sábado, 17 de novembro de 2012

Técnico do Timão vê preparação para o Mundial próxima à ideal

Tite concordou com Emerson, que apontou uma "preparação brilhante" do Corinthians para o Mundial. Só os problemas físicos de alguns jogadores, como o próprio Sheik, impedem o treinador de dar uma nota dez ao trabalho feito até aqui no ajuste da equipe para buscar o título no Japão.

"A única coisa que fugiu foi ter os atletas o tempo todo com a gente. Mas a gente controlou muito bem isso, o índice de lesão é muito pequeno. É muito perfeccionista da minha parte querer ter os atletas o tempo todo, as lesões são do futebol", comentou.No momento, Tite não pode contar com Jorge Henrique, que luta contra um recorrente problema na coxa direita. Recuperado de lesão no joelho direito, Emerson ainda busca melhores condições. E Danilo voltou recentemente a atuar, após um período de afastamento por um corte no pé.

Ainda assim, foi possível controlar o desgaste dos jogadores que mais atuaram na temporada. Boa parte dos titulares ganharam folga para que voltassem bem e o time tivesse força máxima - ou algo perto disso - nas seis rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

Três já foram, com vitórias sobre Vasco, Atlético-GO e Coritiba. Restam os confrontos com Internacional, Santos e São Paulo, todos apontados como clássicos pelo técnico Tite.



Corintianos da Seleção podem ser poupados contra o Santos

Incomodou Tite a antecipação do Corinthians x Santos, que aconteceria no domingo da próxima semana, para o sábado. A Seleção Brasileira enfrentará a Argentina na quarta anterior,em Buenos Aires, o que pode tirar alguns jogadores do clássico no Pacaembu.

"Foi uma determinação, uma ordem superior. Vamos acatar, observar bem os atletas que atuarem pela Seleção. Aí vamos ver com o departamento médico, com os fisiologistas, se tem capacidade de utilização ou se é um risco muito grande", afirmou o treinador.

Fábio Santos, Ralf e Paulinho estão convocados para a partida, que ocorrerá na Bombonera, de bolas lembranças para eles. É boa a chance de Martínez ser chamado para defender a Argentina no jogo, três dias antes do confronto com o Santos.Se o clássico fosse mantido para o domingo, não haveria maiores problemas, segundo Tite. Foi o que aconteceu nesta semana, já que Paulinho e Fábio Santos enfrentaram a Colômbia na quarta e atuarão neste domingo, contra o Internacional.

A recuperação dos atletas não é a única razão do descontentamento, uma vez que a diretoria já havia vendido 22 mil ingressos pela internet. Os torcedores que não puderem ir ao Pacaembu no sábado terão até quarta para pedir a devolução do valor gasto.



Tite aposta no Espérance na decisão do título africano

Espérance e Al Ahly decidem neste sábado o título da Liga dos Campeões da África. Quem vencer poderá enfrentar o Corinthians nas semifinais do Mundial, e o técnico Tite joga as suas fichas na equipe tunisiana, que entra em vantagem na final.

No jogo de ida, há duas semanas, no Egito, o Al Ahly saiu atrás e teve de se contentar com um empate por 1 a 1, conquistado no finalzinho. Agora atuando em casa, o Espérance joga por empate sem gols ou vitória por qualquer placar.

"Vejo o Espérance como uma equipe com transição mais rápida (da defesa para o ataque), apesar da qualidade do Ahly. Vejo o Espérance com uma possibilidade maior de passar", afirmou Tite.O campeão africano entrará nas quartas de final do Mundial e enfrentará o campeão japonês ou o Auckland City, da Nova Zelândia. Desse confronto sairá o adversário do Timão na partida do dia 12 de dezembro, em Toyota.

Do outro lado da chave, o favorito é o Chelsea. Tite tem observado com atenção o campeão europeu, que perdeu o zagueiro John Terry por três semanas. O capitão da equipe londrina é dúvida para a disputa no Japão.

"O Corinthians tem que conquistar as coisas por sua qualidade, não porque o outro perdeu algum jogador, ainda mais por lesão. Não pago o preço de ficar secando, torcendo contra. Tem que ter competência de ganhar de qualquer adversário", disse o treinador.



Sem Jorge Henrique, treinador do Timão volta a escalar Martínez

Os recorrentes problemas na coxa direita de Jorge Henrique o impedirão de atuar contra o Internacional. O jogador apenas correu pelo gramado do CT do Parque Ecológico, nesta sexta-feira, enquanto os companheiros se preparavam para a partida em Porto Alegre.

Sem Jorge, Tite ficou sem qualquer dúvida na escalação da equipe que vai ao Sul. Ele confirmou a volta de Danilo à linha de armadores e a manutenção do argentino Martínez, que luta por uma vaguinha na formação titular no Mundial.

"O campo escala, o campo fala. Neste caso, as condições físicas mostraram o caminho. Eu não tenho hierarquia. Tenho o desempenho do momento e as condições do momento", comentou o treinador, que confirmou também a presença de Emerson no banco.

De acordo com Tite, não haverá problemas na utilização de Fábio Santos e Paulinho. Os dois jogadores participaram do empate do Brasil com a Colômbia, na quarta-feira, mas o intervalo entre a partida da Seleção e a contra o Inter é suficiente para a recuperação.

"A dosagem do trabalho deles foi diferenciada. Com mais de 72 horas entre os jogos, temos tempo suficiente. Se esse intervalo fosse mais curto, poderia ser diferente", explicou o gaúcho.

Assim, o Corinthians enfrentará o Internacional com a seguinte formação: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Douglas e Martínez; Guerrero.



Mais solto, Sheik vai para o banco contra o Internacional

Terminado o rachão desta sexta-feira, o elenco do Corinthians foi dividido em grupos com atividades específicas. Em um campo à parte do restante dos atletas, Tite trabalhou diretamente com os atacantes, fazendo o papel de zagueiro enquanto eles se livravam da marcação para finalizar.

