sábado, 9 de março de 2013

Corinthians 3 x 2 Ituano: no sufoco, ‘Timão reserva’ garante mais três pontos no Paulista

09/03/2013 20:48:00

Depois de cinco rodadas fadadas ao empate, Corinthians vence no estadual e alcança os 18 pontos.

Choveu muito no Pacaembu. O Corinthians foi a campo pressionado, precisando vencer para por fim a incômoda sequência de cinco empates no Paulistão 2013. Em campo com um time de reservas, o campeão da Libertadores contou com gol heroico de Felipe, aos 41’ do segundo tempo, depois que Sheik perdeu um pênalti.

Os gols

O Ituano começou o jogo mostrando atitude. Logo no primeiro minuto, Samuel surgiu pela esquerda e buscou cruzamento para a área, mas a zaga Corinthiana cortou. O time da capital paulista respondeu com Douglas, em cobrança de falta, aos 3’, aproveitando a bola molhada para complicar a vida do goleiro Vagner, que preferiu espalmar para fora.

Aos 16’ minutos, Edeílson abriu o placar para o Corinthians. Emerson recebeu na esquerda e inverteu a jogada para o lateral direito que não perdeu tempo e bateu cruzado para o gol.

Aos 23’ minutos, o zagueiro Cléber aproveitou escanteio da esquerda e cabeceou com consciência para o fundo das redes alvinegras. Corinthians 1 x 1 Ituano.

A chuva continuava a cair torrencialmente. Apesar disso, a torcida corinthiana não parava de apoiar e via um time que tentava com todas as forças chegar ao gol adversário. E isso acabou acontecendo, de fato, aos 32’, quando Guilherme cobrou uma falta de longe, marcando um gol espetacular para o Timão.

Mas não houve tempo para comemoração. Aos 36’, o Ituano chegou com Luciano, que veio detrás e ganhou da zaga corinthiana. Num dos piores trechos da forte chuva que caiu neste sábado no Pacaembu, o jogador teve a frieza de dominar e bater cruzado para fazer a festa da torcida de Itu.  Corinthians 2 x 2 Ituano.

No segundo tempo, já aos 39’, Alexandre Pato tentou driblar Cleber, que colocou o braço no peito do atacante. Já no chão, Pato viu o árbitro apontar a marca da cal e decretar pênalti para o time da capital paulista. Na cobrança, que Sheik disse a Pato que bateria, o jogador alvinegro mandou no canto esquerdo inferior e viu o goleiro do Ituano fazer a defesa. Escanteio.

O jogo só acaba quando termina. Por isso, por um desses caprichos do futebol, na cobrança de escanteio seguinte ao pênalti que Emerson perdeu, o zagueiro Felipe subiu na área, marcou o gol da vitória e foi consolar o companheiro que havia falhado minutos antes.



Quase cinquentão, Alexandre Frota inicia despedida do futebol americano

Alexandre Frota, Corinthians Steamrollers (Foto: Valdir Seriacopi)Alexandre Frota usa a camisa 77 do Corinthians
Steamrollers (Foto: Valdir Seriacopi)

Ele pode não ser o melhor jogador de futebol americano do Brasil, mas é sem dúvida o mais famoso. Ator, modelo e apresentador, Alexandre Frota inicia neste domingo o terceiro e último ano de sua curta e vitoriosa carreira, que ajudou a dar visibilidade ao Corinthians Steamrollers e ao esporte no país. O primeiro jogo de sua temporada de despedida será contra a Lusa Rhynos, às 13h, pela II Super Copa São Paulo, no Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos em Tatuí.

- No fim do ano eu encerro minha curta carreira de três anos. Gostaria de ter conhecido o futebol americano aos 25, mas não foi assim. Mas valeu muito até aqui. São 50 anos de idade bem vividos, tenho que saber que existem limites, mas está sendo muito bom - afirmou Alexandre Frota.

Campeão brasileiro e paulista na última temporada, Frota ainda será, por mais um ano, fullback (jogador de ataque que tem o dever de correr com a bola e também de bloquear para o quarterback e o running back em alguns lances). Depois, a ajuda será fora de campo, no marketing e na divulgação do time. Atualmente, ele já participa das negociações para os Steamrollers acertarem um grande acordo de patrocínio.

