueiros na Argentina. Samir, do Flamengo, será a única opção aos titulares Luan e Dória.

Jordi se junta a Luiz Gustavo, do Vitória, e Matheus Caldeira, do Corinthians. O baiano será o titular na estreia contra o Equador, nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real.



Central do Mercado: Inter contrata Vítor Júnior, e Fla fica perto de Elias

Elias comemora gol do Sporting (Foto: AFP)Elias deve ser o primeiro reforço do Flamengo para
a temporada 2013 (Foto: AFP)

A quarta-feira foi de poucas novidades no mercado brasileiro. O Internacional, no entanto, anunciou seu primeiro reforço da temporada, o meia-atacante Vítor Júnior, que jogou no Botafogo em 2012 e pertencia ao Corinthians. E a diretoria colorada está de olho em outro homem de frente, o atacante Caio, que está vinculado ao Bota e na última temporada defendeu o Figueirense. Ele, porém, tem uma proposta da Coreia mais vantajosa financeiramente.

O Flamengo está mais próximo de anunciar sua primeira contratação. O volante Elias, do Sporting-POR, tem chance de acertar por empréstimo de uma temporada. Ele tem 27 anos e, após uma ótima passagem pelo Corinthians, chegou na seleção brasileira. Outra cara nova que pode pintar é Gabriel, atacante o Bahia. Ele seria repassado por investidores ao Rubro-Negro. A imprensa italiana noticiou que o Fla pode tentar o lateral-direito Jonathan, do Inter de Milão.

Quem está de malas prontas para deixar o país é o Loco Abreu. O atacante uruguaio se desvinculou do Botafogo e encaminhou seu retorno ao Nacional-URU, onde é ídolo. A apresentação deve ser no domingo. O Bota cancelou a transferência de Anderson Aquino, que já treinava no clube mas foi reprovado nos exames médicos. Desta forma, o atacante será devolvido ao Coritiba.

O São Paulo, enfim, anunciou nesta quarta-feira a contratação de Wallyson, que estava no Cruzeiro. Já o Grêmio, que deseja ter o meia Marquinho, do Roma, pode ter que se desfazer de revelações se quiser levar a negociação à frente. Para liberar o atleta, os italianos desejam receber Saimon e Fernando em troca.

Algumas novelas tiveram novos capítulos nesta quarta. A imprensa italiana noticiou que o Atlético-MG é mais um a entrar na lista dos candidatos a contratar Vargas, do Napoli, por empréstimo. São Paulo, Grêmio e Flamengo já haviam mostrado interesse. Já na imprensa francesa, Nenê, do PSG, foi colocado na mira do alemão Schalke. O meia-atacante interessa a Santos, Flamengo e Botafogo.

No Vasco, o meia Felipe deu adeus de vez ao entrar na justiça por causa dos rendimentos atrasados. Até o momento, o Fluminense apareceu como possível interessado no experiente jogador. A diretoria cruz-maltina sonha com Julio Baptista, do Málaga, para tentar reforçar o elenco. Ao menos o zagueiro Dedé deve permanecer. A diretoria do Corinthians avisou que só investiria no jogador se os valores diminuírem. Quem deve ser contratado pelo Timão é o zagueiro Gil, do Valenciennes.



Representantes de Dedé se encontram com o Corinthians em São Paulo

Felipe Bolguese e Renato Rodrigues - 10/01/2013 - 00:12 São Paulo (SP)

Dedé - Flamengo x Vasco (Foto: Ricardo Ramos)
Dedé não quer sair brigado do Vasco, mas espera negociação (Foto: Ricardo Ramos)

Corinthians e representantes de Dedé conversam nos últimos dias para achar a melhor forma da saída do zagueiro do Vasco. Na tarde desta terça-feira, os empresários Magrão e Ubiraci Cardoso, o Bira, estiveram em São Paulo para uma reunião com a diretoria do Timão.

São diversos imbróglios envolvendo Justiça, outro empresário e fundo de investimento que, neste momento, impedem uma conclusão rápida da situação. Dedé, apesar de ressaltar o carinho que tem pelo Vasco, autorizou o negócio. Enquanto espera o pagamento de três meses de salários atrasados, ele participa da pré-temporada, com expectativa de novos ares.

O clube carioca necessita de dinheiro em caixa e sabe que a venda do zagueiro aliviaria o orçamento de 2013, que prevê cerca de R$ 19 milhões com venda de jogadores. Mas é justamente a dúvida de quanto vai receber no negócio que o faz brecar a transferência. Então, os parceiros terão de entrar na conversa e, com o Corinthians, ver como chegar à melhor alternativa.

Na última segunda-feira, durante reunião para tratar da saída do meia Felipe, o empresário Reinaldo Pitta voltou a cobrar a diretoria cruzmaltina, reivindicando 25% dos direitos econômicos de Dedé. Tal percentual foi adquirido na operação que tirou o jogador do Volta Redonda para colocá-lo no Vasco por empréstimo, no meio de 2009, por meio do Villa Rio, clube-empresa que pertence à Ability.

