segunda-feira, 11 de março de 2013

De olho no Tijuana, Corinthians dedica parte do treino ao jogo aéreo

Chicão treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Chicão cobrou faltas e escanteios em atividade
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O treino dedicado exclusivamente aos titulares do Corinthians, na segunda metade da atividade desta segunda-feira, foi bastante específico. Em vez de mesclar diversos fundamentos, como costuma fazer, o técnico Tite fez com que seus principais jogadores treinassem apenas a bola aérea ofensiva. Posicionou atacantes e zagueiros na grande área e os testou em diversos tipos de cruzamento.

Chicão, que fez sua estreia na temporada na vitória por 3 a 2 sobre o Ituano, no último sábado, foi o responsável pelas cobranças de falta e escanteio. Como Paulo André fez trabalho específico, isoladamente, por conta de um problema no punho e nos dedos da mão esquerda, Gil foi o defensor responsável pelos cabeceios. O aproveitamento da equipe neste tipo de jogada foi satisfatório.

Questionado sobre o motivo de ter insistido tanto no jogo aéreo ofensivo, o técnico Tite se esquivou. Bem humorado, o treinador fez mistério sobre a possível arma a ser utilizada no confronto com o Tijuana, do México, na próxima quarta-feira, no estádio do Pacaembu. Para preservar o sigilo da equipe, a imprensa já havia sido proibida de gravar imagens nessa parte da atividade.

– Acabou por aí. Sem mais informações. É melhor isso do que ficar enrolando, né? – afirmou o técnico, entre risos.

Forte no setor ofensivo, caracterizado pela agilidade de Fidel Martinez e Duvier Riascos, o Tijuana venceu os três jogos que disputou na Libertadores até aqui, mas apresentou pequenas falhas defensivas. Principalmente na estreia – vitória por 1 a 0 sobre o Millonarios, em Bogotá – a equipe mexicana se atrapalhou no posicionamento defensivo, fato que reforça a importância das bolas aéreas para o Corinthians na próxima quarta-feira.

Tite negou que a derrota para o Tijuana tenha ficado “engasgada”, principalmente pelo fato de ter encerrado uma série de 16 jogos de invencibilidade do Timão na Libertadores. Porém, volta a citar o erro do árbitro, que não marcou impedimento no lance do gol da vitória dos mexicanos, isentando o adversário de culpa.

– Não estou engasgado. O Tijuana não foi culpado pela arbitragem ter errado no gol. Eu vou fazer o quê? Temos de ser coerentes. Eles não têm nada a ver com isso – resumiu.

Segundo colocado do Grupo 5 da competição continental, com quatro pontos ganhos, o Corinthians não alcançará o Tijuana – com nove – mesmo que vença nesta quarta-feira. Por outro lado, o triunfo é essencial, já que o Millonarios, terceiro colocado, está a apenas um ponto do Timão e enfrenta o lanterna San José, da Bolívia.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Justiça nega recurso da Caixa, e patrocínio ao Timão segue suspenso

corinthians caixa danilo zizao romarinho (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)Atletas do Timão, no dia do anúncio do acordo com
a Caixa (Foto: Daniel Augusto Jr./ Ag. Corinthians)

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) do Rio Grande do Sul negou, neste fim de semana, recurso da Caixa Econômica Federal e manteve suspenso o contrato de patrocínio do banco ao Corinthians. A decisão liminar foi do desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior e tem validade até o julgamento do mérito pela 4ª Turma da corte, ainda sem data para ocorrer. Até lá, o Timão pode continuar a jogar com o logotipo da Caixa, mas o pagamento do patrocínio segue suspenso. A diretoria do Corinthians ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Foi baseado numa ação popular, ajuizada pelo advogado gaúcho Antônio Beiriz, que o Juiz Altair Antonio Gregório, da 6ª Vara do Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul, determinou, por meio de uma liminar, no último dia 28, a suspensão do pagamento do patrocínio da Caixa Econômica Federal ao Corinthians. Segundo Beiriz, a Caixa, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, estaria gastando com publicidade inócua e destituída de caráter informativo, em desacordo com o art. 37 da Constituição Federal.

Para o desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, a Caixa não poderia eleger um clube específico para patrocinar. Segundo o desembargador, “existiam outros meios menos arriscados de patrocínio esportivo pela Caixa que não afrontassem tanto o princípio da impessoalidade, como prometer R$ 31 milhões apenas para o clube de futebol profissional mais rico do Brasil”.

Ainda de acordo com o desembargador, outros clubes que não receberam “tão generoso” patrocínio acabarão prejudicados pelo desequilíbrio que provoca a intervenção da empresa pública federal no mercado de publicidade futebolística, “já que os R$ 31 milhões irrigarão apenas os cofres do Corinthians, e não alcançarão os demais times”.

O magistrado afirmou ainda que, mesmo que considerasse todos os documentos, pareceres e atos administrativos pré-contratuais anexados pela Caixa no recurso interposto, eles não serviriam para justificar a contratação.

