terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Delegação do Corinthians desembarca nos Emirados Árabes

A delegação do Corinthians está em Dubai, primeira parada na busca pelo título mundial. O avião que transportava o grupo alvinegro pousou na cidade dos Emirados Árabes Unidos às 21h51 do horário local, 15h51 de Brasília.

Mais informações em instantes.



Danos causados em celebração são minimizados por aeroporto

A concessionária que administra o aeroporto de Cumbica minimizou os danos causados à estrutura do local na festa feita pelos corintianos na noite de segunda-feira. Cerca de 15 mil torcedores foram dar sua força aos jogadores do Timão no embarque para o Mundial e dominaram o saguão em celebração que só acabou com bombas de gás lacrimogêneo usadas por policiais.

"A manifestação dos torcedores (...) não impactou a operação de pousos e decolagens no terminal aeroportuário. Não houve dano significativo às instalações do aeroporto, que opera normalmente. Apesar do grande número de torcedores, os poucos incidentes foram resolvidos durante a noite", comunicou a empresa administradora.

Justamente para evitar tumultos, a saudação da Fiel aos seus jogadores foi marcada para uma área externa do aeroporto. Quando o ônibus passou, no entanto, os corintianos entraram no terminal, estenderam faixas, soltaram rojões e dispararam extintores de incêndio enquanto cantavam seu amor ao Alvinegro.

Ao fim da manifestação, além da esperada sujeira, havia danos a uma área reservada para ações promocionais da empresa Bauducco e a um dos guichês no quais era pago o estacionamento. Na parte de fora, estava avariado em vários pontos o alambrado que separou a massa do ônibus do time.

De acordo com a concessionária, tudo foi colocado em seu devido lugar ao longo da madrugada. Nesta terça-feira, o aeroporto tem um funcionamento normal, tranquilidade que não foi abalada pela passagem da delegação do São Paulo rumo à Argentina para a disputa do título da Copa Sul-Americana.



Timão planeja treinamentos intensos, mas mais curtos

Para contar com o elenco na ponta dos cascos durante o Mundial, o técnico Tite pensa de maneira minuciosa na reta final da preparação para o campeonato a ser disputado no Japão. O comandante deixou o Brasil na madrugada desta terça-feira com a estratégia definida para os últimos dias de treinamento.

Com a estreia do Timão marcada para o dia 12 de dezembro, contra Auckland City-NZL, Sanfrecce Hiroshima-JAP ou Al Ahly-EGI, Tite planeja, ao menos nos primeiros treinos, diminuir a duração das atividades, porém mantendo o ritmo forte.

"Temos conhecimento de quanto o fuso horário influencia na parte física e de concentração, mas não vamos abrir mão de um aspecto: intensidade. O volume pode diminuir. Os três primeiros dias serão mais de adaptação", explicou o treinador em sua última entrevista antes de deixar o Brasil, concedida no CT do Parque Ecológico.

Enquanto o Corinthians disputará o Mundial no final de uma temporada estafante, marcada pela conquista da Copa Libertadores de maneira invicta, o Chelsea vive o meio do calendário europeu de competições, algo minimizado pelo treinador brasileiro."Fizemos um ajuste físico antes das últimas seis rodadas (do Campeonato Brasileiro). Não vejo um diferencial significativo pelo fato de o Chelsea estar no meio da temporada", afirmou Tite, explicando que situações pontuais de cada jogador serão analisadas em conjunto com o preparador físico Fábio Mahseredjian.

O Corinthians embarcou com destino a Dubai na madrugada desta terça, no aeroporto de Guarulhos. Depois de treinar nos Emirados Árabes Unidos durante um dia na tentativa de facilitar a adaptação ao fuso horário, a delegação segue para o Japão na quinta.

Além de pensar na parte física, Tite também procura controlar a expectativa do elenco. "Toda essa preparação sempre gera ansiedade. A melhor maneira de tirar isso é o trabalho do dia a dia. Cada um encontra o seu caminho para administrar a situação", afirmou.

Confira a programação* do Timão na semana:

Terça-feira
Chegada a Dubai

Quarta-feira
Treino no CT do Al Nassr, em Dubai (16h)

Quinta-feira
Viagem ao Japão

Sexta-feira
Treino no Wave Stadium Kariya, em Nagoya (11h)

Sábado
Treino no Wave Stadium Kariya, em Nagoya (10h)

Domingo
Treino no Wave Stadium Kariya, em Nagoya (15h)

*Horários locais



Fifa destaca bando de loucos" e compara despedida à Invasão de 1976

Os cerca de 15 mil corintianos que foram ao aeroporto de Cumbica na noite dessa segunda-feira para se despedir do time antes do Mundial de Clubes acabaram parando também no site da Fifa. Na primeira página de seu portal oficial, a entidade máxima do futebol mundial destacou o "fanatismo dos torcedores" do Timão, afirmando que "a loucura corintiana não cessa".

