terça-feira, 11 de setembro de 2012

Após sete jogos, Jorge Henrique volta a ser relacionado. Veja a lista

jorge henrique corinthians (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Jorge Henrique, durante treino do Corinthians
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

O atacante Jorge Henrique é a novidade na lista de relacionados do Corinthians para a partida contra a Ponte Preta, nesta quarta-feira, às 19h30min, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Tite levará 18 jogadores para o confronto.

O baixinho ficou fora das últimas sete partidas em virtude de uma lesão no músculo adutor da coxa direita. Ele sentiu o problema no segundo tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, dia 12 de agosto.

A tendência é que Jorge Henrique seja utilizado em partida do duelo para ganhar ritmo. Assim, pode até aparecer como titular no clássico contra o Palmeiras, domingo, às 16h, no Pacaembu. Ele já treina normalmente com bola no CT Joaquim Grava.

Sem o lateral-direito Guilherme Andrade, que pertence à Ponte Preta, Tite levou Weldinho para o banco de reservas. O garoto Giovanni, autor do terceiro gol contra o Grêmio, ficará no banco de reservas.

Confira a lista de relacionados:

Goleiros: Cássio e Julio Cesar
Laterais: Alessandro, Fábio Santos e Weldinho
Zagueiros: Chicão, Paulo André e Wallace
Volantes: Guilherme, Edenílson e Willian Arão
Meias: Douglas, Danilo e Giovanni
Atacantes: Romarinho, Emerson, Jorge Henrique e Adilson.  



No Timão, equipe de TV japonesa se enrola com nomes: 'Daniro, Dogras'

Corinthians em Japonês (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Relação dos jogadores do Corinthians em japonês
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)

Tite e os jogadores do Corinthians querem manter o foco no Campeonato Brasileiro, mas, aos poucos, o clima do Mundial começa a tomar conta do clube. O Timao recebeu nesta terça-feira a visita de uma equipe de televisão japonesa, ávida por informações sobre o representante sul-americano no torneio que será disputado em dezembro, no Oriente.

Funcionários da Nippon Television (NTV) foram ao CT Joaquim Grava para acompanhar a atividade da equipe, a última antes da partida contra a Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro. A emissora é a responsável pela geração das imagens do torneio para todo o planeta e auxilia a Fifa na produção de conteúdo.

Kengo Nakano, que narrará a partida para o território japonês, acompanhou todo o trabalho do técnico Tite. Com uma lista em mãos, ele passou boa parte da atividade tentando identificar quais jogadores estavam em campo.

Os mais conhecidos são o meia Danilo, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o atacante Emerson, que já atuaram no Japão. O problema, porém, foi pronunciar corretamente alguns nomes...

- Daniro (Danilo), Dogras (Douglas), Edenichô (Edenílson).. – disse Nakano, tentando escalar parte do time que enfrenta a Macaca, nesta quarta-feira.

Na quarta-feira, uma equipe do departamento de comunicação da Fifa estará no CT Joaquim Grava para entrevistar jogadores e membros da comissão técnica do Corinthians. Eles produzirão o material a ser divulgado durante o torneio. O “evento” é chamado de Fifa day (dia Fifa).  

Japoneses assistem ao treino do Corinthians no CT Joaquim Grava (Foto: Carlos Augusto Ferrari / globoesporte.com)Japoneses assistem ao treino do Corinthians no CT  (Foto: Carlos Augusto Ferrari / globoesporte.com)



Tite esquece clássico para explicar escalação: 'Ninguém escolhe jogo'

Tite Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite, durante treino do Corinthians, no CT
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O Palmeiras será assunto no Corinthians só a partir de quinta-feira. Pelo menos no discurso, o técnico Tite quer esquecer, por enquanto, que terá o arquirrival pela frente no domingo. Nesta terça, o treinador escalou os principais jogadores do Timão para enfrentar a Ponte Preta, quarta, às 19h30min, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Ninguém foi poupado, ou melhor, preservado, como gosta de dizer o comandante.

– Eu preparo a equipe para o próximo jogo. Ninguém escolhe jogo. Queremos estar em paz com o nosso trabalho. Os clássicos são campeonatos à parte, mas tenho um objetivo grande que é o padrão da equipe. Se está em condições, vai jogar – cravou.

A surpresa da atividade tática foi a presença do atacante Emerson. O jogador ficou fora das duas últimas partidas por causa de um problema na coxa direita. A expectativa era de que ele só voltasse no fim de semana. No entanto, Tite optou por escalá-lo diante da Macaca, mesmo com o tempo de recuperação sendo de quatro dias.

