sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mulher de torcedor preso visita marido e afirma: 'Eles correm risco'

Corinthians - Um dos presos corintianos com a esposa (Foto: Diego Ribeiro)Marina ao lado do marido, em Oruro
(Foto: Diego Ribeiro)

Os 12 corintianos presos na Penitenciária de San Pedro, em Oruro, estão passando por momentos de tensão e sob risco. É o que diz a mulher de um dos brasileiros, que teve acesso à área das celas, para ver o marido, que ela preferiu não identificar. Marina Kim, que acompanhou os torcedores corintianos a Bolívia, afirma que os brasileiros presos estão sendo intimidados e com muito medo de serem atacados dentro da penitenciária.

Marina e um amigo são os únicos que ainda estão em Oruro, dias depois da morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, que foi atingido por um sinalizador lançado por uma pessoa que estava na torcida do Corinthians durante a partida contra o San José, quarta-feira passada. Ela entrou na penitenciária minutos depois de os presos terem sido encaminhados para lá.

- Quando cheguei, eles tinham acabado de passar pelo processo de triagem. As condições são ruins, pude entrar lá rapidamente. Foi assustador, porque todos os bolivianos estavam gritando “San José, San José” sem parar, e a polícia mandava eles pararem. Dali a pouco, voltavam com o mesmo grito, batiam nas grades, faziam barulho - relatou a torcedora.

De acordo com Marina, a instalação dos torcedores cumpre aquilo que foi combinado entre a polícia boliviana e a embaixada brasileira na Bolívia: a garantia era de que os presos ficariam em duas celas separadas do restante dos encarcerados. E assim eles estão.

Mesmo assim, a torcedora mostra apreensão diante do caso. Isso porque os 12 - incluindo o marido dela - vão responder por homicídio. Apenas dois deles, porém, foram indiciados como autores. Os outros estão enquadrados como cúmplices, acusados de terem facilitado a fuga de quem fez o disparo.

- Não posso sair daqui enquanto não houver alguém que venha ajudá-los. Eles correm risco - alertou Marina Kim.

Ela tem ajudado a informar a situação dos presos às famílias, além de contribuir com alguns objetos de primeira necessidade e alimentos. A defesa dos presos solicitou recurso para rever a decisão da prisão preventiva decretada pelo juiz Julio Huarachi Pozo. O julgamento desse recurso só deve ocorrer semana que vem.

Confira a lista dos presos:

Leandro Silva de Oliveira - 21 anos
Tadeu Macedo Andrade - 30 anos
Reinaldo Coelho - 35 anos
José Carlos da Silva Junior - 20 anos
Marco Aurélio Nefeire - 31 anos
Daniel Silva de Oliveira - 27 anos
Hugo Nonato - 27 anos
Clever Souza Clous - 21 anos
Cleuter Barreto Barros - 24 anos
Fábio Neves Domingos - 32 anos
Rafael Machado Castilho Araújo - 18 anos
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira - 27 anos



Chicão treina com bola pela primeira vez após cirurgia no joelho esquerdo

Chicão, zagueiro do Corinthians. (Foto: Gustavo Serbonchini)Chicão foi a surpresa do treino desta sexta-feira
(Foto: Gustavo Serbonchini)

A presença do zagueiro Chicão no campo foi a principal novidade do treino do Corinthians nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava. O defensor fez o seu primeiro trabalho com bola desde a artroscopia no joelho esquerdo, realizada no mês passado. O trabalho desta sexta faz parte da transição da reabilitação clínica para os campos.

Ainda não há uma previsão sobre quando Chicão poderá voltar a jogar. Ele trabalha em dois períodos desde o início da semana. Além de fisioterapia e fortalecimento muscular, Chicão faz trabalhos físicos no campo, principalmente de corrida.

No momento, a zaga vem sendo formada por Paulo André e Gil, contratado no início desta temporada. Durante grande parte de 2012 Chicão foi titular da equipe. Primeiramente ao lado de Leandro Castán; depois com Paulo André.

Com Chicão, o técnico Tite dividiu os jogadores em duas equipes, que se enfrentaram marcando gols em quatro traves. Jorge Henrique, Emerson Sheik, Danilo e Alessandro foram poupados.

O treinamento começou com uma hora de atraso. Os campos ficaram encharcados por causa da forte chuva que caiu sobre São Paulo, e a comissão técnica ficou com medo dos raios que atingiram o CT Joaquim Grava. Após a melhora das condições meteorológicas, o time foi para campo.