O treinador ficou bastante atento à movimentação do Sheik, que não joga há mais de um mês por conta de uma lesão no joelho direito. De acordo com ele, o camisa 11 evoluiu bastante ao longo da semana, tem condições de atuar por 70 minutos e vai ficar no banco de reservas contra o Internacional, no domingo.

"O primeiro treinamento da semana foi mais difícil, ele estava mais amarrado. A partir do meio da semana, melhorou. Ele está mais desenvolto, mais solto", disse o comandante do Timão, que escalou o atacante pela última vez no dia 13 de outubro.

Emerson começou a mostrar essa desenvoltura antes mesmo do trabalho específico com o chefe. No rachão, foi abraçado por muitos companheiros depois de matar uma bola no peito, girar e marcar um golaço.

"Existem momentos em que a qualidade técnica individual aparece, e essa é uma característica dele. Ele tem a qualidade do lance pessoal", afirmou Tite, sem deixar de ser Tite. "Cinco jogadores participaram do lance até que a bola chegasse a ele. É construção de jogada", vibrou.



Mesmo com atuação pelo Catar, Sheik diz que pode defender o Brasil

Os fãs de Emerson Sheik que haviam perdido a esperança de vê-lo atuando pela Seleção Brasileira ganharam uma boa notícia nesta sexta-feira. Em entrevista à TV Bandeirantes, o atacante do Corinthians revelou que, mesmo já tendo defendido a seleção do Catar, tem a possibilidade legal de jogar com a camisa verde-amarela.

"Eu me naturalizei catariano e atuei pelo país nas Eliminatórias para a Copa de 2010, mas a Fifa cancelou minha participação nessas partidas porque joguei nas categorias de base do Brasil. Então, só posso defender a Seleção Brasileira", disse.

Enquanto a convocação não vem, Sheik falou sobre a preparação corintiana para a disputa do Mundial de Clubes, que será realizado em dezembro no Japão. De acordo com o jogador, o elenco alvinegro tem adotado uma postura cautelosa em relação a uma possível final contra o Chelsea. Segundo o atacante, o foco do Timão está totalmente na partida da semifinal, cujo outro participante não está definido.

"Temos evitado ficar falando muito desse jogo , porque temos outra partida antes. Se tudo der certo e chegarmos à final, a comissão técnica já está providenciando aquele arsenal de informações que o Tite sempre junta", garantiu.

Conhecido também pela postura irreverente fora de campo, Sheik contou detalhes de dois episódios curiosos envolvendo seu nome. O primeiro foi como decidiu tornar a macaca-prego Cuta seu animal de estimação. Depois, revelou o que o levou a morder o dedo do meia Walter Erviti, do Boca Juniors, no segundo jogo da final da Copa Libertadores.

"Eu costumava levar algumas cestas básicas na Favela da Rocinha. Vi um morador com dois macaquinhos, e percebi o relacionamento dele com a macaca, o clima de amizade. A Cuta é a minha companheira, minha filhinha linda. (...) O Boca tem essa tradição de vir aqui e ser catimbeiro, de levar os títulos das equipes brasileiras. Eles vêm com aquela catimba toda segurando a bola. Mas foi legal, não foi? Ele pegou meu rosto e foi apertando, aí o dedo dele foi parar na minha boca e eu mordi (risos)", explicou.



De olho no Chelsea, Tite ignora lesão do zagueiro e capitão John Terry

LANCEPRESS! - 17/11/2012 - 16:04 São Paulo (SP)

Terry - Chelsea (Foto: Adrian Dennis/AFP)
Terry usa muletas no Chelsea (Foto: Adrian Dennis/AFP)

O Mundial vai chegando para o Corinthians e o Chelsea - possível adversário da final - vira cada vez mais assunto no CT Joaquim Grava. Ciente da lesão do zagueiro e capitão dos Blues, John Terry, que o tirará dos campos por três semanas, o técnico Tite não comemorou a baixa. Mais que isso, disse que não se preocupa com a escalação dos ingleses e que quer vencer o torneio pela qualidade de sua equipe.

Terry teve uma lesão no joelho direito, que não chegou a ser de ruptura de ligamentos. Antes dos exames, os torcedores ingleses já esperavam o pior. Apesar do prazo de recuperação dar em cima da disputa no Japão, o clube londrino se preocupa com a sua participação.

- O Corinthians tem de conquistar ou não o título por sua qualidade. Não por uma outra coisa. Não penso em ficar secando, torcendo contra. Ainda mais nestes casos de lesões. Temos de ter competência para vencer - disse.

Questionado se uma derrota nas últimas três rodadas do Brasileirão poderia prejudicar a confiança da equipe alvinegra, o comandante disse que o mais importante neste momento é demonstrar um bom futebol dentro das quatro linhas.

- O que eu tento bater é no desempenho. Se vem o resultado negativo, mas jogou bem, mantém a confiança. Aí é apenas corrigir. São campeonatos a parte. Só clássicos. Três jogos de altíssimo nível. Todos nós estamos ansiosos para chegar ao Mundial. Todo mundo queria viajar na segunda-feira. Mas tem que manter a base e a competitividade em alto nível - explicou, se referindo aos jogos contra o Internacional, Santos e São Paulo até o fim do Nacional.

O Corinthians viaja para o Japão no dia 4 de dezembro. Após passar um dia em Dubai, nos Emirados Árabes, onde fará um treino, a delegação seguirá para a Ásia. O rival da semifinal ainda está indefinido. Ele sairá dos confrontos entre o Auckland City (NZL), campeão japonês e campeão africano da temporada.



