sábado, 19 de janeiro de 2013

Timão divulga numeração do Paulista e chinês Zizao será o camisa 35

LANCEPRESS! - 19/01/2013 - 13:44 São Paulo (SP)

HOME - Zizao (Foto: Tom Dib)
Zizao será titular do Corinthians neste domingo (Foto: Tom Dib)

Além de atuar pela primeira vez como titular do Corinthians, o atacante chinês Zizao aparecerá com uma novidade no duelo diante do Paulista, neste domingo, em Jundiaí, pelo Paulistão Chevrolet: o jogador trocou o número 200 pelo 35.

O antigo número havia sido escolhido para homenagear os 200 anos da imigração chinesa no Brasil, que foram completados no ano passado. Foi com essa camisa que ele fez o primeiro e único jogo pelo Timão, quando atuou 13 minutos na derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, pelo Brasileirão de 2012.

Neste sábado, o Corinthians divulgou a numeração que servirá, em princípio, para o Estadual, uma vez que para a Libertadores serão 25 inscritos, com numeração de 1 a 25 (determinação da Conmebol).

Dos reforços, o zagueiro Gil herdará a camisa 4 de Wallace, negociado com o Flamengo, e Renato Augusto usará a camisa 25. Pato, como havia sido anunciado em sua apresentação, será o novo camisa 7 alvinegro.

Confira a numeração dos jogadores no Paulistão Chevrolet:

1. Julio Cesar
2. Alessandro
3. Chicão
4. Gil
5. Ralf
6. Fábio Santos
7. Alexandre Pato
8. Paulinho
9. Guerrero
10. Douglas
11. Sheik
12. Cássio
13. Paulo André
15. Guilherme Andrade
17. Willian Arão
18. Welder
19. Guilherme Torres
20. Danilo
21. Edenilson
22. Danilo Fernandes
23. Jorge Henrique
25. Renato Augusto
26. Ygor
27. Antonio Carlos
28. Felipe
29. Giovanni
30. Nenê Bonilha
31. Romarinho
32. Anderson
33. André Vinícius
34. Denner
35. Zizao
36. Léo
37. Leandro
38. Rodinei
39. Yago



Com Nenê Bonilha e Romarinho, Timão repete esquema da Libertadores

LANCEPRESS! - 19/01/2013 - 11:22 São Paulo (SP)

Sem camisa 9 de ofício, o Corinthians entrará em campo neste domingo, diante do Paulista, pela estreia do Paulistão Chevrolet em Jundiaí, com o esquema que foi campeão da Copa Libertadores do ano passado.

Neste domingo, porém, ao invés de Alex e Danilo, meias da campanha invicta, Nenê Bonilha e Romarinho terão a função de armar a equipe e, ao mesmo tempo, aparecer na frente como atacantes. Tal função foi desempenhada pelos jogadores no treino deste sábado pela manhã, no CT Joaquim Grava.

O setor ofensivo ainda contará com o chinês Zizao aberto pela esquerda e Giovanni, pela direita - ambos com a missão de ajudar na marcação e atacar, como faziam Jorge Henrique e Emerson Sheik. No treino, o asiático ainda foi destacado para cobrar escanteios e algumas faltas.

O Timão não terá referência porque Guerrero e Pato ainda seguem em pré-temporada e Elton, que até o meio da semana vinha treinando como titular, foi liberado para acertar com o Náutico. O jovem centroavante Leandro, recém-promovido da base, ficará no banco de reservas.

No setor defensivo, uma novidade em relação à equipe que treinou na sexta: Welder ganhou vaga na lateral esquerda, substituindo o garoto Ygor.

O Corinthians que entrará em campo diante do Paulista terá: Julio Cesar, Edenilson, André Vinícius, Felipe e Welder; Guilherme Andrade e Guilherme; Giovanni, Zizao, Nenê Bonilha e Romarinho.



Após lição com Adriano, Corinthians elogia empenho de Alexandre Pato

Felipe Bolguese - 19/01/2013 - 06:00 São Paulo (SP)

Pato e Mazziotti - Corinthians (Foto: Tom Dib)
Bruno Mazziotti e Pato no CT Joaquim Grava (Foto: Tom Dib)

A dedicação de Alexandre Pato nos treinos arranca elogios no Corinthians. Suficiente para o estafe médico confiar na recuperação de seu futebol e ressaltar que Adriano fracassou, justamente, porque não teve empenho.

– O jogador tem de fazer parte do processo. Já nos doeu na carne que não adianta nenhum esforço nosso se o atleta não fizer parte do processo. Por melhor que seja o profissional da preparação, da parte técnica... O caso do Adriano foi uma lição de humildade para nós também – afirmou o fisioterapeuta do Corinthians, Bruno Mazziotti, ao LANCE!Net.

Semanas depois que foi apresentado, em março de 2011, o Imperador rompeu o tendão-de-aquiles do pé esquerdo. O tratamento até hoje causa arrepios nos profissionais do clube, já que o atacante não seguia as recomendações médicas, abusava nas noitadas e no consumo de bebida alcoólica. Após diversos casos de faltas a treino, indisciplina e apenas oito jogos disputados em um ano, ele foi demitido.

Com Pato a perspectiva é totalmente contrária. Além de ser o “bom moço”, o camisa 7 tem mostrado evolução no dia a dia. A primeira parte de seu tratamento, porém, será coordenar aspectos musculares, técnicos e motores, para que a confiança seja recuperada.

Nos últimos meses, o jogador somou 16 lesões musculares e alarmou a todos. Apesar de trabalhar com bola ao lado grupo que vai disputar o início do Paulistão, ele faz trabalhos específicos com fisioterapeutas e preparadores físicos e não há pressa para sua estreia.

– Temos a compreensão da diretoria e do treinador para que esse prazo seja respeitado. Não podemos precisar sua estreia ainda, depende muito da reação a esses novos trabalhos. A ideia é estar melhorando as condições físicas e funcionais do Pato. Tudo é uma questão de retomada de confiança – explica o fisioterapeuta corintiano.

Como começou a trabalhar no dia 12, o jogador vai seguir na pré-temporada ao lado dos titulares. Portanto, vê-lo em campo, participando de treinos técnicos não significa que ele esteja perto da estreia. Provavelmente, ela só ocorrerá no início de fevereiro.

Mazziotti ainda lembra que, para evitar lesões musculares, o trabalho de reabilitação com treinos especiais pode até durar o ano inteiro, se a necessidade for acusada pela comissão técnica.

TRABALHOS COM PATO

- Aumentar a força muscular na coxa esquerda, onde sofreu sete lesões desde 2010

- Promover ativação e coordenação intra e intermuscular, para diminuir riscos de lesões

- Fortalecer a cintura pélvica, para aumentar a mobilidade e naturalidade dos movimentos

- Fazer exercícios fisioterápicos de coordenação motora, para diminuir riscos de lesões musculares

- Evitar o encurtamento de cadeias musculares (quando o músculo não alonga devidamente)

- Aumentar ritmo de jogo e reproduzir movimentos técnicos naturais em campo

Nas mãos de Mazziotti

RONALDO
O fisioterapeuta começou a trabalhar com o Fenômeno em 2003, ainda no Real Madrid. Ele estava no Milan (ITA) quando o ex-atacante rompeu o tendão patelar do joelho esquerdo, em fevereiro de 2008, e o ajudou na recuperação já no Timão. O Fenômeno voltou a jogar em março de 2009.