O time volta a treinar na manhã deste sábado. Domingo, joga contra o Bragantino, no domingo, às 16h, no Estádio Nabi Abi Chedid, pela nona rodada do Campeonato Paulista.



Torcedor do San José visita presos, e Itamaraty vê 'ausência' do Timão

A tensão que tomou conta de Oruro desde a morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, teve um importante alento na tarde desta sexta-feira. Um representante da torcida do San José, a “La Temible”, visitou os 12 corintianos até então presos em uma cela da Corte Superior de Justiça da cidade – eles já foram transferidos para uma penitenciária. Na conversa, que durou poucos minutos, o “hincha” falou em nome de sua torcida e tentou tranquilizar os brasileiros.

Dois representantes da embaixada brasileira na Bolívia presenciaram o encontro: o funcionário administrativo Beymar Duchén Rojas e o consultor jurídico Miguel Blancourt. O representante do San José disse que sua torcida prestaria toda a solidariedade aos presos, e que “a La Temible reconhece que a morte do garoto foi fruto de um acidente”.

– Esse encontro foi importante para que a tranquilidade seja estabelecida. Aos poucos, os torcedores bolivianos entendem que não se tratou de algo premeditado – afirmou Beymar Rojas.

Mulheres bolivianas entregando comida aos presos (Foto: Diego Ribeiro)Mulheres bolivianas entregam comida aos
corintianos presos (Foto: Diego Ribeiro)

Se o “hincha” do San José está em contato direto com os torcedores, o mesmo não ocorre com o Corinthians. Os representantes do Itamaraty reclamaram da “ausência” do clube na defesa dos 12 presos em Oruro e disseram que não houve qualquer contato desde a chegada a Cochabamba, segunda-feira.

O ministro conselheiro Eduardo Saboia informou que a maioria dos clubes que joga na Bolívia faz algum tipo de contato com a Embaixada.

– O São Paulo jogou aqui há um mês (contra o Bolívar, em La Paz) e sua diretoria nos fez uma visita, perguntou sobre logística, segurança. Estamos aqui para atender a todos. Mas nenhum representante do Corinthians entrou em contato conosco, nem antes, nem depois do jogo – disse Saboia.

Esses torcedores estão abandonados aqui. Estamos tentando o melhor tratamento para eles"

Eduardo Saboia, ministro conselheiro do Brasil na Bolívia

– Esses torcedores estão abandonados aqui. Estamos tentando dar o melhor tratamento possível a eles – completou.

Eduardo Saboia e os outros dois representantes do Itamaraty acompanharam a transferência dos corintianos para a Penitenciária de San Pedro, localizada a 200 metros do Estádio Jesús Bermudez. O ministro conselheiro deve voltar a La Paz neste sábado, enquanto Beymar Rojas e Miguel Blancourt ficarão em Oruro por mais alguns dias.

O embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, não pôde ir a Oruro porque está em Guayarámerin, na fronteira com a cidade brasileira de Guajará-Mirim. Lá, o embaixador está cuidando do processo de reativação do consulado no local – também há unidades em Cochabamba, Santa Cruz de la Sierra, Cobija e Puerto Suárez.

Os corintianos estavam detidos na Corte Superior de Justiça de Oruro, onde ouviram do juiz cautelar Julio Huarachi Pozo que ficarão presos de forma preventiva até o julgamento. Dois dos 12 foram indiciados como autores do homicídio porque portavam sinalizadores idênticos ao que mataram Kevin. Os outros 10  foram indiciados como cúmplices.

Eduardo Saboia - ministro conselheiro da Embaixada do Brasil na Bolívia (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Eduardo Saboia, ministro conselheiro da
Embaixada do Brasil na Bolívia (Foto: Diego Ribeiro)

A tendência é que eles fiquem na Bolívia pelo menos até agosto, segundo funcionários da embaixada brasileira no país. Desesperados, os corintianos pedem ajuda até da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Representantes da embaixada brasileira na Bolívia preparam recurso para fazer com que o grupo responda em liberdade.

A análise será feita pelo juiz cautelar Julio Huarachi Pozo, o mesmo que decretou a prisão preventiva. A decisão sobre o recurso pode demorar horas ou dias. Na apelação feita durante a análise das medidas cautelares, o juiz se mostrou irredutível.