- Muito ainda parece estar faltando para justificar as razões pelas quais a Caixa escolheu tornar-se o principal patrocinador do Corinthians, deixando de realizar uma análise profunda que levasse em conta todos os riscos, condições adversas e alternativas disponíveis - declarou Leal Júnior, de acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Quanto ao argumento da Caixa de que seria inconcebível que dentre todas as instituições financeiras apenas ela não pudesse utilizar essa forma de investimento em marketing, assim se manifestou o desembargador:

- As demais instituições bancárias também poderiam dizer que é inconcebível que somente a Caixa receba os depósitos judiciais ou que somente a Caixa receba os depósitos de FGTS ou que somente a Caixa atue com penhor civil, etc. A Caixa é empresa pública federal e se submete ao artigo 37 da Constituição (que estabelece princípios e regras norteadoras das escolhas do gestor público), enquanto outros bancos comerciais são empresas privadas com patrimônio privado, o que é suficiente para discriminar o tratamento entre ambas, nos termos do artigo 173 da Constituição.



Sem mistérios, Tite repete escalação contra o Tijuana; Sheik é banco

Sem mistérios, o técnico corintiano Tite anunciou, nesta segunda-feira, que escalará contra o Tijuana, quarta-feira, no Pacaembu, a mesma equipe que perdeu para o time mexicano na semana passada. No entender do treinador, apesar da derrota no México, o Timão mostrou bom desempenho e tem condições de vencer o jogo de volta.

Com isso, Emerson Sheik permanece fora do time - recuperado de lesão, ele atuou contra o Ituano pelo Paulistão, sábado, mas, após perder mais um pênalti, admitiu estar em má fase e ficará no banco contra o Tijuana. Alexandre Pato e Guerrero formarão novamente o ataque titular.

A única dúvida do técnico Tite é o zagueiro Paulo André. O jogador está com problema no punho e nos dedos da mão esquerda, e fez um trabalho à parte nesta segunda-feira. Se não puder atuar, entra Chicão.

O time provável para quarta-feira é Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André (Chicão) e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Renato Augusto e Danilo; Alexandre Pato e Guerrero.

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite, em treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)



Convocado, Zizao agradece ao Corinthians: 'Quero ficar aqui'

Zizao comemora vaga na seleção chinesa (Foto: Rodrigo Faber)Zizao é convocado para defender a China
(Foto: Rodrigo Faber)

O chinês Zizao viveu um dia dos dias mais felizes de sua carreira nesta segunda-feira. Mesmo sem chances no Corinthians, o atacante acabou convocado para o duelo contra o Iraque, marcado para o dia 23 de março e válido pelas Eliminatórias da Copa da Ásia de 2015. Satisfeito, o jogador agradeceu aos seus companheiros de elenco, ao técnico Tite e ao clube em geral pela visibilidade, mesmo atuando em pouquíssimos jogos.

–    Fiquei um pouquinho surpreso. Estou muito feliz por poder jogar pelo meu país. Obrigado ao Corinthians, ao técnico, aos jogadores e a todo mundo do clube – comentou, em rápida entrevista no CT Joaquim Grava.

Titular nas três primeiras rodadas do Campeonato Paulista deste ano, Zizao atuou no empate por 1 a 1 com o Paulista de Jundiaí, na derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta e na vitória por 1 a 0 sobre o Mirassol. Mesmo relacionado para alguns jogos na sequência, o jogador acabou cortado do banco de reservas em todas as oportunidades.

Desde sua estreia, na derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, Zizao ganhou a empatia da torcida do Corinthians. Pivô de uma estratégia de marketing montada para popularizar o nome do clube na China e no continente asiático como um todo, o atacante acabou tendo poucas chances devido à forte concorrência no setor ofensivo.

Pais de Zizao assistem ao treino do Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Pais de Zizao assistem ao treino do Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)

Nesta segunda-feira, a mãe (figura constante no CT Joaquim Grava) e o pai do jogador acompanharam o treinamento alvinegro de perto. Zizao disse já ter conversado com ambos, que ficaram orgulhosos pela primeira convocação da carreira do filho, atualmente com 24 anos. Aliás, o chamado do técnico espanhol José Antonio Camacho foi um presente antecipado, já que o chinês completa seu 25º aniversário no próximo dia 14.

– Eles disseram para eu ir lá e jogar bem – completou, sorrindo, ainda com português discreto.

O discurso da diretoria, sustentado pelo gerente de futebol Edu Gaspar, é de que Zizao cumprirá seu contrato integralmente. O compromisso se estende até o fim deste ano. Apesar das poucas chances em campo, o atacante assegurou que pretende permanecer no clube e que já está bem adaptado ao Brasil.

– Quero ficar aqui no Brasil, no Corinthians – finalizou.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Caso Kevin: defesa pede saída de promotora; julgamento será na terça

corinthians torcedores presos bolivia (Foto: Diego Ribeiro)Corintianos presos esperam responder em liberdade
(Foto: Diego Ribeiro)

A terça-feira será um dia decisivo para os 12 corintianos presos em Oruro, na Bolívia, saberem se vão continuar na penitenciária ou se poderão responder em liberdade à acusação de homicídio do garoto Kevin Espada, de 14 anos, no jogo entre San José e Corinthians. A audiência que vai julgar a apelação da prisão preventiva dos torcedores vai ocorrer nesta terça-feira, às 10h30m (horário de Brasília), se nenhum imprevisto ocorrer.