Outro problema na Justiça pode fazer com que o Vasco perca mais dinheiro. Um processo de Romário contra o clube determinou a penhora de 5% dos direitos de Dedé. A diretoria vascaína vai tentar tirar o zagueiro do processo antes de realizar qualquer transferência.

Pelo contrato que firmou com a Liga Participações & Intermediações, empresa que detém 45% dos direitos de Dedé, o Vasco tem de negociar o jogador se a proposta chegar a 7 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões). O Timão ouviu que o negócio poderia sair por R$ 20 milhões, mas ainda acha caro. Até por isso, espera que os parceiros e representantes se resolvam para diminuir o preço e o negócio sair.

O QUE ATRAPALHA A NEGOCIAÇÃO DE DEDÉ...

...PENHORA NA JUSTIÇA

Em agosto de 2012, o ex-jogador e deputado Romário entrou na Justiça cobrando uma dívida de R$ 58 milhões do Vasco. O juiz determinou que fossem penhorados 5% dos direitos econômicos de Dedé, Eder Luis, Fellipe Bastos e Nilton. O último deixou o clube para defender o Cruzeiro. O departamento jurídico do Vasco afirma que já recorreu da decisão, e que o processo não impede a venda de qualquer um destes jogadores.

...COBRANÇA DE REINALDO PITTA

O empresário Reinaldo Pitta cobra na Justiça 25% dos direitos econômicos de Dedé. Segundo ele, foi adquirido este percentual do Volta Redonda quando Dedé foi adquirido pelo Villa Rio antes de ser emprestado ao Vasco. Então, seriam 25% de Pitta e outros 75% do Villa Rio. Villa e Vasco, no entanto, trataram como se os 75% fossem 100%, igorando a participação do empresário nos direitos do jogador. Uma reunião entre Pitta e Cristiano Koehler, diretor do Vasco, já foi realizada nesta semana para discutir o assunto.

CONTRATO E DIREITOS DE DEDÉ

Chegada por empréstimo

No fim de maio de 2009, Dedé, que pertencia ao Volta Redonda, tem os direitos econômicos adquiridos pelo Villa Rio, clube-empresa da Ability. Então, é repassado por empréstimo ao Vasco até o fim de 2010.

Compra de 50%

Em outubro de 2010, o Vasco pagou cerca de 1 milhão de euros e adquiriu 50% dos direitos econômicos de Dedé. Além disso, passou a ter os direitos federativos do jogador, renovando o contrato, a partir de janeiro de 2011 até 31 de dezembro de 2014. Os outros 50% ainda pertenciam ao Villa Rio.

Fatia com a Liga Participações

Em agosto de 2011, o Vasco realizou uma compra casada com a Liga Participações & Intermediações, do Rio Grande do Sul. Comprou 40% do Villa Rio, deixando o Villa Rio com 10% e ficando com 90% dos direitos. Semanas depois, vendeu 45% para a Liga por 1,8 milhão de euros (R$ 4,9 milhões na época).

Renovação e aumento

Em julho de 2012, o Vasco renovou contrato com o zagueiro até 31 de dezembro de 2015. Na operação, o salário do jogador passou de R$ 120 mil para R$ 250 mil, e a multa rescisória subiu para R$ 70 milhões.



Ricardo revela ter falado com Dedé sobre permanência: 'Ele fica no Vasco'

Rodrigo Ciantar - 09/01/2013 - 13:19 Pinheiral (RJ)

Dedé - Vasco (Foto: Paulo Sérgio)
Dedé é um o principais jogadores do Vasco atualmente (Foto: Paulo Sérgio)

Alvo do Corinthians - como revelado pelo LANCE!Net -, Dedé fica no Vasco. Pelo menos é o que garante Ricardo Gomes, diretor técnico do time. Ele diz ter conversado recentemente com o jogador sobre o assédio de outros clubes. A diretoria não pensa em negociá-lo tão cedo.

- Dedé fica no Vasco. É claro que existem vários clubes da Europa e do Brasil interessados, mas conversei com ele. Ele fica no Vasco - garantiu o diretor técnico vascaíno.

Nos últimos dias, o nome do zagueiro voltou a ser comentado pelos lados do Corinthians. Os empresários do jogador sabiam que havia a possibilidade de uma procura do Timão após o fim da burocracia envolvendo a contratação de Alexandre Pato. Contudo, os valores iniciais pedidos pelo Vasco assustaram um pouco os dirigentes do Timão.

No início da semana, René Simões, diretor executivo de futebol do clube, também descartou qualquer negociação. Segundo ele, o Vasco não está aberto a proposta alguma pelo jogador.



Heroi, Cássio antecipa reapresentação para cuidar do ombro esquerdo

LANCEPRESS! - 09/01/2013 - 12:19 São Paulo (SP)

Cássio antecipou reapresentação e já trabalhou com os fisioterapeutas do Corinthians (crédito: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)
Cássio antecipou reapresentação e já trabalhou com os fisioterapeutas do Corinthians (crédito: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

A presença de Cássio foi a maior novidade desta quarta-feira no CT do Corinthians. O goleiro titular, que deveria se reapresentar apenas no próximo dia 14, resolveu antecipar a volta aos trabalhos. E por um motivo importante: ombro esquerdo.