– Decidimos manter os 12 encarcerados nessa fase de investigação por questões de segurança. Sabemos que não há provas contundentes, mas vamos mantê-los encarcerados porque sabemos que é muito fácil sair da Bolívia – argumentou Julio Pozo.

Confira a lista dos presos:

Leandro Silva de Oliveira - 21 anos
Tadeu Macedo Andrade - 30 anos
Reinaldo Coelho - 35 anos
José Carlos da Silva Junior - 20 anos
Marco Aurélio Nefeire - 31 anos
Daniel Silva de Oliveira - 27 anos
Hugo Nonato - 27 anos
Clever Souza Clous - 21 anos
Cleuter Barreto Barros - 24 anos
Fábio Neves Domingos - 32 anos
Rafael Machado Castilho Araújo - 18 anos
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira - 27 anos



Santos adia julgamento, e Neymar poderá enfrentar o Corinthians

Neymar recebe cartão vermelho na partida do Santos (Foto: Ag. Estado)Neymar recebe cartão vermelho na partida contra
a Ponte Preta (Foto: Ag. Estado)

O Santos conseguiu adiar o julgamento de Neymar, por sua expulsão contra a Ponte Preta, no último domingo, e o atacante poderá enfrentar o Corinthians, no dia 3 de março, no Morumbi. O astro santista seria julgado na próxima segunda-feira. Agora, o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo só irá analisar o caso no dia 4, depois do clássico.

Neymar levou o cartão vermelho por se desentender com Artur, da Ponte. Na súmula, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira destacou que o santista acertou um chute no adversário, que reagiu.

O craque do Peixe foi enquadrado no artigo 254, acusado de "praticar agressão física durante a partida (...), como desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido". Esse artigo prevê suspensão de quatro a 12 jogos.



Corinthians entra com recurso para tentar jogar com torcida no estádio

Torcida do Corinthians no Pacaembu (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Fiel está proibida de ver o Timão na Libertadores
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

O Corinthians entrou nesta sexta-feira com um recurso para tentar reverter a decisão que impede a presença de seus torcedores em jogos da Taça Libertadores. A medida foi tomada pela Confederação Sul-Americana de Futebol depois da morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada. O jovem de 14 anos foi atingido por um sinalizador marítimo disparado do setor ocupado pela torcida alvinegra no jogo com o San José, na quarta-feira, em Oruro, no estádio Jesús Bermúdez. A polícia boliviana prendeu 12 torcedores, todos indiciados por homicídio. Clique aqui e confira a cobertura completa da tragédia em Oruro.

Na quinta à noite, a Conmebol decidiu proibir a presença de corintianos em estádios. O diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab, classificou a decisão da entidade que controla o futebol sul-americano como "indevida, abusiva e intempestiva".

- A questão da liminar é abusiva, no nosso entender, porque, evidentemente por ser liminar, não nos ouviu, não tivemos defesa. O inquérito policial na Bolívia ainda não terminou. As autoridades não sabem individualmente quem cometeu, como cometeu. Não se apurou a responsabilidade individual. Não houve qualquer tipo de revista (na entrada do estádio) - afirmou Bussab, em entrevista ao .

Por conta da punição, o Corinthians interrompeu a venda de ingressos para os três jogos realizados no Pacaembu, pela fase de grupos da Taça Libertadores. O primeiro será na próxima quarta-feira, contra o Millonarios. Depois, a equipe receberá o Tijuana, no dia 13 de março, e o San José, em 10 de abril.

Cerca de 30 mil ingressos haviam sido vendidos para a partida contra os colombianos, primeira do Timão em casa pela competição em 2013. O clube garante que se a decisão da Conmebol for mantida, os torcedores terão direito ao ressarcimento total do preço do bilhete. No entanto, a certeza de que o departamento jurídico terá êxito em sua defesa é tanta que ainda nem foi estudada uma forma de devolver o dinheiro ao público.

O Corinthians tem plena confiança no cancelamento da punição. O clube vai cobrar que seja analisada sua defesa com a mesma rapidez que o Tribunal de Disciplina criado este ano pela Conmebol teve para anunciar a punição, na noite da última quarta-feira. Uma das alegações alvinegras será a de que o clube foi sancionado pelo uso do sinalizador, algo presente em todas as torcidas nesse mesmo torneio.

Os advogados do Timão também dizem que nenhum dos fatores exigidos para que se tome uma medida cautelar, que foi emitida pela entidade, foram cumpridos. O Corinthians diz que aceitará punições, desde que haja investigação e direito à defesa.