Em último treino antes de pegar o Inter, Tite foca nos trabalhos defensivos

Renato Rodrigues - 17/11/2012 - 11:57 São Paulo (SP)

Tite - Treino do Corinthians (Foto: Ale Cabral)
Tite comandou o treino do Corinthians (Foto: Ale Cabral)

Tudo preparado para viajar ao Rio Grande do Sul. No último treino antes de enfrentar o Internacional, neste domingo, às 19h30, no Beira-Rio, o técnico Tite focou nos trabalhos defensivos. Falando bastante na atividade tática deste sábado pela manhã, o comandante repetiu por várias vezes o nome do uruguaio Forlán, centroavante do rival, apontando-o como um dos grandes perigos no confronto.

Mário Gobbi Filho, presidente do clube, acompanhou de perto o treinamento no CT Joaquim Grava. Ele conversou com funcionários e com membros da comissão técnica na beira do gramado.

Durante a atividade, o treinador posicionou a linha de quatro defensores e os obrigou a fazer antecipações de bolas em cruzamentos, jogada forte do Colorado. Dicas de recomposição do setor também foram dadas durante o ensaio.

O time que vai enfrentar o Inter está escalado com: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo, Douglas e Martínez; Guerrero. A única baixa para o duelo é Jorge Henrique, que está voltando de uma lesão no músculo posterior da coxa direita. Na manhã deste sábado o atacante chegou a correr em volta do gramado.

Enquanto os titulares eram orientados, em outro campo, os reservas faziam uma atividade técnica. Entre eles Emerson Sheik, que após cinco partidas volta a ser relacionado. Sem condições de jogar 90 minutos, o atacante começará a partida no banco de reservas.

A delegação alvinegra viaja para Porto Alegre ainda na tarde deste sábado.



Morador do CT do Timão, gavião usa fotógrafo do LNET! como poleiro

LANCEPRESS! - 17/11/2012 - 12:22 São Paulo (SP)

Treino Corinthians - Gavião - (Foto: Eduardo Viana)
Gavião na cabeça do fotógrafo no treino do Timão (Foto: Eduardo Viana)

No último treino do Corinthians antes de enfrentar o Internacional, uma cena inusitada chamou a atenção de todos. Enquanto trabalhava e tirava suas fotos na beira do gramado, o fótografo do LANCENET!, Eduardo Viana, foi surpreendido com uma amizade improvável. O gavião do Timão, que há bastante tempo "frequenta" o CT Joaquim Grava, aproximou-se e o usou, literalmente, como poleiro. Após bicar seu tênis e mexer na sua mochila, a ave subiu na cabeça do fotógrafo e por lá permaneceu até um funcionário do clube a assustar para longe.



Espelho para o irmão, Cássio retorna a seu estado como ídolo do Timão

Marcelo Braga - 17/11/2012 - 09:00 São Paulo (SP)

Cássio - Corinthians (Foto: Miguel Schincariol)
No jogo no Olímpico, Cássio foi poupado. Agora, volta ao Sul para jogar no Beira-Rio (Foto: Miguel Schincariol)

Há quase sete meses como titular do Corinthians, Cássio é exemplo para muitos jovens pelo Brasil. Mas, em Veranópolis (RS), a 170 quilômetros de Porto Alegre, onde o Timão pega o Internacional no domingo, às 19h30, um deles em especial se espelha no corintiano há muito mais tempo.

Aos 18 anos e com 1,88m (sete anos e sete centímetros a menos do que o camisa 12), Eduardo tenta trilhar os passos do irmão. Nem que, para isso, receba uma mãozinha fraternal. No último mês, o irmão arranjou para ele testes no Sport, onde passou 15 dias, mas foi dispensado por excesso de goleiros em sua categoria. 

– Não é que ele não foi aprovado, é que, hoje, não temos a necessidade de investir nele. Mas é um bom goleiro – garante Luizinho Strey, coordenador da base do Leão.

Mas Dudu não desanima. Com passagens por alguns clubes da região e também por São Bernardo e Botafogo de Ribeirão Preto, ouve do primogênito que tem de lutar. Palavras muito bem assimiladas pelo jovem, que tem pelo irmão um carinho e respeito enormes.

– Nosso pai separou da mãe (Maria) quando eu era novo, então o Cássio foi um pai para mim. No colégio, às vezes nem era minha mãe que brigava comigo, mas ele. Quando estava na Holanda, me ligava. Nossa família é de lutadores – diz ele, que não vai ao Beira-Rio a pedido do irmão, que teme reação negativa de torcedores colorados.

Negociado pelo Grêmio, do qual era quarto goleiro, para o PSV (HOL) em 2007, Cássio chegou ao Timão em janeiro deste ano. Como foi poupado na derrota para o Grêmio por 2 a 0 no Olímpico, no primeiro turno (Danilo Fernandes jogou), será a primeira partida dele em seu estado desde que voltou. 

– Foram sete anos no Grêmio, enfrentar o Inter é especial. Para mim, continua sendo o rival – diz o goleiro, com gana pela vitória.

No Natal, a passagem de Cássio pelo Sul será mais longa. E quem sabe até como campeão mundial.

Cássio e sua irmã Taís, a mãe Maria e o irmão Eduardo (Arquivo pessoal)

Com a palavra
Eduardo Ramos (Dudu)
Irmão de Cássio

Temos de parecido a coragem para sair na bola

As coisas são um pouco mais fáceis para mim por ser irmão de Cássio, mas estou trabalhando e buscando meu  espaço. Talvez volte ao Sport em janeiro, eles estavam sem vagas de alojamento. O que temos de parecido é a coragem para sair na bola, de ir sem medo até o fim. Ele é mais alto, o tamanho favorece, mas sou ágil.

Cássio me fala para ficar tranquilo nos jogos e sempre preparado fisicamente. Muita coisa mudou para nós com ele no Corinthians. A relação com as pessoas é outra, ficamos até mais bonitos. Aumentou a mulherada em cima (risos). 