A Fifa comparou ainda a presença alvinegra dessa segunda em Cumbica à Invasão de Corintiana de 1976, quando aproximadamente 70 mil torcedores alvinegros foram ao Maracanã acompanhar o empate por 1 a 1 com o Fluminense, válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro. "Já no início da noite, as pistas da Ayrton Senna lembraram brevemente a procissão vivida na Rodovia Dutra na inimitável Invasão de 1976", diz a nota no site da entidade.

O Corinthians estreia no Mundial de Clubes já na semifinal, em confronto marcado para o dia 12 de dezembro, na cidade de Toyota. A equipe do Parque São Jorge pode enfrentar o Al-Ahly-EGI, que entra nas quartas de final, e Sanfrecce Hiroshima-JAP e Auckland City-NZL, que disputam as oitavas.



Tite se prepara sem medo para Hiroshima ou Al Ahly

Tite já viveu, como técnico do Corinthians, uma histórica eliminação para o colombiano Tolima na fase prévia da Copa Libertadores. O treinador trabalha para evitar nova surpresa na estreia do Timão no Mundial - contra um rival neozelandês, japonês ou egípcio -, mas jura que a preparação é pautada na coragem.

"Cara, se eu tivesse medo de alguma coisa, não seria técnico de futebol. Você está exposto a vitórias e a derrotas. Às vezes, você é o cara. Recebi esses dias um e-mail com a foto de um cara com uma tatuagem minha no braço. Isso não é comigo, é amor ao clube. O técnico tem que ter paixão por aquilo que faz e ser corajoso. Perder é do jogo", disse o gaúcho.

É do jogo, mas o técnico não quer colocar nova zebra no currículo. Por isso, ele já estudou bastante os perigos que o Sanfrecce Hiroshima, do Japão, e o Al Ahly, do Egito, podem oferecer no próximo dia 12, em Toyota. O Auckland City, da Nova Zelândia, é visto como um rival muito improvável.

"O Hiroshima joga no 3-6-1, com dois alas espetados que voltam para marcar em uma linha de três. Eles têm dois meias, um atacante enfiado e uma transição de velocidade, verticalizam o jogo. Melhorou o futebol japonês na sua qualidade técnica. A abertura de tudo isso foi com o Zico", disse Tite.O treinador observará essa disposição tática na próxima quinta-feira, quando o Hiroshima enfrentará o Auckland no jogo de abertura do Mundial. Três dias depois, o vencedor dessa partida medirá forças com o Al Ahly, confronto do qual sairá o adversário do Corinthians nas semifinais.

"O Ahly tem duas linhas de quatro, com dois atacantes. Às vezes, eles usam ao longo do jogo o Aboutrika, um cara mais experiente para fazer a ligação com o ataque. É um time que joga com naturalidade, a bola não queima no pé. Eles atuaram da mesma forma nas duas partidas contra o Espérance (na final da Liga dos Campeões da África)", comentou comandante alvinegro.



Corintianos tomam aeroporto e viram noite com provocação ao Chelsea

O corintiano é daqueles torcedores que se orgulham dos feitos de sua torcida tanto quanto valorizam as conquistas do time. Ou mais. Na virada de segunda para terça-feira, no embarque do Timão para o Mundial, ele adicionou a tomada do aeroporto de Cumbica à sua lista de realizações.

Mais informações em instantes.



Com o grupo cansado, Corinthians chega a Dubai após 14 horas de voo

Rodrigo Vessoni - 04/12/2012 - 16:54 Dubai (EAU)

Paulo André (Foto: Reprodução/Twitter)
Paulo André e os demais jogadores retiram suas malas da esteira, em Dubai (Foto: Reprodução/Twitter)

A delegação do Corinthians completou a primeira parte da viagem rumo ao Japão, palco do Mundial de Clubes da Fifa. Nesta terça-feira, por volta das 16h (21h, horário local), jogadores, comissão técnica e diretoria desembarcaram no luxuoso aeroporto de Dubai visivelmente cansados após as 14 horas de viagem do Brasil até a cidade mais turística dos Emirados Árabes Unidos. E todos ainda estavam impactados com a mobilização da torcida no aeroporto de Cumbica.

- Foi demais. Era muita gente, a gente fica até com medo que aconteça alguma coisa com eles por estarem tão pertos um aos outros. Eu fico imaginando como será a volta se a gente for campeão - afirmou Douglas.

Com exceção de alguns funcionários do departamento de futebol profissional que viajaram na classe econômica, como seguranças e roupeiros, os corintianos minimizaram o longo período dentro do avião usufruindo da primeira classe do moderno AirBus B777-300. Foram servidas duas refeições aos passageiros, além de salgados e refrigerantes em determinados momentos.

