segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Goleiro falha e Corinthians cede empate para o São José no fim

O Corinthians deixou de escapar uma chance de ouro para sair da primeira partida das quartas de final da Liga Futsal com uma grande vantagem. Jogando fora de casa, em São Caetano do Sul (SP), o Timão vencia o São José por 3 a 1, até sofrer dois gols em sequência nos momentos finais da partida, sendo um deles em uma falha do goleiro Guiga (assista aos gols no vídeo ao lado). O empate obtido na noite desta segunda-feira faz com que o Timão tenha de vencer o segundo duelo, no Parque São Jorge, em São Paulo (SP). Em caso de nova igualdade ou vitória do São José, o jogo vai à prorrogação. Com dois gols e inúmeras assistências, o pivô corintiano Simi foi o grande destaque da partida.

O São José mal teve tempo de respirar. Logo após a saída de bola, Índio lançou para Simi, que tocou na saída de Paulo Vitor: 1 a 0 para o Corinthians, com apenas 17 segundos de jogo. Assustado com o golpe, os donos da casa só foram atacar com perigo aos cinco, em chute de Fábio. A bola saiu pela linha de fundo, à direita de Franklin.

Dois minutos depois, foi a vez de o Corinthians assustar, em finalização para fora de Lukaian. Aos 10, Silva cobrou falta, a bola passou por Franklin e tocou em Thiago Bolinha, que acabou tirando o que seria o gol de empate da sua equipe.

O São José seguiu insistindo nos chutes da intermediária e, aos 12, Franklin foi buscar nova tentativa de Silva, dessa vez no canto direito do camisa 1 corintiano. Apostando nos contra-ataques, o Timão levou perigo aos 13, quando Deivão foi lançado na frente, mas bateu em cima de Paulo Vitor.

De tanto pressionar a marcação, o São José conseguiu empatar aos 14. Após bobeada de Danilo e Deivão, Silva interceptou a jogada e tocou rasteiro para fazer 1 a 1. O Corinthians não se abateu e, aos 17, Leandro quase marcou o segundo, chutando no ângulo para uma difícil defesa de Paulo Vitor. O São José também esteve perto de marcar aos 18, quando Rafa entrou driblando, mas parou nas mãos de Franklin, que garantiu o empate na primeira etapa.

- O que não pode faltar é confiança. Saímos de uma situação muito difícil para conseguir a classificação e agora temos que jogar com tranquilidade, saindo da marcação deles - comentou Simi, em entrevista ao SporTV, no intervalo.

O segundo tempo começou com o Corinthians buscando o ataque incessantemente. Aos dois, Simi encontrou Índio sozinho na área e o fixo concluiu com categoria: 2 a 1. Um minuto depois, Simi deu nova assistência, dessa vez para Leandro, que mandou por cima da meta. O Timão seguiu dominando e, aos quatro, Rafael arrancou sozinho e finalizou. Paulo Vitor salvou em defesa arrojada.

Aos nove, Lukaian fez bonita jogada pela direita e chutou cruzado. Bem colocado, Goda afastou o perigo. Um minuto depois, Índio arriscou da intermediária, Paulo Vitor deu rebote e Lukaian carimbou o goleiro do São José na segunda bola. O São José só conseguiu atacar com perigo aos 12, quando Silva foi lançado na frente, dividindo com Franklin, que acabou torcendo o tornozelo na jogada ao chocar-se com Índio.

Recuperado, o camisa 1 corintiano voltou ao jogo, salvando o que seria o empate do São José, aos 13, em finalização de Rafa. Dois minutos depois, o Timão tratou de marcar o terceiro. Melhor jogador em quadra, Simi aproveitou um avanço de Paulo Vitor e chutou da sua quadra, anotando o seu 13º gol na Liga Futsal 2012.

Após o gol, o técnico do São José, Ivan Gomes, lançou o fixo Goda como goleiro-linha. Na primeira chegada dos donos da casa ao ataque, o goleiro reserva Guiga - que entrou no lugar de Franklin, poupado devido às dores no tornozelo - foi no canto buscar um chute de Silva. Segundos depois, porém, Vilian bateu da esquerda e acertou o ângulo: 3 a 2.

O gol deu nova injeção de ânimo ao São José, que conseguiu o que parecia improvável no minuto final. Após chute de Silva, Guiga tentou segurar a bola e acabou soltando nos pés de Rafa, que não perdoou, decretando números finais à partida.

