segunda-feira, 4 de março de 2013

Julgamento do Timão no Comitê da Conmebol será na quarta-feira

O Corinthians saberá na quarta-feira se poderá voltar a contar com a presença de seu torcedor nos jogos em casa da Libertadores da América. Caio Cesar Vieira da Rocha, presidente do Comitê Disciplinar da Conmebol, confirmou, em entrevista à Rádio Bradesco Esportes FM, que o julgamento do recurso do Timão será nesta quarta, às 16h. Através de uma medida cautelar, o clube foi punido pela morte do torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, durante o jogo contra o San José, em Oruro, no último dia 20.

- Ainda não fomos notificados, mas, extraoficialmente, é o que já vinha sendo dito nos bastidores, de que o julgamento seria na quarta-feira - disse o diretor jurídico do Corinthians, Luiz Alberto Bussab.

Segundo ele, a defesa do Timão foi enviada na quinta-feira. Os membros do Comitê Disciplinar irão analisar os argumentos do Corinthians antes de decidir se mantêm ou não a punição que proíbe o clube de ter torcida em seus jogos como mandante.

Pacaembu, Corinthians x Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)Pacaembu vazio, no jogo entre Corinthians e Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)

Na semana passada, o Timão, já cumprindo a punição, enfrentou o Millonarios, da Colômbia, com portões fechados no Pacaembu - exceção feita a quatro torcedores, que entraram no estádio amparados por uma liminar obtida na Justiça horas antes da partida. O Corinthians está confiante de que não receberá uma nova punição por conta da atitude desses quatro torcedores.

- Confiamos no nosso departamento jurídico - disse o diretor adjunto de futebol, Duílio Monteiro Alves.

A delegação corintiana está em Tijuana, no México. Na quarta-feira o Timão enfrenta a equipe local, que lidera o Grupo 5 da Libertadores com seis pontos. O Corinthians vem em segundo, com quatro.



Tite comanda treino em grama sintética; titulares relaxam na piscina

O técnico Tite comandou o primeiro treino do Corinthians no México nesta segunda-feira. A atividade, que durou cerca de uma hora e meia, só contou com os reservas e atletas que não atuaram no empate sem gols com o Santos, no último domingo, como Fábio Santos, Jorge Henrique e Alessandro. Douglas, que entrou no segundo tempo, também treinou. O Timão encara o Tijuana nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), pela fase de grupos da Libertadores.

O grupo trabalhou em um centro esportivo com grama sintética, a mesma usada no estádio Caliente, palco da partida desta quarta. A atividade começou às 20h30 (horário local, 15h30 de Brasília). Enquanto isso, os titulares fizeram um trabalho de relaxamento na piscina do hotel, sob a supervisão do fisioterapeuta Bruno Mazziotti. O grupo todo treinará nesta terça-feira no estádio Caliente.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Contra sósia de Neymar, Gil quer brilhar como no duelo com o ‘original’

Gil, zagueiro do Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)Gil, zagueiro do Corinthians, no hotel da equipe em
Tijuana, no México (Foto: Diego Ribeiro)

O zagueiro Gil vai enfrentar nesta quarta-feira um atacante rápido, de dribles insinuantes, esguio e com um moicano diferente, com estilo próprio. Diante do Tijuana, no México, às 22h (horário de Brasília), o corintiano vai encontrar figura semelhante àquela do clássico de domingo contra o Santos, no 0 a 0 do Morumbi. Após anular Neymar no Campeonato Paulista, Gil quer fazer o mesmo com o equatoriano Fidel Martínez, um dos principais nomes da equipe mexicana nessa Taça Libertadores.

Aos 23 anos, Martinez virou sensação no Tijuana graças ao estilo irreverente que lembra muito o de Neymar. Ele deu um cartão de visitas na vitória por 4 a 0 sobre o San José, semana passada, no México, quando marcou um gol, deu uma assistência e foi eleito o melhor em campo. Nada que Gil não tenha estudado.

– Já o vi jogar nessa Libertadores, também foi passado algo sobre ele pela comissão técnica. Vi um jogo do Tijuana pela televisão em que ele foi muito bem, e agora vou buscar ainda mais informações. Estou concentrado para fazer o mesmo que fiz no domingo – avisou Gil.

Se repetir o que fez contra Neymar, seus companheiros já estarão felizes. Em uma atuação segura, o zagueiro antecipou quase todos os lances diante do rival e mostrou que é cada vez mais candidato a se manter entre os titulares – mesmo com a iminente volta de Chicão, recuperado de uma artroscopia no joelho.

