domingo, 17 de fevereiro de 2013

Tite vê empate justo em clássico: ‘Time não foi efetivo o suficiente’

O técnico Tite considerou justo o empate por 2 a 2 entre Corinthians e Palmeiras neste domingo, no Pacaembu, apesar de analisar que seu time dominou pelo menos dois terços da partida. O comandante do Timão retomou o discurso que vinha pregando durante a semana, do respeito ao Verdão e da igualdade em um clássico dessa grandeza. Esse equilíbrio de forças, na visão de Tite, foi o principal responsável pela igualdade.

- Foi um grande clássico, digno de Corinthians e Palmeiras. A tradição faz com que essa situação se equilibre. Os 30 primeiros minutos foram muito bons, mas o time tomou o gol e sentiu. Aí cresceu o Palmeiras, e tivemos dificuldades em jogar contra um adversário que não tinha centroavante. Demoramos um pouco para ajustar, tomamos conta de novo a partir dos 15 do segundo tempo, mas não fomos efetivos o suficiente para vencermos o jogo - lamentou o técnico.

O favoritismo declarado antes do jogo não iludiu o comandante do Corinthians, que passou um discurso de seriedade a seus comandados. Tite detectou mais um exemplo em que o rival que está por baixo se supera no clássico.

- Nós éramos favoritos em função do entrosamento da equipe. Era favorito, mas não tanto quando se trata da história dos clubes Corinthians e Palmeiras, aí tudo se nivela. Tem essa mística. Lembro muito bem quando o Palmeiras estava muito melhor, em 2011, e vencemos por 1 a 0, gol do Alessandro - relembrou Tite.

Após o clássico, a atenção do Corinthians fica voltada para a estreia na Taça Libertadores, quarta-feira, contra o San José, da Bolívia. O clube divulga a lista de 30 inscritos para a competição na manhã desta segunda-feira, após um treino regenerativo no CT Joaquim Grava. No mesmo dia, a delegação viaja para Cochabamba, onde fica até horas antes da partida - a ser realizada em Oruro.

Tite no jogo do Corinthians contra o Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite diz que Corinthians teve trabalho para acertar a marcação (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



Romarinho: 'Tenho essa estrela contra o Palmeiras. É destino'

Mais uma vez, Romarinho foi o carrasco do Palmeiras. O atacante do Corinthians entrou no segundo tempo do clássico deste domingo e fez o gol do empate por 2 a 2, no Pacaembu, pelo estadual (veja vídeo ao lado). O jogador agora tem quatro tentos anotados em apenas três confrontos com o arquirrival e explica os motivos de tamanho sucesso no dérbi.

- Tenho sorte contra o Palmeiras, tenho essa estrela. Minha motivação também é muito maior quando enfrento eles. É coisa de Deus mesmo, é o destino. Eu fui muito feliz na jogada e consegui fazer o gol. São três jogos e quatro gols. Venho mantendo a média e espero continuar assim - disse Romarinho.

O Timão abriu o placar aos 17 minutos, com um gol de Emerson, mas viu o Palmeiras virar. O jogo só voltou a ficar favorável ao Alvinegro com a entrada da dupla Alexandre Pato e Romarinho no segundo tempo. Aos 26 minutos da etapa complementar, Pato encontrou Romarinho livre na entrada da grande área, e o atacante não desperdiçou. O Corinthians ainda pressionou bastante nos minutos finais, mas não conseguiu a vitória.

- O banco do Corinthians foi fundamental. Tite sempre vem falando que não joga só os 11. Quem não começa sempre tem a sua parcela de contribuição - disse Romarinho.

- O Tite foi feliz com as mudanças. O resultado não foi o que a equipe queria, mas está bom. Tivemos a oportunidade de vencer no segundo tempo, mas não ganhamos - disse Renato Augusto.

O Timão agora arruma as malas para embarcar rumo à Bolívia nesta segunda. Lá, Tite e seus comandados farão a estreia na Libertadores diante do San José, na quarta-feira, às 22h.