- Hoje meu papel é de jogador, fullback número 77. E estamos em negociação para talvez o maior patrocínio de futebol americano no Brasil, está tudo andando, é um contrato complexo. Envolve uma infraestrutura grande de centro de treinamento, reposição de material, compra de jogadores, muitas coisas.

Alexandre Frota, Corinthians Steamrollers (Foto: Valdir Seriacopi)Alexandre Frota, com a camisa 77, ao lado do elenco do Corinthians Steamrollers (Foto: Valdir Seriacopi)

Alexandre Frota como personagem do Bando de Loukinhos do Corinthians. (Foto: Divulgação)Alexandre Frota virou personagem do Bando de
Loukinhos do Corinthians (Foto: Divulgação)

Camisa 77 por escolha do ex-presidente Andrés Sanchez em homenagem ao título o Campeonato Paulista de 1977, Alexandre Frota agradece o apoio dos dirigentes corintianos e destaca que o futebol americano do clube se paga sozinho atualmente. Além disso, o ator revelou que o Corinthians Steamrollers, que lançará um livro em maio, também planeja um documentário.

Mas Alexandre Frota não é apenas imagem. Apesar de ter demorado um ano e alguns meses para entender e jogar bem, até agora ele marcou seis touchdowns. O mais marcante em sua opinião aconteceu na vitória na final da Super Copa São Paulo, em junho de 2012, contra o Ribeirão Preto Challengers (atual Botafogo-SP Challengers).

O jogo inesquecível aconteceu em dezembro do ano passado, quando o Corinthians foi bicampeão nacional ao vencer o Vasco da Gama Patriotas por 31 a 12 na decisão do Torneio Touchdown.

- A partida foi muito louca, foi muito boa. Estávamos determinados e não perderíamos aquela final para ninguém – disse Frota, que fez uma exaltada preleção antes do jogo decisivo.

Alexandre Frota com Pato no treino do Corinthians Futebol Americano (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Frota posa ao lado de Pato em visita ao treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)



'Acomodado', Timão evita fazer drama após derrota no México

Renato Augusto treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)Renato Augusto e Tite, em treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

Atual campeão da Taça Libertadores da América, o Corinthians teve uma série de 16 jogos de invencibilidade pela competição continental encerrada na última quarta-feira, com a derrota por 1 a 0 para o Tijuana, que disparou na liderança do Grupo 5. Mas o tropeço não abalou a equipe: para os jogadores, a classificação às oitavas de final continua encaminhada.

Com 100% de aproveitamento (três vitórias em três jogos), o time mexicano tem a melhor campanha da primeira fase da competição continental. Com quatro pontos (uma vitória, um empate e uma derrota), o Corinthians é o vice-líder. O técnico Tite havia projetado arrancar ao menos um ponto em Tijuana, mas voltou sem nada na bagagem.

Além de não precisar encarar mais o gramado sintético do estádio Caliente, o Timão terá outra vantagem no Pacaembu: a presença da Fiel. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) alterou a punição ao clube devido à morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, liberando a entrada dos alvinegros nas partidas em casa. Agora, os corintianos só não podem ir aos jogos da Libertadores como visitantes.

– Dependemos só da gente para classificar ainda. Vamos trabalhar para fazer um grande jogo na quarta-feira. Os torcedores fortalecem demais a equipe e sabemos da força deles no Pacaembu. Sentimos falta demais no primeiro jogo – argumentou o lateral Fábio Santos, lembrando os portões fechados na vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia.

– Temos mais três jogos. Vamos em busca de três vitórias – resumiu o meia Renato Augusto.

O goleiro Cássio admitiu que a derrota para o Tijuana não estava nos planos da equipe, mas descartou qualquer dramatização em torno da situação alvinegra na Libertadores. Dos três jogos restantes, o Corinthians é mandante em dois – pega também o San José, da Bolívia, no Pacaembu. O único fora de casa é diante do Millonarios, na Colômbia.