Com a defesa pronta e o pedido de apelação entregue, o advogado que cuida dos interesses dos brasileiros, Miguel Blancourt, tomou nova atitude no fim da semana passada: pediu o afastamento da fiscal de investigação Abigail Saba, responsável pela acusação aos 12 torcedores.

A alegação do advogado é de que ela tem falhado em pontos simples do processo. A apelação entregue à Corte Superior de Justiça de Oruro destacava cinco pontos considerados equivocados do inquérito assinado por Abigail. Agora, o fato de ela ter faltado à audiência que julgaria a apelação na sexta-feira deu novo motivo para o pedido de afastamento.

- Ela faltou à audiência só porque era Dia da Mulher. É um dia importante, claro, mas não é feriado e não havia motivo para ela pedir licença. Uma série de razões nos levou a esse pedido - afirmou Blancourt, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Abigail Saba, Ministério público da Bolívia (Foto: Diego Ribeiro)Abigail Saba não viu o material do Fantástico
(Foto: Diego Ribeiro)

Em caso de aceitação do pedido, o Ministério Público teria de indicar outro promotor para conduzir o caso. Isso, porém, não afeta o julgamento marcado para esta terça. Quem vai analisar a apelação é a juíza Virginia Colque, apesar de a prisão preventiva ter sido decretada por outro juiz, Julio Huarachi Pozo. Abigail Saba afirmou que, desta vez, estará presente na Corte Superior de Justiça.

- Eu estarei lá, como manda a regra. E repudio todas as alegações da defesa, tenho certeza de que continuarei no caso, já que estou investigando tudo a fundo. Não vejo motivos para um afastamento – disparou a promotora.

Abigail diz não ter tomado conhecimento dos novos fatos veiculados pelo programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo. De acordo com peritos ouvidos pela reportagem, o menor H.A.M, de 17 anos, foi, com certeza, quem soltou o sinalizador que vitimou Kevin Espada. E outro torcedor da Gaviões da Fiel ajudou o garoto – o menor se entregou na Vara da Infância e Juventude de Guarulhos há cerca de dez dias.

- Ainda não vi esse material, mas o que posso dizer é que não há sustentação suficiente para mudar nossa linha de investigação. Os 12 que estão aqui participaram de alguma forma, digo isso desde que o garoto se entregou no Brasil. A possível comprovação ainda faria esses outros responderem como cúmplices - explicou Abigail Saba.

A defesa mantém a esperança (ainda que pequena) de que os 12 sejam liberados nesta terça. Enquanto isso, em São Paulo, torcedores organizados da Gaviões da Fiel organizam nova manifestação em frente à sede do Consulado da Bolívia em São Paulo, na região da Avenida Paulista. O protesto que defende a inocência dos 12 presos está marcado para começar às 11h, quase no mesmo horário da audiência em Oruro.



Definidos árbitros da 4ª rodada para Grêmio, Timão, Galo e São Paulo

A Conmebol divulgou a escala de arbitragem para os jogos da quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. Quatro brasileiros estão nessa disputa.

O primeiro time a entrar em campo nesta semana é o Grêmio, que enfrenta o Caracas no Olimpico de la UCV, na terça-feira, dia 12, com o comando de um trio boliviano: Oscar Maldonado será o árbitro, auxiliado por Efrain Castro e Arol Valda.

Já o Corinthians joga em casa contra o Tijuana, no dia seguinte, com a supervisão de Enrique Osses, auxiliado por Francisco Mondria e Carlos Astroza, trio chileno. No mesmo dia, o Atlético-MG enfrenta o The Strongest no estádio Hernando Siles. A arbitragem fica por conta dos paraguaios Julio Quintana, Carlos Caceres e Eduardo Cardozo.

Na quinta-feira, em Buenos Aires, o São Paulo mede forças contra o Arsenal pelo Grupo 3. O último confronto brasileiro da rodada será comandado por Omar Ponce e auxiliado por Luis Alvarado e Byron Romero, trio equatoriano.

Confira todos os confrontos e a arbitragem:

12/03 - Vélez Sarsfield (ARG) x Peñarol (URU) - Leandro Vuaden (BRA)
12/03 - Caracas (VEN) x Grêmio (BRA) - Oscar Maldonado (BOL)
12/03 - Universidad de Chile (CHI) x Newell's Old Boys (ARG) - Wilmar Roldan (COL)
12/03 - Sporting Cristal (PER) x Libertad (PAR) - Roberto Silveira (URU)
13/03 - Barcelona (EQU) x Toluca (MEX) - Enrique Caceres (PAR)
13/03 - Deportivo Lara (VEN) x Olimpia (PAR) - Roberto Garcia (MEX)
13/03 - Corinthians (BRA) x Tijuana (MEX) - Enrique Osses (CHI)
13/03 - The Strongest (BOL) x Atlético-MG (BRA) - Julio Quintana (PAR)
14/03 - Nacional (URU) x Boca Juniors (ARG) - Paulo C. Oliveira (BRA)
14/03 - San José Oruro (BOL) x Millionários (COL) - Patricio Loustau (ARG)
14/03 - Arsenal (ARG) x São Paulo (BRA) - Omar Ponce (EQU)



Perito afirma que menor que disparou sinalizador teve ajuda de outro torcedor

11/03/2013 13:10:00

Segundo Nelson Massini, é possível observar outra pessoa auxiliando o menor em vídeo do momento do disparo

O perito Nelson Massini, professor de medicina legal da UFRJ, afirmou que o menor corintiano que confessou ter disparado o sinalizador que acabou matando o boliviano Kevin Espada durante a partida contra o San José, pela Libertadores, em Oruro, teve a ajuda de um outro torcedor que estava na arquibancada.