Fiquei alegre quando ele foi chamado para a Seleção, mas já esperávamos por tudo o que ele fez. Vencer o Mundial e ir para a Copa são os objetivos dele.

TIO DO GOLEIRO TRABALHOU COM TITE

Muito presente na criação de Cássio, da irmã Taís e do irmão Eduardo, João Carlos é sempre citado pelo goleiro como um dos responsáveis por sua educação. O tio, que em Veranópolis (RS) é conhecido como Kojak e hoje trabalha em um lava-rápido, foi companheiro de Tite no início da carreira do técnico. Como massagista do clube da cidade, ele e o técnico venceram a Segunda Divisão gaúcha em 1993, levando o VEC para a elite.

A coincidência, porém, só foi descoberta tempos depois da contratação, quando o técnico e o goleiro conversaram no CT sobre a cidade. Mas não foi o primeiro contato entre os dois. Quando era “pequeno”, antes mesmo de completar seis anos, entrava no campo de mãos dadas com o tio e até frequentava o vestiário onde o técnico comandou entre 1992 a 1995.

– Eu não tinha nem nascido na época do acesso, nasci em 1994, mas o Cássio ia sempre mesmo aos jogos com o meu tio – diz Dudu.

Em julho deste ano, antes da final da Libertadores, quando o Timão venceu o Boca Juniors e faturou o título, Kojak esteve no CT Joaquim Grava com os demais familiares do goleiro e bateu um longo papo com o treinador. Depois, a convite da diretoria, assistiram à vitória por 2 a 0 na Área VIP do Pacaembu.

Kojak com Tite no CT, em julho deste ano (Arquivo pessoal)

– Eu não me recordo do Cássio, até porque ele era muito pequeno, mas o Kojak é uma pessoa com quem tenho contato até hoje. O Cássio é o que é hoje graças ao Kojak, que sempre foi um cara do bem. Foi muito bom saber que eu voltaria a trabalhar com uma pessoa da família deles agora no Corinthians – disse Tite ao site UOL.



Torcedor pode pedir reembolso de ingresso até 72 horas antes do clássico diante do Santos

LANCEPRESS! - 16/11/2012 - 17:44 São Paulo (SP)

Torcida do Corinthians no Pacaembu
Torcida do Corinthians vai lotar o Pacaembu diante do Santos (Foto: Arquivo LANCE!)

A CBF alterou a data do clássico entre Corinthians e Santos, no Pacaembu, válido pela 37ª rodada do Brasileirão, prejudicando o clube mandante e diversos torcedores - uma vez que mais de 22 mil ingressos já haviam sido vendidos antecipadamente, pelo Fiel Torcedor e pela internet.

Em seu site oficial, o Timão soltou um comunicado se colocando à disposição de torcedores que desejam devolver o ingresso e pedir o reembolso do valor. O duelo na penúltima rodada do Nacional, que seria inicialmente no domingo, 25 de novembro, às 17h, passou para sábado, dia 24, às 19h30.

A diretoria alvinegra ainda tentou junto à entidade máxima do futebol que a partida voltasse para a data inicial, mas não foi atendida. Por conta disso, enfrenta diversas reclamações de torcedores que já haviam comprado ingresso e não poderão comparecer na nova data.

Confira abaixo o comunicado do Corinthians para o torcedor que pede o reembolso:

Bom dia senhor:

No caso do senhor não poder ir ao jogo o senhor deve enviar um e-mail para (e-mail específico para quem comprou os ingressos), com os seus dados bancários (banco, agência, c/c e valor), número da matrícula, CPF. O senhor tem um prazo de até 72 horas antes do jogo para solicitar reembolso.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato.

Atenciosamente.



Desgaste iminente: Chelsea terá sete jogos decisivos antes do Mundial de Clubes

LANCEPRESS! - 17/11/2012 - 10:05 Londres (ING)

Terry - Chelsea (Foto: Adrian Dennis/AFP)
Terry corre o risco de ficar fora do Mundial (Foto: Adrian Dennis/AFP)

Deste sábado até o dia 12 de dezembro, quando faz sua estreia no Mundial de Clubes, o Corinthians terá apenas três jogos para fazer, todos sem importância e valendo apenas o ritmo de jogo para o torneio do Japão. A começar por este sábado, contra o West Brom, às 13h (de Brasília), o Chelsea terá sete compromissos, com o maior intervalo de jogos sendo de cinco dias Todas as partidas serão importantes, seja de olho na classificação para a próxima Liga dos Campeões ou a recuperação da primeira posição da Premier League.

O que para alguns pode ser encarado como positivo, já que os Blues estarão em ritmo de comprtição (ao contrário do Timão), não é visto assim na Inglaterra. O Mundial de Clubes, na Terra da Rainha, não é tão valorizado quanto em outros países europeus e, principalmente, sul-americano. Isso porque, ao contrário da maioria das Ligas Europeias, o Campeonato Inglês não para no fim do ano, com jogos durante o Natal e o Ano Novo.

- O Chelsea está obcecado pela Premier League. É um título que não ganha desde 2010 e eu diria que é a prioridade. No entanto, ser chamado de melhor clube do mundo apela ao coração de Abramovich e tenho certeza de que eles levarão a sério a competição. Mas se eles tiverem de escolher alguma delas, será o Campeonato Inglês, sem dúvidas - comentou John Edwards, editor do 'Daily Mail'.

Até o fim do ano, o Chelsea jogará 14 vezes, incluindo as duas partidas do Mundial de Clubes (mesmo que não se classifique para a final, os Blues disputarão o terceiro lugar), o que não preocupa o técnico Roberto Di Matteo.

- O jogo de sábado não define nossa semana apenas. A partir de agora, cada jogo é decisivo para a nossa temporada.