– Não dá para criar um drama. Dependemos só de nós para alcançarmos essa classificação – avaliou.

No ano passado, quando conquistou o título continental de forma invicta, o Timão se classificou às oitavas de final com quatro vitórias e dois empates. Na oportunidade, os comandados de Tite venceram todas as três partidas em casa e uma fora, contra o Nacional, do Paraguai. As outras duas como visitante acabaram em empate: 0 a 0 com o Cruz Azul, do México, e 1 a 1 com o Deportivo Táchira, da Venezuela.



Retorno de Chicão acirra briga por vaga na zaga do Corinthians

Chicão no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Chicão volta para dar 'dor de cabeça' a Tite
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O Corinthians terá uma dupla de zaga inédita na partida deste sábado, contra o Ituano, às 18h30m (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu. Chicão, titular alvinegro até o fim do ano passado, faz sua estreia em 2013. Recuperado após ser submetido a artroscopia no joelho esquerdo, o defensor atuará ao lado de Felipe, substituto imediato de Gil e Paulo André na ausência do camisa 3.

A quantidade de gols sofridos pela equipe no início da temporada não agradou ao técnico Tite. Em 10 partidas pelo Campeonato Paulista, o Timão foi vazado nove vezes. Na Libertadores da América, em três jogos, dois gols sofridos. Um total de 13 confrontos, com 11 tentos contra. Média de aproximadamente 0,84 gol/jogo - acima dos 0,7 que o comandante disse julgar ideal.

Se já era acirrada a briga por uma vaga no setor ofensivo - que conta com nomes como Alexandre Pato, Paolo Guerrero, Emerson Sheik, Jorge Henrique e Romarinho -, a zaga terá uma disputa tão nivelada quanto. Contratado do Valenciennes, da França, Gil surpreendeu a torcida e vem satisfazendo a comissão técnica com as últimas atuações. No empate contra o Santos, o camisa 4 anulou Neymar, chamando a atenção pela calma e precisão.

Assim como Pato rapidamente ganhou a confiança de Tite e assumiu o lugar de Emerson entre os titulares, Gil também pode ficar no lugar de Chicão. Em suas últimas entrevistas, o técnico elogiou o desempenho do zagueiro contratado para esta temporada e comemorou a “dor de cabeça boa” para escolher somente um para a equipe. Paulo André, que ganhou espaço após a saída de Leandro Castán para o Roma, também entra na briga.

Na campanha que culminou com o título da Libertadores do ano passado, a defesa foi o maior trunfo do Corinthians. A equipe sofreu apenas quatro gols em 14 partidas disputadas, entrando para a história com uma das melhores retaguardas da história da competição.

- O time está muito bem. No dia a dia, mudamos o esquema que usávamos. Hoje temos duas linhas de quatro e atacantes de área que se desdobram para cobrir os volantes adversários. São coisas que vão evoluindo para melhor - elogiou Paulo André.

Dupla de Chicão na noite deste sábado, Felipe teve trajetória peculiar no Corinthians. No fim do ano passado, ele quase foi emprestado ao Flamengo, mas ganhou moral após substituir bem o lesionado Wallace (que, depois, seria negociado com o time carioca) em empate contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Utilizado nas primeiras partidas do Paulistão desse ano, voltou a agradar pela firmeza e seriedade.

Além das boas opções atuais do elenco para a defesa, o Corinthians ficou próximo de contratar Dedé, do Vasco, no início desta temporada. O aumento da multa rescisória do defensor para € 10 milhões (R$ 26 milhões) esfriou a negociação, mas o fato de o Grupo DIS ter adquirido 45% dos direitos econômicos do jogador ainda deixa o clube paulista com esperanças, já que tem boa relação com os empresários do braço esportivo do Grupo Sonda e confia em uma nova investida.



Mineirinho lamenta eliminação na etapa do WT em Snapper Rocks

Mineirinho, snapper rocks (Foto: Divulgação / ASP)Mineirinho lamentou eliminação em Snapper Rocks
(Foto: Divulgação / ASP)

O surfista brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, está eliminado da primeira etapa do World Tour (WT), em Snapper Rocks, na Gold Coast australiana. O guarujaense perdeu, na segunda rodada, para o norte-americano Dane Reynolds.