– Precisamos ter coerência com aquilo que se diz e faz. Teremos força máxima. Fui conversar com o Paulinho, mas clinicamente não dá. Isso é a grandeza do Corinthians, das pessoas que dirigem o clube e queremos fortalecer a equipe – ressaltou.

Tite quer evitar comentários sobre possíveis tentativas de prejudicar alguns adversários por conta da escalação de reservas. Na semana passada, o treinador preservou alguns titulares, e o Timão acabou batido por 1 a 0 pelo Figueirense, em Santa Catarina. O clube de Florianópolis é um adversário direto do Palmeiras na luta contra o rebaixamento para a Série B.

– O que eu posso fazer se o Wilson (goleiro do Figueirense) foi o melhor em campo? No Cartola, quem marca um gol ganha oito pontos. O Wilson fez 23, igual a três gols. O Corinthians quer fazer o melhor sempre.   

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Cássio reaparece no gol, e Tite escala Emerson no ataque

Emerson Sheik Emerson Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Emerson, durante treino do Corinthians, no CT
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

O técnico Tite não quis saber de esperar o clássico contra o Palmeiras, no domingo, para utilizar o atacante Emerson novamente. No treino desta terça-feira à tarde, no CT Joaquim Grava, Sheik foi escalado como titular da equipe que enfrentará a Ponte Preta, nesta quarta-feira, às 19h30min, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.

O herói corintiano na conquista do título da Taça Libertadores ficou ausente dos duelos frente Figueirense e Grêmio em virtude da expulsão diante do Atlético-MG e de uma lesão na coxa direita. No treino, ele ocupou a vaga do argentino Martinez, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Outro retorno foi o do goleiro Cássio, convocado para a seleção brasileira que enfrentou África do Sul e China em amistosos. O gigante se reapresentou à tarde e já trabalhou na equipe que inicia a partida. O volante Paulinho, com dores na coxa direita, apenas correu pelo gramado e não será relacionado.

O setor de marcação, aliás, não terá Ralf. O cão de guarda da defesa alvinegra também foi punido com a terceira advertência e terá de cumprir suspensão. Sem ele, Tite recuou Guilherme para a função, mantendo Edenílson um pouco mais adiantado.

O zagueiro Chicão e o meia Douglas retornam após suspensão automática. O primeiro entra no lugar de Wallace, enquanto o segundo fica com o posto de Ralf.

O Corinthians inicia a partida com a seguinte formação: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Guilherme, Edenílson, Danilo e Douglas; Romarinho e Emerson.  

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Ponte Preta diz que Timão não poderá escalar Guilherme Andrade

Guilherme Andrade Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Guilherme está emprestado ao Timão pela Ponte
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

O lateral-direito Guilherme Andrade, do Corinthians, não poderá participar da partida contra a Ponte Preta, nesta quarta-feira, às 19h30m (horário de Brasília), no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. A Macaca é dona dos direitos do atleta, e um acordo entre os clubes impossibilitou que ele fosse relacionado pelo técnico Tite. Na segunda-feira, porém, o Corinthians havia dito que Guilherme Andrade poderia, sim, atuar.

Contratado após o Campeonato Paulista, o jogador é o reserva imediato de Alessandro e poderia aparecer na equipe caso o treinador optasse por preservar o titular em virtude do clássico contra o Palmeiras, marcado para domingo, às 16h, também no Pacaembu. Entretanto, ele está fora da lista de convocados.

– O Guilherme não vai jogar. O Corinthians nos garantiu isso. Não existe cláusula que impeça, mas sim um acordo de cavalheiros. Nós temos um bom relacionamento com a diretoria do Corinthians, e ficou decidido de ele não entrar em campo - disse Ocimar Bolicenho, diretor executivo de futebol da Ponte.

Guilherme Andrade, de 23 anos, está emprestado ao Corinthians até o fim do ano e, caso o clube tenha interesse, poderá ter os direitos adquiridos ao término do vínculo. O valor é de aproximadamente R$ 1 milhão. O Timão, porém, ainda não se posicionou sobre o futuro do defensor.

– Se entrasse, serviria como um sinal de que o Corinthians exerceria o poder de preferência de compra após o empréstimo – ressaltou o dirigente.

Com a ausência de Guilherme Andrade, o técnico Tite deve manter Alessandro na função. Outra possibilidade é colocar Weldinho, pouco aproveitado no segundo semestre.