Alguns dos compromissos do Chelsea antes de viajar para o Japão incluem a campeã italiano Juventus, o atual campeão inglês, Manchester City, e clássicos contra Fulham e West Ham.

*****

BATE-BOLA

ROBERTO DI MATTEO

Técnico do Chelsea, em entrevista coletiva

Como será a preparação do Chelsea para essa grande maratona daqui até o fim do ano?

R.D.M.: Vamos tratar cada jogo como se fosse uma decisão. Para nós, toda semana teremos um jogo decisivo, algo que definirá não só nossa semana, mas o resto da temporada. Na outra semana, tivemos o Shakhtar que foi muito decisivo, amanhã (sábado) teremos o West Brom, que também é importante.

Há medo de perder atletas?

R.D.M.: As lesões sempre acontecem, temos que saber lidar com elas quando chegarem. Agora, sinto que temos um ótimo elenco.

E o Terry? Como está o joelho?

R.D.M.: Ele fica três semanas fora. É um período longo, mas achamos que seria ainda pior, por isso encaremos isso como boa notícia.

*****

Terry ficará três semanas fora

A lesão do zagueiro John Terry não é tão grave quanto se imaginava na Inglaterra, mas o capitão do Chelsea ficará fora dos gramados por cerca de três semanas, e ainda pode ser um grande destaque no Mundial de Clubes.

O site oficial dos Blues divulgou o diagnóstico definitivo de Terry. Ele sofreu uma lesão no joelho direito em disputa com o uruguaio Luis Suárez durante o jogo entre Chelsea e Liverpool, na última semana.

No entanto, o período de três semanas foi recebido com alívio pela torcida e pelo clube, que temia perder seu capitão pode vários meses. A estreia do Chelsea no Mundial de Clubes ocorre no dia 13 de dezembro. Teoricamente, o zagueiro já estaria recuperado até lá, mas a falta de ritmo pode deixá-lo de fora, como ocorreu contra o Shakhtar, pela Champions.

*****

TEMPORADA 2012-13

Supercopa

Chelsea perdeu: 4 a 1 Atletico de Madrid

Liga dos Campeões

Em segundo no Grupo E, Chelsea precisa vencer a Juventus - fora de casa - na semana que vem.

Premier League

Blues estão em terceiro, com 24 pontos.

*****

OUTRAS HISTÓRIAS CAMPEÃS

MILAN (2007-08)

Após conquistar a Liga dos Campeões, o Milan foi eliminado nas oitavas de final do torneio seguinte e ficou em quinto na Série A.

INTER DE MILÃO (2010-11)

A Inter de Milão também não lidou bem com o excesso de compromissos e não foi bem na Liga dos Campeões. Perdeu a Série A para o Milan.

BARCELONA (2011-12)

Após ter ganho tudo e goleado o Santos na final do Mundial, o Barça ficou sem gás, perdeu para Chelsea e Real e se contentou com a Copa do Rei.



Tite ignora lesão do capitão do Chelsea

Faltanto pouco para o Mundial de Clubes, a maior preocupação de Tite é com a preparação do Corinthians. Por isso, a lesão no joelho direito do zagueiro e capitão John Terry, do Chelsea, não foi comemorada no clube.

Terry teve o problema em uma dividida com Luis Suárez no clássico contra o Liverpool, pelo Campeonato Inglês. O defensor terá de ficar apenas três semanas ausente, o que o coloca em condições de disputar o Mundial.


"O Corinthians tem de conquistar as coisas pela qualidade dele. Não pago o preço de secar. Tem de ter competência para vencer", disse Tite.

Corinthians e Chelsea são considerados os favoritos para chegarem à decisão do Mundial. Antes, porém, o Timão terá de passar pelas semifinais, ainda sem um adversário determinado. Neste sábado, na Tunísia, Espérance e Al Ahly, do Egito, decidem a Liga dos Campeões da África. No primeiro jogo, empate por 1 a 1. Para Tite, os tunisianos levarão o título.

"Vejo o Espérance com uma transição mais rápida, apesar da qualidade do Al Ahly. Vejo o Espérance com uma possibilidade maior de passar".

O campeão africano enfrentará o vencedor do confronto entre Auckland City, da Nova Zelândia, e o campeão japonês. O título nipônico está entre duas equipes, o Sanfrecce Hiroshima e o Vegalta Sendai. Quem passar deste emparelhamento encara o Timão nas semifinais.



Tite elogia e afirma que Emerson está pronto para voltar

O treinador do Corinthians, Tite afirmou que o atacante Emerson está pronto para voltar ao time alvinegro. Após o treinamento, o técnico elogiou o jogador e disse que ele fez as atividades de forma mais solta. O atacante vai ficar no banco, contra o Inter.

"O primeiro treino foi mais difícil, mas agora já deu para vê-lo mais solto. O campo mostrou que ele está bem para voltar", afirmou Tite, após os treinamentos desta sexta-feira.


Sobre o ataque titular para o Mundial, que acontece em dezembro, Tite fez mistério e comentou sobre a dupla Guerrero e Emerson no ataque. "São os jogadores mais agudos. Claro que (o Emerson) ficou prejudicado em funções dos clubes, mas eles treinaram algumas vezes juntos.”

O Corinthians tem mais três jogos, nesta reta final de Brasileirão. Neste domingo, dia 17, enfrenta o Internacional, no Beira-Rio. No dia 24, sábado, encara o Santos e dia 02/12 encara o São Paulo.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Carro de Tevez é confiscado, em Manchester, por documentação vencida

O ex-jogador do Corintrians e hoje no Manchester City, Carlos Tevez teve o carro confiscado pela polícia britânica. O jogador foi parado por uma viatura e apresentou documentos vencidos, com isso, o Porsche Panamera do atacante foi apreendido.