Melhor surfista brasileiro no ranking da ASP (Associação de Surfistas Profissionais), o atleta, que compete pelo Corinthians, somou 15.43 pontos na bateria, enquanto seu adversário chegou aos 16.73, avançando para a próxima fase.

Pelo Instagram, Mineirinho lamentou eliminação no torneio. Em mensagem escrita em inglês e português, ele ressaltou o começo de ano difícil.

- Acabei saindo cedo do Quik Pro, começo de ano difícil, mais não impossível! Vou continuar batalhando.

Além de Mineirinho, outro brasileiro que também perdeu na segunda rodada foi Willian Cardoso, derrotado pelo australiano Taj Burrow, vencedor da etapa na Gold Coast ano passado.



Antes do futevôlei, Gamarra diz: 'Foco da violência são torcidas organizadas'

Um dos melhores zagueiros de todos os tempos, o paraguaio Carlos Alberto Gamarra Pavón, o Gamarra, é um velho conhecido da torcida brasileira. Com passagens por clubes como Internacional, Corinthians, Flamengo e Palmeiras, o ex-zagueiro brilhou na Copa do Mundo de 1998, na França, quando terminou a competição sem cometer uma única falta sequer. O bom desempenho não evitou a eliminação para os donos da casa com um gol de morte súbita nas oitavas de final, mas rendeu a ele o prêmio de melhor defensor do Mundial. Aos 42 anos, Gamarra diz que o aumento da violência no futebol está intimamente ligada às torcidas organizadas, que fizeram a situação fugir do controle. Exemplo disso foi o episódio da morte de um torcedor do San José, de 14 anos, após ser atingido por um sinalizador disparado por um corinthiano.

Neste final de semana, Gamarra irá defender o Paraguai no Mundialito de Futevôlei 4 x 4, que ainda contará com a presença de Brasil, Espanha, Uruguai, Portugal, Argentina e Itália. No sábado, o SporTV transmite a fase classificatória e, no domingo, a TV Globo transmite a final.

Gamarra treino Mundialito de Futevôlei 4 x 4 Rio de Janeiro treino Copacabana (Foto: Divulgação)Gamarra (vermelho)mostra categoria ao colocar a bola em jogo em treino de futevôlei (Foto: Divulgação)

- A situação das torcidas organizadas deveria ter sido controlada desde o início, elas são o foco da violência dentro e fora dos estádios. Quanto mais tempo passa, o nível de agressividade aumenta e pouco de faz para mudar. O que aconteceu na Bolívia, a morte de um menino inocente, foi um absurdo. E toda a torcida do Corinthians foi prejudicada por conta de um torcedor. Algumas pessoas vão ao estádio para brigar, enquanto o espírito deveria ser outro. O estádio é um lugar para se divertir e torcer pelo seu time - analisou.

No fim de janeiro, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) deu um importante passo para dar fim ao clima bélico no futebol e iniciar a era da disciplina nos torneios. Quem vai ditar as regras da nova jurisdição é uma espécie de Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

gamarra flamengo river plate (Foto: Agência AFP)Gamarra disputa bola com jogador do River Plate,
na época que atuou pelo Fla (Foto: Agência AFP)

Para Gamarra, o excesso de faltas e o vigor de alguns jogadores também influencia na violência do esporte. O ex-zagueiro acredita que os distúrbios nos jogos vêm da própria diretoria dos clubes, que deixam as torcidas atuarem de forma descontrolada, incitando a violência. Segundo ele, entidades que organizam os campeonatos mundo afora deveriam ter regras mais rigorosas, aliadas a um bom policiamento dentro e fora de campo.

- Evitar cometer faltas sempre foi algo natural para mim, os zagueiros deveriam ter esse pensamento de uma forma geral. As diretorias deram muita liberdade às torcidas organizadas.  As entidades reguladoras, como a CBF, no Brasil, precisam olhar o problema de perto, antes que não haja mais a possibilidade de reverter a situação - acrescentou.