"Isso que é importante, que alguém estava realmente ali e deve ser investigado", disse o perito em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo. Massini também acredita que o menor é realmente o autor do disparo. "Ele tem um rosto fácil de ser identificado. O pescoço. A gente pode notar as orelhas salientes, em abano. É ele mesmo, sem dúvida nenhuma", afirmou.

Em nota, o advogado Ricardo Cabral, que além de defender o jovem também trabalha para a Gaviões da Fiel, confirmou que o torcedor apontado pelo perito é Cristiano Rocha de Miranda, o Magrão. Ele teria dado ao menor a mochila com o sinalizador. Segundo Cabral, Cristiano, que está no Brasil, não conhecia o autor do disparo e nem sabia o conteúdo da bagagem.

Thales Cezar de Oliveira, promotor de Justiça que cuida do caso no Brasil, afirmou que "qualquer pessoa que tenha concorrido para a prática do crime também vai responder pelo crime, na medida de sua culpa". Cristiano só se pronunciará na Justiça.



Obras do Itaquerão podem não sair sem financiamento

11/03/2013 10:01:00

Andrés Sanches revelou que o estádio do Corinthians pode não ser finalizado sem o financiamento do BNDES, que foi cancelado

O Corinthians poderá paralisar as obras do ‘Itaquerão’, arena que está sendo construída no bairro de Itaquera, São Paulo, segundo revelou Andrés Sanches. Isso porque o investimento prometido pelo BNDES e a verba de melhorias da região não vão mais sair, o que compromete seriamente o projeto traçado anteriormente.

“Todo mundo sabe que o Corinthians dependia do financiamento do BNDES e da garantia sobre investimentos de melhoria para a zona leste. Se não saírem nas próximas semanas, nós vamos parar a obra. Não saiu nem o financiamento e nem o pacote. Se não sair em um mês, a obra para”, revelou o ex-presidente do Timão.

O time paulista já corre atrás de saídas financeiras para o projeto. Insatisfeito com o rumo dos acontecimentos, Andrés revelou que o estádio já poderia estar completamente finalizado com a verba investida até o momento.

“Se não fossem as medidas da FIFA, o Estádio do Corinthians já estaria pronto com o dinheiro que foi investido até agora. O Corinthians gastou 30 milhões, a Odebrecht está fazendo empréstimos e o Corinthians é responsável pelos juros”, explicou Andrés.



Pato janta com o são-paulino Felipe Massa e registra com foto

Alexandre Pato e Felipe Massa jantar (Foto: Reprodução / Instagram)Massa e Pato se encontram em jantar no
Brasil (Foto: Reprodução / Instagram)

O atacante Alexandre Pato e o piloto Felipe Massa, da Ferrari, encontraram-se para um jantar na noite do último domingo. O corintiano participou, e foi bem, na vitória por 3 a 2 sobre o Ituano no sábado, no Pacaembu, enquanto Massa acelerou sua Ferrari nas ruas do Rio de Janeiro em evento no domingo.

- Janta com os irmãos - escreveu Pato ao postar a foto com Massa e seu irmão, Dudu Massa, e com o também piloto Popó Bueno.

Torcedor do São Paulo, Felipe Massa fez duas exibições de aproximadamente 15 minutos para os fãs nas ruas do Rio de Janeiro, em um traçado de 2,8 km montado na Avenida Infante Dom Henrique, da Marina da Glória até o fim da Praia do Flamengo.

Pato, por sua vez, aproveitou o jantar para relaxar, já que nesta quarta-feira o Corinthians tem um compromisso de fundamental importância na Taça Libertadores. A partir das 22h (de Brasília), a equipe alvinegra recebe o Tijuana, do México, e tenta se recuperar da derrota por 1 a 0 para o rival na semana passada.

Clique e assista aos vídeos do Corinthians



Joia do Tijuana, ‘Neymar’ equatoriano sonha com nova chance no Brasil

Estilo extravagante, cabelo meio “pica-pau”, correntes, roupas da moda... O atacante equatoriano Fidel Martinez tem tudo isso e um pouco mais à disposição em Tijuana, onde virou xodó depois de ajudar a equipe a ser campeã mexicana no ano passado e a fazer excelente campanha na Taça Libertadores de 2013 – três vitórias em três jogos. Nesta semana, porém, ele tenta se aproximar de um sonho que tem desde que foi dispensado do Cruzeiro por abusar da noite: Fidel quer ser ídolo no Brasil.

O Tijuana enfrenta o Corinthians nesta quarta-feira, no Pacaembu, e Fidel já tem história para contar sobre o país. Aos 23 anos, ele é mais conhecido no Brasil por ser sósia de Neymar, inclusive no estilo de jogo e no número 11 que leva às costas. Em rápida entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, porém, ele avisa que não quer ser rotulado apenas como um seguidor do craque brasileiro que joga no Santos.