-Lesões musculares
Por conta das inúmeras cirurgias nos joelhos ao longo da carreira, no Timão Fenômeno sofreu diversas com lesões musculares. Foram pelo menos sete, nas duas panturrilhas e nas duas coxas, entre maio de 2009 e fevereiro de 2011, quando decidiu se aposentar.

-Briga com a balança
Desde que chegou, um dos maiores vilões de Ronaldo era o peso. Foi no começo de 2009, no Paulistão e Copa
do Brasil, que ele conseguiu atingir seu auge. Depois, nunca mais entrou em forma, mesmo após lipoaspiração. Por sentir muitas dores no corpo e não se sentir bem, ele também relaxou em relação à alimentação e consumo de bebida alcóolica antes de se aposentar.

ADRIANO
O Imperador deixou a Roma (ITA) e chegou em março de 2011, após uma temporada pífia na Itália. Na ocasião, ele chegou para tratar de uma lesão no ombro esquerdo, mas sofreu uma ruptura no tendão-de-aquiles do pé esquerdo. A recuperação desandou:

-Sem bota e na balada
Dias depois da cirurgia, o atacante já foi visto sem a bota ortopédica, que deveria usar por pelo menos uma semana. Pouco tempo depois, foi flagrado dois dias seguidos em casas noturnas e, segundo presentes, dançando funk.

-Faltas a treino
O Imperador faltou dezenas de sessões de fisioterapia. Na maioria das vezes, ligava do Rio de Janeiro pedindo para emendar a folga. O clube tornou o caso público apenas uma única vez, quando anunciou uma multa de 10% do salário.

-Álcool e indisciplina
Em sua última semana, Adriano chegou a um treino sob efeito de álcool. Dias depois, não quis se pesar, o que foi a gota d’água para a sua demissão.

Bate-Bola: Bruno Mazziotti
Fisioterapeuta do Corinthians, em entrevista ao LANCE!Net

‘Queremos recuperar sua confiança, destravá-lo’

Qual é a avaliação do Pato na primeira semana de trabalhos?
Estou satisfeito com a evolução, ele está dedicado a melhorar suas condições funcionais para ter melhor performance no campo. Isso me deixa bastante feliz, vendo que ele está totalmente integrado ao processo. Ele entendeu isso de uma maneira muito rápida, sabendo que esse trabalho vai ser feito ao longo da temporada, não para a sua estreia, e vai minimizar surgimento de possíveis lesões musculares.

Vocês trabalham com Pato como se ele estivesse em reabilitação?
Não estar com dor é estar reabilitado? Não! Estar no campo e fazer trabalho com bola é estar reabilitado? Não! Esse processo envolve diversos aspectos. O Pato, eventualmente, pode estar durante o ano todo em reabilitação. Mas isso não o impede estar desenvolvendo seu futebol.

Os exames apontaram algo difícil de ser trabalhado, um problema?
Não. Ajustes vão ser feitos a partir de reavaliações. Nesse primeiro estágio queremos que ele recupere a confiança, que não tenha preocupação de que vai se machucar. Queremos destravá-lo. Hoje ele não tem alteração que o impeça de ter uma boa sequência, mas precisa trabalhar para reajustar alguns aspectos. Uma vez retomada essa confiança, os ajustes vão acontecendo...

Em que estágio ele se encontra?
Hoje ele trabalha com o Grupo 2, que se reapresentou no dia 7, e com o Grupo 3, que chegou no dia 14. Por isso faz treinos físicos e técnicos. Ele segue fazendo trabalhos comigo e eu vou liberando-o para estar cada vez mais integrado ao time.

Ele recebe atenção diferente?
Também há uma atenção ao Gil e Renato Augusto, que vieram de fora, meio de temporada, outro clima, ambiente. É uma readaptação.



Tite confirma Corinthians com Nenê Bonilha e Romarinho, mas sem o '9'

Romarinho no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Romarinho em treinamento no CT Joaquim Grava
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Sem Alexandre Pato, ainda sem condições ideais, e Paolo Guerrero, herói da conquista do Mundial de Clubes que está em pré-temporada com os demais titulares, o técnico Tite vai escalar o Corinthians sem centroavante para a estreia da equipe no Campeonato Paulista, neste domingo, contra o Paulista. Romarinho e Nenê Bonilha serão os homens mais avançados, pelo centro do campo, e vão tentar executar a função.

Romarinho não fez tantos gols no ano passado, mas foi um talismã ao marcar três vezes contra o arquirrival Palmeiras durante a temporada, e principalmente em razão do gol no empate diante do Boca Juniors, na Bombonera, na primeira partida da final da Libertadores. Já Nenê Bonilha chegou ao Timão como volante, atuou como meia e, no Avaí, onde jogou por empréstimo em 2012, foi testado no ataque.

Nenhum deles será centroavante de área, como Guerrero, por exemplo. Ambos vão circular pelo meio-campo e um deles estará sempre mais enfiado entre os zagueiros. Pelos lados, o Timão vai atacar com Giovanni pelo lado direito e Zizao na esquerda. O chinês fará seu segundo jogo com a camisa alvinegra, a primeira como titular.

No último treino antes da estreia, Tite confirmou também a presença de Welder na lateral esquerda. No dia anterior, ele havia treinado a maior parte do tempo com o jovem Ygor no setor. O posicionamento dos jogadores foi muito ensaiado neste sábado, e o técnico, muito ativo durante o treino, insistiu em ter um time compacto. Jogadas pelas laterais e chutes de média distância também foram exibidos.

O Corinthians irá a campo no estádio Jayme Cintra com Julio Cesar, Edenilson, André Vinícius, Felipe e Welder; Guilherme Andrade, Guilherme, Giovanni, Nenê Bonilha e Zizao; Romarinho.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians



Corinthians confirma Pato com camisa 7, e Zizao troca a 200 pela 35

alexandre pato corinthians apresentação (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Pato vestirá a camisa 7 do Corinthians em 2013
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O Corinthians vai começar o ano com algumas novidades em sua numeração de camisas. Na relação do clube para 2013, Alexandre Pato, principal reforço da equipe, contratado por R$ 40 milhões, foi confirmado com a 7, mesmo número utilizado nas fotos divulgadas pelo Timão para anunciar a transferência, e também em sua apresentação.

Os outros reforços também tiveram suas camisas divulgadas. Gil vai herdar a 4, que era de Wallace, negociado durante a última semana com o Flamengo. A chegada do zagueiro do Valenciennes foi a principal razão para o antigo dono do número optar pela transferência. Já o meia Renato Augusto vestirá a camisa 25.

Quem mudou de número na nova temporada foi Zizao. Em 2012, ele vestiu a camisa 200 para homenagear o aniversário da imigração chinesa no Brasil. Uma homenagem pouco vista, já que ele atuou somente por 13 minutos diante do Cruzeiro, no Campeonato Brasileiro. Agora, ele vai ostentar o número 35 às costas.