A maioria dos jogadores optou por escutar música e ver filmes em seus computadores e tablets. Em determinados momentos, alguns atletas ficaram em pé e andaram pelos corredores do avião, com a intenção de facilitar a circulação do sangue. Esse foi apenas uma das orientações dos preparadores físicos, que ainda tentaram evitar que os mesmos não dormissem pela ajuda à adaptação ao fuso horário.

Fábio Mahseredjian chegou a brincar que o apito que utiliza nos treinamentos no CT Joaquim Grava estava na bolsa e seria usado para acordá-los. O volante Paulinho e o atacante Martínez, que sentaram lado a lado, retrucaram o preparador físico. O argentinou chegou a brincar:

- Eu vou é tomar um remedinho e dormir rapidinho - afirmou o camisa 7, às gargalhadas.

Ralf lembrou que a cobrança do preparador físico é rotina.

- Ele já pega no seu pé na terra, lá no CT, agora vai fazer isso aqui no ar também? - brincou o volante.

Pelo Twitter, o volante Guilherme comentou sobre a chegada ao país, que servirá para a quebra do fuso horário e para um dia de treinamento, quarta-feira, no CT do Al-Nassr.

"Já em Dubai, graças a Deus uma viagem tranquila! Descansar agora que foi cansativo! Boa tarde Brasil, porque aqui já é a noite rs", brincou ele, que não está inscrito na competição, mas que vai participar dos treinos para auxiliar Tite. Chicão e Paulo André também deixaram recados para a Fiel.

* Atualizada às 17h30



Com lesão no joelho, Guerrero toma infiltração para viajar sem dor

LANCEPRESS! - 04/12/2012 - 00:41 São Paulo (SP)

Torcedores do Corinthians fazem festa no embarque do time (Foto: Ari Ferreira)
Tite, no embarque em Guarulhos, espera contar com Guerrero na estreia (Foto: Ari Ferreira)

O atacante peruano Guerrero, que sofreu um estiramento no ligamento colateral do joelho direito no clássico contra o São Paulo, domingo, vai viajar sem dores. A equipe médica do Corinthians informou que ele tomou infiltração para encarar as cerca de 14 horas no avião do Aeroporto de Guarulhos até Dubai, onde a equipe treina na quarta-feira antes de seguir para o Japão.

Como os atletas viajarão de primeira classe, a longa duração do trajeto não causa preocupação. O jogador, no entanto, deve perder alguns treinos antes da estreia, marcada para o dia 12 de dezembro.

Antes do embarque, o técnico Tite afirmou que espera contar com o centroavante e acredita que ele terá condições. Caso não tenha, o esquema de jogo do time deverá ser alterado, já que Guerrero é o único homem de referência do elenco.



Fábio Santos estreia blog com bastidores do Mundial no LANCE!Net

LANCEPRESS! - 04/12/2012 - 11:57 São Paulo (SP)

Fabio Santos - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Fabio Santos aceitou o convite do Núcleo Corinthians e terá Blog no LANCE!Net (Foto: Eduardo Viana)

Fábio Santos quer o apoio total da Fiel no Mundial de Clubes. Em troca, promete contar aquilo que todo torcedor tem curiosidade em saber: os bastidores da campanha. Nesta terça-feira, o LANCE!Net estreia o Blog "Fábio San", que será abastecido por posts enviados pelo lateral-esquerdo, que contará todo o clima do Corinthians na briga pelo bicampeonato.

Aos 27 anos e vivendo talvez a melhor fase de sua carreira, comprovada com convocações para a Seleção Brasileira nesta temporada, o camisa 6 do Timão já passou por vários clubes, como São Paulo, Santos, Grêmio e Cruzeiro. Jogou também no Kashima Antlers, do Japão, fato que fará sua adaptação ao país um pouco mais fácil durante o Mundial.

Mas, apesar da rodagem no futebol, foi no Timão que encontrou o seu porto seguro como atleta. Por isso, garante, quer ser lembrado no futuro como "o Fábio Santos do Corinthians."

Titular nas campanhas do título brasileiro de 2011 e na Copa Libertadores de 2012, ele quer mais um título: o do Mundial de Clubes da Fifa. Próximo da realização, ele vai relatar no Blog todas as emoções que sentir, além das curiosidades do grupo liderado por Tite.

Não perca as atualizações diárias e aproveite para interagir com ele. O primeiro post já está no ar. Clique aqui e confira!