– Sou o Fidel, é assim que quero marcar minha história no futebol. Neymar é um grande jogador e admito que me inspiro nele, mas somos diferentes – avisou o equatoriano, após a vitória por 1 a 0 sobre o Timão, quarta passada, em Tijuana.

Mosaico - Fidel Martinez do Tijuana (Foto: Editoria de Arte)

Fidel Martinez acompanha Neymar de longe, pela televisão, mas poderia estar bem mais próximo do ídolo se tivesse conduzido melhor o início de sua carreira. Após chamar a atenção com o Equador nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, Fidel foi contratado para a equipe sub-20 do Cruzeiro, destacou-se em alguns torneios internacionais e ganhou moral com Enderson Moreira, atual técnico do Goiás, que cuidava da base celeste na época.

Era muito novo, tinha só 18 anos, e não me adaptei tão bem no time de cima"

Fidel Martinez, sobre a passagem pelo Cruzeiro

Na época, ele também foi apadrinhado pelo zagueiro equatoriano Giovanny Espinoza, bem mais experiente. Mesmo com os conselhos, Martinez viu o sucesso lhe tomar o bom senso. E passou a abusar das noitadas em Belo Horizonte, de acordo com relatos dos próprios funcionários do Tijuana que conhecem sua história. O sósia de Neymar, porém, diz que o problema foi outro.

– Era muito novo, tinha só 18 anos, e não me adaptei tão bem no time de cima. Tinha grandes craques como o Ramires, era difícil conquistar uma vaga ali. E no fim, passei a jogar mais recuado, não na função que gosto – lamentou Martinez.

O equatoriano gosta de jogar como Neymar, aberto por uma das pontas e infernizando o lateral adversário com dribles e jogadas de efeito que enlouquecem sua torcida e irritam o rival. Foi assim contra o Corinthians, no México, e deve ser assim no Pacaembu. Em São Paulo, Martinez espera ter mais uma grande atuação, ajudar o Tijuana a vencer e ganhar uma nova chance no futebol brasileiro.

– Quem não sonha jogar no Brasil? Já tive essa oportunidade, mas agora estou mais preparado. Um dia espero voltar e jogar bem – disse o equatoriano.

Humildade, apesar das aparências

Fidel Martinez é um tipo humilde, tranquilo e querido por jogadores e funcionários do Tijuana, de acordo com pessoas que trabalham no clube. A vaidade é o que chama a atenção, tal qual Neymar. Na saída do Estádio Caliente, em Tijuana, o atacante estava com o cabelo vermelho cuidadosamente arrumado – como se nem tivesse entrado em campo. Bermuda descolada, tênis com meia soquete e uma camisa decorada por algumas correntes completavam o visual.

Quem não sonha jogar no Brasil? Já tive oportunidade, mas agora estou mais preparado"

Fidel Martinez, ex-Cruzeiro

Quem trabalha diariamente com Fidel está mais do que acostumado a essas extravagâncias. Mas quando chegou do Deportivo Quito, na metade de 2012, o equatoriano ainda não tinha tantos cuidados com o cabelo.

– Ele chegou sem o cabelo vermelho, é verdade. Nunca foi tímido, mas era mais discreto. O que importa mesmo é o que ele veste, as correntes que usa, o cuidado com o cabelo. Ele aproveita o bom momento para aparecer, e acho que está certíssimo – afirmou um funcionário da comunicação do Tijuana.

A vida em Tijuana pode ser tentadora, já que a cidade é conhecida por suas festas quase diárias com mexicanos e americanos que cruzam a fronteira colada ao local. De acordo com o clube, porém, Martinez não tem histórico de noitadas que comprometeram seu desempenho em algum jogo ou treinamento. Pode ser estratégia de blindagem do jogador, mas o discurso de quem fala do equatoriano é de confiança.

– Não falo isso por ele jogar no Tijuana e morar aqui, mas sim pelo que conheço dele. Aprendeu muito com os erros do início de carreira e quer se redimir. Creio que tem total potencial para estar no Brasil em 2014, se o Equador for à Copa, ou até mesmo jogando num time de lá. Mas duvido que saia daqui agora, é um ídolo – explicou outro funcionário do Tijuana.

Se depender da excelente campanha dos Xolos na Libertadores, Martinez pode sonhar mesmo com voos mais altos. O garoto humilde que saiu do interior do Equador é hoje o xodó de uma cidade inteira que o quer ver driblando novos adversários rumo ao título da América.



Caso Oruro: menor que assumiu disparo teve ajuda de outro torcedor

O Fantástico touxe uma revelação no caso do menino boliviano morto depois de ser atingido por um sinalizador, no jogo do Corinthians. De acordo com peritos, o menor que assumiu a culpa foi, com certeza, quem soltou o sinalizador. E outro torcedor da Gaviões da Fiel ajudou o garoto.

O Fantástico teve acesso a alguns vídeos e fotos que ajudam a entender melhor o que aconteceu nas arquibancadas do jogo Corinthians e San Jose, 18 dias atrás, em Oruro, Bolívia. As cenas foram ampliadas, e, com recursos de computação gráfica, ganharam nitidez.