Segundo o jornal Daily Mail, a carteira internacional de motorista do jogador não era mais válida e que precisa ser renovada na própria Inglaterra.


Carlos Tevez, que joga em Manchester desde 2009, antes no United e hoje no rival, não tem feito bons jogos nas últimas semanas. Com isso, a imprensa já especula que o atacante pode perder a vaga de titular para o centro-avante Dzeko.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Tite comanda treino tático sob os olhares do presidente do Timão

Mário Gobbi Tite (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Mário Gobbi e Tite conversam em treino do Timão
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Com a proximidade do Mundial de Clubes da Fifa, a preparação do Corinthians está cada dia mais intensa. Neste sábado, sob os olhares do presidente Mário Gobbi, o técnico Tite comandou um forte trabalho tático visando a partida deste domingo, contra o Internacional, às 19h30, no estádio Beira Rio, em Porto Alegre.

Os titulares, como de costume, trabalharam posicionamento sem o time reserva do outro lado. Tite simulou bastante algumas situações de defesa e mostrou-se falante durante a maior parte do treinamento. Depois de pouco mais de meia hora dessa atividade, os jogadores trabalharam finalização.

A equipe para o duelo deste domingo, contra o Colorado, está definida com: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas; Martinez e Guerrero. Nas últimas duas rodadas do Brasileirão, o Corinthians terá dois clássicos pela frente: Santos e São Paulo.

No treinamento desta manhã, o gavião que costuma dar umas voltas pelo CT do Corinthians reapareceu e chegou a pousar na cabeça de um fotógrafo. A ave ficou conhecida durante a disputa da Libertadores e foi considerada pé quente. Recentemente, ela chegou a "roubar" o celular de uma repórter.

O elenco corintiana viaja para a Porto Alegre na tarde deste sábado e retorna a São Paulo na segunda-feira. A viagem para o Japão, no Mundial de Clubes, está marcada para o dia 4 de dezembro. A estreia do Timão no torneio será no dia 12, mas o adversário ainda não é conhecido.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians



Lesionados, suspensos e pendurados para a rodada #36 do Brasileiro

A 36ª e antepenúltima rodada do Brasileirão 2012 tem início neste sábado com duas partidas. O Santos encara o Figueirense na Vila Belmiro. Na capital paranaense, o Coritiba receberá o Vasco. É importante lembrar que o mercado para o Cartola fechará às 17h30, duas horas das partidas citadas. Portanto, fique atento e escale logo a sua equipe no fantasy game. O Peixe tem em Neymar o seu principal trunfo para subir na tabela. Em contrapartida, Adriano, Rafael Galhardo e Miralles são os desfalques de última hora do técnico Muricy Ramalho.

Juninho Pernambucano vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Juninho Pernambucano desfalca o Vasco contra o Coritiba (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

O Coxa tem uma baixa importante para o confronto diante do Vasco. Suspenso, o meia Everton Ribeiro não atuará neste fim de semana. Pelo Clube da Colina, os experientes Juninho Pernambucano e Felipe também estão fora de combate, assim como o equatoriano Tenorio, que sentiu uma lesão durante a semana.

O Palmeiras joga a sua sobrevivência na elite do futebol brasileiro no domingo, contra o Flamengo, em Volta Redonda. Além do suspenso Luan, o técnico Gilson Kleina tem vários jogadores no departamento médico, entre eles os volantes Henrique e Wesley. Marcos Assunção ainda é dúvida para o confronto de vida ou morte para o Verdão. Do lado rubro-negro, Felipe, Leonardo Moura e Liedson seguem no estaleiro.

O campeão Fluminense não terá o lateral-esquerdo Carlinhos na festa de entrega da taça contra o Cruzeiro, domingo, no Engenhão. A Raposa, por sua vez, não poderá contar com Fábio, Léo, Borges e Wellington Paulista. A Lusa não terá o veterano goleiro Dida diante do Grêmio, no Canindé.

O goleiro Magrão só voltará a jogar em 2013 e é o mais sério dos desfalques do Sport para enfrentar o Botafogo, no domingo, na capital pernambucana. O time alvinegro possivelmente terá o retorno do craque Seedorf.

Veja quem são os lesionados, suspensos e pendurados da rodada:

INFO - Suspensos e pendurados 36ª rodada brasileirão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)



Com boas lembranças do Timão e do Mundial, Piazon sonha com Japão

O rival traz boas recordações, a competição também, e Lucas Piazon está louco para ser confirmado na lista dos jogadores que vão representar o Chelsea no Mundial de Clubes. Aos 18 anos, o atacante é o menos badalado do quarteto brasileiro dos Blues. Eleito melhor jovem da temporada passada, já foi integrado definitivamente por Roberto Di Matteo aos profissionais. Mas se as chances ainda são raras – entrou em campo apenas duas vezes em partidas oficiais -, o brasileiro espera que elas se repitam no próximo mês, no Japão.

Revelado pelo São Paulo, Piazon encarou de frente o desafio de deixar o país por uma oportunidade em um gigante europeu antes mesmo de virar profissional. Pouco mais de um ano após chegar à Inglaterra, porém, já tem a oportunidade de encarar pela primeira vez um clube brasileiro. Mais que isso, um adversário que o remete a lembranças positivas ainda da época em que era sub-15 do Tricolor Paulista.

- É legal. Se for para acontecer uma final, gostaria que fosse contra o representante brasileiro. Nada melhor do que o Corinthians, que é meu rival desde pequeno. O motivo para querer ir (para o Mundial) é duplo. Espero que aconteça o confronto. Lembro uma final de uma copa chamada Brasil-Japão. Eram os clubes paulistas e uns representantes do futebol japonês. Acabou que a final foi São Paulo e Corinthians. Eles abriram 2 a 0, eu fiz 2 a 1 logo na saída de bola e depois conseguimos empatar. Nos pênaltis, fizemos 5 a 3 e fomos campeões. Foi um jogão.