Na Taça Libertadores, porém, os jogadores só podem ser inscritos com números de 1 a 25. Portanto, se Zizao ou qualquer outro jogador com camisas diferentes dessas forem relacionados por Tite para a competição, terão seus números alterados. O 14 e o 16 ainda estão vagos

Confira abaixo a lista completa do Corinthians para 2013:

1 - Julio Cesar
2 - Alessandro
3 - Chicão
4 - Gil
5 - Ralf
6 - Fábio Santos
7 - Pato
8 - Paulinho
9 - Guerrero
10 - Douglas
11 - Emerson
12 - Cassio
13 - Paulo André
15 - Guilherme Andrade
17 - Willian Arão
18 - Welder
19 - Guilherme
20 - Danilo
21 - Edenilson
22 - Danilo Fernandes
23 - Jorge Henrique
25 - Renato Augusto
26 - Ygor
27 - Antonio Carlos
28 - Felipe
29 - Giovanni
30 - Nenê Bonilha
31 - Romarinho
32 - Anderson
33 - André Vinícius
34 - Denner
35 - Zizao
36 - Léo
37 - Leandro
38 - Rodinei
39 - Yago

Clique e veja mais vídeos do Corinthians



Mané mambembe: Garrincha botou o pé na estrada e encantou o país

Header_30anos_sem-Garrincha (Foto: infoesporte)

Mané Garrincha, feito um artista de circo, jamais conseguiu se desapegar de sua arte. Se sua plateia costumeira não ria mais, se seu picadeiro habitual não servia mais, o jeito era virar mambembe, colocar o pé na estrada, mergulhar nas entranhas do pais. A decadência do mito de pernas assimétricas trouxe a reboque uma peregrinação do bicampeão mundial. Do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, ele vestiu diferentes camisetas, defendeu clubes de tamanhos variados, enquanto mostrava os últimos traços de sua genialidade, em espetáculos ao mesmo tempo bonitos e tristes. Na semana que marca os 30 anos da morte de Mané, o GLOBOESPORTE.COM foi atrás de episódios dele Brasil afora - e alguns desses momentos estão reunidos neste texto. (Clique em cada escudo no infográfico abaixo para ler reportagens mais amplas sobre a experiência de Garrincha nesses clubes).

É uma história de decadência que começa no final dos anos 60, depois de Mané não conseguir dar grande contribuição à seleção brasileira na Copa do Mundo de 1966. Garrincha deixou o Botafogo, o lar de suas façanhas, ainda antes do Mundial, em 65, e aí nunca mais se encontrou. Primeiro foi ao Corinthians, onde teve alguns lampejos, e depois quicou por diferentes cantos do país. No Rio de Janeiro, teve passagens curtas, em alguns casos quase imperceptíveis, por Flamengo, Vasco, Portuguesa e Olaria, onde encerrou a carreira (saiba mais no vídeo acima).

No meio do caminho, ou mesmo depois de aposentado, Mané peregrinou. Jogou por clubes variados. Em alguns casos, não passou de uma partida - como ocorreu com o Cruzeiro e com o Novo Hamburgo. Em outros (o Fortaleza, por exemplo), não foi muito mais longe. Mas sempre, seja ressuscitando dribles, seja jogando mal, encantou quem o viu - até morrer em 20 de janeiro de 1983, vítima de complicações decorrentes da cirrose, culpa do excesso de álcool que consumiu ao longo da vida.

Rejeitado, acolhido, idolatrado

Garrincha entrega a Luizinho uma réplica da camisa da seleção (Foto: Arquivo Pessoal)Garrincha com a camisa do Cruzeiro em jogo
contra o Democrata-MG (Foto: Arquivo Pessoal)

Acredite: houve quem não quisesse Mané em seu time. Foi o caso do Democrata-MG. Garrincha deveria defender o clube de Governador Valadares. Todos foram ao estádio em 1973 para ver isso. Era aniversário da cidade - e o presente era Mané. O problema é que o atacante jamais treinou com a equipe. Irritados, treinador e dirigentes decidiram que ele não jogaria. Mas ele jogou. Pelo adversário...

É que a festa não poderia ser estragada. O jeito foi pensar rápido e oferecer Garrincha ao oponente - ninguém menos do que o poderoso Cruzeiro. Mané foi a campo com a camisa da Seleção. Já no gramado, a retirou - e aí mostrou o uniforme celeste por baixo. O público local formou uma vaia uníssona contra aqueles que rejeitaram Mané.

- Garrincha me perguntou o que era para fazer em campo. Disse pra ele jogar tranquilamente. Dei a camisa do Cruzeiro para ele, que atuou bem. Não consigo entender por que eles perderam a chance. Quem ganhou foi o Cruzeiro - recorda Benecy Queiroz, técnico do Cruzeiro naquela partida.

Foi a única vez em que Garrincha vestiu a camisa do Cruzeiro. E o mesmo aconteceu no Novo Hamburgo, clube de cidade homônima na região metropolitana de Porto Alegre. O Anilado, como a equipe é conhecida, encarou o Inter em um Beira-Rio recém-inaugurado em 1969. Lotou treinos no estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre, e no Santa Rosa, em Novo Hamburgo. Na época, disse que estava confiante em ir para a Copa de 70. Não conseguiu.

garrincha novo hamburgo inter amistoso porto alegre (Foto: Reprodução/Zero Hora)Jornal Zero Hora noticia partida de Mané pelo Novo Hamburgo contra o Inter (Foto: Reprodução/Zero Hora)

No Beira-Rio, encantou. Jogou por 60 minutos. Deu dois dribles desconcertantes em seu marcador, Jorge Andrade. Perdeu o jogo, mas ganhou mais um episódio para sua história.

Pelo Fortaleza, Mané foi a campo no "Jogo dos Campeões", contra o Fluminense. Era 1968, e ele já estava seis quilos acima do peso. Também ficou cerca de uma hora em campo com a camisa da equipe cearense. Ao sair, foi ovacionado.

Garrincha veio pela primeira vez ao RN para jogar pelo Alecrim (Foto: Acervo/Ribamar Cavalvante)Garrincha com a camisa do Alecrim no Rio Grande
do Norte (Foto: Acervo/Ribamar Cavalvante)

Também jogou pelo Alecrim, do Rio Grande do Norte. Em 1968, em Natal, enfrentou o Sport e perdeu por 1 a 0. As 6 mil pessoas que lotaram o estádio Juvenal Lamartine pagaram o cachê de Mané. A atuação não foi das melhores. Mas, como de costume, ele foi saudado pela torcida.

Um ano depois, pelo Flamengo, Garrincha voltou a Natal e fez um dos gols da vitória de 2 a 1 sobre o ABC. Após mais quatro anos, em 1973, o gênio integrou a seleção de Currais Novos contra o Centenário de Parelhas. Ele parou a cidade. Chegou lá com uma gaiola repleta de passarinhos - Garrincha é o nome de uma ave, e ele costumava ser presenteado assim.

Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, foi mais uma a receber Garrincha. Foi em 1973, um sábado de sol. Ele jogou pelo XI da Saudade, time de veteranos do União, clube local. Foi uma festa. Mais uma - para a torcida e para quem jogou ao lado dele.

- Eu era lateral-direito, e ele jogou perto de mim. Então, na minha função, eu sabia o que a torcida queria, que era pegar a bola e tocar para ele. A torcida gostava, e o Garrincha fazia aquelas estrepolias todas - lembra Tirreno Da San Biagio, o Toti, hoje empresário, colega de time de Garrincha por um dia.

XI da Saudade com Ery, Toti, Écio, Ademar Pantera, Garrincha e Gildo (Foto: Tirreno Da San Biagio / Arquivo pessoal)XI da Saudade: Garrincha é o último, da esquerda para a direita (Foto: Tirreno Da San Biagio/Arquivo pessoal)

As peregrinações de Garrincha foram especiais para uma penca de jogadores - profissionais ou amadores. Eles tiveram a rara chance de dividir o mesmo espaço do planeta com um dos maiores gênios que o futebol já criou. E, quem sabe, até ganharam a chance de pará-lo. Quincas, zagueiro do River-PI, garante que Mané não viu a cor da bola enquanto foi marcado por ele. E olha que ele estava no auge, em 1958.