O camisa 12, herói do Timão nos títulos da Libertadores e do Mundial, conviveu com dores no local durante todo o segundo semestre do ano passado. O problema começou ainda na competição sul-americana que, devido à falta de um período maior sem jogos para o tratamento definitivo, fez Cássio conviver com dores até a decisão contra o Chelsea no último mês de dezembro - na véspera do jogo diante dos ingleses, por exemplo, arqueiro foi poupado dos trabalhos com bola.

A volta aos treinamentos antes dos demais titulares mostra a preocupação do camisa 12 com o problema, que ameaça seu início de temporada. À princípio, a possibilidade de uma cirurgia no local está descartada. Os médicos do Corinthians devem optar por um tratamento conservador, à base de fisioterapia e remédios.

Vale lembrar que Paolo Guerrero, que saiu de férias com suspeita de novo estiramento ligamentar no joelho direito, é outro que causa temor aos médicos do clube para esse começo de 2013.



Julio Cesar: 'Dez jogos no Corinthians valem mais do que ser titular em outros'

LANCEPRESS! - 09/01/2013 - 11:36 São Paulo (SP)

Julio Cesar - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Julio Cesar concedeu coletiva na manhã desta quarta-feira (Foto: Eduardo Viana)

Julio Cesar começa a temporada 2013 em paz. Nesta terça-feira, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, o goleiro reserva do Corinthians comemorou os títulos na última temporada e o nascimento dos gêmeos Davi e Alice, além de projetar mais um ano vitorioso para o clube. O camisa 1 ainda rechaçou a ideia de sair.

Mesmo na reserva, o goleiro acredita que a visibilidade, a estrutura e as condições financeiras que o Timão proporciona aos jogadores fazem valer a pena uma quantidade menor de jogos. Julio Cesar ainda lembrou que, nas campanhas da Libertadores e do Mundial de Clubes, Cássio teve um desempenho incrível embaixo das traves.

- Muitos times que têm por aí não se comparam com a estrutura e a repercussão do corinnthians. Ninguém se acomoda em ser reserva, ninguém está aqui para passar o ano como reserva. Mas tudo que o Cássio fez ano passado foi grande, nunca posso deixar de sonhar, de querer. Cada jogo que você joga aqui todo mundo está vendo. Nenhum titular voltou e já tem repercussão. É um lugar que eu gosto, me sinto bem. Não quero ser reserva pra sempre, mas por enquanto estou feliz aqui, querendo jogar quantos jogos puder - afirmou o camisa 1, que sequer ouviu as sondagens que recebeu em dezembro para sair.

Confiante, Júlio César avalia o Corinthians: 'É o melhor time'


- Por enquanto não passa pela minha cabeça sair. Quero ter mais oportunidades de jogar, mostrar qualidade. Valem muito mais dez jogos pelo Corinthians que um campeonato por outra equipe - completou.

Julio Cesar deve começar a temporada como titular, já que Cássio tem um problema no ombro esquerdo e deverá passar por tratamento nos primeiros dias do ano. Além de não querer se garantir na equipe, o camisa 1 lembra que Danilo Fernandes também estará na briga.

- Teoricamente começo como titular, mas tem o Danilo também, o Tite nem conversou com a gente. Cada oportunidade que eu tiver será boa para continuar dando sequência no trabalho, ninguém gosta de ficar no banco. Não sei se são um, dois, dez jogos, mas é importante pra começar bem o ano, auto estima lá em cima, é sempre importante - afirmou.

Em relação à possibilidade de mais conquistas em 2013, Julio Cesar lembrou que se tudo for repetido, o ano já estará garantido mais uma vez.

- Melhor que 2012 não sei, mas igual tem que ser. Seria muito bom. Aqui a cobrança é muito grande por títulos, então, tem de estar sempre pensando em ser campeão, jogador de ponta sempre está querendo isso. Se a gente conseguir mais dois, três títulos esse ano, ambiente continua maravilhoso. Esse é nosso principal objetivo - finalizou.



Em seu site, Corinthians confirma acerto para trazer o zagueiro Gil

LANCEPRESS! - 09/01/2013 - 19:23 São Paulo (SP)

Gil - (Foto: F. Lo Presti/Divulgação)
Gil voltará a jogar no Brasil (Foto: F. Lo Presti/Divulgação)

O Corinthians segue reforçando seu elenco para 2013. Por meio de seu site oficial, o clube anunciou, na noite desta quarta-feira, o acerto com o zagueiro Gil, que estava no Valenciennes, da França.

Para sacramentar o negócio, o clube lembra que ainda falta o jogador passar por exames médicos para, só depois, assinar o contrato com o Timão. Na nota emitida o clube não informa por quanto tempo o atleta assinará. Gil já está na cidade de São Paulo para resolver toda a burocracia.