Além de clubes brasileiros, Gamarra encantou outras torcidas na América do Sul e na Europa. Alguns exemplos são Cerro Porteño, Olímpia, Independiente, Benfica, Atlético de Madrid e Inter de Milão. E mesmo depois de ter pendurado as chuteiras, ele não se afastou dos gramados. Natural de Ypacaraí, o ex-zagueiro vive uma vida tranquila em Assunção, onde trabalha no departamento técnico do Rubio Ñú, garimpando talentos da nova geração.



Campeonatos europeus, estaduais, NBB: veja o Tempo Real de sábado

Opção é o que não falta neste sábado para quem gosta de acompanhar o que rola no mundo do esporte através do Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. Destaque para a partida entre Barcelona e La Corunã, às 16h, pelo Campeonato Espanhol. Mais cedo, às 13h, o Paris Saint-Germain, líder do Campeonato Francês, encara o Nancy. Já pelo Paulistão, o Corinthians pega o Ituano, às 18h30, no Pacaembu, tentando diminuir a diferença para o líder São Paulo. Em Pernambuco, o Náutico quer a vitória contra o Belo Jardim, às 20h, nos Aflitos, para se manter no topo da tabela, enquanto que em Belém o Paysandu recebe o Paragominas, às 19h, na Curuzu. Pela Superliga feminina, o Osasco, atual campeão, inicia a série melhor de três da semifinal contra o Campinas, do técnico Zé Roberto Guimarães. No NBB, o líder Flamengo vai em busca da vigésima quinta vitória na competição contra o Bauru, às 16h.  

Confira a programação deste sábado (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

SÁBADO, 09/03

10h Osasco x Campinas - Superliga feminina (vôlei) com vídeos

13h Paris Saint-Germain x Nancy (Campeonato Francês)

15h Vitória-ES x Rio Branco-ES (Campeonato Capixaba) - TRANSMISSÃO AO VIVO

15h15m Corinthians-AL x CRB (Campeonato Alagoano)

16h Barcelona x Deportivo La Coruña (Campeonato Espanhol)

16h América-MG x Nacional-MG (Campeonato Mineiro) com vídeos

16h Rodada do Campeonato Catarinense com vídeos

16h Flamengo x Bauru - NBB (basquete masculino) com vídeos

18h30m Corinthians x Ituano (Campeonato Paulista) com vídeos

18h30m Penapolense x Paulista (Campeonato Paulista)

18h30m Botafogo-SP x Mogi Mirim (Campeonato Paulista)

19h Paysandu x Paragominas (Campeonato Paraense)

20h Náutico x Belo Jardim (Campeonato Pernambucano) com vídeos



Deputado federal tenta a libertação de corintianos presos em Oruro

09/03/2013 13:31:00

Na Bolívia para o CPI do Trabalho Escravo, Walter Feldman aproveitou para verificar a situação dos corintianos

O deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP) aproveitou sua viagem à Bolívia para uma das etapas da CPI do Trabalho Escravo para tentar a liberação dos 12  torcedores corintianos que estão presos em Oruro acusados de envolvimento com a morte de Kevin Beltrán durante uma partida da Libertadores, em fevereiro.

"Não há nenhum indício consistente que demonstre a culpa de algum desses torcedores. Sete estavam fora do estádio durante o ocorrido, não há nenhuma confirmação de caráter material ou visual que confirme qualquer participação dos 12 jovens", disse o parlamentar à Agência Efe.

Na última semana, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, esteve no país pedindo às autoridades bolivianas que garantam o "pleno direito de defesa para os brasileiros e condições dignas na prisão". Neste sábado, Feldman detalhou seu contato com os presos. "Falei com dois torcedores. Nos revelaram condições muito delicadas, desumanas e degradantes", comentou.

Feldman disse que ainda tem esperança na libertação, mas, caso a situação não mude, apresentará na Câmara um requerimento pela formação de uma comissão especial para verificar as condições da prisão onde os torcedores estão presos.