- Não fui mais um João - brincou o ex-atleta, em referência ao nome que Garrincha, indiferente a seus marcadores, costumava chamar todos eles.

Fim da linha

Garrincha ao lado de Miltinho, que realizou a filmagem do último jogo (Foto: Guto Marchiori)Imagem já gasta da passagem de Garrincha por
São Pedro, palco de seu último jogo registrado
(Foto:Guto Marchiori)

Mas as andanças de Garrincha, o craque mambembe, um dia teriam fim. O envolvimento dele com o álcool indicava o perigo. Em 1982, ele foi a São Pedro, no interior de São Paulo, para defender o Milionários, equipe famosa por reunir ex-jogadores. A partida foi em 17 de setembro. Quatro meses e três dias depois, Mané morreria.

Garrincha já era uma figura caricata. Ele jogou por apenas 30 minutos. Não suportou mais do que isso. Seu time venceu a seleção de São Pedro por 3 a 2, e o bicampeão mundial não fez gols. Dizem, porém, que recebeu uma cerveja de um torcedor e a bebeu em campo mesmo. O público, naturalmente, vibrou.

Muro do Estádio São Pedrão, local do último jogo de Garrincha (Foto: Guto Marchiori)Muro do Estádio São Pedrão, local do último jogo de Garrincha (Foto: Guto Marchiori)

O estádio, chamado São Pedrão, ainda hoje tem uma inscrição em seu muro manifestando orgulho de ali ter sido o palco do último jogo de Garrincha. No início do ano seguinte, a despedida de Mané foi além dos campos. Foi um adeus à vida.

Na noite do dia 19, ele procurou um posto público de saúde. Aparentava embriaguez. Foi transferido para uma clínica especializada em problemas mentais. No dia 20, às seis da manhã, teve sua morte diagnosticada (reveja no vídeo acima). Morreu sozinho. Depois, foi velado no Maracanã, sob os olhares de multidões, e retornou à localidade de Pau Grande-RJ, sua terra natal, onde o craque mambembe começou a brincar de jogar bola na infância.

* Texto feito com informações das reportagens de Diego Souza, Guto Marchiori, Josiel Martins, Juscelino Filho, Lucas Rizzatti, Marco Antônio Astoni, Matheus Magalhães e Petterson Rodrigues.



Cansados, titulares do Corinthians ganham folga na manhã de sábado

Treino Corinthians Titulares (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Titulares ganharam folga na manhã deste sábado
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

Enquanto Zizao, Nenê Bonilha e companhia treinavam num campo, orientados por Tite, para a estreia do Campeonato Paulista diante do Paulista, as grandes estrelas do Corinthians dormiam. Devido ao extremo cansaço acusado pelos jogadores na noite de sexta-feira, a comissão técnica cancelou a atividade que estava marcada para a manhã deste sábado.

Os titulares na disputa do Mundial de Clubes, que terminou no dia 16 de dezembro, só se reapresentaram no CT Dr. Joaquim Grava no dia 14 de janeiro, e não vão disputar as primeiras rodadas do Paulistão. Na última sexta-feira, em razão do forte calor, eles só entraram em campo para treinar às 17h e fizeram testes físicos até as 19h20.

Segundo Fábio Carille, um dos auxiliares de Tite, os atletas mal conseguiam se levantar depois do jantar. Os treinos deste grupo são totalmente diferentes dos aplicados aos jogadores que vão estrear neste domingo. Eles ainda estão em ritmo de pré-temporada, com intenso trabalho físico para retomarem a forma ideal após as férias.

O descanso, porém, não vai durar muito. Os campeões mundiais voltarão a campo na tarde deste sábado para um treino com bola. Eles deverão permanecer concentrados no CT até quarta-feira.

Enquanto isso, os reforços Alexandre Pato, Renato Augusto e Gil treinam nos dois grupos, dependendo do tipo de atividade aplicada. Eles também estão concentrados no local.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians



Brasil bate Argentina e decide Copa América com México neste domingo

 A torcida brasileira estava confiante de que teria um espetáculo em quadra. No fim, foi só festejar. Diante de 2.500 pessoas, o Brasil superou a Argentina por 3 a 1, neste sábado, e vai lutar pelo nono título da Copa América de Futebol de Areia diante do México, em uma reedição da decisão do ano passado, em Rio Quente (GO). A grande decisão deste domingo terá transmissão ao vivo da Rede Globo, às 10h, dentro do Esporte Espetacular. Anderson Wesley (Corinthians de Santo André), Benjamin (Flamengo) e Bueno (Vasco) - um dos melhores em quadra - marcaram os gols do Brasil. De Ezeyza fez para os hermanos.

O jogo

O arqueiro Leandro Fanta (Botafogo) assumiu o lugar de Mão, que sofreu uma lesão do dedo mínimo da mão. O Brasil começou bem no jogo, marcando forte, sem dar espaço aos rivais. Em boa jogada, Benjamin matou no peito e deu um toque na medida para Buru, que foi travado pela zaga. A torcida aprovou e empurrou o time para frente. O capitão Bueno arriscou um chute de longe, mas Salgueiro espalmou. Os três irmãos da família Hilaire, Federico, Santiago e Ezequiel, tentavam furar a marcação verde-amarela, mas erravam nas finalizações. Com o jogo truncado, os maiores lances de perigo eram os chutes de longa distância.

No primeiro minuto do segundo período, brilhou a estrela de um dos novos talentos da seleção brasileira. Anderson Wesley driblou um argentino pela esquerda, caiu, mas levantou rápido e bateu cruzado, de bico, abrindo o placar: 1 a 0. Bruno Xavier, por pouco, não ampliou por cobertura. Mas o gol veio dos pés de Benjamin, um dos maiores nomes do futebol de areia mundial. Após Franceschini tocar na bola com a mão para evitar o ataque de André (Corinthians), o jogador rubro-negro bateu o pênalti rasteiro, no canto esquerdo, levando o público ao delírio.

Futebol de Areia, Brasil e Argentina (Foto: Marcello Zambrana / Inovafoto)Buru leva o Brasil ao ataque, contra a Argentina (Foto: Marcello Zambrana / Inovafoto)

Datinha, eleito o melhor atleta do Maranhão e conhecido como "Joia de Tutóia", roubou a bola no meio da quadra e deu um passe açucarado para Jorginho, que tentou mandar por cobertura. Bem posicionado, Salgueiro afastou o perigo. O Brasil era soberano em quadra e desperdiçou muitas chances de ampliar o placar. A 30 segundos do fim, o experiente Buru, tetracampeão da Copa do Mundo da FIFA, lançou uma bomba, de falta, mas o arqueiro argentino espalmou. 

No primeiro minuto do terceiro período, De Ezeyza bateu falta com categoria, diminuindo para os hermanos: 2 a 1. Buru respondeu com um chute cruzado, e Franceschini defendeu a bola na trave esquerda, na linha do gol. Depois da bela defesa, o argentino teve a chance do empate em um tiro livre, colocou no ângulo direito, mas Fanta voou para afastar o perigo. O Brasil sentiu o gol e caiu de produção e tinha dificuldades para furar a marcação adversária. O time verde-amarelo deixou de explorar os chutes de longa distância. Em um lance rápido, Datinha arrancou em direção ao ataque e deu um chute cruzado, obrigando Salgueiro a trabalhar, depois de um longo período sem tocar na bola. Mas quem tirou o Brasil do aperto foi o capitão Bueno, com um golaço no cantinho esquerdo.