O interesse alvinegro no defensor é de longa data. Depois de tentar sua contratação em janeiro e julho de 2012, a diretoria conseguiu convencer os franceses com uma proposta de 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 9 milhões). Antes de jogar na França, o zagueiro teve boa passagem pelo Cruzeiro.

Confira na íntegra a nota oficial do clube:

"Apenas assinatura de contrato e exames médicos separam o zagueiro Gil de ser o novo reforço alvinegro. A diretoria do Timão assinou o contrato de compra e enviou ao Valenciennes, da França; e aguarda agora que o clube francês faça o mesmo e reenvie o documento de volta ao Brasil, o que ficou impossibilitado de acontecer nesta quarta-feira (09) devido ao fuso horário.

Assim que o Corinthians receber o contrato assinado pelo clube francês, Gil fará exames médicos e já poderá ser apresentado como mais novo reforço do Timão para a temporada 2013."



Especial Guerrero: uma vida misteriosa do herói na capital paulista

Renato Rodrigues - 09/01/2013 - 09:03 São Paulo (SP)

Paolo Guerrero - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Paolo Guerrero tem vida discreta no Corinthians (Foto: Eduardo Viana)

São quase seis meses desde que Guerrero desembarcou em São Paulo para assinar contrato com o Corinthians. Com um jeito discreto, o atacante peruano tem vida tranquila e faz questão de não expor sua rotina fora do clube. Ao contrário de quando está no Peru, ele sai pouco e conseguia, pelo menos até virar o herói corintiano no Mundial, passar desapercebido.

Mas é fácil perceber que sente falta de sua terra natal. O restaurante predileto, não esconde de ninguém, é um peruano na Zona Sul de São Paulo que ele conheceu no primeiro dia na capital, em 11 de julho do ano passado. Pinturas de Miraflores (litoral de Lima) decoram as paredes do lugar, canções locais e ambiente introspectivo remetem à capital peruana para matar a saudade de casa.

– Ele costuma vir aqui. Diz que gosta da comida de seu país. Chega com um boné na cabeça, escondendo um pouco o rosto, come rapidinho e vai embora. Ele tem mesmo esse ar misterioso – afirma Alexandre Godoy, chef auxiliar do restaurante peruano La Mar, onde Guerrero costuma comer seu cebiche.

A chegada é sempre discreta. Com uma ou duas pessoas, ele pede o mesmo prato e é simpático com quem o aborda. Não reserva mesa e dispensa tomar o Pisco Sour, bebida consumida no Peru. É o suco de abacaxi que acompanha a refeição.

Confira o restante da série especial sobre Guerrero:
- Atacante herda hobby do pai e tem 15 cavalos
- Médico explica a fortaleza psicológica do jogador
- Conheça o lado humano do herói do Timão no Mundial

Mas a vida misteriosa do herói alvinegro não se resume apenas aos almoços típicos. No CT, não costuma se abrir. O melhor amigo, de longe, é o argentino Martínez, com quem conversa com frequência – e que deve ser negociado com o Boca Juniors (ARG). Questionado do que gosta de fazer, Paolo sempre dá um jeitinho de escapar e, dando risada, garante:

– Gosto apenas de jogar bola!

Em seu tempo de Timão, nunca entrou em polêmica e deixa claro que gosta de ter sua vida particular preservada. Festas, baladas, comemorações... Se aconteceram, não foram descobertas pela imprensa.

Onde ele mora também há mistério. Funcionários do clube dizem que ele reside na região de Alphaville, em Barueri (cidade vizinha), a 44,5km de distância do CT do Timão. Por lá, é raro alguém dizer que o viu. Quem vê diz que ele não quer aparecer e, por isso, passa rápido.

Popstar no Peru, Guerrero prefere ser um anônimo em São Paulo.

Com a palavra

Zé Roberto
Meia do Grêmio, atuou com Guerrero no Hamburgo (ALE)

Dei dicas sobre como morar em São Paulo

"Na Alemanha, nós jantávamos com frequência. Um visitava sempre a casa do outro. Paolo é uma excelente pessoa e tem um grande coração.

Nós nos falamos por telefone depois do Mundial de Clubes, em dezembro. Ele me disse que está gostando de morar no Brasil.

Quando ele decidiu ir para o Corinthians, dei dicas sobre onde seria legal morar, shoppings, onde comer... São Paulo tem muitas opções, ele está se virando. No começo teve dificuldade por ser cidade grande e com muito trânsito. Hoje conhece mais a cidade, os melhores caminhos, horários para sair. Desde que chegou, sabia que o Corinthians tinha feito um ótimo investimento. Sempre soube de suas qualidades como jogador e como pessoa. Deu certo."

Chef Alexandre Godoy mostra o prato predileto de Guerrero (Foto: Eduardo Viana)

Restaurante e prato preferido do Guerrero

Nome:
La Mar Cebichería

Onde fica:
Rua Tabapuã, 1410, Itaim Bibi – São Paulo

O que é:
Restaurante especializado em culinária peruana. É uma rede conhecida pelo mundo inteiro e tem unidades espalhadas pela Colômbia, Brasil, Peru, Estados Unidos e Panamá.

