quarta-feira, 6 de março de 2013

Tijuana 1 x 0 Corinthians: mexicanos encerram série do Timão na Libertadores

Por Matheus Harb

Demorou dezesseis jogos, o equivalente a pouco mais de um ano, mas enfim o Corinthians voltou a ser batido na Copa Libertadores da América. No México, os comandados de Tite caíram diante do Tijuana por 1 a 0, gol de Gandolfi, e viram os Xolos abrirem grande vantagem na ponta do Grupo 5. Agora, o time da fronteira sul da Califórnia encabeça a chave com 9 pontos, cinco a mais que o Timão, segundo colocado no momento.

Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, a partir das 22h, no Pacaembu.

Empolgação mexicana e reação alvinegra

A empolgação dos anfitriões, então líderes do Grupo 5, logo contagiou os jogadores, que começaram pressionando o atual campeão e criando boas chances logo no início, com Martínez finalizando em cima de Gil com dois minutos de bola rolando. Apesar das dificuldades impostas pelo gramado artificial, os brasileiros conseguiram equilibrar o duelo e balançar as redes duas vezes: Paulinho, no entanto, foi flagrado em impedimento nas duas.

Coube ao Tijuana, então, explorar a fragilidade da marcação corintiana pelos lados e criar mais chances de perigo: Martínez, pela esquerda, e Riascos, pela direita, infernizaram a vida de Alessandro e Fábio Santos. O segundo, inclusive, respirou aliviado aos 23, quando o atacante colombiano entrou às suas costas e tentou encobrir Cássio, mas mandou por cima do gol.

Na metade final da primeira etapa, o duelo esquentou com muitas faltas e alguns desentendimentos, o que impactou no número já reduzido de oportunidades criadas no Caliente.


Bola parada resolve o duelo

Na volta do intervalo, o Corinthians voltou a mostrar organização, e capacidade de levar o resultado positivo do México. Tocando a bola e avançando com velocidade, os paulistas deram dor de cabeça à defesa asteca, principalmente com Guerrero: aos treze, ele invadiu a área e bateu de canhota para Saucedo fazer sua primeira grande intervenção do jogo.

Mesmo assim, o fato de estar mais acostumado ao gramado pesou em favor da equipe local, que parecia fazer menos força para dar a resposta. Pellerano chutou de longe para Cássio fazer uma boa defesa, alguns minutos antes do gol: Arce cobrou falta pelo lado esquerdo, a defesa do Timão bateu cabeça e Gandolfi aproveitou a sobra na pequena área para marcar. A posição de vários jogadores do Xolos era duvidosa, mas Victor Carrillo validou o 1 a 0.

Foi o suficiente para Tite mandar sua equipe para cima, trocando Paulo André por Romarinho e sacando Alessandro e Renato Augusto, inoperantes no duelo. Mesmo assim, fora um chute de Paulinho e algumas bolas levantadas na área, os paulistas não conseguiram produzir o suficiente para levarem ao menos um ponto do norte do México.



Conmebol adia julgamento do Corinthians para quinta-feira

Em 2003, um outro Ronaldo brilhava em Old Trafford Em 2003, um outro Ronaldo brilhava em Old Trafford

Em 2003, um jogo inesquecível, com hat-trick de Ronaldo, garantiu os merengues na semifinal do torneio. Os times de hoje são melhores? O que aconteceu desde então?



Defesa do Corinthians tentará provar que uso de sinalizador é comum

Ainda não saiu a sentença que definirá a punição do Corinthians pela morte do jovem torcedor Kevin Spada, em Oruro, na Bolívia. O julgamento, que aconteceria nesta quarta, foi adiado e será realizado na quinta-feira. O diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab afirma que a defesa está pronta e se baseia no fato de os sinalizadores terem sido muito usados ao longo dos anos na Libertadores, sem que nenhum time fosse penalizado antes (assista ao vídeo).

- A defesa consiste nisso, em 16 páginas, mais fotos e documentos dos jogos tanto antes quanto depois do Corinthians, de Oruro, onde a gente prova que o uso de sinalizador é comum, está em todos os jogos e o único que foi punido foi o Corinthians - afirmou Bussab.

O presidente do comitê julgador, após afirmar que a reunião estaria acontecendo, avisou que o encontro entre os membros do Tribunal e o departamento de comunicação da Conmebol, que acontece por teleconferência, foi remarcado para as 15h de quinta-feira.