São José: Paulo Vitor, Fábio, Silva, Lucas e Thiago Bolinha. Entraram: Jojo, Rafa, Vilian, Goda e Cris. Técnico: Ivan Gomes da Silva.

Corinthians: Franklin, Índio, Rafael, Deivão e Simi. Entraram: Jackson, Cabreúva, Paulinho Japonês, Lukaian, Leandro e Guiga. Técnico: PC de Oliveira.

Assista a vídeos de futsal



Conaf afasta auxiliar que validou gol do Santos em triplo impedimento

Emerson Augusto de Carvalho, o árbitro assistente que validou um gol do Santos em triplo impedimento no clássico contra o Corinthians, domingo, na Vila Belmiro, está afastado por pelo menos quatro semanas. A informação foi revelada por Manoel Serapião, vice-presidente da Conaf, a Comissão Nacional de Árbitros de Futebol, em entrevista à Rádio Globo, na tarde desta segunda-feira.

No lance, Bruno Rodrigo cabeceou, Durval escorou e André tocou para o gol, mas todos estavam em posição irregular (veja no vídeo ao lado). Carvalho não viu impedimento na jogada, e o árbitro Flávio Guerra validou o gol. O erro causou muita reclamação entre os corintianos. O próprio vice-presidente da Conaf admitiu surpresa, já que Emerson de Carvalho é filiado à Fifa e está pré-selecionado para a Copa do Mundo de 2014.

– Não podemos esconder o óbvio. A comissão tem de reconhecer que houve o erro. Não foi grosseiro, mas um assistente como o Emerson Carvalho, filiado à Fifa e pré-selecionado para a Copa, está ali para fazer o trabalho dele – disse Serapião.

–  Mas tem pontos positivos a serem destacados: ele teve personalidade em manter a decisão – emendou o vice-presidente da Conaf.

andré santos gol corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)André, impedido, marca para o Santos. Carvalho, ao fundo, à direita, valida o gol (Foto: Marcos Ribolli)

Manoel Serapião admitiu que nunca havia visto uma jogada parecida e, em nome da Conaf, pediu desculpas ao Corinthians.

– Nunca vi três impedimentos seguidos no mesmo lance, ainda mais resultando num gol. A natureza conspirou contra ele. Tudo o que podemos fazer é pedir desculpas à agremiação prejudicada.

O vice-presidente da Conaf contou que já conversou com Emerson de Carvalho

– Pedi para que ele se aperfeiçoe, o último lance foi um erro de posicionamento. É um assistente que tem um saldo positivo muito grande. Não punimos os árbitros, porque eles não cometem transgressão, eles apresentam deficiência técnica. Ele tem de trabalhar para se recuperar. Temos inclusive uma psicóloga à disposição.

Serapião reiterou que o afastamento não se trata de uma “punição”, mas uma forma de preservar Carvalho

– A instrução também para que ele saia do circuito e não entre pressionado no próximo jogo. Não estabelecemos tempo (para retorno), mas serão pelo menos três ou quatro semanas até termos o retorno do trabalho dele e de ouvir a psicóloga de que está tudo bem.

Serapião também deixou claro que o afastamento não se estende ao árbitro do clássico, Flávio Rodrigues Guerra.

Paulinho reclama com o árbitro Flavio Guerra (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Por reclamação, Paulinho levou cartão amarelo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



Após votação, 20 finalistas do Musa do Brasileirão são escolhidas

A espera acabou. Após mais de uma semana de votação, as 20 finalistas do concurso Musa do Brasileirão 2012 foram definidas. As candidatas a ocupar o posto que foi de Bianca Leão no  ano passado são: Wanessa Lopes (Atlético-GO), Alessandra Prado (Atlético-MG), Juliana Cardoso (Bahia), Milena Machado (Botafogo), Aline Azevedo (Corinthians), Dalila Kindermann (Coritiba), Rayanne Freitas Oliveira (Cruzeiro), Franciele Perão (Figueirense), Sulamita Gonçalves (Flamengo), Priscila do Couto (Fluminense), Martina Spier (Grêmio), Thais Fusther (Internacional), Ially Mazza (Nautico), Camila Guerra (Palmeiras), Natália Vaccari (Ponte Preta), Gianny Serapiao (Portuguesa), Rafaela Miranda (Santos), Joyce Pereira dos Santos (Sport), Jéssica Nunes (São Paulo) e Raíssa Sampaio (Vasco).