Corinthians ainda define os detalhes da festa com telões em São Paulo

Marcelo Braga - 04/12/2012 - 14:13 São Paulo (SP)

Torcedores do Corinthians fazem festa no embarque do time (Foto: Ari Ferreira)
Torcedores do Corinthians poderão assistir aos jogos do Mundial em telões (Foto: Ari Ferreira)

Patrocinadora máster do Corinthians, a Caixa Econômica Federal deve mesmo realizar uma ação conjunta com a Ambev, outra parceira do clube, para a transmissão das duas partidas do Mundial de Clubes em São Paulo, possivelmente no Parque Anhembi. O LANCE!Net revelou há duas semanas que a ação era estudadas pelo marketing.

As empresas fecham os últimos detalhes para o evento, que deve contar com um enorme painel de LED de alta definição (HD) fixado. Mesmo com o horário dos jogo, 8h30 (de Brasília), a ideia é organizar um evento semelhante ao feito na final da Copa Libertadores deste ano, quando cerca de 30 mil corintianos festejaram numa quarta-feira à noite.

Outra ação com a Caixa vai ocorrer durante o torneio, mas em Tóquio. Segundo Ivan Marques, diretor de marketing do clube, o banco estatal vai inaugurar uma agência na capital japonesa e membros da diretoria deverão comparecer ao evento. Tite e os jogadores, porém, estarão focados apenas nos jogos e não serão escalados para a ação.

Já quanto à venda de produtos licenciados no país asiático, o clube não mostra tanta empolgação. Apesar de alguns acordos terem sido feitos com a Nike para a venda de camisas e de produtos da rede Todo Poderoso nas lojas já existentes, Marques admite que os gastos com transporte e logística eram muito caros para as ações planejadas.



Após darem 'até logo' ao elenco, corintianos invadem o saguão

Renato Rodrigues - 04/12/2012 - 00:06 São Paulo (SP)

Torcida do Corinthians no aeroporto (Foto: Reprodução/Twitter)
Torcida do Corinthians invadiu o saguão do aeroporto para comemorar (Foto: Reprodução/Twitter)

Não havia como ser com um clima mais favorável para o Corinthians. No fim da noite desta segunda-feira, a delegação do Corinthians embarcou rumo a Dubai (EAU), com embarque previsto para 1h25 e chegada às 15h (ambos de Brasília), em parada estratégica para quebrar o fuso horário e para promover um treino. Na quinta-feira, chegará a Narita, no Japão.

Mas, independentemente do que acontecer no país asiático, as últimas cenas no Brasil foram inesquecíveis. Desde o fim da tarde, quando milhares de corintianos se concentraram na porta principal do CT Dr. Joaquim Grava para aguardar a saída do ônibus, que seguiu para o Aeroporto Internacional de São Paulo, a poucos quilômetros dali, às 22h.

Em comboio, o ônibus do Timão foi, quase que literalmente, levado pela Fiel. Buzinaço, bandeiras, fogos de artifício, cânticos...Tudo registrado nas câmeras fotográficas dos próprios jogadores, que pareciam encantados com tudo o que viam através dos vidros do veículo.

E o melhor ainda estava por vir...Concentrados na frente do Portão 3 do aeroporto, o portão da torre, cerca de 15 mil fanáticos fizeram da Rodovia Hélio Smidt um Pacaembu. A festa contagiou vários atletas, como Douglas, que não parou de pular um minuto sequer, no ritmo da bateria das organizadas.

Passada a cancela que separava a área tomada pela Fiel da reservada e isolada pela Polícia Militar, os jogadores desceram e acenaram para a massa. Tudo muito organizado e ordeiro. Apenas alguns corintianos tentaram passar a barreira, mas foram impedidos pelos oficiais, que fizeram cordão de isolamento com seus escudos.

Com a entrada dos jogadores, a festa se encerrava, certo? Errado! Empolgados com o momento, parte dos torcedores invadiram o saguão perto da meia noite, local que os organizadores tentavam isolar para não atrapalhar a rotina dos passageiros comuns.

Lá dentro, estenderam suas faixas, cantaram gritos de incentivo e promoveram certa desordem, até usando carrinhos que carregam bagagem como patinete.

Imaginem como será a volta...



Administração do aeroporto minimiza confusão com corintianos

LANCEPRESS! - 04/12/2012 - 16:40 São Paulo (SP)

Torcida do Corinthians no aeroporto (Foto: Reprodução/Twitter)
Torcida do Corinthians no aeroporto (Foto: Reprodução/Twitter)

Apesar do grande tumulto durante a noite da última segunda-feira, a administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos minimizou os danos causados pela torcida do Corinthians, que foi se despedir do elenco, que partiu rumo ao Japão, onde disputa o Mundial de Clubes, à partir do dia 12.

Após a festa ter acontecido com total tranquilidade do lado de fora do aeroporto, mas precisamente no portão 3, os mais de 15 mil torcedores invadiram o saguão. Lá, bagunçaram a rotina de trabalho do Terminal 2. Além de soltar rojões e bombas, uma grande sujeira foi deixada no local.