Programação completa da Copa América:

18 de janeiro -  Sexta-feira

15h  - México 6 x 3 Argentina
16h30m - Estados Unidos 4 x 7 Brasil

19 de janeiro - Sábado

9h - México 2 x 0 Estados Unidos
10h30m - Brasil 3 x 1 Argentina

20 de janeiro -  Domingo

8h  - Argentina x Estados Unidos
10h - México x Brasil



Com Zizao batedor, Tite ensaia bola parada para estreia no Paulistão

Ygor e Zizao, treino Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Zizao em treino do Timão no CT Joaquim Grava
(Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)

O Corinthians fez na manhã deste sábado seu último treino antes de estrear em 2013. O atual campeão mundial terá uma escalação diferente, sem seus principais jogadores, contra o Paulista, neste domingo, em Jundiaí, pela primeira rodada do Paulistão. A novidade que mais desperta curiosidade é Zizao. O atacante chinês será titular pela primeira vez desde que chegou (ele jogou apenas 13 minutos contra o Cruzeiro, no Brasileirão), e ganhou uma incumbência: cobrar os escanteios do time.

Na última atividade, Tite comandou um treino tático com apenas os onze titulares em campo, como tem o hábito de fazer nas vésperas das partidas. O treino durou mais do que o normal, em razão também do desentrosamento entre os jogadores. Na parte final, o técnico deu ênfase na bola parada. Faltas e escanteios ofensivos e defensivos foram insistentemente repetidos.

Zizao foi o responsável por bater os escanteios, sobretudo pelo lado esquerdo, com o pé trocado. Será dele a tarefa na partida contra o Paulista. No treino, seu aproveitamento nos cruzamentos foi bom, embora muitas bolas tenham parado nas mãos do goleiro.

O chinês, contratado no início de 2012, também chegou a se arriscar na cobrança de faltas diretas para o gol, revezando com Romarinho, que deverá ser o “titular” no quesito. O jogador brasileiro até tentou algumas cobranças com o pé esquerdo, mesmo sendo destro. Ambos sofreram muito nas tentativas, que pararam na barreira ou foram para longe do gol.

Na sexta-feira, Zizao deu coletiva no CT do Timão e, com um português mais fluente do que no ano passado, afirmou que quer muito jogar e sonha com o primeiro gol, que seria dedicado à mãe. No fim, arriscou até um “Vai, Corinthians!”, mensagem que mais escuta nas ruas.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians



PRÉVIA: Como estão os quatro grandes de São Paulo para o começo do Paulistão 2013


Maior vencedor do Campeonato Paulista com 26 títulos, o Corinthians é talvez o grande favorito ao título. O Timão chega para a disputa da competição estadual com todos os titulares que conquistaram o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Além disso, a diretoria alvinegra abriu os cofres para trazer o zagueiro Gil, o meia Renato Augusto e o atacante Alexandre Pato.

Apesar da expectativa, o Corinthians começará o Paulistão sem os jogadores que foram mais utilizados por Tite na competição intercontinental. A tendência é que eles estejam em campo na quarta rodada, diante do Mogi Mirim, no Pacaembu. A dificuldade da equipe pode vir também quando o time precisar dividir esforços entre o estadual e a Copa Libertadores.

Para suportar o desgastante calendário, o comandante corintiano conta com uma mescla de jovens jogadores e atletas mais experientes.

Time base: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Alexandre Pato, Paolo Guerrero e Emerson.

Destaque: Paulinho

Paulinho é mais um volante que chegou ao Timão como um desconhecido, mas hoje é o jogador mais importante no esquema tático da equipe. Destaque nas conquistas do Campeonato Brasileiro de 2011, da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes, o camisa 8 forma ao lado do “cão de guarda” Ralf a melhor dupla de volantes do futebol nacional.

O Palmeiras é o único dos grandes que não entra no Paulistão como favorito ao título. A falta de reforços, o rebaixamento no Brasileirão e a briga política fazem do clube uma incógnita, não só para o estadual, mas também para o resto da temporada.

A equipe conseguiu manter Barcos, após vários rumores de uma possível saída, mas perdeu Marcos Assunção, o capitão do time na temporada passada.  Os reforços também não chegaram. Apenas o lateral Ayrton e o goleiro Fernando Prass foram apresentados, enquanto Riquelme continua negociando.

A expectativa da torcida palmeirense fica para o trabalho de Gilson Kleina como comandante do time. Após sucesso na Ponte Preta, Gilson tenta fazer do elenco palmeirense um time competitivo para Paulistão.

Time Base: Fernando Prass; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos e Juninho; Denoni, Wesley, Souza e Valdivia; Maikon Leite e Barcos.

Destaque: Barcos

Pensar em destaque no time do Palmeiras é o mesmo que falar Hernán Barcos. Apesar da temporada pífia da equipe no Brasileirão de 2012, o argentino ganhou destaque pela grande habilidade e os vários gols marcados. O artilheiro já prometeu 28 gols com a camisa alviverde em 2013, mesmo número que tinha falado na temporada passada. Alguém duvida?

Atual tricampeão paulista, o Santos pode se tornar em 2013 o primeiro clube tetracampeão estadual de forma consecutiva desde que a competição foi profissionalizada. Se depender do elenco que o técnico Muricy Ramalho terá a sua disposição, o torcedor santista pode ficar otimista.

Para fazer companhia para o craque Neymar, a diretoria do Peixe contratou peças importantes, como os meias Montillo e Cícero, além do volante Marcos Assunção. Também chegaram o zagueiro Neto, o volante Renê Junior e o meia Pinga. Por outro lado, Bruno Rodrigo, David Braz, Henrique e Gérson Magrão foram negociados. Outro que deve deixar o clube é o volante Adriano.

Outro fator que leva o Santos a ser o grande candidato ao título do Paulistão é o fato de que o clube é o único dos grandes que não disputará a Copa Libertadores e, portanto, não precisará poupar jogadores por conta da competição sul-americana.

Time Base: Rafael, Nei, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Marcos Assunção, Cícero e Montillo; Neymar e André.

Destaque: Neymar

Principal estrela do futebol brasileiro, o atacante Neymar é a grande esperança do Santos em todas as partidas que está presente. A joia santista é o que diferencia o time da baixada de seus adversários graças ao seu talento individual capaz de decidir partidas e encantar os torcedores.

Após algumas temporadas com elencos abaixo da média, o São Paulo parece disposto a retomar o papel de protagonista no futebol nacional. A equipe entra no Paulistão com um elenco recheado de reforços e com o título da Copa Sul-Americana como prova de qualidade.

Apesar da saída de Lucas para o PSG, o Tricolor trabalhou e trouxe novos reforços. Paulo Henrique Ganso finalmente deve ganhar mais chances como titular, enquanto Wallyson, ex-Cruzeiro, e Aloísio, ex-Figueirense, são boas apostas para o ataque. O destaque fica para o veterano Lúcio, que chega para comandar a zaga são-paulina.

Ney Franco terá um elenco recheado de bons jogadores e vai poder provar que pode montar uma equipe vencedora. A missão mais difícil é fazer o entrosamento de Jádson, Ganso, Osvaldo e Luís Fabiano funcionar com qualidade no setor ofensivo.