A próxima partida do Corinthians como mandante nesta Libertadores será na quarta-feira, dia 13, contra o Tijuana. A vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, na última semana, foi assistida por apenas quatro torcedores, que conseguiram uma liminar na Justiça comum e puderam entrar no estádio do Pacaembu.



Tijuana libera entrada de cães e imita 'show' de esportes americanos

Assistir a um jogo em Tijuana lembra, de longe, a experiência de participar de grandes eventos do esporte dos Estados Unidos. A cidade mexicana localizada na fronteira com o país vizinho montou uma festa para o jogo desta quarta-feira entre Tijuana e Corinthians, às 22h (horário de Brasília), no Estádio Caliente. Música alta, locutor animado, homens em pernas de pau e várias atrações para fãs compõem o cenário para aquela que é considerada a partida mais importante da história dos Xolos.

Do lado de fora das arquibancadas, muitas famílias se divertem horas antes da partida. Há brinquedos para as crianças e variedades de comida e cerveja para os adultos – a bebida alcoolica é liberada no estádio de Tijuana. Dois homens em pernas de pau são responsáveis por animar os torcedores. Tudo isso conduzido por um som alto, quase ensurdecedor, com músicas mexicanas.

torcida na fila para o jogo Tijuana x Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)Muita animação do lado de fora do estádio Caliente, em Tijuana (Foto: Diego Ribeiro)

A entrada de cachorros símbolos do time também foi permitida. O Xolotzcuintle (conhecido como Pelado Mexicano) é atração por onde passa em Tijuana. Um desses cães entrou pelo portão principal do estádio conduzido por sua dona, e foi assediado por dezenas de torcedores.

A segurança para o confronto está reforçada. Dentro e fora do estádio, cerca de 300 policiais tomam conta de tudo que envolve o jogo. Funcionários de apoio do clube ficaram localizados na arquibancadas, orientando os torcedores a sentarem em seus lugares marcados.

Os torcedores do Corinthians que adquiriram ingressos estarão no meio da torcida do Tijuana. No entanto, nenhuma camisa do clube brasileiro foi encontrada até uma hora antes do jogo – todos foram orientados a assistirem ao jogo sem qualquer menção ao Timão.

Cachorro que simboliza o Tijuana tem entrada liberada na partida (Foto: Diego Ribeiro)Cachorro que simboliza o Tijuana tem entrada liberada na partida desta quarta (Foto: Diego Ribeiro)

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Corinthians sobra no segundo tempo e bate Araçariguama na Liga Paulista

Parecia que o Corinthians estrearia apenas com um empate na Liga Paulista de Futsal de 2013, mas o Timão tratou de mostrar sua superioridade e conseguiu a vitória. Com um melhor aproveitamento no segundo tempo, o time da capital derrotou o Araçariguama por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Ginásio Presidente Ciro II, em São Paulo.

Depois de passar todo o primeiro tempo desperdiçando muitas chances de gols, o Corinthians contou com o oportunismo de Schumacher, principal contratação do clube para esta temporada, que abriu o placar na etapa final. Em seguida foi a vez de Lukaian balançar a rede. E antes que o cronômetro zerasse, Jackson deu números finais ao jogo.

Na próxima rodada, o Corinthians vai até Campinas onde enfrenta o Pulo do Gato na sexta-feira, às 19h30m. O Araçariguama só volta à quadra no dia 12, às 19h, para receber o São José, em Araçariguama (SP).



Conmebol adia julgamento do Timão pela morte de torcedor boliviano

O julgamento que define a punição ao Corinthians pelo caso Kevin Spada, marcado para acontecer no fim da tarde desta quarta-feira, segundo o presidente do Tribunal Disciplinar da Conmebol, Caio César Vieira Rocha, não aconteceu. Apesar de o responsável pelo comitê ter confirmado que a reunião estaria acontecendo e garantido que o resultado do julgamento sairia ainda nesta quarta, a Confederação Sul-Americana de Futebol se pronunciou de forma oficial através de seu diretor de Comunicação, Nestor Benítez, avisando que a decisão será divulgada somente após reunião na quinta-feira.

Embora o Tribunal e o departamento de comunicação da Conmebol fiquem no mesmo prédio, os dois setores da entidade sustentaram versões diferentes sobre o caso do Corinthians. A Confederação nega que a reunião tenha sido marcada para hoje ou que tenha acontecido. Já o presidente do comitê julgador, após afirmar que a reunião estaria acontecendo, avisou que o encontro entre os membros, que acontece por teleconferência, foi remarcado para as 15h de quinta-feira.