Lucas Piazon, Chelsea (Foto: Fellipe Arnold / Globoesporte.com)Na expectativa por chance no Mundial, Piazon quer final contra o Timão (Fellipe Arnold / Globoesporte.com)

Se o retrospecto contra o Corinthians, possível rival na decisão de 16 de dezembro – exatamente daqui a um mês –, é bom, melhores e mais antigas ainda são as memórias do Mundial de Clubes em si. Com apenas 11 anos, o menino Lucas acordou cedo na casa da avó no pequeno município de Mariporã, interior de São Paulo, em 18 de dezembro de 2005 para viver a melhor de suas experiências no simples papel de torcedor.

- Lembro bastante daquele jogo entre São Paulo e Liverpool. Todo mundo acordou cedinho, a família toda é são-paulina. Lembro do gol do Mineiro, de uma falta do Gerrard que o Rogério pegou e depois da festa nas ruas. Para o brasileiro, o valor é muito grande. Até por ser a única oportunidade de mostrar que nosso futebol é do mesmo nível do europeu. Mas aqui (na Europa) também é importante. Não focam tanto antes porque os campeonatos ainda estão rolando, mas o clube quer muito esse título.

PIAZON NOVA CAMISA DO CHELSEA (Foto: Tomires Ribeiro / Divulgação)Inscrito na Champions, Piazon é constantemente
relacionado (Foto: Tomires Ribeiro / Divulgação)

Inscrito na Champions League e sempre relacionado por Di Matteo para as partidas dos Blues, Piazon é nome quase certo na relação dos jogadores que viajará para o Japão. Uma convocação para a seleção brasileira sub-20, que disputará o Sul-Americano da categoria em janeiro, na Argentina, porém, poderia impedir a participação. Acostumado a fazer parte das categorias de base da equipe nacional, o jovem evitou apontar preferências.

- É difícil tomar uma decisão entre uma coisa ou outra. Na Seleção, são quase dois meses, eu sou um ano mais novo que a maioria, posso acabar não jogando... Tem que pensar bem em tudo. Não sei ainda quando sai a lista, a apresentação. O Mundial acaba dia 16, poderia chegar ao Brasil por volta do dia 18. Então, tem que ver tudo isso. Seria conversado para ver o que é melhor no momento. Adoro estar na Granja, com meus amigos, o ambiente é maravilhoso. Se desse para conciliar os dois, adoraria.

O aviso de Di Matteo: 'Pega suas coisas e muda para cá'

Em Londres com a família desde setembro de 2011, Piazon é exceção na regra de brasileiros que se mudam para o exterior. Totalmente adaptado, fala inglês com desenvoltura e costuma ser acarinhado por onde passa no CT do Chelsea, em Cobham, de funcionários a companheiros de equipe. Situação que facilitou a integração ao elenco principal, há cerca de três meses, e que o mantém tranquilo em relação ao futuro.

- Há um ano, eu não podia nem jogar. Hoje, já fiz jogos oficiais. Ter vindo antes me ajudou bastante. Agora, fico no mesmo vestiário do primeiro time, viajo, convivo, treino sempre... Isso é muito importante. Sei que fisicamente ainda estou um pouco abaixo do restante, encontro algumas dificuldades, mas o Chelsea fala que só com o tempo isso vai mudar, é uma coisa natural. Confio no planejamento do clube.

 Lucas Piazon gol Chelsea (Foto: Reuters)Piazon tem cinco partidas pela equipe de cima e um gol, em amistoso contra o PSG (Foto: Reuters)

Campeão da Copa da Inglaterra para jovens na temporada passada, o brasileiro participava esporadicamente das atividades com as estrelas campeãs da Europa, até que um bate-papo rápido com o treinador Roberto Di Matteo mudou sua rotina.

Lucas Piazon na partida do Chelsea (Foto: Getty Images)Lucas Piazon já mora em Londres desde
setembro de 2011 (Foto: Getty Images)

- Foi engraçado. Eu treinava com o time de cima, mas meu vestiário ainda era dos meninos. Até que um dia ele me chamou e disse: “Pega suas coisas e se muda para cá. Agora você vai ser inscrito nos campeonatos e ficar conosco”. E desde então tem me escalado nos jogos da Copa.

Em jogos oficiais, Piazon foi titular nos duelos contra os Wolves e o Manchester United, pela Copa da Liga. Por amistosos, participou de cinco pelo time profissional e fez um gol, marcado contra o Paris Saint-German, nos EUA.

- No primeiro jogo valendo, todo time foi bem, e isso me ajudou. Com 20 minutos, já estava 3 a 0, e acho que fui muito bem. Dei assistência, fui elogiado. Já contra o United foi mais difícil. Era um jogo mais complicado, o Rafael me marcou, eu voltava de lesão e não estava tão bem preparado, mas valeu pela experiência.

Experiência que Piazon espera adquirir também no Japão. Até para seguir colecionando boas recordações, tanto do Corinthians quanto do Mundial de Clubes.



Apostando na zebra, Botafogo-SP enfrenta o Corinthians no Touchdown

Botafogo Challengers, futebol americano (Foto: Divulgação / Botafogo FC)Challengers tenta zebra contra o Corinthians
Steamrollers (Foto: Divulgação / Botafogo FC)

Para seguir na busca pelo título do Torneio Touchdown - o campeonato brasileiro de futebol americano -, o Botafogo/Challengers terá que fazer uma partida perfeita neste sábado, diante do Corinthians/Steamrollers, às 15h (horário de Brasília), no estádio do Esporte Clube Vila Galvão, em Guarulhos.