A pedido do Fantástico, peritos criminais analisaram o material. O perito Nelson Massini, professor de medicina legal da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chama a atenção para um ponto importante. Segundo ele, a imagem - captada por uma TV boliviana - mostra que o corintiano, de 17 anos, contou com a ajuda de pelo menos mais um torcedor da Gaviões da Fiel.

A imagem mostra quando o menor pega o sinalizador dentro da mochila, entrega a bolsa para outro torcedor e só então faz o disparo. Ao Fantástico, no dia 24 de fevereiro, o menor afirmou que tinha feito tudo sozinho.

- Não, não protegi ninguém não. Eu só quero assumir meu erro mesmo - disse o menor, na entrevista.

É ele mesmo (o menor) que se apresentou e a gente o localiza perfeitamente nas imagens. Sem dúvida nenhuma (...)
É 100% de garantia de que é ele"

Nelson Massini, perito da UFRJ

Em detalhes, a reportagem mostra passo a passo as conclusões dos peritos. As fotos do corintiano que assumiu ter disparado o sinalizador não podem ser mostradas por ele ser menor. Mas os peritos viram todas as cenas "limpas", sem o efeito que esconde o rosto.

Nelson Massini diz que algumas características físicas ficam evidentes, mesmo com o recurso de embaçar as imagens. Por exemplo: o formato do rosto.

- Ele tem um rosto fácil de ser identificado. O pescoço. A gente pode notar as orelhas salientes, em abano - analisa o perito Nelson Massini.

Primeiro, o perito analisa a imagem de uma TV boliviana que mostra o instante exato do disparo de um sinalizador. Até o momento, as investigações indicam que esse foi o sinalizador que matou o boliviano Kevin Espada, de 14 anos. Depois, Nelson Massini analisa outra imagem - bem mais nítida - captada por uma equipe da TV Globo, segundos depois do lançamento.

Comparando as duas cenas, o perito identifica a posição exata de quem soltou o sinalizador. Usa como referência três pessoas que estão ao redor dele.

- Ele se localiza no centro do triângulo. Ele continua na mesma posição. Ele está aqui agora de maneira muito mais perceptível. Ele percebe que alguma coisa deu errada. Ele sai da posição e se desloca para um outro local da torcida - mostra o perito e professor da UFRJ, Nelson Massini.

A partir dessa imagem, o perito afirma: trata-se do menor que confessou tudo.

- É ele mesmo que se apresentou e a gente localiza ele perfeitamente nas imagens. Sem dúvida nenhuma - diz  Nelson Massini.

torcida do Corinthians no jogo com o San José na Bolívia (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Torcida do Corinthians no jogo com o San José, na Bolívia (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Uma foto da Agência Corinthians reforça a conclusão de Nelson Massini. Ela foi tirada cerca de 30 minutos depois do disparo do sinalizador. O menor aparece bem de frente, em outra posição na arquibancada.

- 100% de garantia de que é ele - afirma o perito.

O Fantástico também consultou a Associação Brasileira de Criminalística.

“Existe a possibilidade realmente clara de que pode ser a pessoa”, diz Cássio Thyone Almeida, da Associação Brasileira de Criminalística.

E quem seria o corintiano que segurava a mochila enquanto o menor fazia o disparo do sinalizador? Nelson Massini analisou uma foto dos 12 torcedores presos na Bolívia, acusados de envolvimento na morte do menino Kevin. Segundo o perito, aparentemente, não é nenhum deles.

“Isso que é importante, que alguém estava realmente ali que deve ser investigado, próximo a ele”, destaca Nelson Massini.

O promotor de Justiça que cuida do caso no Brasil avisa: “Qualquer pessoa que tenha concorrido para a prática do crime, essa pessoa também vai responder pelo crime, na medida da sua culpa”, afirma o Thales Cezar de Oliveira.

Procurado pelo Fantástico, o advogado Ricardo Cabral, que defende o menor de idade e também a Gaviões da Fiel, não quis gravar entrevista. Em nota, disse que o jovem "equivocou-se na declaração sobre a localização de sua mochila e, agora, reconheceu que ela estava com um torcedor desconhecido, num degrau superior ao seu, na arquibancada".

Segundo o advogado, esse outro torcedor está no Brasil e se chama Cristiano Rocha de Miranda, apelido ‘Magrão’. Ainda de acordo com a nota, Cristiano alegou que o menor de idade pediu para que ele pegasse a mochila. Mas que ele, Cristiano, não sabia que o sinalizador estava dentro.

Cristiano disse ainda que não conhecia o menor, apesar de terem viajado para Bolívia no mesmo grupo. O advogado disse que Cristiano não daria entrevista, porque só vai se pronunciar na Justiça.

A justiça boliviana deve decidir na próxima terça-feira o futuro dos 12 torcedores que continuam presos em Oruro. O depoimento que o menor prestou ao Ministério Público de São Paulo vai ser enviado esta semana para a polícia da Bolívia, que concentra as investigações.

As autoridades de lá já adiantaram que o corintiano que assumiu ter disparado o sinalizador deve ser considerado cúmplice na morte de Kevin Espada. E não o único responsável.