Pacaembu, Corinthians x Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)Estádio do Pacaembu pode continuar vazio para o Timão na Libertadores (Foto: Marcos Ribolli)

– Um dos membros da Conmebol envolvidos no julgamento não poderia participar. Não sei qual deles, foi o colombiano ou o chileno.

Por ser do país de um dos clubes envolvidos no caso, o brasileiro Caio Rocha não participa da teleconferência. O sistema de julgamento do Tribunal de Disciplina é através da deliberação de três diretores da Conmebol. Foram designados para esta reunião o uruguaio Adrián Leiza, o colombiano Orlando Morales e o chileno Carlos Tapia.

Hoje, vigora a medida cautelar estabelecida pela Conmebol em 21 de fevereiro, dia seguinte ao incidente em Oruro; A medida diz que o Corinthians deverá jogar com portões fechados nos jogos em casa e sem presença de seus torcedores nas partidas como visitante por 60 dias ou até que saia uma nova decisão. A sentença de amanhã pode reduzir ou ampliar a pena do Timão.

A postura corintiana é apenas aguardar. Em contato com a reportagem, o diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab, afirmou que contava com a decisão oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol já nesta quarta-feira, mas que também ainda aguardava um retorno. A informação, de acordo com o dirigente, seria passada da Conmebol para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e desta para o Timão.

A próxima partida do Corinthians como mandante nesta Libertadores será na quarta-feira, dia 13, contra o Tijuana, jogo válido pela quarta rodada da primeira fase da competição continental. A vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, na última semana, foi assistida por apenas quatro torcedores, que conseguiram uma liminar na Justiça comum e puderam entrar no estádio do Pacaembu.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Sheik é o convidado especial da transmissão de Tijuana e Timão

Emerson Sheik, atacante do Corinthians (Foto: Reprodução SporTV)Sheik estará ao lado de Cléber Machado,  Gaciba,
Caio e Casagrande (Foto: Reprodução SporTV)

O atacante Emerson Sheik será convidado especial da Rede Globo na transmissão do duelo entre Tijuana, do México, e Corinthians, às 22h, pela terceira rodada do Grupo 5 da Taça Libertadores. Ao lado dele estarão o narrador Cléber Machado e os comentaristas da casa: Caio Ribeiro e Walter Casagrade para falar do futebol e Leonardo Gaciba para dar a opinião sobre a arbitragem.

Ele não será o primeiro esportista a participar nas transmissões da Rede Globo. No primeiro jogo da Libertadores – empate em 1 a 1 contra o San José, na Bolívia –  o piloto da Stock Car Rubens Barrichello foi o convidado. Na rodada seguinte – vitória por 2 a 0 contra o Millonarios – foi a vez do ex-jogador do Corinthians Vampeta.

Emerson Sheik não viajou com o restante da equipe para o México por conta de um tratamento no joelho direito. Segundo a assessoria de imprensa do Timão, a ausência do atacante na viagem estava programada pelo departamento médico do clube.



Conmebol adota postura de sigilo até o fim do julgamento do Corinthians

sede da Conmebol (Foto: Cassio Barco)Julgamento do Corinthians na Conmebol será com
'portões fechados' (Foto: Cassio Barco)

A Conmebol julga nesta quarta-feira, através de seu Tribunal de Disciplina, o incidente de Oruro, na estreia do Corinthians na Libertadores, que resultou na morte do jovem boliviano Kevin Spada e na punição em medida cautelar ao Timão, impedido o clube de atuar com o apoio de sua torcida, dentro ou fora de casa, até o final da competição.

Assim como no primeiro jogo do Corinthians no Pacaembu pela Libertadores, a reunião acontecerá com 'portões fechados', com a entidade impedindo até a imprensa de acompanhar a decisão dos delegados. A Conmebol adotou postura rigída: o departamento de comunicação não dá declarações oficiais sobre o caso e orienta diretores a não falarem sobre o julgamento até depois da decisão final.

Até sobre o resultado, que pode ir desde multa financeira à exclusão do Corinthians da competição, a organizadora da competição foge dos holofotes. Segundo o departamento de comunicação da Conmebol, a entidade não anunciará a pena do Coritnhians: repassará a decisão à Confederação Brasileira de Futebol, que terá a tarefa de divulgar a sentença estipulada ao Timão. O clube brasileiro não enviou representantes à Assunção, onde fica a sede da entidade e será realizado o julgamento.