Além do transtorno e do prejuízo técnico de atuar sem torcida, os cofres também poderão ser atingidos caso os portões realmente sejam fechados. Em 2012, ano do primeiro título do clube na Libertadores, só na fase de grupos foram arrecadados R$ 5,3 milhões. Para essa mesma etapa, em 2013, mais de 85 mil ingressos haviam sido vendidos antecipadamente.



Corintianos são transferidos para penitenciária em Oruro

Algemados de dois em dois e sob forte escolta policial, os 12 torcedores corintianos indiciados pela polícia boliviana por conta da morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada foram transferidos, no fim da tarde desta sexta-feira, em duas viaturas, para a penitenciária de Oruro, chamada "Cárcere San Pedro". O local fica a 200 metros do estádio Jesús Bermúdez, onde Kevin morreu ao ser atingido no olho por um sinalizador marítimo.

Os corintianos estavam detidos na Corte Superior de Justiça de Oruro, onde ouviram do juiz cautelar Julio Huarachi Pozo que ficarão presos de forma preventiva até o julgamento. Dois dos 12 foram indiciados como autores do homicídio porque portavam sinalizadores idênticos ao que mataram Kevin. Os outros 10  foram indiciados como cúmplices.

A tendência é que eles fiquem na Bolívia pelo menos até agosto, segundo funcionários da embaixada brasileira no país. Desesperados, os corintianos pedem ajuda até da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

corinthians torcedores presos Penitenciária de San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)Penitenciária San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)

Representantes da embaixada brasileira na Bolívia preparam recurso para fazer com que o grupo responda em liberdade.

A análise será feita pelo juiz cautelar Julio Huarachi Pozo, o mesmo que decretou a prisão preventiva. A decisão sobre o recurso pode demorar horas ou dias. Na apelação feita durante a análise das medidas cautelares, o juiz se mostrou irredutível.

– Decidimos manter os 12 encarcerados nessa fase de investigação por questões de segurança. Sabemos que não há provas contundentes, mas vamos mantê-los encarcerados porque sabemos que é muito fácil sair da Bolívia – argumentou Julio Pozo.

corinthians torcedores presos Penitenciária de San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)Da penitenciária é possível ver o estádio ao fundo (Foto: Diego Ribeiro)

Confira a lista dos presos:

Leandro Silva de Oliveira - 21 anos
Tadeu Macedo Andrade - 30 anos
Reinaldo Coelho - 35 anos
José Carlos da Silva Junior - 20 anos
Marco Aurélio Nefeire - 31 anos
Daniel Silva de Oliveira - 27 anos
Hugo Nonato - 27 anos
Clever Souza Clous - 21 anos
Cleuter Barreto Barros - 24 anos
Fábio Neves Domingos - 32 anos
Rafael Machado Castilho Araújo - 18 anos
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira - 27 anos



Paulo André pede organização nos estádios

22/02/2013 20:25:00

O zagueiro também comentou sobre conversa com Edu Gaspar

O astral no Corinthians não é nada positivo, após a tragédia que ocorreu na Bolívia. O zagueiro Paulo André também resolveu falar sobre o ocorrido, após Tite e Fábio Santos passarem as próprias opiniões e sentimentos com o ocorrido.

“Vocês sabem que eu gosto de dar minha opinião. Estou aqui para falar e dar minha opinião na maior sinceridade, sem ter rabo preso com ninguém”, começou Paulo André, em entrevista coletiva realizada no CT do Corinthians.

“Mais importante do que ter uma punição exemplar como essa contra o Corinthians é que a gente se preocupe com ações efetivas que possam oferecer segurança e condições de montar o espetáculo do futebol. Para que as pessoas possam ir ao estádio, chegar tranquilamente, ir embora tranquilamente e tenham um bom momento”, afirmou o zagueiro.

Paulo André também disse que é preciso ter calma e justiça com a situação. “Que as pessoas ou pessoa que tenham atirado o sinalizador sejam identificadas, tenham direito de defesa, que se investigue corretamente para que ai sim tenham culpados."

Conversa dentro do elenco

“A gente teve uma conversa rápida com o Edu - Gaspar, gerente de futebol -, antes do treino e ele passou palavras de tranquilidade e incentivo, disse que toda direção está cuidando do caso e fazendo todos os esforços para que possa ser revertida a situação. Também passou o pesar pela morte.”