Romarinho no jogo do Palmeiras contra o Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Romarinho passa pela defesa do Palmeiras e marca o gol de empate do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)



Em estreia na temporada, Cássio admite falha em gol do Palmeiras

A cobrança de falta de Wesley foi mal calculada pelo goleiro Cássio, que não conseguiu acertar a bola da forma desejada e viu Vinícius cabecear para fazer o segundo gol do Palmeiras no empate por 2 a 2 com o Corinthians, neste domingo, no Pacaembu, pela oitava rodada do Paulistão. Após o Dérbi, o goleiro alvinegro admitiu a falha no lance que originou o gol do maior rival. Foi a primeira partida de Cássio na temporada, após se recuperar de uma tendinite no ombro esquerdo.

- Falhei. Toquei a bola, mas não tive força para tirar. Acabei tomando o gol, mas estamos sujeitos a isso e temos de tirar um aprendizado. Não gosto de tomar gol nem de falhar, mas vamos tirar coisas positivas do jogo de hoje - disse o goleiro (veja a nota dele e dos outros corintianos).

Apesar do erro e do empate no clássico, Cássio saiu de campo muito satisfeito com o próprio desempenho. Isso porque ele não sentiu qualquer dor no ombro esquerdo, que passou por tratamento clínico intensivo nos dois meses após a conquista do Mundial de Clubes, no Japão.

- O bom é que consegui jogar sem dor. Fui exigido no meu lado esquerdo, fiz os movimentos e não senti nada. Saio bem feliz por causa disso, agradeço a todo mundo do departamento médico pelo trabalho realizado. Minha dor passou – comemorou Cássio.

Sem dores, o goleiro será titular do Corinthians na estreia da equipe na Taça Libertadores, quarta-feira, contra o San José, da Bolívia. O Timão se reapresenta na manhã desta segunda-feira, no CT Joaquim Grava, faz um treino regenerativo e embarca para Cochabamba no meio da tarde. A delegação fica por lá até quarta-feira, quando viaja até Oruro, local da partida.

Cassio falha no gol do Palmeiras contra o Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Cássio erra a saída, e Corinthians leva gol do Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



As fotos do clássico entre Corinthians e Palmeiras no Pacaembu

17/02/2013 18h41 - Atualizado em 17/02/2013 18h41

As melhores imagens do Dérbi, que terminou empatado: 2 a 2

Pato sobe para disputar a bola com Vilson. Romarinho observa

Marcos Ribolli / Globoesporte.com

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso



Carrasco palmeirense, Romarinho tem a melhor nota do clássico

CÁSSIO – goleiro
Foi pouco exigido e não fez nenhuma defesa difícil. As duas bolas que foram no gol entraram. Não teve culpa no primeiro, mas falhou feio no segundo. Nota: 4

ALESSANDRO – lateral-direito
Foi bem na defesa, mas ficou preso. Apoiou pouco e tirou a opção por ali. Deixou Jorge Henrique sobrecarregado. Nota: 4,5

GIL – zagueiro
Deu alguns espaços na marcação do quarteto de ataque do Palmeiras, mas cresceu muito no fim quando ficou no mano a mano em algumas jogadas. Nota: 6

PAULO ANDRÉ – zagueiro
Também não foi perfeito na marcação, mas dificultou bastante a vida dos palmeirenses. Nota: 6

FÁBIO SANTOS – lateral-esquerdo
Apoio bem e não comprometeu atrás. Foi o responsável pelo cruzamento que resultou no primeiro gol alvinegro. Nota: 6

RALF – volante
Foi bem nos desarmes, mas errou muitos passes. Nota: 5

PAULINHO – volante
Fez sua função como volante e ainda apareceu no ataque. Quase marcou quando pintou dentro da área. Mandou bicicleta no finzinho que passou com muito perigo. Nota: 6,5

DANILO – meia
Participou pouco do jogo. Não ajudou na criação. Foi sacado na segunda etapa. Nota: 4

JORGE HENRIQUE – atacante
Correu muito no primeiro tempo e incomodou pela direita. Ajuda na marcação. No fim, acabou como lateral. Nota: 6,5

EMERSON – atacante
Foi muito bem na primeira etapa. Deu trabalho pelos lados do campo. Ainda marcou o primeiro gol. Nota: 7