Veja os resultados deste domingo pela Copa do Nordeste e 23 estaduais

10/03/2013 21h23 - Atualizado em 10/03/2013 21h29

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

CAMPEONATO PAULISTA 2013 (Primeira fase - 11ª rodada)
São Paulo 0 x 0 Palmeiras CRÔNICA / VÍDEO
São Bernardo 2 x 0 Linense CRÔNICA
Atlético Sorocaba 1 x 2 Santos CRÔNICA / VÍDEO
Mirassol 1 x 1 Guarani CRÔNICA
Ponte Preta 3 x 1 São Caetano CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A2 2013 (primeira fase - 14ª rodada)
Noroeste 1 x 1 Grêmio Barueri CRÔNICA
Juventus-SP 0 x 0 São José-SP CRÔNICA
Grêmio Osasco 2 x 2 Monte Azul CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A3 2013 (primeira fase - 10ª rodada)
América-SP 1 x 0 Itapirense CRÔNICA
Francana 4 x 0 Barretos CRÔNICA
Votuporanguense 4 x 2 São Vicente CRÔNICA
Grêmio Novorizontino 2 x 0 Joseense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO CARIOCA 2013 (taça guanabara - final)
Vasco 0 x 1 Botafogo CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
- Botafogo é campeão da Taça Guanabara
Campeonato carioca série b 2013 (taça santos dumont - 3ª rodada)
Artsul 1 x 3 Serra Macaense CRÔNICA
Sampaio Corrêa-RJ 3 x 2 Barra Mansa CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO 2013 (primeira fase - 5ª rodada)
Araxá 2 x 3 Cruzeiro CRÔNICA / VÍDEO
Villa Nova-MG 1 x 1 Caldense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO MÓDULO 2 2013 (primeira fase - 5ª rodada)
Democrata SL 3 x 4 Mamoré CRÔNICA
Tricordiano 0 x 1 Minas Futebol  
URT 4 x 0 Patrocinense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO GAÚCHO 2013 (taça piratini - final)
São Luiz 0 x 5 Internacional CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
- Internacional é campeão da Taça Piratini
CAMPEONATO PARANAENSE 2013 (segundo turno - 1ª rodada)
Nacional-PR 0 x 1 Paraná CRÔNICA / VÍDEO
Toledo 0 x 1 Londrina CRÔNICA / VÍDEO
Rio Branco-PR 1 x 2 Atlético-PR CRÔNICA / VÍDEO
Coritiba 1 x 1 Operário-PR CRÔNICA / VÍDEO
Arapongas 1 x 3 Cianorte CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO CATARINENSE 2013 (segundo turno - 1ª rodada)
Chapecoense 3 x 2 Joinville CRÔNICA
Metropolitano-SC 2 x 1 Juventus-SC CRÔNICA
Figueirense 3 x 0 Guarani de Palhoça CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
COPA DO NORDESTE 2013 (jogo de ida - final)
ASA 1 x 2 Campinense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO BAIANO 2013 (primeira fase - 9ª rodada)
Bahia de Feira 2 x 1 Atlético-BA CRÔNICA
Juazeiro 0 x 1 Fluminense de Feira CRÔNICA
Vitória da Conquista 2 x 0 Juazeirense CRÔNICA
Botafogo-BA 3 x 1 Serrano CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
Vitória da Conquista, Juazeiro, Bahia de Feira, Botafogo-BA e Juazeirense classificados para Quartas de Final.
Fluminense de Feira e Atlético-BA rebaixados
CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2013 (Segundo turno - 5ª rodada)
Sport 2 x 0 Porto-PE CRÔNICA / VÍDEO
Petrolina 1 x 0 Pesqueira  
Salgueiro 1 x 2 Chã Grande CRÔNICA
Ypiranga-PE 2 x 1 Serra Talhada  
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (segunda fase - 2ª rodada)
Tiradentes 0 x 4 Ceará CRÔNICA
Guarany de Sobral 0 x 1 Icasa CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PARAIBANO 2013 (segundo turno - 1ª rodada)
CSP 2 x 1 Botafogo-PB CRÔNICA
Treze 0 x 1 Auto Esporte CRÔNICA
Sousa 2 x 0 Nacional de Patos CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO POTIGUAR 2013 (copa rio grande do norte - 3ª rodada)
América-RN 2 x 1 Santa Cruz-RN CRÔNICA
Baraúnas 0 x 0 ABC CRÔNICA
Corintians-RN 1 x 1 Alecrim CRÔNICA
Assu 1 x 0 Potiguar de Mossoró CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO ALAGOANO 2013 (hexagonal e torneio da morte - 1ª rodada)
Sport Atalaia 1 x 1 Comercial-AL CRÔNICA
CSA 2 x 0 CEO CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO SERGIPANO 2013 (segunda fase - 5ª rodada)
América-SE 0 x 2 Socorrense  
Estanciano 2 x 1 Itabaiana CRÔNICA
Lagarto 2 x 3 Olímpico  
Confiança 1 x 0 Boca Júnior CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO goiano 2013 (primeira fase - 10ª rodada)
Anápolis 3 x 2 Rio Verde CRÔNICA
Crac 0 x 2 Goianésia CRÔNICA
Vila Nova 0 x 2 Goiás CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato mato-grossense 2013 (primeira fase - 12ª rodada)
Mixto 0 x 0 Mato Grosso CRÔNICA
Sinop 0 x 1 União Rondonópolis  
Cacerense 2 x 1 Rondonópolis  
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato sul-mato-grossense 2013 (primeira fase - 12ª rodada)
CENE 3 x 2 Misto CRÔNICA
Urso 2 x 2 Águia Negra CRÔNICA
Serc 2 x 3 Novoperário CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba série b 2013 (
GEL 0 x 2 Castelo CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato paraense 2013 (taça estado do pará - 2ª rodada)
Remo 1 x 0 Tuna Luso CRÔNICA / VÍDEO
São Francisco-PA 0 x 1 Santa Cruz-PA CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato maranhense 2013 (primeiro turno - 7ª rodada)
Cordino 2 x 3 Imperatriz  
Balsas 1 x 2 Santa Quitéria  
Maranhão 3 x 0 São José-MA  
Americano-MA x Sampaio Corrêa  
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Técnico do Tijuana promete vitória sobre o Timão no Pacaembu