Sempre come Cebiche clássico:
Ingredientes: 180g de robalo (peixe) em cubos; 1g de gengibre ralado; 1g de alho ralado; 140ml de suco de limão; 2g de pimenta dedo de moça picada; 2g de coentro picado e 60g de cebola em fatias.

Modo de preparo: Tempere o peixe com gengibre, alho, suco de limão, pimenta e sal. Misture bem para que o peixe fique com sabor. Na hora de servir, adicione o coentro e continue misturando. Coloque a cebola por cima e pronto. Prato finalizado.

Facilidade para aprender idiomas

A rápida adaptação de Guerrero no Corinthians e em São Paulo contou com uma das qualidades do próprio atacante. Longe do Peru desde os 17 anos, o centroavante nunca escondeu que gosta de aprender novas línguas. Em quase dez anos morando na Alemanha – onde atuou por Bayern de Munique e Hamburgo – ele se interessou por outros idiomas além do alemão, que fala fluentemente. Em viagens pela Europa, dizia às pessoas mais próximas que pegava rapidamente expressões em francês e inglês.

Desde que desembarcou no Corinthians, Guerrero se esforça para aprender o português. Quem o acompanha desde então, afirma que, em poucos meses, ele já se comunicava tranquilamente. Pessoas no clube relatam que ele faz questão que o corrijam quando pronuncia alguma palavra errada. Até mesmo no restaurante típico peruano que costuma frequentar em São Paulo, na Zona Sul, ele tenta dialogar em português.



Juan Martínez é vendido para o Boca Juniors

Após várias especulações e uma longa negociação, o argentino Juan Martínez deixou o Corinthians e acertou a ida para o Boca Juniors, segundo o site Globoesporte. O atacante já tinha demonstrado vontade em sair do Brasil.

O Boca pagou R$ 6 milhões por 50% do passe de Martínez, ou seja, o Corinthians ainda pode lucrar com uma futura venda do jogador. A assinatura e acertos finais ainda não ocorreram, porém o atleta irá se apresentar ao clube argentino para exames médicos.

Juan Manuel Martínez, 27 anos, começou a carreira no Vélez Sársfield em 2002. Ficou no clube argentino até 2012, mesmo que tenha sido emprestado ao Argentinos Juniors, Deportivo Cucuta e Al-Shabab durante os dez anos.

Na temporada passada, ele acertou a ida ao Corinthians. No Brasil, Martínez sofreu para ser titular, apesar de ter feito bons jogos. No final do ano, ele acabou reclamando da falta de oportunidades e disse que gostaria de sair. Ele assina com o Boca Juniors para ser titular na Libertadores 2013.



Ricardo Gomes garante Dedé no Vasco

pós o Corinthians confirmar que o nome do zagueiro Dedé estava na lista de possíveis reforços, Ricardo Gomes decidiu colocar um ponto final nas especulações. Nesta quarta-feira, ele confirmou que Dedé não irá deixar o Vasco.

"É claro que existem vários clubes da Europa e do Brasil interessados nele, mas conversei com ele. Dedé fica no Vasco", afirmou Ricardo, em entrevista reproduzia pelo Marca


Não só o Timão mostrou interesse no jogador, o Porto e outros clubes europeus chegaram a estudar uma proposta para tirar Dedé do Vasco.

Júlio Baptista

Além de manter o zagueiro, Ricardo Gomes também falou sobre uma possível chega de Júlio Baptista. "Foi meu jogador, eu o conheço. Mas vai ser complicado pela atual condição do Vasco. Pelo que é no grupo do Málaga, acho que seria muito difícil de ele vir. Mas quando um jogador tem a vontade de vestir a camisa de um clube as coisas se tornam mais fáceis. Quem sabe?"



Gil é confirmado como reforço do Corinthians

O Corinthians mais uma vez utilizou o site oficial para destaca mais um reforço. O zagueiro Gil foi confirmado no Timão e o contrato só não foi assinado, pois ele precisa passar por exames médicos. A contratação era questão de tempo e já era dada com certa.


Os acertos finais aconteceram nesta quarta-feira, porém o clube francês não mandou toda documentação de Gil. Após receber o contrato, o Corinthians deve acertar os exames médicos com o zagueiro e assinar com ele para 2013.

Carlos Gilberto Nascimento Silva, 25 anos, começou a carreira no Americano em 2007. Ele apareceu para o futebol, dois anos depois, quando estava no Atlético Goianiense. Na mesma temporada, Gil assinou com o Cruzeiro.

Após três temporadas com bom futebol em Minas Gerais, o zagueiro acertou com o Valenciennes, da França, onde estava antes de acertar com o Corinthians. Ele chega para substituir o espaço deixado por Leandro Castán, já que Wallace não ganhou a confiança de Tite.



Renato Augusto assina contrato e faz seu primeiro treino no Corinthians

Renato Augusto, Bayer Leverkusen

Friedemann Vogel/Getty Images

O ex-Bayer Leverkusen Renato Augusto assinou, nesta terça-feira, seu contrato com o Corinthians. Comprado por € 3,5 milhões (aproximadamente R$ 9,3 milhões), o meia garantiu quatro temporadas com o clube paulista.