Quando tudo parecia resolvido e a grande maioria de alvinegros já tinham deixado o local, a Polícia Militar teve de entrar em confronto com os mais insistentes. Na ação, gás de lacrimogêneo e balas de borracha foram usadas.

Confira a nota oficial emitida pela administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos:

"A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. informa que a manifestação dos torcedores no embarque da delegação do Corinthians realizada na noite da segunda-feira, 3/12, não impactou a operação de pousos e decolagens no terminal aeroportuário. Não houve dano significativo às instalações do aeroporto, que opera normalmente. Apesar do grande número de torcedores, os poucos incidentes foram resolvidos durante a noite"



Após festa, parte de Aeroporto de Guarulhos fica destruido

A festa de 15 mil corintianos foi bonita para se despedir do Timão que embarcou ao Japão, porém após a homenagem torcedores entraram em conflito com a Polícia Militar, o que deixou boa parte do Aeroporto de Guarulhos depredado.

De acordo com funcionários, os maiores danos foram vidros quebrados e alambrados retorcidos, além do jardim, totalmente destruído. Hidrantes e placas de sinalização também foram danificados.


"Os caras subiram nos carros, pularam, quebraram tudo, foi um horror", disse um segurança do aeroporto, que pediu para não ser identificado.

A concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. emitiu uma nota sobre a manifestação dos torcedores:

"Não houve dano significativo às instalações do aeroporto, que opera normalmente. Apesar do grande número de torcedores, os poucos incidentes foram resolvidos durante a noite", informou em nota.

A confusão aconteceu após parte de 15 mil torcedores invadirem portão lateral do aeroporto e entraram no saguão. O local foi totalmente tomado por corintianos, o que atrapalhou o chek-in de vários passageiros que também embarcariam naquele momento.

O Corinthians segue em viagem para o Japão para disputar o Mundial de Clubes. A partida de estreia acontece no próximo dia 12.

Fonte: Globoesporte.com



Fifa destaca festa de despedida do Corinthians

A Fifa destacou a despedida do Corinthians frente à sua torcida nesta segunda-feira no Aeroporto de Guarulhos-SP. O Timão segue em viagem ao Japão onde disputará o Mundial de Clubes.

O site da entidade relatou o amor dos torcedores com o clube paulista em uma manchete: "Um até breve ao bando de loucos".


Na nota, a Fifa escreveu toda a saga dos corintiananos que se despediram dos jogadores. O texto também lembrou da famosa "invasão corintiana" em 1976, em que cerca de 70 mil alvinegros foram ao Maracanã para acompanhar a semi-final do Brasileiro contra o Fluminense. Naquela ocasião, o Timão derrotou o Tricolor carioca nos pênaltis.

O Corinthians segue para Dubai por onde fica em pouco tempo. Depois chega ao Japão para estrear na competição no dia 12 pela semi-final.

Fonte: Espn.com.br



Sheik se emociona em embarque do Corinthians

Emerson Sheik disse através de uma rede social que ficou emocionado durante o embarque do Corinthians para a disputa do mundial de clubes no Japão.  O atacante tirou foto de uma televisão no aeroporto, que transmitia a chegada do time ao local através do canal SporTV.

"Que torcida é essa!", escreveu Sheik no Instagram.


Na chegada ao aeroporto, cerca de 15 mil corintianos foram dar o último apoio aos jogadores antes da disputa do Mundial.

A chegada do Timão ao Japão está prevista para a próxima quinta-feira, dia 6.



Qual time apresentou o futebol mais bonito neste Brasileirão? Vote!

Na última segunda-feira, o Fluminense foi premiado na festa dos melhores do Campeonato Brasileiro após a conquista do seu quarto título do torneio. Mas apesar disso, muitos analistas sugerem que a equipe carioca teve mais eficiência do que beleza na sua espetacular campanha de 77 pontos em 38 jogos.

Por isso o “Arena SporTV” quer saber: Qual time apresentou o futebol mais bonito neste Brasileirão?

O vice-campeão Atlético-MG é apontado como o time que se apresentou mais plasticamente. Tudo isso por conta especialmente de Ronaldinho Gaúcho e Bernard.

O Grêmio contou com a boa forma de Zé Roberto e os gols de Marcelo Moreno e Kleber para conseguir a terceira colocação.

Na quarta posição aparece o São Paulo. Com um início de campanha irregular, o time só engrenou no segundo turno, no qual terminou na frente de todos os times e encerrou sua campanha com uma vitória sobre o rival Corinthians. Detalhe: jogando com seus reservas.