A decisão do Timão, que abriu mão até de uma audiência a que teria direito para apresentar argumentos, faz parte de uma manobra do departamento jurídico do clube, que preferiu evitar o atraso do julgamento confiante de que terá pena abrandada e o retorno de seus torcedores já no primeiro jogo do returno da fase de grupo da Libertadores, contra o Tijuana, na próxima quarta-feira, dia 13.

Em meio a este imbróglio, o Corinthians enfrenta na noite de hoje o Tijuana, no México, pela terceira rodada da competição continental. O Alvinegro está em segundo lugar no Grupo 5, atrás somente do time mexicano, com quatro pontos conquistados.



Tijuana x Corinthians: desafio no México para manter série invicta

  ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

TIJUANA

Saucedo
Ruíz, Aguilar, Gandolfi, Nuñez
Leandro Augusto, Corona
Pellerano, Martínez
Moreno, Riascos

CORINTHIANS


 
Cássio
Alessandro, P. André, Gil, F. Santos
Ralf, Paulinho
Renato Augusto, Danilo
Pato, Guerrero

O técnico Tite terá todos os jogadores à disposição para o duelo no México, à exceção dos lesionados Chicão e Émerson, ambos se recuperando de lesões no joelho. Jorge Henrique, liberado pelo DM, deve ficar no banco de reservas e ser opção no Timão para a segunda etapa.

Os comandados de Antonio Mohamed, por sua vez, estão descansados, já que a maior parte deles foi poupado na última rodada do torneio nacional (derrota para o Atlas por 1 a 0). Sem o lesionado Edgar Castillo, Richard Ruíz e Joshua Ábrego são as duas opções para a lateral direita.


Dezesseis jogos sul-americanos sem saber o que é a derrota. O Corinthians mantém a incrível série invicta na Copa Libertadores desde o início da campanha vitoriosa, no ano passado. Depois da traumática eliminação nas mãos do Tolima, em 2011, o Timão somou nove vitórias e sete empates, contabilizados os 14 compromissos do último ano mais os dois disputados em 2013 até aqui.

Se voltar do México com algum ponto somado, o Timão terá igualado a série do Sporting Cristal, que conseguiu o feito em suas participações nas Libertadores de 1962, 1968 e 1969.

A parada, no entanto, não é das mais fáceis. Além da longa viagem até a fronteira do México com os Estados Unidos, os Xolos vêm embalados para o duelo, tendo vencido as duas partidas no Grupo 5 (contra San José e Millonarios) e com ótimo começo na Liga Mexicana, onde é quarto colocado.



A partir das 22h, Goal.com traz todos os detalhes do jogão entre Tijuana e Corinthians, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Não perca essa!


Tijuana joga Libertadores em meio à tensão da fronteira com os EUA

As cruzes que se multiplicam ao longo de quilômetros e mais quilômetros de uma barreira interminável denunciam a violência que um dia tomou conta de fronteira entre México e Estados Unidos – principalmente na região de Tijuana, onde o Corinthians enfrenta o time local nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), pela Taça Libertadores. Hoje, porém, a equipe dos Xolos é uma das responsáveis por diminuir a tensão na região, normalmente agitada por causa de imigrantes ilegais que tentam cruzar para o lado americano e a forte presença do narcotráfico - inclusive a suspeita de ligação com o presidente de honra do clube.

Tijuana fica localizada a 2.300 quilômetros da Cidade do México, ao norte, no estado da Baja California. Está colada na divisa com o estado americano quase homônimo, a California. Por isso, desperta o interesse de muitos estrangeiros sem visto dos Estados Unidos, que querem ingressar no país de forma ilegal. Nem todos conseguem, as cruzes provam isso. As mortes são por queimaduras da cerca eletrificada do lado americano, ou até mesmo pelo calor, que desidrata e castiga a região de deserto que divide os dois países.

Cerca da fronteira México/EUA (Foto: Diego Ribeiro)Cruzes se multiplicam e homenageiam os mortos na divisa com os EUA (Foto: Diego Ribeiro)

Só na parte de Tijuana, a cerca tem pelo menos 200 quilômetros de extensão, com duas camadas - a mexicana, mais antiga e com homenagens aos mortos, e a americana, mais alta, eletrificada, e monitorada por câmeras. Para atravessar por vias legais, pode-se esperar até duas ou três horas em uma rodovia que liga México e Estados Unidos. O temor do narcotráfico faz os americanos endurecerem a fiscalização nessa região fronteiriça.