A partir de agora, as 20 candidatas irão passar por uma série de provas, testes e ensaios que irão determinar a campeã. O GLOBOESPORTE.COM irá acompanhar todas as atividades. A vencedora será divulgada na festa de premiação do Brasileiro, realizada no dia 3 de dezembro.

Mosaico Musa 20 (Foto: Globoesporte.com)Confira as 20 finalistas do concurso Musa do Brasileiro 2012 (Foto: Globoesporte.com)



Coritiba bate recorde e emplaca cinco nomes na seleção do Cartola FC

Além dos três pontos, a goleada sobre o Cruzeiro por 4 a 0 rendeu ao Coritiba o recorde de representantes em uma rodada da seleção do Cartola FC em 2012: cinco. Os jogadores Ayrton, Lucas Mendes, Luccas Claro, Everton Ribeiro, além do técnico Marcelo Oliveira estão entre os que mais pontuaram na 18ª jornada do fantasy game.

Destaque individual do fim de semana, o gremista Marcelo Moreno não balançou as redes, mas foi um verdadeiro garçom e deu três assistências para os seus companheiros. O atacante igualou o feito do meia Deco, que também deu três passes decisivos na vitória do Fluminense sobre a Portugesa, pela 5ª rodada. Com a boa atuação, o boliviano foi o maior pontuador do Cartola FC na rodada#18 e somou 25.90. O camisa 9 do Tricolor gaúcho tem a companhia do zagueiro Werley. Felipe (Flamengo), Andrezinho (Botafogo), Ralf (Corinthians), Rhayner (Náutico) e André (Santos) completam a seleção, que foi armada no tradicional 4-4-2.

Entre os jogadores que menos pontuaram na rodada estão Tobi (-7.80), do Sport, Ygor (-4.00), do Internacional, Bruno (-4.00), do Palmeiras, Sandro Silva (-3.90), do Cruzeiro, e Hélder (-3.90), do Bahia.

Na 18ª rodada foram atualizados 1.185.608 times dos 1.867.192 inscritos no Cartola. São agora 574.918 ligas no total. As torcidas de Flamengo e Corinthians são as mais presentes no jogo. Representando o Rubro-Negro, há 555.575 times, e pelo lado do Timão, 449.755 equipes.

A seleção do Cartola FC não tem relação com o Troféu Armando Nogueira, no qual comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM elegem a seleção da rodada.

Moreno vibra com Leandro em vitória sobre o Figueira (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Leandro agradece a assistência de Marcelo Moreno, camisa 9 do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Na Liga Nacional, o maior pontuador da rodada foi “Winner CRF", do cartoleiro Felipe Azevedo. Ele fez 155.97 pontos. O "Dihexa" foi o segundo, com 154.56. O líder geral da Liga Nacional até a 18ª rodada é o "Dragões Venta", do proprietário David, com 1.328.07 pontos.

O jogador favorito dos cartoleiros para a 18ª rodada foi o zagueiro Gum, do Fluminense. O defensor foi escolhido por 490.694 jogadores. Completam a seleção dos mais escalados: Cássio (Corinthians), Patric (Naútico), Fábio Santos (Corinthians), Gum (Fluminense) e Rafael Toloi (São Paulo); Bernard (Atlético-MG), Elano (Grêmio), Lucas (São Paulo) e Thiago Neves (Fluminense); Ademilson (São Paulo) e Barcos (Palmeiras). Hélio dos Anjos, do Figueirense, foi o técnico mais selecionado.
 

Segue abaixo o quadro da seleção da 18ª rodada do Cartola FC, que custa C$ 141.63 e fez 191.89 pontos.

JOGADOR PREÇO PONTUAÇÃO
GOL - Felipe (Flamengo C$ 19.46 19.70
LAT - Ayrton (Coritiba) C$ 12.41 21.30
LAT - Lucas Mendes (Coritiba) C$ 6.31 14.40
ZAG - Luccas Claro (Coritiba) C$ 4.70 12.90
ZAG - Werley (Grêmio) C$ 8.87 11.30
MEI - Andrezinho (Botafogo) C$ 14.23 19.10
MEI - Ralf (Corinthians) C$ 17.48 15.00
MEI - Everton Ribeiro (Coritiba) C$ 7.62 13.40
MEI - Rhayner (Náutico) C$ 9.75 11.40
ATA - Marcelo Moreno (Grêmio) C$ 17.85 25.90
ATA - André (Santos) C$ 12.25 17.40
TEC - Marcelo Oliveira (Coritiba) C$ 10.70 10.09