Paulo André também comentou sobre as entrevistas de Tite, que disse trocar o título mundial pela vida do garoto morto, e Fábio Santos, que comentou sobre a possível exclusão do Corinthians da Libertadores.

“O Tite quis mostrar o valor da vida do ser humano. Não há nada que pague uma vida. E o Fábio partiu para o mesmo caminho: se fosse possível que nunca mais houvesse morte no futebol, que o Corinthians fosse eliminado. Acho que são figuras de linguagem, metáforas, para mostrar como a gente se sente por isso.”



Juiz decreta prisão preventiva de 12 torcedores corintianos

22/02/2013 16:40:00

Os torcedores são indiciados por homicídio e não vão aguardar em liberdade o julgamento da morte do torcedor boliviano de 14 anos

Os 12 corintianos que estavam presos após o incidente em Oruro continuarão presos. Nesta sexta-feira, após mais de três horas de sessão com o juiz cautelar da Corte Superior de Justiça de Oruro, foi decidido pela prisão preventiva dos torcedores.

Com isso, eles terão que aguardar presos o julgamento da morte do boliviano, Kevin Douglas Beltran Espada, de 14 anos.

"Decidimos manter os 12 encarcerados nessa fase de investigação por questões de segurança. Sabemos que não há provas contundentes, mas vamos mantê-los encarcerados porque sabemos que é muito fácil sair da Bolivia", disse o juiz cautelar Julio Huarachi Pozo.

Em matéria publicada no Globoesporte.com, Os presos já pediram à presidente do Brasil, Dilma Rousseff, alegando que estão passando por uma situação precária.

Representantes da embaixada brasileira estão preparando um recurso para reverter a decisão. O recurso poderá demorar alguns dias para ser julgado.

As autoridades brasileiras podem conseguir libertar dez indiciados como cúmplices. Os outros dois foram denunciados como autores do homicídio.

O grupo de torcedores será transferido ainda nesta sexta-feira da Corte Superior de Justiça de Oruro para o Cárcere de San Pedro, também em Oruro, próximo ao estádio Jesús Bermúdez, onde jogaram San José e Corinthians pela Libertadores no último meio de semana.



Corinthians irá recorrer da pena imposta pela Conmebol

22/02/2013 11:18:00

Clube divulgou nota oficial informando que vai entrar com recurso para ter direito de jogar com torcida na Libertadores

A diretoria do Corinthians divulgou, nesta sexta-feira, nota oficial informando que vai tentar de todas as maneiras reverter a pena aplicada pela Conmebol.

Por conta da morte do torcedor do San José Kevin Douglas, de 14 anos, atingido por um sinalizador disparado pela torcida corintiana, o clube terá de jogar com portões fechados na Libertadores e não terá direito a ingressos nas partidas que fizer fora de casa.

Entretanto, a cúpula alvinegra considerou a medida injusta e disse que irá recorrer, pedindo ainda que os torcedores que já compraram ingressos para as próximas partidas aguardem até o dia 27 de fevereiro para saber o que irá acontecer.

Confira a nota completa:  

A direção do Sport Club Corinthians comunica aos seus torcedores que lançará mão de todos os recursos legais para reformar a decisão imposta pela Conmebol, nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro.

O Corinthians avalia que a punição imposta é injusta, na medida em que prejudica diretamente o direito de inocentes. A medida fere não só o clube, mas, principalmente, os mais de 80 mil torcedores que perderão o direito, já adquirido de forma antecipada, e que não merecem tal pena.

A direção do Corinthians faz questão de deixar claro que confia na Justiça, no bom senso da Conmebol e nos seus órgãos disciplinares.

Por fim, aos torcedores que compraram os bilhetes antecipados, a Diretoria acredita na reforma da pena e pede que todos esperem até a próxima quarta-feira (27) por novas informações.



Vampeta confirma estreia de Viola no domingo e diz que tentou trazer Zizao

Vampeta participou de bate-papo no Sesc Taubaté (Foto: Filipe Rodrigues)Vampeta participou de bate-papo no Sesc Taubaté
(Foto: Filipe Rodrigues)

Em visita a Taubaté, no interior de São Paulo, o ex-jogador Vampeta falou sobre a vida de vice-presidente do Grêmio Osasco e revelou que, por pouco, não trouxe o chinês Zizao, do Corinthians, para sua equipe. Segundo Vampeta, o acordo com o Corinthians só não saiu porque o empresário do atacante corintiano barrou a transferência.