Em Tijuana, até o presidente de honra dos Xolos é acusado de envolvimento com cartel local. Jorge Hank já foi prefeito da cidade e está envolvido em uma série de polêmicas. É dono de um casino, de uma casa de apostas e do clube - tudo “amarrado” pela marca Caliente. Hank foi preso em 2011 por porte ilegal de armas e munições. Pior: boa parte dessas armas teve ligação com assassinatos ocorridos no estado da Baja California. O presidente de fato dos Xolos é seu filho, Jorge Hank Inzunza.

- Eles não falam com a imprensa, é muito difícil localizá-los. Jorge Hank é um homem muito poderoso, mas de grande controvérsia. Ele não é um tipo dos mais amigáveis - disse um jornalista local, que preferiu não se identificar.

Cerca da fronteira México/EUA (Foto: Diego Ribeiro)Cerca da fronteira entre o México e os Estados Unidos: tensão pura (Foto: Diego Ribeiro)

Pela primeira vez, a cidade vai receber uma equipe brasileira na Taça Libertadores. É tudo inédito para um local que não estava acostumado a ver futebol em alto nível. O jogo contra o Corinthians é considerado pela diretoria o mais importante da história dos Xolos. Não só pela parte futebolística, mas pelo que representa na relação com San Diego.

Hoje, com a baixa da economia americana, muitos mexicanos tiveram entrada permitida no país e vivem na região de San Diego – também possuem dupla nacionalidade. Quando há um jogo do Tijuana, a migração para o México é grande. A distância de cerca de 40 quilômetros entre as duas cidades já foi bem maior, pelo menos no aspecto social. Muitos nativos dos Estados Unidos adotaram o México como segunda casa e atravessam a fronteira para fazer compras, jantar em bons restaurantes e... ver um jogo dos Xolos.

Dos mais de 20 mil sócios que adquiriram carnês para as partidas do Campeonato Mexicano, a diretoria calcula que pelo menos 500 sejam americanos.

- Isso ajudou muito a diminuir os problemas da região. Muitas famílias assistem aos nossos jogos, inclusive americanas, e o clima é de pura confraternização. Você vai ver nossos torcedores pressionando o adversário, claro, mas jamais com violência - afirmou um funcionário da comunicação do clube.

Cerca da fronteira México/EUA (Foto: Diego Ribeiro)Até perder de vista: cerca tem pelo menos 200 quilômetros do lado de Tijuana (Foto: Diego Ribeiro)

Nada disso, porém, apaga aquilo que as cruzes eternizaram na fronteira. E mesmo com a considerável diminuição das tentativas de imigração ilegal aos Estados Unidos, ainda há muitos problemas do tipo na região.

– Há quem tente, sim. Muita gente ainda tenta atravessar, mas aos poucos o povo mexicano está se conscientizando de que isto não é necessário. Os Estados Unidos precisam mais de nós do que nós deles. Então, a tendência é que um dia essa barreira seja mera formalidade – disse o funcionário do Tijuana.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Otimista, Corinthians usa Fifa e cobra mais punições no julgamento desta 4ª

Pacaembu, Corinthians x Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)Contra o Millonarios, o Corinthians atuou com o
Pacaembu praticamente vazio (Foto: Marcos Ribolli)

São 16 páginas com argumentos, provas e pedidos de punição. Essa é a defesa que o Corinthians preparou para voltar a contar com sua torcida nos jogos pela Taça Libertadores. O clube está otimista para reverter a decisão do Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) no julgamento marcado para esta quarta-feira, em Assunção, no Paraguai, e espera ter o Pacaembu cheio já na próxima quarta, dia 13, contra o Tijuana.

Cartas enviadas pela Fifa e pela própria Conmebol foram utilizadas na defesa. Depois de conquistar o Mundial de Clubes no Japão, em dezembro do ano passado, o Corinthians foi parabenizado pelas entidades não só pelo título, mas também pelo bom comportamento dos milhões de alvinegros que encheram os estádios japoneses.

