quarta-feira, 27 de junho de 2012

Corintianos entram em conflito com manifestantes

LANCEPRESS!
Publicada em 27/06/2012 às 22:37
Buenos Aires (ARG)

Milhares de integrantes de sindicatos, liderados pelos caminhoneiros, protestaram nesta quarta em Buenos Aires contra o governo. Vários núcleos de diferentes regiões do país passaram com frequência em frente ao hotel onde está hospedada a delegação do Corinthians, e a aglomeração de pessoas terminou em conflito com torcedores, principalmente porque alguns manifestantes usavam verde, a cor do arquirrival Palmeiras.

Mais de 50 sindicatos da central operária argentina (CGT) apoiaram a mobilização. Eles exigem reajuste salarial e benefícios tributários, entre outras coisas. Nos últimos dois dias, uma paralisação da classe impediu a distribuição de gasolina nos postos e provocou falta de gás em algumas regiões do país.

Na Avenida 9 de Julio, uma das principais da capital, o trânsito ficou travado. Outro foco de manifestação foi a Plaza de Mayo, onde fica a Casa Rosada, residência da presidenta Cristina Kirchner, além de outros monumentos.

Inicialmente, quando encontravam os corintianos, alguns trabalhadores argentinos cantavam e se abraçavam aos brasileiros. Quando eram torcedores rivais do Boca Juniors, como os do River Plate e do Racing, por exemplo, se uniam para provocar os xeneizes.

Porém, o clima esquentou depois que os grupos dispersaram próximos às avenidas Perú e Independencia, na região central. Após troca de insultos entre manifestantes e torcedores do Timão, os grupos entraram em conflito, pedras voaram e algumas vitrines de comerciantes foram estilhaçadas. A polícia foi chamada e abordou os corintianos no local para prestarem esclarecimentos.