De acordo com o vice-presidente, a transação teve início quando o Corinthians demonstrou interesse em um dos laterais de sua equipe, que lidera a Série A2 do Campeonato Paulista, com 20 pontos em nove partidas. Zizao tem contrato com o Corinthians até o final deste ano. O chinês começou o ano com oportunidades, mas não foi incluído na lista de 30 atletas que disputarão a primeira fase da Libertadores.

- O Corinthians me disse que estava interessado em um jogador e eu disse que queria o Zizao. Seria importante para a questão do marketing. Hoje, isso conta muito no futebol. Mas na hora de acertar os detalhes, o empresário dele não quis. Ele está sendo pouco aproveitado no Corinthians e no meu time, teria mais oportunidades - disse o dirigente.

Viola sendo apresentado no Grêmio Osasco pelo Vampeta (Foto: Renato Silvestre / Ag. Estado)Viola sendo apresentado no Grêmio Osasco pelo Vampeta (Foto: Renato Silvestre / Ag. Estado)

Zizao seria opção para formar dupla de ataque com o atacante Viola, que aos 44 anos, foi convencido por Vampeta a voltar aos gramados. Por sinal, o vice-presidente aproveitou a entrevista para anunciar que Viola estreia pelo Grêmio Osasco, neste domingo, às 10h, contra o São José, no estádio Prefeito José Liberatti.

- Sou um cara que está lá para ajudar Osasco a ter um time na primeira divisão. Apostaram em mim e eu estou contribuindo com meu trabalho. Passo para o time o que aprendi nos meus 22 anos de atleta profissional. Além do Viola estar estreando, acertamos a contratação do Dodô, que já assinou contrato - disse o atleta.

Vampeta concedeu entrevista em visita ao Sesc Taubaté, onde foi tietado por corintianos e contou algumas histórias que estão no livro "Memórias do Velho Vampo", recém-lançado pelo jogador, em parceria com o jornalista Celso Unzelte.



'Em situação precária', corintianos pedem ajuda a Dilma e Lula

Os 12 torcedores corintianos que tiveram decretada a prisão preventiva em Oruro, acusados da morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, querem a ajuda do governo federal para deixar a Bolívia. Logo após serem informados da decisão de Julio Huarachi Pozo, juiz cautelar da Corte Superior de Justiça de Oruro, de que não poderão aguardar o julgamento em liberdade, os torcedores clamaram por auxílio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Queremos ajuda de alguma forma, da Dilma, do Lula, de quem for. Não podemos pagar por algo que não fizemos. Estamos em condições desesperadoras, não tomamos banho desde segunda - disse um dos torcedores.

O ministro conselheiro da embaixada brasileira na Bolívia, Eduardo Saboia, encontrou-se por cinco minutos com os torcedores e disse que tentará anular a decisão de prisão preventiva.

– Tudo vai transcorrer dentro da lei, mas peço que todos vocês tenham paciência. Vamos fazer de tudo para tentar reverter essa situação – afirmou Saboia.

– Vamos continuar trazendo todo o respaldo possível para vocês, não vamos deixar que sejam maltratados. Mas a lei terá de ser cumprida – emendou o ministro.

O grupo de torcedores será transferido da Corte Superior de Justiça de Oruro para o Cárcere de San Pedro, em Oruro, próximo ao estádio Jesús Bermúdez, local onde Kevin Beltran Espada morreu após ser atingido por um sinalizador marítimo disparado do local ocupado pela torcida do Corinthians

Em conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, os 12 torcedores garantem que o autor do disparo do sinalizador não está entre eles e já voltou ao Brasil.

Os brasileiros temem dividir a cela com bolivianos, com medo de serem hostilizados. O clima é de muita tensão.  A mulher de um dos presos teve um rápido papo com o marido.

Os 12 corintianos estão divididos em duas celas na Corte Superior de Justiça. Cada cela mede 2,5m x 4m. No Cárcere de San Pedro, para onde serão levados ainda nesta sexta-feira, encontrarão celas um pouco maiores, de 4m x5m, segundo um dos agentes penitenciários.

corinthians torcedores presos bolivia (Foto: Diego Ribeiro)Ministro Eduardo Saboia (de costas) conversa com os corintianos presos (Foto: Diego Ribeiro)



Timão suspende venda de ingressos para fase de grupos da Libertadores

O Corinthians interrompeu a venda de ingressos para os três jogos realizados no Pacaembu, pela fase de grupos da Taça Libertadores. O primeiro será na próxima quarta-feira, contra o Millonarios. Depois, a equipe receberá o Tijuana, no dia 13 de março, e o San José, em 10 de abril. A medida atende à decisão da Conmebol de que o clube terá de atuar até o fim da competição com os portões fechados enquanto mandante, consequência da morte do adolescente Kevin Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador disparado do local onde estava a torcida corintiana no estádio de Oruro, durante o empate por 1 a 1 contra o San José.