Assista a vídeos do Corinthians e Ponte Preta



Giovanni ganha espaço no meio-campo do Corinthians

O terceiro gol do Corinthians na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, no último sábado, chamou a atenção da Fiel no estádio do Pacaembu. Com um chute sutil no ângulo, o meia Giovanni não deu chances ao goleiro Marcelo Grohe e marcou pela primeira vez como profissional, fechando o triunfo alvinegro sobre a equipe gaúcha.

Campeão da Copa São Paulo de Juniores deste ano pelo clube, ele se tornou uma espécie de “filho único” dentre os jovens na equipe comandada pelo técnico Tite.

Dono de atuações discretas na competição juvenil, o garoto de 18 anos acabou ofuscado por outros jogadores, como os zagueiros Marquinhos e Antonio Carlos, o meia Matheuzinho e o atacante Douglas. Hoje, porém, ele é o único que deve ter mais oportunidades de mostrar seu futebol até o fim do Campeonato Brasileiro.

Campeão da Taça Libertadores da América, inscrito no lugar do atacante Adriano, Marquinhos foi cedido por empréstimo ao Roma, da Itália. Já Matheuzinho foi emprestado para o Bragantino e Douglas, para o Paraná. Antonio Carlos permaneceu na equipe, mas não agradou à torcida nos jogos em que foi escalado como titular, no início do Brasileirão, e hoje compete com cinco zagueiros: Chicão, Paulo André, Wallace, Anderson Polga e Felipe. O goleiro Matheus treina com os titulares, mas é a quarta opção, atrás de Cássio, Danilo Fernandes e Julio Cesar.

Assim, Giovanni tornou-se o único que deve continuar sendo presença constante no time, em especial na reta final do Brasileirão, quando o Corinthians se voltar quase que completamente para o Mundial de Clubes, que será disputado no Japão, entre 6 e 16 de dezembro. Natural de Sorocaba, no interior de São Paulo, ele acumula cinco jogos entre os profissionais do Timão.

O técnico Tite já deixou claro que pretende fazer o rodízio de atletas em sua equipe durante o campeonato, visando evitar desgastes físicos e lesões musculares desnecessárias. No último sábado, Giovanni entrou no lugar do argentino Martínez, demonstrando versatilidade para jogar tanto no meio-campo, quanto de maneira mais avançada.

Hoje, os meias titulares são Douglas e Danilo. Os concorrentes são o peruano Cachito Ramírez, que não caiu nas graças da torcida, embora tenha participado da campanha do título brasileiro de 2011 e da Libertadores neste ano, e o curinga Edenílson, que pode ser escalado tanto como volante quanto na lateral. O recém-chegado Chiquinho, que ainda não estreou, também pode atuar no setor.



À espera do Dérbi, Guilherme não pensa em 'rebaixar' o Palmeiras

LANCEPRESS! - 10/09/2012 - 14:00 São Paulo (SP)

Corinthians x Grêmio - Campeonato Brasileiro - Gol do Guilherme (Foto: Eduardo Viana)
Guilherme marcou na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, no último sábado (Foto: Eduardo Viana)

Não importa se perdem do lanterna ou se vencem os primeiros colocados do Brasileirão, o técnico Tite e os jogadores do Corinthians deixam claro que não pensam na situação das outras equipes. Projetando o clássico de domingo contra o Palmeiras, no Pacaembu, o volante Guilherme ressaltou que não se importa com o fato de o rival estar na zona de rebaixamento, figurando na 18ª colocação da tabela.

- A gente não está pensando no Palmeiras agora. Estamos pensando no jogo de quarta-feira, contra a Ponte Preta. Depois que passar esse jogo, vamos enfrentar o Palmeiras, mas não pensando em rebaixá-los. A gente pensa em ganhar para o Corinthians, não em derrotar o Palmeiras - disse o volante, titular nas últimas duas partidas (Figueirense e Grêmio).

O Timão passou o início do campeonato priorizando a Libertadores, em busca da sonhada conquista da Libertadores, que chegou após a vitória sobre o Boca Juniors (ARG). Guilherme, que ainda estava na Portuguesa, diz que isso não pode ser usado como desculpa para a equipe estar na zona intermediária da tabela.

Para o volante, o Corinthians não vai brigar pelo título, mas poderá ficar entre os quatro melhores classificados ao fim da competição.

- Não é por causa da Libertadores que não está lá em cima. O grupo é forte. Antes, não vinham os resultados que agora estão vindo. Com uma sequência de vitórias, vamos encostar lá em cima. Não digo pelo título, mas entre os quatro acho que a gente pode chegar - analisou o jogador.