Em quinto ficou o Vasco. O time que chegou a ficar 55 rodadas no G-4, contando os campeonatos de 2011 e 2012, despencou na tabela muito por conta dos seus problemas internos, que culminaram na saída de Cristóvão Borges e seu sucessor, Marcelo Oliveira.

O sexto colocado e última opção na votação é o Corinthians. A equipe, que praticamente abandonou o torneio depois da conquista inédita da Libertadores, cresceu na reta final da competição já visando o Mundial de Clubes.

Então, vote na enquete do “Arena”: Qual time apresentou o futebol mais bonito neste Brasileirão?

Fred Fluminense Brasileirão 2012 (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Jogadores do Fluminense comemoram com a taça do Brasileirão 2012 (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)



Jogadores do Corinthians viajam ao Japão infectados pela 'locospirose'

Guerrero máscara Corinthians Boleirama (Foto: Divulgação)Guerrero usa máscara do vírus (Foto: Divulgação)

O Corinthians irá espalhar uma epidemia no Japão. Mas não se trata de nenhum problema para a Ásia. Os jogadores embarcaram nesta segunda-feira de noite infectados pela 'locospirose'.

'Locospositivos', como o site oficial do Timão denomina, Ralf, Cássio, Douglas e Guerrero tiraram fotos ainda no CT Dr. Joaquim Grava, antes de seguir para o aeroporto de Guarulhos e encontrar outros 15 mil infectados pela Rodovia Ayrton Senna. A ação do clube tem como objetivo divulgar ao mundo a paixão corintiana.

O Corinthians começa a caminhada em busca do título mundial no dia 12 de dezembro. Pela frente, se avançar à final, o time do técnico Tite pode encontrar o Chelsea, que também busca classificação à decisão.

corinthians jogadores infectados (Foto: Divulgação)Ralf e Cássio 'infectados'  (Foto: Divulgação)



Torcedores do Corinthians deixam rastro de destruição em Cumbica

confusão corinthians aeroporto (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Agência Estado)Rastro de destruição deixado no aeroporto (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Agência Estado)

A festa dos cerca de 15 mil corintianos em Cumbica, na despedida do Timão rumo a Dubai, nos Emirados Árabes (como escala para a disputa do Mundial de Clubes, no Japão), terminou em confusão com a Polícia Militar e depredação do aeroporto. Segundo funcionários, os maiores danos foram vidros quebrados e alambrados retorcidos, além do jardim, totalmente destruído. Hidrantes e placas de sinalização também foram danificados.

Torcida Corinthians aeroporto (Foto: Gustavo Tilio / globoesporte.com)Policiais entram em combate com torcedores do Corinthians (Foto: Gustavo Tilio / globoesporte.com)

- Os caras subiram nos carros, pularam, quebraram tudo, foi um horror - disse um segurança do aeroporto, que pediu para não ser identificado.

Em nota, a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. informa que a manifestação dos torcedores "não impactou a operação de pousos e decolagens no terminal aeroportuário". A concessionária minimizou o incidente: "Não houve dano significativo às instalações do aeroporto, que opera normalmente. Apesar do grande número de torcedores, os poucos incidentes foram resolvidos durante a noite."

confusão corinthians aeroporto (Foto: REGINALDO CASTRO/Agência O Dia/Agência Estado)Rastro de destruição no aeroporto (Foto: Reginaldo Castro/Agência O Dia/Agência Estado)

O problema se deu depois do embarque do time pela pista, usando um portão lateral. Foi quando parte dos 15 mil torcedores, que até então estavam do lado de fora do aeroporto, resolveram entrar no saguão - apesar do fato de que nenhum jogador do Corinthians estava por ali.

confusão corinthians aeroporto (Foto: Michelle Sprea/Sigma Press/Agência Estado )Torcedor usa extintor durante a baderna (Foto: Michelle Sprea/Sigma Press/Agência Estado )

O local foi totalmente tomado pelos corintianos. Muitos passageiros relataram momentos de pânico. Até extintores foram usados na baderna promovida por torcedores corintianos.

Torcida Corinthians embarque aeroporto (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)Saguão do aeroporto ficou completamente lotado (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)



Após um ano sem Sócrates, melhor amigo sente ausência do 'Doutor'

socrates livro corinthians (Foto: Divulgação)Sócrates: um ano sem o Doutor (Foto: Divulgação)

- Alô, Fernando Kaxassa?

- Oi.

- Aqui quem fala é Cleber Akamine, repórter do globoesporte.com. O senhor está ocupado? Posso bater um papo rápido contigo?

- (alguns segundos em silêncio) ... difícil.

- É que hoje, você deve lembrar, faz um ano que o Sócrates morreu e por vocês serem amigos...

- É. Por isso eu disse que é difícil.