– Não fui só eu quem marquei bem o Neymar, foram os companheiros. O professor pediu para fazermos algumas coisas e conseguimos cumprir. Estamos de parabéns pelo que produzimos no clássico. O Chicão está voltando, mas estou pegando meu ritmo e espero mantê-lo assim – disse o zagueiro.

Lewis Ochoa e Edgar Fidel Martinez, Millonarios x Tijuana (Foto: Reuters)Fidel Martinez, com moicano diferente, em ação contra o Millonarios (Foto: Reuters)

Já concentrado com o elenco em Tijuana, o técnico Tite vai mostrar mais detalhes da equipe mexicana nas palestras e treinos que vai comandar até o confronto de quarta-feira. O jogo é fundamental para o Corinthians definir suas pretensões no Grupo 5 da Taça Libertadores. Os “Xolos” estão com seis pontos somados em dois jogos, enquanto o Timão tem quatro e ocupa a vice-liderança da chave.



Após maratona de 17 horas, Timão dribla cansaço na chegada a Tijuana

Douglas Corinthians Tijuana (Foto: Diego Ribeiro)Jogadores chegam a Tijuana (Foto: Diego Ribeiro)

Após cerca de 17 horas entre duas viagens e uma conexão cansativa, a delegação do Corinthians chegou a Tijuana, no México, no fim da tarde desta segunda-feira, às 16h (horário de Brasília, 11h no horário local). Mesmo com aparência cansada após tanto tempo de viagem desde São Paulo, os jogadores disseram que a fadiga não vai atrapalhar os treinamentos na cidade. O Timão enfrenta o Tijuana na quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Estádio Caliente.

O goleiro Cássio, por exemplo, afirmou que mal sentiu os efeitos da viagem. Foram nove horas de São Paulo até a Cidade do México, quatro de espera, e outras quatro da capital mexicana até Tijuana.

- Mal fiquei cansado, dormi bastante na primeira parte da viagem, então é tranquilo. Vamos passar por cima disso e treinar bem para fazer um bom jogo na quarta-feira – disse o goleiro.
 

Tite desembarque Tijuana Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)Tite espera bagaem no aeroporto em Tijuana
(Foto: Diego Ribeiro)

Durante o voo, a maioria dos jogadores preferiu descansar – principalmente na primeira “perna”, até a Cidade do México. Na segunda parte, já ansiosos, muitos perguntavam a todo momento quanto tempo faltava para chegar à cidade da partida. Alguns funcionários até brincaram e compararam o momento com o da viagem ao Japão, para o Mundial de Clubes. No desembarque, não houve qualquer assédio de fãs.

Após a chegada ao hotel, há pouco tempo para o descanso, pelo menos para os reservas. A partir das 17h (22h no horário de Brasília), quem não enfrentou o Santos no domingo faz um leve treino regenerativo em um campo de grama sintética próximo ao Estádio Caliente – que tem o mesmo tipo de gramado.

Além do treino de segunda, o Corinthians faz outra atividade nesta terça, no mesmo horário, quando Tite vai definir a equipe que enfrenta o Tijuana. A tendência é que ele faça apenas duas mudanças em relação ao empate sem gols com o Santos: os retornos dos laterais Alessandro e Fábio Santos nas vagas de Edenílson e Igor.



Corinthians chega a Tijuana após longa maratona de viagem

04/03/2013 19:02:00

Mesmo com 17 horas de viagem, o time do técnico Tite fará dois treinos para duelo contra os donos da casa pela Libertadores

Na tarde desta segunda-feira, o Corinthians chegou a Tijuana-MEX para enfrentar os donos da casa pela Libertadores da América. Mesmo após maratona de 17 horas de viagem, os jogadores garantem que o cansaço não vai tomar conta da equipe.

Mesmo com nove horas de São Paulo até a Cidade do México, quatro de espera, e outras quatro da capital mexicana até Tijuana, o goleiro Cássio afirmou que não ficou cansado.

"Mal fiquei cansado, dormi bastante na primeira parte da viagem, então é tranquilo. Vamos passar por cima disso e treinar bem para fazer um bom jogo na quarta-feira", disse o goleiro em matéria publicada pelo Globoesporte.com.

O Corinthians ainda treina nesta segunda e fará outra atividade na terça. A partir daí, Tite definirá qual equipe enfrenta o Tijuana.