Corinthians x Tijuana: ingressos à venda nas bilheterias neste sábado

O Corinthians inicia neste sábado a venda de ingressos nas bilheterias para o confronto com o Tijuana, do México, na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), válido pela quarta rodada da Taça Libertadores da América. Será o primeiro confronto com a presença da Fiel como mandante na competição continental: a vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, no dia 27 de fevereiro, aconteceu com portões fechados.

No domingo, as bilheterias permanecerão fechadas, de maneira que as vendas serão retomadas normalmente na segunda. Os setores mais populares já foram esgotados através do Fiel Torcedor. É possível adquirir bilhetes para Cadeira Laranja, Numerada e Setor Vip. Pouco mais de 27 mil bilhetes já foram comercializados tanto para este jogo quanto para o duelo contra o San José, da Bolívia, marcado para o dia 10 de abril.

Preços dos setores disponíveis
Cadeira laranja: R$ 200 (R$ 100 meia entrada)
Numerada: R$ 300 (R$ 150 meia entrada)
Setor VIP: R$ 500 (R$ 250,00 meia)
Visitante: R$ 50 (R$ 25 meia entrada)

Pontos de venda (funcionam das 10h às 17h)
Parque São Jorge
Estádio do Pacaembu – no sábado, a venda acontece apenas entre 10h e 15h, nas bilheterias do Portão Principal. Na segunda, em horário normal, a venda volta a ser feita nas bilheterias do Tobogã (lado par).
Lojas Poderoso Timão Extra Cidade Dutra, Ipiranga e São Matheus



Corinthians doará renda de partida na Libertadores a familiares de Kevin

O Corinthians pretende fazer uma arrecadação especial para a família de Kevin Espada, torcedor boliviano morto em Oruro, no dia 20 de fevereiro. O departamento jurídico do clube ainda não decidiu, porém, qual jogo da Taça Libertadores e a maneira que o dinheiro será doado.

A hipótese mais provável é de que o jogo contra o Tijuana, na próxima quarta-feira, no Pacaembu, tenha sua renda revertida. Se não, o clube pretende doar o dinheiro obtido na partida contra o San José, time de coração de Kevin, que será no dia 10 de abril.

Pacaembu, Corinthians x Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)Pacaembu vai voltar a lotar nos jogos do Timão
(Foto: Marcos Ribolli)

A comissão disciplinar da Conmebol, autoridade máxima do futebol na América do Sul, decidiu suspender a punição ao Corinthians, que não poderia receber torcida em seus jogos como mandante no Pacaembu, pela Taça Libertadores. Por 18 meses, os alvinegros não poderão assistir apenas aos confrontos como visitantes - o clube também foi multado em U$ 200 mil.

Kevin Espada morreu na estreia do Corinthians na Libertadores, em partida contra o San Jose, em Oruro, na Bolívia. O jovem torcedor foi atingido por um sinalizador marítimo supostamente lançado pela torcida corintiana.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Com Pato e Zizao, Timão divulga lista de relacionados para pegar o Ituano

Zizao no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)O atacante Zizao, no treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O técnico Tite apresentou uma novidade entre os jogadores relacionados para a partida contra o Ituano, neste sábado, no estádio do Pacaembu, às 18h30m (horário de Brasília), válida pela 11ª rodada do Campeonato Paulista: o atacante Alexandre Pato, titular na derrota por 1 a 0 para o Tijuana, na última quarta, está na lista dos concentrados para o confronto. Ele deve iniciar no banco de reservas.

Como a delegação corintiana desembarcou em São Paulo na manhã desta sexta-feira, os outros titulares, que haviam feito um treino regenerativo na noite de quinta, ainda no México, ficaram fora da partida pelo estadual. Desde já eles iniciam a preparação para o próximo desafio pela Libertadores, novamente contra o Tijuana, quarta, no Pacaembu.

Outra novidade foi o atacante Zizao, que não era relacionado desde o retorno dos titulares. Sua última partida foi a vitória por 1 a 0 sobre o Mirassol, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Embora tenha entrado na lista, o chinês não deve ir para o banco de reservas, já que Tite conta com Emerson, Jorge Henrique, Romarinho e Pato para o setor ofensivo.