PAOLO GUERRERO – atacante
Foi bem no primeiro tempo com boa movimentação e disposição. Participou de jogada que acabou em bola no travessão de Jorge Henrique. Caiu de produção no segundo.  Nota: 6

ROMARINHO – atacante
Carrasco do Palmeiras. Entrou bem e marcou um belo gol de fora da área para empatar a partida. Nota: 7,5

RENATO AUGUSTO – meia
Entrou bem e deu qualidade no toque de bola. Ainda acertou belo chute de fora e quase marcou. Nota: 6

ALEXANDRE PATO – atacante
Deu movimentação diferente ao ataque. Ainda participou muito bem no segundo gol do Corinthians, com uma matada de bola impecável. Nota: 6,5



Pressão, surpresa e um carrasco: Timão e Verdão ficam no empate

O único Dérbi garantido de 2013 terminou empatado. O Corinthians começou bem, abriu o placar, viu o Palmeiras virar, e contou com o carrasco Romarinho para decretar o 2 a 2 na tarde deste domingo, no Pacaembu. O duelo válido pela oitava rodada do Campeonato Paulista não poderia ter resultado mais justo: dois times tão diferentes, mas que mostraram disposição idêntica em vários momentos do jogo.

Os primeiros 25 minutos e os 20 finais foram do Timão, que abriu o placar com Emerson Sheik e teve duas bolas na trave que poderiam ter matado o jogo logo no começo. Isso se o Palmeiras não fosse o Palmeiras. Com um time limitado, mas lutando como o gigante que é, o Verdão conseguiu a virada com Vilson e Vinícius, sempre de cabeça, sempre na raça. Entre os dois períodos de domínio corintiano, o Palmeiras mostrou totais condições de vencer o maior rival.

Romarinho foi o fator decisivo para o empate, com um belíssimo gol na metade do segundo tempo. O carrasco alviverde fez seu quarto gol em três jogos diante do maior rival do Corinthians. O resultado levou as duas equipes aos 13 pontos, na briga pelas primeiras posições do Paulistão.

O Timão volta a campo na próxima quarta-feira, quando estreia na Libertadores diante do San José, da Bolívia, às 22h (horário de Brasília). Pelo Paulistão, o compromisso é contra o Bragantino, domingo que vem, às 16h. No mesmo dia e horário, o Palmeiras pega o União Barbarense.

Sheik desencanta, Verdão não se entrega

Há jogadores que ficam mais ligados em jogos grandes. Emerson Sheik era o único dos atacantes corintianos que não havia marcado na temporada. No banco, a sombra enorme de Alexandre Pato, há semanas à espera de uma oportunidade. Ele precisava mostrar serviço. Mas, com histórico de provocações sobre o Palmeiras, Sheik sofreu no início do clássico.

Paulinho no jogo do Corinthians e Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Disputa: Paulinho cercado por palmeirenses (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Logo de cara, uma falta dura de Patrick Vieira anunciava que o atacante iria pagar pela língua afiada. Ruim para Emerson, bom para o Timão. Enquanto o jogador atraía a marcação, o Timão tomava conta do jogo. Mais organizado, mais técnico, mais inteiro. Jorge Henrique deu o cartão de visitas com uma bomba que explodiu no travessão logo aos oito minutos. Ele apareceu sozinho na área para finalizar e denunciou a marcação falha do sistema defensivo alviverde. Depois, Fernando Prass teve de trabalhar em novo chute de Sheik.

Raça não faltou aos comandados de Gilson Kleina. O que faltou foi acertar passes, chutes, marcar direito. Wesley que o diga. O meia foi o mais voluntarioso, teve a bola, chamou o jogo, mas quase todas as suas jogadas. Patrick Vieira, Souza e Vinícius foram tímidos. Tudo piorou quando o insistente ataque corintiano funcionou. Aos 17 minutos, Paulo André desviou um cruzamento de cabeça e deixou Emerson Sheik livre para marcar. Emocionado, o atacante respondeu às pancadas na bola e comemorou seu primeiro gol em 2013: 1 a 0 Timão. Na comemoração, ele fez o gesto de embalar um bebê. No intervalo, garantiu que não será pai:

- Calma, gente! O bebê não é meu. É de um amigo que descobiu hoje que vai ser pai...