Time Base: Rogério Ceni; Douglas, Rhodolfo, Lúcio e Cortez; Denílson, Wellington, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luís Fabiano.

Destaque: Luís Fabiano

Apesar do comportamento explosivo, Luís Fabiano continua sendo a principal referência no time tricolor. Com excelente qualidade nas finalizações e boa movimentação, Fabuloso conseguiu a vice-artilharia do Campeonato Brasileiro. Em 2013, o atacante almeja não só os gols, mas também uma chance de voltar a defender a Seleção Brasileira.



Mais forte e titular do Timão, Zizao quer gol de presente para sua mãe

Renato Rodrigues - 18/01/2013 - 18:30 São Paulo (SP)

Zizao - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Zizao vai estrear como titular no Corinthians (Foto: Eduardo Viana)

Zizao vai estrear como titular do Corinthians no próximo domingo. Em entrevista no CT Joaquim Grava, o chinês mostrou estar com o português em dia e já deixou um recado: quer marcar um gol contra o Paulista, em Jundiaí, e oferecer para sua mãe, que mora com ele no Brasil há alguns meses. Durante o papo com os jornalistas, também contou que está mais forte fisicamente para receber os choques normais de um jogo.

Quando foi questionado sobre como se escrevia o nome de sua mãe, Zizao surpreendeu a todos. Após uma tentativa de soletrar, arrancou o bloquinho e a caneta da mão de uns dos jornalistas e escreveu o fim do mistério: Yong é o nome de sua mãe. A mulher, que acompanha o filho no CT desde o ano passado, sempre circulou e tirou fotos com os jogadores. Mas ninguém sabia ao certo como ela se chamava.

Zizao mostra bom português e sonha com gol na estreia do Paulistão

Os gols do Timão chegam no seu celular em tempo real!

- Eu quero mostrar um bom jogo para ela. É muito especial para minha vida. Quero marcar um gol - disse o meia-atacante.

Durante a última temporada, o técnico Tite chegou a dizer que não escalava o camisa 200 por conta de seu porte físico. Ele também chegou a sofrer duas lesões no ombro esquerdo.

- Acho que estou mais forte sim. O Fábio (Mahseredjian, preparador físico) sempre me pediu para fazer trabalhos. O Tite também sempre me ajudou - afirmou.

Na hora que foi perguntado sobre quem é a sua inspiração para o futebol, Zizao não pensou duas vezes e falou de Ronaldo. Além de elogiar Pato, seu concorrente no time, o chinês disse que gostaria de conhecer o Fenômeno pessoalmente.

- Antes de começar a jogar eu já via o Ronaldo. Não conheço ele, mas eu queria - concluiu.



Tite treina defesa da estreia no Paulista e Elton já é liberado pelo Timão

LANCEPRESS! - 18/01/2013 - 18:04 São Paulo (SP)

Elton - Treino do Corinthians (Foto: Tom Dib)
Atacante Elton havia voltado de empréstimo (Foto: Tom Dib)

O técnico Tite já definiu um setor da equipe que estreará no Campeonato Paulista de 2013 neste domingo, às 17h, diante do Paulista, em Jundiaí. Em atividade nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, ele fez um trabalho específico com Edenilson, André Vinícius, Felipe e Ygor, que formarão a linha de quatro defensiva.

Já do meio para a frente surgiu uma dúvida. Elton, como revelou o LANCE!Net na quinta-feira, está de saída para o Náutico. Por conta disso, o Corinthians decidiu liberá-lo. Apesar de ter participado da atividade, o comandante alvinegro resolveu afastá-lo do duelo. Desde o início da semana, ele vinha sendo escalado como o centroavante da equipe da estreia.

Na vaga de Elton, Tite poderá escalar Nenê Bonilha como um dos meias, adiantando Romarinho, ou apostar no garoto Leandro, que foi promovido da base após eliminação na Copinha e fez o primeiro treino no profissional justamente nesta sexta.

O Timão que deve ir a campo diante do Paulista terá: Julio Cesar, Edenilson, André Vinícius, Felipe e Ygor; Guilherme Andrade, Guilherme, Nenê Bonilha (Leandro), Giovanni e Zizao; Romarinho.



'Paredão' do Corinthians, goleiro Mão desfalca a seleção na Copa América

Tetracampeão da Copa do Mundo FIFA (2009/08/07/06) e dono de cinco títulos no Mundialito (2011/10/07/06/05), o goleiro Mão vai desfalcar a seleção brasileira na Copa América por conta de uma lesão sofrida na estreia, em Santos. Destaque do Corinthians no circuito nacional, o atleta de 34 anos precisou sair de quadra ainda no primeiro tempo do duelo contra os Estados Unidos, preocupando o time e a comissão técnica. Um exame de imagem realizado na noite desta sexta-feira detectou fratura e luxação do dedo mínimo da mão esquerda. O prazo de recuperação é estimado entre quatro a seis semanas, sendo assim, o capixaba não poderá disputar a Copa das Nações, no litoral paulista.

- Sofri a lesão em uma defesa no início do jogo e soube agora que não vou mais jogar. Mas graças a Deus, não ficarei fora por muito tempo e logo estarei de volta - disse o arqueiro, que espera estar recuperado para as eliminatórias sul-americanas, de 10 a 17 de fevereiro, na cidade argentina de Merlo.

"Luva de Ouro" da Copa do Mundo de 2009 e eleito o melhor goleiro das últimas edições das eliminatórias, da Copa América e do Brasileiro de Clubes, Mão disputou 195 jogos com a amarelinha, onde marcou seis gols.



Em rede social, Sheik homenageia funcionários do Corinthians

Emerson Sheik com funcionários do Corinthians (Foto: reprodução)Sheik posa com funcionários do Corinthians
(Foto: reprodução)

Concentrado com os demais titulares do Corinthians no CT Joaquim Grava, Emerson Sheik resolveu fazer uma homenagem aos funcionários do local. Em seu perfil no Instagram, o atacante postou uma foto ao lado do "time da cozinha". No comentário, fez um agradecimento geral:

- A família aqui é bem grande. Diretoria, comissão técnica, galera que cuida do campo, galera que cuida do hotel, rouparia, limpeza, manutenção... é gente pra cacete!

Sheik e os outros jogadores que atuaram no Mundial de Clubes estão em pré-temporada, e, por isso, concentrados no CT. Como ainda não estão no melhor da forma física, não participarão da estreia do Corinthians no Estadual, contra o Paulista, em Jundiaí, domingo, às 17h. O time será totalmente reserva, com destaque para o chinês Zizao. Clique aqui e veja a provável escalação.



Fiel Torcedor: Timão ativa plano de fidelidade para setores populares

Torcida do Corinthians torcedores (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Torcida do Corinthians no Pacaembu
(Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)

A diretoria do Corinthians ativou um plano “popular” do programa Fiel Torcedor. O clube divulgou que o pacote Meu Ingresso terá anuidade de R$ 100, preço que vinha sendo praticado desde 2010 – na semana passada, o clube anunciou o aumento do plano Minha Vida, mais popular, para R$ 180. Após reclamações de torcedores, o Timão criou essa categoria mais barata de ingressos.

Quem optar pelo plano Meu Ingresso terá preferência na aquisição das entradas para os jogos do Timão. No entanto, o desconto praticado para a compra dos bilhetes será menor do que nos demais planos do Fiel Torcedor.