Na segunda-feira, o atleta passou pelos exames médicos em uma clínica na zona norte de São Paulo. Com todos os resultados em ordem, foi considerado apto para iniciar sua nova rotina de treinamentos no CT do Parque Ecológico, na tarde desta terça.


Com um histórico de problemas musculares, Renato Augusto ganhará bastante atenção durante os treinos, com alguns cuidados para que não se repitam lesões recentes. O jogador está previsto para estrear já no início do Campeonato Paulista, no dia 20 de janeiro.


Copa SP: Fla goleia, e Bota, Vasco e Coritiba vencem no quinto dia

O quinto dia da fase de grupos da Copa São Paulo de futebol júnior 2013 ainda não teve um time classificado para o mata-mata. Porém, mais três times venceram pela segunda vez na competição, chegaram aos seis pontos e só dependem de um empate na última rodada para serem campeões em seus grupos. No Grupo E, em São José do Rio Preto, o América-SP goleou o Rondonópolis por 6 a 0 e agora joga por um empate contra o Flamengo, que aplicou a maior goleada até então nesta edição: 7 a 0 sobre o Santos-AP.

No Grupo O, o Botafogo derrotou o Gama por 2 a 1, e pode até empatar com o anfitriãoTaubaté na rodada final. O Coritiba venceu por 2 a 1 o Cruzeiro-DF, surpresa da primeira rodada, e só precisa de um ponto contra o Marília, dono da casa e já eliminado, para se classificar no Grupo B. E no Grupo K, o Vasco encara o Comercial-SP, dentro de Ribeirão Preto, também por uma igualdade após vencer o Paysandu por 1 a 0.

Quem desperdiçou a chance de ficar perto da vaga foi o Palmeiras, que ficou sem gols com o Sertãozinho, em Barueri, pelo Grupo Q. As duas equipes (quatro pontos cada) e o Confiança (três) disputam a vaga da chave na última rodada.

Resultados desta terça, 08/01

Grupo B (Estádio Bento de Abreu, em Marília)
Marília 1 x 2 Mirassol
Cruzeiro-DF 1 x 2 Coritiba

Grupo E (Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto)
América-SP 6 x 0 Rondonópolis
Santos-AP 0 x 7 Flamengo

Grupo K (Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto)
Comercial-SP 1 x 2 Botafogo-SP
Paysandu 0 x 1 Vasco

Grupo O (Estádio Joaquinzão, em Taubaté)
Taubaté 2 x 0 Santo André
Gama 1 x 2 Botafogo

Grupo Q (Arena Barueri, em Barueri)
Barueri 0 x 1 Confiança
Sertãozinho 0 x 0 Palmeiras

Jogos desta quarta, 09/01 (horários de Brasília)

Grupo C (Estádio Jorge Ismael de Biase, em Novo Horizonte)
14h Novorizontino x Ferroviária
16h Desportiva Ferroviária x Figueirense

Grupo H (Estádio José Silveira Nunes, em Louveira)
14h Audax São Paulo x Criciúma
16h Botafogo-PB x Bahia

Grupo J (Estádio Otacília Patrícia Arroyo, em Monte Azul Paulista)
14h ABC x Vitória
16h Monte Azul x Mogi Mirim

Grupo L (Estádio Vila São João, em Leme)
14h Lemense x Guarani
16h Guarany-SE x Goiás

Grupo N (Estádio José Pereira, em Sumaré)
14h Sumaré x Santa Cruz
16h São Raimundo-RR x Ceará

Grupo P (Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo)
14h São Bernardo x Caxias
16h JV Lideral-MA x Fortaleza

Grupo R (Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz)
14h Desportivo Brasil x Atlético-GO
16h América-RN x Avaí

Grupo T (Estádio Salvador Russani, em Atibaia)
14h Atibaia x Guaratinguetá
16h RB Brasil x Sport

Grupo W (Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco)
14h Osasco x Paulista
16h Nacional-AM x Internacional

Grupo X (Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos)
14h Flamengo-SP x Vila Nova
16h Juventus-SP x América-MG

Grupo Z (Estádio Comendador Souza, em São Paulo)
14h Nacional-SP x Ponte Preta
16h Tocantinópolis x Paraná

Grupo S (Estádio Benitão, em Rio Claro)
17h Velo Clube x Atlético-AC
19h Itaúna-MG x Fluminense

Grupo A (Estádio Prudentão, em Presidente Prudente)
18h Grêmio Prudente x Aquidauanense
20h Espigão x Grêmio

Grupo D (Estádio Gilbertão, em Lins)
18h Linense x Noroeste
20h Rio Preto x Atlético-MG

Grupo F (Estádio Tenente Carriço, em Penápolis)
18h Penapolense x Portuguesa
20h Náutico x Juventude

Grupo I (Estádio José Lancha Filho, em Franca)
18h Francana x Barras
20h ASA x Atlético-PR

Grupo G (Estádio Hermínio Ometto, em Araras)
19h União São João x XV de Piracicaba
21h Americano-MA x Corinthians



Diário da Copinha: Come-Fogo agita a cidade de Ribeirão Preto

Nossa caravana em busca de histórias da Copa São Paulo chegou a Ribeirão Preto para acompanhar um dos maiores clássicos do interior paulista: Comercial x Botafogo. Como já faz parte da "tradição da competição", uma tempestade atingiu a cidade um pouco antes de a bola rolar no Palma Travassos. Mas engana-se quem acha que isso afastou o torcedor do espetáculo. As duas torcidas compareceram em peso - a entrada era gratuíta - e o estádio ficou quase lotado para acompanhar o tradicional Come-Fogo.