- Anexamos como provas todas as imagens de jogos dessa Libertadores nos quais torcedores acenderam sinalizadores; juntamos cartas que o Corinthians recebeu da Fifa e da Conmebol elogiando os torcedores corintianos no Mundial; e juntamos a comprovação de quantos ingressos já tinham sido vendidos antecipadamente para nossos jogos em casa - contou Luiz Felipe Santoro, advogado do clube.

Estádio Caliente, em Tijuana, México (Foto: Diego Ribeiro)Estádio Caliente, palco de Tijuana x Timão nesta quarta, proíbe sinalizadores (Foto: Diego Ribeiro)

As imagens das partidas citadas por Santoro servirão para o Corinthians argumentar que a punição cautelar aplicada logo depois da tragédia em Oruro foi exagerada. Para isso, o clube pedirá para receber a mesma punição (nenhuma foi anunciada até o momento) dada a todas as equipes cujos torcedores usaram sinalizadores. Afinal, o time paulista foi punido "apenas" pelo uso dos artefatos por parte de sua torcida, e não pela morte do garoto boliviano Kevin Espada, de 14 anos.

- Nossa expectativa é pela reversão da pena de jogar com portões fechados. O Corinthians espera que seja aplicada a ele a mesma punição dada a todos as equipes cujos torcedores acenderam sinalizadores, já que o Corinthians não responde objetivamente pela morte do torcedor, mas sim pela responsabilidade sem culpa de todas as infrações que seu torcedor pode cometer - argumentou Santoro.

Temendo atrasar o resultado do julgamento e confiando em sua defesa por escrito, o clube desistiu de pedir a audiência para apresentar verbalmente seus argumentos e também não enviou nenhum representante à sede da Conmebol, no Paraguai. O julgamento é fechado.

No dia 21 de fevereiro, um dia depois da tragédia que matou Kevin Espada durante a partida contra o San José, o Corinthians foi punido pelo Comitê Disciplinar por meio de uma medida cautelar e tentou derrubá-la, sem sucesso. Por isso, encarou - e venceu - o Millonarios sem sua torcida no Pacaembu (apenas quatro pessoas entraram com liminares obtidas na Justiça).

Nesta quarta, o mesmo Comitê avaliará todo o caso. O clube espera atuar novamente diante de sua torcida já contra o Tijuana, no dia 13. Isso acontecerá se o clube for absolvido ou punido por, no máximo, um jogo (já cumprido diante do Millonarios).

Clique e assista aos vídeos do Corinthians



Por liderança e marca histórica, Corinthians encara o Tijuana

Corinthians treina em Tijuana (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Corinthians tem diversos objetivos em Tijuana
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Três pontos, a liderança do Grupo 5 da Taça Libertadores da América e uma marca histórica: são esses os fatores que motivam o Corinthians para a partida contra o Tijuana, do México, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no estádio Caliente. A aproximadamente 10 mil quilômetros de casa, o Timão pode igualar a maior série de invencibilidade da história da competição continental: 17 jogos consecutivos sem perder, contabilizando os duelos disputados nas duas últimas edições do torneio.

Atualmente, o recorde pertence exclusivamente ao Sporting Cristal. A equipe peruana construiu sua sequência na década de 60, em três participações - 1962, 1968 e 1969 – vencidas por Santos e Estudiantes de La Plata (duas vezes), respectivamente. Foram oito vitórias e novo empates. Campeão no ano passado, o Corinthians acumula nove vitórias e sete empates entre 2012 e 2013. Estatísticas que o técnico Tite sequer sabia até o triunfo sobre o Millonarios, na semana passada, mas que se tornaram fatores de motivação para o elenco.

A trajetória alvinegra começou exatamente como na última temporada: empate por 1 a 1 fora de casa, na primeira partida, e vitória por 2 a 0 em seus domínios. Coincidentemente, o terceiro adversário em 2013 também será um mexicano: no ano passado, o Timão pegou o Cruz Azul, com quem empatou sem gols. A projeção de Tite é repetir o desempenho contra o Tijuana: arrancar pelo menos um ponto no “caldeirão” adversário e vencer no Pacaembu, uma semana depois.

Os obstáculos no caminho do Timão continuam presentes. Na estreia, contra o San José, da Bolívia, a equipe encarou uma altitude de aproximadamente 3.700m na cidade de Oruro. No segundo jogo, contra o Millonarios, no estádio do Pacaembu, se deparou com as arquibancadas vazias – punição imposta pela Conmebol após a morte do jovem boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, morto após ser atingido por um sinalizador na primeira partida. Desta vez, a luta será contra a grama sintético.