A equipe de Tite poderia ter teria matado o confronto nos primeiros 30 minutos. Guerrero quase fez o segundo após falha de Fernando Prass – acertou a trave. Os alvinegros criavam, e a torcida não perdoava o rival. Gritos de “Segunda Divisão” ecoaram em quase todos os setores do Pacaembu. Só que o Timão não matou o Palmeiras, e pagou por isso.

Aos poucos, o Verdão se soltou. Patrick Vieira passou a ameaçar Cássio. A defesa corintiana parecia distraída; a linha de impedimento, idem. Na base da velocidade, o time de Gilson Kleina cresceu e aproveitou as falhas rivais. Aos 29, o cruzamento de Wesley pegou todo mundo desprevenido, menos Vilson: de cabeça, decidido, o reforço alviverde empatou o Dérbi.

Apesar de todo o respeito pregado durante a semana, o Corinthians não esperava uma resposta desse tipo por parte do Palmeiras. Com os pés – e a bola – no chão, os alviverdes criaram as melhores chances a partir da metade do jogo. Cássio voltou neste domingo ao gol do Timão. Certamente, não imaginava ter tanto trabalho: defendeu um chute de Márcio Araújo, viu Patrick Vieira fazer um gol, anulado por impedimento, e fez outra grande defesa em arremate de Weldinho. Favorito ao Dérbi, o Timão agradeceu o fim do primeiro tempo.

Verdão vira, mas carrasco salva Timão

O Palmeiras começou o segundo tempo como se estivesse em uma final de campeonato. O Corinthians parecia jogar um jogo como qualquer outro. Só que o Dérbi não é qualquer jogo e, por isso, o Verdão levou vantagem. O time de Gilson Kleina foi grande, como o Palmeiras deve ser. Com disposição, dividindo todos os lances e marcando forte, a virada veio logo aos 7 minutos: Wesley cobrou falta da direita, Cássio falhou, e Vinícius apareceu como um raio para cabecear. A provocação mudou de lado, e o atacante fez até dancinha diante do tobogã cheio de corintianos: 2 a 1.

A apatia do Corinthians impressionou. Nem o gol do rival foi capaz de acender jogadores como Danilo e Guerrero, mais do que acostumados a grandes clássicos. Paulinho, então, nem se fala. Displicente, o volante foi engolido por um bravo Márcio Araújo, que não desgrudou do corintiano em momento algum.

Tite tentou livrar seu time das amarras feitas por Gilson Kleina. A apostou foi na mística em vez da qualidade. O carrasco alviverde Romarinho entrou, e Pato continuou no banco. O talismã conseguiu levar a campo a disposição que faltava aos alvinegros. No primeiro chute, Fernando Prass fez milagre à queima-roupa. Renato Augusto, outro que saiu do banco de reservas, quase fez um golaço de fora da área.

Pato também entrou, e aí o jogo começou a tomar contornos mais alvinegros. Em lançamento longo de Cássio, o baladado atacante mostrou rara categoria no domínio perfeito da bola e rolou para Paulinho. Ao ver Romarinho sozinho, o volante não teve dúvidas. Tocou a bola e viu o atacante bater com estilo, sem chances para Prass: 2 a 2. Quarto gol de Romarinho em três jogos contra o Verdão.

O empate já estava bom demais para o ferido Palmeiras, que tentou surpreender nos contra-ataques. Para o Timão, vencer passou a ser questão de honra. Toda a apatia dos primeiros 60, 65 minutos, foi convertida na garra usual. Nenhum dos dois times mereceu perder. Por isso, os mais de 34 mil pagantes que foram ao Pacaembu viram um justo empate.



Corinthians 2 x 2 Palmeiras: Carrasco Romarinho evita vitória alviverde no Clássico

17/02/2013 18:29:00

Corinthians abre placar, sofre a virada, mas Romarinho sai do banco para garantir o empate contra o rival Palmeiras.

Por Livia Muniz

No clássico paulista da rodada, tudo igual entre Corinthians e Palmeiras no Pacaembu. O resultado em 2 a 2 deixou as duas equipes com 13 pontos no Campeonato Paulista. Os gols corinthianos foram de Emerson Sheik e Romarinho. Vilson e Vinícius marcaram para o alviverde. Na próxima rodada, o Corinthians enfrenta o Bragantino, enquanto o Palmeiras recebe o União Barbarense.