Sheik e Jorge Henrique treinam de olho no duelo com o Palmeiras

LANCEPRESS! - 10/09/2012 - 10:57 São Paulo (SP)

Emerson Sheik - Corinthians (Foto: Miguel Schincariol)
Recuperado de lesão, Sheik deve voltar ao time no Dérbi (Foto: Miguel Schincariol)

O elenco do Corinthians se reapresentou na manhã desta segunda-feira no CT Joaquim Grava após a vitória por 3 a 1 em cima do Grêmio, no último sábado, no Pacaembu. A grande novidade foi a presença da dupla Sheik e Jorge Henrique em campo. Os titulares que enfrentaram a equipe gaúcha fizeram apenas um leve treino físico na academia.

Sem sentir dores no músculo adutor da coxa direita, Sheik iniciou o treinamento ao lado do fisioterapeuta Bruno Mazziotti. Depois, participou do trabalho técnico em campo reduzido comandado por Tite. Quem também particiou normalmente da atividade foi Jorge Henrique, que está recuperado de uma ruptura parcial no tendão do músculo adutor da coxa direita.

A dupla de ataque não deve voltar ao time diante da Ponte Preta, quarta-feira. às 19h30, no Pacaembu. A expectativa é de que ambos estejam à disposição da comissão técnica apenas para o clássico contra o Pameiras, domingo, também no Pacaembu.

Douglas e Chicão, que cumpriram suspensão contra o Grêmio, treinaram ao lado de Sheik e Jorge Henrique, e reforçam o time diante da Macaca. Anderson Polga, que aguarda para fazer a estreia, também participou do treino.



Guilherme se empolga com torcida: 'Certeza de que vai lotar o Japão'

LANCEPRESS! - 10/09/2012 - 12:23 São Paulo (SP)

Corinthians x Grêmio - Campeonato Brasileiro - Gol do Guilherme (Foto: Ari Ferreira)
Guilherme comemora gol contra o Grêmio (Foto: Ari Ferreira)

A torcida do Corinthians esgotou, em poucas horas, o primeiro lote de vendas de ingressos para a Mundial da Fifa, em dezembro deste ano. A expectativa de ver uma espécie de Pacaembu em Toyota e Yokohama empolga os jogadores do elenco.

- Tenho certeza de que no Japão vai lotar. A torcida é fanática e vai estar com a gente lá - afirmou o volante Guilherme.

Para o camisa 35 do Timão, os bons resultados no Brasileirão mostram que a equipe seguirá com o grupo forte para a competição na Ásia. O jogador é reserva de Ralf e Paulinho no meio, mas tem agradado quando recebeu chances.

- Isso mostra que o grupo é forte. Mesmo com alguns desfalques a gente se saiu bem dentro dos jogos. Lá na frente o Tite pode precisar de qualquer um, e vamos estar prontos - garantiu.

O sorteio das chaves do Mundial acontece no dia 24 deste mês, em Zurique (SUI). Lá, o Corinthians terá reuniões com a Fifa para definir outras questões, como logística. Já estão classificados para o torneio: Corinthians, Chelsea (ING), Auckland City (NZL) e Monterrey (MEX).



No Japão, Fiel ajuda corintianos por todo o mundo e sofre por ingresso

Renato Rodrigues - 10/09/2012 - 07:03 São Paulo (SP)

Gaviões da Fiel no Japão (Foto: Divulgação)
Gaviões da Fiel no Japão assiste os jogos do Timão todos juntos (Foto: Divulgação)

Se aqui no Brasil a procura por ingressos é grande (os ingressos no site da Fifa já estão esgotados), no Japão não é diferente. Corintianos por todo mundo também sofrem para garantir suas entradas. No primeiro dia de venda, teve até filas em lojas de conveniência em cidades nipônicas.

– Rolou um boato por aqui que ingressos iam ser vendidos em algumas lojas de conveniência. Fui a uma delas e tinha até fila de corintianos. No fim, era só pela internet mesmo – afirmou Leonardo Honda, que mora em Toyohashi, em contato com a reportagem do LANCENET!.

Segundo explicado por Honda, o serviço por telefone anunciado não funcionou. Também de plantão na internet, alguns torcedores conseguiram comprar os quatro ingressos a que tinham de direito.

Além de garantir o “seu”, os corintianos têm dado ajuda a pessoas de todos os lugares do planeta. Precisando de informações, torcedores do Brasil, do Canadá, de Portugal, do Reino Unido e da Austrália já entraram em contato avisando que estão de malas prontas.

Quem tem feito esse serviço de logística no Japão são membros da sub-sede da Gaviões da Fiel no país. A ajuda não se limita apenas a integrantes da uniformizada, mas para todos os corintianos.