Dentro de campo, os jogadores fizeram valer toda a expectativa. Foi um jogo daqueles que dá vontade de entrar em campo junto com o time e participar. Todos os ingredientes estavam em campo. Dois times com muita vontade e raça, torcidas cantando muito e a até a chuva ajudou pois forneceu a oportunidade dos jogadores darem aqueles carrinhos que levantam água para todo lado.

Come-Fogo em Ribeirão (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)Come-Fogo em Ribeirão (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)

Nós acompanhamos cada tempo do jogo ao lado de uma torcida diferente. E tivemos muita sorte. Estavamos na torcida do Comercial quando eles abriram o placar e na torcida do Botafogo quando eles viraram e venceram o jogo.

Algumas partidas que acompanhamos na Copinha não têm o glamour dos jogos profissionais por falta de qualidade técnica, emoção, ou mesmo incentivo e festa da torcida. Não foi o que aconteceu nesta terça-feira. O Come-Fogo da Copinha foi tão legal quanto qualquer outro clássico do mundo. E você confere essa reportagem nesta quarta-feira, no Globo Esporte.

Come-Fogo em Ribeirão (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)Come-Fogo em Ribeirão (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)



Central do Mercado: Cruzeiro fecha com Dagoberto, e Timão cobiça Dedé

Dagoberto, atacante do Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Dagoberto vai vestir azul em 2013
(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)

A terça-feira foi de movimentação menor no mercado brasileiro. A grande notícia foi a ida de Dagoberto do Internacional para o Cruzeiro. A Raposa comprou 100% dos direitos federativos do atacante, de 29 anos, que vai assinar contrato por três temporadas. Além dele, a equipe celeste se reforçou com o zagueiro Bruno Rodrigo, ex-Santos. Outra negociação sacramentada foi a contratação feita pelo Coritiba, que acertou com Bottinelli, ex-Flamengo, por duas temporadas.

Depois de contratar Pato e Renato Augusto, o Corinthians espera reforçar seu setor defensivo. E não pensa pequeno. Dedé, do Vasco, voltou à pauta. A diretoria monitora a situação do atleta, que faz pré-temporada com o time cruz-maltino. Quem está bem mais perto é Gil, do Valenciennes. Faltam apenas algumas pendências finais para o acordo ser anunciado e o jogador chegar até o fim da semana.

Outra transferência oficializada nesta terça foi a ida do meia Cícero do São Paulo para o Santos. O jogador assinou contrato até o fim de 2014 e já foi para o campo treinar. Outro que pode parar na Vila Belmiro é o experiente volante Marcos Assunção. A pedido do técnico Muricy Ramalho, a diretoria tentará a contratação do jogador, que deixou o Palmeiras. 

Quem também terá casa nova em 2013 é o zagueiro Fábio Ferreira, que deixou o Botafogo e vai defender o Criciúma. Já no Vasco, o novo alvo é o lateral-esquerdo Juan, ex-São Paulo e que estava no Santos. O alto salário do jogador, no entanto, é considerado um entrave.

No Botafogo, que confirmou as contratações do atacante Henrique, do Sport, e Julio Cesar, lateral-esquerdo ex-Grêmio, segue a novela em relação ao atacante Loco Abreu. A diretoria alvinegra ampliou o prazo para que ele negocie e tente acertar a sua ida para Nacional-URU.

O Flamengo ainda não fez as contratações que sua torcida deseja e corre o risco de perder mais peças. Cleber Santana interessa a Náutico, Sport e Avaí e pode ser mais um a deixar a Gávea.



Ramírez depende de visto de trabalho para ser emprestado à Ponte Preta

ramirez corinthians exames médicos (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Ramirez se reapresentou, mas não vai ficar no
Timão (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

O meia Ramírez tem treinado com o elenco do Corinthians no CT Joaquim Grava, mas depende de detalhes burocráticos para ser emprestado à Ponte Preta até o fim do ano. O Timão apenas aguarda o jogador peruano renovar seu visto de trabalho para validar um novo contrato e registrá-lo na CBF. O visto é válido por dois anos, e Ramírez tem vínculo com o Timão justamente por esse período.

O empréstimo deve ser fechado assim que o peruano conseguir o documento e se reunir com a diretoria do Corinthians para acertar detalhes de seu contrato, que deve ser renovado antes da ida para Campinas.

Com a grande concorrência no meio-campo e a chegada de Renato Augusto, Ramírez ficou sem espaço no elenco que vai disputar a Taça Libertadores deste ano. Ele chegou no início de 2011 e teve 51 jogos e cinco gols com a camisa alvinegra.