Romarinho garante o empate

Os primeiros 20 minutos de jogo foram dominados pela equipe do técnico Tite. Logo aos oito minutos, uma bola no travessão com Jorge Henrique. Com 17 minutos, Fábio Santos cruzou na área, Paulo André desviou de cabeça e Emerson Sheik, que ainda não havia marcado gols na temporada, pegou a sobra e abriu o placar. Mas o Palmeiras mostrou raça e dedicação em campo e empatou aos 29, quando Wesley cruzou, pela esquerda, e Vilson chegou para cabecear e marcar seu primeiro gol com a camisa do Verdão.

E já no segundo tempo, os palmeirenses conseguiram a virada. Aos 8 minutos, Wesley fez novo cruzamento na área, Cássio falhou e Vinícius cabeceou para o fundo da rede. O time do Palmeiras impôs uma forte marcação nos rivais, mas aos 27 minutos, Alexandre Pato recebeu pela esquerda e toca para o carrasco Romarinho arriscar de fora da área e deixar tudo novamente. O Corinthians até pressionou nos minutos finais, mas a partida terminou mesmo em empate.



Corinthians ‘goleia’ Palmeiras em experiência e bagagem de títulos

Corinthians 92 x 26 Palmeiras. Esse placar poderia ser realidade no basquete, por exemplo, mas representa na verdade uma das principais diferenças entre os rivais na atualidade: o tamanho da bagagem de cada um dos times. Somando os títulos conquistados pelos 11 titulares mais o técnico, o Timão dá uma goleada no Verdão, adversário deste domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.

Os dados das equipes foram levantados no site oficial de cada uma delas. Ficou claro, então, que a maior experiência dos jogadores do Corinthians ajudou nessa enorme diferença. Os alvinegros também são beneficiados pela manutenção de uma base campeã nos últimos anos, enquanto o Palmeiras apresenta um time mais jovem, ainda em reformulação.

A atual equipe titular do Timão, por exemplo, tem jogadores que elevam demais o peso da bagagem de títulos do clube do Parque São Jorge. Os melhores exemplos são Danilo, Alessandro e Jorge Henrique, com 20, 16 e 12 conquistas, respectivamente. Um pouco atrás deles ainda estão atletas com rodagem, como Guerrero (sete), Fábio Santos (sete) e Emerson Sheik (seis).

Danilo corinthians treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Danilo é o jogador mais vitorioso do Corinthians: 20 títulos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

- O papel é bem diferente da prática, claro que, se formos colocar a experiência e a fase recente, somos favoritos. Mas, rolou a bola, ficou tudo igual. É a grandeza dos dois clubes que está sendo colocada em campo - afirma Tite, tentando se livrar do peso do favoritismo.

O técnico alvinegro, aliás, tem ótima participação nessa lista de títulos. Em toda sua carreira, Tite levantou dez taças. Em seu currículo, tem Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Taça Libertadores da América, Mundial de Clubes da Fifa, entre outros. Bem diferente do seu oponente neste domingo, no Pacaembu. Gilson Kleina tem apenas um título - ele foi campeão alagoano pelo Coruripe, em 2006.

Fernando Prass apresentação Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Fernando Prass, na chegada ao Palmeiras: experiência e cinco títulos (Foto: Ag. Estado)

Não é demérito algum para o técnico do Palmeiras ter somente uma conquista. É um treinador jovem, que somente agora teve uma chance em clube grande. Kleina, por sinal, é o símbolo dessa fase de reconstrução do elenco palmeirense para apagar o segundo rebaixamento à Série B em dez anos (2002 e 2012). O comandante alviverde está empolgado com essa oportunidade.

- Nós temos de criar uma identidade, temos de marcar forte, nos adaptarmos às situações, ter variações. Se tiver essa liga, essa química, vai dar certo. Queremos fazer a mesma história que o Marcos (ídolo alviverde e pentacampeão do mundo com a Seleção) e para isso precisamos nos sacrificar – comentou Gilson Kleina, na última quinta-feira, depois da vitória sobre o Sporting Cristal, do Peru.