Técnico, Club Tijuana México (Foto: Divulgação / site oficial do Tijuana)Antonio Mohamed está confiante para a partida
(Foto: Divulgação / Site oficial do Tijuana)

O técnico Antonio Mohamed, do Tijuana, se animou após a vitória do time mexicano por 1 a 0 sobre o Corinthians, na última quarta-feira. Neste sábado, sua equipe foi derrotada pelo mesmo placar pelo Querétaro, em partida do campeonato nacional, mas o treinador assegurou que no meio de semana a história será diferente e prometeu novo triunfo sobre o Alvinegro no estádio do Pacaembu, quarta, às 22h.

– Jogaremos da mesma forma contra o Corinthians. Vamos ganhar – resumiu o comandantes dos Xolos, apelido pelo qual a equipe é chamada no México.

Pensando no confronto com o Corinthians, válido pela quarta rodada da primeira fase da Taça Libertadores da América, o Tijuana usou um time quase exclusivamente reserva pelo Campeonato Mexicano. Já havia sido assim na semana passada, quando os Xolos perderam por 1 a 0 para o Atlas. Estreante na competição continental, o time vem dando total prioridade a ela.

A delegação do Tijuana desembarca no Brasil na manhã desta segunda-feira. Embora seja a primeira vez da equipe na Libertadores, a campanha é exemplar: 100% de aproveitamento, com três vitórias em três jogos – 1 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia (fora), 4 a 0 sobre o San José, da Bolívia (em casa) e 1 a 0 sobre o Corinthians (em casa).

Do lado corintiano, a expectativa é de uma atuação bem melhor em relação ao que foi apresentado no México. Além de não precisar mais enfrentar o gramado sintético do estádio Caliente, principal motivo de reclamação dos jogadores e também do técnico Tite no confronto fora de casa, o Corinthians contará com a presença de sua torcida – vetada na vitória por 2 a 0 para o Millonarios, mas agora liberada pela Conmebol.

– Ainda vamos entrar em detalhes técnicos e táticos, mas estaremos novamente em nossa casa, perto da torcida. São várias coisas que vão melhorar em relação ao jogo no México – argumentou.

Segundo colocado do grupo 5, com quatro pontos ganhos, o Corinthians não se tornará líder da chave, mesmo que vença o Tijuana, já que a equipe mexicana acumula nove pontos. Porém, o triunfo em casa é essencial, já que o Millonarios, terceiro colocado, está na cola do Timão, com três. O San José é o lanterna do grupo, com apenas um.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians



Site do Tijuana comete gafe e diz que jogo em SP será na 'Arena Itaquera'

Líder do Grupo 5 da Taça Libertadores da América com 100% de aproveitamento após três rodadas, o Tijuana já deixou o México com destino ao Brasil onde na quarta-feira enfrenta o Corinthians, em São Paulo. Apesar de o duelo estar marcado para o Pacaembu, o site oficial do clube mexicano cometeu uma gafe e colocou como palco do confronto a ‘Arena Itaquera’.

O texto faz referência ao futuro estádio alvinegro, que está sendo construído na Zona Leste de São Paulo e tem previsão de inauguração para dezembro deste ano. O local será sede da abertura da Copa do Mundo de 2014 e outras cinco partidas do torneio.

Site do Tijuana (Foto: Reprodução)Site do Tijuana comete gafe ao colocar jogo na 'Arena Itaquera' (Foto: Reprodução)

Na quarta-feira, Timão e Tijuana se enfrentam no Pacaembu, às 22h (horário de Brasília), pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. O duelo será o primeiro após a decisão da Conmebol de suspender a punição ao clube paulista pelos incidentes na partida contra o San José, em Oruro, quando um torcedor boliviano de apenas 14 anos foi morto no Estádio Jesús Bermudez.

Os mexicanos são líderes da chave com nove pontos, enquanto os corintianos somam quatro pontos na segunda colocação. O Millonarios, da Colômbia, tem três pontos, contra apenas um do San José, da Bolívia.