Além dele, outro meia que não deve ficar é Vitor Junior, que nem se apresentou ao clube no CT Joaquim Grava. Em negociação com o Internacional, ele foi liberado pela diretoria para acertar sua situação e fechar com o clube gaúcho. Caso as partes se entendam, o Timão vai emprestar o jogador ao Colorado até o fim do ano.



Corinthians aguarda advogado do Boca para selar saída de Martinez

Martinez Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Martinez deverá deixar o Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

O Corinthians aguarda a chegada de um advogado do Boca Juniors para resolver os detalhes finais da transferência do atacante Martinez. Nesta quarta-feira, uma reunião entre os departamentos jurídicos dos dois clubes deve selar a saída do argentino, insatisfeito com a condição de reserva no Timão. O Boca deve adquirir 50% dos direitos econômicos do jogador por US$ 3 milhões (R$ 6,1 milhões).

- Ainda não está fechado, mas o advogado do Boca vem ao Brasil para tentar finalizar amanhã (quarta-feira). O contrato não é tão simples, mas esperamos que a definição saia logo – afirmou o diretor de futebol Roberto de Andrade.

- A própria diretoria do Boca conversa conosco, não há intermediários. Isso facilita o acerto – completou.

Martinez deve sair do Corinthians com apenas 19 jogos e dois gols com a camisa alvinegra. Contratado do Vélez Sarsfield pelos mesmos US$ 3 milhões, ele despertou o interesse de Boca e San Lorenzo nessa janela de transferências. A tendência é que o argentino nem se apresente com parte do elenco no dia 14, no CT Joaquim Grava.

O Corinthians pretendia aproveitar o jogador em 2013, mas dois fatores pesam contra a permanência: as recentes declarações de Martinez, que cobrava uma vaga entre os titulares na atual temporada, e a contratação de Alexandre Pato, que aumentou a concorrência no setor ofensivo. Pato, inclusive, vai herdar a camisa 7 que era do argentino.

De acordo com a diretoria corintiana, Martinez deve ser o único jogador negociado de forma definitiva – se algum outro nome sair, será por empréstimo. Por outro lado, o clube busca fechar ainda nesta semana a contratação do zagueiro Gil, do Valenciennes. As duas partes ainda discutem detalhes relativos à forma de pagamento, que será parcelada. O anúncio do reforço deve ocorrer até o fim da semana.



Apresentado, Renato Augusto mira Paulistão para retomar ritmo de jogo

Horas depois de participar de seu primeiro treino com a camisa do Corinthians, o meia Renato Augusto foi apresentado à imprensa no fim da tarde desta terça-feira, no CT Joaquim Grava, e mostrou ânimo com o novo desafio na carreira. Ao lado do diretor de futebol Roberto de Andrade, o jogador vestiu a camisa de seu novo clube – ainda sem número – e mostrou uma postura séria e decidida, de quem pretende se readaptar logo ao futebol brasileiro.

Aos 24 anos, ele vem de uma passagem pelo Bayer Leverkusen e custou 3,5 milhões de euros (R$ 9,4 milhões) aos cofres alvinegros. Mesmo vindo de recentes lesões, ele se diz muito próximo da forma física ideal.

Renato Augusto coletiva Corinthians (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)Renato Augusto, em sua apresentação no CT do Corinthians (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)

- Estou bem perto da minha forma física ideal, pelos testes que fiz, acredito que estou bem. Ainda preciso ser lapidado, mas acredito que dentro de pouco tempo estarei pronto – disse o reforço corintiano.

- Fisicamente, estou muito bem. Já conversei com a parte médica para fazer um trabalho especial para não ter lesões. Espero que esse casamento dê certo - completou.

Renato Augusto vai trabalhar com um grupo intermediário de jogadores, que foi convocado para o Mundial de Clubes, no Japão, mas não atuou. Esses atletas se apresentaram na segunda-feira e formam a base que vai começar o Campeonato Paulista. O meia quer disputar o estadual para completar seu processo de preparação para o objetivo principal: a Taça Libertadores.

- Minha estreia depende da comissão técnica. Estou precisando de ritmo de jogo, pois vim de alguns problemas no fim da temporada passada na Alemanha. Espero ter a chance de jogar para pegar esse ritmo e ficar pronto para a Libertadores – explicou Renato Augusto.

- Gostei muito daqui, apesar de ainda não estar o elenco inteiro, já vi um time que tem qualidade. Sobre a estrutura não preciso falar, é excelente – completou.

Renato Augusto foi o primeiro reforço apresentado para a atual temporada. Além dele, o Timão já acertou com o atacante Alexandre Pato, que chega até o fim da semana, e está perto de fechar com o zagueiro Gil, do Valenciennes, da França. A princípio, esses três jogadores devem fechar o elenco para este primeiro momento da temporada. O zagueiro Dedé, do Vasco, também voltou à mira do Corinthians.

Renato Augusto no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Renato Augusto deixou boa impressão nos primeiros treinos (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)