Veja a lista de relacionados para este sábado:

Goleiros: Danilo Fernandes, Julio Cesar e Matheus Caldeira
Laterais: Edenílson, Igor e Rodinei
Zagueiros: Chicão, Felipe, André Vinícius e Yago
Volantes: Willian Arão e Guilherme
Meias: Douglas, Giovanni e Anderson
Atacantes: Emerson, Jorge Henrique, Romarinho, Alexandre Pato, Zizao, Léo e Paulo Victor



Cássio admite que ainda não está 100% no Timão: 'Voltei agora'

cassio desembarque corinthians (Foto: Rodrigo Faber )Cássio, no desembarque do Corinthians
(Foto: Rodrigo Faber )

O goleiro Cássio não escondeu o cansaço no desembarque do Corinthians, nesta sexta-feira, após a derrota por 1 a 0 para o Tijuana, na última quarta. Com apenas seis partidas disputadas nesta temporada, entre Campeonato Paulista e Taça Libertadores da América, o jogador admitiu que não está 100% fisicamente e que precisa de mais tempo em campo para retomar seu ritmo ideal.

Destaque do Timão no título do Mundial de Clubes, conquistado em dezembro do ano passado, Cássio vinha sendo incomodado por dores no ombro esquerdo. Chegou a fazer tratamentos específicos no Japão, para evitar que o problema o atrapalhasse nos jogos da competição internacional. O goleiro antecipou o próprio retorno em 2013 e se “internou” no CT Joaquim Grava para tratar o local.

– Eu fiquei dois meses parado e voltei a jogar agora. Tenho um tempo para treinar esses dias, já que não devo jogar no fim de semana. Vou me recuperando – avaliou.

No período em que Cássio ficou fora, Danilo Fernandes e Julio Cesar foram utilizados na meta alvinegra. O técnico Tite havia instituído o tradicional revezamento de goleiros, mas reconheceu a melhor fase técnica atravessada por Danilo, encerrando o processo. Neste sábado, contra o Ituano, às 18h30m (horário de Brasília), Cássio novamente dará lugar ao reserva.

A derrota para o Tijuana, na última quarta-feira, foi a primeira do goleiro na temporada. Ele havia entrado em campo nos empates com Palmeiras, San José, Bragantino e Santos, além da vitória sobre o Millonarios. O camisa 12 admitiu que o time sentiu a pressão da torcida mexicana e, por isso, convocou a Fiel a lotar o estádio do Pacaembu na próxima semana, para  também fazer valer o fator casa.

– Nunca pensamos em perder, mas acabamos saindo derrotados. Sentimos um pouco, mas agora é mostrar a força que temos em casa, como eles mostraram. Lotar o estádio, empurrar o time e ganhar aqui – completou.

O gramado sintético do estádio Caliente não atrapalhou somente zagueiros, meio-campistas e atacantes. Cássio citou a maior impulsão da bola no solo artificial como obstáculo encontrado diante do Tijuana e disse ter saído machucado por conta da grama.

– O campo rala muito. Toda hora que você cai, machuca. Ainda mais no meu caso, que não gosto de jogar de calça. Tivemos só dois dias para nos adaptarmos, foi complicado.



'Pronto para mais', Pato já pensa no jogo de volta com o Tijuana

Destaque do Corinthians no primeiro tempo do confronto com o Tijuana, fora de casa, na última quarta-feira, o atacante Alexandre Pato segue agradando à torcida com suas atenções. Embora não tenha balançado as redes contra a equipe mexicana (o Timão foi derrotado por 1 a 0), o jogador se mostrou à vontade em campo: movimentou-se bastante e bagunçou a marcação adversária, atraindo, quase em todos os lances, dois atletas do Tijuana para marcá-lo.

Um dos maiores críticos ao gramado sintético do estádio Caliente, Pato disse que o solo artificial atrapalhou sua atuação, especialmente na etapa complementar. O jogador não pediu descanso para o técnico Tite e ficará no banco de reservas contra o Ituano, neste sábado, pelo Campeonato Paulista. Ele admite, porém, que já pensa no jogo da volta contra o Tijuana e se disse pronto para seguir entre os titulares na maratona de partidas acumuladas pelo Corinthians.