Atualmente, o programa conta com três categorias: Minha Vida (mais popular), Minha História e Meu Amor (a com mais benefícios). Será possível migrar do Minha Vida para o Meu Ingresso, mesmo que o torcedor já tenha pago a anuidade de 2013. A diferença no valor será devolvida a quem fizer a alteração.

Vale lembrar que o setor popular serve para as arquibancadas, o setor do portão 21 e o tobogã do Pacaembu.



Álcool e bola: 30 anos após morte de Mané, bebida ainda estraga carreiras

Header_30anos_sem-Garrincha (Foto: infoesporte)

Completam-se neste domingo 30 anos do adeus a um dos maiores jogadores da história. Gênio e imprevisível, Garrincha encantou o mundo com seus dribles desconcertantes e a maneira simples de encarar os oponentes, que eram chamados por ele de “João”. Porém, não foi capaz de enfrentar seu maior adversário: o alcoolismo. Assim, no dia 20 de janeiro de 1983, o ídolo do Botafogo e campeão das Copas do Mundo de 1958 e 1962 faleceu no Rio de Janeiro, com apenas 49 anos, por consequência de uma cirrose hepática (relembre no vídeo). O aniversário de morte do craque traz à tona um assunto com o qual o futebol convive há décadas - e que ainda prejudica o rendimento de jogadores, a ponto de arruinar carreiras.

Ruy Castro, autor da principal obra sobre Mané, a biografia “Estrela solitária - Um brasileiro chamado Garrincha”, diz que o álcool foi apresentado para o mito alvinegro logo na infância. A dependência só apareceu com 30 e poucos anos, quando ele já não podia viver sem a bebida. O jornalista faz um paralelo e cita outros exemplos, como Sócrates e Adriano.

- O contato de Garrincha com o álcool começou praticamente ao nascer, quando sua família o alimentava com uma mamadeira contendo cachaça, mel e canela em pau - o popular “cachimbo” dos indígenas nordestinos. Ou seja, foi estimulado desde cedo a beber e, durante muitos anos, isso não representou um problema maior. Até que, por volta dos 30 e poucos anos, seu organismo lhe apresentou a conta - Garrincha já não podia funcionar sem bebida. Chama-se a isto dependência. Garrincha era amado por um país inteiro e, principalmente, por uma mulher e, mesmo assim, bebia. Por quê? Bebia porque bebia. Porque seu organismo era feito para beber. E não só o dele, mas o do Sócrates, o do Adriano e de tantos outros menos famosos. Já os do Bebeto, do Romário e, espero, do Neymar, não são. Esses últimos fazem parte dos 85% da população que passam mal se beberem um pouquinho demais; já Garrincha, Sócrates, Adriano [e, antes deles, Veludo, Canhoteiro e muitos mais] podiam ou podem beber quantidades descomunais sem acusar muita alteração. Até, repito, a dependência se instalar. A partir daí, só tratamento com internação. Mas até hoje o Brasil é medieval nesse departamento.

Garrincha na Seleção Brasileira (Foto: Ag. Estado)Garrincha com a seleção brasileira: álcool impediu carreira mais longa (Foto: Ag. Estado)

Considerado uma doença, o alcoolismo está relacionado ao consumo excessivo e prolongado do álcool. Uma das características mais importantes é a negação de sua existência por parte do usuário. Raros são aqueles que reconhecem o uso abusivo de bebidas, passo considerado essencial para livrarem-se da dependência, conforme alerta o médico Oscar Cox, membro do Conselho Municipal Antidrogas do Rio de Janeiro.

- Para a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é considerado doença desde 1965. Todo individuo que não para de beber quando quer e como consequência muda de comportamento, fazendo coisas que não desejava e não gostaria, é portador do alcoolismo. Ele começa no social e vai tirando do individuo sua qualidade de vida. Chega um determinado momento em que essas pessoas perdem o poder de escolha, mesmo que aleguem o contrário. O Garrincha é um exemplo que o álcool destruiu. Nesse caso, é preciso uma internação compulsória. Serão sucessivas atenções que vão quebrando as resistências. O individuo joga a toalha e depois vai agradecer.

Álvaro, não joga mais pelo Flamengo (Foto: Agência Estado)Álvaro admite: chegou para treinar alterado nos
tempos de Flamengo (Foto: Agência Estado)

Além de ser um grande problema para os familiares, o álcool interfere diretamente na vida profissional das pessoas. No futebol, muitos jogadores reconheceram que o consumo exagerado acabou sendo prejudicial no rendimento dentro de campo. O zagueiro Álvaro, que teve passagens por São Paulo, Flamengo, Internacional e hoje atua no Linense-SP, lembrou de momentos complicados. Segundo ele, a luta ainda continua.

- Quando resolvi procurar ajuda, meu nível de alcoolismo ainda era baixo. Eu trouxe da Europa quando voltei para o Internacional em 2008. A questão familiar também ajudou, pois meu pai faleceu devido ao alcoolismo. Foi prejudicial principalmente no estágio psicológico. O álcool me tornou uma pessoa mais fraca. Estava me separando da minha esposa, ficando longe dos meus filhos e me sentindo inseguro na minha profissão. Queria suprir essa falta de carinho e passava noites bebendo. Em 2010, cheguei para treinar no Flamengo alterado e resolvi ir embora. Minha esposa pagou um preço muito alto e foi a grande responsável pela minha melhora. Não é fácil sair sem tratamento. Essa luta não acabou, ela ainda dura 24 horas por dia. Hoje, sou um vitorioso. 

Agressividade, fuga, doenças

Como aconteceu com o zagueiro, a mudança de comportamento é um dos fatores que mostram o nível de alcoolismo de uma pessoa. Segundo Sâmia Hallage, doutora em psicologia pela USP e psicóloga da seleção brasileira de vôlei de praia masculino, o consumo exagerado pode causar uma ansiedade generalizada e atrapalhar o foco no trabalho.

O atleta profissional pode se tornar mais agressivo. O consumo pode causar uma ansiedade generalizada"

Sâmia Hallage, doutora em Psicologia

- O álcool vai agir no sistema nervoso central e fazer com que esse indivíduo fique dependente. É uma droga social. Às vezes, a pessoa bebe para acabar com a timidez e causa euforia. Esses exageros também são muitas vezes para se livrar de um problema como ausência da família, uma briga com o namorado, mas quando passa o efeito do álcool o problema volta. O atleta profissional, por exemplo, pode se tornar mais agressivo. O consumo pode causar uma ansiedade generalizada. O álcool prejudica o rendimento físico e vai mudar o comportamento. Quando a pessoa fica viciada em alguma coisa, ela se prende ao vício e esquece das outras obrigações. A vida de atleta é muito complicada e desgastante. Nesse sentido, a bebida pode servir como uma fuga.

Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas, o médico Joaquim Ferreira de Melo Neto alerta para o perigo de outras doenças, que podem ser relacionadas ao álcool. Além disso, diz que os atletas podem perder a capacidade normal de locomoção.

- O álcool abala o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Quando você ingere, a bebida é absorvida no intestino e vai para o fígado. Ao metabolizar, uma parte é mantida no organismo. O uso abusivo abala a capacidade motora, de raciocínio e pode levar a diversas doenças. Demência alcoólica, hepatite alcoólica, cirrose e problemas cardiovasculares, por exemplo. Os dependentes perdem a capacidade de concentração. Aos poucos o fígado fica prejudicado e não vai conseguindo trabalhar. A pessoa começa a perder a capacidade normal de locomoção, as ações do cérebro ficam mais lentas.