O duelo acontece nesta quarta-feira no México, às 22h (horário de Brasília). Goal.com transmite em tempo real.



Zagueiro do Corinthians emprestado ao Oeste é sondado pelo United

Antonio Carlos Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Antonio Carlos pode partir para o United
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Sem chances no elenco campeão mundial, o defensor Antonio Carlos foi emprestado pelo Corinthians, no início de fevereiro, ao Oeste, que disputa o Campeonato Paulista e jogará a Série B do Campeonato Brasileiro no segundo semestre.

O jogador, porém, despertou a atenção do Manchester United, de acordo com matéria publicada no jornal inglês The Sunday People. A sondagem foi confirmada pelo diretor de futebol do clube do interior paulista, Mauro Guerra, que prefere não interferir nas negociações entre o Timão e o time inglês.

– O atleta tem contrato conosco até o fim da Série B, mas ainda é do Corinthians. Então, o Corinthians é absoluto nas negociações. A hora em que a diretoria do alvinegro quiser o jogador de volta, ele terá que retornar a São Paulo, seja para jogar no próprio Corinthians ou para ser negociado com outro clube – afirmou o dirigente.

Antonio Carlos foi responsável pela histórica virada do Timão sobre o Fluminense na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012. O zagueiro fez os dois gols da equipe alvinegra, aos 24 e aos 44 minutos do segundo tempo, na vitória por 2 a 1 sobre o time carioca. Foi o oitavo título do Corinthians na competição.

Futebol é dinâmico. Um dia o jogador está jogando em Itápolis e, no outro, está em Manchester"

Mauro Guerra, diretor do Oeste

O dirigente do Oeste também fez uma avaliação do atleta, que disputou apenas duas partidas pelo clube neste Estadual, até o momento.

– Se depender da gente, ele fica até o fim do contrato. Mas, por outro lado, vai ser bom ver um jogador nosso vestindo a camisa de um clube tão grande como o United – disse Mauro Guerra.

– Não vejo surpresa no interesse deles, já que hoje o futebol é dinâmico. Um dia o jogador está jogando em Itápolis e, no outro, está em Manchester. Enquanto não acontece nada, a gente vai dando ritmo de jogo e tentando aproveitá-lo aqui – emendou.

Ainda de acordo com o jornal inglês, os contatos estão sendo feitos entre a diretoria do Manchester United e o gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, que foi lembrado como ex-atleta do Arsenal, rival histórico dos Red Devils.



Timão x Peixe: duelo centenário pode ter taça decidida no par ou ímpar

O clássico entre Santos e Corinthians completará 100 anos de história no dia 22 de junho de 2013. Para comemorar a data centenária, os rivais alvinegros disputarão uma taça especial no Campeonato Brasileiro. O time que fizer mais pontos nos dois jogos da competição nacional leva o troféu.

O detalhe curioso é que, em caso de empate em todos os critérios, o campeão pode ser decidido até em uma disputa de par ou ímpar, de acordo com informações do site oficial do Peixe. Isso só ocorrerá se a igualdade persistir nos pontos, nos gols fora de casa e no menor número de cartões, primeiros recursos para decidir o vencedor. 

No último domingo, Santos e Corinthians ficaram no empate sem gols, no Morumbi, pela décima rodada do Paulistão. O primeiro duelo entre os rivais aconteceu no dia 22 de junho de 1913, no Palestra Itália, pelo estadual, com vitória do Peixe por 6 a 3.

Marcos Assunção arrisca falta Santos x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Lance do jogo entre Santos e Corinthians, no último domingo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



Corinthians x Ituano: ingressos já estão à venda pela internet

Os ingressos para o duelo do Corinthians contra o Ituano, sábado, às 18h30, no estádio do Pacaembu, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, já estão à venda na internet. O Timão é o oitavo colocado, com 15 pontos.

Aqueles interessados em adquirir entrada para a partida, sejam sócios ou não do programa Fiel Torcedor, precisam entrar no site www.fieltorcedor.com.br/ingressos até quarta-feira, dia 6, às 23h59. Confira os preços abaixo:

Tobogã: R$ 40,00
Cadeira Laranja: R$ 70,00
Numerada: R$ 100,00
Área VIP: R$ 180,00



Neymar cai duas vezes em clássico, leva cartão e Troféu Alberto Roberto

No clássico entre Santos e Corinthians, no Morumbi, Neymar arrancou dusa vezes, uma em cada tempo, diante do zagueiro Gil. Em ambas, o atacante do Peixe preferiu cair na grande área, pedindo pênalti. Acabou punido pelo árbitro Guilherme Ceretta de Lima com o cartão amarelo e, de quebra, levou o primeiro Troféu Alberto Roberto, do de 2013.