– Estou muito tranquilo, pronto para mais. Quero treinar e jogar o máximo possível. Vou trabalhar forte para entrar em campo e ajudar o Corinthians na quarta-feira – afirmou.

Alexandre Pato acumula nove partidas com a camisa alvinegra. Destas, em cinco ele esteve como titular. Marcou três gols. Após o cumprimento de uma primeira etapa de preparação, com exames detalhados e uma estratégia de treinamento para evitar lesões, o jogador busca bater a marca de 43 jogos disputados na temporada. Ele chegou a tal número pelo Milan, da Itália, entre 2009 e 2010.

O fisioterapeuta Bruno Mazziotti é o principal envolvido no processo de evolução do atacante. Com a comprovação de que Pato não tem qualquer predisposição a lesões, apesar das 15 acumuladas em cinco anos na Itália, o profissional acredita que o camisa 7 do Corinthians estará com o ritmo ideal na segunda metade de 2013 – quando terá, enfim, superado qualquer espécie de desconfiança em relação ao seu estado físico.

Novo componente do ataque corintiano, ao lado do peruano Paolo Guerrero, Alexandre Pato ganhou a vaga de Emerson. Com dores constantes no joelho direito, Sheik sequer viajou ao México para o confronto com o Tijuana. Às lesões, somaram-se dois atrasos consecutivos aos treinos do Timão e a boa fase de Pato, fatos que fizeram com que o técnico Tite optasse pela troca.

Apesar do pouco tempo no clube, Pato já conquistou a torcida do Corinthians. Contratado em janeiro deste ano, o jogador é um dos mais assediados pelos alvinegros – principalmente pela ala feminina. A camisa 7, com seu nome, é uma das mais vendidas nas lojas do Timão.

alexandre pato desembarque corinthians (Foto: Rodrigo Faber )Alexandre Pato, no desembarque do Corinthians (Foto: Rodrigo Faber )



Julgamento de corintianos adiado: por Dia da Mulher, promotora falta

torcedores corinthians presos (Foto: Ricardo Taves)Torcedores seguem sem ser julgados
(Foto: Ricardo Taves)

O julgamento da apelação dos 12 corintianos presos em Oruro, na Bolívia, foi suspenso. Programado para esta sexta-feira, às 17h (de Brasília), ele foi reprogramado para a próxima terça-feira, às 10h30m (também no horário brasileiro). O motivo? A comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Como a juíza responsável por analisar a apelação é Virginia Colque, uma mulher, ela não foi trabalhar nesta sexta-feira. E sem a possibilidade de outro profissional do sexo masculino substituí-la, o julgamento foi suspenso. Quem explica é o advogado boliviano Miguel Blancourt, contratado para defender os corintianos.

- De uma maneira totalmente ilegal, o julgamento dos torcedores foi suspenso porque hoje é Dia Internacional da Mulher. A Dra. Virginia Colque não foi trabalhar e o Ministério Público não pode mandar outro representante. A nossa lei reconhece o dia especial, mas não estabelece que não é preciso trabalhar – disse Blancourt.

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o advogado boliviano contratado pelos corintianos avisou que o novo julgamento já está marcado. A defesa dos torcedores presos pela morte do garoto Kevin Espada, de 14 anos, durante o empate do Corinthians com o San José, em Oruro, tenta que eles respondam em liberdade.

- Será na próxima terça-feira, às 9h30, horário local – avisou o advogado.

Os 12 corintianos estão presos em Oruro desde o último dia 20 de fevereiro, quando um sinalizador disparado da torcida alvinegra atingiu e matou o garoto Kevin. Dois dias depois, o menor H. A. M, de 17 anos, já no Brasil, confessou na Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos ser o autor do disparo.

O depoimento dele, no entanto, ainda não tem validade na Bolívia. Há enorme burocracia para ser enviado até o país e a defesa dos torcedores quer esperar o resultado da apelação. A expectativa é que eles possam responder o julgamento em liberdade. Seja na Bolívia ou no Brasil, tendo de viajar quando convocados.