Ídolo do Corinthians, Sócrates, que também era médico, cansou de falar publicamente sobre o assunto. Porém, em uma entrevista ao programa "Mais Você", da TV Globo, na manhã do dia 26 de setembro de 2011, ele afirmou que isso não chegou a prejudicar sua carreira. O ex-jogador morreu no dia 4 de dezembro, vítima de infecção generalizada de origem intestinal.

Socrates (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Sócrates foi mais um craque vitimado pelo álcool
(Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)

- O uso do álcool não afetou a minha carreira. Até mesmo porque eu nunca tive uma estrutura física para jogar futebol. Se eu fosse um atleta de verdade, aí, sim, teria alguma limitação. Mas como eu já não tinha uma condição física, então não prejudicou muita coisa. Comportamentalmente o álcool é importante para mim, talvez pela minha timidez. O álcool era um companheiro para mim.

Jogadores internacionais também ficaram marcados pela doença. O argentino Ortega, por exemplo, revelou em 2008 ter problemas com álcool, que prejudicou sua carreira e a permanência no River Plate. Ele se aposentou no ano passado, aos 38 anos, quando atuava no modesto Defensores de Belgrano, da terceira divisão argentina. Na Inglaterra, o polêmico Paul Gascoigne chegou a dizer que tomou quatro garrafas de uísque por dia durante três meses para contrabalancear o efeito das drogas.

Ruy Castro lembra que o envolvimento com o álcool envolve forte componente social. O alcoólatra não é visto como uma pessoa doente. Isso distancia a possibilidade de tratamento.

- Até hoje, o alcoólatra é considerado um vagabundo, um sem-vergonha, não um doente. Ou seja, há um estigma moral. É por isso que as pessoas não se importam de se dizer cardíacas, diabéticas ou até cancerosas, mas, alcoólatras, jamais. Eu, que deixei de beber há 25 anos, sou o único alcoólatra que conheço e que se diz alcoólatra... Sim, porque, assim como na diabetes o diabético não deixa de ser diabético - apenas deixa de comer açúcar -, o alcoólatra também não passa a ser ex-alcoólatra porque deixou de beber. Ele apenas deixa de beber - conclui o escritor.



Pato se diz ansioso por estreia e elogia a Fiel: ‘A melhor do Brasil’

Alexandre Pato Gil Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Alexandre Pato, em treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

O atacante Alexandre Pato ainda não teve contato com os torcedores do Corinthians no Pacaembu, mas já sentiu o carinho de alguns fãs em entrevista concedida ao site oficial do clube. Com perguntas feitas pelos próprios corintianos, o principal reforço alvinegro para a temporada elogiou muito a Fiel e disse que o calor da torcida foi um dos motivos para ele ter escolhido o Timão.

– Estou muito feliz de ter voltado ao Brasil e por estar no Corinthians. Escolhi o clube pela estrutura, que é sensacional, e pela torcida, que é a melhor do Brasil – disse Pato.

O atacante vem treinando com bola e participou de alguns treinos técnicos comandados por Tite, sempre no time reserva. A comissão técnica não trabalha com uma data específica para a estreia de Pato, que se diz ansioso, mas também não impõe um dia certo para começar a jogar pelo Corinthians.

– Não quero fazer uma previsão. Estou trabalhando e melhorando a cada dia, saindo do treino satisfeito. Não vejo a hora de estrear, mas vamos por etapas. Estou feliz com o meu trabalho e, em breve, pretendo estar jogando – afirmou.

Durante a entrevista, Pato também mostrou conhecimento sobre alguns ídolos do Corinthians. Ele falou que sua principal inspiração é Ronaldo, claro, mas lembrou de outro jogador que fez história com a camisa 7 alvinegra – mesmo número que Alexandre Pato vai usar em 2013.

– Ronaldo Fenômeno (é um ídolo). E me lembro muito também do Marcelinho Carioca. Quero dar continuidade àquilo que ele fez com a camisa 7 e vou tentar ser um ídolo como ele – prometeu o atacante.

Pato vai custar cerca de R$ 40 milhões aos cofres corintianos, mas tem sido tratado como “mais um” dentro do CT Joaquim Grava. O jogador se adaptou rapidamente à rotina do clube e está morando no hotel construído dentro do centro de treinamento. Além dele, o Corinthians contratou o zagueiro Gil e o meia Renato Augusto.



Sem titulares, Romarinho treina faltas e mostra bom desempenho

Romarinho corinthians treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Romarinho: talento também para cobranças de
falta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Enquanto os titulares do Corinthians iniciam a pré-temporada no CT Joaquim Grava, um grupo treina há mais tempo e será responsável por começar a campanha do time no Campeonato Paulista. Enquanto Chicão e Douglas, cobradores de falta, não estão à disposição, o Timão terá outro bom nome para as bolas paradas a partir do jogo deste domingo contra o Paulista, às 17h (horário de Brasília), em Jundiaí. O atacante Romarinho tem treinado o fundamento durante a semana.

Nesta sexta-feira, por exemplo, ele ficou sozinho em um dos gramados do CT ao lado do goleiro Danilo Fernandes. Com uma barreira fixa na entrada da área, o atacante começou a praticar as cobranças e mostrou ótimo desempenho. Em dez cobranças, fez cinco gols e deu muito trabalho ao colega de elenco.

As batidas foram divididas em dois setores. Num primeiro momento, Romarinho cobrou as faltas pelo lado direito do ataque. Depois, foi para o lado esquerdo e manteve o bom aproveitamento.

Enquanto isso, os outros jogadores que devem enfrentar o Paulista ficaram treinando cruzamentos na área. A bola aérea é uma das preocupações de Tite para a estreia, já que é preciso driblar a falta de entrosamento do time que estará em campo no domingo.



Apresentado, Wallace se diz feliz em defender o Fla: "Uma equipe muito maior"

Wallace - Flamengo

Alexandre Vidal | Fla Imagem

Nesta sexta-feira, o Flamengo apresentou o zagueiro Wallace como o novo reforço da equipe para a temporada 2013. Contratado junto ao Corinthians, o jogador de 26 anos fica no clube carioca até o fim de 2016, e já deve disputar um lugar na equipe de Dorival Jr. No que depender do próprio atleta, as próximas temporadas devem ser muito felizes.

Acostumado a atuar pelos grandes do país, o atleta aceita a responsabilidade de defender as cores do Rubro-negro.

"Estou extremamente feliz de poder sair de um clube de massa, como o Corithians, para outro que é muito maior. Poder jogar nas duas maiores equipes do país é uma alegria", disse Wallace, fazendo alusão à sua ex-equipe.

"Não deve ser muito diferente do Corinthians. É caldeirão, pressão de todos os lados. Estou ciente da responsabilidade de vestir essa camisa e vou tentar de alguma forma me adaptar da maneira mais rápida possível."

"Sou um zagueiro que marca forte, tenho bom cabeceio. Mas pedir para que eu fale do meu próprio futebol é meio suspeito."

Wallace é mais uma das contratações pontuais do Fla, que pretende lançar os garotos das categorias de base ao invés de investir alto em futebol.

"A gente sabe que o Flamengo está se reorganizando. Tem garotos e tem outros mais veteranos. Temos isso para dar essa sustentação. Chego ao clube para de alguma forma tentar ajudar, dentro e fora de campo", concluiu.

Informações do ESPN e do Gazeta Esportiva.