Fundado em 2007, o Tijuana inaugurou o estádio Caliente com o gramado artificial, onde a bola costuma correr e quicar mais. Embora alguns jogadores do Corinthians já tenham tido contato com o diferente tipo de solo, a maioria se precaveu e levou chuteiras soçaite para o México. Esta é a primeira vez que o Tijuana participa da Libertadores, mas a grama sintética não é novidade no país. O estádio Omnilife, do Chivas Guadalajara, por exemplo, já sediou a final da competição continental em 2010.

Na cidade mexicana, que faz divisa com os Estados Unidos, o clima para receber o campeão mundial é de total animação. Placas anunciam o duelo histórico e praticamente todos os ingressos foram vendidos. A proximidade das arquibancadas para o gramado deve tornar o cenário ainda mais intimidador para o Corinthians. Em seu primeiro jogo como mandante na Libertadores, goleada por 4 a 0 sobre o San José. Porém, os próprios jogadores do Tijuana sabem que desta vez o desafio é mais complicado.

O peruano Victor Carrillo apita a partida, auxiliado por seus compatriotas Jonny Bosio e César Escano. A TV Globo transmite ao vivo para SP, PR, SC, BA, CE, Balsas (MA), DF e MS, enquanto o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes do confronto em Tempo Real a partir das 21h30m.

header as escalações 2

Tijuana: no último fim de semana, o técnico Antonio Mohamed poupou alguns jogadores e acabou derrotado por 1 a 0 para o Atlas. A intenção era utilizar força máxima na partida desta quarta, tratada como prioridade total no clube. Sem o lateral Castillo, lesionado, a formação dos Xolos deve ser a seguinte: Cirilo Saucedo; Richard Ruíz (Joshua Ábrego), Pablo Aguilar, Javier Gandolfi e Juan Nuñez; Leandro Augusto, Joe Corona, Cristian Pellerano e Fidel Martínez; Alfredo Moreno e Duvier Riascos.

Corinthians: o técnico Tite terá força máxima para esta partida. Após poupar os laterais Alessandro e Fábio Santos no último domingo, o comandante escalou ambos para o confronto com o Tijuana. Jorge Henrique, recuperado de uma lesão na coxa, ficará no banco de reservas - Renato Augusto se mantém como titular em sua vaga. O Timão inicia a partida no México com a seguinte formação: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Renato Augusto; Alexandre Pato e Paolo Guerrero. 

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Tijuana: o lateral-direito Edgar Castillo (fratura tripla no rosto).

Corinthians: o zagueiro Chicão (recuperando-se de artroscopia no joelho esquerdo) e o atacante Emerson (com o joelho direito em tratamento).

header fique de olho 2

Tijuana: com estilo semelhante ao do atacante Neymar (que é seu ídolo), o meia-esquerda Fidel Martínez, dono de um vistoso moicano e de futebol ágil e ousado, foi o principal destaque do time mexicano na goleada por 4 a 0 sobre o San José. Ele marcou um gol, deu uma assistência e foi eleito o melhor em campo. O estilo de jogo irreverente  deve dar trabalho à defesa do Timão.

Corinthians: o meia Renato Augusto aproveitou bem a oportunidade que teve entre os titulares, com a lesão de Jorge Henrique, antes dono da posição. Um dos principais destaques alvinegros no clássico contra o Santos, o jogador agradou o técnico Tite não somente pelas atuações recentes, mas pela postura firme e de liderança em campo. Entrosado com Alexandre Pato, é referência em agilidade e criatividade.

header o que eles disseram

Cristian Pellerano, meia do Tijuana: “Queremos ganhar nove pontos em nove disputados. Sabemos que o Corinthians é um grande time, com grandes jogadores. Não é à toa que é o campeão do mundo. Será uma partida complicada e trataremos de não cometer erros para conseguirmos um bom resultado em casa”.

Tite, técnico do Corinthians: É difícil jogar aqui no México. Em quatro vezes aqui, só tivemos bom resultado ano passado, contra o Cruz Azul, quando empatamos. O preparo para jogar contra eles tem de ser natural”.

header números e curiosidades

* O Corinthians disputou 12 partidas nesta temporada: venceu quatro, empatou sete e perdeu apenas uma, para a Ponte Preta, na segunda rodada do Paulistão. Diante do Tijuana, nesta quarta-feira, defende uma invencibilidade de dez partidas.