Cerca de 30 mil ingressos haviam sido vendidos para a partida contra os colombianos, primeira do Timão em casa pela competição em 2013. O clube garante que se a decisão da Conmebol for mantida, os torcedores terão direito ao ressarcimento total do preço do bilhete. No entanto, a certeza de que o departamento jurídico terá êxito em sua defesa é tanta, que ainda nem foi estudada uma forma de devolver o dinheiro ao público.

O Corinthians tem plena confiança no cancelamento da punição. A defesa, uma tese jurídica, será enviada ainda nesta sexta-feira, e o clube vai cobrar que seja analisada com a mesma rapidez que o Tribunal de Disciplina criado este ano pela Conmebol teve para anunciar a punição, na noite da última quarta-feira. Uma das alegações alvinegras será a de que o clube foi sancionado pelo uso do sinalizador, algo presente em todas as torcidas nesse mesmo torneio.

Os advogados do Timão também dizem que nenhum dos fatores exigidos para que se tome uma medida cautelar, que foi emitida pela entidade, foram cumpridos. O Corinthians diz que aceitará punições, desde que haja investigação e direito à defesa.

Além do transtorno e do prejuízo técnico de atuar sem torcida, os cofres também poderão ser atingidos caso os portões realmente sejam fechados. Em 2012, ano do primeiro título do clube na Libertadores, só na fase de grupos foram arrecadados R$ 5,3 milhões. Para essa mesma etapa, em 2013, mais de 85 mil ingressos haviam sido vendidos antecipadamente.

torcida do Corinthians no Pacaembu final Libertadores (Foto: EFE)Corintianos fazem a festa na final da Libertadores do ano passado, contra o Boca, no Pacaembu (Foto: EFE)



Juiz decreta prisão preventiva dos 12 corintianos indiciados por homicídio

Os 12 corintianos presos em Oruro tiveram a prisão preventiva decretada na tarde desta sexta-feira. Após mais de três horas de sessão com o juiz cautelar da Corte Superior de Justiça de Oruro, os 12 torcedores indiciados pela morte de um garoto de 14 anos na partida entre San José e Corinthians, na última quarta-feira, souberam que aguardarão a resolução do caso presos - eles esperavam aguardar a decisão em liberdade. Os torcedores pedem a ajuda da presidente Dilma Rousseff e alegam que estão em situação precária.

- Decidimos manter os 12 encarcerados nessa fase de investigação por questões de segurança. Sabemos que não há provas contundentes, mas vamos mantê-los encarcerados porque sabemos que é muito fácil sair da Bolivia - disse o juiz cautelar Julio Huarachi Pozo.

Os representantes da embaixada brasileira preparam recurso para tentar reverter a decisão. O recurso será julgado pelo mesmo juiz, processo que pode durar horas ou dias. As autoridades brasileiras podem conseguir soltar pelo menos os dez torcedores indiciados como cúmplices - os outros dois foram denunciados como autores do homicídio.

O grupo de torcedores será transferido ainda nesta sexta-feira da Corte Superior de Justiça de Oruro para o Cárcere de San Pedro, também em Oruro, próximo ao estádio Jesús Bermúdez, local onde Kevin Beltran Espada morreu após ser atingido por um sinalizador marítimo disparado do local ocupado pela torcida do Corinthians.

O ministro conselheiro da embaixada brasileira na Bolívia, Eduardo Saboia, encontrou-se por cinco minutos com os torcedores e disse que tentará anular a prisão preventiva.

- Tudo vai transcorrer dentro da lei, mas peço que todos vocês tenham paciência. Vamos fazer de tudo para tentar reverter essa situação – afirmou Saboia.

Os advogados que cuidam do caso pediram apelação da decisão, mas o juiz cautelar se mostrou irredutível.