A primeira jogada aconteceu aos 35 minutos do primeiro tempo, em arrancada pelo lado esquerdo da grande área. A segunda jogada, praticamente igual, foi aos 8 minutos da etapa final. Para o comentarista Lédio Carmona, do SporTV, Neymar erra, e feio, ao forçar as jogadas.

- O Neymar não pode fazer isso. Isso depõe contra ele, ele não é um jogador comum. O Neymar vai jogar Liga dos Campeões, Copa do Mundo. Se ele fizer isso, vai levar amarelo, ser expulso. Não é possível que o Neymar não aprenda - disse o comentarista.

Neymar recebe cartão amarelo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar recebe cartão amarelo do árbitro, após simulação (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Para o repórter Carlos Eduardo Mansur, de "O Globo", Neymar poderia ter concluído as jogadas, mas, no geral, os árbitros recompensam as simulações.

- Nos dois lances, ele tinha controle total da bola e preferiu cair. Porque o jogador brasileiro é educado a se jogar. Uma vez, eu entrevistei o Carlos Alberto, do Vasco, e ele admitiu que os jogadores se atiram, mas porque os árbitros marcam. Os jogadores caem porque costuma dar resultado.

Por causa da simulação, Neymar está suspenso na próxima partida do Santos pelo Campeonato Paulista, contra o Atlético Sorocaba, no domingo, em Sorocaba.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Após apelação, defesa de corintianos presos diz: 'Chances são pequenas'

As chances de os 12 corintianos presos na Bolívia pela morte do garoto Kevin Beltran Espada, de 14 anos, serem liberados nesta semana, após resposta da Justiça à apelação feita pela defesa são muito pequenas. Pessimista, o advogado Miguel Blancourt espera uma decisão quarta ou quinta-feira.

- A informação que tenho é que a apelação foi nesta segunda-feira para o Tribunal Superior. Mas com essa apelação vejo poucas possibilidades de os torcedores serem liberados. Sinceramente, eu acho que as chances são muito pequenas – disse o advogado boliviano responsável pela defesa dos corintianos.

corinthians torcedores presos bolivia (Foto: Diego Ribeiro)Torcedores do Corinthians estão presos desde o último dia 20 de fevereiro (Foto: Diego Ribeiro)

Esses 12 torcedores estão presos desde o último dia 20 de fevereiro, quando Kevin morreu após ser atingido por um sinalizador disparado pela torcida corintiana, no empate por 1 a 1 do Timão com o San José, no estádio Jesus Bermudez, em Oruro, na primeira rodada do Grupo 5 da Libertadores da América.

A realidade é que é muito difícil a justiça boliviana aceitar a liberação dos torcedores"

Miguel Blancourt, advogado

Dias depois da prisão dos torcedores, o menor H. A. M., de 17 anos, membro da Gaviões da Fiel, compareceu à Vara da Infância e da Juventude, em Guarulhos, para confessar que tinha sido ele o autor do disparo de sinalizador que atingiu Kevin. Ele estava na caravana corintiana à Bolívia, mas preferiu depor no Brasil.

Com a confissão do adolescente, a defesa da Gaviões da Fiel esperava conseguir a liberação dos corintianos em Oruro. Mas como o processo tramita na justiça boliviana, há certa burocracia para o envio da confissão do garoto. É um processo demorado, porque envolve muita gente.

- Estamos tentando de todas as maneiras acelerar a chegada desse depoimento na Bolívia. Acreditamos que com esse documento nossas chances de liberar os 12 corintianos aumentam, mas não posso garantir nada. A realidade é que é muito difícil a justiça boliviana aceitar – acrescentou Blancourt.

Na apelação, a defesa dos corintianos presos na Bolívia contesta alguns pontos do inquérito e tenta, ao menos, que eles respondam ao processo em liberdade. Há três cenários: ficar em prisão domiciliar em Oruro, responder livre sem poder sair da Bolívia ou voltar ao Brasil e se apresentar sempre que solicitado pelos bolivianos.