A voz embargada, antes mesmo de qualquer identificação ao telefone, já descrevia o sentimento carregado de tristeza pela perda do amigo Sócrates, que morreu no dia 4 de dezembro de 2011. A entrevista, ainda pela manhã, resgatou lembranças ao produtor cultural Fernando Kaxassa, que sempre esteve ao lado de Magrão (veja página especial de Sócrates).

- Ele me ligava todos os dias quando estava em Ribeirão Preto, por volta das 9h. Ele me acordava dizendo 'vamos para o crime?'. Era um convite para tomar um chopp e bater papo sobre a vida. Hoje é um dia triste. Acho que estou tão triste quanto no dia da morte. Ainda não consigo entender a morte dele - comentou Kaxassa, abatido pela saudade, mas feliz pelas lembranças que teimam fazer parte de sua rotina.

Fernando Kaxassa tem dificuldades em aceitar a morte de Sócrates (Foto: Divulgação / Jefferson Barcellos)Kaxassa tem dificuldades em aceitar a morte de
Sócrates (Foto: Divulgação / Jefferson Barcellos)

Ir ao cemitério? Rever o túmulo? Missa? Não. Estes não eram os ambientes mais frequentados pelos companheiros de Cine Club Cauim - cinema onde Sócrates se encontrava e gravava entrevistas para o seu programa de TV "Papo com o Doutor" -, e nem faz parte dos planos de Kaxassa. Para lembrar do amigo, nada melhor do que ir a um dos pontos de encontro preferidos de Sócrates.

- Vou para o Pinguim tomar um chopp por ele. Se eu tivesse morrido antes, ele faria o mesmo. Nada de cemitério. Quero lembrar das coisas boas, das boas conversas que a gente tinha com ele. O Magrão era um palhaço, um cara alegre. Não quero ficar triste - disse Kaxassa, que lamentou a ausência de Sócrates no nascimento de sua primeira neta.

- O Marcelo, filho dele do primeiro casamento dele, teve uma filha neste domingo. O grande sonho da vida dele era ter uma neta, já que ele tinha seis filhos e nenhuma menina. O sonho dele era ser avô. E justamente neste domingo ele ganhou uma netinha - disse.

Futebol

Kaxassa nunca gostou de futebol. Nunca fez gols e mal entendia de esquema tático. Porém, o convívio com Sócrates o fez compreender o significado deste esporte, obviamente, influenciado pelas ideias de Magrão, revelado pelo Botafogo-SP e um dos maiores ídolos do Corinthians.

- Ele enxergava o futebol como arte e tentava transmitir esse pensamento. Ele sempre defendeu a seleção de 82. Não importava o resultado. O importante era jogar bonito, era fazer a torcida feliz. Ele deve estar muito triste no túmulo com esse rebaixamento do Palmeiras. Como é que um time grande cai para a segunda divisão? E o Felipão? Ele não deve estar nada feliz com ele na seleção - brincou Kaxassa.

Procurados pela nossa reportagem, irmãos e familiares de Sócrates preferiram não falar sobre o assunto.

Túmulo de Sócrates, em Ribeirão Preto (Foto: Cleber Akamine / globoesporte.com)Túmulo de Sócrates, no cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto (Foto: Cleber Akamine / globoesporte.com)



Estrela do Auckland, ex-parceiro de Messi analisa Timão: 'Um dos maiores'

Manel Exposito, do Auckland (Foto: Divulgação)Manel Expósito disputará seu segundo Mundial
com o Auckland (Foto: Divulgação)

Primeiro forasteiro a desembarcar no Japão para a disputa do Mundial e time com mais participações na competição, o Auckland City, representante da Oceania, pode ser o primeiro adversário do Corinthians na estreia alvinegra no torneio, dia 12 de dezembro, em Toyota. Para isso, precisa passar pelo japonês Sanfrecce Hiroshima, na estreia, e pelo egípcio Al Ahly, nas quartas. Mesmo que tenha algum caminho a percorrer até lá, o atacante Manel Expósito, do time neozelandês, mostra que está sabendo o que acontece pelas bandas do Parque São Jorge e até fora dele.

- Conheço os jogadores do Corinthians, como Romarinho, Douglas e Emerson. Também sei que eles têm um novo estádio sendo construído. Eles são um dos maiores clubes do Brasil e o título da Libertadores foi uma grande conquista. Eles jogam no 4-2-3-1, possuem uma grande técnica e um ataque com qualidade - diz o atacante espanhol, destacando o quarteto formado por Danilo, Douglas, Emerson, com Paolo Guerrero mais à frente.

Revelado no Barcelona, Expósito fez sua estreia na equipe catalã no mesmo dia de Messi, em  16 de novembro de 2003, durante amistoso contra o Porto, treinado na época por José Mourinho. Além do argentino, o espanhol atuou ao lado de grandes nomes do futebol sul-americano na equipe catalã e não esconde uma certa admiração pelo Brasil.