Teve Isso! Injeção salvadora, porco no estádio e 'enterro' provocador

Após a coruja caçadora da semana passada, desta vez foi a vez de um porquinho comparecer a um estádio de futebol. O "Teve Isso!" desta segunda-feira tem ainda um goleiro todo protegido após um choque na área, uma injeção que valeu a vitória e uma provocação que mexeu com duas rivalidades ao mesmo tempo. Confira o que de mais curioso aconteceu no fim de semana pelo futebol brasileiro.

 Agulhada salvadora

Um dos golaços da rodada do fim de semana foi marcado pelo volante Martinez, na vitória do Náutico sobre o Bahia por 1 a 0, no sábado, nos Aflitos. E é possível dizer que o triunfo foi graças a uma injeção. No primeiro tempo, aparentando um visível desconforto, o jogador pouco se movimentou em campo, e alguns alvirrubros chegaram a pedir sua substituição. Mas a agulhada salvadora botou o atleta em condições e, aos 42 da etapa final, ele acertou um chutaço de fora da área para delírio da torcida local.

Ao fim do jogo, o jogador deu crédito do sucesso à injeção aplicada no vestiário.

- Veio em uma hora boa, no fim do jogo. Eu estava com dificuldades, com bastante dor, acho que um estiramento. No intervalo, tive até que tomar uma injeção para voltar.

Ops 1! Ops 2!

No domingo, o Coritiba aplicou uma goleada por 4 a 0 no Cruzeiro, no Couto Pereira. E por muito pouco os dois goleiros da partida não ficam marcados por falhas bem semelhantes. Aos 25 minutos do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava 1 a 0, depois de Rafael Donato fazer passe curto para Fábio, o goleiro tentou driblar na área Roberto, que chegava firme para roubá-la e quase teve sucesso.

Logo depois, não passou nem dois minutos, o arqueiro do Coxa quase "retribuiu o erro". Em um recuo curto, Vanderlei ficou meio perdido com a bola no pé e se tentou se livrar dela pela lateral. Por pouco Wellington Paulista não interceptou a bola.

Provocação em forma de pá

Em uma comemoração apenas, o meia Marquinhos conseguiu mexer com rivalidades em dois estados diferentes. Ao comemorar o gol de André Lima, o último na goleada de 4 a 0 do Grêmio sobre o Figueirense, neste domingo, no Olímpico, o jogador simulou uma pá como se estivesse enterrando o adversário catarinense. Ao explicar o gesto, citou o volante Ygor, atualmente no arquirrival gaúcho Internacional.

- Quem vive em Florianópolis sabe porque fiz isso. Quando o Figueirense estava bem em 2011, na Série A, foram jogar contra o Avaí, e um jogador que está aqui no Inter fez a mesma coisa: enterrou o Avaí. Apenas paguei a promessa aos torcedores. Enterramos eles no Olímpico! É o Ygor, e ele sabe porque eu fiz isso - disse Marquinhos.

Naquela temporada, o Avaí seria rebaixado à Série B. Atualmente, é o Figueira quem está mal na tabela. É o lanterna, com 11 pontos em 18 jogos, ou seja, 20% de aproveitamento.

Futebol na lama

O Vilavelhense conseguiu a sua primeira vitória na Copa Espírito Santo 2012, ao derrotar o Espírito Santo, de virada, pelo placar de 3 a 2, no Estádio Gil Bernardes, em Itapoã, Vila Velha. A partida começou com dez minutos de atraso e debaixo de muita chuva, o que prejudicou o "espetáculo". Muitas poças d'água espalhadas por todo o gramado deixavam a prática esportiva quase impossível.

As imagens dos gols valem mais do que qualquer palavra (assista no vídeo acima).

Bandeirão na próxima cidade olímpica

Uma semana após o fim dos Jogos de Londres, o clima das Olimpíadas já invadiu o Rio de Janeiro, cidade-sede em 2016. Neste domingo, antes da vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Vasco, um bandeirão com os cinco arcos que representam o evento tomou conta do gramado do estádio Engenhão, palco das competições de atletismo daqui a quatro anos.