* Três adversários mexicanos já passaram pelo caminho do Timão na história da Taça Libertadores da América. Em 2000, jogou duas vezes com o América (derrota por 2 a 0 e vitória por 2 a 1). Em 2003 e 2012 pegou o Cruz Azul (primeiro, vitória por 1 a 0 e derrota por 3 a 0; depois, empate sem gols e vitória por 1 a 0). Em 2006, encarou o Tigres (derrota por 2 a 0 e vitória por 1 a 0)

* Nas quatro vezes em que atuou no México, o Corinthians não conseguiu voltar para o Brasil com os três pontos: retrospecto com um empate e três derrotas.

* O Tijuana tem apenas seis anos de vida. Fundado em 2007, o clube sediado na Baixa Califórnia conquistou seu primeiro título nacional da história no ano passado – derrotando o Toluca nos dois jogos da final do Torneio Apertura.

* O desempenho dos brasileiros jogando no México não é dos melhores. Em 31 jogos, foram apenas seis vitórias, além de nove empates e 16 derrotas. No total, incluindo as partidas disputadas no Brasil, apenas quatro terminaram sem gols (uma delas, Cruz Azul x Corinthians, pela primeira fase da competição, em 2012).



PSG x Valencia ao vivo, e Estaduais e Taça Libertadores em Tempo Real

O GLOBOESPORTE.COM destaca nesta quarta-feira a transmissão ao vivo de um jogaço de futebol pela Liga dos Campeões. Paris Saint-Germain e Valencia duelam por uma vaga nas quartas de final, às 16h45m (de Brasília), direto do Estádio Parque dos Príncipes. A narração é de Daniel Cardoso, com a participação dos comentaristas Marcos Felipe e Marcos Bolinho. Quem quiser pode acompanhar também em Tempo Real com vídeos dos principais lances. O outro duelo da competição europeia entre Juventus x Celtic também será acompanhada lance a lance.

Pela noite, destaque para as participações de Palmeiras, Fluminense e Corinthians na Taça Libertadores, contra Tigre, Huachipato e Tijuana, respectivamente, tudo acompanhado em Tempo Real. A rodada também conta com lance a lance dos principais jogos nos estaduais de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Pará.

Confira a programação da semana, de quarta a sexta (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

QUARTA, 06/03

16h45m PSG x Valencia (Liga dos Campeões) com TRANSMISSÃO AO VIVO e vídeos

16h45m Juventus x Celtic (Liga dos Campeões)

19h45m Tigre x Palmeiras (Taça Libertadores)

20h Ypiranga-PE x Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)

20h Sport x Pesqueira (Campeonato Pernambucano)

20h Murici x ASA (Campeonato Alagoano)

20h15m Ferroviário x Guarani de Juazeiro (Campeonato Cearense)

20h15m Itabaiana x América-SE (Campeonato Sergipano)

20h15m Sergipe x Estanciano (Campeonato Sergipano)

20h30m ABC x Santa Cruz-RN (Campeonato Potiguar)

20h30m Baraúnas x America-RN (Campeonato Potiguar)

20h30 São Francisco x Paysandu (Campeonato Paraense)

21h50m Salgueiro x Náutico (Campeonato Pernambucano) com vídeos

22h Fluminense x Huachipato (Taça Libertadores)

22h Tijuana x Corinthians (Taça Libertadores)

QUINTA, 07/03

15h Steaua Bucareste x Chelsea (Liga Europa)

17h05m Tottenham x Internazionale (Liga Europa)

19h15m São Paulo x Arsenal de Sarandí (Taça Libertadores)

20h Flamengo x Liga Sorocabana - NBB (basquete masculino) com vídeos

20h15m Ceará x Guarany de Sobral (Campeonato Cearense) com vídeos

20h15m Icasa x Fortaleza (Campeonato Cearense) com vídeos

20h15m Olímpico x Confiança (Campeonato Sergipano)

20h30m Santa Cruz-PA x Remo (Campeonato Paraense)

21h30m Atlético-MG x The Strongest (Taça Libertadores)

SEXTA, 08/03

18h30m Rio de Janeiro x São Bernardo - Superliga masculina (vôlei) com vídeos

19h30m Oeste x XV de Piracicaba (Campeonato Paulista)

19h30m União Barbarense x Bragantino (Campeonato Paulista)