Entre os 26 títulos conquistados pelo time titular, mais o técnico do Verdão, os mais vitoriosos são o goleiro Fernando Prass, ex-Vasco, com cinco conquistas, e o volante Wesley, ex-Santos, com quatro. Logo atrás, com três, vêm Henrique, Weldinho e Marcelo Oliveira. Esses dois últimos, aliás, tiveram passagens pelo Corinthians recentemente, estando presentes em conquistas importantes.

Vale ressaltar que nesse levantamento, feito com base nas informações dos sites oficiais dos clubes, há jogadores com os mesmos títulos. Como, por exemplo, a Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012, por parte do Corinthians, e a Copa do Brasil do ano passado, pelo lado do Palmeiras.

CORINTHIANS 92X26 PALMEIRAS
Cássio (2)
Alessandro (16)
Gil (2)
Paulo André (3)
Fábio Santos (7)
Ralf (4)
Paulinho (3)
Danilo (20)
Jorge Henrique (12)
Emerson Sheik (6)
Paolo Guerrero (7)
Tite (10)
Fernando Prass (5)
Weldinho (3)
Henrique (3)
Maurício Ramos (2)
Marcelo Oliveira (3)
Márcio Araújo (2)
Vilson (1)
Patrick Vieira (1)
Wesley (4)
Souza (0)
Vinícius (1)
Gilson Kleina (1)


Corinthians e Palmeiras se cruzam no único Dérbi garantido de 2013

Gilson kleina e Tite Palmeiras x Corinthians (Foto: Montagem sobre foto da AP)Gilson Kleina e Tite comandam times em fases
distintas (Foto: Montagem sobre foto da AP)

Duas realidades bem distintas de dois rivais históricos que podem se cruzar apenas uma vez em 2013. Neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, Corinthians e Palmeiras promovem aquele que pode ser o único encontro do ano entre as equipes no ano. Com a queda do Verdão à Série B, os rivais só podem encontrar novamente se avançarem no próprio estadual, na Copa do Brasil ou na Taça Libertadores.

Os torcedores sonham com novos encontros, o que seria um sinal de que as duas equipes estariam bem nas competições que disputam. No entanto, não há garantia em relação ao futuro. É por isso que o Pacaembu deve estar lotado na tarde deste domingo: mais de 29 mil ingressos já haviam sido vendidos de forma antecipada. Os corintianos, mandantes da partida, querem afundar o rival. Os alviverdes, minoria no estádio, querem recuperar a autoestima sobre o atual campeão do mundo.

Em outras duas oportunidades, Corinthians e Palmeiras já fizeram esse duelo “desnivelado”, e quem estava na Série A sempre levou a melhor. Em 2003, com o Verdão na mesma situação ruim de hoje, o Corinthians se impôs com um 4 a 2 na semifinal do Paulista daquele ano, no Morumbi - o regulamento não previa confronto na primeira fase. Com um show do atacante Gil, os alvinegros afundaram ainda mais os rivais, que iniciaram a Série B em clima de melancolia. O Timão seria campeão estadual naquela temporada.

O Palmeiras subiu de divisão no mesmo ano, montou bons times e viu a situação se inverter em 2008. Com o Corinthians na Série B, foi a vez de a equipe alviverde dar o troco. No mesmo Morumbi, em duelo válido pela primeira fase do estadual, o Verdão fez 1 a 0, gol de Valdivia. O Mago comemorou tripudiando do adversário, fingindo estar chorando, e ajudou seu time a ser campeão paulista naquela ocasião.

Hoje, o Corinthians voltou a estar por cima. O atual campeão do mundo manteve seu elenco e contratou nomes do quilate de Alexandre Pato, que será reserva neste domingo. Do outro lado, o Palmeiras de Gilson Kleina tenta se recompor após a queda e a perda do artilheiro Barcos. O time está embalado por uma vitória por 2 a 1 sobre o Sporting Cristal, na estreia da Libertadores. O Timão joga pelo mesmo torneio na quarta-feira, contra o San José, da Bolívia.