- Estão presos preventivamente por tempo indeterminado, mas têm direito de defesa. Serão tratados como iguais perante a lei boliviana - disse Abigail Saba, fiscal investigativa na Bolívia, cargo equivalente à delegada no Brasil.

corinthians torcedores presos bolivia (Foto: Diego Ribeiro)Ministro conselheiro conversa com os torcedores
presos em Oruro (Foto: Diego Ribeiro)

Depois de a embaixada brasileira contestar a ausência de provas para decretar a prisão preventiva, o juiz cautelar disse que cabe ao Ministério Público reunir as provas durante o processo. Nenhum vídeo foi mostrado durante a análise das medidas cautelares.

Em conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, os 12 torcedores garantem que o autor do disparo do sinalizador não está entre eles e já voltou ao Brasil.

Os brasileiros temem dividir a cela com bolivianos, com medo de serem hostilizados. O clima é de muita tensão.  A mulher de um dos presos teve um rápido papo com o marido.
Os 12 corintianos estão divididos em duas celas na Corte Superior de Justiça. Cada cela mede 2,5 m x 4 m.

corinthians torcedores presos bolivia (Foto: Diego Ribeiro)Os 12 torcedores corintianos estão divididos em duas celas  (Foto: Diego Ribeiro)



Conmebol pune o Corinthians: clube não poderá contar com a presença de sua torcida nos estádios

21/02/2013 23:27:00

Punição será mantida até a polícia boliviana esclarecer os acontecimentos que culminaram na morte do jovem Kevin Douglas Beltrán Espada, no jogo entre San José e Corinthians

A Conmebol confirmou a punição do Corinthians na noite desta quinta-feira: o clube paulista vai jogar a atual edição da Libertadores da América com os portões fechados. A informação foi confirmada pelo porta-voz da entidade, Nestor Benítez.

“As partidas do Corinthians como mandante serão disputadas de portões fechados. Nos jogos que o clube disputará como visitante, seus torcedores não terão acesso a ingressos”, disse Benítez.

O porta-voz acrescentou que a punição será mantida até que a polícia boliviana esclareça os acontecimentos que culminaram na morte do torcedor Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos. Enquanto isso, Benítez disse que o Corinthians tem um prazo de três dias para apresentar a sua defesa.



Torcedores do Corinthians detidos na Bolívia são indiciados por homicídio

21/02/2013 22:57:00

Os brasileiros que teriam sido responsáveis pela morte do boliviano foram detidos ainda no estádio. Conmebol pune o clube paulista, que vai jogar sem torcida contra o Millonarios

A Federação Boliviana de Futebol (FBF) informou, nesta quinta-feira, que a Conmebol começou uma investigação sobre a morte do jovem Kevin Douglas Beltrán Espada, de apenas 14 anos, ocorrida no jogo entre Corinthians e San José, na quarta-feira, pela Copa Libertadores da América, na Bolívia.

O Secretário-executivo da Unidade Disciplinar da entidade sul-americana de futebol, Francisco Figueredo, comunicou à FBF sobre a investigação e pediu que a federação “se dirija com urgência máxima às autoridades policiais competentes para pedir toda a documentação e informação relevante sobre este trágico fato”. Segundo o secretário, “toda a informação relevante no momento de adotar as decisões que forem consideradas oportunas”.

No total, 12 torcedores corintianos foram presos, ainda no estádio, na quarta-feira. Todos eles foram indiciados por homicídio, segundo a polícia boliviana. Dois deles são acusados pela autoria do crime; os demais teriam sido cúmplices. Entretanto, não foram identificados os responsáveis por cada crime.

Os detidos fizeram testes que determinarão se em suas mão há rastros das substancias químicas contidas no sinalizador que atingiu Kevin Douglas. Os resultados devem sair num prazo de dez dias. Os torcedores ainda serão levados a um juiz, que vai decidir se eles responderão o processo em liberdade ou não. O advogado boliviano Jaime Flores disse que assumiu a defesa dos 12 brasileiros.

A Conmebol confirmou a punição do Corinthians na noite desta quinta-feira: o clube paulista vai jogar a atual edição da Libertadores da América com os portões fechados. A informação foi confirmada pelo porta-voz da entidade, Nestor Benítez.

“As partidas do Corinthians como mandante serão disputadas de portões fechados. Nos jogos que o clube disputará como visitante, seus torcedores não terão acesso a ingressos”, disse Benítez.

O porta-voz acrescentou que a punição será mantida até que a polícia boliviana esclareça os acontecimentos que culminaram na morte do torcedor. Enquanto isso, Benítez disse que o Corinthians tem um prazo de três dias para apresentar a sua defesa.