Principal favorito ao título, o Timão, do ator Alexandre Frota, chega às quartas de final com um excelente retrospecto diante do time de Ribeirão Preto. Na primeira fase do Touchdown, o atual campeão paulista e brasileiro "goleou" o Pantera por 44 a 6. Na final do campeonato paulista, também neste ano, vitória dos corintianos por 41 a 25.

Ciente das dificuldades, o presidente e jogador do Challengers, Elias da Silva, minimiza uma possível e provável eliminação, e comemora o feito de ter chegado entre os oito melhores times do país.

- Conseguimos o nosso objetivo que era chegar nas quartas de final. Agora, vamos buscar o nosso melhor jogo do ano para tentar surpreendê-los. Sabemos que é difícil, mas temos uns 30% de chance de vencê-los. Precisamos estar concentrados o tempo todo e anular os pontos fortes deles - disse Elias, que aposta em uma "zebra" para avançar às semifinais.

- Passar pelo Corinthians seria uma zebra enorme. Eles estão invictos há dois anos praticamente. Mesmo não conseguindo a vitória, queremos fazer um bom jogo e conquistar um bom resultado - comentou o presidente do time, que ficaria contente com um placar apertado, de três pontos por exemplo.

Realidades distintas

O Botafogo/Challengers não paga salário aos jogadores. A verba recebida da organização do Touchdown, cerca de R$ 20 mil, foi usada nas despesas com viagens. Segundo o presidente do Pantera, o Corinthians, que atua há cinco temporadas, leva vantagem no quesito investimento.

- Eles têm uma renda de quase 50 mil por mês para investir no time e jogam com equipamentos há cinco anos. O Botafogo não tem uma folha salarial. Já o Corinthians, tem seis ou sete jogadores com salário - comentou Elias.



Tite ignora lesão de Terry: 'Não pago o preço de secar'

Tite corinthians coletiva (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Tite, em entrevista coletiva no CT do Corinthians
(Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

A menos de um mês do Mundial de Clubes, o Corinthians monitora cada passo de seus possíveis adversários no Japão. Apesar de tentar descobrir os detalhes dos rivais, o técnico Tite garante que a maior preocupação é com a preparação do Timão. Por isso, a lesão no joelho direito do zagueiro e capitão John Terry, do Chelsea, não foi comemorada no clube.

O jogador teve o problema em uma dividida com Luis Suárez no clássico contra o Liverpool, pelo Campeonato Inglês. Os médicos chegaram a temer pelo pior, mas exames mostraram que o defensor terá de ficar apenas três semanas ausente, o que o coloca em condições de disputar o Mundial.

– O Corinthians tem de conquistar as coisas pela qualidade dele. Não pago o preço de secar. Tem de ter competência para vencer – afirmou Tite.

Corinthians e Chelsea são considerados os favoritos para chegarem à decisão do Mundial. Antes, porém, o Timão terá de passar pelas semifinais, ainda sem um adversário determinado. Neste sábado, na Tunísia, Espérance e Al Ahly, do Egito, decidem a Liga dos Campeões da África. No primeiro jogo, empate por 1 a 1. Para Tite, os tunisianos levarão o título.

– Vejo o Espérance com uma transição mais rápida, apesar da qualidade do Al Ahly. Vejo o Espérance com uma possibilidade maior de passar – projetou.

O campeão africano enfrentará o vencedor do confronto entre Auckland City, da Nova Zelândia, e o campeão japonês. O título nipônico está entre duas equipes, o Sanfrecce Hiroshima e o Vegalta Sendai. Quem passar deste emparelhamento encara o Timão nas semifinais.

JOhn Terry chelsea muletas stanford Bridge (Foto: Agência AFP)John Terry, do Chelsea, anda de muletas após se lesionar em jogo no Stanford Bridge (Foto: Agência AFP)



Tite elogia evolução de Sheik: 'Está pronto para voltar'

Depois de um mês no departamento médico, Emerson começará na reserva do Corinthians contra o Internacional, neste domingo, às 19h30m, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar do período longe dos gramados, o técnico Tite fez elogios à evolução apresentada por Sheik durante os treinamentos desta semana, no CT Joaquim Grava.

– O primeiro treino foi mais difícil, mas agora já deu para vê-lo mais solto. O campo mostrou que ele está bem para voltar – afirmou o treinador.

Emerson Corinthians Tite Sheik (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Emerson ouve instruções de Tite durante treino do Timão  (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Emerson corre contra o tempo para conseguir uma vaga na equipe que estreará no Mundial de Clubes, dia 12 de dezembro, no Japão. Tite sempre deixou claro que o desempenho no campo vai determinar quem será titular no Oriente. Por isso, projetou que as últimas seis rodadas do Brasileirão fossem os testes finais para o torneio. 

Sheik, porém, foi prejudicado na disputa. Com a lesão no joelho direito diante da Portuguesa, ele já perdeu três dessas e iniciará no banco em outra. Assim, terá os clássicos contra Santos e São Paulo para convencer o treinador de que continua sendo fundamental ao Timão, como aconteceu na campanha do inédito título da Libertadores.

Tite ainda não dá pistas sobre quem serão os titulares, mas Emerson e Guerrero surgem como os favoritos às vagas. O primeiro, pelos "serviços prestados" ao clube e por ter a confiança da comissão técnica. O segundo, por ser o único centroavante do elenco. Os dois, contudo, ainda não atuaram juntos.

– São os jogadores mais agudos. Claro que (o Emerson) ficou prejudicado em funções dos clubes, mas eles treinaram algumas vezes juntos – ressaltou o comandante.

O atacante Jorge Henrique, outro que briga por uma vaga de titular, voltou a sentir dores na coxa direita e não será utilizado contra o Internacional. O jogador apenas correu ao redor do gramado nesta sexta-feira e permanecerá em São Paulo para fazer tratamento.