A arbitragem do clássico será de Antônio Rogério Batista do Prado, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho e Ricardo Pavanelli Lanutto. A TV Globo transmite o clássico para todo o estado de SP. O PFC mostra para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos, a partir das 16h.

header as escalações 2

Corinthians: o técnico Tite vai manter a formação utilizada desde o retorno dos titulares. A novidade é a volta do goleiro Cássio, que se recuperou de tendinite no ombro esquerdo e retoma a vaga no gol do Timão. Alexandre Pato novamente fica no banco. O lado alvinegro do Dérbi começa o jogo com a seguinte formação: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Jorge Henrique; Emerson e Guerrero.

Palmeiras: Gilson Kleina fechou o último treinamento do Palmeiras e não revelou a escalação que colocará em campo neste domingo. No entanto, não deverá haver mudanças com relação ao time que venceu o Sporting Cristal, na última quinta-feira, pela estreia da Taça Libertadores. O time titular deve ser: Fernando Prass, Weldinho, Henrique, Maurício Ramos e Marelo Oliveira; Márcio Araújo, Vilson (Ronny), Souza, Wesley e Patrick Vieira; Vinícius (Leandro).


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Corinthians: o zagueiro Chicão (lesionado) e o meia Douglas (fora de forma).

Palmeiras: Maikon Leite, Kleber (lesionados) e Valdivia (recuperando forma física).


header fique de olho 2
Corinthians: herói do bi mundial, mas dividindo as atenções com Alexandre Pato, o peruano Paolo Guerrero teve um grande início de temporada. Pivô de habilidade, o atacante vem dando trabalho às defesas adversárias tanto com os pés quanto no jogo aéreo: seus três gols neste ano foram marcados com a cabeça. Seu aproveitamento dentro da área é uma preocupação a mais para os rivais.

Palmeiras: com um time sem astros, o destaque vem da defesa. O zagueiro Henrique é o artilheiro da equipe na temporada com quatro gols marcados. Foi dele o primeiro gol da equipe na vitória por 2 a 1 diante do Sporting Cristal, pela estreia na Libertadores. Com a saída de Barcos, ele é o capitão da equipe.

header o que eles disseram

Tite, técnico do Corinthians: “Bom desempenho e bom resultado geram confiança. Precisamos jogar bem, individualmente e coletivamente. Vamos ter competitividade dos dois lados. É Corinthians e Palmeiras, um vai ficar contente e o outro triste”.

Souza, meia do Palmeiras: "É sempre importante ganhar um clássico e não tem favorito. Vamos dar o máximo para sair com a vitória".

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Arquirrivais desde 1917, Corinthians e Palmeiras mantém um retrospecto equilibrado. Porém, no estádio do Pacaembu, o Verdão não leva a melhor desde 1995, quando bateu o Timão por 2 a 0, em partida válida pelo Brasileirão.

* Nos clássicos do ano passado, o Corinthians levou a melhor em todos: três vitórias em três jogos - 2 a 1, pelo Paulistão, 2 a 1, pelo primeiro turno do Brasileiro, e 2 a 0, pelo segundo turno.

* Em 1999 e 2000, Palmeiras e Corinthians protagonizaram uma série de partidas histórias pela Taça Libertadores da América. Foram três vitórias para cada lado, com dez gols marcados por cada equipe, mas o Verdão levou a melhor em ambos os anos, eliminando o arquirrival nos pênaltis por duas vezes. A equipe do Palestra Itália ficou com o título continental em 99.

* Pelo Paulistão, a última derrota do Corinthians para o Palmeiras foi em 2008: 1 a 0, gol de Valdivia. O último confronto no sistema mata-mata entre as equipes também foi no estadual, no ano de 2011, mas quem levou a melhor foram os alvinegros – após empate por 1 a 1, vitória por 6 a 5 nos pênaltis.

header último confronto v2

Campeão da Libertadores, o Corinthians se preparava para disputar o Mundial de Clubes. O Palmeiras, em situação difícil, brigava para não cair. As equipes se encontraram no estádio do Pacaembu, no dia 16 de setembro, e o Timão levou a melhor, com gols de Romarinho e Paulinho. A partida ficou marcada por diversas polêmicas, como a expulsão precoce do palmeirense Luan e a destruição de parte do estádio por alviverdes, que detinham o mando de campo na oportunidade.