- A seleção brasileira é uma dos melhores do mundo. Cresci vendo o Brasil vencer as principais competições internacionais quando criança. Jogadores como Ronaldo e treinei ao lado do Ronaldinho quando estava no Barcelona, assim como Edmilson e Rivaldo. A lista é grande. Todo mundo joga futebol no Brasil.

Auckland City no Japão (Foto: Reprodução / Facebook)Auckland City foi a primeira equipe estrangeira a chegar ao Japão para a disputa (Reprodução / Facebook)

Poucas mudanças em relação a 2011

Em sua quarta participação desde que o Mundial de Clubes adotou o atual formato, o que faz deles a equipe com mais participações na competição, o Auckland, que disputou o torneio em 2006, 2009 e 2011, é um time formado, em sua maioria, por jogadores amadores. Ou seja, muitos de seus atletas batem ponto em outro emprego e encontram no futebol apenas um complemento à renda.

Talvez por esse motivo tenha apenas conquistado uma vitória em seis jogos disputados até hoje no torneio, em 2009, contra o carrasco colorado Mazembe. Na temporada passada, a campanha neozelandesa se resumiu a uma derrota para o japonês Kashiwa Reysol por 2 a 0 na estreia. Expósito avisa que pouca coisa mudou de lá para cá.

Manel Exposito, do Auckland, e Lionel Messi juntos no Barcelona (Foto: Arquivo Pessoal)Expósito (primeiro à esquerda) começou a carreira com Lionel Messi no Barcelona (Foto: Arquivo Pessoal)

- Esse é um time jovem comparado ao do ano passado, mas é difícil fazer comparações. Ambos os times são brilhantes na sua maneira, mas nós tempos alguns novos jogadores e eles têm que se ajustar ao nosso sistema de jogo, De qualquer forma, eles têm qualidade e fizeram isso rapidamente. De resto, esta é praticamente a mesma equipe do ano passado, só que com algumas pequenas mudanças.

Tite acha encontro com o Auckland improvável

Apesar da possibilidade de encarar o Auckland City na estreia do Mundial, o técnico do Corinthians, Tite, vê o clube da Nova Zelândia com poucas chances de chegar à semifinal da competição em solo asiático. Em conversa recente com jornalistas, o treinador disse acreditar que Sanfrecce e Al Ahly aparecem com mais chances de serem os adversários do Timão na primeira partida alvinegra.

Para tentar provar que o treinador corintiano está errado e tentar - ao menos - repetir o feito de 2009, quando venceu sua única partida na competição, o time neozelandês abre a competição na próxima quinta-feira, em Yokohama, contra o Sanfrecce, em duelo válido pela repescagem.

tabela mundial FIFA 2012 07 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)



Campeão japonês 'manda' recado ao Timão: 'Quero nova estrela na camisa'

Para encarar o Corinthians no Mundial de Clubes, o campeão japonês Sanfrecce Hiroshima precisará vencer dois jogos. A equipe estreia contra o neozalandês Auckland City, no dia 6 de dezembro, em Yokohama, e, caso vença, encara o Al Ahly (Egito), nas quartas de final, em busca de uma vaga nas semifinais, contra o Timão.

Artilheiro e melhor jogador do Campeonato Japonês, o atacante Hisato Satô promete levar o Hiroshima até o título. Ele anotou 22 gols em 33 jogos como capitão e levantou a primeira taça da J-League de sua equipe.

- Nós vencemos a temporada e agora podemos colocar uma estrela em nossa camisa. Na próxima temporada, eu só quer ver uma nova estrela. Pode ser da Liga dos Campeões da Ásia ou da Copa do Japão. Nós apenas precisamos seguir trabalhando duro para vencer outro troféu - disse.

Satô chegou a ser convocado para o amistoso do Japão contra o Brasil, em outubro, mas não entrou em campo - viu a goleada de 4 a 0 sofrida por sua seleção do banco de reservas.

Na última segunda-feira, aconteceu em Yokohama a festa de premiação da J-League. O técnico do Hiroshima, Hajime Moriyasu, foi eleito o melhor treinador da temporada. O time também levou o prêmio de fair play, ou "jogo limpo".

O Corinthians estreia no Mundial diramente nas semifinais, no dia 12 de dezembro, em Toyota. O outro possível rival é o Chelsea, que debuta no dia seguinte contra o vencedor de Ulsan Hyandai (Coreia do Sul) e Monterrey (México).

Hisato Sato ergue trofeu de melhor jogador da J-League (Foto: Reprodução SporTV)Hisato Sato foi eleito o melhor jogador da J-League (Foto: Reprodução SporTV)