Renato Augusto conquista Tite no Timão: 'Não precisa botar fogo nele'

A oportunidade caiu no colo de Renato Augusto. E ele aproveitou muito bem. Um dos principais reforços do Corinthians para esta temporada, o meia é titular desde o empate com o Bragantino, no último dia 24, por conta da lesão muscular de Jorge Henrique. Com atuações de destaque, ele caminha para ficar com a vaga definitiva.

Renato Augusto no jogo do Corinthians e Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Renato Augusto se destacou no clássico contra o Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Pelo menos é o que o técnico Tite deixa transparecer em seu discurso. Depois do empate por 0 a 0 com o Santos, no Morumbi, pela décima rodada do Campeonato Paulista, o treinador elogiou a postura de Renato Augusto. Principalmente por ter o estilo que o comandante gosta, por ser pilhado e competitivo.

- Eu costumo dizer que o Renato é assim... acelerado, competitivo. Você não precisa botar fogo nele. Às vezes, é até preciso deixar um livro de concentração para ele, porque quando perde alguma chance já fica nervoso. Mas é normal que erros aconteçam e ele daqui a pouco vai pegar ainda mais ritmo - avaliou Tite.

Renato Augusto também está empolgado com seu rendimento nas últimas partidas como titular (contra Bragantino, empate por 2 a 2, Millonarios, vitória por 2 a 0, e Santos, igualdade sem gols). Segundo ele, a tendência daqui para frente é evoluir ainda mais é brigar seriamente para manter a titularidade.

- Estava havia muito tempo sem uma sequência de jogos. Agora, entrei em alguns e tive a oportunidade de sair jogando. Está sendo bom. Acredito que daqui para frente a tendência é evoluir - declarou o meia corintiano.

É bem provável que Renato Augusto seja mais uma vez titular do Corinthians na próxima quarta-feira, contra o Tijuana, no México, pela Libertadores da América.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Punido com a reserva, Sheik avisa: 'Eu quero o meu lugar de volta'

Sheik Emerson Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Sheik não viajou com o time para o México
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

De herói a reserva. Autor dos dois gols na vitória sobre o Boca Juniors na final da Libertadores da América do ano passado, Emerson Sheik está em baixa nesta temporada. Sacado do time titular como punição por dois atrasos consecutivos na semana, o atacante avisa que respeita a decisão de Tite, mas que vai brigar para voltar à equipe.

- Habitualmente temos respeito um pelo outro. Com o treinador, com os companheiros, com os funcionários... Respeito a decisão, mas eu quero o meu lugar de volta. E vou brigar por ele - declarou o atacante depois do empate por 0 a 0 com o Santos, domingo, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista.

Sheik justificou recentemente que o motivo dos atrasos que o mandaram para a reserva foi um problema com a babá que cuida dos seus filhos quando eles estão em São Paulo - os dois vivem com a mãe, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a funcionária faltou ao serviço e o atacante não tinha com quem deixar as crianças.

No mesmo dia do segundo atraso, Emerson Sheik recebeu outra notícia ruim: o Ministério Público Federal o denunciou por contrabando. O atacante é investigado pela compra de dois carros importados, segundo o MPF, por preço abaixo de mercado. O jogador afirma "não ser bandido" e deixa o caso nas mãos dos seus advogados.

Ainda sobre ser reserva de Alexandre Pato, principal contratação do Corinthians para a temporada, Sheik reforçou que não está satisfeito.

- Respeito a opção. No contrato não diz que eu vou ser titular em todos os jogos. Se eu estou satisfeito? Lógico que não. Quero jogar - finalizou.

Por conta de um tratamento no joelho direito, Emerson não viajou com o grupo corintiano para o México, onde o Timão encara o Tijuana, quarta-feira, às 22h, pela terceira rodada do Grupo 5 da Taça Libertadores da América.



Sheik não viaja com elenco corintiano para o México

03/03/2013 20:07:00

Atacante, barrado do time titular, vai ficar em São Paulo fazendo tratamento no joelho

O atacante Emerson Sheik vai fazer um tratamento no joelho no CT Joaquim Grava e não viaja com o elenco corintiano para o México, onde o atual campeão da Libertadores enfrenta o Tijuana, quarta-feira, pelo torneio continental.

O camisa 11 foi barrado do time titular devido aos atrasos nos treinamentos, mas segundo a assessoria de imprensa do clube paulista, a ausência do atacante no jogo contra a equipe mexicana já estava programada pelo departamento médico do clube. Sheik tem chances de voltar contra o Ituano, no sábado, pelo Campeonato Paulista.