Nadal x Nalbandian e clássicos em Tempo Real: destaques de domingo

O domigão do GLOBOESPORTE.COM conta com uma decisão sensacional no tênis masculino e clássicos regionais de extrema rivalidade em Tempo Real com vídeos dos principais lances. Com o fim do Horário de Verão na maior parte do Brasil, fique ligado nos horários. Às 13h (de Brasília), o espanhol Rafael Nadal decide o Aberto do Brasil contra o argentino David Nalbandian, em São Paulo.

A maioria dos jogos volta a ter bola rolando a partir das 16h (de Brasília). Como os duelos paulista Corinthians x Palmeiras e catarinense Joinville x Criciúma. Os clássicos nordestinos Vitória x Ceará e Santa Cruz x Fortaleza decidem os dois últimos semifinalistas da Copa do Nordeste. E os gaúchos Grêmio e Internacional entram em campo para decidir quem enfrentam nas quartas de final do primeiro turno.

Às 18h30m, mais um clássico agita o dia: no Rio, líderes em seus grupos, Flamengo e Botafogo tentam antecipar a classificação às semifinais da Taça Guanabara. Em Minas, Atlético-MG e Cruzeiro entram em campo. E ainda pelo Paulista, o Santos tenta tomar a liderança da Ponte Preta.

Às 22h, encerrando a programação do domingão, o tradicional duelo do Jogo das Estrelas na NBA, entre as seleções de astros das Conferências Leste e Oeste.

Confira a programação deste domingo até terça, 19/02 (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

DOMINGO, 17/02

13h Nadal x Nalbandian - final do Aberto do Brasil (tênis masculino) - com vídeos [siga aqui]

16h Corinthians x Palmeiras - Campeonato Paulista - com vídeos [siga aqui]

16h Vitória x Ceará - Copa do Nordeste [siga aqui]

16h Santa Cruz x Fortaleza - Copa do Nordeste [siga aqui]

16h Vasco x Audax Rio - Campeonato Carioca - com vídeos [siga aqui]

16h Cruzeiro-RS x Internacional - Campeonato Gaúcho - com vídeos [siga aqui]

16h Grêmio x Veranópolis - Campeonato Gaúcho - com vídeos [siga aqui]

16h Atlético-MG x Araxá - Campeonato Mineiro - com vídeos [siga aqui]

16h Joinville x Criciúma - Campeonato Catarinense - com vídeos [siga aqui]

16h Rodada do Campeonato Catarinense - com vídeos [siga aqui]

16h Remo x Paragominas - Campeonato Paraense [siga aqui]

16h Botafogo-PB x Treze - Campeonato Paraibano [siga aqui]

16h Sergipe x River Plate-SE - Campeonato Sergipano [siga aqui]

17h Sampaio Corrêa x Imperatriz - Campeonato Maranhense [siga aqui]

18h30m Ponte Preta x Santos - Campeonato Paulista - com vídeos [siga aqui]

18h30m Oeste x Penapolense - Campeonato Paulista [siga aqui]

18h30m Atlético Sorocaba x Linense - Campeonato Paulista [siga aqui]

18h30m Flamengo x Botafogo - Campeonato Carioca - com vídeos [siga aqui]

18h30m Volta Redonda x Fluminense - Campeonato Carioca - com vídeos [siga aqui]

18h30m Guarani-MG x Cruzeiro - Campeonato Mineiro - com vídeos [siga aqui]

18h30m Paraná x Arapongas - Campeonato Paranaense - com vídeos [siga aqui]

22h Leste x Oeste - All Star Game NBA (basquete masculino) [siga aqui]

SEGUNDA, 18/02

20h30m CSA x União-AL Campeonato Alagoano [siga aqui]

20h30m Auto Esporte x CSP - Campeonato Paraibano [siga aqui]

TERÇA, 19/02

15h15m Corinthians-AL x Sport Atalaia - Campeonato Alagoano [siga aqui]

16h45m Porto x Málaga - Liga dos Campeões [siga aqui]

16h45m Arsenal x Bayern de Munique - Liga dos Campeões [siga aqui]