Em mais ou menos 30 pessoas, eles reservam lugares para pessoas se hospedarem durante o Mundial. Além de disponibilizar as próprias casas, a Fiel Japão separa vans e tenta fazer reservas em albergues.

Na base do improviso, os corintianos prometem ver o jogo. Eles só não sabem ao certo como... Se aqui o bordão é "Vai, Corinthians", por lá ele muda para "Vem, Corinthians!".

O trabalho dos corintianos japoneses:

Lugar para ficar
Os torcedores pensam em reservar quartos no mês que vem, quando a procura para ajuda aumentar.

Organização
Eles pedem para que os torcedores no Brasil tentam viajar no mesmo dia e que fiquem em cidades iguais para facilitar a adaptação e auxílio dos locais.

Passeio
Os fiéis de lá querem levar os corintianos nos pontos turísticos.

Bate-Bola
Leonardo Honda
Corintiano da ‘Fiel Japão’, em entrevista ao LANCENET!

‘Tem gente de todo o mundo pedindo ajuda’

Comprar ingressos também está complicado para vocês no Japão?
Estamos tentando de tudo e nos ajudando. Aqui está bem difícil de conseguir também. Desde domingo a gente tenta comprar. Anunciaram por telefone e não deu certo. É tudo atendimento automático. Tem gente que já se garantiu, mas tem muita gente sem aqui.

Vocês têm recebido muitos pedidos de ajuda de corintianos?
Bastante. Não só da Gaviões. Vamos tentar ajudar qualquer corintiano, não estamos fazendo diferença. Falam para pegá-los no aeroporto, dar uma força com hospedagem ou mesmo para conhecer a cidade. Tem muitas pessoas entrando em contato com a gente.

São corintianos do Brasil?
Não. Tem gente de tudo que é lugar do mundo. Perguntam como fazer para vir. Garantem que estarão aqui no Mundial. Já teve gente do Canadá, Austrália, Portugal e ate do Reino Unido... Vai ter muito corintiano aqui em dezembro.

Vocês estão conseguindo atender a todos os pedidos de ajuda?
A gente vai tentar ajudar na medida do possível. Acho que o pessoal do Brasil deveria vir junto, ficar na mesma cidade, perto uns dos outros... Aí daria para acolher todos e ajudar muito mais. Mas o pessoal está muito espalhado. Cada um vem em um dia, fica em hotel e cidades diferentes. Desse jeito, fica mais difícil para atender.



Fifa e COL visitam Arena Corinthians e anunciam início das obras viárias

Renato Rodrigues - 10/09/2012 - 12:22 São Paulo (SP)

Arena Corinthians (Foto: Ari Ferreira)
Arena Corinthians recebe visita nesta segunda-feira (Foto: Ari Ferreira)

Em mais uma visita de inspeção na Arena Corinthians, durante a manhã desta segunda-feira, a Fifa e o COL (Cômite Organizador Local) anunciaram o início das obras viárias em volta do palco de abertura da Copa do Mundo de 2014 para a próxima quarta-feira.

Segundo explicado em entrevista coletiva pelo membro da Fifa Fulvio Danilas e pelo secretário Gilmar Tadeu, os R$ 450 milhões que serão investidos no local servirão para dar mais facilidade de acesso. A principal mudança na região será a ampliação da Radial Leste, principal via que leva os torcedores da área metropolitana até o novo estádio.

- Estas obras no entorno vão dar um maior fluxo para toda essa região. Além de melhorar a frente do novo estádio, todo o bairro vai ganhar. A região ficará muito mais acessível para quem vem da área metropolitana - disse o secretário municipal Gilmar Tadeu.

O início das obras terá a visita do governador Geraldo Alckmin, que irá até o local na próxima quarta-feira. O prazo para a entrega da reforma viária é de março de 2014. Todo planejamento para atender as requisições para a Copa está sendo feito em parceria com a prefeitura.

Durante a inspeção, uma equipe de cerca de 50 pessoas acompanharam o andamento de todo o trabalho no estádio. Com a proximidade da Copa, eles já trabalham com o planejamento e logística durante a competição. Algumas mudanças no projeto precisavam ser mudadas, como tamanho do estacionamento e local de credenciamento.

Outro fato também abordado durante o encontro foi o andamento das obras da Arena Corinthians. Com quase 50% já concluída, a nova casa corintiana ganhou inúmeros elogios. Segundo o secretário Gilmar Tadeu, o fato da cidade ter tido pouca chuva, ajudou a acelerar os trabalhos.

Apesar de mostrar muito otimismo, o prazo para entrega da Arena continua sendo dezembro de 2013.