Bandeira olímpica estádio engenhão (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Bandeira olímpica cobre o gramado do Engenhão (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

Uniformes iguais, e veto à 'aguinha gelada'

O Santa Cruz perdeu para o Luverdense por 2 a 1 na tarde deste domingo, pela Série C. Além do resultado desfavorável, houve muita reclamação da comissão técnica coral por conta de incidentes ocorridos antes de a bola rolar na cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. Mas o auxiliar técnico do time pernambucano prometeu revidar no jogo do returno.

- Foi ruim a recepção do presidente do Luverdense. São pessoas que não têm que estar no futebol, que vivem nesse mundo para ganhar dinheiro. Não deixaram a gente subir para o camarote, e tivemos que ficar no banco de reservas com Zé Teodoro, debaixo do sol. Também não deixaram o time treinar aqui. Mas no Recife eles vão pagar um preço em termos de recepção. Não vamos colocar ventilador e dar aguinha gelada no vestiário – afirmou o auxiliar técnico Sandro Barbosa.

Mas o time coral também acabou sendo protagonista de uma confusão que atrasou o início do jogo. Com uniformes iguais – de cor branca – a equipe pernambucana foi obrigada a retornar ao vestiário para trocar o uniforme. O 'engano' atrasou o início do primeiro tempo em 20 minutos.

O Santa Cruz volta a encarar o Luverdense no dia 21 de outubro, pela 17ª rodada. O jogo está programado para o Arruda, às 16h (de Brasília).

Corneta pelo twitter

A atuação do assistente Emerson Augusto de Carvalho no clássico entre Santos e Corinthians, onde o Peixe venceu por 3 a 2, domingo, na Vila Belmiro, tirou os corintianos do sério. No lance do segundo gol santista, houve impedimento triplo – Bruno Rodrigo cabeceou, Durval desviou e André mandou para o gol, mas todos estavam em posição irregular. O ex-jogador Ronaldo Fenômeno não aguentou e deu sua cornetada, via Twitter:

- Alô, bandeira, por que você não registra a patente do triplo impedimento carpado?

Ronaldo ironizou o assistente Emerson Augusto de Carvalho após erros (Foto: Reprodução/Twitter)Ronaldo ironiza o assistente Emerson Augusto de Carvalho após erros (Foto: Reprodução/Twitter)

Esparadrapo, touca, faixa e duas camisas...

Também no clássico paulista, um fato chamou a atenção no primeiro tempo do jogo: o goleiro Rafael sofreu uma pancada no olho do próprio colega de time e teve que ser atendido em campo.

Sangrando bastante, primeiro ele teve que usar um esparadrapo para fechar o local do corte - logo abaixo da vista direita. Depois, teve enfaixada toda a circunferência da cabeça - o que apertou as orelhas do atleta. Por fim, ainda usou uma touca no estilo das usadas em natação.

E como a camisa estava manchada de sangue, e a regra não permite que isso aconteça, o arqueiro santista ainda teve que colocar uma camisa nova em cima da antiga - ficou com duas até o intervalo.

Outro choque de cabeças

No sábado, durante a vitória do Boa Esporte sobre o ABC por 2 a 1, no Frasqueirão, outro choque entre jogadores também obrigou o árbitro a parar o jogo. Após a bola ser alçada na área pelo time potiguar, o zagueiro Neylor (Boa) e o atacante Flávio Boaventura (ABC) bateram cabeças na área.

De início, a impressão é que o jogador alvinegro tinha levado a pior. Mas logo depois, ao se levantar, o jogador da equipe de Varginha Neylor é que precisou deixar o campo para ser atendido. Uma cena que está ficando cada vez mais comum nos campos de futebol.

Mais um bichinho no estádio

Na semana passada, uma coruja caçadora já tinha aparecido no gramado do estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda, com uma mariposa nas garras e um olhar ameaçador para o cinegrafista. Neste domingo, um outro animalzinho compareceu a um jogo de futebol da Série A do Brasileirão.

Neste domingo, durante a vitória do Atlético-GO sobre o Palmeiras por 2 a 1, no Serra Dourada, foi a vez de um simpático porco dar o ar da graça, desta vez levado por um torcedor. Aparentando mais tranquilidade do que a coruja da semana passada, o suíno era usado como uma provocação ao time paulista, chamado pelos adversários pelo nome do animal. Vale lembrar que o mascote oficial do Palmeiras é um periquito verde, e o porco virou um grito de guerra usado por parte da torcida.